Sei sulla pagina 1di 4

acetatui@terra.com.

br
Dezembro 2012 Ano 06 No 69

ACE celebra Natal com msica


Papais Nois Musicais fazem maratona pelo comrcio at dia 22
J virou uma verdadeira tradio. Todo ms de dezembro o centro da cidade de Tatu, que conhecida nacionalmente como Capital da Msica, se enche de msica. A rea da cidade volta a receber neste ano a ao Papais Nois Musicais, desenvolvida pela Associao Comercial e Empresarial. A iniciativa, criada pela presidente Soraya Manna, visa principalmente a criar um ambiente de Natal no comrcio de Tatu, incentivando os consumidores a comprarem presentes. O perodo o considerado o mais lucrativo para o comrcio. Alm da campanha especial - que neste ano ir sortear um carro zero quilmetro, uma moto e muitos outros prmios - a ACE Tatu percorre o comrcio com um grupo de msicos vestidos de Papais Nois. No repertrio, esto os clssicos natalinos. O objetivo utilizarmos o principal chamariz da cidade, a msica, para beneficiar o comrcio. Na Capital da Msica, nada melhor que Papai Noel tocar instrumentos musicais, disse Soraya Manna, presidente da ACE Tatu. As apresentaes duram trs horas por dia. Os Papais Nois Musicais comeam a trabalhar no dia 6 e seguem com as apresentaes at o dia 22 de dezembro. No perodo, eles faro revezamento em diferentes pontos do comrcio, em especial a Praa da Matriz, rua 11 de Agosto, 15 de Novembro e Prudente de Moraes. As datas que os Papais Nois iro se apresentar so: dias 6, 7, 13, 14, 15, 20 e 21 de dezembro. Anote na agenda e aproveite a ao da Associao Comercial.

informativo da associao comercial e empresarial de tatu

Comrcio aberto no feriado de 8 de dezembro


O dia 8 de dezembro feriado municipal - data da padroeira da cidade. A ACE Tatu, na atual gesto, conseguiu conversar com todos os grupos interessados para a abertura do comrcio na data. um avano e tanto o comrcio poder funcionar mais um ano no feriado. A abertura do comrcio representa a garantia de que os consumidores locais podero ter a opo, num feriado, de consumidor dentro da prpria cidade, principalmente no perodo que antecede o Natal. Os comerciantes devem aproveitar a data e realizar promoes especiais para o dia 8 de dezembro. Fidelize seu cliente!.

02

Tatu, dezembro de 2012

Lojistas devem se preparar para o fim de ano


Natal, Ano Novo, frias escolares e vero. Essa conjuno de elementos faz do final de ano um dos perodos mais significativos em termos de vendas para o comrcio varejista e o setor de servios, como agncias de turismo, hotis, academias de ginstica, entre outros. Para aproveitar ao mximo as oportunidades dessa poca necessrio planejar as aes. Para o consultor Gustavo Carrer, as empresas precisam estar atentas a todos os elementos que envolvem o negcio no final do ano, o que vai alm das festividades. preciso achar as correlaes com o vero e as frias escolares para aproveitar tambm esses temas. Uma das questes bsicas do planejamento que deve ser feito nessa poca dimensionar o aumento da demanda, analisar o mix de produtos e reforar o estoque. Devo incluir um produto sazonal, mesmo que temporariamente, loja? Em quanto devo aumentar o meu estoque?, pergunta Carrer. A compra antecipada permite um planejamento nas promoes e divulgaes da loja. Segundo Carrer, as empresas que elaboram as melhores promoes de vendas ficam com as melhores fatias do bolo. Por essa razo, to importante quanto organizar a empresa para atender ao aumento da demanda fazer uma ampla divulgao da loja, diz. Outro ponto forte na questo do planejamento, e que deve acontecer ainda em setembro, a seleo de mo-de-obra temporria. Segundo Carrer, o treinamento da equipe para essas datas um grande desafio para os varejistas. Quanto mais cedo contratar, mais qualificado ser o pessoal contratado, alm de permitir mais tempo de treinar os funcionrios nas rotinas especficas da loja. Ele lembra que a admisso de temporrios normalmente de trs meses, por isso, possvel mant-los de meados de outubro at meados de janeiro. Decorao e segurana Ponto forte na maioria das lojas, a decorao especial de Natal deve avaliar no apenas a esttica, mas tambm se necessrio realizar alteraes no layout ou alugar equipamentos, especificamente para atender melhor os clientes em uma situao de maior fluxo. Segundo Carrer, uma das maiores reclamaes dos clientes em relao s filas. preciso avaliar se no o caso de alugar mais mquinas de carto e dispor os produtos de forma a liberar o caixa. O aumento da quantidade de clientes no interior da loja cria oportunidades de perdas. Por essa razo recomendado que o varejista avalie a contratao de seguranas especificamente para o perodo. Alm disso, importante verificar se j no hora de atualizar ou implantar sistemas mais modernos de proteo e preveno de perdas.

Dicas
Anlise do mix de produtos e reforo nos estoques Preparao da equipe de atendimento e contratao de mo de obra temporria Organizao e decorao do ponto de venda Divulgao e promoo de vendas Intensificar segurana
Fonte: Sebrae

Lojas da campanha de Natal vo ser identificadas com selo


Os estabelecimentos comerciais que aderiram campanha da Associao Comercial e Empresarial de Tatu sero identificados com um selo. Os consumidores devem ficar atentos para efetuar suas compras nas lojas identificadas. Conforme o gerente da ACE Tatu, Moacir Silveira, os selos contm a informao Comprando neste estabelecimento voc concorre a um carro e uma moto zero quilmetro e muito mais prmios. A campanha Natal Mgico, ao da ACE Tatu, sortear pelo terceiro ano consecutivo um carro zero quilmetro entre os consumidores de Tatu. A campanha ainda premiar sorteados com um Fiat Uno Mille Economy, uma moto CG 125, uma TV LCD 32, um notebook, seis vales-compras no valor de R$ 500 e dois vales-compras no valor de R$ 1 mil. A campanha tambm orienta para funcionamento em horrio especial. Em dezembro, as lojas esto abertas at as 22h de segunda a sexta-feira, at as 18h aos sbados, e das 9h s 15h no domingo. Ao longo de todo ms de dezembro os lojistas que aderiram campanha devem distribuir cupons entre os consumidores. Tambm preciso orientar para o preenchimento correto. Todos os cupons sero encaminhados ACE Tatu para participao no sorteio. O sorteio ser realizado na Praa da Matriz, no domingo, dia 29 de dezembro, s 11h.
O jornal Comrcio Forte uma publicao mensal da Associao Comercial e Empresarial de Tatu, fundada em 28 de setembro de 1936. A ACE est localizada na Rua 15 de Novembro, 491 - 1o andar. Sugestes ao informativo podem ser enviadas ao email acetatui@terra.com.br.

EXPEDIENTE

Tiragem: 600 exemplares

Distribuio gratuita

Jornalista responsvel: Deise Juliana de Oliveira Voigt (Mtb. 30.803) - Diagramao: Altair Vieira de Camargo - Fotos: ACE - Colaborao: diretoria e funcionrios da ACE DIRETORIA EXECUTIVA DIRETORIA ADJUNTA CONSELHO DELIBERATIVO Silvani Loiola Aquino, Heloisa Maria Menezes da Silva Presidente: Lcia Bonini Favorito Carlos do Esprito Santo de Souza (Loja Feliz), Ana Sarubi e lio Fantoni Jnior Vice-presidente: Jos Celso Fiuza Filho Cludia Pavanelli (M&P), Sonia Domingues Machado (O CONSELHO FISCAL Jacques de Miranda, Milton Franco Filho 1a Tesoureiro: Joo Augusto Vieira Beko), Fernando Giriboni de Souza (Drogaria Quinze), SUPLENTES 2o Tesoureiro: Alfredo Gobbo Sarubbi Maria Bernadete Mendes dos Santos (Morena Calados), Fbio Eli de Miranda (Tatuhydro), Angela dos Santos de Almei1a Secretria: Marisa Teresa de M. Vieira Grandino da (Retfica de Motores Santa Helena), Ana Paula Mancini Cludio dos Santos (Oklahoma) e Eric Proost (Anturpia a Turismo) 2 Secretria: Beatriz Favier Peixoto (Daza) e Elaine Maria Stefani Gaiotto (Farmcia Estrela)

Tatu, dezembro de 2012

03

Associaes Comerciais recebero prmios


A partir de 2013, a Facesp premiar as associaes comerciais (ACs) que mais se destacarem no ano. O prmio, chamado AC Mais, um reconhecimento das boas prticas aplicadas pelas entidades em cinco pontos: gesto, inovao, produtos e servios, cultura de cooperao e desenvolvimento local. O anncio foi feito pelo coordenador estadual do Empreender, Nelson Andujar, no ltimo dia do Congresso da Facesp. Anualmente as ACs cumprem seu papel de estimular o empreendedorismo, aumentando a competitividade das empresas. Este empenho precisava ser reconhecido, disse. Para que as entidades possam concorrer em igualdade de condies, as ACs foram divididas em trs categorias pequeno, mdio e grande porte. Sero 15 ACs premiadas. O acompanhamento ser feito pela Pesquisa de Desenvolvimento Organizacional (PDO). Aps esta etapa, haver visitas e seleo de finalistas.

Natal: fique atento aos golpes mais comuns


Perodo de movimentao no comrcio tambm aumenta golpes
O perodo de Natal marcado por grande movimentao no comrcio. O movimento acaba sendo propcio tambm para aplicao de golpes. As facilidades e possibilidades encontradas pelos golpistas e a desateno das pessoas levam a aumentar os nmeros de golpes. O informativo da ACE Tatu fez uma seleo dos golpes mais comuns no dia a dia. Fique atento! acredite nisso. Ningum vai vender um bilhete premiado por um valor abaixo do que ele realmente vale, ou dar voc alguma coisa s porque humilde e no sabe mexer com transaes bancrias.

1. Golpe do documento falso - Com a posse das cpias de documentos de uma pessoa honesta, os golpistas abrem empresas fantasmas, fazem compras, como roupas, mveis, emprstimos, financiamentos de carros entre outros. 2. Golpe do falso prestador de servio Bandidos se disfaram de carteiros, leitores de relgio de energia e funcionrios de companhias telefnicas para entrar em casas, condomnios e prdios. 3. Golpe do tiro seu nome do SPC/Serasa - Os golpistas anunciam em sites, jornais e outros, informando que retiram seu nome do SPC/SERASA, orientando voc a comprar o CD/KIT de procedimento. No existe milagre nesse caso, no caia nessa. 4. Golpe do falso bilhete premiado - Fingindo ser uma pessoa humilde, com um falso bilhete premiado nas mos, estelionatrios se aproveitam da ambio das vtimas. No

5. Golpe da falsa mensagem de celular - Estelionatrios mandam mensagens para o celular de vrias pessoas em nome de empresas e emissoras de TV, afirmando que o dono daquele aparelho ganhou um carro. A condio para levar o prmio comprar crditos de celular, ou mensagens do tipo preciso falar com voc urgente, mas tudo uma farsa. 6. Golpe da senha por telefone - Algum liga para a casa da pessoa dizendo ser funcionrio do banco em que ela tem conta. Nunca revele sua senha a ningum. 7. Golpe da clonagem de cheque - Com um cheque em mos de sua propriedade ou seus dados pessoais e da conta do banco e uma impressora de boa qualidade, golpistas podem clonar talonrios inteiros, alterando ou no a sequncia de numerao do talo verdadeiro. 8. Golpe do dinheiro falso - Notas de R$ 100 e de R$ 50 so as mais falsificadas. O alvo principal para a troca das cdulas por dinheiro verdadeiro so locais de muito movimento, como festas e eventos. Preste ateno no tipo de papel se h borres na impresso e se a cdula contm a marca dgua, observe tambm a textura e relevos.

A Associao Comercial e Empresarial de Tatu d as boas-vindas aos novos associados do ms de novembro. Passaro a utilizar os servios da associao os seguintes estabelecimentos:

OVOS ASSOCIADOS

LoLipop Roupas infantis


Rua Capito Lisboa, 698 Tatu - SP

Estncia MontE

das oLivEiRas Rua 27 de Outubro, 669 Torre de Pedra SP

Como amenizar as ocorrncias de Golpes:


- No seja ganancioso. - Nunca deposite dinheiro, sob promessa de receber vantagens em conta. - No deixe seu carto de crdito longe dos seus olhos. - Nunca revele sua senha a ningum. - Perdendo os documentos registre o fato na polcia. - Ligue para o banco ou operadora e cancele o carto ou cheque perdido. - Nos cheques no deixe espaos vazios.

paoLa Bayton Rua do Cruzeiro, 469 Tatu - SP ticas viRtuaL Rua Treze de fevereiro,539 Tatu - SP

Grfica

04

Tatu, dezembro de 2012

Tatu vive clima de Natal Aniversrios


Inmeras atraes que acontecem no centro da cidade marcam a programao de Natal para este ms de dezembro. As atividades, como iluminao central e a Casa do Papai Noel, tambm auxiliam no aumento da expectativa de vendas. Uma das mais importantes aes, programadas para o domingo, 9 de dezembro, a Cominhada de Natal, com concentrao na praa Martinho Guedes. As inscries so gratuitas e devem ser feitas no Centro Cultural Municipal, que fica na Praa Manoel Guedes, 12. No dia 10 de dezembro, uma segundafeira, as expectativas so para a abertura da Casa do Papai Noel, tambm no Centro Cultural, que dever receber visitao de crianas. Tambm no local sero abertas duas exposies: a Neste Natal D Arte de Presente, organizada pela Amart (Associao dos Artistas Plsticos de Tatu e Regio) e mostra de mesas decoradas para o Natal, trabalho que est a cargo de empresrios que atuam no setor decorativo. As mostras podem ser visitadas de segunda a sexta, das 10h s 21h, e aos sbados e domingos, das 18h s 20h, at o dia 20 de dezembro. A Caravana do Papai Noel, em parceria com a Coca-Cola - Sorocaba Refrescos, ser realizada a partir das 19h30 do dia 13, uma quinta-feira. No dia 16, s 20h, acontece a tradicional encenao de O Conto de Natal Tatuiano. O incio (teatro de arena) ser na praa Paulo Setbal, em frente Escola Municipal de Ensino Fundamental Joo Florncio. Na sequncia, a procisso seguir at o Jardim da Santa (teatro de rua). O ltimo ato ser no coreto da Praa da Matriz (palco frontal). Diariamente, de 10 a 20 de dezembro, sero promovidas apresentaes musicais no Teatro do Centro Cultural. O projeto Natal Musical contar com apresentaes de, entre outros, Ditinho e Seu Sax, Music Center Cortez, Coral da Cidade Jos dos Santos, Les Ensembles, coral da Creche Chiquinha Rodrigues, coral do projeto Arte Pela Vida, coral do Lar Donato Flores grupo Seresteiros com Ternura. Neste ms de dezembro, dois integrantes da diretoria da Associao Comercial e Empresarial de Tatu comemoram aniversrios. Os votos de feliz aniversrio vo para Jos Celso Fiusa Filho, que completa aniversrio no dia 10 de dezembro, e para Fabio Miranda, que comemora nova idade no dia 20 de dezembro.

Uma das aes que atinge diretamente o comrcio a iluminao de Natal nas ruas da rea central e principais pontos. A iluminao natalina ser implantada pela prefeitura at o dia 5 de dezembro numa extenso de dez quilmetros no centro da cidade, entre as ruas 11 de Agosto e Santa Cruz e da rua So Bento at a 7 de Abril. A iluminao do tradicional Pinheiro de Natal, bem como do Chafariz da Avenida das Mangueiras tambm esto programadas.

ILUMINAO

Celsinho Fiuza

ACE Tatu inicia ano com campanha

E quando o Natal passar, a Associao Comercial e Empresarial de Tatu j estar preparada para continuar motivando as vendas locais. Para isso, a primeira campanha do ano de 2013 j foi programada. A campanha Frias Inesquecveis volta cena com sorteio de um pacote de frias entre os consumidores locais. Aps as vendas de Natal, que todos

esperamos ser altas, iremos j continuar em clima de premiao para os consumidores que escolherem o comrcio de Tatu. importante manter a fidelidade do cliente, disse Soraya Manna, presidente da ACE. A Associao Comercial ir distribuir cupons e enviar mais informaes aos associados ainda neste ms de dezembro.

Fbio Miranda

Potrebbero piacerti anche