Sei sulla pagina 1di 45

Pierre Paz 22/05/08

Asterisk - O PABX IP Livre


Treinamento Bsico

ASTERISK - o que, como, quando


O Asterisk uma plataforma de telefonia convergida, de fonte aberta, que projetada para rodar em Linux. (Asterisk O Futuro da Telefonia) Asterisk um sistema de cdigo aberto, que roda na maioria das distribuies de Linux, criado em 1999 por Mark Spencer (Digium) para suprir a necessidade de atendimentos de suporte da sua empresa. Surge a necessidade do uso de hardware de telefonia, suprida por Jim Dude Dixon (Projeto Zapata Telephony).

O que veremos ...


Escopo Telefonia Convencional (Terminologias) Telefonia IP (VoIP) Softphone, hardware e equipamentos Protocolos Codecs de udio e vdeo Clculo de banda, QoS, NAT e STUN Prtica: instalao e configurao Funcionalidades (FAX, IM, CRM, Billing, ...) Problemas comuns e dicas

1 - Escopo

ASTERISK TRIXBOX e ELASTIX HARDWARE ANALGICO

2 - Telefonia Convencional
Telefonia analgica (POTS) PSTN (Public switched telephone network ou STFC - Servio Telefnico Fixo Comutado) a concentrao de redes de telefone de comutao de circuitos, a nvel mundial. Originalmente era uma rede de sistemas telefnicos analgicos de linhas fixas, mas atualmente quase inteiramente digital, e inclui telefones mveis e fixos. O PSTN largamente gerenciado por padres tcnicos criados pelo ITU-T, utilizando endereos E.163/E.164 (geralmente conhecidos como nmeros de telefone).

FXO (Foreign eXchange Office): uma interface que recebe sinalizao da operadora (STFC) ou de uma central telefnica PABX (Ramal). (Wikipedia) FXS (Foreign eXchange Subscriber): uma interface que fornece sinalizao para um telefone analgico ou digital. (Wikipedia)

2 - Telefonia Convencional
DTMF (Dual Tone MultiFrequential): os tons de duas freqncias utilizados na discagem dos telefones mais modernos. Nos primeiros telefones a discagem era feita atravs de um "disco" que gerava uma seqncia de pulsos na linha telefnica ("discagem decdica" ou "discagem usando sinalizao decdica"). Ao se ocupar a linha, o "lao" ("loop") era fechado e, ao se efetuar a discagem, ocorriam aberturas peridicas deste "lao", tantas vezes quanto o nmero discado: para a discagem do 1, uma abertura, para a discagem do 2, duas aberturas, e assim sucessivamente at o 0 (zero)que, na verdade, significava 10 aberturas. Com o advento dos telefones com teclado, das centrais telefnicas mais modernas e com a disseminao dos filtros (primeiro os analgicos, depois os digitais), passou-se a utilizar a sinalizao multifreqncial, uma combinao de tons (os DTMFs vulgarmente conhecidos em ingls por touch tones) para discagem. A sinalizao DTMF foi desenvolvida nos laboratrios Bell (Bell Labs) visando permitir a discagem DDD, que usa enlaces sem fio como os de micro-ondas e por satlite. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dtmf"

2 - Telefonia Convencional
FSK (Frequency-shift keying ou Modulao por chaveamento de freqncia): uma tcnica de modulao na qual o sinal digital modulante varia a freqncia de uma onda portadora analgica de acordo com valores pr-determinados. Inicialmente eram utilizados apenas dois valores de freqncia, cada um representando um nvel binrio 1 ou 0. Este mtodo passou a ser chamado de BFSK (Binary Frequency-shift keying). Foram ento introduzidos mais valores de freqncia, o que permitiu a codificao de dois ou mais bits por valor. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fsk"

2 - Telefonia Convencional
Telefonia digital Quando o nmero de linhas telefnicas solicitadas por um cliente passa a ser muito grande, a companhia telefnica entrega um canal digital. No Brasil o mais comum uma linha padro E1 (2Mbps) com sinalizao CAS (Channel Associated Signaling). Normalmente so comercializados 10, 15 ou 30 canais (linhas). Algumas companhias j entregam o canal E1 com CCS (Common Channel Signaling) no padro ISDN PRI (GVT).

2 - Telefonia Convencional
E1: um padro de linha telefnica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferncia Europeia Postal de Telecomunicao (CEPT), sendo o padro usado no Brasil e na Europa; o equivalente ao sistema T-carrier norteamericano, embora o sistema T norte-americano utilize taxas de transmisso diferentes. O E1 possui uma taxa transferncia de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada. A contratao de linhas E1 abaixo de 2 Mbps conhecida como "E1 fracionrio". Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/E1"

2 - Telefonia Convencional
T1: um mtodo de transmisso digital para multiplexar canais de voz ou de dados em um par de fios. o mtodo padro de interconexo de centrais telefnicas nos Estados Unidos e Japo. Nos demais pases usa-se o E1. Usando uma tcnica chamada Multiplexao por Diviso do Tempo (TDM), o T1 distribui voz e/ou dados de LAN em subcanais DS0. O benefcio primrio do T1 a largura de banda - 1,544 Mbps - disponvel em 24 subcanais DS0, facilmente alocados, de 64 Kbps. O T1 envia dados em quadros (frames) compostos de 24 palavras de 8 bits (uma palavra para cada subcanal) e um bit de framing, compondo um total de 193 bits por quadro. Um canal T1 transmite 8 000 quadros por segundo. Os bits de framing em quadros sucessivos seguem o padro para um formato de superquadro (superframe). O Channel Bank T1 verifica esse padro para garantir que a sincronizao seja mantida. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/T1"

2 - Telefonia Convencional
RDSI (acrnimo para Rede Digital de Servios Integrados), em ingls ISDN (Integrated Service Digital Network), usa o sistema telefnico comum. O ISDN j existe a algum tempo, consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL. A conexo pode ser realizada at uma taxa de 128Kbps, atravs de duas linhas de at 64 Kbps, que so usadas tanto para conexo com a Internet quanto para chamadas telefnicas de voz normais. possvel efetuar a conexo em apenas 64Kbps e deixando a outra linha disponvel para chamadas de voz. Caso esteja conectado a 128 Kbps, ou seja, usando as duas linhas, no ser possvel realizar ou receber chamadas telefnicas. possvel tambm fazer duas chamadas telefnicas simultneas, cada uma usando uma linha de 64 Kbps. Esta taxa de 128Kbps ocorre pelo fato da comunicao com a central telefnica ocorrer de forma digital em todo o percurso, ao invs de forma analgica. Isto explicado da seguinte forma: a largura de banda de uma linha analgica comum de 4KHz, e em uma linha ISDN este valor de 128Kbps, fazendo com que os 4KHz de sinal no existam mais, pois a linha conectada com a central de telefonia no trabalha com sinais analgicos.

2 - Telefonia Convencional
MFC/R2: uma sinalizao definida pela ITU (Q.421/Q441), usada principalmente na Amrica Latina e sia. A sinalizao usa CAS, muito embora passe as sinalizaes de cada canal pelo canal 16. O R2 possui variaes especficas para cada pas. No Brasil o tipo mais comum de sinalizao CAS o R2 Digital Brasil. possvel implementar um canal R2 usando uma placa Digium E1 e o driver unicall que pode ser baixado em http://www.soft-switch.org/unicall/installing-mfcr2.html (este driver tem sido usado com sucesso no Brasil). Muito embora possa ser usado, sempre que possvel use um canal ISDN, mais simples, tem melhor desempenho e parte integrante do Asterisk. Cabe lembrar que o driver para R2 experimental e no tem suporte da Digium.

3 - Telefonia IP
A telefonia IP, tambm conhecida por VoIP (Voice over Internet Protocol), teve como precursor o Skype (sistema de comunicao peer-to-peer). Apesar de ser um sistema proprietrio, ainda bastante difundido. Hoje, a Telefonia IP (no Brasil e no mundo) j est consolidada e em plena expanso, contudo as empresas ainda no descobriram os benefcios trazidos por essa tecnologia e pelo Asterisk.

AFINAL, O QUE E COMO FUNCIONA O VoIP ???

3 - Telefonia IP
VoIP O que ? Voz sobre IP, tambm chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga o roteamento de conversao humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmisso de voz mais um dos servios suportados pela rede de dados. Empresas que fornecem o servio de VoIP so geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP so geralmente chamados protocolos VoIP. Existe barateamento de custo devido ao uso de uma nica rede para carregar dados e voz, especialmente no qual os utilizadores j possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral so gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes pblicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP. Considera-se a telefonia IP a agregao do VoIP com outros servios agregados para a telefonia.

3 - Telefonia IP
VoIP Como funciona? O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino. Segue passo a passo um caso de uso de uma ligao. O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento emitido um sinal para a aplicao sinalizadora do roteador de "telefone fora do gancho". A parte de aplicao emite um sinal de discagem. O utilizador digita o nmero de destino, cujos dgitos so acumulados e armazenados pela aplicao da sesso. Os gateways comparam os dgitos acumulados com os nmeros programados; quando h uma coincidncia ele mapeia o endereo discado com o IP do gateway de destino. A aplicao de sesso roda o protocolo de sesso sobre o IP, para estabelecer um canal de transmisso e recepo para cada direo atravs da rede IP. Se a ligao estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalizao analgica/digital com o PABX, informando o estado da ligao. Se o nmero de destino atender a ligao, estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversao possvel. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sesso encerrada.

3 - Telefonia IP

4 - Softphone, hardware e equipamentos


X-Lite Softphone (Windows, Mac e Linux) http://www.counterpath.com/ Vantagens: suporta vdeo, funciona em linux, gratuito Desvantagens: somente SIP, no tem G729

4 - Softphone, hardware e equipamentos


Zoiper Softphone - antigo Idefisk (Windows, Mac e Linux) http://www.zoiper.com Vantagens: suporta IAX e SIP, funciona em linux, gratuito Desvantagens: no suporta vdeo, G729 na verso paga

4 - Softphone, hardware e equipamentos


Placas Analgicas AX-100P (X100P) ATCOM 1 porta FXO AX-400P ATCOM 4 portas FXO ou FXS (mdulos) VB0408-PCI Digi Voice 4 / 8 portas FXO (4 portas na placa + mdulo de 4 portas) VB0404-PCI Digi Voice 4 portas FXS

4 - Softphone, hardware e equipamentos


TDM400 Digium 4 portas FXO ou FXS TDM800 Digium 8 portas FXO ou FXS

Hoje temos disponvel no mercado placas analgicas de 1, 4, 8, 12, 16 e 24 portas FXS ou FXS. As marcas mais conhecidas so Digium, ATCOM, Yeastar, Digi Voice, Khomp e Openvox. Normalmente so todas para slot PCI 32bits 5V. Existem placas para PCI 64bits 3.3V, contudo causam muitos problemas de incompatibilidade de hardware.

4 - Softphone, hardware e equipamentos


Placas Digitais VB3030-PCI Digi Voice 1 porta E1 de 30 canais (R2 ou ISDN) VB6060-PCI Digi Voice 2 porta E1 de 30 canais cada (R2 ou ISDN)

4 - Softphone, hardware e equipamentos


TE120P Digium 1 porta E1 / T1 / J1 (ISDN) TE210P Digium 2 portas porta E1 / T1 / J1 (ISDN)

Normalmente as placas E1 j vem com Cancelamento de Eco Disponveis no mercado para slots PCI 5V, 3.3V e PCI Express.

4 - Softphone, hardware e equipamentos


Channel Banks: so equipamentos usados para disponibilizar vrias portas analgicas (normalmente at 30). muito usado para distribuir ramais (portas FXS). A principal caracterstica de um Channel Bank o tipo de comunicao com o PABX IP: feito atravs de uma porta digital E1.

4 - Softphone, hardware e equipamentos


ATAs: so equipamentos simples, pequenos e portveis que servem apenas para disponibilizar uma ou duas portas analgicas (normalmente FXS). Comunicam-se com o PABX IP atravs da LAN e possuem interface de configurao simples.

Gateways: so equipamentos com recursos avanados e tem at 32 portas analgicas FXO ou FXS. Possuem roteador e fazem QoS. Comunicam-se com o PABX IP atravs da LAN e possuem interface de configurao avanada.

5 - Protocolos
Os Protocolos de Comunicao Os protocolos de comunicao e sinalizao mais usados na Telefonia IP so: SIP, IAX (IAX2), MGCP, H.248 e H.323.

SIP - O Protocolo de Iniciao de Sesso (SIP) um protocolo de aplicao, que utiliza o modelo requisio-resposta, similar ao HTTP, para iniciar sesses de comunicao interativa entre usurios. um padro da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 3261, 2002.). Por padro, usa a porta 5060.

5 - Protocolos
O SIP um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferncias atravs de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudana ou trmino da sesso independente do tipo de mdia ou aplicao que ser usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo udio e vdeo. O SIP teve origem em meados da dcada de 1990 (naquele tempo o H.323 estava comeando a ser finalizado como um padro) para que fosse possvel adicionar ou remover participantes dinamicamente em uma sesso multicast. O desenvolvimento do SIP talvez concentre-se em ter um impacto to significante quanto o protocolo HTTP, a tecnologia por trs das pginas da web que permite que uma pgina com links clicveis conecte com textos, udio, vdeo e outras pginas da web. Enquanto o HTTP efetua essa integrao atravs de uma pgina web, o SIP integra diversos contedos a sesses de administrao. O SIP recebeu uma adoo rpida como padro para comunicaes integradas e aplicaes que usam presena. (Presena significa a aplicao estar consciente da sua localizao e disponibilidade).

5 - Protocolos
O SIP foi desenvolvido inspirado em outros protocolos de Internet baseados em texto como o SMTP (email) e o HTTP (pginas da web) e foi desenvolvido para estabelecer, mudar e terminar chamadas em um ou mais usurios em uma rede IP de uma maneira totalmente independente do contedo de mdia da chamada. Como o HTTP, o SIP leva os controles da aplicao para o terminal, eliminando a necessidade de uma central de comutao. O protocolo SIP possui as seguintes caractersticas: * Simplicidade, possui apenas seis mtodos. * Independncia do protocolo de transporte. * Baseado em texto.

5 - Protocolos
H.323 - O padro H.323 parte da famlia de recomendaes ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a srie H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimdia". A recomendao H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicao multimdia em redes baseadas em pacotes e que no provem uma Qualidade de Servio (QoS) garantida. Alm disso, estabelece padres para codificao e decodificao de fluxos de dados de udio e vdeo, garantindo que produtos baseados no padro H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes. Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distncia (WAN) e ainda conexes discadas usando PPP.

5 - Protocolos
O padro H.323 completamente independente dos aspectos relacionados rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como Ethernet, Fast Ethernet, FDDI, ou Token Ring. Tambm no h restries quanto topologia da rede, que pode consistir tanto de uma nica ligao ponto a ponto, ou de um nico segmento de rede, ou ainda serem complexas, incorporando vrios segmentos de redes interconectados. O padro H.323 especifica o uso de udio, vdeo e dados em comunicaes multimdia, sendo que apenas o suporte mdia de udio obrigatrio. Mesmo sendo somente o udio obrigatrio, cada mdia (udio, vdeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificaes do padro. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicao, envolvendo udio apenas (telefonia IP), udio e vdeo (videoconferncia), udio e dados e, por fim, udio, vdeo e dados.

5 - Protocolos
MGCP - MGCP um acronimo para a expresso inglesa Media Gateway Control Protocol, um protocolo proposto pelo grupo de trabalho IETF (Internet Engineer Task Force) para integrao da arquitetura SS#7 em redes VOIP. Embora o SS#7 se encontre presente na telefonia tradicional, o MGCP especifica com redes IP, Frame Relay e ATM. O sistema composto por um Call Agent, pelo menos um media gateway (MG), responsvel pela converso dos sinais entre circuitos e pacotes, e pelo menos um signaling gateway (SG), quando conectado a um PSTN.

5 - Protocolos
H.248/MEGACO - H.248, tambm conhecido como protocolo Megaco, um padro desenvolvido cooperativamente entre o ITU e a IETF para permitir que um Media Gateway Controller (MGC) desempenhe seu papel em um media gateway (MG). Competindo com outros protocolos como o MGCP e MDCP, considerado um protocolo complementar ao H.323 e ao SIP, no qual o MGC controla os MGs via H.248 mas comunicar com outro via H.323 ou SIP.

5 - Protocolos
IAX - IAX acrnimo para Inter-Asterisk Exchange um protocolo desenvolvido pela Digium com o objetivo de estabelecer comunicao entre servidores Asterisk. IAX um protocol transporte, tal como o SIP, no entanto faz uso apenas de uma nica porta UDP (4569) tanto para sinalizao como para streams RTP. O fato de se utilizar apenas uma porta uma vantagem em cenrios de Firewall e ou NAT. IAX2 verso 2 do IAX. Atualmente est na verso 2. O Asterisk suporta tanto o IAX quanto o IAX 2. Alguns dos protocolos utilizados no transporte de media incluem RTP e RTCP.

5 - Protocolos
Portas usadas na Telefonia IP SIP TCP e UDP porta 5060 IAX2 UDP porta 4569 IAX UDP porta 5036 RTP UDP portas 10000 : 20000 MGCP UDP porta 2727 NAT: no esquecer de verificar as portas no cliente e no servidor!

6 - Codecs de udio e vdeo


Os Codecs (Coder / Decoder) so conversores de udio ou de vdeo, usados para transmisso de dados. A converso dos dados de udio e vdeo implica, na maioria das vezes, algum tipo de perda do sinal original. Isso ocorre para que se possa efetuar a compresso dos dados. Os Codecs mais comuns na Telefonia IP so: iLBC (15Kbps, 20ms frame size ; 13.3Kbps, 30ms frame size) GSM (13Kbps, 20ms frame size) ITU G.711 (64Kbps, alaw/ulaw) ITU G.723.1 (5.3/6.3, 30ms frame size) *proprietrio ITU G.729 (8Kbps, 10ms frame size) * proprietrio Speex (2.15 at 44.2Kbps)

- H.261, 262, 263, 264 (vdeo)

6 - Codecs de udio e vdeo


iLBC: codec de Baixa Taxa de Bits da Internet fornece um atrativo de uso da baixa largura de banda e qualidade, sendo especialmente adequado por manter razovel qualidade em links de rede.

GSM: codec gratuito que oferece excelente desempenho com respeito ao consumo de processamento do computador. A qualidade de som geralmente considerada menor que a produzida pelo G.729, contudo uma questo de gosto.

6 - Codecs de udio e vdeo


G.711: o codec fundamental para a PSTN. Da fato, se algum se referir a PCM (pacote de voz) com respeito a uma rede de telefonia, voc pode pensar no G.711. Dois mtodos de compactao so utilizados. Cada um deles com uma palavra de 8 bits, transmitida 8000 vezes por segundo. Se voc fizer o clculo, ver que isso requer 64000 bits transmitidos por segundo. O G.711 um codec bsico, a partir do qual os outros so derivados.

6 - Codecs de udio e vdeo


G.723.1: este codec foi projetado para conversas com baixa taxa de bits. Ele tem dois ajustes: 5.3Kbps e 6.3Kbps. um dos codecs referidos de conformidade com os protocolos H.323. Ele est atualmente licenciado para uso em aplicaes comerciais, o que significa que, embora voc possa usar para chavear duas chamadas em seu Asterisk, voc no tem permisso para decodific-las sem uma licena.

O G.723.1 trabalha com o Asterisk dentro da modalidade passtru. O outro uso pode requerer uma licena, dependendo do pas em que esteja. O uso livre pode ser permitido para instituies de ensino e pesquisa.

6 - Codecs de udio e vdeo


G.729: considerando a pequena largura de banda que usa, o G.729 fornece impressionante qualidade de som. Ele faz isso por meio da Predireo Linear de Cdigo Excitado de Estrutura Algbrica Conjugada (CS-ACELP). Por causa de patentes, voc no pode usar o G.729 sem pagar uma licena, entretanto ele extremamente popular e suportado em muitos diferentes telefones e sistemas. Para atingir sua impressionante taxa de compresso, esse codec requer uma quantidade igualmente impressionantede esforo da CPU. Num sistema Asterisk, o uso de codecs pesadamente comprimidos ir rapidamente sobrecarregar a CPU.

6 - Codecs de udio e vdeo

Speex: uma codec de taxa de bits varivel (VBR), o que significa que est apto a modificar dinamicamente a sua taxa de bits para responder a condies de variao de rede. Ele oferecido tanto na verso de banda estreita como na de banda larga, dependendo do que voc quer: qualidade ou banda.

6 - Codecs de udio e vdeo


H.261, H.262, H.263, H.264 H.263: um codec de vdeo projetado pelo ITU como uma soluo de baixo bit-rate para videoconferncia. Foi projetado para ser usado primeiramente em sistemas H.323 (PSTN, videoconferncia e circuitos-fechados de videotelefonia), mas pode ser usado em solues H.323 de videoconferncia RTP/IP, de H.320 (videoconferncia ISDN), de RTSP (streaming media) e de SIP (conferncia de Internet). H.264: conhecido tambm como AVC e Mpeg-4 parte 10. Apresenta a mesma qualidade do Mpeg-2, com um tero ou metade da taxa de dados, e at quatro vezes o tamanho do frame do Mpeg-4 parte 2, com a mesma taxa de dados. um excelente protocolo em todos os sentidos.

7 - Clculo de banda, QoS, NAT e STUN

Clculo de consumo de banda


http://www.asteriskguru.com/tools/bandwidth_calculator.php

7 - Clculo de banda, QoS, NAT e STUN


NAT (Network Address Translator) O que : Usado por roteadores e firewalls, o NAT uma tcnica de mascaramento e encaminhamento (controle) de pacotes na Internet. Para que serve: O NAT administra o trfego entre uma rede de endereo vlido (Internet) e outra de endereo falso (rede interna), garantindo a entrega dos dados aos respectivos donos. Quando se usa: Quando se quer ter segurana (uso de firewall); Quando no se dispe de vrios endereos vlidos; Quando o custo de muitos endereos vlidos alto.

7 - Clculo de banda, QoS, NAT e STUN


QoS (Quality of Service) O que : uma tcnica de marcao de pacotes que prioriza certo tipo fluxo de dados em uma rede. Para que serve: O QoS garante prioridade no processamento e encaminhamento de pacotes de dados sensveis ao tempo. Quando se usa: Quando a banda de internet concorrida (comum para tudo e todos) Quando se deseja garantir a qualidade do servio

7 - Clculo de banda, QoS, NAT e STUN


STUN (Simple Traversal of User Datagram Protocol [UDP] por meio da Network Address Translators [NATs]): um servidor que permite que clientes NAT (ex.: computadores protegidos por firewall) realizem chamadas telefnicas a um provedor VoIP que se encontre fora da rede local. O servidor STUN permite que os clientes descubram seu endereo pblico, o tipo de NAT utilizado, e o lado da porta da Internet associada NAT com uma porta local especfica. Essas informaes so usadas para permitir a comunicao UDP entre o cliente e o provedor VoIP, e ento, estabelecer a chamada. O protocolo STUN definido pela RFC 3489. O servidor STUN est ligado porta UDP 3478. No entanto, o servidor ir sugerir aos clientes que realizem testes em IPs e nmeros de portas alternativos (os servidores STUN tm dois endereos IP). O RFC determina que tanto portas como IPs podem ser usados (de acordo com a preferncia do cliente).

Asterisk - O PABX IP Livre


Treinamento Bsico

Dvidas ??? Pierre Paz | ProAtiva Web pierre@proativaweb.com.br WWW.X100P.COM.BR (55) 9178 5458 (51) 3084 5458

Potrebbero piacerti anche