Sei sulla pagina 1di 19

Educar para a sustEntabilidadE

sabEr sustEntvEl

Sobre
Instituto Recicle
O Instituto Recicle IR uma organizao no governamental fundada em 2000, a partir do Projeto Recicle Milhes de Vidas - Transforma lixo em vidas, iniciado em 1998, com carter ambiental e social. Tem como objetivo promover e coordenar aes que visam ao desenvolvimento sustentvel do planeta por meio de mudanas de comportamento quanto ao uso dos recursos naturais (aplicao dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar), atravs da Educao Ambiental e da conscientizao da responsabilidade social, destinando recursos financeiros gerados a causas beneficentes.

Sumrio
SABER SUSTENTVEL - EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE -------------------- 4 O projeto ---------------------------------------------------------------------------------------------- 4 Como acontece ------------------------------------------------------------------------------------- 5 O local ------------------------------------------------------------------------------------------------- 5 SABER SUSTENTVEL - O ACONTECIMENTO -------------------------------------------- 6 REFERENCIAIS TERICOS, REFLEXES E APRENDIZADOS -------------------------- 6 O que entendemos como meio ambiente? ----------------------------------------------- 7 Como ns nos percebemos em relao ao meio ambiente? ---------------------- 9 Construindo uma base de entendimento ---------------------------------------------- 13 Conhecimentos orientadores para a compreenso de sustentabilidade ---- 14 Sistema e viso sistmica --------------------------------------------------------------------- 15 O Sistema Planeta Terra e suas Condies Sistmicas ----------------------------- 16 Ciclos e interdependncias ------------------------------------------------------------------- 17 Sustentabilidade ---------------------------------------------------------------------------------- 18 Sustentabilidade e necessidades humanas -------------------------------------------- 19 Valores humanos para um mundo sustentvel -------------------------------------- 20 Uma Pedagogia para a Sustentabilidade ------------------------------------------------ 21 Processos cognitivos e de aprendizado ------------------------------------------------ 23 Conhecimento + habilidades + atitude -------------------------------------------------- 24 Aprendizagem coletiva e modelo colaborativo -------------------------------------- 26 COMPARTILHANDO EXPERINCIAS E INSPIRANDO NOVAS ATITUDES -------- 27 REFERNCIAS --------------------------------------------------------------------------------------- 34

MISSO: Promover programas de Educao Ambiental, a partir da gesto de resduos slidos, que contribuam para a construo de uma sociedade sustentvel, valorizando a incluso social. Ou seja, trabalhar para a melhoria da qualidade de vida, levando em conta os fatores socioambientais do mundo onde vivemos. VISO: Ser uma organizao referncia em programas de Educao Ambiental, sobretudo na gesto de resduos slidos, multiplicadora do potencial de cada ser humano para a conscientizao ambiental e que atenda seus parceiros com sugestes inovadoras e eficazes em prol da qualidade de vida. VALORES: tica, transparncia, respeito, conservao da natureza, cidadania, comprometimento e competncia. CEU Parelheiros
O CEU Parelheiros foi inaugurado em dezembro de 2008 e, em seu tempo de existncia, vem procurando cumprir importante papel na melhoria das condies de vida das pessoas. Cerca de 10.000 foram envolvidas diretamente em cursos e atividades; indiretamente, mais de 30.000 se beneficiaram de eventos, servios e outras atividades que permitiram acesso educao, cultura, esporte, lazer e entretenimento. Nesse curto espao de vida, o CEU tornou-se palco importante de realizaes da comunidade de Parelheiros, acolhendo diferentes atividades na parceria com rgos municipais, estaduais ou com a rede de educao local com encontros, cursos, conferncias, festividades, servios, entre outros. O CEU tem sido referncia para a populao em qualificao profissional, formao educacional, educao infantil, ensino fundamental, EJA e ensino tcnico. Constitui-se, tambm, como importante plo de sade e lazer, com alta frequncia e procura pelas atividades esportivas, piscinas, biblioteca, telecentro, cinema e teatro, lembrando, inclusive, muitos parques e clubes da cidade, nico espao com essas caractersticas na regio.

Photoxpress

Como Acontece
Saber Sustentvel contempla uma sequncia de aes que finaliza em nova prtica pedaggica junto aos educandos, integrando aspectos sociais, ambientais e de ordem econmica. Foram desenvolvidos como mdulos do projeto: mapeamento e diagnstico das prticas pedaggicas com os educadores das unidades de ensino infantil, fundamental e de jovens e adultos; reflexo; aprofundamento das metodologias e princpios pedaggicos com diversos instrumentos: utilizao de vdeos, oficinas de criatividade, dinmicas de grupo, palestras encenadas, eco-oficinas, inseres educativas com a comunidade, com os pais e com agentes de sade da regio do entorno. Procederam-se, tambm, a sistematizao e registro das novas atividades dos educadores com os educandos para servir como inspirao a outros educadores, apresentados ao final desta publicao.

SABER SUSTENTVEL
Educar para a Sustentabilidade O Projeto
Saber Sustentvel uma metodologia com objetivo de contemplar a construo coletiva de saberes voltados educao, desenvolvimento e prtica da sustentabilidade na escola. Os princpios orientadores so: troca e compartilhamento de conhecimentos, melhoria da qualidade de vida, continuidade e constncia de projetos educacionais e educativos que promovam a cultura de paz e a sustentabilidade. Para que o projeto ocorra, so implementadas algumas ferramentas de sensibilizao temtica sustentabilidade, juntamente com a ampliao do universo cultural pela conscientizao. Sem dvida, adquirir novas atitudes depende da alterao de significados e entendimento do tema em questo. Assim, a mobilizao fica facilitada, visando mudana de comportamento em um segundo momento.

O Local
O local escolhido para realizao foi o CEU (Centro Educacional Unificado) Parelheiros, no extremo sul da cidade de So Paulo. Essa rea de grande relevncia ambiental, compreendendo importantes remanescentes de Mata Atlntica e mananciais (reas de Proteo Ambiental). Em paralelo, a regio apresenta urbanizao intensa e desordenada, com parte da populao residindo de forma precria.

Um panorama que desafia aliar potenciais e necessidades de conservao ambiental com o desenvolvimento humano.
Essa situao revela a urgncia de se adotar vrias medidas; entre elas, modelos educacionais que resgatem valores e princpios humanos para que a regio no se degrade e cresa aliando riquezas ambientais ao desenvolvimento local sustentvel. As atividades do projeto tiveram incio em agosto de 2010 e trmino em agosto de 2011 e foi resultado de um convnio com a Prefeitura Municipal de So Paulo Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente SVMA/SP, mediante o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel - FEMA.

SABER SUSTENTVEL
O Acontecimento
Uma viso compartilhada no apenas ideia. Mesmo que essa ideia seja to importante quanto a liberdade. Ao contrrio, uma fora no corao das pessoas, uma fora de impressionante poder. Pode ser inspirada por uma ideia, mas quando evolui quando estimulante o suficiente para obter apoio de mais de uma pessoa deixa de ser uma abstrao, torna-se palpvel. As pessoas comeam a v-la como se existisse. Poucas coisas, se que existe alguma, nas questes humanas so to poderosas quanto uma viso compartilhada. Peter M. Senge

O objetivo desta publicao compartilhar: aprendizados e metodologia; prticas criadas e realizadas pelos educadores. Alm disso, visa inspirar projetos educacionais e educativos fundamentados na cultura de paz e da sustentabilidade.

REFERENCIAIS TERICOS, REFLEXES E APRENDIZADOS


Na verdade, cada tomo, molcula, tecido, do nosso corpo, vem da Terra, por meio da alimentao e respirao. Nosso corpo um emprstimo da Terra (...). Somos uma extenso do Planeta. Uma extenso que pensa, vibra, evolui. Quando morremos, devolvemos todos os nossos componentes materiais a Terra e fechamos o ciclo. Genebaldo Freire Dias

O que entendemos como Meio Ambiente?


Um ponto de partida fundamental para conversao sobre o tema alinhar o que cada um entende por MEIO AMBIENTE: se est se falando e compreendendo a mesma coisa e abraando a mesma ideia. Meio ambiente, segundo Genebaldo Freire Dias (2002), ou simplesmente ambiente, no apenas fauna e flora. formado pelos fatores abiticos, biticos e tambm pela cultura humana. Entende-se como: Fatores Abiticos: ar, solo, temperatura, etc.; Fatores Biticos: flora e fauna (lembrar que o homem pertence a esse grupo); Cultura Humana: nossos princpios ticos, valores filosficos, polticos, artsticos, econmicos, sociais, religiosos, etc.

Photoxpress

Photoxpress

Como nos percebemos em relao ao Meio Ambiente?


Aps mapeamento com os educadores, o Saber Sustentvel identificou quatro diferentes correntes de perfis de percepo de Meio Ambiente: Perfil genrico = no se sente integrado; no percebe possuir qualquer relao com o que entende como meio ambiente; Perfil dissociado = percepo apartada de meio ambiente e ser humano; Perfil integrado = percepo ser humano e meio ambiente como elementos que transitam/ocupam um mesmo espao e se influenciam; Perfil sistmico = percepo de pertencimento ao planeta Terra, aos seus princpios sistmicos e percepo de interdependncia.

Como percebemos o mundo do jeito que percebemos? E por que fazemos o que fazemos?
Se quisermos verdadeiramente alterar padro de comportamento e promover a cultura de paz e um mundo sustentvel, importante entender como percebemos o mundo e os processos que nos levam ao. A forma como cada um percebe e atua no mundo est intimamente vinculada cultura em que se est inserido, sua bagagem de valores, crenas, experincias pessoais e capacidade reflexiva.

A vida um processo de conhecimento; assim, se o objetivo compreend-la, necessrio entender como os seres vivos conhecem o mundo. Humberto Mariotti

Quais so os conceitos, pensamentos e teorias que nos norteiam? Que orientam o nosso pensar e agir? Que nos fez e faz construir o mundo em que vivemos da maneira que o construmos?
O mundo em que vivemos o que construmos a partir de nossas percepes. Humberto Mariotti

Alguns conceitos em que esto ancoradas as percepes de mundo da nossa sociedade atual, principalmente as da cultura ocidental: Viso Mecanicista Newton; Viso Fragmentada Descartes; Viso Competitiva Darwin. Essas vises compem e orientam no s a maneira como pensamos, mas tambm como organizamos tudo ou quase tudo em nossa cultura e sociedade. Segundo Mariotti (2000), a dinmica do conhecer e do aprender subestimada ao processamento de dados/informaes. As informaes esto como que prontas no mundo, e a nossa funo apenas extra-las por meio da cognio. Essa posio terica tem como uma de suas consequncias o nosso comportamento de extrair recursos de um mundo-coisa, descartando em massa os subprodutos do processo. Erwin Laszlo (2001) relata que a evoluo da conscincia humana decisiva e fundamental para esse momento em que vive a humanidade. Por qu? As respostas esto nas insustentabilidades do nosso mundo atual. E, recorrendo a Albert Einstein: porque simplesmente no podemos resolver um problema com o mesmo pensamento que o criou.
A sustentabilidade no um estado esttico, mas um processo dinmico de coevoluo. Fritjof Capra

O conceito de sustentabilidade foi criado no comeo da dcada de 80, por Lester Brown. Alguns anos depois, o relatrio da Comisso Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento usou a definio para apresentar a noo de desenvolvimento sustentvel: (...) atender s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atenderem s suas prprias necessidades. (WORLD COMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT, 1987). O projeto Saber Sustentvel entende que a noo de sustentabilidade um ponto de partida para a construo de um novo modelo de sociedade em todas as suas esferas, capaz de garantir a vida com qualidade no planeta Terra. E acredita nos seguintes princpios orientadores:

10

11

Johan63 l Dreamstime.com

photl.com

compreenso do planeta Terra como um sistema fechado e de algumas de suas condies sistmicas; compreenso do fluxo cclico dos ecossistemas da Terra em contraste com os sistemas lineares criados pelo ser humano; percepo de interdependncia a dependncia mtua de todos os processos vitais dos organismos da natureza do planeta Terra; a viso sistmica requer que se renove a percepo de como nos vemos no mundo e como o vemos, e inspira a um aprimoramento do modelo educacional; compreenso das necessidades bsicas humanas para viver com qualidade e sustentabilidade no Planeta; resgate do sentimento de pertencimento planetrio; o despertar do sentimento de responsabilidade individual e coletiva pelo planeta em que vivemos, com o resgate dos conceitos e vivncia de valores humanos; respeito s especificidades regionais, com entendimento global; ampliao do entendimento do papel do educador; construo coletiva de conhecimentos e saberes; alinhamento entre o pensar, sentir e fazer; entendimento de que a crise ecolgica resultado de nossa viso de mundo; podemos escolher pela sustentabilidade.

CONSTRUINDO UMA BASE DE ENTENDIMENTO


A nossa experincia, enquanto seres humanos na busca por conhecimento, nos fez caminhar por muitos modelos explicativos para compreender o mundo em que vivemos. Para facilitar esse processo e estud-lo melhor, resolvemos dividir em partes, conceitos, categorias, disciplinas. Mas, concretamente, as linhas divisrias no existem no sistema Terra, elas constituem apenas a maneira com que ns percebemos, organizamos o mundo e o explicamos. O planeta Terra ... abriga a vida, sustentada por sofisticados, complexos e intrincados servios ecossistmicos, prestados silenciosamente pela Natureza, por meio de seus processos CCLICOS, INTERCONECTADOS, INTERDEPENDENTES E AUTO-REGULADOS (DIAS, 2002). Uma sucesso de acontecimentos ao longo de 4.5 bilhes de anos de Histria do nosso planeta permitiu que fossem criados pr-requisitos que possibilitassem a vida na Terra. A mistura correta de gases da atmosfera, equilbrio de temperatura, a umidade do ar, solo, fontes de gua potvel, so apenas alguns exemplos do complexo e autorregulado sistema de sustentao da vida. Ns, seres humanos, surgimos h cerca de 200 mil anos. No ltimo sculo, por conta de nossas atividades socioeconmicas, estamos conseguindo desestabilizar o complexo e autorregulado sistema terrestre. Parece que no compreendemos que necessitamos de uma base ecolgica para viver. A maioria de nossas atividades socioeconmicas se d em processos lineares e fomentam a ideia de economia e consumo de crescimento desenfreado e ilimitado, contrapondo-se em um planeta de processos interdependentes, cclicos e limitado em sua capacidade de renovao de recursos e de transformao de resduos.

12

13

A humanidade j consome mais recursos naturais do que o planeta capaz de repor. O colapso visvel. O ritmo atual de consumo uma ameaa para a prosperidade futura da humanidade. O relatrio Planeta Vivo publicado em 2008 pela ONG World Wildlife Fund d a dimenso de como a explorao dos recursos da Terra saiu do controle e das consequncias que isso pode ter no futuro. O estudo mostra que o atual padro de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuper-los. Em um sistema no qual todas as espcies, inclusive a humana, esto interconectadas, temos como resultado que toda ao tem consequncias e efeitos secundrios em outras partes do sistema afetando outros seres. Devemos aprender como desenvolver e prosperar dentro dos limites sociais e ecolgicos desse sistema; caso contrrio, estamos ameaando a possibilidade de vida no planeta Terra.

Sistema e Viso sistmica


O que um sistema? Sistema um conjunto de elementos interconectados. uma totalidade integrada de unidades menores que possuem princpios bsicos de organizao. Exemplo: o sistema solar, sistema digestivo, sistema educacional, entre outros. As principais caractersticas de um sistema: o propsito de um sistema definido pelo todo/ conjunto, no por alguma de suas partes; sistemas necessitam ter todas as suas partes presentes para que possam realizar seu propsito; a maneira como as partes de um sistema esto organizadas determina seu desempenho.

Conhecimentos orientadores para a compreenso de sustentabilidade


A partir da compreenso de Meio Ambiente composto por fatores abiticos, biticos e cultura humana, podemos pensar na Terra em trs nveis principais: Planeta fsico: atmosfera, hidrosfera (guas), litosfera (montanhas e solos) obedece a leis da fsica e da qumica; Biosfera: com todas as espcies vivas obedece a leis da fsica, da qumica, da biologia e da ecologia; Tecnosfera e sociosfera: o mundo criado pelo homem: economias, governos, edificaes, mquinas, culturas, religies, artes, filosofias, cincia obedece a leis da fsica, qumica, biologia, ecologia e tambm a leis feitas pelos homens.
Photoxpress

Em um sistema, as partes so interdependentes.


O convite a compreender os sistemas amplia o nosso olhar para aspectos que uma percepo fundamentada em vises fragmentada e mecanicista no permite captar. Capacita-nos a compreender a interdependncia e a entender melhor o planeta em que vivemos.

14

15

photl.com

Photoxpress

O SISTEMA PLANETA TERRA E SUAS CONDIES SISTMICAS

As clulas verdes so essenciais para que todo o processo de transformao acontea no sistema Terra, pois o planeta s capaz de tantas transformaes porque temos acesso energia. Ns dependemos das plantas para converter o que o sol nos envia em energia. O equilbrio e a ordem do planeta so mantidos por meio da fotossntese e o que faz o nosso ar respirvel. Para entender tudo isso, importante que entendamos um pouco os tomos, a matria do qual tudo feito. Os tomos no s tm uma vida muito longa (alguns bilhes de anos) como circulam formando diferentes organismos e coisas. Cada tomo do seu corpo, por exemplo, j fez parte de diferentes organismos. Quando morremos, devolvemos nossos tomos a Terra que tero novos usos podero ser parte de uma folha, de uma gota de orvalho, de outro ser humano, etc.

O planeta Terra um sistema fechado e como tal possui princpios bsicos de organizao e equilbrio. Algumas condies sistmicas do nosso planeta esto elencadas a seguir. Como sistema fechado, naturalmente nada sai do planeta Terra ou entra nele, exceto luz e energia do sol. Eventualmente, pequenas formas de matria entram, como meteoros e outras saem, como foguetes

Ciclos e Interdependncia
No planeta Terra tudo se transforma. O tempo todo. Essa mxima talvez seja o melhor resumo dos processosciclos. A vida acontece em ciclos. O processo cclico faz parte da vida humana, dos animais, vegetais, minerais. O mundo cclico no depende de ns para existir, ns que no conseguimos assegurar nossas vidas sem os muitos ciclos naturais. Devemos nos perceber como parte integrante dos vrios ciclos da natureza, no como controladores deles. Por isso a necessidade de buscar o equilbrio ecolgico e de tomar atitudes sustentveis, pois um dos principais desacordos entre a economia e a ecologia deriva do fato de que a natureza cclica, enquanto os sistemas industriais so lineares. Ciclo significa interdependncia e pressupe multiplicidade de interao de vrias aes. a vida impondo seu ritmo prprio, que particularmente unitrio em cada ser vivo e essencialmente coletivo diante das infinitas formas de convvio existentes no planeta Terra.

Tudo que se v no Igual ao que a gente Viu h um segundo Tudo muda o tempo todo No mundo. Lulu Santos e Nelson Mota

Aqui dentro tudo se transforma.


O princpio da entropia. Tudo o que existe est em constante processo de se decompor em partes menores. Exemplo: um tapete que vai virando p, a porta da geladeira que vai enferrujando. Nada se perde na natureza, pois essas pequenas partes so reabsorvidas pelo ciclo e transformadas em outras coisas. A vida depende de como matria e energia esto juntas. No processo industrializado, parte de energia ou matria se perde. Exemplo: ao se transformar petrleo em gasolina, parte se perde como gases.

16

17

SUSTENTABILIDADE
Por mais diversos que sejam os contextos da sociedade atual, a sustentabilidade algo bem simples: o que faz bem para o social, ambiental e econmico - ao mesmo tempo. E fazer bem para os trs aspectos, convenhamos, um grande desafio. Entre os motivos destacamos: a diferena entre o estilo de vida do Planeta e o estilo de vida da sociedade atual, sendo o primeiro pautado no cclico e o segundo, na linearidade; a economia voltada para a lgica do quanto mais, melhor, raciocnio cultuado desde a Revoluo Industrial no sculo 18; o desequilbrio no sistema planetrio: extrao de recursos naturais em tamanha quantidade e velocidade que supera a capacidade do planeta de recuper-los; consumo excessivo e descartabilidade; produo de resduo em quantidade maior e qualidade cada vez maior e mais diferenciada, com mais materiais, menos biodegradveis; desigualdade social, com populaes privadas de serem atendidas em suas necessidades bsicas. Precisamos entender, a partir de uma viso sistmica, cada um de ns como um ponto importante dessa complexa e intricada rede. fundamental cada um sentirse pertencente a um processo maior de funcionamento do Planeta e, mesmo em aes pequenas, colocar em prtica hbitos que colaborem para a sustentabilidade planetria. 18

Photoxpress

SUSTENTABILIDADE E NECESSIDADES HUMANAS


Mas de quais necessidades humanas fala o conceito de sustentabilidade? O projeto Saber Sustentvel escolheu as ideias do economista e ecologista chileno Manfred Max-Neef e so elas: subsistncia, afeto, proteo, entendimento, participao, lazer, criao, identidade e liberdade. Para ele, as necessidades das pessoas so sempre as mesmas, independentemente de poca e costumes. A diferena est no fator satisfao. As necessidades de um monge e de uma pessoa consumista so as mesmas. A diferena a forma como eles satisfazem suas necessidades, afirma. (INSTITUTO ETHOS, 2007).

Necessidades humanas fundamentais

Exemplos

Subsistncia Proteo (Segurana) Afeio Compreenso (Entendimento) Participao Lazer Identidade (Pertencimento) Criar (Criatividade) Liberdade (Responsabilidade)

Alimentao, sade, habitao, trabalho. Segurana, direitos, famlia/lar, escola. Amizades, relacionamentos, famlia. Educao, leitura, aprendizagem, arte e cultura. Voto, estar inserido em grupos sociais. Esporte, paz e relaxamento, arte e cultura. Cultura, hbitos, trabalho e grupos sociais (famlia, escola, comunidade, pas, planeta). Habilidades, conhecimentos profissionais, trabalho. Igualdade de direitos, transporte (liberdade de ir e de vir).

19

VALORES HUMANOS PARA UM MUNDO SUSTENTVEL


Temos que fortalecer nossa capacidade de identificar nossos modelos interiores do mundo, traz-los superfcie e question-los.

UMA PEDAgOgIA PARA A SUSTENTABILIDADE


Muitos estudiosos da pedagogia, psicologia e cincias sociais colaboram com formulaes que se adaptam a propostas de uma educao para a sustentabilidade. So eles: Vygostky, Paulo Freire, John Dewey, Edgar Morin, Jos Pacheco, Francisco Gutirrez e Fritjof Capra (LOURES, 2008: 72). O projeto Saber Sustentvel elencou e organizou alguns contedos que considera orientadores para uma pedagogia para a sustentabilidade a partir de colocaes do livro Proposies Provocativas Ensaios sobre sustentabilidade e Educao, de Rodrigo Loures. So eles: A Formao para a Vida: parte da viso que v a Terra como um nico organismo vivo e implica em uma reviso da cultura ocidental, fragmentria e reducionista, que considera que o homem deve conquistar o Planeta. Ensinar a Identidade Terrena: preciso promover o estudo da histria da humanidade, identificando seus principais aspectos evolutivos, sua identidade e pertencimento planetrio constitudo a partir de ento, bem como os problemas originrios dessa evoluo. A Conscincia Planetria: reconhecimento de que todos os seres so parte da Terra e que preciso viver em harmonia. O Equilbrio Dinmico: caracteriza-se pela necessidade de que o desenvolvimento econmico deve preservar os ecossistemas. A Congruncia Harmnica: pauta-se no desenvolvimento da ternura e do estranhamento e significa a capacidade de sentir que o homem mais um ser no Planeta, e convive com outros seres, na busca de harmonia. A tica do Gnero Humano: a educao deve ser conduzida atravs da chamada antropotica; neste sentido, deve-se ter conscincia de que o ser humano , ao mesmo tempo, indivduo, parte da sociedade e parte da espcie, cabendo-lhe desenvolver, ao mesmo tempo, a tica e a autonomia pessoal (as nossas responsabilidades pessoais), alm de desenvolver a participao social (as responsabilidades sociais), uma vez que compartilhamos um destino comum.

Criar imagens partilhadas de futuro capaz de estimular o genuno compromisso com a cultura de paz e com um mundo sustentvel.
Valores so o que orientam o nosso viver, a nossa maneira de enxergar, agir e reagir a outros e aos acontecimentos. Os valores so referncia, ponto de partida, caminho e chegada. Uma ao qualquer pautada verdadeiramente em valores perdura no tempo - espao e contagia. Valores humanos devem ser trabalhados na escola, pois duas palavras caracterizam a maneira pela qual a criana se relaciona com o mundo: imitao e exemplo. J os adolescentes e jovens so movidos pela admirao. Alguns valores fundamentais para um mundo sustentvel: pertencimento, respeito, responsabilidade, organizao, cooperao, criatividade. E amor: por si, pelo prximo, pela natureza, pela vida.
Marzanna Syncerz Dreamstime

20

21

photl.com

Racionalidade Intuitiva: constitui-se pela capacidade de atuar como ser humano integral e ope-se racionalidade tcnica com a qual fomos orientados at o momento. Educao como Ato Dialgico: proposto por Paulo Freire, e a linguagem como elemento mediador no processo educacional, proposto por Vygotsky (1991), trazem como ponto comum a centralidade do dilogo na ao pedaggica; ambos os autores possuem a mesma noo de construo do conhecimento, tendo como ponto de partida o aluno; assim, entende-se que o conhecimento, tanto no aspecto cientfico quanto no emprico, reflexo da produo cultural. Os Princpios do Conhecimento Pertinente: este eixo enfoca a necessidade de inserir os conhecimentos assimilados em questes locais e globais, suas interrelaes, a contextualizao, as multidimenses e a complexidade. Aprendizagem Coletiva, assim como coletiva a produo de conhecimento; compreenso de que o saber constitudo por conhecimentos e vivncias que se entrelaam de forma dinmica. Alfabetizao Ecolgica: podemos ter a natureza como fonte inspiradora de cultura humana, uma vez que a caracterstica mais proeminente da biosfera a sua capacidade inerente de sustentar a vida; uma comunidade humana sustentvel ter que ser planejada de maneira tal que os seus estilos de vida, tecnologias e instituies sociais respeitem, apiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de manter a vida (CAPRA, 2006). A Alfabetizao Ecolgica procura investigar as relaes complexas mantenedoras da vida nos ambientes para que possam servir como modelo para o desenvolvimento da cultura humana de ensino. Viso sistmica, ciclos e interdependncia, flexibilidade so os princpios que norteiam a alfabetizao ecolgica. 22

Processos Cognitivos e de Aprendizado


Como aquilo que foi desenvolvido em aula se torna propriedade permanente? O lembrar. Emoes, humor, expectativa etc. como auxlio para o lembrar., menciona Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia e idealizador da Pedagogia Waldorf. importante que a educao para a sustentabilidade seja algo vivo, que no seja apenas concepes e habilidades prontas a serem ensinadas para os estudantes, e sim concepes e habilidades que possuam em si possibilidades de crescimento. Que a criana ou o adolescente possa manter integralmente esse conhecimento como propriedade sua e isso o oriente para o viver. A metodologia Saber Sustentvel acredita que a transformao no depende somente da obteno de conhecimentos tcnicos. Eles so importantes sim, inclusive para ampliar a conscientizao e o poder de discernimento entre as escolhas. Porm, informao pela informao no gera mudana. necessrio vincul-la vivncia, ao sentimento, ao poder afetivo. Quando se tem a informao e se est sensibilizado para, a mobilizao fica muito mais facilitada. Os Centros de Ativao Integrada buscam integrar a assimilao de conhecimentos tcnicos, ativando o sentido cognitivo, com a sensibilizao (ativando o afetivo), facilitando uma nova prtica / postura (organizacional). Podem-se integrar os centros cognitivo, afetivo e organizacional atravs de formatos variados de atividades. Esta sistematizao por meio de centros de ativao comporta-se como um instrumento de gesto de conhecimento e iniciativas a serem aplicadas no dia-a-dia com os alunos, pois as mudanas que ocorrem em prol da sustentabilidade consideram o aprimoramento contnuo pessoal e profissional. O caminhar em direo a melhorias acontece a partir da integrao de conhecimento, habilidades e atitudes.

23

Photoxpress

SABER SUSTENTVEL Fichrio de Atividades Prticas de educao para a sustentabilidade OBJETIVO: Criar memria organizacional por meio da captura, organizao, disseminao, partilha e reutilizao de conhecimento. DESCRIO DA ATIVIDADE 1. NOME: (Quem realizou a atividade.) 2. DATA: (Dia / ms / ano que a atividade ocorreu.) 3. TTULO DA ATIVIDADE: (Pode ser um nome criativo ou, objetivamente, a que a atividade se refere.) 4. OBJETIVO DA ATIVIDADE: (Iniciar sempre com verbo, escrever objetivamente utilizando no mximo 03 linhas.)

Conhecimento + Habilidades + Atitude


As organizaes que aprendem, ou aprendentes (SENGE, 1990), so organizaes aptas a criar, adquirir e a transferir o conhecimento, modificando os seus comportamentos a partir disso. Desse modo, um educador pode aplicar os princpios de Gesto de Conhecimento que so: captura, organizao, disseminao, partilha e reutilizao de conhecimento. Para melhor compreenso, alm do registro e consolidao de conhecimentos, no projeto Saber Sustentvel foram elaboradas atividades, individuais e/ou coletivas, utilizando o fichrio a seguir. Foi fomentada a organizao de fichrio como repertrio de atividades de educao para a sustentabilidade com o intuito de compartilhar informaes e experincias entre os educadores e, tambm, possibilitar troca e adio de informaes. 24

5. PBLICO ALVO: (Previso de atendimento: quantidade de crianas, quantidade de grupos, idade, perfil do pblico atendido.) 6. CARACTERSTICA(S) DA ATIVIDADE: ( ( ( ( ( ( ( ( ) envolvimento comunitrio ) ampliao de conhecimento ( ) teatro ) vivncia ( ) msica ) passeio ( ) artes plsticas ) resgate cultural ( ) expresso corporal ) conhecimento regional ( ) filme ) leitura / escrita ) Outras:______________________________________________________________

7. ETAPAS DA ATIVIDADE: (Listar todas as atividades respeitando uma sequncia coerente de tarefas, iniciando a frase sempre com verbo ou com substantivo - nunca os dois ao mesmo tempo.) 8. PERODO / DURAO POR ETAPA: (Repetir as etapas e colocar ao lado o detalhamento de quantas horas/ minutos por dia; quantos dias.) 09. BENEFCIOS: (Os resultados esperados para a atividade.) 10. VALORES VIVENCIADOS: (Quais os valores de desenvolvimento humano que foram trabalhados?) 25

12. ARTICULAES E AES NECESSRIAS: (A atividade requer autorizao para alguma tarefa? Existe algum acordo ou participao de um outro parceiro?) 13. CRITRIOS DE AVALIAO DOS RESULTADOS: (Como se sabe que os benefcios foram atingidos? Como a atividade ser avaliada?) 14. COMO O PROJETO DEVER SER REGISTRADO: (Como se registra o projeto? Lista de presena, grau de satisfao, a prpria produo da tarefa, comentrios e depoimentos dos pais e crianas, a expectativa e motivao para um segundo momento/repetio da atividade, observao direta do educador, fotos, relatrios?) 15. RELATRIO DE ATIVIDADE: (Resumo de como a atividade se desenvolveu. Foi como planejado ou realizou-se algum ajuste? Registro sobre a quantidade de crianas participantes, grau de satisfao e de participao, comentrios sobre os trabalhos prontos e o processo, avaliao geral do educador; alguma dica para uma nova aplicao desta atividade.)

Aprendizagem Coletiva e Modelo Colaborativo


O Projeto Saber Sustentvel esteve voltado para a construo coletiva de saberes com os educadores das unidades escolares do CEU Parelheiros. Para o modelo colaborativo, a soluo dos problemas sociais no depende apenas dos governantes, nem somente do empresariado ou s da sociedade civil. O trabalho colaborativo entende que o processo articula aes de maneira que cada um, com a sua particularidade e sua parcela de responsabilidade social, faa a sua ao especfica (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2002). O estmulo para um olhar diferente sobre toda a comunidade, procurando identificar nos seus membros capacidades e habilidades que possam contribuir com o seu processo de crescimento pessoal e comunitrio. Assim, compreende-se o Saber Sustentvel como metodologia que acredita no potencial de transformao positiva do ser humano, seja individual ou em sua coletividade. 26

COMPARTILHANDO EXPERINCIAS E INSPIRANDO NOVAS ATITUDES


Aps a reflexo e a vivncia por meio de dinmicas coletivas e exerccios individuais, os educadores das unidades educacionais desenvolveram atividades com seus educandos. Proporcionaram assim a vivncia, inspirando o respeito ao Planeta e semeando novas relaes com o ambiente. Resumiremos a seguir parte dessas atividades, de forma a inspirar outras vivncias para mais educandos. 27

Photoxpress

11. Recursos necessrios: (Quais so os recursos materiais, financeiros? preciso adquirir algo, armazenar algum material, pedir emprestado, solicitar coordenao, etc.?)

Construo Coletiva
Todos podem contribuir com seu talento para um mundo melhor! Benefcio: desenvolver nos educandos a habilidade de organizar ideias e informaes para sensibilizar e conscientizar leitores. O professor da 4. srie, Osmar Leite da Silva, organizou uma sequncia didtica utilizando-se de textos informativos, produo de textos, cruzadinhas, msicas e desenho sobre a temtica gua e lixo. Os educandos puderam aprender mais sobre o uso racional da gua, levando dicas de melhoria da qualidade de vida para suas casas, e compreendendo a importncia do saneamento e da higiene.

Viso sistmica
Para desenvolver novos hbitos, necessria a experimentao. Foi assim que a professora da 4.C, Uberlndia Nascimento Matos, juntamente com o professor Antonio Vincius Macedo, organizou uma vivncia para abordar o tema desperdcio da gua. Benefcio: Estimular a conscincia e o valor do recurso hdrico para adoo de prticas do seu uso racional. Os educandos, organizados em grupos, tinham que transportar um determinado volume de gua colocado em recipientes transparentes de um ponto de origem ao destino, almejando o menor desperdcio. Em 8 minutos, os grupos organizados em fila percorriam o trajeto onde havia alguns obstculos no cho, como bambols e cones para fazer zigue-zague.

Viso sistmica
Olhar integral do meio ambiente As diferentes reas do conhecimento enriquecem o contedo e atingem mais resultados para aprendizagem do educando quando trabalham juntas. Foi o que fizeram os professores Osmar Leite da Silva e Antonio Vincius Macedo, quando aliaram cincias e educao fsica para explicar de forma divertida, em uma gincana, a importncia da coleta seletiva. Benefcio: Contribuir para conscientizar os educandos e fomentar o hbito da separao de materiais para a coleta seletiva, por meio da observao dos tipos de resduos descartados em suas casas. Os educandos, organizados em grupos, identificaram, selecionaram e transportaram resduos reciclveis (papel, metal, plstico) de um ponto A da rea da gincana (intitulado Casa) at o ponto B (intitulado Ecoponto). Aps uma explanao sobre a importncia da reciclagem e dicas sobre a coleta seletiva, o professor montou as equipes e definiu tarefas como identificao, seleo e transporte dos materiais reciclveis. 28

Apreciar o belo
Para preservar, necessrio conhecer! Benefcio: exercitar o olhar positivo e contemplar a beleza dos seres vivos. O professor de artes do EJA, Antonio Souza Torres, pediu a seus educandos que escolhessem uma imagem colorida da natureza (paisagem ou animal) e, com a aplicao da tcnica de vitral, utilizou de celofane e pedacinhos de papel carto para montar lindos painis.

Processos cognitivos e de aprendizado


Trabalhar com o tema ambiental no sobrecarga e sim um aliado na alfabetizao! A professora Vanda Camilo Andrade ensinou seus educandos do EJA a elaborar carto-postal, cujos desenhos eram feitos por eles, tendo como tema a natureza. No texto, o emitente falava da importncia do meio ambiente a um destinatrio, ao mesmo tempo em que aprendia a se comunicar por essa ferramenta. Os educandos levantaram informaes sobre a comunicao, exploraram exemplos de cartes-postais, analisaram estruturas de texto, realizaram oficinas de terrreo, refletiram sobre sustentabilidade e confeccionaram seu prprio carto-postal. Todos os cartes-postais foram expostos no corredor, e educandos de outras classes votaram no seu preferido. 29

Alfabetizao Ecolgica
Meio ambiente base para o desenvolvimento de valores humanos Com esse princpio, o professor Ricardo Incio Pereira trabalhou, com alegria, junto aos seus educandos do ensino infantil, o respeito pela gua. Com gua em um recipiente, cada educando molhou suas mos e carimbou-as em uma folha sulfite, observando que a marca sumia bem devagar. Com isso, o professor explicava como a nuvem surgia e, depois, como a gua voltava em forma de chuva, enaltecendo os benefcios dela para a sade.

gesto de conhecimentos
Resgate de conhecimentos contribui para educao para sustentabilidade! Os professores da 5. srie, Evandro Pires Luz, de geografia, e Ana Maria Pio Marques, de portugus, aps realizarem uma oficina de terrreo com seus educandos, relembraram os conceitos trabalhados na vivncia e elencaram os 11 mais citados, criando um glossrio. Com a elaborao de um texto coletivo, tendo essas palavras como base, preencheram, de forma divertida, as Palavras Cruzadas do terrreo. Benefcio: Atravs dessa atividade, foi possvel realizar um trabalho interdisciplinar (Portugus e Geografia) associando o conhecimento terico prtica, ajudando muito no processo ensino-aprendizagem e na aquisio de novos conhecimentos relacionados dinmica do planeta.

Alfabetizao Ecolgica
Sustentabilidade tambm respeitar a diversidade cultural. Este foi o legado que a atividade, desenvolvida pela professora Radyja Pamela Silva, da CEI CEU Parelheiros, deixou para os educandos: eles conheceram um pouco mais da cultura indgena por meio de msicas e histrias contadas. Depois fizeram uma receita de doce utilizando a batata-doce, manuseando ingredientes e degustando-os.

A gua no planeta Terra


Benefcio: Utilizar a gua com prudncia e cuidado nos momentos de higienizao. Aps rodas de conversas, os alunos do Infantil I foram convidados pela professora Carina Fernanda a realizar a pintura coletiva de um grande crculo, simbolizando o planeta Terra, utilizando tinta guache azul que representaria a gua. Em seguida, as crianas receberam diversas revistas para localizarem e recortarem seres que necessitariam de gua para sua sobrevivncia. As gravuras foram coladas no grande crculo azul medida que explicavam o motivo da escolha de cada uma delas. Dessa forma, foi possvel estabelecer a relao entre a gua e sua importncia para os seres vivos, assim como o dever de todos em preserv-la.

Experincia e Aprendizado
Sustentabilidade e incluso digital podem andar juntas! O professor Robson Martins de Oliveira, percebendo esse fato, inseriu a temtica sustentabilidade em suas aulas de informtica. Em roda de conversa, refletiu, junto aos seus educandos, sobre o tempo de decomposio dos materiais e embalagens, convidando-os a repensar sobre a produo de resduos. Com isso, exercitaram a utilizao da internet de maneira crtica e participaram de um jogo sobre tempo de decomposio, em um site educativo, dando um passo importante para a construo de valores relacionados aos cuidados com o meio ambiente.

Planeta Terra flutuante


Benefcio: Perceber que o Planeta est em rbita e faz parte do sistema solar Os alunos do Infantil I 5J, acompanhados da professora Carina Fernanda, recortaram dois crculos em papelo (caixa do kit de materiais escolares). Em seguida, os crculos foram encaixados, constituindo uma forma bidimensional. Essa foi afixada com barbante em um pedao de madeira, de modo a girar constantemente, representando o planeta Terra.

30

31

Experimentando a terra e o ar
Benefcio: Sentir-se parte integrante do meio ambiente. A professora Carina Fernanda convidou os alunos do Infantil I 5J para experimentar e sentir a terra e o ar: andar e correr descalos pela grama; deitar no cho para analisar a textura do gramado com as mos; perceber a existncia do ar que balanava os galhos das rvores e encher uma bexiga para demonstrar que o ar ocupa espao. Enfatizou-se a importncia da terra e do ar para a vida humana.

Um mundo melhor
Com o objetivo de sensibilizar e integrar os pais e familiares dos alunos da EMEI s atividades de educao para a sustentabilidade, a professora Dayane Freitas Souza props a leitura do livro UM MUNDO MELHOR, de Patrcio Dugnani, editora Paulinas, na reunio de pais. A ao permitiu facilitar o dilogo do aluno com os familiares sobre os temas e, tambm, que a criana fosse um agente transformador, levando para sua casa informaes e atitudes sustentveis. Um Mundo Melhor Eu queria lhe dar um mundo melhor, filho. Para isso acordei cedo. E no reclamei disso, pelo contrrio, elogiei o sol, nos dias de sol, e elogiei a chuva nos dias de chuva. Comi coisas saudveis, para viver mais e v-lo crescer. Passei a fazer ginstica para poder brincar com voc. Passei a cuidar dos jardins, para voc poder brincar neles. Plantei rvores, para que voc pudesse comer seus frutos, deitar em sua sombra e descansar. Plantei, principalmente, jabuticabeiras, pois a perfeio s pode ser conhecida aps chupar jabuticabas no p e, meu filho, eu quero que voc conhea a perfeio. Alm disso, escrevi vrios livros com histrias maravilhosas para embalar seus sonhos. No sujei a rua. Sorri e cumprimentei todos que por mim passaram, para que todos tratassem voc bem. No desperdicei gua, nem joguei comida fora, para que seu futuro possa ser de muita fartura. Fiz tudo da maneira mais sincera, para que no fosse preciso mais mentir. Fiz tudo com amor, para que voc, amanh, possa colher somente amor. Depois disso fui dormir. E ao acordar no outro dia, disse a todos que o mundo estava melhor. Alguns ainda me responderam que o mundo no tinha mudado e que eu era um louco por acreditar nisso. Se no mudou - eu respondi -, a minha parte eu fiz. Essa a nica herana que posso dar a meu filho. 33

Valorizando a vida animal


Benefcio: desenvolver na criana o respeito, o sentimento de afeio pelos animais e o respeito s diferenas. Levar a criana a compreender e favorecer o exerccio da responsabilidade, da afetividade e da integrao, levando a escola para dentro de casa. A professora Lilian Barreto levou um filhote de pato para suas crianas conviverem com ele por uma semana na escola (CEI). Cantaram msicas e Lilian contou a histria do Patinho Feio. Com um patinho de pelcia, a professora apresentou as caractersticas: o que come, onde vive, como se locomove, se tem filhotinhos, mostrando que o animal precisa de cuidados. O filhote de pelcia foi batizado de Pingo e cada criana o levou para casa por uma semana, registrando, no caderno que o acompanha, a visita. Finalizando a atividade, o pato j adulto foi reapresentado s crianas.

Horta suspensa
A atividade realizada pela Professora Cleuza Fraga da Silva Gottsfritz, do ensino infantil, demonstrou aos alunos como as plantas se desenvolvem e como verduras e temperos podem ser produzidos facilmente em casa. As garrafas PETs foram cortadas lateralmente do gargalo ao fundo, furadas e amarradas de 3 (trs) em 3 (trs), formando uma escada de 3 (trs) degraus. A atividade foi desenvolvida com crianas de 3 (trs) a 4 (quatro) anos. Elas participaram da organizao da terra e do plantio. As plantas foram mantidas com adubo orgnico de compostagem. O resultado foi uma bela horta orgnica e os alunos puderam, aps colheita, saborear uma deliciosa salada de alface produzida por eles. 32

REFERNCIAS ASSMANN, H. Reencantar a educao rumo sociedade aprendente. 3.ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1998. CAPRA, F. A teia da vida. So Paulo: Cultrix, 1996. _________. Alfabetizao ecolgica a educao das crianas para um mundo sustentvel. So Paulo: Cultrix, 2006. COOK, D. Schumacher Briefings. Bristol: Green Books for Schumacher Society, 2004. v.11: The Natural Step. DIAS, G. F. Antropoceno: iniciao temtica ambiental. So Paulo: Gaia, 2002. DIAZ, A. P. Educao ambiental como projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002. DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. 3.ed., So Paulo: Hucitec, 2000. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. ______. Pedagogia dos sonhos possveis. So Paulo: UNESP, 2001. GADOTTI, M.. Ecopedagogia e educao para a sustentabilidade. Disponvel em <http:// www.paulofreire.org/twiki/bin/oops/Moacir_Gadotti/Artigos/Portugues/Pedagogia_da_Terra/ Eco_educacao_sustentabilidade_1998>. Acesso em: 23 maio 2008. INSTITUTO ETHOS. O economista chileno Manfred Max-Neef contrape crescimento econmico e qualidade de vida. Disponvel em < www.ethos.org.br>. Acesso em: 17 abril 2007. LAZLO, E. Macrotransio: o desafio para o terceiro milnio. So Paulo: Axis Mundi 2001. LOURES, R. Proposies provocativas ensaios sobre sustentabilidade e educao. Curitiba: Sistema Federao das Indstrias do Estado do Paran (FIEP), 2008. MARIOTTI, H. As paixes do ego. So Paulo: Palas Athena, 2000. MATURANA, H. ; VARELA, F.J. A rvore do conhecimento: as bases biolgicas da compreenso humana So Paulo: Palas Athena, 2001. MORIN, E. A cabea bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

__________ . Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez/UNESCO, 2000. MORIN, E.; KERN, A.B. Terra-Ptria. Porto Alegre: Sulina, 1995. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Modelo colaborativo: experincias e aprendizados do desenvolvimento comunitrio em Curitiba. Curitiba: Instituto Municipal de Administrao Pblica, 2002. REDE WWF WORD WILDLIFE FUND. Relatrio Planeta Vivo 2008. Disponvel em: <http:// www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?25500/Relatorio-Planeta-Vivo-2008>. Acesso em: 06 jun. 2011 SENGE, P.M. A quinta disciplina: arte e prtica da organizao que aprende. 25 ed., Rio de Janeiro: BestSeller, 2009. STEINER, R. Reconhecimento do ser humano e realizao do ensino. So Paulo: Antroposfica, 2009. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 3.ed., So Paulo: Martins Fontes, 1991. ZACHARIAS, V.L. C. Dewey e a escola progressista. Disponvel em: <http://www. centrorefeducacional.com.br/dewey.html>. Acesso em: 27 set. 2007. WILBER, K. A viso integral Uma introduo revolucionria abordagem integral da vida, de deus, do universo e de tudo mais. 2 ed.,So Paulo: Cultrix, 2010. WORLD COMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Disponvel em: <http://www.regjeringen.no/upload/SMK/Vedlegg/Taler%20og%20artikler%20av%20 tidligere%20statsministre/Gro%20Harlem%20Brundtland/1987/Address_at_Eighth_WCED_ Meeting.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2011.

Agradecimentos Agradecemos a cada um que, direta ou indiretamente, colaborou para a realizao do Saber Sustentvel. Em especial, Gesto do CEU Parelheiros, EMEI CEU Parelheiros, ao CEI CEU Parelheiros e EMEF Manoel Vieira Queiroz Filho.

34

35

Quando eu disse ao caroo de laranja, que Quandoeu disse ao caroo de laranja, que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrdulo. incrdulo. Hermgenes
Esta publicao resultado do desenvolvimento metodologia Esta publicaoda resultado Saber do Sustentvel promovido pelo Instituto desenvolvimento da metodologia Saber Recicle no CEU Parelheiros, em Instituto Sustentvel promovido pelo So Paulo, nos anos de 2010 e 2011. Recicle no CEU Parelheiros, em So Paulo, nos anos de 2010 e 2011. Ficha Tcnica Ficha Tcnica: Criao e Desenvolvimento de Texto Vany Alves Elaine Silva Projeto Instituto Recicle Textos e Produo Vany Alves Elaine Silva Direo de Arte Eduardo de Castro Acompanhamento Superviso e acompanhamento Regiani da Silva Design e Diagramao Karina Matulevicius Priscila Calixto Projeto Grfico Agncia ID Reviso Rosane Cmara E-mail para contato sabersustentavel@gmail.com

R a
a

FloRa vida

Solo

clim

a u g

TERRa
cicla RE

Photoxpress

Fauna
Realizao:

Parceiro:

Potrebbero piacerti anche