Sei sulla pagina 1di 4

24 Ibfan.

qxd

7/10/2010

21:27

Page 24

PESQUISA
MONITORAMENTO DE MARKETING

O desconhecimento ainda leva muitas empresas a desrespeitarem a Nbcal norma sobre produtos destinados a lactentes. A regulamentao da Lei o n 11.265/06, que tambm trata do assunto, pode melhorar a situao; aumentar a fiscalizao tambm necessrio

Fa P

da

24

Revista do Idec | Outubro 2010

PHOTOS.COM

24 Ibfan.qxd

7/10/2010

21:27

Page 25

norma nacional que defende o aleitamento materno das presses comerciais completou 22 anos em 2010. Mas, at hoje, ela desconhecida por empresas que deveriam respeit-la. A situao mais comum no caso de lojas de produtos infantis, drogarias e supermercados, que promovem alimentos, leite e bebidas base de cereal sem exibir frases de advertncia do tipo: AVISO IMPORTANTE: Este produto s deve ser usado na alimentao de crianas menores de 1 ano de idade com a indicao expressa do mdico ou nutricionista. Alguns estabelecimentos chegam a vender pela internet frmulas infantis produtos destinados a substituir ou complementar a amamentao (o que deveria ser feito somente com prescrio mdica). Essa a avaliao da Ibfan Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), que acaba de concluir, com o apoio do Idec, sua mais recente pesquisa com produtos destinados a lactentes (crianas de 0 a

1 ano). O objetivo do monitoramento avaliar como anda o respeito Norma Brasileira de Comercializao de Alimentos para Lactentes, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo (Nbcal). Quando se trata de produtores ou fabricantes de alimentos, o problema outro. Eles alegam que a Lei no 11.265/2006 teria tornado sem efeito a Portaria no 2.051 do Ministrio da Sade e as RDCs no 221/2002 e no 222/2002 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) todas componentes da Nbcal. Acontece que a lei ainda no foi regulamentada e os dispositivos anteriores, alm de no terem sido revogados, contm determinaes mais especficas. Para a Ibfan, o desrespeito Nbcal se deve, em parte, falta de fiscalizao da Anvisa e dos rgos estaduais e municipais de vigilncia sanitria. Eles alegam que o risco sanitrio no to urgente como, por exemplo, o de uma carne estragada no supermercado, que acaba tendo prioridade.

Mas, de toda forma, poderiam investir em educao e em inspeo de carter preventivo, explica Rosana De Divitiis, coordenadora nacional da Ibfan Brasil. Veja pgina 26 os destaques da ltima edio da Pesquisa sobre Promoo Comercial e Rotulagem de Leites, Frmulas Infantis, Alimentos de

Como foi feita a pesquisa


Os dados foram coletados entre agosto de 2009 e julho de 2010, nos seguintes municpios: Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Itana (MG), Jundia (SP), Niteri (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Papagaio (MG), Par de Minas (MG), Pequi (MG), So Paulo (SP) e Teresina (PI). As empresas em cujos produtos foram encontradas irregularidades receberam uma notificao elaborada pela Ibfan em parceria com o Idec.

Irregularidades na rotulagem
FOTOS IZILDA FRANA

Leite de cabra e soja Cappry Soy


Fabricante Problema Capprys Indstria de Laticnios Ltda. Promove outros produtos da empresa destinados a lactentes. No apresenta frase de advertncia.

Chazinho do Beb
Baro Comrcio e Indstria de Erva Mate Ltda. O termo beb pode dar a ideia de que o produto apropriado para a alimentao de lactente com menos de 6 meses. A expresso o ch uma bebida saudvel e saborosa pode induzir ao uso com base em falso conceito de vantagem ou segurana. A empresa concordou com a Ibfan sobre o uso da palavra beb e solicitou o prazo de um ano para utilizar as embalagens que esto em estoque. A Ibfan considera inaceitvel que a empresa precise de mais um ano para se adequar legislao que est em vigor desde 1988. Quanto expresso o ch uma bebida saudvel, o fabricante argumentou que outros produtos do mesmo ramo e similares trazem diversas expresses nesse sentido, baseadas em conhecimentos e tcnicas universais.

Leite em p Italac
Usina de Beneficiamento Goiasminas Indstria de Laticnios Ltda. A frase de advertncia no est destacada como prev a RDC no 222/2002.

Similac Advance 1
Abbott Laboratrios do Brasil Ltda. A imagem do ursinho desnecessria para ilustrar a forma como o produto deve ser preparado. A frase de advertncia no est destacada como prev a RDC no 222/2002.
A empresa alega que o ursinho uma marca. No entanto, a Ibfan o considera irregular pelo fato de se tratar de uma figura humanizada. A empresa diz que a advertncia est devidamente destacada, conforme a Lei no 11.265/2006. Segundo a Ibfan, a lei no especifica como a informao deve ser destacada. J a RDC no 222/2002, que continua valendo, exige que a frase tenha a mesma fonte da designao do produto.

Resposta da empresa

No respondeu.

No respondeu.

PHOTOS.COM

Revista do Idec | Outubro 2010

25

24 Ibfan.qxd

7/10/2010

21:27

Page 26

MONITORAMENTO DE MARKETING

Destaques da pesquisa
Transio, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo. A implementao da Nbcal contribuiu para o crescimento do aleitamento no Brasil, ainda que gradativo, j que combate a influncia da propaganda de frmulas infantis e de leite, alm de outros alimentos destinados a lactentes. Segundo Rosana De Divitiis, a publicidade dos produtos pode interferir diretamente na escolha das mes, principalmente, aquelas que esto com dificuldades para amamentar. Ofertas tentadoras de leite de caixinha tambm podem desestimular o aleitamento. H, no imaginrio popular, a ideia de que ele [o leite de caixinha] pode ser utilizado sem critrios. S que na composio do leite desnatado, por exemplo, faltam nutrientes, como a gordura, e aporte calrico, necessrios para o crescimento e desenvolvimento da criana. Por essa razo, a frase de advertncia do Ministrio da Sade, no rtulo desse produto, clara ao dizer que ele no deve ser usado para alimentar crianas, alerta Rosana.
Rtulo Todos os produtos analisados apresentaram irregularidades o leite de cabra e soja Capry Soy, o ch Chazinho do Beb, o leite em p Italac e a frmula infantil para lactentes Similac Advance 1. A infrao mais recorrente foi a ausncia ou inadequao da frase de advertncia exigida pela Nbcal (veja quadro Irregularidades na rotulagem). Ponto de venda Foram encontradas 20 promoes comerciais indevidas nos 12 estabelecimentos visitados. Treze eram proibidas pela Nbcal (oito de frmulas infantis, e cinco de bicos, chupetas e mamadeiras). As outras sete no traziam a frase de advertncia obrigatria. Folheto de oferta Nos 18 folhetos avaliados foram encontradas 42 promoes comerciais indevidas. Em 20 delas o problema era a falta da advertncia obrigatria, em 12, a frase no estava em destaque, e em 10, a advertncia exibida era diferente da determinada pela legislao. Internet Nas 28 pginas eletrnicas visitadas (de fabricantes e estabelecimentos comerciais) foram encontradas 63 irregularidades: 17 promoes de frmulas infantis para lactentes (at o 6o ms) e frmulas infantis de seguimento (para bebs de 6 a 12 meses); 15 promoes de bicos, chupetas e mamadeiras que so proibidas pela Nbcal; e 31 promoes de leites, alimentos base de soja e alimentos de transio e base de cereal, sem a devida frase de advertncia. Material educativo Em cinco sites visitados tambm foram detectadas irregularidades no material escrito ou audiovisual (folhetos, livros, fitas de vdeo etc.), que visa orientar sobre a adequada utilizao dos produtos destinados a lactentes e crianas de primeira infncia (veja tabela pgina 27). Material tcnico-cientfico A Nestl foi notificada por incluir, em encartes sobre os produtos Nan Soy e Nan Pro, dizeres que no se limitam a informaes tcnico-cientficas de fato, como: Na ausncia de leite materno, a frmula infantil base de soja um substituto adequado... e ... na ausncia total ou parcial do leite materno, deve-se utilizar a frmula infantil.

SIM AO LEITE MATERNO A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda que a criana seja amamentada at os 2 anos de vida e que at o sexto ms a alimentao seja restrita ao leite materno, que garante ao beb todos os nutrientes necessrios. Alm disso, a prtica contribui para o desenvolvimento do vnculo entre a criana e a me. Porm, as brasileiras ainda amamentam pouco, em mdia, somente at os 12 meses. O nmero no de todo ruim, pois houve evoluo. Na dcada de 1970, o perodo era em torno de trs meses, e em 1999, de dez meses, informa Marina Rea, pesquisadora do Instituto de Sade da Secretaria de Estado da Sade de So Paulo e consultora do Ministrio da Sade. Ela coordenou o comit que redigiu a primeira Norma de Comercializao de Alimentos para Lactentes (Ncal), em 1988. A realidade pior no caso do aleitamento exclusivo, ou seja, sem complementao com gua, ch ou suco. Dados do Ministrio da Sade divulgados no ano passado revelam que o perodo em que os bebs so alimentados exclusivamente com leite materno aumentou apenas de 24 dias em 1999 para 54 em 2008. Pesquisas cientficas indicam que os lquidos no nutritivos, quando administrados nos primeiros meses de vida, aumentam os riscos de infeco e morte por diarreia e pneumonia.

PROMOO EM EVENTOS A Lei no 11.265/2006 tambm determina que as associaes de pediatras e de nutricionistas no permitam promoes comerciais de produtos destinados alimentao infantil em seus eventos, ainda que os fabricantes estejam entre os patrocinadores. Contudo, a Ibfan identificou que a regra no foi respeitada no 12o Congresso de Pediatria de So Paulo, realizado em maro ltimo. A Nestl, uma das patrocinadoras, ex-

Respostas das empresas


Dos 65 fornecedores notificados, entre fabricantes e estabelecimentos comerciais, apenas 37 responderam. A empresa Al Beb e o Supermercado Extra sequer aceitaram receber a correspondncia da entidade. Diversos estabelecimentos em que foram detectadas promoes comerciais indevidas informaram Ibfan que iriam adequar suas prticas. Alguns admitiram desconhecer a legislao. J a Nestl no concordou com a notificao a respeito do encarte tcnico-cientfico do Nan Soy e do Nan Pro. As frases citadas tm por objetivo informar o profissional de sade em quais condies o produto deve ser utilizado, justificou a empresa. Porm, a Ibfan considera que os materiais informativos denominados tcnico-cientficos devem se restringir a informaes factuais sobre os alimentos.

26

Revista do Idec | Outubro 2010

24 Ibfan.qxd

7/10/2010

21:27

Page 27

Irregularidades no material educativo


ps em seu estande um painel sobre o Mucilon Prontinho, um alimento de transio. A fabricante alegou que por ser um alimento de transio, e no um substituto do leite materno, sua promoo comercial estaria autorizada pela legislao. Entretanto, essa permisso no se aplica a eventos patrocinados, nos quais as empresas somente podem distribuir material tcnico-cientfico (aquele que contm informaes comprovadas sobre o produto ou relacionadas ao domnio de conhecimento da nutrio e da pediatria, destinado a profissionais de sade). A Ibfan no concorda que a imagem de uma mulher junto a uma criana tomando Mucilon se enquadre nesse critrio. No mesmo evento, a Mucambo S/A (NUK) distribuiu em seu estande
Fornecedor/Site
Estao do Beb/ www.ebb.com.br Kuba Produtos Infantis/ www.kuka.com.br Planeta Beb/ www.planetabebe.com.br

Problemas
Orientaes sobre a alimentao de lactentes* Orientaes sobre a alimentao de lactentes* e de crianas de primeira infncia** Orientaes sobre a alimentao de lactentes*

Resposta da empresa
No respondeu Disse que est providenciando a retirada desse contedo do site o mais breve possvel Excluiu temporariamente a matria Amamentao, at que a pgina seja reeditada e colocada em conformidade com a legislao Informou que providenciar a reviso do site e a retirada das informaes indicadas na notificao No respondeu

Lillo do Brasil L/ www.lillo.com.br Nestl do Brasil/ www.nestle.com.br

Orientaes sobre a alimentao de lactentes* Orientaes sobre a alimentao de lactentes* e de crianas de primeira infncia**

* O artigo 19 da Lei no 11.265/2006, em seu pargrafo 2o, probe que distribuidores, fornecedores, importadores ou fabricantes de produtos abrangidos pela lei produzam materiais educativos sobre alimentao para lactentes. J se esses materiais no forem produzidos por um fornecedor, importador ou fabricante (como o caso do portal de comunicao Planeta Beb) podem ser divulgados desde que contenham informaes sobre os benefcios da amamentao, os efeitos negativos do uso de mamadeiras, bicos e chupetas, entre outras exigncias **No caso da alimentao de crianas de primeira infncia, o artigo 19 determina que todo material educativo, qualquer que seja sua forma, dever incluir informaes sobre os benefcios da amamentao, entre outras exigncias

Chupeta para prematuros distribuda pela Mucambo S/A em evento de pediatria

amostras de chupeta para prematuros (ilegal por si s, de acordo com a Lei no 11.265/2006), sacolas e mouses pad (brindes que, para a Ibfan, configuram estmulos pessoa fsica, o que tambm vai contra a legislao). A empresa respondeu que no foi patrocinadora do evento e que seus produtos foram entregues apenas aos mdicos. A Sociedade de Pediatria de So Paulo (SPSP), que promoveu o evento, informou que iria entrar em contato com as empresas em questo.

Recomendaes
trios cientficos e da orientao de um mdico ou nutricionista.
A complementao ou substituio do leite materno deve partir de cri-

contm informaes desnecessrias,


que induzem ao consumo.
Evite produtos com embalagens em desacordo com a legislao e rtulos sem informaes claras e de fcil leitura. Siga rigorosamente a orientao do mdico ou nutricionista para o consu-

Ateno: muitas vezes, os rtulos dos produtos destinados alimentao infantil

Lei espera da regulamentao


or um lado, a promulgao da Lei no 11.265, em 2006, foi um avano, ao elevar a hierarquia da Nbcal. De portarias e resolues do Ministrio da Sade e da Anvisa, a norma virou lei aprovada no Congresso Nacional. Mas a falta de regulamentao acabou deixando espao para interpretaes dbias. A portaria e as RDCs continuam valendo, mas empresas j conseguiram na Justia o direito de seguir apenas a nova lei. Esta, no entanto, contm lacunas que podem

mo de frmulas infantis em p.

ser resolvidas com a regulamentao. No incio de 2009, um grupo de trabalho integrado pela Ibfan concluiu a minuta que servir de base para o decreto da regulamentao. Mas percebemos que depois de o texto ser avaliado pela Procuradoria da Anvisa, houve mudanas e alguns pontos ficaram conflitantes, diz Rosana De Divitiis. A Ibfan pediu Anvisa a reviso do texto da minuta e est aguardando resposta da gerncia de alimentos.

Evite mamadeiras e chupetas, devido aos riscos de contaminao e de interferncia no desenvolvimento da dentio e da fala. Denuncie Anvisa, pelo telefone 0800642-9782 ou por e-mail <ouvidoria@anvisa. gov.br>, os alimentos destinados a crianas que possam colocar a sade delas em risco. Exija dos governantes que o cumprimento da legislao sanitria seja monitorado e que os infratores sejam submetidos aos rigores da lei.

Revista do Idec | Outubro 2010

27

Potrebbero piacerti anche