Sei sulla pagina 1di 5

Amigo do Ambiente

Reciclagem

Gabrielly Silva Henrique Fonseca Mariana Duarte Rben Batista Tetyana Skadina

Desde o final da dcada de 80 que reciclar passou a fazer parte do dia-a-dia de muitos seres humanos. Isto, porque soube-se que os recursos naturais no renovveis (petrleo, carvo, rvores, gua) estavam a esgotar-se, devido incorreta e dependente utilizao destes. Houve tambm um aumento significativo da produo de embalagens e produtos descartveis, que fez com que houvesse um aumento na produo de lixo e consequentemente a falta de espao para a disposio destes resduos. Reciclar e reutilizar so conceitos diferentes, isto , reciclar significa reaproveitar certos materiais usados que so desviados, separados e transformados em novos produtos para consumo e reutilizar utilizar o mesmo produto mais que uma vez. Os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico pois podem ser transformados em produtos idnticos ao original.

Existem 5 ecopontos de cores diferentes em Portugal:


Azul (papelo): papel e carto; Verde (vidro): frascos, boies e garrafas de vidro; Amarelo: embalagens de metal, de plstico e Tetra Pak; Vermelho: pilhas e baterias; Cinzento: resduos geralmente no reciclveis, misturados ou contaminados, no sendo possvel separao. Tanto o papel reciclado e o vidro reciclado no possuem as mesmas caractersticas do original porque durante as reutilizaes eles perdem alguns dos componentes, no papel as fibras de celulose e no vidro a mistura j no formulada a partir da areia mas sim de um outro vidro, que consequentemente faz com que os novos produtos tenham a cor, a textura, a dureza, etc. diferentes da do original. Isto, j no acontece com o alumnio que pode ser reciclado continuamente e perdura sempre com as mesmas propriedades do inicial.

Muitas indstrias optam pela reciclagem de materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Alguns dos benefcios da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado pelas cidades, ajudando antigos desempregados a manterem as suas famlias. Para alm disto h a poupana nas energias, a reduo da poluio atmosfrica e dos recursos hdricos e a participao ativa dos consumidores que faz com que obtenham maior conscincia ambiental. No entanto a reciclagem pode provocar alteraes na oferta e procura nacional e internacional, h um aumento nos custos na recolha, transporte e processamento. Os aterros sanitrios so espaos dedicados ao amontoamento dos resduos domsticos, comerciais e restos slidos retirados dos esgotos. So geralmente instalados em superfcies distantes das cidades devido ao mau cheiro e intensa circulao de camies. No h qualquer perigo para o ser humano pois o trabalho realizado todo atravs de mquinas e tm baixo manuteno. custo de A incinerao consiste na queima do lixo em fornos e locais apropriados. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resduos e alm disso, destri os microrganismos que causam doenas, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. H uma reduo de 90% do volume do lixo atravs da combusto a temperaturas elevadas, mas existem resduos que libertam gases txicos ao serem queimados e isto obrigada a instalao de filtros e equipamentos para evitar a poluio do ar e torna assim o mtodo mais caro. Nas zonas rurais o lixo orgnico utilizado para a produo de adubo atravs da compostagem (decomposio controlada da matria orgnica, realizado por microorganismos) e em seguida empregado na agricultura.

Existem muitas campanhas educativas que tm como objetivo despertar a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades, pois h cada vez mais dificuldade em conseguir locais para instalar ecopontos para que todos possam contribuir com a

limpeza. Portanto, a reciclagem apresenta-se como economicamente, alm de ser ambientalmente correta.

uma

soluo

vivel

A Sociedade Ponto Verde uma entidade privada, fundada em 1996 e tem como objetivo promover a reciclagem de embalagens em Portugal. Como bons cidados comuns devemos sempre tomar certas medidas para podermos ajudar o ambiente, tais como:

No contaminar os cursos da gua; Reduzir o consumo domstico de gua potvel; Reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes qumicos na agricultura; Dar preferncias ao uso de pilhas recarregveis ou alcalinas; No deitar lixo para o cho, a cidade agradecer; Trocar as lmpadas incandescentes pelas fluorescentes, pois consomem menos energia e duram muito mais tempo; Reciclar e evitar o desperdcio; Se possvel fazer compostagem em casa; Ao fazer compras, utilizar sempre um saco reutilizvel. Evitar sacos de plstico pois so grandes poluentes do ambiente; Ensinar s crianas o amor e respeito pela natureza.
Com um pequeno gesto de separar sempre que possvel o lixo que produzimos faz com que todos juntos consegue-mos reduzir a acumulao de resduos poupando certas matrias-primas, diminuir as emisses de gases como o metano e o dixido de carbono e o desgaste do solo, ar e gua. Se soubermos utilizar os recursos que a natureza nos oferece de forma correta, no futuro teremos um mundo mais limpo e desenvolvido.

Respeito a si mesmo Respeito ao prximo Responsabilidade por suas aes Reduzir o consumo Reutilizar materiais Reciclar

Reeducar

Potrebbero piacerti anche