Sei sulla pagina 1di 2

EFTSCV ESCOLA DE FORMAO TCNICA EM SADE CARNEIRO DO VALE ALUNO_____________________________________________________ DATA:____/____/____ PROFESSOR: Anderson Nunes da Silva Instrues Questes

s objetivas com rasuras sero anuladas Disciplina Mquinas Equipamentos e Materiais Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Avaliao 01 Valor: 8,0 Nota:

1. A Revoluo Industrial definida como um conjunto de mudanas tecnolgicas com profundo impacto no processo produtivo em nvel econmico e social, o qual teve inicio na Inglaterra, em meados do sculo XVIII e expandiu-se pelo mundo por volta do sc. XIX. Com relao a Revoluo Industrial assinale V ou F (1,0). ( ) No contribuiu para a superao da era agrcola. ( ) Os trabalhadores passaram a ser submetidos a uma disciplina severa, visando os lucros, em detrimento da sua sade fsica e mental. ( ) A maquinofatura trouxe riscos de acidentes associados aos equipamentos desconhecidos pela grande parte das pessoas que os operavam. ( ) A energia a vapor no contribuiu para o desenvolvimento das mquinas e das indstrias. ( ) A Revoluo Industrial chega ao nosso pas ainda quando ramos colnia de Portugal, o que nos traz, como consequncias, grandes avanos tecnolgicos nos dias de hoje. 2. Defina atividade Industrial e diferencie produtos de servios. Cite exemplos de cada um. (1,0):

3. Com relao a processos industriais assinale a alternativa correta. (1,0) a) Processos Industriais so mtodos e procedimentos especficos, que no envolvem pessoas, nem mquinas, nem equipamentos, matrias-primas e tecnologias, voltadas a produo de um produto qualquer b) No envolvem passos qumicos ou fsicos que fazem parte da manufatura de um ou vrios itens c) Processos Fsicos so queles que no alteram a natureza atmica da matria, diferente do qumico. d) Processos industriais produzem apenas produtos aproveitveis. 4. O que so processos unitrios? D Exemplos (1,0) Texto para as prximas questes: O motor a combusto um dos substitutos da mquina a vapor. Na mquina a vapor o objetivo era vaporizar a gua para elevar presso dentro da mquina e empurrar um mbolo que dava a fora necessria para a mquina girar. 5. Qual o objetivo do motor combusto? (1,0) 6. Qual princpio de funcionamento do motor a combusto, com nfase nos tempos do motor ? (1,0) 7. Com relao aos Motores combusto interna marque V ou F. ( ) A sequncia de operaes (admisso, compresso, expanso e escape) realiza-se num ciclo de 4 movimentos do mbolo (motor de 4 tempos), ou num ciclo de 2 movimentos do mbolo (motor de 2 tempos). ( ) O uso do motor combusto traz associado, por exemplo, o riscos fsico calor, alm de riscos qumicos e de acidentes. ( ) Alguns dos riscos qumicos associados ao motor a combusto so: o prprio combustvel e a liberao de gases txicos com o CO2 (Dixido e carbono) e o CO (monxido de carbono) ( ) A manuteno dos motores fator indispensvel para a diminuio dos riscos de doenas, porque a falta daquela contribui para a maior liberao de gases txicos prejudiciais a sade humana. 8. Voc tcnico de segurana das Casas Bahia e a alta administrao precisa comprar uma quantidade considervel de empilhadeiras para serem utilizadas no almoxarifado da empresa. A nica ressalva que a administrao no sabe qual tipo de empilhadeira comprar (eltrica ou a combusto). Qual seria a sua orientao para a compra da empilhadeira? Justifique a sua orientao administrao. (1,0)

Potrebbero piacerti anche