Sei sulla pagina 1di 5

LFG processo penal aula 06

D JUSTA CAUSA. Funciona como um lastro probatrio mnimo para que se possa dar incio a um processo penal. trazido normalmente por meio do IP. O processo penal no pode ser algo leviano, pois algo muito srio. Natureza jurdica: Corrente 1 condio genrica sui generis da ao penal (maioria da doutrina processual penal). Corrente 2 seria um pressuposto da ao (pessoal do processo civil, pois eles rejeitam a justa causa como uma quarta condio).

4 CONDIO DE PROSSEGUIBILIDADE. Comparao com a condio de procedibilidade esta uma condio da ao, sendo uma condio necessria para o incio do processo (devendo a condio ocorrer para permitir o incio do processo). J a condio de prosseguibilidade, sendo esta uma condio necessria para o prosseguimento do processo. O processo j est em andamento e uma condio deve ser implementada para que o processo siga seu curso normal. O processo j est em andamento e durante o curso do processo vai surgir a necessidade do implemento dessa condio (esta dever ser implementada). Ex crime de leso corporal leve/leso corporal culposa Antes da L 9.099/95 tais crimes eram de ao penal pblica incondicionada. Com o advento dessa lei, tais crimes passaram a ser de ao penal pblica condicionada a representao.
Art. 88. Alm das hipteses do Cdigo Penal e da legislao especial, depender de representao a ao penal relativa aos crimes de leses corporais leves e leses culposas. Nesses crimes, a natureza jurdica da representao ser de condio de prosseguibilidade para os processos poca que a lei entrou em vigor, pois ser condio de prosseguibilidade para os processos que j existiam com o advento dessa lei. Para os novos processos, ser condio de procedibilidade. Ex crime de estupro cometido com emprego de violncia real.

Antes da L 12.015/09, o respectivo estupro era de ao penal pblica incondicionada. Com o advento da mencionada lei, o respectivo crime passa a ser de ao penal pblica condicionada a representao. 1 corrente se o processo j estava em andamento, no haver a necessidade da representao. (deve prevalecer por ser crime referente a sexualidade) 2 corrente a representao deve ser implementada nos processos que estavam em andamento (pois a representao passa a ser uma condio de prosseguibilidade), sob pena de decadncia a maioria dos adeptos entendem que a respectiva representao deveria ser implementada no prazo de 30 dias (L 9.099/95, art 91) e para outros ser de 6 meses (conforme o CPP, art 38). 5 CLASSIFICAO DAS AES PENAIS CONDENATRIAS. Conforme com quem prope a ao, feito tal classificao. A ao penal pblica. Titular MP (CF, art 129, I) Pea acusatria: denncia. Subespcies da ao penal pblica. a.1 ao penal pblica incondicionada. A atuao do MP no depende do implemento de qualquer condio, tais como representao, requisio... a regra no CPP. a.2 ao penal pblica condicionada. A atuao do MP depende de representao do ofendido ou de requisio do Ministro da Justia. a.3 ao penal pblica subsidiria da pblica. Decreto lei 201/67 (art 2 2) Se o MP estadual no tomar providncias contra o prefeito pelos crimes de responsabilidade, pode pedir providncias ao PGR (chefe do MPU). A maioria da doutrina entende que o 2 no foi recepcionado pela CF, pois atenta contra a autonomia dos MP estaduais e alm disso, atenta contra a competncia da justia federal (pois no est prevista na CF). Cdigo eleitoral (art 357 3 e 4). Art. 357. Verificada a infrao penal, o Ministrio Pblico oferecer a denncia dentro do prazo de 10 (dez) dias. 3 Se o rgo do Ministrio Pblico no oferecer a denncia no prazo legal representar contra le a autoridade judiciria, sem prejuzo da apurao da responsabilidade penal.

4 Ocorrendo a hiptese prevista no pargrafo anterior o juiz solicitar ao Procurador Regional a designao de outro promotor, que, no mesmo prazo, oferecer a denncia. Incidente de Deslocamento de competncia. Em regra, o crime deveria ser deslocado para a justia estadual (CF, art 109 V-A e 5) tendo o MP estadual como titular, mas de autorizado o deslocamento da competncia (inrcia do estado-membro e crime com grave violao aos direitos humanos) para a justia federal, sendo a atuao agora do MPF. O STJ vem considerando vlido o IDC (caso do grupo de extermnio que atuava na rea nordestina, o caso da Dorothy Stenger no houve o deslocamento da competncia, foi negado pelo STJ). B Ao penal de iniciativa privada. Titular ofendido/representante legal. Pea acusatria queixa crime. Sub espcie: b.1 ao penal privada personalssima. O direito de queixa s pode ser exercido pelo ofendido. O representante legal no pode exercer esse direito. No haver sucesso processual. Se a vtima morrer, ser uma causa extintiva da punibilidade. nico exemplo de crime ART 236 do CP induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento. Depende de queixa do contraente enganado precisa ter o trnsito em julgado na rea cvel, da anulao do casamento. b.2 ao penal exclusivamente privada. Se o ofendido for incapaz, o direito do ofendido ser realizado pelo representante legal. possvel a sucesso processual. Ex crime de dano, crime contra a honra. b.3 ao penal privada subsidiria da pblica. S cabvel diante da inrcia do MP. 6 PRINCPIOS DA AO PENAL.

AO PENAL PBLICA. 1 Ne procedar iudex ef officio (princpio da

AO PENAL PRIVADA. 1 NE procedar iudex ef officio (princpio da

inrcia da jurisdio) por conta deste princpio, ao juiz no dado (permitido) iniciar de ofcio um processo penal condenatrio. Garantia da imparcialidade do juiz. Processo judicialiforme processo criminal instaurado por meio de portaria do juiz (acontecia no caso de contravenes penais e homicdios e leses culposas) no foi recepcionado pela constituio federal. Se o processo no for condenatrio, poder ser concedido pelo juiz de ofcio. (ex: a ordem de HC pode ser concedida de ofcio pelo juiz) 2 princpio do NE bis in idem processual ningum pode ser processado 2x pela mesma imputao (pelo mesmo fato delituoso). Conveno Americana dos Direitos Humanos prev de maneira expressa o respectivo princpio (Art 8 4). A deciso absolutria ou declaratria extintiva da punibilidade, ainda que proferida por juzo absolutamente incompetente, capaz de transitar em julgado e de produzir seus efeitos regulares, dentre eles o de impedir novo processo pela mesma imputao. 3 princpio da intranscendncia a pea acusatria s pode ser oferecida em face do suposto autor ou partcipe do fato delituoso. Deriva do princpio da pessoalidade da pena. 4 princpio da obrigatoriedade. Somente se aplica aqui. Conhecido como princpio da legalidade processual. Presentes as condies da ao penal e havendo justa causa, o MP obrigado a oferecer a denncia. ART 24 do CPP. Mecanismo de controle do princpio da obrigatoriedade Art 28 do CPP. Excees ao princpio da obrigatoriedade: 1 transao penal (L 9.099/95, Art 76) se o autor aceitar ele cumpre de imediato uma pena de multa ou restritiva de direitos, aceitando a transao, o MP no oferece denncia contra ele aplica-se o princpio da discricionariedade regrada ou princpio da obrigatoriedade mitigada. 2 Acordo de Lenincia (espcie de delao premiada nos crimes contra a ordem econmica) ou acordo de brandura ou doura estava previsto no art. 35-C da L 8.884/94, revogada pela lei 12.529/2011, no art 87 antigamente o acordo de lenincia estava ligado apenas aos crimes contra a ordem econmica, agora a lei ampliou um pouco, pois tal acordo pode beneficiar os crimes diretamente relacionados prtica de cartel; 3 termo de ajustamento de conduta (TAC) enquanto houver o cumprimento do TAC, no h necessidade do oferecimento de denncia (Hc 92921 do STF). 4 parcelamento do dbito tributrio.

inrcia da jurisdio) - por conta deste princpio, ao juiz no dado (permitido) iniciar de ofcio um processo penal condenatrio. Garantia da imparcialidade do juiz. Processo judicialiforme processo criminal instaurado por meio de portaria do juiz (acontecia no caso de contravenes penais e homicdios e leses culposas) no foi recepcionado pela constituio federal. Se o processo no for condenatrio, poder ser concedido pelo juiz de ofcio. (ex: a ordem de HC pode ser concedida de ofcio pelo juiz) 2 princpio do NE bis in idem processual ningum pode ser processado 2x pela mesma imputao (pelo mesmo fato delituoso). Conveno Americana dos Direitos Humanos prev de maneira expressa o respectivo princpio (Art 8 4). A deciso absolutria ou declaratria extintiva da punibilidade, ainda que proferida por juzo absolutamente incompetente, capaz de transitar em julgado e de produzir seus efeitos regulares, dentre eles o de impedir novo processo pela mesma imputao. 3 princpio da intranscendncia a pea acusatria s pode ser oferecida em face do suposto autor ou partcipe do fato delituoso. Deriva do princpio da pessoalidade da pena.

Art 83 2 da L 9.430/96 com redao dada pela L 12.382/11 para a pretenso punitiva fique suspense, deve ter aderido ao regime do parcelamento at o recebimento da denncia criminal.

Potrebbero piacerti anche