Sei sulla pagina 1di 8

2013

Fotos: banco de imagens e arquivo do MMA.

BRASIL SEM LIXO


VOC SABIA?
Que a maior parte da populao brasileira mora em cidades. Isso leva ao aumento do consumo e da produo de lixo. Mas esse lixo vale dinheiro quando tratado de forma correta. Veja como se pode ganhar com o lixo. Pg. 2

COMO PARTICIPAR DA CONFERNCIA?


Os governos realizam conferncias para promover a participao da populao nas polticas pblicas. A 4 Conferncia Nacional do Meio Ambiente vai tratar de Resduos Slidos pois a meta do governo acabar com os lixes at 2014. Sua participao nesta discusso fundamental! Saiba como fazer parte e como realizar conferncias na sua cidade. Pg. 3

O DESAFIO DE TODOS!
Ca d a u m e st fa z e ndo su a pa r t e. A lei sobre Resduos Slidos est valendo desde dezembro de 2010, e todos ns temos nossas responsabilidades. Conhea o que o governo, a sociedade e as empresas esto fazendo. Pg. 4

VOC SABIA?
Que a maioria da populao do Brasil vive em cidades? Que o lixo produzido na sua casa, no seu trabalho, na sua escola e na fbrica da sua cidade representa centenas de milhares de toneladas por dia?
IBGE, 2010

NOSSO LIXO VALE DINHEIRO! VAMOS SEPARAR?

Que o leo de cozinha jogado pelo ralo da pia ou mesmo no vaso sanitrio pode se acumular na rede de esgoto e ao cair em rios e crregos no deixa entrar oxignio e luz na gua, provocando a morte de peixes e plantas?

Que grande parte desse lixo depositada em lixes a cu aberto, normalmente afastado dos centros urbanos?

No h como no produzir lixo (resduos) nas indstrias, nos comrcios e nas casas, mas podemos diminuir essa produo. Como? Reduzindo o desperdcio, reutilizando sempre que possvel e separando os materiais reciclveis para a coleta seletiva.

http://www.caranguejo.org.br/cores-e-simbologia-da-reciclagem/#!prettyPhoto-4742/0/

Que papel, plstico, metal e vidro valem dinheiro? So materiais reciclveis, que podem ser reaproveitados. importante lembrar que eles devem e s t a r l i m p o s quando forem jogados fora, sem nen hum tipo de resto de comida.

Que na poca de vero quando ocorrem as tempestades, o lixo no coletado ou jogado nas ruas e nas margens de rios provoca enchentes nas cidades?
Foto: Milton Jung

V o c j o u v i u f a l a r n o s 3Rs? Sig n i f ica m R EDUZ IR REUTILIZ AR RECICL AR. Eles c o n t r i b u e m p a r a d i m i n u i r a quantidade de lixo que vai para o ater ro sanitrio e podem ser transformados em novos produ- tos, por isso valem dinheiro. REDUZIR o R q ue sig n i f ic a reduzir a quantidade de lixo que produzido. o mais importante de todos. Precisamos evitar o des- perdcio quando consumimos mais do que precisamos. Por exemplo, podemos reduzir nossa produo de lixo, evitando produtos descartveis como copos plsticos, garrafas PET, embalagens descartveis etc, ou seja, tudo aquilo que voc utiliza apenas uma vez e joga fora.
Fotos: banco de imagens

REUTILIZAR o segundo R, que produto para outra coisa. Por exem- plo, um copo de requeijo pode ser utilizado para beber gua ou folhas de papel usadas podem servir como caderno de rascunho ou uma garrafa PET de refrigerante pode ser reutili- zado para guardar outro produto. RECICLAR o processo industrial de reaproveitamento de materiais que sero utilizados como matria- -prima para fazer um novo produto, que pode ser igual ao original ou no. Por exemplo, as latinhas de cervejas que os catadores recolhem so vendi- das para as empresas fazerem novas latinhas de cervejas. Os principais materiais reciclveis so: metais (latinhas), plsticos, vidros e papis.

Que os remdios quando jogados no lixo comum e no vaso sanitrio podem contaminar o solo e as guas que sero utili- zadas para se beber e cozinhar?

Que o lixo deixado na praia, a mar alta leva para o alto-mar e parte volta sujando mangues e esturios?

A META ACABAR COM OS LIXES AT 2014!


Mais da metade dos municpios populao separa o lixo e existe um do Brasil ainda possui LIXES. So trabalho de reciclagem de porta a 2.906 lixes que devem ser fechados porta ou por meio dos catadores. at 2014. (IPEA,2012) Quantidade de Municpios que fazem No Programa de Acelerao Sim do Crescimento (PAC2) na rea de 14% saneamento, o Ministrio das Cidades investir R$ 41 bilhes at 2014. O investimento destinado para o No abastecimento de gua, esgotamento 86% sanitrio, drenagem urbana, sanea- mento integrado e resduos slidos. Fonte: Cempre/Ciclosoft, 2012 (MCIDADES, 2012) 27% das cidades brasileiras Dos 5.564 municpios brasileiros, possuem Aterros Sanitrios. H 10 somente 766 fazem coleta seletiva anos, eram apenas 17% das cidades do lixo. A prefeitura realiza coleta que descartavam o lixo em aterros. seletiva quando pelo menos 10% da (IBGE,2008)
Coleta Seletiva de Lixo

Que das 189 mil toneladas de resduos slidos produzidos por dia no Brasil, apenas 1,4% formalmente reciclado? Se os resduos forem reciclados e/ou reaproveitados podem valer cerca de R$ 8 bilhes por ano? IBGE, 2010-MMA, 2012
EXPEDIENTE Repblica Federativa do Brasil Vice-Presidente: Michel Temer Ministrio do Meio Ambiente Ministra: Izabella Teixeira Secretrio Executivo: Francisco Gaetani Secretaria de Articulao Institucional e Cidadania Ambiental Secretria: Samyra Crespo Chefe de gabinete: Aldenir Paraguass Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental Diretor: Geraldo Vitor de Abreu 2 Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano Secretrio: Pedro Wilson Guimares Chefe de Gabinete: Moacir Assuno Departamento de Ambiente Urbano Diretor: Silvano Silvrio da Costa
Coordenao: Maura Silva e Patrcia Ramos Mendona Colaboradores: Aida Feitosa, Ana Flora Caminha, Antonia Samir, Dbora Angelim, Erick Aguiar, Marco Moreira, Mariana Nascimento e Rodrigo Braga. Programao visual: ngela Ester M. Duarte

O GOVERNO QUER OUVIR VOC,


PARTICIPE DAS CONFERNCIAS!
O governo federal faz conferncias para ouvir a populao. O objetivo construirmos juntos as solues para evitar o desperdcio, reduzindo a produo de lixo para tornar nossas cidades mais limpas e agradveis para viver. necessrio que a populao brasileira discuta de forma participativa este assunto, que de interesse de todos. A Conferncia Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em 2013, um convite do governo federal a todos os brasileiros. Vamos discutir e colocar em prtica o que as polticas pblicas relacionadas aos resduos slidos esto propondo.

COMO PARTICIPAR DA 4 CONFERNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE?


A 4 Conferncia Nacional do Meio Ambiente vai discutir a imple- mentao da Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), com foco nos seguintes temas:

3. Gerao de Emprego e Renda:

Como melhorar as condies de vida das pessoas que hoje tiram o sus- tento de suas famlias da catao do lixo. Este tema direcionado orga- 1. Produo e nizao de cooperativas de catadores, Consumo Sustentveis: que separam e reciclam os resduos Como podemos consumir de forma slidos em galpes equipados para isso. mais inteligente, produzindo menos lixo.

2. Reduo dos Impactos Ambientais:


Como o cidado pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz. Como reduzir as enchen- tes e a poluio dos mares, proteger as nascentes dos rios, os animais, as plantas e nossa sade. E ainda, como acabar com os lixes at 2014.
O que Conferncia Livre?

O CONVITE VALE PARA TODOS

O processo da Conferncia comea pelas etapas locais, em um munic- pio sozinho como CONFERNCIA MUNICIPAL ou em um grupo de municpios como CONFERNCIA REGIONAL . Voc deve procurar sua prefeitura para saber o dia e o local da reunio e assim, discutir e propor solues. Nessa primeira etapa sero eleitos delegados que participaro da CONFERNCIA ESTADUAL . Cada estado vai tra- tar das solues que dever adotar

e tambm eleger os delegados para a etapa nacional. A ETAPA NACIONAL o ponto alto do debate de uma conferncia. quando os resultados de todas as conferncias estaduais, das conferncias livres e das conferncias virtuais sero dis- cutidos pelos representantes eleitos. O resultado da Conferncia Nacional fruto do debate que se inicia nos municpios para construo de pol- ticas pblicas para todo o pas.

Todos os brasileiros tero a opor- tunidade de participar e contribuir com a Conferncia Nacional, partici- pando diretamente das conferncias municipais, regionais e estaduais, das conferncias livres e tambm das conferncias virtuais.

VEJA QUEM FAZ PARTE DA ORGANIZAO DA CONFERNCIA


A Comisso Organizadora Nacional (CON) organiza e acompanha o processo de conferncias e formada por 34 membros, assim distribudos: 12 representantes da sociedade civil Ministrio da Sade (MS) distribudos, sendo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) 2 representantes da comunidade acadmica Ministrio do Planejamento, Oramento e 2 representantes de cooperativas ou de Gesto (MPOG) outras associaes de catadores de materiais Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e reutilizveis e reciclveis formadas por pesComrcio Exterior (MDIC) soas fsicas de baixa renda Ministrio da Educao (MEC) 2 representantes dos povos indgenas e Cmara dos Deputados (CD) comunidades tradicionais Senado Federal (SF) 2 representantes dos trabalhadores Associao Nacional de rgos Municipais 2 representantes das organizaes no de Meio Ambiente (Anamma) governamentais Associao Brasileira de Entidades Estaduais 2 representantes dos movimentos sociais de Meio Ambiente (Abema) Confederao Nacional de Municpios (CNM) 4 representantes dos setores empresariais Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama) 18 representantes dos Poderes Pblico Instituto Chico Mendes de Conservao da municipal, estadual e federal Biodiversidade (ICMBIO) Conselho Nacional do Meio Ambiente Ministrio do Meio Ambiente (MMA) (Conama) Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica (SGPR) Casa Civil da Presidncia da Repblica Nos estados sero formadas as Comisses Ministrio das Cidades (MC) Organizadoras Estaduais (COEs) e Municipais ou Regionais (COMUs e COREs). Ministrio de Minas e Energia (MME)
3

A Conferncia Livre acontece no bairro, no condomnio onde voc mora, ou ainda no local em que voc trabalha. O ato de convocao pode ser da Associao Comunitria, do sndico ou por solicitao dos moradores interessados em realizar a conferncia. Nessas conferncias as pessoas interessadas vo se reunir e sugerir propostas para cuidar dos resduos slidos gerados naqueles locais. O resultado pode ser um plano de gesto dos resduos, por exemplo. A Conferncia Livre tambm pode aprovar propostas a serem encaminhadas s etapas municipais, regionais, estaduais e nacional. A importncia da Conferncia Livre sensibilizar e mobilizar a comunidade, alm de popularizar o tema da CNMA. O que Conferncia Virtual? As Conferncias Virtuais podem ser convocadas por qualquer grupo de pessoas ou representaes governamentais interessadas no debate sobre os temas da conferncia. O objetivo das Conferncias Virtuais promover o debate atravs da internet, videoconferncias e outros meios de comunicao virtual. As propostas dessas Conferncias sero encaminhadas por meio eletrnico diretamente para as etapas estaduais e nacional da 4 CNMA.

O DESAFIO
DOS GOVERNOS

POLTICA NACIONAL DE RESDUOS SLIDOS


Vrios ministrios vo trabalhar para acabar com os lixes em 2014. Eles esto sendo representados na Comisso Organizadora Nacional da 4 Conferncia.
A lei da Poltica Nacional de Resduos Slidos, aprovada em 2010, comea a mudar a maneira como o pas trata os resduos. Em primeiro lugar preciso evitar gerar resduos sempre que possvel. Procurar con- sumir sem desperdcio e reutilizar os produtos que antes eram descartados. Segundo a lei, a responsabilidade pela destinao adequada dos res- duos slidos de todos: governos, empresas e toda a sociedade. a chamada responsabilidade com- partilhada podemos ficar de braos cruzados esperando uma soluo. Devemos cobrar das empresas e do governo as medidas previstas na lei, alm de fazer a nossa parte. E como isso pode O que aterro sanitrio?
Aterro sanitrio um depsito onde so descartados resduos slidos no rejeitos produtos que no servem mais para nada. Deve ter um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteo ao meio ambiente e monitoramento ambiental. At agosto de 2014, todos os municpios brasileiros precisam destinar adequadamente os rejeitos. com 18 estados para elaborao de Planos Estaduais de Resduos Slidos e est apoiando os Planos de Gesto dos Resduos Slidos em 478 municpios e 50 Planos de Coleta Seletiva.

PLANO DE AO PARA PRODUO E CONSUMO SUSTENTVEL

O grande volume de resduos um problema para o meio ambiente os hbitos dos consumidores e o des- ser feito? Ao separarmos os materiais e para nossa qualidade de vida. reciclveis do lixo orgnico restos de O aumento do consumo provoca os trabalhos de reciclagem e a coleta comida, lixo dos banheiros etc esta- aumento da quantidade de resduos, seletiva no pas. mos fazendo um pouco a nossa parte. como embalagens que jogamos fora e produtos antigos que so substitudos por novos. E o lixo? Pela lei da Poltica Nacional de Resduos Slidos, todos os municpios devero oferecer a coleta seletiva populao, destinando aos aterros sanitrios apenas os resduos que no podem ser reciclados os rejeitos. Isso ir acabar com os lixes. Porm, como a coleta seletiva ainda no ocorre plenamente, comum encontrarmos nos aterros sanitrios materiais reciclveis que valem dinheiro como: plsticos, vidros, metais, papis e PET. E o que o consumo sustentvel? adquirir apenas o que necessrio, sem desperdcios e com menos pro- duo de lixo. repensar a forma como se consome, eliminar as compras desnecessrias, reutilizar tudo o que for possvel e separar materiais para reciclar. Em 2011, o governo federal lanou o Plano de Ao para Produo e Consumo Sustentveis (PPCS). um documento que contou com a colabo- rao de vrios setores da sociedade e apresenta aes a serem adotadas por todos os cidados. Para isso,

Foto: banco de imagens

O DE TODOS!
DA SOCIEDADE
A Poltica Nacional de Resduos Slidos prev a participao dos catadores de materiais reciclveis na gesto de resduos como forma de incluso social e econmica. Essa lei mostra a importncia das cooperati- vas de reciclagem e dos catadores na coleta seletiva e na logstica reversa. Estima-se que mais de 600 mil pessoas trabalham na catao de lixo no Brasil. Voc sabia que existe o Movimento Nacional de
Foto: http://www.fomezero.gov.br/noticias/catadores-da-bahia-largam-lixao-para-trabalhar-com-reciclagem/

DAS EMPRESAS
Catadores de Materiais Reciclveis (MNCR)? Em 2003, foi criado o Comit Interministerial de Incluso Social e Econmica dos Catadores de Material Reutilizvel e Reciclvel (Ciisc), que rene cerca de 30 rgos e entidades do governo federal, alm da participao do MNCR. Uma das grandes conquistas do movimento foi o reconhecimento da profisso Catadores de Material Reciclvel como um trabalho formal registrados pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. A lei obriga as empresas a fazerem a sentido. As principais prticas das empresas incluem: resduo que ela produz para serem rea- postos de coleta de pilhas, baterias e proveitados futuramente. o caso das outros resduos perigosos; - planos internos de gerenciamento de rias, produtos eletroeletrnicos, pneus, resduos slidos; estmulo a cooperativas de catadores e agrotxicos e suas embalagens. de lixo reciclvel; Chamamos essa atividade de logstica desenvolvimento de produtos que reversa. Fabricantes, importadores, consomem menor quantidade de distribuidores e comerciantes so matria-prima para serem produzidos, obrigados a montar uma estrutura para biodegradveis ou reaproveitveis; recolher seus produtos e dar uma desti- programas de incluso digital e doao de material usado. Em 2012, foi firmado o primeiro Acordo Setorial para o sistema de logs- tica reversa de embalagens de leo lubrificante. Diversas instituies privadas j desenvolvem aes nesse
Fonte: http://www.ip.usp.br/imprensa/ aconteceu/2010/papa_pilhas.html

ISSO QUE A CONFERNCIA VAI DISCUTIR!


Para continuar o dilogo com a populao, a Conferncia vai debater trs temas relacionados Poltica Nacional de Resduos Slidos:
Gerao de Emprego e Renda
Como melhorar os empregos no setor da reciclagem, o estabelecimento de cooperativas e institucionalizar o trabalho dos catadores. O Brasil , atualmente, lder mundial na reciclagem de latas de alumnio, o que permite ao pas economizar 1.976 GWh por ano de eletricidade (dados de 2006).

Reduo de Impactos Ambientais

Produo e Consumo Sustentveis

Catadores da Bahia trocam lixo pela reciclagem


CEMPRE /MMA ,

2012

Atualmente, um dos maiores Os padres de produo e consumo de uma sociedade municipais a gesto dos tm in uncia direta no resduos slidos e, espe- processo de explorao dos cialmente, aps 2010, com recursos naturais, do gasto a instituio da PNRS, a de gua e energia eltrica, disposio ambientalmente assim como da gerao de adequada dos resduos sli- resduos. Resduos slidos, dos passou a ser prioridade ses gasosas signi cam dos municpios brasileiros, matrias-primas desperdiuma vez que os lixes deve- adas que, alm de prejuzos ro ser eliminados at 2014. econmicos, acarretam consequncias irreparveis ao na sade e bem-estar da populao.

MUITA COISA EST SENDO FEITA!


Sacolas Plsticas
O plstico um material altamente resistente e pode durar at 400 anos no meio ambiente. O consumo exces- sivo das sacolas plsticas um grande problema ambiental, pois so bilhes de sacolas que sujam as cidades, para gua das chuvas e berrio para mosquitos, entupindo bueiros e causando a morte de animais. Como separar o lixo seco do lixo mido?
Em dois recipientes diferentes, separe restos de comida dos produtos reciclveis em geral (vidros, papis, PET, latas etc). No lixo seco podem ser colocadas embalagens de produtos de limpeza, latas de bebidas em alumnio, latas de alimentos em ao, papis, garrafas PET, embalagens de vidro e outras embalagens. No lixo mido ou orgnico pode ir restos de alimentos, lixo de banheiro e qualquer material no reciclvel.

O que fazer?

Recusar ou diminuir o con- sumo de sacos e sacolas plsticas, adotar uma sacola reutilizvel ou caixas so aes tpicas do consumidor consciente. Reduzir o consumo de sacolas plsticas s o comeo de uma sociedade mais sustentvel.

Fotos: banco de imagens

VIDRO

CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS


Consumo consciente de embala- gens avaliar, durante as compras, se as embalagens que voc est levando para casa, junto com os produtos, so mesmo necessrias e feitas de materiais ambientalmente amigveis (material reciclado, feito de fontes renovveis, fceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilizao). A gerao de resduos cresce com o aumento do consumo e as emba- lagens so o maior indicador desse crescimento. Quanto maior o consumo, maior a produo de embalagens. E embalagem algo pelo que voc paga, leva para casa e joga fora. O consumo cons- ciente de embalagens levar em conta que toda embalagem que vai de carona em nossas compras tem um impacto na natureza, seja na sua fabricao ou no seu descarte.

Separe o Lixo e Acerte na Lata


O principal objetivo da campanha aumentar a coleta seletiva e a recicla- gem e, assim, facilitar o trabalho dos catadores de materiais reciclveis. A separao, em casa, dos dois tipos de lixo mido e seco permite ao cata- dor o acesso mais rpido e higinico dos resduos descartados. Mesmo que em sua cidade ainda no exista o servio de coleta seletiva, esse tipo inicial de separao faz parte do pro- cesso de educao e mobilizao da sociedade para solucionar o problema do lixo. Alm disso, permite ao Brasil economizar cerca de R$ 8 bilhes por ano, dinheiro perdido por no reciclar o material que hoje vai para aterros e lixes. PLSTICO

O que reciclvel?
Reciclvel todo o resduo descartado que pode ser transformado para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Exemplos: papel seco, jornais, revistas, caixas, papelo, garrafas PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, produtos eletroeletrnicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.
6

Foto: banco de imagens

Praticando o consumo consciente:


Evite produtos com embalagens desnecessrias. Leve sua prpria sacola ao fazer compras. Prestigie mercadorias feitas com produto reciclado. No jogue no lixo o que voc pode doar. Um tero dos alimentos que compramos acaba no lixo. Compre apenas o necessrio para um perodo curto de tempo.

Quando?

Onde ?

Conferncia?

Quanto tempo?

NO PERCA ESTAS DATAS!!


com a realizao de conferncias locais (municipais e regionais) que grande parte da sociedade pode participar da 4 CNMA. Fique ligado nas datas. Procure a sua Prefeitura ou a Secretaria Municipal ou Estadual de Meio Ambiente e saiba quando e como vai ser realizada a conferncia mais prxima da sua casa. Conferncias Livres e Virtuais: contribuies de seu condomnio, seu bairro ou sua empresa para a implementao da Poltica Nacional de Resduos Slidos. As contribuies so sistematizadas e destinadas diretamente Etapa Nacional. (ver pgina 3) De janeiro a setembro de 2013. Conferncias municipais, regionais e estaduais: debate das questes locais e eleio de delegados estaduais. De fevereiro a agosto de 2013. Conferncias estaduais: debate das questes locais e nacionais e eleio dos delegados nacionais. De maio a setembro de 2013. Etapa Nacional, em Braslia: debate das deliberaes aprovadas nas De 24 a 27 de outubro de 2013. Durante os debates, os diferentes setores da sociedade vo discutir preocupaes e responsabilidades, apresentando reivindicaes e sugestes de aprimoramento da Poltica Nacional de Resduos Slidos. Todos os setores da sociedade esto convidados a participar da 4 CNMA!

Para mais informaes, procure: Prefeituras Municipais Secretarias Estaduais de Meio Ambiente Ministrio do Meio Ambiente: cnma@mma.gov.br www.mma.gov.br/cnma

Qual o tempo que estes materiais levam para se decompor?


Material Papel Pano Filtro de cigarro Goma de mascar (chiclete) Madeira pintada Nylon Plstico Tempo de decomposio de 03 a 06 meses de 06 meses a um ano 05 anos 05 anos 13 anos mais de 30 anos mais de 100 anos Material Metal Borracha Vidro Lata de ao Garrafa plstica Copo plstico Caixa de papelo Lata de alumnio (http://candiba.com/recivida/cartilha/) Tempo de decomposio mais de 100 anos Tempo indeterminado Tempo indeterminado 50 anos 450 anos 50 anos 02 meses 200 anos

2013
Voc se importa com o meio ambiente? Ento vamos conferir, encontrando palavras relacionadas com o tema.

Como deve ser a coleta? Ligue os resduos at o recipiente correto.

Fotos: banco de imagens

Dica: consulte a pgina 2

Fique ligado!
O Ministrio do Meio Ambiente vai promover um curso de Educao Distncia sobre a 4 Conferencia Nacional do Meio Ambiente a partir de fevereiro de 2013.

Para saber mais:


www.mma.gov.br/cnma www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos
Caa palavras: abastecimento, gua, alumnio, aterro sanitrio, catadores, coleta seletiva, conferncia, consumos sustentveis, energia eltrica, impactos ambientais, lixo, lixo orgnico, matrias - primas, ministrio do meio ambiente, papel, pet, reciclado, resduos slidos, reutilizao, sacola reutilizvel.

Este papel reciclvel. No jogue nas vias pblicas.

Potrebbero piacerti anche