Sei sulla pagina 1di 7

SIMULADO HISTRIA DO BRASIL 01 Este simulado foi produzido por CONCURSONET http://concursonet.cjb.net email: concursonet@email.com.

br

Aqui voc encontra aulas, apostilas, simulados e material de estudo diverso para se preparar para os principais concursos pblicos do Brasil.

1. A separao da Igreja do Estado e a instituio da obrigatoriedade do casamento civil foram medidas tomadas: a) b) c) d) e) durante o Perodo Regencial; no fim do Segundo Imprio; logo aps a instaurao da Repblica; durante o primeiro governo civil republicano; aps a implantao do Estado Novo.

2. Atualmente, as emisses de papel-moeda esto a cargo do Governo Federal, mas nem sempre foi assim. Na nossa histria, houve poca em que os bancos particulares tinham o poder de emiti-lo. Identifique em que governo foi feita a reforma que tirou este poder dos bancos: a) Castelo Branco; b) Deodoro da Fonseca; c) Ernesto Geisel; d) Garrastazu Mdici; e) Floriano Peixoto. 3. A Poltica dos Governadores, inaugurada por Campos Sales, considerada o exemplo mais notrio da poltica de conciliao na histra do Brasil, porque: a) consiste numa troca de favores institucionalizada entre os poderes municipal, estadual e federal, que fortalece as oligarquias; b) significa o apaziguamento das tenses no relacionamento entre civis e militares, difcil desde a Revolta da Armada; . c) pe fim ao chamado Encilhamento, reforma econmico-financeira promovida por Rui Barbosa, a qual tumultuou a vida do pas; d) representa a soluo final para os problemas com a Igreja, enfrentados desde o perodo de desagregao da monarquia; e) resolve discusses internas, como as de Canudos e a luta do Contestado, ambas marcadas por um carter messinico. 4. Em grandes linhas, a chamada Poltica dos Governadores consistia em: "O Presidente da Repblica apoiaria, com todos os meios a seu alcance, a oligarquia dominante de cada estado; em troca, essa mesma oligarquia garantiria a eleio, para o Congresso de candidatos oficiais". A base de sustentao desse tipo de poltica era constituda: a) pelo coronelismo; b) pelos movimentos messinicos; c) pelo voto censitrio; d) pela poltica de valorizao do caf. e) pela poltica exterior. 5. Uma das razes de ecloso dos chamados movimentos messinicos ocorridos durante a Repblica Velha, foi a:

a) aliana dos camponeses com a elite agrria na luta contra o poder central; b) condenao do uso da religio como pretexto para a dominao dos pobres; c) contestao da fora do Exrcito, adquirida durante a Guerra do Paraguai; d) fora e disposio para a luta das unies de trabalhadores de carter anarco-sindicalista; e) usurpao e injustia determinadas pela implantao da repblica dos coronis. 6. A poltica de valorizao do caf, levada a cabo pelos interesses dominantes durante a Repblica Velha, foi concretizada por meio: a) da assinatura do Funding Loan; b) da realizao do Convnio de Taubat; c) da Poltica das Salvaes; d) da Poltica dos Governadores; e) do Encilhamento. 7. O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsvel pelos processos de modernizao e urbanizao da capital federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanizao da cidade e ao Dr. Osvaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubnica e a varola. Essa poltica de urbanizao e saneamento pblico, apesar de necessria e modernizante, encontrou forte oposio junto populao pobre da cidade e opinio pblica, porque: a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos ndices de mortalidade infantil entre a populao pobre; b) transformava o centro da cidade em rea exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques; c) desabrigava milhares de famlias, em virtude da desapropriao de suas residncias, e obrigava a vacinao antivariolica; d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o incio, energia eltrica e saneamento bsico; e) implantava uma poltica habitacional e de sade para as novas reas de expanso urbana, em harmonia com o programa de ampliao dos transportes coletivos. 8. Em linhas gerais, a "Aliana Liberal" efetuada entre as foras polticas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraba, para a eleio de 1930, propunha: a) b) c) d) e) 9. a) b) c) d) e) aproximao poltica com as Foras Armadas para garantia de posse dos eleitos; necessidade de incentivo produo nacional em geral e no exclusivamente do caf; reorganizao administrativa para garantir o Princpio Federalista; voto qualificado a todos os brasileiros maiores de 21 anos; incluso em sua plataforma de todas as reivindicaes tenentistas. A alternativa em que se caracteriza o Estado Novo : ditadura instaurada por Getlio Vargas, de feies corporativas; perodo da Histria do Brasil iniciado com a abertura do governo Figueiredo; perodo iniciado com o processo de redemocratizao; plano de governo de Juscelino Kubitschek, que deliberava a construo de Braslia; regime de governo inaugurado aps a Revoluo de 30.

10. O governo de Getlio Vargas, durante o qual foi institudo o Estado Novo, terminou em outubro de 1945 por; a) b) fim do mandato; renncia;

c) d) e)

morte natural; deposio por golpe militar; suicdio.

11. A respeito da atuao do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial correto afirmar: a) o governo brasileiro recebeu dos Estados Unidos, ajuda tcnica e financeira para a construo da usina siderrgica de Volta Redonda;

b) o governo brasileiro, mesmo com a ecloso do conflito, continuou mantendo relaes apenas com os Aliados; c) o governo brasileiro recusou-se a enviar, em 1939, para qualquer regio do territrio europeu, homens da Fora Expedicionria Brasileira; d) nas Conferncias Pan-Americanas de 1939, 1940 e 1942, os brasileiros desvincularam-se da "poltica da boa vizinhana", de Franklin Roosevelt; e) a ditadura de Vargas favoreceu as relaes com a Alemanha aps a Conferncia do Rio de Janeiro, em 1942. 12. O incio da implantao da indstria de base liga-se poltica nacionalista da era Vargas. As dificuldades externas, devido ao envolvimento dos pases industrializados nas guerras, contribuiram para que se consolidasse a poltica das substituies das importaes. Dentre as realizaes que marcaram o ltimo governo de Getlio Vargas (1951-1954), e que se tornaram importantes para o desenvolvimento econmico do pas, podemos citar: a) a transferncia da capital federal para Braslia; b) o programa de integrao econmica da Amaznia com a instalao do porto livre de Manaus; c) o estabelecimento do monoplio da extrao e da refinao do petrleo; d) a instalao da indstria automobilstica no pas; e) a criao do Banco Nacional de Habitao. 13. "Cinqenta anos de progresso em cinco de governo". Foi o slogan que marcou o governo do nico presidente brasileiro eleito por voto popular, aps a Constituio de 1946 e que chegou efetivamente a concluir mandato. Trata-se de: a) Getlio Vargas, cuja proposta profundamente nacionalista sempre agradou aos chamados setores da classe mdia; b) Caf Filho, que sempre soube contar com grande respaldo militar; c) Nereu Ramos, um estadista marcado por posturas profundamente pacifistas. d) Carlos Luz, o mais destemido elemento que j ocupou interinamente um cargo como o da presidncia do pas. e) Juscelino Kubitschek, que buscou a expanso industrial e a interiorizao do desenvolvimento. 14. O sistema parlamentarista, implantado como soluo de compromisso em igual para garantir a posse do vice-presidente Joo Goulart, tem como objetivo; a) b) c) d) e) impedir a volta de Jnio Quadros como ditador; evitar o fechamento do Congresso Nacional; garantir a realizao das reformas; limitar as atribuies do Poder Executivo; impedir o avano das foras populares no pas.

15. A instaurao da Repblica no Brasil foi inspirada por uma doutrina, que lanou uma de suas idias em um dos atuais smbolos nacionais. Essa filosofia foi: a) a dos enciclopedistas franceses (Iluminismo); b) a positivista (A. Comte);

c) a socialista (de Louis Blanc); d) a tomista (So Toms de Aquino); e) a doutrina aristotlica (Aristteles). 16. Relativamente Proclamao da Repblica, podemos dizer que: a) b) c) d) e) est ligada ao desenvolvimento da lavoura cafeeira; relaciona-se com a abolio dos escravos; relaciona-se com a difuso das idias positivistas; as alternativas a e b so as nicas corretas; as alternativas a, b e c esto corretas.

17. Podemos afirmar que, durante as primeiras dcadas da Repblica Velha, a estabilidade poltica pretendida pelos grupos dominantes dos diferentes estados consolidou-se sob a Poltica dos Governadores. Essa poltica estava baseada: a) no controle exercido pelos grandes proprietrios de terras sobre a massa de trabalhadores rurais, base social da dominao poltica dos coronis em mbito municipal e estadual; b) na presso exercida pelas oligarquias dominantes sobre a classe operria, base social dos partidos polticos identificados com os interesses das oligarquias dissidentes; c) no controle exercido pelas oligarquias dominantes sobre as Foras Armadas, principalmente sobre os tenentes, fortemente influenciados pelas concepes anarquistas e positivistas; d) na conciliao promovida pelo Governo Federal entre as oligarquias gacha e paulista, principais opositoras polticas, mediante uma hbil distribuio de recursos financeiros; e) na conteno dos expressivos movimentos organizados em torno das aspiraes das camadas mdias urbanas, que, desde os primeiros anos da Repblica, reivindicavam maior participao no sistema poltico oligrquico. 18. A poltica dos governadores idealizada por Campos Sales trouxe como conseqncia: a) a preponderncia dos estados mais fortes economicamente: So Paulo e Minas Gerais; b) o controle por parte da oposio oligarquia cafeeira da poltica nacional; c) a consolidao dos militares no poder; d) o estabelecimento de eleies livres e um congresso atuante e descompromissado do Poder Executivo; e) a extino do regionalismo poltico. 19. A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada fator de acelerao econmica brasileira porque: a) dificultou as importaes, originando a "indstria de substituio"; b) desenvolveu no Brasil uma indstria blica para abastecer os aliados; c) desenvolveu no Brasil uma indstria de base, com intuito de fornecer mquinas para os pases aliados; d) aumentou as relaes comerciais com o pas do Eixo; e) provocou o desenvolvimento agropecurio do nordeste para abastecer os aliados. 20. O objetivo da Coluna Prestes : a) apoiar a Campanha Civilista; b) combater o sistema oligrquico vigente; c) defender a ordem no governo Artur Bernardes; d) promover a constitucionalizao do pas; e) reagir contra a ditadura de Vargas. 21. marco inicial do Movimento Tenentista, na Repblica Velha:

a) a Coluna Prestes; b) c) d) e) a formao da Aliana Liberal; o levante do Forte Copacabana; a Revoluo de 1930; a Revoluo Paulista de 1924.

22. Assinale a alternativa que contm, pela ordem, as caractersticas da Constituio do Imprio e da Repblica. a) Estado Federativo e Estado Unitrio, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, trs poderes autnomos e trs poderes harmnicos entre si. b) Estado Unitrio e Estado Provincial, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, trs poderes autnomos e trs poderes harmnicos entre si. c) Estado Provincial e Estado Federativo, Igreja oficial do Estado e Igreja reconhecida pelo Estado, quatro poderes e trs poderes. d) Estado Unitrio e Estado Autnomo, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, quatro poderes e trs poderes. e) Estado Unitrio e Estado Federativo, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, quatro poderes e trs poderes. 23. Sobre o sistema econmico-financeiro da Primeira Repblica, podemos dizer que: a) favorecia os setores da populao de subempregados, ao desvalorizar a moeda nacional em razo da queda dos preos externos do caf; b) visava exportao de produtos primrios e utilizava o controle cambial como mecanismo bsico para assegurar a continuidade da produo exportadora; c) favorecia as populaes urbanas, ao proteger o setor produtor (cafeeiro) quando das desvalorizaes da moeda nacional; d) visava exportao de produtos primrios e favorecia o desenvolvimento de agroindstrias; e) visava exportao de produtos manufaturados e utilizava o controle do instrumento cambial como mecanismo bsico para assegurar a continuidade da produo exportadora. 24. Entre os vrios fatores que contriburam para a Revoluo de 1930, podemos citar (assinale a alternativa errada): a) b) o predomnio poltico das oligarquias tradicionais que impediam a participao das mdias urbanas; a derrocada da Aliana Liberal que era expresso das oligarquias dissidentes;

c) a poltica externa de Washington Lus que passou a se integrar poltica de boa vizinhana volvida pelos Estados Unidos; d) a crise de 29 que teve efeitos negativos na economia brasileira e conseqentemente seu descontentamento no setor cafeeiro em relao poltica federal; e) a dissidncia entre as oligarquias mineira e paulista com relao sucesso de Washington Lus. 25. A implantao do Estado Novo por Vargas, em 1937, provocou a: a) b) c) d) e) adoo de um excessivo federalismo; ascenso ao poder da Ao Integralista; defesa do liberalismo econmico; dissoluo de todos os partidos polticos; organizao da justia eleitoral.

26. A chamada questo social, durante o Estado Novo (1937-1945), caracterizou-se entre outros aspectos, pela: a) permisso para a livre contratao entre os operrios e os empresrios;

b) c) d) e)

elaborao de uma legislao de greve considerada permissiva; interveno estatal em todos os setores trabalhistas; eliminao da figura do dirigente sindical chamado pelejo; liberdade irrestrita nas relaes entre o capital e o trabalho.

27. Voto secreto, eleies diretas, salrio-mnimo, direito de voto s mulheres, foram as principais caractersticas da Constituio de: a) 1824; b) 1891; c) 1934; 28. O episdio conhecido como Plano Cohen, na histria da Repblica, se refere: a) b) c) d) e) tentativa de golpe por parte dos integralistas em 1938, liderados por Severo Fournier, contra a ditadura de Getlio Vargas; ao suposto golpe que estaria sendo preparado pelos comunistas, em 1937, pretexto com o qual Getlio Vargas instalou o Estado Novo; ao plano de articulao da Ao Integralista Brasileira para tomar o poder; o qual resultou na Intentona Comunista de 1935; arregimentao de foras militares que resultou na formao das Foras Expedicionrias Brasileiras; aliana militar dos regimentos paulistas que resultou na criao da Frente nica Paulista (FUPI) contra a ditadura de Getlio. d) 1937; e) 1946.

29. "Os entendimentos polticos para as eleies presidenciais evoluram no sentido de agruparem-se, em torno de Getlio Vargas, as foras da oposio. Conseqentemente, Minas Gerais e Rio Grande do Sul transformaram-se em dois grandes focos de rebeldia poltica dominante. Na Paraba, contariam com o apoio de Joo Pessoa, candidato vice-presidncia. Formou-se, assim, a chamada Aliana Liberal: O texto acima refere-se s eleies para a sucesso de: a) b) c) d) e) Washington Lus e foram ganhas por Jlio Prestes; Eurico Gaspar Dutra e foram ganhas por Getlio Vargas; Juscelino Kubitschek de Oliveira e foram ganhas por Jnio Quadros; Artur Bernardes e foram ganhas por Getlio Vargas; Eurico Gaspar Dutra e foram ganhas por Eduardo Gomes.

GABARITO 1. C 2. E 3. A 4. A 5. E 6. B

7. C 8. B 9. A 10. D 11. A 12. C 13. E 14. D 15. B 16. E 17. A 18. A 19. A 20. B 21. C 22. E 23. B 24. C 25. D 26. C 27. C 28. B 29. A

Potrebbero piacerti anche