Sei sulla pagina 1di 5

BuscaLegis.ccj.ufsc.

Br

Requisitos para Caracterizao do Dano Moral

Alessandro Meyer da Fonseca*

O instituto do dano moral cujo direito a reparabilidade durante muitos anos foi objeto de debates pelos doutrinadores, foi definitivamente adotado pela nossa Constituio de 1988, sendo expresso na Carta Magna no Artigo 5, incisos V e X, o direito a reparao por danos morais sofridos, sendo este instituto uma garantia dos direitos individuais.

Este instituto de grande importncia para todo o direito, e que se bem trabalhado e bem demonstrado pode se encaixar em praticamente todas as reas do direito, suscita hoje nova discusso: O que necessrio para se caracterizar o dano moral?

Neste breve artigo teo comentrios apenas a respeito do que entendo ser efetivamente dano moral, aquele dano capaz de gerar a responsabilidade e o dever de indenizar, no adentrando na seara da valorao deste dano, assunto este, tambm tormentoso e fcil de se verificar na discrepncia de valores de condenaes a ttulo de danos morais nos julgados brasileiros.

Para a configurao do dano moral, com seus aspectos preventivo e pedaggico, faz-se necessria a demonstrao dos seguintes pressupostos: a) ao ou omisso do agente; b) ocorrncia de dano; c) culpa e d) nexo de causalidade

Somente haver direito a indenizao por danos morais, independentemente da responsabilidade ser subjetiva ou objetiva, ser houver um dano a se reparar, e o dano moral que pode e deve ser indenizado a dor, pela angstia e pelo sofrimento relevantes que cause grave humilhao e ofensa ao direito de personalidade.

Atualmente vemos a banalizao do instituto do dano moral, principalmente e sede de juizados especiais, onde qualquer simples discusso, qualquer espera em uma fila, qualquer fato que sequer foge a normalidade, que quando muito se caracterizam como mero constrangimento, geram aes de indenizaes por danos morais sem fundamento, e algumas dessas aes so julgadas procedentes sem a aferio dos requisitos essenciais da responsabilidade civil e do prprio dano moral.

Essa enxurrada de aes por supostos danos morais, instituto este que a partir da Constituio Federal de 1988 tomou-se de grande relevncia no ordenamento jurdico brasileiro, no pode ser desvirtuado, chegando-se ao ponto da banalizao, incentivando a j famosa industria do dano moral.

Transcrevo algumas opinies relevantes sobre a caracterizao do dano moral:

Alguns fatos da vida no ultrapassam a fronteira dos meros aborrecimentos ou contratempos. So os dissabores ou transtornos normais da vida em sociedade, que no permitem a efetiva identificao da ocorrncia de dano moral. Um acidente de trnsito, por exemplo, com danos meramente patrimoniais, constitui um transtorno para os envolvidos, mas, certamente, no permite a identificao, na imensa maioria dos casos, da ocorrncia de dano moral para qualquer deles. (...).

(...)

A dificuldade da doutrina tem sido circunscrever, nos limites de uma definio, os elementos comuns pertinentes imensa gama de modalidades de danos morais, incluindo os prejuzos resultantes de agresses ao direito vida, integridade fsico-psquica, honra, liberdade, intimidade, vida privada, imagem, tanto de pessoas fsicas quanto de pessoas jurdicas.

Exatamente em funo da diversidade de bens jurdicos suscetveis de serem atingidos, passou-se a classificar os danos morais em subjetivos e objetivos. O dano moral subjetivo aquele que atinge a esfera da intimidade psquica, tendo como efeito os sentimentos de dor, angstia e sofrimento para a pessoa lesada. Em contrapartida, o dano moral objetivo aquele que atinge a dimenso moral da pessoa na sua esfera social, acarretando prejuzos para a imagem do lesado no meio social, embora tambm possa provocar dor e sofrimento.

(...).

Os simples transtornos e aborrecimentos da vida social, embora desagradveis, no tm relevncia suficiente, por si ss, para caracterizarem um dano moral. Deve-se avaliar, no caso concreto, a extenso do fato e suas conseqncias para a pessoa, para que se possa verificar a ocorrncia efetiva de um dano moral. (...). (1)

Na tormentosa questo de saber o que configura o dano moral cumpre ao juiz seguir a trilha da lgica do razovel, em busca da sensibilidade tico-social normal. Deve tomar por paradigma o cidado que se coloca a igual distncia do homem frio, insensvel e o homem de extremada sensibilidade. Nessa linha de princpio, s deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhao que, fugindo normalidade, interfira intensamente no comportamento psicolgico do indivduo, causando-lhe aflio, angstia e

desequilbrio em seu bem estar, no bastando mero dissabor, aborrecimento, mgoa, irritao ou sensibilidade exacerbada.(2)

Os danos morais implicam dor, vexame, sofrimento e profundo constrangimento para a vtima, e resultam da violao da sua intimidade, honra, imagem e outros direitos de personalidade. Tal se configura em razo de ato ilcito ou do desenvolvimento de atividades consideradas de risco, pela ocorrncia de distrbios na psique, na tranqilidade e nos sentimentos da pessoa humana, abalando a sua dignidade. (3)

Por fim, transcrevo a palavras do Juiz Amauri Lemos:

"(...) qualquer briga, qualquer descumprimento de um contrato, est gerando processos de indenizao por dano moral. Claro que, como j expliquei, cada qual sabe sua dor, mas h situaes em que explicita a inteno de conseguir qualquer valor que seja, pelo simples fato, por exemplo, da no entrega de uma revista o tempo aprazado.(...) o instituto do dano moral vem sofrendo um grande desvirtuamento, ou seja, alguns profissionais do direito esto exagerando a sua configurao, ingressando com aes, em nmeros cada vez maiores, com pedidos de ressarcimento por danos morais em cifras absurdas. (4)

Assim, no qualquer dissabor ou constrangimento que deve ser alado ao patamar de dano moral, devendo o dano moral ser visto e entendido como uma dor, vexame, sofrimento ou humilhao que, fugindo normalidade, interfira intensamente no comportamento psicolgico da pessoa, causando-lhe sofrimento, angstia e desequilibro em seu bem-estar e a sua integridade psquica, deve, portanto, existir um dano a se reparar.

Citaes:

(1) Paulo de Tarso Vieira, Responsabilidade civil no cdigo do consumidor e a defesa do fornecedor; So Paulo : Saraiva, 2002

(2) Srgio Cavalieri Filho, Programa de Responsabilidade Civil, Ed Atlas, 2007;

(3) Patrcia Ribeiro Serra Vieira, artigo No Limite Banalizao do Dano Ameaa Garantias Constitucionais, Revista Consultor Jurdico, 03/09/2003;

(4) sentena proferida no Processo n 005.2003.004901,1 Vara Cvel da Comarca de JiParan RO, onde foram partes Maria Aparecida Ludgero Passarini e Grupo de Comunicao Trs S/A.

*Advogado e Professor Universitrio, formado em direito pela UFMT, especialista em Processo Civil, ps-graduando em Direito Amb alessandromf.brandao@gmail.com OAB/MT N 7057

Disponvel em: < http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=1257&idAreaSel=2&seeArt=y es>. Acesso em: 13 mar. 2008.

Potrebbero piacerti anche