Sei sulla pagina 1di 286

Plantas de Tubulao

As plantas de tubulao so desenhos feitos em escala, contendo todas as tubulaes de uma determinada rea, representadas em projeo horizontal, olhando-se de cima para baixo (TELLES, 1997). As Figuras 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4, mostradas a seguir, so exemplos de plantas de tubulao.

Observe que as plantas de tubulaes mostradas nas figuras correspondem a Unidade 3, cuja planta de locao apresentada na Figura 3.2 da Apostila de Desenho de Instalaes Industriais.

As plantas de tubulao devem ser executadas utilizando-se as escalas 1:500, 1:100, 1:50, 1:20 (NBR 8196, 1999), dependendo da complexidade da planta a ser representada, e preferencialmente no formato A1 (NBR 10068, 1987).

Como as plantas de tubulao costumam ser executadas em escala maior, a cada planta de locao correspondem a mais de uma folha de planta de tubulao. Quando o nmero de plantas de tubulao para uma dada rea ou unidade for igual ou superior a 4 (quatro), recomenda-se a elaborao, no espao da folha de desenho reservado para texto (NBR 19582, 1988), de um desenho ndice. Este desenho deve apresentar, delimitadas por polgonos, as reas cobertas pelas diversas plantas de tubulao que representam a instalao. Em cada polgono devem aparecer as coordenadas de seus lados, o nmero da planta de tubulao correspondente e o contorno dos equipamentos principais, em suas posies. As diversas plantas de tubulao devem limitar-se entre si, formando um quadro contnuo, cobrindo toda a rea definida pelas plantas de arranjo ou de locao, devendo ter os mesmos limites que estas ltimas.

Como limites globais devem ser utilizados os limites de terreno ou de reas e linhas de centro de ruas e diques; dentro de reas de processamento, os limites entre as plantas devem ser as linhas de centro das colunas das pontes de tubulao, podendo ser estendidos at as bombas, colocadas sobre a projeo da ponte no plano horizontal. Para instalaes martimas podem ser utilizadas as linhas de centro de colunas, pontoons ou cavernas.

Figura 1.1 Planta de tubulaes da Unidade 3 rea 31 (SILVA TELLES, 2001).

Figura 1.2 - Planta de tubulaes da Unidade 3 - rea 32 (SILVA TELLES, 2001).

Figura 1.3 - Planta de tubulaes da Unidade 3 - rea 33 (SILVA TELLES, 2001).

Figura 1.4 - Planta de tubulaes da Unidade 3 - rea 34 (SILVA TELLES, 2001).

Em reas congestionadas, em que existam diversos equipamentos e tubos em vrias elevaes, devem ser feitas vrias plantas das mesmas coordenadas limites cobrindo diversos planos entre as elevaes.

Para as plantas de tubulao em reas de interligao, devido ao fato destas plantas em geral ocuparem grandes reas de terreno e com poucos acidentes, devem ser utilizadas as escalas 1:200 e 1:500, efetuando-se detalhes das regies em que exista concentrao de mudanas de direes e derivaes de tubulaes, em escala maior. Os detalhes devem ter indicadas as suas coordenadas limites.

Sempre que possvel, os detalhes de tubulao devem ser apresentados na prpria planta; quando no houver espao, devem ser emitidos desenhos de detalhes de tubulao.

1.2. Contedo do desenho

As seguintes informaes devem estar contidas nas plantas de tubulao:

indicao do norte de projeto; coordenadas e cotas, de importantes linhas de referncia, tais como: limites de rea e desenho, linha de centro de ruas ou acessos e seus contornos, travessia de ruas, canaletas de drenagem, diques, prdios, casas de controle e outras edificaes, contorno das bases principais, plantas de continuao;

identificao de todos os tubos e seu sentido de fluxo; elevaes de todos os tubos (elevao de fundo, preferencialmente); identificao dos caimentos atravs dos pontos de trabalho; distncias entre linhas de centro de tubos paralelos e todas as cotas dos pontos de mudana de direo; todas as vlvulas e acessrios de tubulao (exceto luvas ou unies que funcionam como ligaes entre varas de tubos) representados em escala conforme simbologia prpria;

identificao dos sistemas de aquecimento conforme a norma PETROBRAS N-42;

todos os suportes de tubulao com seu diagrama de cargas, sua respectiva numerao ou conveno de identificao, se for um suporte tipo dormente (ver Nota), padronizado ou especial; sua locao e sua elevao [exceto se existir a planta de locao de suportes];

coordenadas e identificao das colunas de referncia (exemplo: ponte de tubulao); identificao de todos os equipamentos estticos e dinmicos pertencentes ao sistema de tubulaes, apresentando seu contorno, coordenadas e elevao de linha de centro ou linhas de tangncia superior e inferior;

locao e identificao dos bocais dos equipamentos: identificao do bocal, orientao, dimetro nominal, classe de presso, tipo de conexo e elevao; identificao, dimenses gerais, elevao e locao de plataformas, passarelas e escadas; identificao, representao conforme simbologia prpria e locao de todos os instrumentos inerentes ao sistema de tubulaes; no campo prprio, definido pela norma PETROBRAS N-381, os desenhos e/ou documentos de referncia: planta de arranjo geral, notas gerais de tubulao, fluxograma de engenharia, desenho ndice de plantas de tubulao e outros;

todos os apoios e restries, exceto se apresentados na planta de locao de suportes.

Nota: Suportes tipo dormente so suportes utilizados nas tubovias de interligao entre reas industriais e unidades de processo ou de utilidades em instalaes terrestres, normalmente construdos de concreto.

1.3. Traado

As plantas de tubulao devem ser elaboradas de acordo com as normas PETROBRAS N-381, N-59, N-90, e N-1521, exceto quando definido de forma diferente pela PETROBRAS.

Os tubos de dimetro nominal at 12 devem ser representados por trao nico na sua linha de centro; os tubos de dimetros maiores devem ser representados (em escala) por 2 traos paralelos, com sua linha de centro indicada e utilizada com referncia para as cotas e identificao.

Devem ser indicadas as posies das hastes das vlvulas. Recomenda-se que sejam desenhados o volante e a haste, em posio aberta, de vlvulas de 3, ou maiores, principalmente quando horizontais, para determinar a melhor posio para operao e assinalar a obstruo causada pelas hastes. As vlvulas instaladas em tubulaes verticais devem ter sua elevao indicada.

Os suportes de tubulao devem ser indicados por siglas dentro de retngulos.

O contorno de edificaes, equipamentos, canaletas de drenagem, vias e acessos, rota de fuga, devem ser traados com linha estreita.

Os limites obrigatrios de desenho devem ser traados em linha larga, interrompida por 2 traos curtos.

Devem ser indicados os sentidos de sobe/desce, de escadas e rampas atravs de pequenas setas.

Devem ser indicadas e identificadas as plantas de continuao.

A identificao das tubulaes deve ser conforme a norma PETROBRAS N-1522, exceto quando definido em contrrio pela PETROBRAS.

1.4. Simbologia

Os smbolos adotados para execuo da planta de tubulao esto de acordo com a Norma PETROBRAS N-59. Devem ser traados gerando, sempre que possvel, a proporcionalidade de suas dimenses. Nas Figuras 1.5, 1.6, 1.7, 1.8, 1.9, 1.10, 1.11 e 1.12 apresentada a simbologia adotada.

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios.

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.5 - Traado de tubulaes e acessrios (continuao).

Figura 1.6 - Flanges.

Figura 1.7 Bloqueios especiais.

Figura 1.8 Vlvulas.

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.8 Vlvulas (continuao).

Figura 1.9 Estao de controle.

Figura 1.10 Suportes de tubulao.

Figura 1.11 Ligaes com equipamentos.

Figura 1.11 Ligaes com equipamentos (continuao).

Figura 1.12 Equipamentos de linha.

Figura 1.12 Equipamentos de linha (continuao).

1.5. Rotina para o Desenho das Plantas de Tubulao


De acordo com TELLES, 1997, para a correta execuo do desenho das plantas de tubulao faz-se necessrio observar as seguintes etapas: verificar a possibilidade ou no de desenhar, em uma nica folha, todas as tubulaes correspondentes a cada planta de arranjo geral; desenhar as ruas, acessos, diques, valas e outras construes que existam na rea, inclusive os espaos reservados futuras ampliaes; desenhar os contornos dos vasos, equipamentos, prdios, bases de concreto, estruturas, colunas de suporte dede tubulaes elevadas, etc., que devam figurar em cada planta, inclusive os espaos reservados para a montagem e desmontagem de vasos, equipamentos e suas peas internas; verificar se so suficientes as larguras das faixas reservadas para a passagem de tubulaes que constam na planta de arranjo geral; fixar as cotas de elevao dos equipamentos e tubulaes; escolher as elevaes em que devam ser desenhadas cada planta; se necessrio, quando houver grupos numerosos de tubulaes passando em elevaes diferentes, desdobrar o desenho em mais de uma elevao; desenhar inicialmente as tubulaes de maior dimetro e aquelas que tenham exigncias especiais de servio para o traado; terminado o desenho, verificar se est de acordo com o respectivo fluxograma; verificar se os traados tm flexibilidade suficiente; verificar se os vos entre os suportes esto dentro dos limites admissveis; verificar se no h interferncias das tubulaes entre si ou com vasos, equipamentos, estruturas, suportes, etc.; verificar as posies das vlvulas e de outros acessrios e equipamentos quanto a facilidade de acesso, operao e manuteno; colocar os dispositivos de restrio de movimentos; completar as plantas com os seguintes dados: identificao das linhas; coordenadas dos limites e das linhas principais; cotas e elevaes; identificao dos vasos, equipamentos e instrumentos; identificao dos suportes; numerao das colunas; lista de suportes; lista de desenhos de referencia e notas gerais.

DESENHO DE TUBULAES INDUSTRIAIS II

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

37

Desenhos Isomtricos
2.1. Consideraes gerais

Os isomtricos so desenhos feitos em perspectiva axonomtrica isomtrica, sem escala. As Figuras 12, 13 e 14, mostradas a seguir, so exemplos de desenhos isomtricos.

Figura 2.1 Desenho isomtrico 3106 (SILVA TELLES, 2001).

Figura 2.2 Desenho isomtrico 3212 (SILVA TELLES, 2001).

Figura 2.3 Desenho isomtrico 3126 (SILVA TELLES, 2001).

Cada desenho isomtrico deve conter uma linha ou um grupo de linhas prximas que sejam interligadas, nunca devendo figurar em um mesmo desenho duas tubulaes de reas diferentes. No caso de tubulaes muito longas pode ser necessrio subdividi-la por vrios isomtricos sucessivos.

2.2. Contedo do desenho

Os desenhos isomtricos devem conter, no mnimo, as seguintes informaes:

identificao de todas as tubulaes e seu sentido de fluxo; elevao de todos os tubos a partir da linha de centro; nos trechos em que se tornar indispensvel, indicar a elevao de fundo de tubo; todas as cotas e dimenses necessrias para a fabricao e montagem das tubulaes (de trechos retos, angulares, raios de curvatura, acessrios, vlvulas e outros acidentes);

representao de todas as vlvulas e acessrios de tubulao, inclusive os secundrios, como drenos, respiros, conexes para instrumentao, tomadas de amostras, purgadores;

orientao (norte de projeto); identificao, posio de linha de centro e bocais de interligao de equipamentos (vasos, bombas, compressores); lista dos materiais referentes ao isomtrico; plantas de tubulao de referncia, com indicao das suas revises; relao das linhas detalhadas nos desenhos isomtricos; indicao se as linhas so isoladas ou aquecidas; indicao de condies especiais (tratamento trmico, revestimento, utilizao de materiais alternativos); indicao das condies de operao, projeto e teste de cada linha; indicao das abreviaturas utilizadas; cada desenho isomtrico deve conter apenas uma linha; somente em casos especiais, tais como: suco de bombas A e B ou similares, podem ser admitidas 2 linhas em um mesmo isomtrico; em nenhum caso um mesmo isomtrico pode incluir linhas de padronizao de material diferentes;

tomadas tamponadas para ligaes futuras, cujo comprimento no ultrapasse de 1 000 mm devem fazer parte do isomtrico da linha tronco; todos os suportes soldados tubulao devem ser indicados no isomtrico.

Os isomtricos podem conter informaes adicionais sobre quantitativos bsicos, tais como: peso e outras informaes necessrias para os servios de isolamento trmico, pintura e revestimentos em geral.

Os isomtricos da fabricao (spools), devem conter a localizao de todas as emendas (ligaes roscadas, soldadas, com identificao das soldas de campo) dos tubos e acessrios e tambm conter a identificao e dimenses de todas as peas, bem como o sobrecomprimento para ajuste de campo, quando este existir.

2.3. Traado

Os desenhos isomtricos devem ser elaborados de acordo com as normas PETROBRAS N-59, N-381 e N-901, utilizando o padro normalizado pela norma PETROBRAS N-1745, exceto quando permitido de forma diferente pela PETROBRAS.

As linhas verticais so representadas por traos verticais e as horizontais nas direes ortogonais devem ser representadas por traos inclinados de 30 sobre a horizontal (para a direita ou para a esquerda); linhas com direes diferentes das 3 (trs) direes ortogonais devem ser representadas por traos inclinados com ngulos diferentes de 30 e devem ter indicados nos desenhos os ngulos verdadeiros de suas inclinaes com as 3 (tres) direes ortogonais bsicas, bem como o paralelogramo ou prisma, onde a direo inclinada seja uma diagonal (neste caso, usar linhas estreitas para representar o paralelogramo ou o prisma). Sempre que facilitar a visualizao, deve ser hachurado o plano que contm a linha e sua projeo no plano horizontal.

Todos os tubos devem ser representados por trao nico (independentemente do dimetro) na posio de sua linha de centro, utilizando-se linha larga.

Devem ser indicados os raios de curvatura dos trechos de tubos curvados.

Devem ser indicados com linhas tracejadas, os trechos dos tubos que continuam em outro desenho isomtrico, devendo ser tambm indicados os nmeros dos desenhos somtricos ou plantas de continuao.

2.4. Simbologia

Os smbolos adotados para execuo do desenho isomtrico esto de acordo com a Norma PETROBRAS N-59. Devem ser traados a partir da projeo lateral gerando, sempre que possvel, a proporcionalidade de suas dimenses. Na Figura 15 apresentado um exemplo de aplicao da simbologia adotada.

Figura 2.4 Exemplo de aplicao da simbologia adotada (SILVA TELLES, 2001).

1. SISTEMAS DE ELETRNICOS

GERENCIAMENTO

DE

DOCUMENTOS

Os Sistemas de Gerenciamento de Documentos Eletrnicos, ou EDMS (Eletronic Document Management Systems) so sistemas que tem como objetivo possibilitar o controle e distribuio eficaz dos documentos de uma empresa. At recentemente, sistemas desse tipo se limitavam a registrar a existncia e disponibilidade dos documentos, e a fornecer informaes que possibilitassem sua identificao e localizao fsica. Apenas alguns sistemas de abrangncia limitada incorporavam os documentos controlados, normalmente sistemas restritos a ambientes tcnicos onde os documentos mais relevantes j eram criados em meio eletrnico. Para sistemas de maior abrangncia, a incorporao dos documentos era invivel, devido s barreiras tcnicas e econmicas para eletronizao, armazenamento, distribuio e visualizao dos documentos originalmente em papel. Entretanto, a evoluo das tecnologias de imagem digital e dos dispositivos de armazenamento possibilitou a eletronizao dos documentos em papel com prazos e custos aceitveis, e a evoluo da tecnologia de redes acelerou o processo de amadurecimento e expanso ao nvel corporativo desses sistemas. 1.1 PRINCIPAIS CONCEITOS 1.1.1 Documento Eletrnico Documento eletrnico qualquer forma de representao digital de uma informao de interesse da empresa. Um documento eletrnico constitudo por um ou mais arquivos eletrnicos, contendo informao de alguma forma relacionada com a vida da empresa, seu funcionamento, operao ou sobrevivncia. Documentos eletrnicos podem ser :

a cpia eletrnica de um original em papel, por exemplo: a imagem rasterizada de um desenho tcnico, as imagens rasterizadas das pginas de um relatrio impresso; o original criado em meio eletrnico, por exemplo: um desenho tcnico criado em CAD, um relatrio editado em MS-WORD, uma planilha de clculo criada em EXCEL; o registro eletrnico de uma comunicao em voz e/ou vdeo

Dependendo do ciclo de vida, o documento eletrnico tambm pode ser

esttico: existe em sua forma final e no ser mais modificado dinmico: poder ainda passar por processos de alterao e atualizao.

1.1.2 Servios de arquivo Um sistema de gerenciamento de documentos deve prover como funcionalidade mnima, os servios essenciais de qualquer setor de arquivo ou centro de documentao:

cadastramento: pelo qual um documento novo registrado e integrado ao acervo; guarda: pelo qual o documento armazenado de forma segura; pesquisa: pelo qual um documento pode ser procurado, identificado e localizado no acervo; consulta: pelo qual um documento pode ser disponibilizado para consulta atravs de visualizao, impresso ou cpia em arquivo; manuteno: pelo qual um documento, ou seus atributos, podem ser corrigidos e/ou atualizados.

1.1.3 Distribuio e Acesso Uma das grandes vantagens oferecidas por um sistema de gerenciamento eletrnico de documentos, a possibilidade de descentralizar o acesso aos documentos da empresa. Atravs dos recursos e servios oferecidos por uma rede eletrnica, que interconecta os postos de trabalho ao sistema de gerenciamento de documentos, os usurios podem acessar diretamente os documentos do acervo. Assim, em vez de precisar se deslocar at o Arquivo para solicitar um documento, o usurio pode ter acesso a uma cpia eletrnica desse documento diretamente em seu posto de trabalho. importante notar que, ao contrrio do que acontece com a mdia convencional, o documento eletrnico pode ser consultado simultaneamente por diversos usurios. Isto , o fato de um documento estar sendo consultado por um usurio no bloqueia o acesso ao mesmo documento pelos demais usurios.

Entretanto, ao mesmo tempo que se deseja facilitar o acesso aos documentos do acervo, fundamental dispor de mecanismos de controle que permitam restringir esse acesso em funo do usurio e/ou documento. Afinal, nem sempre todos os documentos do acervo devem poder ser vistos por todos os usurio. Adicionalmente, o modelo de distribuio eletrnica implica que sempre ser apresentado ao usurio o documento na verso correta. 1.1.4 Multi-representao Multi-representao uma funcionalidade oferecida pelos sistemas de gerenciamento de documentao eletrnica que nos permite ter mais de uma representao, ou formato de arquivo digital, para um mesmo documento. Por exemplo, um desenho de engenharia pode ser representado por um arquivo vetorial gerado em ferramenta CAD e, ao mesmo tempo, tambm por uma imagem raster obtida pela passagem do mesmo desenho por um scanner. A principal finalidade da multi-representao facilitar a distribuio dos documentos. Por exemplo, para distribuir um desenho gerado no CAD no preciso que todos os usurios tenham cpias da ferramenta CAD, os usurios que acessam o desenho apenas para consulta podem usar ferramentas mais simples, chamadas visualizadores, para visualizao da imagem raster do desenho. Assim, apenas os usurios efetivamente envolvidos na gerao e edio do desenhos precisam ter cpias da ferramenta CAD. Uma alternativa para facilitar a distribuio de desenhos CAD, sem utilizar a multi-representao com imagem raster, a utilizao de visualizadores que permitem visualizar diretamente o desenho CAD, sem que o usurio precise ter a ferramenta CAD em seu posto. A desvantagem deste enfoque que cria-se uma dependncia entre o visualizador e os formatos CAD que ele permite visualizar. Assim, a evoluo das ferramentas CAD usadas na gerao e edio do desenhos depende da evoluo dos respectivos visualizadores. A longo prazo, esta dependncia pode ser bastante trabalhosa de gerenciar. Outro exemplo de multi-representao so os parmetros de um sistema, por exemplo. Considere-se um aplicativo, aonde um diagrama de conexes eltricas gerado a partir de um conjunto de dados de entrada. natural que, na consulta, seja apresentado o diagrama, que pode ser facilmente implementado via uma imagem raster. Na edio, no entanto, deve ser apresentado o conjunto de parmetros que gerou o diagrama. Nesse exemplo, o documento eletrnico o conjunto de parmetros, multi-representado em raster (gerado atravs de scanning ou impresso

para arquivo), visualizado atravs de um visualizador de imagens e editado atravs do aplicativo gerador de diagramas. 1.1.5 Multi-pgina Documentos multi-pginas so documentos compostos por mais de um arquivo, sendo que cada arquivo constitui uma pgina, ou folha, do documento. Exemplos tpicos de documentos multi-pginas so desenhos tcnicos de vrias folhas originalmente criados em papel e posteriormente rasterizados, sendo que cada folha gera um arquivo separado com a imagem raster. O documento multi-pgina agrupa diversos arquivos para compor um documento nico. Assim, as folhas do documento multi-pgina compartilham de um conjunto de atributos comuns, como por exemplo: cdigos de identificao e reviso, ttulo e autor do documento. Em algumas implementaes, as folhas do documento multi-pgina tem controle de reviso independente, isto , existe um cdigo de reviso associado a cada folha e quando feita uma reviso no documento, o cdigo de reviso das folhas afetadas muda juntamente com o cdigo de reviso do documento. 1.1.6 Pastas Pastas de documentos so estruturas auxiliares implementadas nos sistemas de EDMS com o objetivo de facilitar o agrupamento e organizao do acervo de documentos cadastrados. importante notar que a pasta de documentos eletrnicos apenas uma metfora da pasta convencional. Ao contrrio desta, a pasta eletrnica no contm o documento ou arquivo fsico, apenas um receptculo para referncias, ou ponteiros, para os documentos propriamente. Assim, podemos ter cpias virtuais de um documento em um grande nmero de pastas, sem precisar copiar fisicamente os arquivos. Alm disso, podemos manipular o contedo de uma pasta, colocando e tirando documentos, sem afetar os documentos em si. As pastas de documentos podem ser associadas entre si, de modo a formar estruturas do tipo rvores de pastas, semelhantes s estruturas de diretrios de arquivos j bastante conhecidas dos usurios de informtica. Finalmente, as pastas tambm podem ser utilizadas para encaminhamento de documentos em sistemas de EDMS com facilidades de Workflow.

1.2 CARACTERSTICAS 1.2.1 Solues tpicas Uma soluo tpica de EDMS implementada com base em tecnologia cliente/servidor, com uma estrutura de interconexo em rede do servidor e clientes. Os principais subsistemas que compem a soluo so:
Servidor

- responsvel pelo principais funes do sistema.

controle

execuo

das

Em implementaes com base em documentao tcnica o servidor freqentemente uma mquina UNIX. No servidor residem os principais mdulos de software do sistema: os gerenciadores de banco de dados e de documentos
Cliente -

responsvel pela interface com os usurios para consulta, cadastramento e distribuio dos documentos. Um posto Cliente pode ser uma estao de trabalho UNIX ou um PC.

Alm dos mdulos de software para comunicao com o servidor e de interface com o gerenciador, este subsistema deve dispor de ferramentas para visualizao e manipulao dos documentos
Armazenamento

responsvel pelo armazenamento dos documentos. Freqentemente constitudo por unidades de alta capacidade de armazenamento, como unidades robotizadas de armazenamento tico (juke-box, com alta capacidade de armazenamento, entre 10GB a 100GB), ou conjuntos de discos magnticos (utilizando tecnologia RAID - Redundant Array Of Inexpensive Disks), geralmente ligados diretamente ao Servidor, que os controla e gerencia. usualmente impresso conectados prprias:

Impresso - responsvel pela produo de cpias em papel

dos documentos cadastrados no sistema. constitudo por equipamentos de plotagem e conectados ao Servidor e postos Clientes, ou diretamente rede atravs de interfaces Ethernet
Captura

- responsvel pela gerao de imagem eletrnica (rasterizao) de documentos em papel ou mdia similar. constitudo por postos de rasterizao de documentos, onde cada posto geralmente composto por um scanner e uma estao cliente (geralmente microcomputador) para controle e comunicao com o servidor.

1.2.2 Funcionalidades suportadas As funcionalidades que devem ser suportadas por um sistema EDMS so os servios essenciais de qualquer biblioteca ou centro de documentao:

Cadastramento - assegura a introduo de documentos novos no sistema. Usualmente feito interativamente ou em lotes : no cadastramento interativo o operador cadastra um documento por vez, enquanto no cadastramento em lotes possvel cadastrar um nmero grande de documentos em uma s operao Cadastramento em lotes uma funcionalidade especialmente interessante nos processos de implantao, aonde bases existentes de dados devero ser migradas para o EDMS. Guarda - garante o armazenamento do documento de forma segura, garantindo a integridade do acervo. Por exemplo impedindo que usurios no qualificados possam apagar ou alterar documentos. Pesquisa - implementa facilidades para identificar e localizar documentos do acervo. A pesquisa geralmente suportada com base em critrios de busca sobre as informaes associadas aos documentos (ndices), informadas quando do cadastramento do documento. A maioria das solues de mercado suporta pesquisas com o uso de operadores booleanos. Algumas solues integram sistemas de full text retrieval, permitindo a identificao e recuperao de documentos do acervo com base no seu contedo e no s atravs de ndices associados. Consulta - implementa facilidades para visualizao e/ou impresso de documentos do acervo, garantindo aos usurios do sistema a disponibilidade da informao, independentemente de seu formato digital. Deve incluir informaes sobre o estado do documento no acervo (por exemplo, se est sofrendo processo de reviso). Manuteno - pelo qual um documento, ou seus atributos, podem ser corrigidos e/ou atualizados. Geralmente tarefa controlada, exigindo critrios de segurana quanto a acessibilidade (quem pode fazer o que com o que). A manuteno do acervo tambm geralmente impe as condies de interoperabilidade soluo, exigindo que softwares especficos sejam integrados.

1.3 LIMITES DA TECNOLOGIA 1.3.1 Atividade vs. Processo Uma soluo de EDMS tpica implementa o suporte computacional s atividades envolvidas na manuteno e utilizao do acervo tcnico. Assim, os sistemas de EDMS puros se preocupam com disponibilizar o documento no momento adequado, manter o registro das aes efetuadas sobre ele, e garantir a integridade do acervo (como por exemplo, impedir a coexistncia de mais de uma verso atual). Entretanto, as tendncias gerenciais da atualidade, bem como as necessidades advindas das Normas Internacionais, exigem que sejam suportados e controlados os processos de manipulao do acervo. Esta sutil diferena abre todo um leque de requisitos que no so adequadamente respondidos por uma soluo de EDMS tpica. 1.3.2 Implantao: custos e prazos Custos e prazos no podem ser subdimensionados, principalmente no que se refere criao da base documental dos sistemas. Processos de migrao de bases de dados existentes, deciso de que documentos implementar, estratgia de formao, etc., so decises que afetam diretamente o resultado da soluo e o prazo de implantao. Estes processos geralmente exigem capacitao especfica, que considere a natureza dos documentos, a disponibilidade das fontes de informao e as necessidades de informao das reas envolvidas. extremamente comum se confundir o prazo de implantao de uma soluo de EDMS (implantao do sistema, bem entendido) com o de implementao do acervo digital. O primeiro se mede na casa dos meses; o segundo geralmente em anos. A adoo de estratgias adequadas, como a racionalizao prvia dos acervos, a implementao de formao gradativa com o uso (s implementando documentos novos), ou o de refino gradativo (incluir documentos em volume, sem controle de qualidade, revisando-os e aprovando-os com o uso), entre outras , so solues particulares que podem, se corretamente utilizadas, reduzir significativamente o tempo de realizao de benefcios de uma soluo. Salientamos, novamente, que o tempo de assimilao corporativa da soluo no deve ser desprezado.

1.4 EVOLUO NATURAL: SISTEMAS DE WORKFLOW 1.4.1 Definio Sistemas de Workflow so usados para realizao de trabalhos onde diversas tarefas devem ser executadas por mltiplos usurios com base em informaes contidas em um mesmo conjunto de documentos.

Um sistema de Workflow pode ser dividido em 4 componentes: o conjunto de documentos a serem tratados ou consultados; o conjunto de tarefas a serem executadas; o conjunto de usurios que podem ser alocados para execuo das tarefas; o conjunto de regras que definem como os documentos so roteados e processados.

Sendo uma evoluo dos sistemas de EDMS, os sistemas de Workflow implementam sobre o acervo de documentos o controle de processos. 1.4.2 Workflow e Requisitos Gerenciais Atuais
1.4.2.1 ISO 9000: custos de certificao e manuteno da certificao

Sistemas de Workflow tm um impacto significativo nos custos de certificao e manuteno da certificao ISO 9000. Suportando o estabelecimento de procedimentos controlados de manipulao de cada documento, as exigncias das Normas de Qualidade quanto ao controle do documento so satisfeitas sem custos adicionais.
1.4.2.2 Reengenharia e Workflow

A introduo de um sistema de Workflow demanda uma anlise dos processos de trabalho e facilita seu reprojeto, permitindo a implementao automtico das mudanas projetadas. As facilidades de acompanhamento e monitorao do desenrolar das tarefas, embutidas nesses sistemas, permitem levantar, tanto o desempenho individual dos participantes, quanto o desempenho global do processo No entanto, salientamos que as duas palavras no so sinnimos: tanto processos usuais tem a ganhar com a introduo de sistemas de Workflow (pela eliminao do tempo de espera entre tarefas, pela disponibilidade da informao sobre o andamento dos processos, etc.), quanto processos de reengenharia no exigem a implementao de solues de Workflow.

012345 2689
5 89

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

 5   6        

L 8  M  M  


N-&*/. +62%& 1 "% *23,5 4E 5 O"1 " + "2" " " * +O .) 3' . +$ #' . A " *3' 54& . O " +& 5 354 .* ' 8 % *5++"'2%> +) #+-' %* A "&2 " +" " &'G 3" 2; R ' 3&3+4 59&-5 ) 2 . ", "&" " # 8 H-+&#= *PQ1 &*? '+,' A 9.) + & R +*&#34"+8& A %* 5+9"+ R &)-28 & % & F "+ ' R % *' 3&3+4 59&-5 A ) 2 . ", "&" " # 8 T'"? ++ R #34"+8& * 5+9"+ R )-28& & F"+ ' U5+A JK "+* 4 4VN% <

12 467 84
36  35 2 9
2  

   ! " $% $ ( ) +    # &'  *


,- 8/67
20 8
9 .9
7 -391 3 4/ -.2
39
4365 4/ -.944

7 9
8 87 7 47 4/ 36
 4 7 42  4 2 23 2 69 4 7 2- 4 269
2 6 6 4 8 2 8 7 2 7 44/ -.948
7
4262 6 9
2 23 2 6 4 2 9 45 83
6 8

 

8 2 2 :36;/

4/ - -
/ -.2
7 396 8 87 7 73-327 <-9 2  8 2 29 4
 4 6 7 0 269
2 9 2  2 26 6 :36;/

93- -
/ -.2
 8 87 7 3 9 2  8 329 4
 4 0 269
2 2
6 8 I
9 =3-
/ -.2
7 8
2
7 > 96 2 4
 4 2 9 8 4 2
? 295
-6 7 2/ -4-2 3-
3 2 8
?49 9@ 2 6 2
6A
B 39 -  FI  3- - 3C 47 84
36 8 4396 6
5 2 42 2 9
2 @ 6 2  7 FJ 83--
7 69 36 8 6
3-
7 6 59 6 6 8 2 @ 6 6A 2 6
-6 99  G H G 43C 47 84
36
9 62 7 4 2 42 2 9
2  B- 6
5    F6
8

39
2 292  2  3 7 2
4
7 4 7 4 87 32 32
2 2 436 ; /

4/ - -7 3 6 692
2 2  8 2 29
7 -
6 B 3-
6 6
69 367 /

4/ - 6A / 4
6 8 2 
8 2 29 9 6 D    9

01 3 5 78 7 2
22
 2   5 35 1     4 4 2 4 9 1  4 1  8 3  5 52  5  5 383 5 2 8 5

 ( 9%4 4 #

  5  4 83 83 4 2 35


5 5 5 2 2 !2 34  4 4 4"#  5  2  8 
3 5 4 8  52  4 $ 34
5 5 5 22 % 52 2 8 5 43 2 5   8  
3 4   4 4 & 512 1 '  4 7 5  5 3 5   !    5  14 832 5 1  1 2 4 83 ) 2 
2 
 * 5 8     1 3  2 8 4 8 8   2  52  5  & 3 +5 , 18
  5 3
22 -4  1*5  4  4 4 5 ! 3 523 
22  1 4 52.

01+30222 1+ 22 1/ 19 22 + + 4 945 9   4 , 8 #

( 9%45 9  , 8
734 4 4 % 2   

 62  9%4  4 #

7 7 86
 68
 6253
 7 4 1  010 01 012 6 2 0 6 0  01 . ,+&6 -/!$ ,01 ) 32 3 )  +&6  !$  !&*4 8  $  (01 %!#  ! '&6  $  "
76823 

37924 9 79 4 68 3 3
IL K
:< ?@ A B CB EG@HJ ;= A @ A DFD I
LfLRT TR Kf}~LS re

NOQ Q T PR SU

`aU b cd R eU oSnp U pqP r vp U

2 Z _ 2  01 2 21 I 3 _ I  0 \ 0 [ 3 0 1 ]$-/! 5 . , &] I$\ $[ +  ^ -\ ) 24 ,] I$ $! XY +& ^ . [   .\ %! [ V X] I# # W ^ $ $

NOQ Q T PR SU

{| K

Ifgu idjLklhuwem LkfhuhgwdjnLk w g Lj h :x yB zB CB EGzHJ ;= A A DFD {


|U T Sr KU ~LS Kre

IfghhhidjLklghhem LkfgdjnLk Lj IfgsthhidjLklgsthem Lkfgsu djnLk Lj t

   !   $ % &' +$ % %,( " # % % ( % % )* )* -.0/   $ 5 %&' +$ 5 % ,( /12 # 4 % ( 4 % % )* 3 )* #$7 &')*+$8,( 8 ( )* 6/  9." < . >.?. :; 3 =/ C ) A ? B B D.3.F 0'3/:>3I / E E. G0 ."2 J 2 H  CC ,< >)! 2" . IF /J / 3 . =M M E =N !3 LK
8
V V

 9 99 0   6 9 60432 99   7 89 5 0


99 6

 

Z UA
O W 
 O T YR
QP A
 S
QP  P O Q QP  O QP QP W W X   #  ?? R R
V V V V

QVP

[] `ac a egchg kc ln \^ b dbef a ijaf m

 !  #$ " / -.0/  #$ 7 /12 / 45 3 6/  #%7%$8 / %

QVP

mo ?

p=M M E 2" .

'% !! 01 & 01 & 01 01 '%! " % " $ #  ! &  3    "  7  3  25  "  3 7   3   49  "  38
7
4 49 235 78
24  8
4 49 35 3
*+, ./ 1 " 6 98235:7 => 0- 7 4 ;< ?@A1 $B D E CB F2D GFG :> > C C B 1 C C101 H

I $JB D E CB DC5L > E C C B 1 G5K M NJC $ >OB P 6 0

QRQSTU WXY TV 69Z2NJLF2215 CD MN1#\] 024 , OB C 51 5C[M 7 F 2^ 0 J _0 O L50D 5 CD MNLCLD 5 CD MNLGOFL 1` C CL 5C[M CL 5C [M C1J b J J a

]7 f ff 677 G 7 s;? 7 f 7] G t uCC2J1 1215 CD MN1C 42^ FG E G 51 5C[M 2/M J

mnp f q jk d oh r gl i g i h f #e f c  g f c jk d gl i




      !"$%#' ( ) *#' & , -( /   ( % $, 0 $ (0 2% # $& & #( + (  .%  $  ( (% $(1 # 3.+% / 4 6((#' ' "$%#' ( &) #' ( , #' ( & $ $$( $ ('# 5 +3 ) 3 #$& & #7   )& & $ % #+' " 85 5 (<5 ;5 9:;5 =5 EH G 34 0JB 44   6' %>  @
BC &$ A I
C

 4 4 4 
4
4 3  

 3 

940 8357 3 0 4 4  6 4 1
3 4

E 4@944 A 34 Eabc @4J d 4 _ ` Z[\X W M E \] Y E 1  4 JBC 3


1 I  T O 4  @A9B @A0V9CB URQ @
 I S P
 : 4, 89 ; e  + <*.& D> N .,% ( D 5 89: >  f4 ; D  e 

N DMD N  5 <* .& E>3 EE ME E5LK .,% ( E 3E


LK

AC I E 44
CB E 4@ F A D ?

el  <555D l 45k#'5 =;> m  e &) $ 


6((#' N(  k +3  3   $ )    e $  $   N   v %(   $ ;+wx

D Ci J9B C Aj  h7

D C3
Xq 9BCo tu iA prh s]In

0234 6 6 86 7
77
8768 76 6  8 5 7 7 9 8 8 777   58 5  
7 78
58   6 6 6   7   7  9  2 5 57   8  9 5 9  8 5 5 7 3 5 
   7 6 7
77 
  5  !   8 7 5  8 9 8 8 5  6 5 5 64+3,-/154* %'( $ 7 2 &.0 + & ' 7 99 74 6 8 7 5 ! : 8 78  85  7   5 5 ; 99  7 8
; 7
778
6  <=>?: 8 77 5 8 77  57 9   7  7 5 64=K ??4K I>?  8 = 8 54L 9 =  G J465 H  4 I0 8 = J43IBF* + + M4? 4?K  = J4*F+ACE0'@ 3I D ( = N4J 4LK I?K I0 M = =

"

N43Q.P'@ 2 O(
U4+*CE 2D

R ; N4ST S 4S N 4K  8  4   =>

2V7
77 7 6 6 K 6 6 ? W6
8 6 878;9
7 5 9 67 7    7 5 =  5  5   X  7 56 0 Y8;9
976 !   6  = 5 7   5   6 6 6
7 7Z6 ? 5 87  57  7  8  99 7857 6 76 ! 8 7
8976
97Z?: 7Z  86 6  5 5  88 7  J<:

<K\ ]<? W = ^5 656 _   4  7 ] S K8 < `

 0 3 3    3 "  " !    3  1 3      3  0 1 4 3       
2 1 7 8 60 7 90 0 67064 64 & 40 %$# 0  $ 7  '(

02 5678
6 9   13 9 9  6


S: 10/. 5 2?1 1 > E1  24

- /2 4. 516 1 1 81. /5 9 . : </91 1 9 6 =959 :9. .0 1 3 1 267 6 2 96 9 86 1 ;0 . ;25 :9 2. 8 9 1 : 5 6 15 >09. 0/95 <.024. >861 819 . /5 9 >/14 9@ 19 61 ?> 9 <. 14 / 1 3 1 94 2 6 96 9 86 9 6. 2. 6A / : 1

' ! ! ! # & "! # ' "!   & "! $ $ ! $  %   #"   $  00 (9 9 9+ ,7 13 6)* 9

 

V; KU; T KU; T

V;

WY X

J;

J;

V; V;

V;

WX X Y

B1//1 . C 6 D 4 2. > ;E : GH J K L0 O >51 86 1 41 : .4 4 9 F 4 I K K FM ;N P: < 5169 0 9. 62>51 86 44 26Q 9 : . 9 1//1R

WX XY X

 1  7   1      6 9 20 5685685420 66


7 7 869 6
16856864 24 7 7 78 86  668 1 7 4
() ) * ) %)') ) & ) ) #$ $$ %) " )

 46 ! 4  1 66

) %) ')) ) & ) ) ) ) .$ $$ %)  ) )

,46 9 24  66

   6 9 20 5 5 5420  + 66
 46 9  66
 5  24 
 6 +45454  + 66 06 9  66
 454/24 
= < ;: %'  &; = & & & % :

,46 9 24  66
'1 146 21 2 3 71 89 5

% : I# F% :# F:? " " % C @B %# :#H BA" > E:@" G ED C A


E%: E

12468

4 3579 57  7 14 5 7 63 3 7 77
4 4
3 
4 4 4  4  3 5 
  2 757 34
73 74 4
 
 47
  4 8 4
7 9  5 3
3
3
3 5 3 4  



  
 7
 5
4 4 7 43
  3 3
3 4    
7 7 3 539     43
  4 !4 " 3#"
5   5 4   539  4 4  7 57
47 
7

4 4

$& )* ,*-. 0 1 %' + / .


2 43
 
  
4 4
3 7 4 74
7 7 5844 539 
 4   5 
3  3 3 3 3  4

54  4 3 

534  6
 36 2 "57 3

 7 4 " 4 7 9 543" 74  44  5 47
6 4  7 7
577 7 7      8 497  4 37 4 43
7 7 77
   
 4364 4
3"7 3 : 539  
4   
5374" 5 
5   3 ;7 4  7 3
 73 
 
44 5 4

3 4
3
   9<=><? A " ;@  9B=>B? A " ;@  9C=>C? A " ;@  " ;@  9D=>D? A
T

N POROMN Q MN N
" " ;@  9<=><S<=<<? A 9B=>BS<=<B? A " " ;@  9C=>CS<=<C? A " " ;@  " " ;@  9D=>DS<=<D? A

POMFHJ E GIK

  "   !# $

02 5689 9 
  
7  13 7
9  7 67
) '( + ) , , . , ') % '( + ( , , ) ') & % , + +* ( -, ( , ) '(, , ) (
-

/ 0  # 1  / -20  4 56 . # 1 31  # 

)'. (6 / ,20   " # 4 1 7  81 . # 1 6 31 "     9

.  ': 2 <; ) ( ( (= > > )'( 2 ( =(<

5643 1 2   !"#$%  %  % $' 3     # # &  $#   ()* 3

79     8
   

4 64 6%6+ 2 ,

+6% -

 ($ !5 *   6 &3&#!8" 5 2% $' 2 3 "  " 2 6   # # 4 4 7 3 9 #  $# &#! 2$% $; $8 $ $9 &< ! 5 2  $:" 3  $ 3 $ 3 " $ " $  " $3 4 4 = ($ $ *:   6 &3&#!8" 5 2#43# $32$ 2 3 = # 6   # # 7 3 9 # > =## % $; $8 $ $$#3  $ $$ $ $ 3 ' + &  =#3

7. /   8
0 1   

0 34 77
57   56 88 2 56 894 4 77 77
A B

027 56 84  7  0 7 857 4 77 7  77 

  7 75 4457   8 8
75487 4  %  8 6 
4574 7 84 7  ! " ! # 5$ 5 7  ! " 5$ 5 & ! #

' 9  4  87( 56 87  7 726 47  % 56 6 7 ) 8


47 8 4*   26 4 76  86 74   7 ) 8
 4 4  7 *    8
7  7+ 8
,4 +- , 4  7  6 4   4*   20 9 4 6 4 7 " * )  7
8
  #  5$  20 94 6 47  " .) )  7
8
47  # 7 * 5$

/1 456 79 79;<: = 02 78 : 9 : >


72?   6 464 8 5   7 8
86    7 7 @ 

-241% /-.3 % /- &')+% 36 -24 . (* 7 0&1

013 2 57 9 9
9 2  9   8 8  8 68
9  9  3 8 8    

6  !   9  "# 9   6 $   " 9
8975 5 5
;85 : =6? 5  ; 65
;::3 68 : : 8 : ;< >68 8 887 68 ;@   B/ A 013 2 222 :;5
7 5 D = E
8 C > : = 8 :  8 222 :;5
7 5 F: E
C > : =8 :  G " 22 ;:

8" >2
8H;7; I: 5 = 68 : 8  8@  : 75 5 

.. -O.24 % /-.O241%U Y/A/-.O /-MO+SSS .O 36 ZO 36 V X -O. .O PT 1 7 . X .O MQ Q R/A/-O./.N 1/N.11W3 -Q. O. MO -.O')P %/-.N JL -MJL MO (*+ ..O K/ &N K M
01  3 : 

-O.')+% /-.O24*1%/-MO+SSS--%_ /--O] T/ .O (* MO 3 7 .O PT/ .O]T .M%^_ /N.++\(/-MJL -[ Q &N K/ T+

`:: 68 a;5 : 5   G: 9 :6 8:


 ::68: >; 7 ; 8 8 ;< : b  7 88 >
a  :8 7 :
8 >2 9 > 8 88  =8 `8 3 8>  2  2 5    9 88088::68
 > a

0245 79 1 68

0*45 , 1 +5 2 /7 4 2 4 +- .)50 +6 35 , 47 , 0 2 /7 4 .  1 849,000 ,:=


: 8;<0 ?8, )?8@?= 0 > 0 8245 79 1 68 2 0 79 ?08,ABC2 0 268 8 *45 = 1 0 ?8,)N@2 0 5 2 /7 4 20  N)270 6 = 4 = 0 2 /7 4 N 1 ?8, )2 0 P8 O 4 = 0, 7 0 04c0e =;P gg g ?0= O d >d f> -0 0

   ! ()" "%'$!     & #    

 ! E)" "%' !     & $   D 


MKL)H"' ! GKF J "I & $ JL

QS VWXZ\]^_Z `]Y^`ZWY^ b RT Y[ `a Z Z ^ ]R

0 h )?= /7 i /7 ?= )h 1/7 0 /7 i j;km:; 0n /7A5 2 l>g dh 6 ?0= A25 o2 6 268 0 2 79 p 46

Mq )%' ! J$  & $

0234685
57 9



5 5   9 

  
5
85 455     5  

  5 5   
5
85 455   9  5  

  5 4     
5
85 455 55   5  

   

!2" 7 9 !890 5  85
# 8$



"5 555  9 


  4 4
3 2  3 %2  3 3& 

01 14161 8 9
 2 567 6 1
6 4 8
6  416
  14  18 9

 1 56 5    1


01 1  4161 2 9 66 2
 567 6 1
1 20
 01  4  5 ! 8 15    2 8 

$ %$  "  # $ '1 $" %$


%&( $ %$  # 

$ + %$ ,$  " # $ %$ ,$  # " $ * %$ ,&%$  # # $ ) %$ ,&%$  " "

02 5678
 13 9 8 8

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

013568 24479 226 287 3  3 38 

"#  $#  !    !   "      !         "   !  

.!,-&(*% , ')
 79 /8
%

#C D !GF 9; H FF :@ 7 #C: !GJF9; H HF :@ 7

> <6 !F,6 3 <AB!I ? 57 =57 5 <AB!<;"<6 5 ? 57 GHF9;) %$G572 FH : 7 6 1 8 F,570 ,, 9; )7% E 6 %K :
M8 !L "L L L    226 6/4 P7/  Q 72R67/ TU 3  3  6 7  23 S  6 3 4   !W  V V !$

<AB!G%%9;) % OAN F, : 7 5B 5

<!G9;)7% G : X

 !  !   Z  

 $#  !    !  1 3 <!%Y9;7%!F%Y:)7%     EF9;X % FF:)

. !FKJ&([ , *\ * E ')

4 44  74  1234658948
9
65

4
4 5 574

4  

4/98*@ 984 *@ 4 4 :A? : = A? 8 :=2: :=2 > = *98 : : :; 1 : :1 ? : :; 9 : :9 4 98*; : A < 9 /; : /8 : :: : 9 4 : 9B1 : C < : DE F 9 *9A9 4
4 9 *1 : A? : 9 <: :> 4

+) ( * !#  .2 )"/!#   " 1  "  - )"/0 1 +%'*!# ,  $&  " +)"*2!#  35 *7*!#   "  " 4 35 *1 )" 6 4


/9 *@ 94 *@ N N 98A+5O5 *9 P


N 4 O
1 : A9 ::1 *9 < : > =: N 94 *9 A9 N N 4 94 *1 > A? : 9 8> :> N

3JK*6!#  HLG 4M I  "

3 * !#  Q 2 "

R 4LM*1!#  HLG  " 4M S

12346589
8 758   574 44  4     

    758     # " #   ! !   "    !  9 " 3 9 "  ! !   5  5   4  4 4 1 1  9 " 3 9"2 / "1 2 ,/ ! 0 -   !0     1 1 . 0,.        ,234658 658
 78 574 4

* "( $& + )%


6 6 7 1 981
56 18 7
1 1281 71
4 28 1 7
3 1 7 1 98
2 6 7 98

                 

 !#%' ' #78(%"*+ "$ && &! &")%, -%(%' ( " $ ("0 , "&.& % #/ 123

M7 +$ KL6 J, 6 26 +N % 6 K 6
,9 K22 OQ 9P


;<>=9 8 7 B  6A E 6 =?@ :       6   5    5      D 6C 5 4   4   8 IFH  G

J1223OQ 8Z PY 7 [ 4 M7+$ K L4
1 +N % 4 K K 1 9
3

 X8 8W8 TFH   G ;<>=9 V 7 R X8 S T =?@ :  V U WC  I




12J4, 2264 , 9
2 6
126 OQ 42 P

J4264 OQ 8Z 2 PY 7

01 4 79 2356
9 7 51 4
  1 7 721 4  4   
/#0 .

9 ; '!  ' : (   $( &" ( /' $( &  <1" +   (  ' /2  -  = &    :   " " ( 

  !   &  $''(  )!)", (& %  +$ +)(    "  $%   "&$ ( ((* +  '(  &,  ())  # &$% , - $  '% )   ' (     $ )%"  (. (

"' & """1 &(+

"' & &  1 ) &( 2 2 (

7 7 1  4 17
/#0 . /$+' +))   &3" 

"' & """1 &(+ 4- (  7 5 $61$( 8

>? 

"' & & &(

@? A?  

02 3467 8 9
2 7 3 5 2 8 7 2  5
7 8 25 7 48 5 7 6 7 7 2 67 8 8 7 5 6  7 2

       
8 8 8 
7 7   6 6  6  6
!  6   6
!       72
76"
 6 2# 48 8 8 5 7 $  & *% % & % &

72
76"
"5 348 8 9
 7 2 4 5 65 4 48 8 8 6 72
7
' 2  7 7 4
8 
  4(7 4  3)28 458  7  75  2'
2

57 8  5   2 34 51 
9 56 8  5 6        "!    34 3   !  ! ! # !   $ 
% & ' ' ' ( !    & &  ( (
!  !*  + ) !  ,!! . !!- 0    /  - !  /1 ( !  # - /! !    !  !     24 54 2 $   % &' & '"' "'"4' / ' / ' / 4' ( !   " " 3& 3&  3& -& -&  -& ( (
!  * 5+ ) 1   ,1  . !!- 0    /  - !  /1 (   # - /! !    !  !     5 55 /    4 ( $  5 % !' !6 ' & ' ' ' 4'"&'"& '"& '( !    &  & 4 7& 7&  7& 3 3 3 ( 8! 9  /6  5 #0     : / ;!%  
<5 8  5< 9 5<  / 
 5< 

287 8 9
7 8 

23 541 0
0 8 7    28 7 9 2

28 5 2 28 51 0
287 8 7 3  9 9  23

28 523 

&' )*0 , . 93/ 9 3 . 0(-1 * +0 2 -4567 3*3 3(9+ - * * - * ,. ' 9 * * 3 ' 1 * +0 2-46 ' 9 * *3 8

   !"#"$ %    $

3 73 73 35 3 8 3 99 9 9 7 9 7 9 7 :*

- 4257 4 28742 7 :* ' 5 9 8 '

35 3 8 3

4 5157 48187 41 7:9 * 5 8

0 467 92 2 4 82 92  9 947 24 875 12 52 84


4 8   8 84
487 4
7 8 57 4 2 4757 7 4 52 467 9269
94 
745   4 4 52 84
2 57
 72  7 5 7
 6 26 845 5 92 54 2 

(& 8 &64 
(% &($ &(&64
' #% &# $ &# &64

0 467 92 26 845 882 92  9 9472 12 52 84


4 8 9 2 54 4 84
487 4
7 4 2 4757 7 4 52 467 9269
94 
745   4 2 52 84
2 57
 )* 

!%"% &!$"$ & !" &64

#%&#$'!"%&!$"$ % , . ' /- &./ , " 642 %3"$ 4 !$ 3!% 1 %5"$ 4 !$ 5! " % 0

124579 4 7 3 6
       4      4        4    4

 6   49 7   !    " #7$   37  3    93 7


 7 7 43   %
   453 ( &6 7 9 7 '3$ 12 '  37 ) 39 4# 93* 93 7

7 7  3 #$ +3  47 ,7 #   3 43 7   $   3 7
7  4  9  4 4 35 -  9 ,7  
4 3 !  # ! 39 ,7  3' 7  3 . # 4/ 9
97
 3 
4 $ .0 # 4/ 13   6  9 ,7    4. # 9 6  9  ,7  3 9 7 37  3  3 3   334  37  3  3 73   44$ 42    4/ 42  4   72    4/ 72 5 42 3 2 .
# 4/ 682 5 4  4 3 2 .0
# 4/ 7  4 1!  7 97 #
 
,  9  3 9

64 64 3636   33   3      .   3 :  : :: .0     


 .4 <; 

69
8575
18171 5 69
05 45 400 1 21 0 20 69
00 1 9 20   1      ! #  5 1     "   $  & ' ( "   % 0  ) 0   %     '  9  95 0  # 0  #  *9  (    +  % , 7    " %  -    %           %   2      . /5 9 9# 0123 5 96:;:2< 8= 4 683 < 83 6
65?61

M
0 0 61
81
500  )0 1 61
19> 6
5 )?1 2 1 6
>1 9> 2) 6 >1 2 6
7@ 7 B 87
6
A 1
>5) 8 5 7 * 2@   87
5 9 2

1 65
85
5 )  50 0
5

65
5 )9> 2 1

>C9"  9 +   D5 0 E >% 9 2    1 G       0 0 9   9F  0 #   H99  /  DI 0E >'  "    F ( 0 9     9 9  F 5 G   0 # 79 & 9 J    /   '     ,9    %  9       9" K   9 +  > 91#   0 *9 9  ' L  9 % "    (    %                  99

1 3244457 9 68 2 1 3 4457 9 68
1 3 9

23
 47
32  47 939 
 93 48 

              89 ! 82 8
" 19 9 !1 2 1

2 2 19 !1 2 1

9 #   $ &  8')*    %   (&  9 ! 2
9 !
2 4 4 9 !9  47 44
4 2 44 44 19 !2 4 +44 4+4!
4 44 4 9 9
9 52 69 4 4 9 !99 7 9 ! 9 !9 52 64 9 4 4 9 !2 87 4  489   $'  (  ' % ;    ' % ) % :      (     :  6   (  ;)% 8<  6 ' %   ' (= :'  ( )> ?  %  ' %   (  89        8  : @  )%A :?   )> B ;)% 84 '      @ C   )% ? =AD@ 888'   8 88 (     ;)%          E  %  8  : B D8 ;    & D F  ;   ) 6('  (  ( (         6         4 $   (B 6

1,!2,,. - , ,1 / 3

12 46 8 97 38 8  3 5 7 4
4
 9  

  " "    "!   9 " " 9  9 "   

  " "    "#    $3 & 8  '4 % 3


7   ( !,# ",    "# + !   "* " ) !(       &

 "  .  -  "   12 46 8 1 2% 4 3 5 7 4 43 74

 6  6 4 98
8 4
8 98  8 6 8 8 5 8 
6  9 4 55 68 9 8 8
84 7 8 5 6 4 5  6 4 21 5 0  0 6      2    5 8 " 555 ! 4 " #55 5 !28 5 8
$$'()*,-/,0 0 1 3/4//)50 6 / ,* 874.*),87-6 ) % + . - 1 2. 3 1)- 70 )50 19 .,53 .

:; <  => ?@ A<  B C> C GE EIK0 0 "E I L 6 J C E 6  A2 0 < @ > 6 6 A A F  H C E6 =E  D =E D

12356 4 7 351 24 8 25 9 3
6 25   36 25 6 3

1   1  11 356  3517 !    17    7  4 6 4 


     " # 1 1 #$5 9 1 6 7 3
6 % & ' # ! (   1 71)     1  1      1 #   6   7 *6+ 7 #    7#  )    ,  #     6  "   1
#   61     7  1#   1 1    7 5  .8 .33 7 4 5

5.9:130= B9: / : 2; 4 :: 8 8 C  8 .D  E .C . D 1 

3 9 .> 160.>@ 78 A 2; ?/ 2; : 9130B9/

: K.A9A?DH L : J: A K.F9 G13= F .F2 =0F J: 2 0 13 I

1 3L 35 - M .C. D .535D4 7 7 4

  6     4 356 9  4  76 5

4 35 9892 76 1 4 35 9769
1 76 5 2
1 4 3 2

5 9 5 6
8 66

     

01 4 79 2356

2M /* O P$- N0 N ) & $ 1& 0 (

9  2 1 07 1  1     211 6 7  37   7  1  1  53 7 ! 1 4  "


2- 1( $3/ 4$5 (/ .-. #$% ') & &(* +&$ ./ #$%$'& ,-(0 1'* 6(7(/ -, .

Q <=9 > 2++&<Q

Y / 2- 1(+&$ ./ 8 $3/ ,-(0 /:;#$+&(* 9 ')&  S R K / &T 1 & ,0 +0- &( -/ U O 1V1-(8 $ $$W ./ 2++&<=9 >
/?;#$+1'* 9 $'& + 2++1B=D C 2+B2++& A2++ @ E 2- 1(6(7(/ 8 $3/ - , . ? 2. BFG ? 4/H ' =BF3 I F B= 3 G? I 2. B=D3 ? 2- 1(J&/ K $3/ ,0 28 2<2+L2. 2<2++&L2++1L2.

2++1<Q

Q <=9 <=+ T C

12 5789 8 2
 9 4 23  3
3 63
4  8 
545 4    1   5   15 78 

)*(, ' & & * & )*& & (, * ' & &  * + +% & * & % !""# $  $ #

-/ 2345 7 9: ;:=84> @55 A> 98 C:D?8 F 8H@<I B: : .0 68 < > < 4B <:E =G : IJ > H ? K: H:C:H5 =E L? < =: :

1 ! 9#$%$&9' " 8 ' ( ) +-. 0 2 3 46 7 8+1 9-/7+, 5+ 8 /+ 7 8 0 0+ . * , /+ 1 + / 52 +49 0  8,6+ / + 9 +/. + 1 3  + + .115467 83 9. +2 7 , 7 8 0 - -010+ 0 89 .2 52  02 2 + + +/. ++  ,. 1: 3 0 89, + -., + 9=  02 2 + + ) 8. + ,<? + ; + . 7 10992 7 ,<7 83 9. +2 7 , >. ,2  9= :  + ; 0 89, 7 1099 2 7+, 7 83 9. + 2 7 , >. , 2    + . + -., + 8,=  02 2 , + + ) 8. + 8,= : +,?  + ;0 89,-0 1. 7 83 9. +2 7 ,) 8. 9@9.:  + . 9@9 ,  02 2 + + >. , 0 1 ,? + . .,7 8 02 2 + +  89 19 
 +

 ; 08.,119 3 9. +2 7 ,  
 > ,A., B? .  . 2 8,= + + .2 8,= 7 83 9. +2 7 , 8. + +, 0 89 + +,  02 2 + + . 2 9= + + .2 7 ,<7 83 9. +2 7 , 8. + ,< 0 89 + 9=  02 2 + + . 9@9.+ + .-0 1.7 83 9. +2 7 , 8. 0 1 0 89 9@9  02 2 + + . A.> + + .115 3 9. +2 7 , 8. 15B? 0 89 .7 8 02 2 + + 3 <  + 8 5 9 BB C .= 2 D+0 35 E02 2 ,2 . ; - //F 1 3,G; 9. + + 8. /F /F +-  +. E02 2 ,2 + + .7 83 9. +2 7 ,; - //F 1 9. + + 0 89  02 2 + + /F /F +-

124152617241552
1552
172 9 8   

   
 

   

              

 

  

 

  

124679 3558

?CD =
< =

EG F IJ KL M EG F = M

?@ B@ A@

?CD =

  3   93 93   3 4 3 7  9 68 43  37 8    9     94  84  ! 75 "   3  7 4 3543    93 38  8 7 8  #3  8     93 93 3868573 8 43$ 337   8   3 3 4 3 7  9  8 9 4 37  4  4  8 %&8   94  9  4 9(8 ! ) 5 " '   3543   3 3  3' 8  8   1 71 1//8 71//4 710 51//8 71//4 710  /5 ,  /5 ,   9 8 . 7/ 7 5. 7/ 7  8    . 5, 6 , 5  & 5  2 2-5     9  *5,+5 2 2 :3    *5 2 :22 5 49   9   ;3  
OJK<Q T=U EG P RSL F
N =

?@ B@ A@

IJ KL M EG F = M

?CD =

1 23 5 78 93 8 8 7 7 4 6 7
4 7 4 1 
7 68 7  9        ' &  $   9   #&" & !! %!! % &!! %!! % 

     ! &* & + %! %*  +% '  '  9 9   9+   3 '0 +%! &*9 / * & 5 %!2 '  4 1 , 3 1 * &  5 %!2& ( (5 %6   2 9+ '0  3 ( 0   0 3 4 4 1 * &   / * &    .#&*)& ( ( 7,    #& ( 7  & -     9 8 :  
 6 <4 3 33:8 3
9
= 6 
6 8  8 33
8 ;
=6 6 >
7
7 3 9 3  ? 479 47 : 3 4 63 6   <
7  
8 3
8 9 #6  77=
3<;7 34 ? 8 63
 6 6 =6 8 3 8 <
7 3@ 3  6  3
33
8 ;
< 7 9 A  4  33  9 3 >
"

BA  
38 7 8 7
E  C39 7
@ 
D  

              /% /' )%.% )'.' ' , ' )% )'.' )' 7 ' .% 7 % , ' 6 '3 )'6$3  1 4 ,1 & ' )% )'4 1 5%2 4 %2 5 )% %$# )' " % * ' " " ' +% %*#)' )'' !% % %$ ' 6 ' ( ' ' % &#0 ' )' % % &$ ) ! 6 ' ( ( % ' )' %'$"!% 6 &# ' 8  !% , +

5 5 4 4 4 1 1 8 7
9 847 
4 1 6 4 9 64
4
44 1 7 02 1 1 8 6 1 4 9

K H 4 #K 1 G ' )' %'$J , 6%LK 3 5 K K2 & #I ' K E F # $' ' )' %*$ K, &# ' )' K, $' $* N )'MK# +-

7 >90 B5 ;<A B:5? 9 1 6 = 1C5 9 9 @ 7 D5;<A 4 1 C5 9 9

)% %$#P$*Q)% O* % K# * $+ N  /+ R % R ' R %.% R '.'% R' R / / ) ) R

 7  6 6
9 85 175   5 5 5 6 474434662 3 53 6

66  79  

 !"# % )(+&", .##/, '&0(1-&3 &5.*6 7( 4  $ &'( * , * "- *(2 +4 ( 68 , &5 #0*6 +$ '("5#9: +#+& 6 &# +2 (( # !"4 5( &
;< ? = >@ D ;E @ AO;AP E AB @D F C AE MC? D F H>@ ME GB? J I I @@ K >B HII ? H> B L  NI> I I @ K>B @ ? H> B L H 

QRVQU ) kl U
I @ B? J B Q)WX? H> KHI>@ @ K>B Y L C C YB L I@ B @ H   >@ I Y Z ? I IB D\@ B @H [ H@  L @  @ B >@ C C ^ ? ]H @ B @E J

kl R QRSQ) TQU
C M_NA` E aP

kl R QRbQcTQU
fI I>@ ?I ? H I  J

QRdQU QcW X? H> H@ @ I @ I> B H KeB Y L H>@ Y H L I@ C? B  ? I IB [ H@ kl  >@ I Y ZD\@ U B @H @ B >@  L @ ? ]H @  J H>@E C? ^ Q5 dgh 9i)&5j#k5 TQ)l Q

kl R QRSQ5 TQU

j- Q kl Q5 Vgm 9ic"* +#k5 Qcl U

124678
4 35 98 6       

  

 !"#%&"' %)"*( )"&+ )"! , -( .(  $  (  #')  ,  +   /"0 ")(*( ( "   1 ) #
237865
465 8 964 78 39 9 4 9 65 7: 4 8 25 3 84 5 4 69862 8 8 6 ; 3 < 3=9 94
984 6 9 5 : 4 @5
469 : 4 8 8 8> 69 ?5 3 84 5 6 86 8 25 4> 7: 2 9 3 A8 39 ; 5 4  3=9 94
984 6 9 5
46: 278 39 : 93 4 85 : 4; 8> 69 ?5 3 84 5 6 25 8 5 4 6 95 5 8 86 9 3 B 4 B7 EC F C E@D 7 A G @ IE@ F @EI H H
J3 4445 GC EI 7  39 6 HB C K EIHB7
: 9 4 6M6 6L ? N

OPI 7 QB RA;TJR S; I F U
7W >V 4 Q F 7WV B7 F 7 RJ; Z ; I F OV W 7 Q F 7WV 4 B7 F 7 ` H; b U
;7V a; P c > 4 ` Pb dC Peb dU aH W W C

X U
7V Y> 4 > ; 4 U7V

_D E]E[ ^ \ \

12 462 7 9 3 5 38
8 3  7 7 
8 855 735  2 8 8 76  


  

A 7355,8 )(2 5 )B8 8  7 735 83 4 8 4  * 8   6!  A 7354 8 

   
  
   ! "#1$ 
" "  %'8 (7 4 )58 735 25 4 8 4 ( * %+'8 5,8 4 7(5 735 7 735  *!3  " -" "  6 -"

. ((15 4  4 462 2 4 )*4 ( 3 *  ( 68)( / 2207( 2 (3 2 5 32   5 ( 2 (2    7 2 8 (04 * 7! 586* 0784 . 9 74 2 6 * * 6 8 6 6 2 8:; <25(  63 *3 5  4  8 "#1$ 2 4 7( 3 ( (5 2 = 5 374 ) *  2265 *  735 8(3 5 384> @; 8  2 2 462 7 ?

12 4 6843 5
3 579
68 2 4
KLM I NP O UI
GI H

NP G

RS HT G O I Q

       


!  $#"  '&' '# % ' '# $'
# # 

KVW

 +  /( 1# &0# &/# $- &0 &# *  # , . 1 .) # + #( $ ' - &/.* # 2 #( + ) ,  $# !/#4 % /# !  $"   3  3 ' - & * # 2 $ + #( , ) ' 56   ' 7 % 89:2;< 58= " $  # ? :  4 2 4 2 !' > > ?5" A @" / B?:5?C:5" D @2 @" > ?:5A /

#EF
9

1 235789 5 46
9 7 1
 9 5    6  9 9  576  4    9  5   ! " $% #  & ( 6 )9 43 9+ , - . % 4 ' 7 9
7 3 7
*7 % % 5 /,0/ /. / /.-/, 1* 36 /,2 347 9 . 54 , 5, 8,98 97, :, 9, 3 6 ; . 5 5 /,.  1* 36 /.2 347 9
/. :8. 98. 976:3 ; . 5 /.3  5 / /.-/,3 -. 5 5 5 / ,  / <5= >)?)@
. . 5 5

A 87B *6 )7  % 5  A ; ) :, 3D5E.D5 : C/ 5 ,# , " # " ,3 1G F3 7G 72 4

; ) :, 3D5E.D5 C/ , , ) :!D# 5 #HF# " " 5" ) ," 1G FI 7G

6 54 2 6 97 86
67 89 8341 0 7 7 2 67 50  2 

   !" $ %" & " '    )    " # #  ( ! *+ !!(  !# , ) 
. 01 5 7. / 234 68
A1C C B. 1 1 1D. 8 B7 @?W@= UV =

UV ?

95:9; 95 9;<@'?>= 9A52; A1C C 1 1D.C 5E B ;E B6 7. 1C E G B. 1 8 B7 1 .. F 8C C 1 1F 9A52; A1C C HB.I H 22/ B. 1 .D 2222 JK1LMFO FP81 01 PFC 1H. 8F GB.N 2E B. PQ 87 F GF 21 P C
RBHFF C 8 F17P 1S 8 1 N TG1 24 68 5 7.

I/ 5 I/ ; 95:9;
1H. 8FC I/E B I/ GF 21 P 1 5 .. ; 9;:95
1H. 8FC I/E B I/ GF 21 P 1 ; .. 5 K F 5 7. / 234 68

95<92 9;<9A52 ;

UV ?

UV =

12 5689 46 34
9
                !"$& # %

12 569 2 34 
               

'( )%* $ * + )*  - 0 + 1 % #+ # , .%/ &  *2 ,


8 G JL K
F G

8H H IH

3 & +45 6(2 72 85 9 ; : <:=>1= ,? , ? :  A@

NO QR S JL TSOF V P G S GU 8 M G

5# % *& %  B5 A B D  AC B5   AEB B7 A6B:B: <  , 6

0 2 0 70 960
50
4390 1 0 0 70 0  2 2  97  7 9  2   4 2     2 1  1 1   2  2 7 9 1*  2 + 1 1

7 9 1  $% ((" !750 92+ 2


1 &'%) # '  0 750 9   2 (  0,-.& & " 0 123. 1  " 4/ " 5  /5 27# 18 7 5 1 # . // /.21 2  / 3# / / # /62 3 .. #11.4(9 //0'1 # " ') #: /.5 1." 21.. ; 02 /" 0.9 " '1 ) 1. #. " % /" / .3 /.  / //(. 5 ')(" /. #1) ( )#= > #< 2. .  / / "/ ' 2

 1  2   187 3 75 902  7509 9   9 > 2

5 7 121343 68 1 3 68 9
 3    
 
3
 
7 

3
 
7 
 

&

68 
  &


 27 

$%#
 "  !   7   
 
&   &

 2'  &

$%#
"  !   '   
 &

68
3 2' ((')7  &  
3 2     681 * &+*+  ' &7    12, 44 7 7   6813 5 , 7 1 &*
3

13 27 ,4 &

0234 446844 5 4  5  5 79


4 6    8 

4       9 5 !4 7  76 8  9 5 ! "6 5 # 7    $ 64 5 %   % & !45 # 7  976 4 $ 64 34  58 % (' )0* 0, + 8 3- % +.-+/* +. , ! ' ,  0*'''.0 , * ,' 8 #!
5 123
  0*- 7  8  5 6) 698+ 6+6 5 6* ,  3 + + ' '  4  6; <% <560 <'<'  0 - :   : 0

314 2 2
9 8 76541 0  0 2 1 4 5
5 111 51
4 5 0
 9 8 7 1  0
 1
0

   !" #$!  ' ")*+       % & (    "" -   "" -


,
- .  # / $ # 0 # / $ # ! 1 & ( 245  /  ' " 3 6' "8   (9% !& ( 2 )5 ( 7   $ 9 $!  ' " :* 
 
 
- 
8- .
 
- ;
 
8
8- 
8 
8 - 
8 
8- 
8 6' "8  (92 )5 ( 7  $ 9 +* < 

- 
8 - .
8 - 
;
- 4 5; 51 5
8 - 2 5 11  0
8- 2 5 11 
1

? @@ ( (  34 . 34 => *@AB C?    


 4 5 51 34 D@. E F GH  3I+C) =J   (92 +5 $ 9 )C 
8 - 2 5 11 

- 
8 - .
8 - 
;
-

1 34 67 2
84 69           8                    !" ""$&""* # ,." 0 # 121 # %'()+ " $ / 1 1 &3 de ghij

ST

WX T

`6a T c eZ b
d 4 WX WX k l WX Z

Sm o nm fe

" 4 2 5 41 2 6 4& 2

7 8& 9 OQ EK::: NM D NM OQ BCK::: L<K@F B J <E=?AE B >@ I< :: HG " R6( ST 2 (.+ UV "* 1% .(WXYWX . ) + /+ ( T Z $ [ [4
<D F <D P

   \[4 [ -[ \ [4 [ -[4      4 \ ]\[  [4 ]     +#3 %1 \71 \72 1  ^] 1 &   ^]  9 _   4  1  

82 7   9 2 1562 1 1
9 3 753 0   16 11 7  2 8 6 3 

"   "  !         

# %&(' + -. $ ')* , / ,1 )'3$43$9269,79928, 0* ' 2 ,5 2 =,


7 ; < 0:

" ?      @       " ?   @      " !   @ 

( %&( '+ -A $ ')* , ,1 )'BCDBC/E.FEG HEI 0* ' . A 2  " L@KO MN" LN @ N M@    " " KO  ?  N @  J  

" !   N J

01 3 69 24 7 5

i65 D 1 61j D < a1 20 ) , H ,2 H1D+ '( 1* D,00 1 5 ) 7 + -,/ 56 , .7 6 0

     ! $ $ %     "# $ &

'( 1* + -,/ 561 5 ) 7 , .7 6 2 0 ;8 75:73 976543


3 3 3 5 >596 9=5 :>3 963 9=< ? 3 < ? 3 3 3 =3 B=5 :6 B63 A@ 5 3 < ? 5 C1E GF2A7 45+ + @I   G22 DF H/0 01 , / 8

OVO \K :\]] K ^[KZ K ] : NO W O U[ R LJ OP K OS K ^[KY \K :\V[ Q TK W ]: NW K X

_5 D00+ ,  `45/ 7 2 a 4


b h+ R B5 :3 6 B63 U 5P e < 5 S = f+ P c ? S d f 3Q c T g 3 6 B63 < 5? =5: b U+ R B5 S 5P S 3P + TQ 3 5

7+E /,

1 50 3 2 9 61 17
7
48 2 1 50 4  64  1 05 13 2 9 61
17
47 2 8   51150 1 4  64   1

 2  !# %   "$ 

Q6Q J P L
&'()%   *    ! )  + ++ ,"  ,2 -  % (( (  , %  % +! ! .  / 02 4  4 2  , 2 2   , 01  4.   1 ( +  +%    + 1 ( ( 3( ( 4 ,%5 62 ( % ,!%0( 89:1 < 1=- ;?0 + ( % 2 !% + (0  7!  ; 1 > % ! % , # 8?8?!2 %2 6(%, %+ -  2 +  @  1 4 + ! + 2  ! .    B%2 /  2 ) ) % ,L N 5JK DF MC 2 A $        +! O KK EG . H
P

1
74 2
74 9
9
74 9 17 8 5 5 0 56 0 5 2 1 17
9
74 9 8 56 0 5 0
58"57 7 7 8 7 &8 1 %8 &7 17 %6 6
7
7 7 %7 1 %7 8 8 17 $# 8 7 6
'8"'7 7 ( %8)8 %7)7 * %7 %88 ( %7 7 8 % $# 7

  

     ! !            


,./ ,. - 01 6 8 %8 1 17 98 8 7 1 17 %7 7 8 %7 6 8
7 6
7 5 %8 76 9%8 7403 5 2 '"%8)8"74: (28 ; 5 7 (6 '"<728 ; 083 5 (8 2 '"<7=2 53 >- ABCDEFGHDIKLMFPDEFQF EMEFRFDSEM ?@ I J NO EH O H EF

12 46 8
9 3  3 5 7 9 7    
  !       ! " $ !  # "      %&'(*,  )+&     

1-./7 9 0 13 23 8 457 5 34 7 86 27 7  5 9 4 .89 3  7 . 3 7 9 96  .9  . 8 2 4 9 .9 5 9 7 84 .48 : 58 8 4 4 9 974 9; <. 23 8 292 444 78 9 4.9 4: 58 8 9- 8 3 7 9 2 4= 2 8 9 7.4 8 974 9 7 7 7 7 23 ; 37 >99.4 4:?78 23 2 46 7 3 7

!DA HJB @ AA I G DEA I B @ KI ! @A HJ G


KFA

12415
2 92 8 76 95 85 76 5 5 5 72 85 8  72 5 85 8 5 6 2 2 5 6  5 85 8 6 2 2   8 5
 1615     2 1    485 0 0 321 1 4. ! " 4 2 0 0 14.1 4 3 1  3 4. 4 ! " 0 0 '')&' "'( * ! " + "%' '' 0 0 %'-/# ! ! " & . ,
5: <72 5;29;  72 28
:
;
;
72 97 6 87 5 5 C 2 97 8?

@ 87 92 82 > 72A2 72? ? 96 5 B5 >

= 5 = 6 85 5 2 5 5
! !

8DE 5  F  @ 8GF EI  DK4? L @ FMJO JFJ J@   F H D5  JK  7 6  J ND   @   EFFG J E O  JE @@ @ P G N  J   I DNI GJ  O > M JFD JKIJ JE MR  I DDGJS JJ M J MJ Q @ J 6 J  J F M  K

01 4 79 2356

e4 +*@1 414 + $* +' ` B*C 1' 71 0* ,& ' * 0*g 4' 646 ,

9     1 51 4" "1  1  ! 1 # 1 1 51 4" $% ' ) +,( *, * .*,0 . /, ,3* ( ' 5 1  ! 1 & ( *' ) * -/,' & 1 2 4 ) 4& ' /4 *' ( * ' 1 "1  ,& ' ( * , & 4 6,71, 8 9' : ;, ) , 1  # 1 % , ) % **,/ <4 ' 4', . / ( * , /.** 50 5: , =/ =1 > ' : ;, @*1' 'A ) : 0* 513 '' ) * * /,4* & ' '1 *, ?/4 *' / : , 7 = * =+1' 4 B*C 1' 4&=: , ' 646 D  J 71 F 07!2! 7 " 4 J !27

E)'4 ' 1: B3 3 GH G B3 3 I H3 I B3

KL51 M ! " 6 F 7" 71

N*' 14 '9' : ; : /' '60' <4 ' 4', +6& ' /4 *' *1 : & , ) : 0* 51 = O645): . /.& )& : . 541: ,9' : ;,<4 ' 4', & ,1P' & /: 5, * &Q 6' ' /4 *' ) : 0* 51 5 RSO) 9' : ; >'1=+T-WIX G HZ 0' /4 *' =/ *A UV Y 7 [-0.& * +T ' \*& 1' *>A A +6: : = =b,c ]^ * ) `&:0* ,& '+ 5 =' ( '% 1 414 ]^bHbGHa_ = G d e6+/` &>A A **'% ' = 'b]^b G '=c ]^ ]^ HH 5 D 5 ]^bHf bGHaf ' G

1 3467 2 5 82 9 8
  7 2 5 2 9 
 5 6 7 2 6 2     9  6 
 6       ! 6 "5$1 72 2 6 # 1!6 & % ) &       &  & (      '  & ' * +5"5 $1 72 2  # 1! , % , -    ,        ,  . %1  /%1 1 72 2 %6 5 0 %6 2 ( 4 7 2  2 7  4  (   2 5 4 4 2 5    (    8 8 (  6  2  3      2

1 31547 7
19 82 2 4618 9 1  5                 
 "#$%&()*+ ,-(,. (0#$%&(1  ' %& + / ' 27 34 35689 6 967 9 46 8 ;7 <4 = 6 8 81 957 8 8: 1 1 5 8 6 8 >? A A 1@ A BC D6 9 5= 8 EF 4 7 G9 54 2 2 96 9 H67 G9  3 3 G9    G9      G9  II   AAA G9 

J EF 4 7 B69  2 2 96 9 54B6 B6 3    3  B6     II B6    AAA B6 5 EF 4 7 46 9 2 2 96 9 6 7 4 3 4L K   3 KI 4 IL  K AAA 4

135678

7 7  
 2 9 
9

    !  "    $ $ #  &'" ! "         # ! %!  %"   (! $ !)! $ * !   %  !

+, 0. -./


:
  ; 7/

#  %2 3 4%37 1 ! $ % 5 $  68   3  9 934%%37  ! !! #   # 5 $  68  $ < # 9  ! %!  !! = 76 # %3  # ! !  $  %!      $$ >

D

/.

7 5 @AB CB>>>>>>>>>> ?% ! @ >>>>>>>>>>@ ! >>>>>>>>>> 7 5% 4  E FB CB>>>> ?% $  ! 8 A F >>>>F   >>>> 7 5% 4  F EB CB>>>> ?% $  ! 8 A E >>>>E   >>>>

011424671 9
6 9
79 12 6 2 746 1 9 1 2 1152 2 6 4 51 1 67 41   21  8    7
71 6 421 1 7  6 

    9! " 252   1 91#7 9 069%6 2 1 &9  ' (   ) $67 7 $ 9 2+6, 6 $ 96 9  6 47 1 1 *7 6 9 1 6 51   675 
.  / 69 1 7 7 7
2   24 " - 91 6   6 1  -9 6 0 2  6 9 1 9 1 9 9 9 71.  , 1 1  1  86 $71 2 991 66 $ 61
.    1 2 6 1 9  7 2 6 5 , 716 5  -9 1 1 

 <569 <856 ; & ;92/3 6&  / ;86&/ ; ;56= 8;92 397  6 4 : <& 9  :  / 

1 354 589
3 53 4 24 672 6 4 4 2  372 62  8 2  42 9 9 688 278 54 472745 7 74 74 5 24 2 72  8 8 9 74 2 4 2384 2 4 224 9  4 5 9  2 4 2   9 9  42  4 4 8 8  5 2 6 4 4 " 2   8 9 52   2!
#$ &' ($ )*

 24 4 2 44 3 53 4+

, -2 8 74 , 65 2 78 54 2 9 9 68. 5 7 89 74 22 9 2 372 6 74 24 2 72 9 2 4 2 4  2 38 4 2 95 74  2 7 39 9 3/0 4  4  4 2 .  9 9   . 8 284 2 .  21 8  8 86 4 78 58 .2  4 8 372 6 38 4 +  8 .6  4 2 9 23/ ./ .2 4228 7.7 . )* 5 5 8 .   .  4 . - 6429 4 2 9 6 5 2! 5  3 53 42 2274  )*
&' &'

    1 34 6 84
1 9 
    
    2 5 79 1 84      !"#$ %& '$(') + "   *,-.# 2 7 9 /4 3 35 545 468 4695: 16 6 ;5 14 7; 67 012 2  9 6 49 54414 7 4 < 5 =1 /4 &3&3 > 7 > 6 565 6 66 ? 5 4 99 15 9 6 911 01   9 614 97 9 5 4 4 6 54@ 7 95=7 7 & A 9 5 945 462@5 4 6 49  2 2 7  45 BC/
DEFGBH 6 565 666 ? 5 4 99 6 416;5 ? 14 7 4 1 E614 97 95 4 4 6 54 44 6 6 47 5 9 1 6 9 45 46 4 9 6 49 7 /4;2@@22JK I 2 5 @ 4 97 469 7 9 ;5L @5 77 54 4 4 54 O 95 5 11 5L 294 1 5 M7 6 5914 9 8 6 4 9 546 @ 7 N 7 & A 9 5 9 6 565 6@ 3 3 >@7 90H 4 7 614 97 9 & &  4 PI3 3&2JK & &  > @  Q7 A 595 6 95 5 52@@2 I2 2 7 R6 4416  2 5 5 7 A
9545 4 M4 614 97 96 1 6 6 945 46@6 ;66 2 144 9 8 S 9 6 565 6 4 1 6 49 465 7 7 5 ? 675 6 N 6 U 9;5 5 94 4 6 5 ;5 14 7I2 79 T 4 55 4 6 14 96 5746 9 7 4 < 5 5 VW "XYZ[\ @ @ @ ]IJ 2   2  4@ 5 ^ A _ J8  2` b _` a 3 J _` a 8 4J 3 5Jc _ Ja ` CE/
J 4  @@ _` a3 ]J 8 1 B5 6 6 565 6I295 91?455>J^8cJ 2 T 4 614 97 9 > 47 4 5 8 6
97d 5 e 9f159 6 ? 5gh45 4666 ? 5 4 99 2 1 4 1 C 4@ 7 96= 7 ! 6 495 4 4 6 54 9 7 E9N 6 U96598766 ? 5 4 998 6 5 7i? 9=4 ;5 511 55 4 6 4L 5 4 4 6 54 5 7 L 794 71 7 9 8 141 56 9 6 565
2 4 9 9 1?7 7 614 97  H @ @ _` ab3 J 8 _` a 8 4J 3 _ Ja `

1 34 44 6 868 1 85  

5  869 7 2 5 571 9
4 9
96 

5 9 1
 4
 4  65  9
 5 9 68
 1 81  9 9 46 19 4 41  74 4 46 19  181 9 41
4    " ' $&## # % "" $ (! 2 (2 ##  4      

(    '$&#( #( # - '$& $2     4 ' $&# # #% $! 4 #  # # (   3 " " " ( (  

* "+4 , - 4 +.    * "+.4 , , -  +. !    * "+ 4 / -  +.   

* "+4 , - 4 +.  !  * "+.4 , , . -  +. * "+ 4 / ,  -  +. 

0 10 1

3   (   3 ' $&#(# (# -' $&% ' $&$41   3


511 17

47419 9
6 9   98   3 &    +: 8 2 ; + < ;<  . +  ; + < +> ;<   3+ . ;< ! &+ . ?@52+3   

=+

97 6 0  9 9  0 24 5  432 9391 02 9 54 9 2 0 9

0  9   9 9 9 2  
8  8  9 9 9 9 9 4  

 9 9 9 0   6 9 7

8

     024 5 432 3 1 4 76  02 54 2 02 9


0  9   9 2  
8   8 9 4  
 
9 7  6   
7"# % ' ! & )!*$ % !+'  1 ! $ & ("&
 )  9 !  9 0 *$ 9 ,  7 6

8  9

-. 012 689* )' "& &:; " & 7= ' 7! 7+ ' ; ' 0!$  / 34 7 $   < ; ;&7 ; & +  & ?  & ' > 53 0!1 @ +7 +A B B  ;D !  2C7 > EF 2 2 EF 2  C  4 ! EF 2  7  49 G;!D 9 8"&! )" 8"&
 72 B& B& "& & A B 1
92 C 79

4 564 86927
2
690 5 255

3 1

5 43 1 2  1 2 2 2 2 6 400  3  3 0 0 0   50   5  

1  " #$% & '  ( $  (+!,  -    !   ! 3 ' ! ) ! *& " 3 +   " !%  $& ! 0 . % + 0/ !
01 345 9;<=$31 $1 &( ! 3  +' + 2 67: ! 3 '* 3 -  " 3+  " >  3 -@! 3+3 B&3$3 ! '+3 1 $1 ?$ & 3A 3   3  $# 3 ! 3 & CD! $-$ 3A !" EF '! ' 1 $1 +$  ! !! 3 ! 3 '@! '% " +3  '$% !3A ! !! !   ! G$3  &(3 (*! 3 % *& ! - + " H!+3 3  -'  (+! +&  1!"3 ! - " C" ! , 3  ! ! 3 + + + , %  3 ! ( $  ( +!  3 ' " + A  $ ! 3 "  '$ ) ! *&  ! $ ! (+!% -1 $1 &( I &3 ' ! - 3 ! 3 '* 3 " " J 5 6 ?$K 0 0 J 5 6 CK L 2 J 5 EK JK 6  2

13 5689
24 7 13 56
9 4 7          4  4 !4    " $" 2 %"     2 #" " $ +&  / .
$
.-( )&   , *    &' 
% /
.  .1( )  0        $


$ / .2 .2  D 5("" " " * 4E 2 06 5" " 24& F G  )   )    040        G 64    &F   G & 40   & )    H   54)   &    F  0&  *4  *    0  40   &     I   2 (   &  J  2 0 0 6 6 2.26. L .0 2 K $  M  & 7   )    5  2.)'.50   0   0 0 5.&N .2 9 .2 .2 6  Q 6 0 N 50 OP 0P 06
6 6

35 89:;<=>?@A =8?A :B=<C?8C;> 46 :;8>A >A

45683601
2 42 7   1   55 12       1    11       2   01687 622 01!" # 1 5 # #  1     " # $01$% # 1    ## # #  1  1 5& '()* 01,% # 1 1  # #  1  -  - /0   1 1 . . 1 1   3" 684 " 682 " 23 2 1   41      1  6555643  5 2   45 1  5  436396 39 63;" 6 3 : : 3 " 45 : 8 ; 8 6 2 8  82 3 2 7 7 436 3 6 
45 8 " 2   1   5 1  <1 > 5 ?= <1       1   -  =   55   1     -  11 5@ .  1   5  /0   4 11 . . 1 1   4 2" 463 A 1  > 1  41   4 155 5 45  464A2164A    5  1   B 82 6 2 8 7 3 7 2" 456; 6 6 6 6  4A ; 8 3A 3 A 8A B A 4562" 64
4A 3 A   1  1    5<21   &    -11       5 <   1 <  1      1   2< : 5 1

1 34 7 1 9
2 568 6   6 
  6 58 76   81  7 6   7
7
5

6  81 71 1 6 8 6

!386
81 8 56  8 56  6 1  8 7"6  #$% # 6
8& 8 8 56    '$% ' 6
8 8 56  & 8 ($% ( 6
8 7& 8 8 56   6

)+ ./0/12345367/89: *, 3;8.08;/18.
)<6: ? D * =>@ABC @

E6
$$
6 1 71 8 F G 

6 6 H

3H  87 8
6
 1 1   6  1 71 8 E6 1
5K 8 I 6
 7  68
6 6


6 6  H J  8  1  8 61 $  7   N 5 N!! R NQ $ K6O 


6  M5 L  G P


)S6T@=AUVW AW.W Z =C * C X YW[\ \

E6 
 ]6 57
^ 8 78 8 O 8 
6 56 6 2 56 
8   8  H 6 567 56  6 
 
1 5856587 K FK

156 6 76  6 8   8 6  85
8 8 6
    _  878 1 6 H 8 8 8
 7 7 J

6 6 6 01 85975945 28 7 4 8        5 7 8   86  8 68  6  5


6   8  6   8   65   6  !  8    #            8  8"  8 $ 6 01 %'6 9#&6 9#5 2%5 #5 #
' &

 8  ()    6  8  68  6  5


6   8  68 8  )     5  8   65   6  !  8    *8$         8  8"   01++# +5 +  2    + + 9+# 9+5 9+ 6 9+ 6 6 6 6 , +# +5 + 5 + 5 5 5 5   *   8- (  8 8  . ) 8
   6  8 6   8   + 9+ 0 / 6 9/ 5 6 5 +# +# 6 5 +5 9+5 0 06 905 6 5 + + 6 5 + 9+ 0 + 9+ 6 5 6 5 +6 +5 + 9 + 0 6 1 5 6 5 + + 6 5 2 8  36 1 35   6 2 '  ' 36 1 &5 & 4 4 4 4 4 4 36 1 35 5 5
68:;< >> @ABA ? EF 7 = ?< CAD> > 088 8  G    6 68  8  * 8  6   8    68  8  H 68   8 6  8 8* 88 5        $  5

12 3 7 1 5 78
 3 4 6 9  7    7 7      7  7      7    7  7  7 4 4   4 5  5 951  5 
 7  7   7  #!57 5"       7      7 7 7 7      & &  6 &  $   (   '%

#)1( 1( "   )7   ) 7  7 7 )   ) 7  7  & ),/7), 7 /7 *- * & - +. +   .   01 )1 ) 6 01 )   ( 
 )  ) #2

"  74    7  7 7 4 ) / ,  &7 " 3)& 7* 7 4 4 - +  & .  4

124 3

4   9   4 

8 7 65 7       !  "   6    6        6         # 6  $   % '6   ()


   ( ! 
9   &  "  $ 6  !  "  "  !"   (   ( " ( + $   "   (         *  $  6  ,   -  
  % $  *  .  * 0  1$ (/ !%  6 +
29 63 " 3 7(68  68 =  3

4 @4 4 4 ; @; ; ; 9  ' $  ' $

4 6 5 45 3 6 94 45 :9; 6 3 45 6 45 3 9 6 9; >65?< ; 6

6<

445  B:9;8A B48A4A  7 97 @  4 9 4 7

' $

12 34 5 76 85 49 6 6 6 6 6 6 6 
2 3495 7 7 8 49 2 34 6 8 49 5 6 6  5 3    
6  13
3   1
  
   12 345 85 43  
2 3495 7 7 78 46     5  6  2 34  98 49

 1   6 


 6  
   1 


1

 1


!" $&( $ *( ,5 & # %' ) ( +(- #5  4 + . 1 41 + .

+   .8   
4 3
383 6  + + + 6  3 .

 
+ . . . . 6 + 3 .1 6 / -8 6 2/ 3 3 +0 . 1 +0
 1+   1.  4 1+  ++ + 
+ 
.
.
 + + 5. . 1.   . .

6 63 3 31 3/ / 6 6 766 663831 66 3 


73 3 3 3 3

12456 9
  7  3 78  9   6 6    7 7   7  ! " #77  7 

  7  $  % 6 ( 6&'  #7( ) " 763

 #7 +* 44  2*  
6 ,6 . 9 ,3 '- 7 / 9 9 2 2 7  7 * % 7  7  7 * 7 *0 *0 2  *0 1 0 *7 * 7 7 0        *7
7

$ $"  *   1 *4 ! 2  

1 34 536 2
 844 846 6 4 7474 7 7 6 6 844  774  84 7  7 6  846 767 6
7 9 7
  
  9  846 9 9 

 84    84 9 9    6 7

7 846 9   846 94


 7

13 6789

  9 8  8 9 24 7 79 
   9 7  7 9

  977
 2   4  97 
  6   

  ! # %&( $" (%) +$&(" )! # *$ * )!( ). " $ '" ( (* !*! " $ ,- . $$ %+ * . 0.* $123 5# #(7 ," ,)8 *&)/# : / " $, /" . + ! 4 6 /'* * #' *(9 * * # : # ; ," $, ( # 1

  ! # <0* ( * ( = &+/ !*(%) " )! # *$ * )!( " $ +&4 = ! , ()(.* $ (* " $ ,- . $$ ). %+ * 0.* $1 4 , $, )/(:*$," & , /" .. + ! 23*; : (> , /+ * + 1 #

1? @ 999  97 7 24 7   789



23 4

1 346 6 7 516
5 6 1 51 4
6 4 4
5
6 7   2 51 4 18 9 9 1 46 4   57 4 4  6
769  74 6 6 1 15
4 41  5 1 91  9 9 5
 2 49  9 97
5
1 
6
56 6  7 7  

6 7
1  41 4
4 4 91 4 2  46 4  49 1 346 6 751
 1 191 1 1  51  4
6 6 6 1 2 51 4 18 98 5 ! 7  6 2  1 " 7  471 6 9 
 2 6 1 5
1 
 4  6  # $ % 1 "
7
6 65" 
47 
6 1 5
1 4 9 & 751 42 4 $ % 1 "
7
6
"51  4 4 4
6 1 5
1 4 4& 118 4
59 2 1 $ ' 5

 191 4 58
5
 1 6  46 5 & (4 94 1 98 5 6
4 9 ( 
4  4 44 " 66 5
6 6   4() 4 1& ( 8

1

0/(. ,*- +*


/ /
. .

13 67 24 89:;<7 >7 A 9= @ : ?
CE D F CE G

B8 5 41 &   76


0/40.
7 49 03/(.
5 7 1  4 176 0  4
 1 4 575

0/+0 ,0.+03/(.

02 5689
9 9 9   97 9  13 7   68 
  !   "

#$ "  %& & ' !       ()*(+ ,-)*, -+ ) + . -)*-+0 " 1 / '  , *, *, ) + 2 34/ 5 6  %8 9     ' ' 7 &&  2 C %'&&' 6  %8 9 %'&&'  *  C '  ' ' ' 7 &&   C '  ' &D % 2 % 
: >< @ B?=A; ? :

Z _ ^U JM < JP NHPR KFH `B` \^T WHP \=BLMSKMLMJOQ JEG X [ ]V [ Y b1 7 8  5cd6  , a  & ' '&   a1 7 8  ' &'   & ' $ , 5'
% e&  ' %  '   8  6 8 ' 8 /' 8 /%  %) #8 /'  5/&1 86 9 58 8& / 82'  0 " D %       '5 / 8   8 8   % f g 6 8 '  6 9 5 C& /% / 6     8i0 h 87 / '   5 '    0 ' %  g  8'j % /8 ' ' , %/ D " h C& ' 8  8 &'88   8

02 567 9
  7 8   8 9 9
 6
8 7 13 08 7
 6 8 6
997 7
7   0 07 8   8 8  68
69
 0 98 8 8  6 8 6  6 8 696068

98 8  0 0   7 8 7 667 8 8 97 8 6 8 6
6  6 88 
8 
6 6 6 9

 86 8   81 8 6 0 
 2 ! 2 
! 
'  67 9
98
08 78  "  67 9
 8 67
08 7
  "  67 9
  7
08 7

#$%&

 
*)+ ( ,1.880 7  6 7 70 8 /
6 + +0 19
 6-  7  6

   

6 6 7 2 7 0 34 7


 +0 5"0   36 7 0 7 0 +
 0 71036 0 *. 87 4   754
 67
08 7 8 8

67 9
.5 9
 973   67 7  97 0 8  709 
 7 8 7 8
 

6 7 07 7  7 8

6 8  1  8
 869 7 6 99 8 
68 8 086     8

8:   8  ; ?= @B *B> ; A < CD   
6 9
7
E7  7 8
 8
 
: 6 
8 K 8
  M +0L ,12 .880 7 8 7 07 1
 0 836 7N94O8 0  6   7  6 7 6   6 67  
  0 0
7 8

O  0 7 7 7 7 7  1 RS 2- 567 9
Q 98 1 2 36 = *= T 1P 08 7 8 
R 22 567 9
V   71 '" 1U 08 7 


= >A > IJ*HGA *=F

; Z 36 = *Y = T R W RS X

124679 3558
7  3  98 7 3 9     3! 9 3! 58"  # 8 3 759  8    38 9 365   9 3549    48  7 8 5 3' 8&8 98 $ 3  3  8 3 34 %& 3   734 (  ) *9 3   +  ! 4 54%  , -  .   3 3  8  8    /0 121  9  03  5494  3 4 3  77 6  64 18 7  5  9:5  ;3 3 8 3
 ;38<5  8
%3

G X G Z X8W D[ W8D8VG FZ W8V TI@ ? GU I P8F S 8GFI GI K Q8 Q= 8OMF MF>? G G L8R NP NMF>= G O L8JFI@ K A

H8F\=CE7@ = G D AY
] 977
% 8   . ^ ;38" 2 2 \ ;38) " [ 198 3  43    5 %8  %8

5 5 ; 8 7 34d a 3  9  37 b _ c` 58 \ ^. 8e   -  2 e . 

1 2

5
   7 95 69
8 


9 9 86 53 74

   1 3  9
31! 7 $% 3$1  3    

3 " # & & 3 '() 3* +,(9 - 3 *
3
7 # .$  1 -/ $0 139 4#1  $ $ $1 $     #  $ 2
* 3  1  $    3 1 3       3 % & '() 3* +
3 ,(9 - 3 *
7 #

   8  $ 56 &1 7 2 &  0   7' 0 0 8 8 , ' 19  (7 (9  9 - 3 "


3(
9 ;  ; 7 9 9 -+
>
< =  =
9 7 9 :3* 5 # . #1 9    5: 9 -9 79
>7
9 79 : ?# 3  &3$
 $ $   56 &1  2 &  9 4 7 7 56 794
A @

1 341 58
2 567 9     % "    
$ #% !$ %   
$  
$  $98 6  2      4    $       6 7 &' 31 5()78 4 6  1 678 7  7+ 78 8 + 56 * 9 !  6 7 8 9 9 6 88 9 8  7 #, 1 ., /  -  0 + 9+  7+ 1 98   2 7 + 7 6 8+3 18  9+  9 8 /9 6 7+  9+  58 +    9  7 81 +9  9   9 1 9 ( 1 5,  6    4 9 4   !  ! 1

7,  4    !  7,  4    !  89 65 7 5  <$< ><7 F 97 $


:  <       C ? @  ; ;>7 >" =E >7 >"!B$
 @ ?  C !D A =  
=7 =7 >"" ? !

7 =7 $= 2    37 ,"F


$  ?   &   7 " 
,  G 

57 2 68 987 31 42
1  3                 8   934 " 2 14 53 68 9847 1! 892 768 2 5 32 2 468 1 5 89 3 1 , 4 1  873 7$ 2 468 947 2 468 3 5 " 5 $ -$ %& 7 2 ($ % (')9 ' ' '$ *  89'+($ $ ' * '  89#)($ # * '   4  . 49 $ -$ %) 2 49/ ) ' . 2 *($ )1 ' . 0

41  4 %   3   5  620($ ) * '

124 37 98
356 8     89 98     9   
  
9 9#   !     
    
 "  6 5 $  %' ' 9&  & 9 '%' $        9     9     
9 !    # 
       "   

 )*6 (+ 16 % 47 9. 0 ./30 0 , 8 *6 -
/120 ./$ 4 54& *- ' ,6 ,7 % 8 9 9   8  3 *&8 ;< ' ' 8 : 8  %  4  )*6 (+ 16 % 47 %0 120 ./$ 4 , 8 *6 - ' 0 ./30 0 54& * 98
,6 ,7 8

37  2 1

2  9 849 346  7 4
57

37 7  

  !!# " &$'")   " $ % (


* ,- -*1* + . /0 2 3 2

4 5678*8 1-30*: /*2 ;/*3. 8* + / 0 .9/*2 -2 - *< 1< 0/ =  > ?16= 6  @3A -11.-2 : /*2 ;/*3. 8* BC D - E - -2 - *< 1< 0/ ; F*C- 2 @3 0/3 G H0/* .C48; 2 3IC *< 7- E /3C * -J

=  K > ?16= 6 

135 24 6 97
8  9 7  6  1 5 3 3 2 1 8  8 4 1 3  

"#!   $ # 
% &8'4  ( 3 8)1 4 21 81 4 4* 

1 5 23 3 2 1 8  4   4 1 3  

   "#, #   - "#+ -  !

    

78935 4 0 2 6 9350 8 41

        " $ #  #%   " $ # #% ' () + , *  ./.$ %  () + " 1 *  02 45 

  !    &              &3 

13 6 9 8
 24 78

 

    !# !  ! "% & ') +, . ! "    "   !  $   (* $-     #  !"  0 0  % " ! ,123 !  / #          (       45,) 7  (    1 -8 9#   :# ;  , #  :# =;   "    " %   %<   " %  ,  #&% 8   ; 

> ?') +, .?') @A )+ , . (* $- (* 1 $# B?1A @A C (' 1* BA FA ' B. FBE F1D ( B* F+' FA 1 B) F1' ( B2 FA ' (' G?A # ?1A G= ?A # ?1A 1 ( H?A 1 +, * 1 1 $I?A C .1E  1.  J?) 7?)@A C *1 G "  L>M K !  <  A 9! % 8K  < JN L> FHO >
>

13 5669
1    8 44 24 78  6 6  
 & % &# *  % ) &#   # "3  ( %  %$& ' & 3  ! 3       %$ &# &"!% & & ' 3  %9   -  .
6 6

# %#6 &#- %#, &#+


7 6

; <3= < 9  3  5- < 9 ? % 3 %  >3   "- %@ A? A3  4 , 5 , "- <33 9B CD.  +6  6  5   +6%"-E- %33 ( +6%    ) FG   86 7 5- %  %   >   H     I  + , * K<   J 6 - 3 L 9QP / /// S Q/9QR M ( 47%MMLML /OL

58 %4 &4 : 7 / 36 96 1 4 %: 9 / : 62 0
6

47%MUT S Q

     7  1    2   7 1 9 8265  8 6 9 8


9 7 553  6  " !      #$&( $ %') *
 8   

13 7" 7  9 02 . - 2 5  3 2 0 7" "2 .  , 983 5 /2 + 2 6  /


2 2 2 2

@ < > :>> 7# = ?< 5958  5 # ; # ? 7# 65 ! 4

AB% 'D #$ ')C $ * ; :  F #$GH# 65E5 5 6 #$I65:5   ;#  5 L ;#    EK J 5 :5 J  6  MC DE )$ O  K C N#C !* I > > O  K:.65 > K5 >:5 #  O 5  P #
 2 2  7   1     2   6 7 168 9 8. 89 9 9 6 2
8  7 863 8  5 # 5 5 L # > P 5 S
2 R 5 Q 2 2

5
39 5 5 863 72 5
39 4 31 42
       15     5 59 !5 5
39 73!
4 3  9 42 5 2 31 8 %5
4 $# '6 2 3  + & *)   (#
3(8 " 8
8  4 /. & ,8 -.
 013   " 1  2  45 3   67"7"  2   1 6
 

5
5 5
3 : : 9 ? A;9 ? =9 < < ; ; A<@ : > @: > : 9 !A;!? !=9 !F!:: : !B F ; 8 <H :EG @ : > C <
8
8

N ! BH IJL: M BH >K
PRTO S

 !3 1 +  !3 * 88  
88 

]^2_  13 1 1 

N !BHCQ<:B VXK : PSO B H <Q HH W U R T M N <:B IJ\ : PZO FHH >KL Y[ M


PRTO S

 b    6      11 2 -2`a 1   3  1c 1 d e1  ^ 3      c  1f  gf 6. 1 3 1 62  5  1   0   ' 13  ^   6 3e1      1    1  h   11   1 3 5 13 1  3 .  1  6  2 - 2 5  1 2  3 1  3 1^ 3 . 

89

32456 731

              5              4 6           1 ! #$%2( 4 % 64 5 *4 ) 1% &4 ,4 ) % ,# ) 4# 4 4" &') * # 6 #+ 6 2 4 # *4 !, # # 6 2 & %26# , 2 6 5(2  4 ) *24 " ) 2 242( ) 64 &6" # ) ,4 &64 ,2 # &, 2 5 &! # 2 , &  2 62 % &*&) 1) -4 !#2# ( ) 6% &/(4 ) *() 6524 % &) 6 4 (4 2 #  4" + . 2 4 4 *6 # / # # & 6 42 2  . 6 *4 1 0) 6 # 6#% ) &# &( ) 64 % &4 # *) 6% 6) & &)  6 # 22 6 2  2 62 4 * ( #4 4 2 # ## 4 2 (, 2,2 3 ,2 ,2), !#) &, 2 1 . 4 # 6. 2 2 ( " # 2 ) ,#

4568 5<= ? A 79:58 5>6@8


F\^J ]

31B  C 5D    4 6  E#6 4#

2(   4 

a   " + 1& 1 !# # # , # 422 4 4" 1 b64, !#$,  62 44 , #6 2  #6% &) *2 , (16 # ) " 22 6& 6 " ( ,2 % # 24+ 6 # 6& # % ) & # #&&1 !#, ,2 # ) %0 & 2 (, 1E4%22 5 *c2 # 22  &2 4 4" # & & 4 &% 4 . 4 & 4 64 2226 ( ,  46&2% & 46 &&. 2, #+ ' 1 !#D E3de1 /) 2 # 44 62 (4 ( " 44 4 4" r#% 2  #) , (#. 2 *) , * &) 6, (4 ) )  # & ,# / 2 # ) (  ##4 # # ( 4 4  *& 4 2  %# ( & ( % &4) &4)6& ()  4 -% &46, (4 ) 6, (4 ) ) 1 &) s 4 4 2) 2 4 5 /4 ( * 2)  *& 4  *& 4 2 at ## a 1 1 +u [+6 w ux2  [C6  
e

` [RSY LNP S FHJ7W [RRT LNP S FHJ VXX MOQ GI Z VSU MOQ GI _

ff i5@<=@? 5klmj8? ?o q5m4j7 6pn gh j 97 n 697 p? =m8 o q

va2 [C6xe u

123 5679 6 
    86   8      4 8
9 6 6   6    6      
 7 8 
  6 6   8 66 6 6   8  7  !6
     7 86 86

#7$ 6     9  6   6 6" %

& #7 )(' & 


#

01 4 79 2356

JB A  E5 $   5 9#   "    K# $# 4 8 H  @& "  >& &  " 8 $ $

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

9   51  7 7 2567 41  4

13 678
9 7 8 78    78 
  24 9
 

76 7 8 8
!" 6
 #

$%')) , )-/ 1. / 21 . 4 & 6 * 0 /7. 23 / 9 2-4 4 & (*+ *. 0) ( . . 3 / 5 ) (%8 . . ).%/ ) ( & 7 1 - 7 -1(1)) 4 2; )0/ ))5 . */ ( 00' :. < 3 + >?=@?=A ..= B C5- 24 DE 2:. ) DE?F0 GE>H=E@I = DE?F0 G>H=@-*J = . I + C. =>?=@?=A 0. DE?F0 GAH=A-*J K DE?F0 ; AG H-*J = . I => . I C. F0 ?L; A?L; A; A 0. F M =+ DE?LMA; A;>H-*J =@ G . I

B C5- 24 DN 2:. ) DN?F0 GN>H=N@I =O DN?F0 G> H=@-*J = . I C. + @?=A K DN?PF0 ; A*1J 0. = =) C. F0 ?L; A?L; A; A 0. F M =+ DN?PL; A; A *1J M =@ ) @ @ < 3 +DR DE QDN ..

12 467
35589 12 

    $        !#   "   $   %  !#  ! $  "  &% '! #   ( )*+-, 014 (, ./ *3* 25 A8;>? :;>8 8 =@ 97<(& >8? 9 >= 7<(&   56  5 6 8 B 9> = 7<(&  5 6 (&(   5 5 %' C      $   C  "  0$  "  J( G + D >=@ ? =>!>!( ? =>  ! # IF !   ##  H E   % ;L  ;  K $   M!N 55 % C "    !#  >  ! B % !# %  "    "   8O %;  C  B 8 !  " )0 (**Q 3+0P 5 +   CR ( 9>  ;C;< B 9>  ? 9>JJ #    7 C6  S( T9;JJ #;   B T $$# CR ( C  C$ (

12 5 789
36

     

, (. () +* -"# !$  "# $(- , +* !(   *- & -&  9; !(-7  ) -&& 7  ) & 4 8& & 4 : && & 3 4 ,-6- & - &245 1  & ?A @ -"#/ "#-"@ ?A " "#-> &7/ "#-)<= #8 6 B6C  ) 45 $(-  &#8& &#+& D $(-)  & && 7  1E3 6GH9
F

0'#-&/ %#-"#

IJC )  M # 87) !-N> -N &  > 8 L D !-&& K 4) -!( 6 & :-, - &#& & & 65 4 D :- & <= 1

122574 6 3 2 3 2 34689 2 4 2 9  3
   4
7
4 6    

9! 632    '      " $% &"   3  7 #   ( 46 )46 7 *
, 345 2 2 6 6  6 + 22-2. 1. /. / .2)33   ( 0' 1
4  5
36 78 )33 

   0/=  9 ;=%< % 3=5  >  % 9!   :=0> 8 :=%< %9 ; ( 9!  % := '! 3 9!
 @ =@$ =@' B@A9 8 @$ =@D@' ' = '=   B5 41 ' B' =5' @$ =1B C ' D? CB'' ?  6 6 ' @$ =! DJ D%< G  H '! E  9%E H  F I @$' 9<  % 6 M$ =M>$ =C $#$ # :@ M$ =  9!  % 9    ' ' 9; % M$ ='  9K  3 < 6< L  < 6< L <<.. 9 M$ =' <K =! 9)5 %

NP STUWXYZY V T\] U_ `TUab c d a_ TgU abWha`Yi^Y OQ V W [ Y^XW WTSe XTf Y Uj_ kelWm W W S_W W ke^ n ]

124668 3 57 9
7  6  7    3  6 66  26 7 6 5 6 52   6 7 6 2 6 2 6 5 3     5 66 9 6 66 7 5 4  8 12466 3 57 9 3 756 5      !5 6  6# $%&   62   6 "   2  7 '
27 !% (  5 6  2 6 5 7 2  !%  7    2 6 6 5 6  6       (  5 6  2 7) *  9  2 6 6 5 6  ' 2 2 2 -70/-83-  - 70/-8.  - 1 ' 0/1 8.2  2 7 2 1 -' 0/-8.  +, 7 8 465(  
5    " 6 2 2 6 --86- +,  +,6+,  89 -6-70-87-, + 83-, 2 7- 2 -+6 0 -8# -8 - +670 8 7 , 8 ,   6 5 # - - + 870   6 8 ,
  $9  6 9 $9.- 7 0 6
- 1 1 '   -  9 $9.1 '  '6 0   7
 45 7 2   K5 463 2 L3  6    : 7 ;= @A B DEF> D 9 <> C < G C ; HCC IJ 0M N 70& & 7 08 6

134 22 68965 967 5


  
22 2        2    2   2  6 !7"#$ 7!7 %$ 5 &' * (+ %       ,-.
3 
 2 /7 
0 3 2  2   8   $ 2  2      3 

  0
  0    ,-/
0       1
 2   2 2 2   5$ 2

2 $34 5 2   4  5  7
7
5 2 3
5 2 2 4   8   26 2 2      

5 4 2    2      26
2 
 3 
0 $ 7

8 2$ :; 9 94  5 7 #$ 7$ 7 <$ 5 % ! %0

@ 2  A  4 ,-B, 6 2  2  2 2 : 84  C:C8 9: : 9 : 9 4 E# E! 5 9D: E# E!5 : : 8 8 D: < 5 8 8 5 < 3 3 5 5 3 8 4 9!3; !8 95 4 ,8 5 8 8

<> 8>8 9<45> 5 = !8 93 5 ,5 4 8 ?%0 !5 ? %0 > 3

    !    " 

1235235 4 6 7 696 8
8 86 8 74 4 6

#$96 &' % ( & -94 ./0 . % 7'

9 ;59%
:< 9:=> :3 <? 9=>? 6 @ @ A < =>? 6 1F (B. 7 6 C1 1 2 % 4 E6 @ 4 (B. 7 1 C 2 % @D @ 1 4.
@ 4 4 '1 6 @ 1 6. => Q & O $O2 N L # (B => L& O $O2 N # (B => PO $O $O2 N L # (B - #6 (B => 7;$O $ O2 N %. K%4 4 6 6 %* => 4% KM G+% JHK %6K+ , 4 => 4 64 I/0 J+, 7 35 .

794 &'6 % ( 41 1 . 4

4 96 + && ) *, 2 (45473 ( 2 3 46 2326 27 6 78 35 4

35 6

12 4689689 357
68  7 
    5  
  !#$%&% " () !+ , !-. / 0 1 $ 2 3! -.#4-,%5*%  " # ' %*$# # -+ % !6+ 7-!#9 <=>8 1 8 :; %

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`[]

01 456789 57
2

  9     9  

% !+$& #" /% -$*" *')% .*$* ! , $  !  (" ! % *')$*" % .-$" #  ! ! ( &  !  !"  01 2416782 :;  35 9 < A@*!9 7@  / ?>   +% 1 = B(< 11  +  %> ?= / ? 1 = % >C> ! C!F 1 1 D E 01 2416782 GH><  35 1 11 I H 3>39 1 C!K CL J9 1  H 2  CLM   N P  * !FP% *@%%- !* @E ! ! % O *') ( ?= * Q+  ?= % RM* $?= * + % !!-%!F ! % ? E= + - !9 +* $& ! !  Q9 .S < R  + +N/NJ 9 N/+PNJ 01 NJCNC%$&< $1  ON/C* $& % 

NOES GERAIS SOBRE METROLOGIA

INTRODUO A metrologia a cincia que cuida do estabelecimento e reproduo das unidades de medidas sob a forma de padres e do desenvolvimento de mtodos e meios de medidas. Um dos principais problemas na metrologia verificar a preciso dos instrumentos e meios de medidas e testa-los para um funcionamento confivel. A medio um meio de conhecimento da natureza. Sem dvida, a rentabilidade da produo e a qualidade dos produtos industriais dependem da certeza da medio obtida no processo tecnolgico. A indstria energtica, qumica e metalrgica (entre outras) so inconcebveis sem o emprego de modernos aparelhos de medio. O controle de processos torna-se cada vez mais importante a fim de melhorar a qualidade dos produtos industriais e elevar o rendimento da produo. MEDIES Medio a comparao entre uma grandeza sujeita a medio e um certo valor adotado como unidade de referncia. O resultado da medio um nmero concreto, consistindo de uma unidade de medida e de um nmero que mostra quantas vezes esta unidade contida na grandeza medida. Grandeza = Valor numrico X Unidade de medida A unidade de medida deve ser reprodutvel de uma forma real de modo a ter um alto nvel de preciso e perfeio como um padro absoluto. Medio direta aquela cujo resultado obtido diretamente dos dados experimentais. O valor da grandeza procurado obtido comparando diretamente com padres ou atravs de instrumentos de medida graduados segundo as unidades respectivas. (Ex: Medida do comprimento com uma rgua, temperatura atravs de um termmetro, presso atravs de um manmetro). Medio indireta aquela cujo resultado obtido atravs de medies diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependncia conhecida com a grandeza procurada. So utilizadas quando difcil medir diretamente a grandeza procurada, ou quando a medio indireta produz resultados mais precisos. (Ex: Medida de vazo atravs da queda de presso em uma placa de orifcios). Principio de medio o conjunto de fenmenos fsicos sobre os quais baseada a

medio. (Ex: Medio de temperatura atravs do efeito termoeltrico). Mtodo de medio o conjunto de procedimentos relacionados com a aplicao dos princpios e os mtodos tcnicos de medio. APARELHOS TCNICOS DE MEDIO So instrumentos construdos de modo a produzir o resultado da medio de uma maneira acessvel percepo direta do usurio. Eles podem ser analgicos (quando as indicaes so uma funo contnua da grandeza medida) ou digitais (quando as indicaes so sinais discretos e numricos da grandeza medida). Aparelhos registradores so aqueles dotados do registro da medida. Quando o aparelho s permite a visualizao da medida chama-se aparelho indicador. Quando a grandeza medida submetida a uma integrao no tempo chamado aparelho integrador. Transdutores ou convertedores so os aparelhos destinados a produzir, transmitir e/ou adaptar o sinal de medida, sem contudo submete-lo percepo do usurio. Transdutor primrio ou sensor aquele submetido grandeza a ser medida. o primeiro elemento da cadeia de medio. Transdutor intermedirio ou transmissor o aparelho destinado a converter o sinal de medida a fim de transmiti-lo distncia. Aparelhos de medio so aqueles dotados de sensor, transmissor e indicador (ou registrador). Aparelhos padres de medida so os aparelhos e os transdutores primrios destinados a verificar e a calibrar os aparelhos de medio de uso comum. O erro admissvel de um dispositivo padro deve ser no mnimo 4 a 5 vezes menor do que o do aparelho em ensaio. ERROS DE MEDIO Erro de medio a divergncia entre o valor medido e o valor real da grandeza medida. Por maior que seja o esmro na medio sempre existir um erro de medio. Este erro pode ser devido utilizao de mtodos e equipamentos imprprios ou defeituosos, variaes nas condies de medio, entre outras causas. O valor real da grandeza medida sempre uma incgnita, e por isto s podemos obter uma avaliao aproximada do erro de medio. Muitos autores preferem o termo "incerteza" ao erro neste caso. Erro absoluto a diferena entre o valor obtido durante a medio e o valor real da grandeza medida. Erro relativo a razo da diferena obtida e o valor real da medida. Erro aleatrio aquele que varia casualmente ao se repetir vrias vezes uma mesma medida. Este tipo de erro provocado por fatores no determinados e sobre os quais impossvel um controle rgido. Os erros aleatrios so inconstantes tanto em valor como em sinal.

Eles no podem ser determinados separadamente e provocam um impreciso no resultado da medio. Erro sistemtico aquele que permanece constante ou varia de uma maneira previsvel ao se repetir vrias vezes uma mesma medida. Estes erros podem ser corrigidos. So seguintes os erros sistemticos: Erros instrumentais so aqueles que dependem dos aparelhos de medidas empregados. Todos os aparelhos devem ser submetidos a um controle sistemtico peridico, a fim de se determinar as variaes possveis dos erros instrumentais, devido desregulagem dos aparelhos, do desgaste ou de outras causas. Erro do mtodo de medio aquele decorrente do mtodo de medio. Este tipo de erro surge com freqncia ao serem empregados novos mtodos, bem como ao serem aplicadas equaes aproximadas da dependncia real entre as grandezas. Erro subjetivo aquele devido s particularidades individuais do usurio. Ex: leitura atrasada, interpolao incorreta, paralaxe. Erro de paralaxe o erro de leitura que ocorre ao se observar a agulha do instrumento em uma direo no perpendicular superfcie do mostrador. Erro de instalao aquele devido instalao incorreta do instrumento ou de seus ajustes. Erro metdico aquele determinado a partir da metodologia de medio de uma grandeza; e no depende da preciso dos instrumentos utilizados. Ao efetuar uma medio necessrio ter em mente que os erros sistemticos podem alterar consideravelmente os resultados da mesma. Por isto, antes de comear uma medio tem-se que verificar todas as fontes de erros sistemticos e tomar precaues a fim de elimina-los ou determina-los. Correo o valor adicionado medio a fim de se eliminar o erro sistemtico conhecido. Erro grave aquele que supera em muito o erro estimado para determinadas condies. Deve ser descartado imediatamente. Erro dinmico aquele que surge durante uma medio cujos valores variam com o tempo, alm dos erros acima mencionados. De modo geral, quando desejamos uma alta confiabilidade na medida, utilizamos aparelhos de alta preciso e repetimos vrias vezes a mesma medio. Repetindo as medies reduzimos a influncia dos erros aleatrios e por conseqncia aumentamos a confiabilidade da medida. Os mtodos de obteno destes valores devem obrigatoriamente seguir normas e procedimentos estabelecidos por organismos internacionais, de modo que os resultados obtidos tenham como lastro um padro internacionalmente aceito. A isto se d o nome de rastreabilidade, requisito das normas ISO-9000.

Existem trs maneiras de se obter esta informao: 1) Trabalhar com fornecedores de sensores que possuam capacitao tecnolgica para a realizao dos procedimentos de calibrao. Isto significa que o fabricante deve manter um laboratrio de medidas credenciado junto ao INMETRO e rastrevel aos padres nacionais, com pleno controle do processo de fabricao dos sensores, desde a seleo dos componentes montagem final e aferio, com posterior emisso do certificado que acompanha cada sensor. 2) O prprio usurio adquirir equipamentos de comprovada eficcia, para que ele mesmo realize os procedimentos de calibrao. 3) O usurio enviar os sensores de sua propriedade, no aferidos, para calibrao em um laboratrio credenciado. CARACTERSTICAS ESTTICAS DOS INSTRUMENTOS Legibilidade (readbility) um indicativo (qualitativo) da distncia em que a escala do instrumento pode ser lida. Limite de sensibilidade (least count) ou tempo morto (dead band) a menor variao no valor da grandeza medida que pode ser detectada pelo instrumento. expresso em valor absoluto. Sensibilidade (sensitivity) a razo entre a resposta linear ou angular de um instrumento analgico e a variao da grandeza medida que provocou esta resposta. Fundo de escala o valor mximo que pode ser medido pelo aparelho. Preciso (accuracy) o erro admissvel de um aparelho na transmisso ou medio de uma grandeza. Define os limites de erros instrumentais cometidos quando o aparelho utilizado em condies normais. Normalmente expresso em % do fundo de escala. Classe de preciso de um aparelho um nmero que mostra o seu limite superior de erro instrumental relativo (%), sob condies normais de operao. Todos os instrumentos de medida esto em uma das seguintes classes de preciso: 0.2, 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 4.0. Os instrumentos das classes 0.5 a 2.0 so os mais utilizados. Os instrumentos das classes 2.5 a 4.0 praticamente no so mais fabricados atualmente, devido sua baixa preciso. Faixa de medida (range) a faixa de valores que podem ser medidos pelo aparelho. Alcance (span) o intervalo entre os valores mximo e mnimo que o sistema capaz de medir. expresso em valor absoluto. Equao de transferncia a dependncia matemtica entre o sinal de sada do equipamento e a grandeza medida em um regime estvel. De modo geral ela descrita por uma equao linear: Sada = a + k * (grandeza) O coeficiente "k" chamado coeficiente de transmisso.

Erro de Linearidade o desvio mximo entre a curva real de resposta do sistema e a equao de transferncia (reta terica). Repetibilidade (precision) a concordncia entre as curvas representativas da resposta do sistema. obtida atravs de uma srie de medies consecutivas dos mesmos valores da grandeza medida, sob condies idnticas; variando-se toda a extenso da faixa de medio, no mesmo sentido de variao. Permanncia a capacidade de reteno do valor medido por um longo perodo de tempo. Histerese a diferena mxima entre os valores medidos de uma mesma grandeza, quando se percorre a escala do instrumento nos sentidos ascendente e descendente. A histerese pode ser resultado de atrito mecnico, efeitos magnticos, deformao elstica ou efeitos trmicos. Supresso do zero o valor inicial da faixa do instrumento que supera o valor zero da grandeza medida. CARACTERSTICAS DINMICAS DOS INSTRUMENTOS Fidelidade a preciso dinmica do aparelho. Constante de tempo de qualquer sensor definido como o tempo necessrio para que o sensor atinja a 63,2% de seu sinal de sada total (diferena entre o valor inicial e o regime permanente), quando submetido a uma variao instantnea da grandeza medida (variao degrau). A variao degrau pode ser tanto um aumento ou diminuio da grandeza medida. Cinco constantes de tempo so necessrias para que o sensor atinja 99% de sua variao total. CORREO DOS INSTRUMENTOS Calibrao a determinao da correlao entre o valor real da grandeza medida e o valor indicado pelo instrumento de medida. A calibrao pode ser feita de modo direto ou indireto. Ajustagem a regulagem do sistema de medio com o objetivo de fazer coincidir, da melhor forma possvel, o valor medido com o valor real da grandeza medida. Aferio o ensaio e a certificao de instrumentos de medida segundo normas e exigncias legais, por uma entidade credenciada para a tarefa. Atravs da aferio determinado se o instrumento tem suas caractersticas dentro dos limites tolerados pelas normas. Atravs de um certificado o instrumento qualificado para uso, admitindo-se que assim permanecer sob condies normais de uso, por um perodo determinado. ANLISE DE INCERTEZA Exceto em casos triviais, no se conhece a princpio o valor exato de uma medio. Assim, uma medio um valor numrico aproximado de uma grandeza fsica, obtido por comparao com uma escala adotada. A conveno de algarismos significativos no

satisfatria para a representao dos erros de medio, uma vs que o erro na medio pode ser maior ou menor que a significncia do ltimo dgito. O resultado de uma medio deve ser representado da forma: x u(x) onde "x" representa a medio, e "u(x)" a incerteza da medio. recomendvel manter a expresso numrica entre parnteses. A incerteza um nmero que excede o valor do erro na maioria das vezes. Assim, "u(x)" a magnitude do erro no ponto de vista estatstico: u(x) = k onde "k" uma constante e "" o desvio padro do erro. Normalmente utiliza-se k = 2, o que torna a consistncia da incerteza igual a 95% no intervalo de confidncia. Esta expresso de incerteza mais flexvel que a conveno de algarismos significativos porque no se restringe a 5 no ltimo significativo. Podem ser desenvolvidas regras de manipulao dos valores de incerteza a partir da frmula de propagao de varincia. Para sua correta aplicao a incerteza deve ser uma varivel aleatria independente. Isto normalmente verdade nas medies, onde nenhuma forma de distribuio de probabilidade imposta. Aplicando a somas e diferenas a frmula :

u( x1 + _ x 2 + _ ...+ _ x n ) = {[u( x1 ) ] 2 + [u( x 2 ) ] 2 + ...+ [u( x n ) ] 2 }1/2


Assim, a incerteza na soma ou diferena de medidas a soma dos quadrados das incertezas de cada medida. Para produtos e divises a regra : seja

y = x1* x 2 * ...* x n
Assim;
2 u( x1 ) 2 u( x 2 ) 2 u( x n ) u(y) = y + + ...+ xn x1 x 2 1/2

A incerteza relativa em um produto ou diviso a raiz quadrada da soma das incertezas RELATIVAS de cada medio. A regra geral para as incertezas, em uma funo geral f(x1, x2,...,xn), onde x so as incertezas dada por

2 n f u( xi ) u(f) = i=1 xi

1/2

A utilizao da frmula da propagao da varincia no clculo da propagao da incerteza no sempre correta, pois depende da linearizao da funo envolvida. Assim, a frmula de soma e diferenas de incertezas exata, mas a do o produto ou diviso de qualquer funo no linear aproximada. A aproximao satisfatria se o erro relativo de x no for muito grande (u(x) < 20% u). Exemplos: (42,630,21)-(1,00,05)+(14,00,3) = 42,63-1,0+14,0 (0,212 + 0,052 + 0,32)1/2 = (55,63 0,37) 2 (10,6230,500) 12915
1/2 0,500 2 15 2 2(3,141593)(10,623) 1 + _ + 129 10,623 129

= (0,5174 0,0649) necessrio realizar uma anlise preliminar das incertezas experimentais para efetuar a seleo de instrumentos apropriados a fim de atingir aos objetivos do experimento. Estimar a incerteza ajuda no planejamento do experimento, e evitando experimentos desnecessrios.

1 INTRODUO INSTRUMENTAO

INSTRUMENTAO a cincia que aplica e desenvolve tcnicas para adequao de instrumentos de medio, transmisso, indicao, registro e controle de variveis fsicas em equipamentos nos processos industriais. Nas indstrias de processos tais como siderrgica, petroqumica, alimentcia, papel, etc.; a instrumentao responsvel pelo rendimento mximo de um processo, fazendo com que toda energia cedida, seja transformada em trabalho na elaborao do produto desejado. As principais grandezas que traduzem transferncias de energia no processo so: PRESSO, NVEL, VAZO, TEMPERATURA; as quais denominamos de variveis de um processo. 1.2 - Classificao de Instrumentos de Medio

Existem vrios mtodos de classificao de instrumentos de medio. Dentre os quais Podemos classificar os instrumentos de medio por: funo sinal transmitido ou suprimento tipo de sinal

1.2.1 - Classificao por Funo

Conforme ser visto posteriormente, os instrumentos podem estar interligados entre si para realizar uma determinada tarefa nos processos industriais. A associao desses instrumentos chama-se malha e em uma malha cada instrumento executa uma funo (vide figura 1). Os instrumentos que podem compor uma malha so ento classificados por funo cuja descrio sucinta pode ser verificada na tabela 1.

Figura 1 - Classificao por funo de instrumentos que compe uma malha de instrumentao. INSTRUMENTAO Detetor DEFINIO So dispositivos com os quais conseguimos detectar alteraes na varivel do processo. Pode ser ou no parte do transmissor. Instrumento que tem a funo de converter sinais do detetor em outra forma capaz de ser enviada distncia para um instrumento receptor, normalmente localizado no painel. Instrumento que indica o valor da quantidade medida enviado pelo detetor, transmissor, etc. Instrumento que registra graficamente valores instantneos medidos ao longo do tempo, valores estes enviados pelo detetor, transmissor, Controlador etc. Instrumento cuja funo a de receber uma informao na forma de um sinal, alterar esta forma e a emitir como um sinal de sada proporcional ao de entrada. Instrumento que realiza operaes nos sinais de valores de entrada de acordo com uma determinada expresso e fornece uma sada resultante da operao.
2

Transmissor

Indicador

Registrador

Conversor

Unidade Aritmtica

Integrador

Instrumento que indica o valor obtido pela integrao de quantidades medidas sobre o tempo. Instrumento que compara o valor medido com o desejado e, baseado na diferena entre eles, emite sinal de correo para a varivel manipulada a fim de que essa diferena seja igual a zero. Final de Dispositivo cuja funo modificar o valor de uma varivel que leve o processo ao valor desejado.

Controlador

Elemento Controle

Tabela 1 Classificao dos instrumentos por funo.

1.2.2 - Classificao por Sinal de Transmisso ou Suprimento

Os equipamentos podem ser agrupados conforme o tipo de sinal transmitido ou o seu suprimento. A seguir ser descrito os principais tipos, suas vantagens e desvantagens.

1.2.2.1 - Tipo pneumtico

Nesse tipo utilizado um gs comprimido, cuja presso alterada conforme o valor que se deseja representar. Nesse caso a variao da presso do gs linearmente manipulada numa faixa especfica, padronizada internacionalmente, para representar a variao de uma grandeza desde seu limite inferior at seu limite superior. O padro de transmisso ou recepo de instrumentos pneumticos mais utilizados de 0,2 a 1,0 kgf/cm2 (aproximadamente 3 a 15psi no Sistema Ingls). Os sinais de transmisso analgica normalmente comeam em um valor acima do zero para termos uma segurana em caso de rompimento do meio de comunicao. O gs mais utilizado para transmisso o ar comprimido, sendo tambm o NITROGNIO e em casos especficos o GS NATURAL (PETROBRAS).

Vantagem

A grande e nica vantagem em seu utilizar os instrumentos pneumticos est no fato de se poder oper-los com segurana em reas onde existe risco de exploso (centrais de gs, por exemplo).

Desvantagens

a) Necessita de tubulao de ar comprimido (ou outro gs) para seu suprimento e funcionamento. b) Necessita de equipamentos auxiliares tais como compressor, filtro, desumidificador, etc. ..., para fornecer aos instrumentos ar seco, e sem partculas slidas. c) Devido ao atraso que ocorre na transmisso do sinal, este no pode ser enviado longa distncia, sem uso de reforadores. Normalmente a transmisso limitada a aproximadamente 100 m. d) Vazamentos ao longo da linha de transmisso ou mesmo nos instrumentos so difceis de serem detectados. e) No permite conexo direta aos computadores.

1.2.2.2 - Tipo Hidrulico

Similar ao tipo pneumtico e com desvantagens equivalentes, o tipo hidrulico utiliza-se da variao de presso exercida em leos hidrulicos para transmisso de sinal. especialmente utilizado em aplicaes onde torque elevado necessrio ou quando o processo envolve presses elevadas.

Vantagens

a) Podem gerar grandes foras e assim acionar equipamentos de grande peso e dimenso. b) Resposta rpida.

Desvantagens
4

a) Necessita de tubulaes de leo para transmisso e suprimento. b) Necessita de inspeo peridica do nvel de leo bem como sua troca. c) Necessita de equipamentos auxiliares, tais como reservatrio, filtros, bombas, etc...

1.2.2.3 - Tipo eltrico

Esse tipo de transmisso feito utilizando sinais eltricos de corrente ou tenso. Em face da tecnologia disponvel no mercado em relao a fabricao de instrumentos eletrnicos microprocessados, hoje, esse tipo de transmisso largamente usado em todas as indstrias, onde no ocorre risco de exploso. Assim como na transmisso pneumtica, o sinal linearmente modulado em uma faixa padronizada representando o conjunto de valores entre o limite mnimo e mximo de uma varivel de um processo qualquer. Como padro para transmisso a longas distncias so utilizados sinais em corrente contnua variando de (4 a 20mA) e para distncias at 15 metros aproximadamente, tambm utiliza-se sinais em tenso contnua de 1 a 5V.

Vantagens

a) Permite transmisso para longas distncias sem perdas. b) A alimentao pode ser feita pelos prprios fios que conduzem o sinal de transmisso. c) No necessita de poucos equipamentos auxiliares. d) Permite fcil conexo aos computadores. e) Fcil instalao. f) Permite de forma mais fcil realizao de operaes matemticas. g) Permite que o mesmo sinal (4~20mA)seja lido por mais de um instrumento, ligando em srie os instrumentos. Porm, existe um limite quanto soma das resistncias internas deste instrumentos, que no deve ultrapassar o valor estipulado pelo fabricante do transmissor.

Desvantagens

a) Necessita de tcnico especializado para sua instalao e manuteno. b) Exige utilizao de instrumentos e cuidados especiais em instalaes localizadas em reas de riscos. c) Exige cuidados especiais na escolha do encaminhamento de cabos ou fios de sinais. d) Os cabos de sinal devem ser protegidos contra rudos eltricos.

1.2.2.4 - Tipo Digital

Nesse tipo, pacotes de informaes sobre a varivel medida so enviados para uma estao receptora, atravs de sinais digitais modulados e padronizados. Para que a comunicao entre o elemento transmissor receptor seja realizada com xito utilizada uma linguagem padro chamado protocolo de comunicao.

Vantagens

a) No necessita ligao ponto a ponto por instrumento. b) Pode utilizar um par tranado ou fibra ptica para transmisso dos dados. c) Imune a rudos externos. d) Permite configurao, diagnsticos de falha e ajuste em qualquer ponto da malha. e) Menor custo final.

Desvantagens

a) Existncia de vrios protocolos no mercado, o que dificulta a comunicao entre equipamentos de marcas diferentes. b) Caso ocorra rompimento no cabo de comunicao pode-se perder a informao e/ou controle de vrias malha.

1.2.2.5 - Via Rdio


6

Neste tipo, o sinal ou um pacote de sinais medidos so enviados sua estao receptora via ondas de rdio em uma faixa de freqncia especfica.

Vantagens

a) No necessita de cabos de sinal. b) Pode-se enviar sinais de medio e controle de mquinas em movimento.

Desvantagens

a) Alto custo inicial. b) Necessidade de tcnicos altamente especializados.

1.2.2.6 - Via Modem

A transmisso dos sinais feita atravs de utilizao de linhas telefnicas pela modulao do sinal em freqncia, fase ou amplitude.

Vantagens

a) Baixo custo de instalao. b) Pode-se transmitir dados a longas distncias.

Desvantagens

a) Necessita de profissionais especializados. b) baixa velocidade na transmisso de dados. c) sujeito as interferncias externas, inclusive violao de informaes.

1.3 - Simbologia de Instrumentao

Com objetivo de simplificar e globalizar o entendimento dos documentos utilizados para representar as configuraes utilizadas para representar as configuraes das malhas de instrumentao, normas foram criadas em diversos pases. No Brasil Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) atravs de sua norma NBR 8190 apresenta e sugere o uso de smbolos grficos para representao dos diversos instrumentos e suas funes ocupadas nas malhas de instrumentao. No entanto, como dada a liberdade para cada empresa estabelecer/escolher a norma a ser seguida na elaborao dos seus diversos documentos de projeto de instrumentao outras so utilizadas. Assim, devido a sua maior abrangncia e atualizao, uma das normas mais utilizadas em projetos industriais no Brasil a estabelecida pela ISA (Instrumentation Society of America). A seguir sero apresentadas as normas ABNT e ISA, de forma resumida, e que sero utilizadas ao longo dos nossos trabalhos.

1.3.1 Finalidades

1.3.1.1 - Informaes Gerais:

As necessidades de procedimentos de vrios usurios so diferentes. A norma reconhece essas necessidades quando esto de acordo com os objetivos e fornece mtodos alternativos de simbologia. Vrios exemplos so indicados para adicionar informaes ou simplificar a simbologia. Os smbolos dos equipamentos de processo no fazem parte desta norma, porm so includos apenas para ilustrar as aplicaes dos smbolos da instrumentao.

1.3.1.2 - Aplicao na Indstria

A norma adequada para uso em indstrias qumicas, de petrleo, de gerao de energia, refrigerao, minerao, refinao de metal, papel e celulose e muitas outras.
8

Algumas reas, tal como astronomia, navegao e medicina usam instrumentos to especializados que so diferentes dos convencionais. No houve esforos para que a norma atendesse s necessidades dessas reas. Entretanto, espera-se que a mesma seja flexvel suficientemente para resolver grande parte desse problema.

1.3.1.3 - Aplicao nas atividades de trabalho

A norma adequada para uso sempre que qualquer referncia a um instrumento ou a uma funo de um sistema de controle for necessria com o objetivo de simbolizar a identificao. Tais referncias podem ser aplicadas para as seguintes utilizaes (assim como outras):

Projetos; exemplos didticos; material tcnico - papeis, literatura e discusses; diagramas de sistema de instrumentao, diagramas de malha, diagramas lgicos; descries funcionais; diagrama de fluxo: processo, mecnico, engenharia, sistemas, tubulao (processo); e desenhos/projetos de construo de instrumentao; Especificaes, ordens de compra, manifestaes e outras listas; Identificao de instrumentos (nomes) e funes de controle; Instalao, instrues de operao e manuteno, desenhos e registros.

A norma destina-se a fornecer informaes suficientes a fim de permitir que qualquer pessoa, ao revisar qualquer documento sobre medio e controle de processo, possa entender as maneiras de medir e controlar o processo (desde que possua certo conhecimento do assunto). No constitui pr-requisito para esse entendimento um conhecimento profundo/detalhado de um especialista em instrumentao.

1.3.2 - Simbologia Conforme Norma ABNT (NBR-8190)

1.3.2.1 - Tipos de Conexes

1) Conexo do processo, ligao mecnica ou suprimento ao instrumento.

2) Sinal pneumtico ou sinal indefinido para diagramas de processo.

3) Sinal eltrico.

4) Tubo capilar (sistema cheio).

5) Sinal hidrulico.

6) Sinal eletromagntico ou snico (sem fios).

1.3.2.2 - Cdigo de Identificao de Instrumentos

Cada instrumento deve se identificar com um sistema de letras que o classifique funcionalmente (Tabela 2).

Como exemplo, uma identificao representativa a seguinte:

10

Tabela 2 Significado dos cdigos de identificao de instrumentos.

11

Obs 1 : Multifuno significa que o instrumento capaz de exercer mais de uma funo.

Obs 2 : Os nmeros entre parnteses se referem s notas relativas descritas a seguir.

Notas Relativas

1) As letras indefinidas so prprias para indicao de variveis no listadas que podem ser repetidas em um projeto particular. Se usada, a letra dever ter um significado como primeira - letra e outro significado como letra - subsequente. O significado precisar ser definido somente uma vez e uma legenda para aquele respectivo projeto. Por exemplo: a letra N pode ser definida como Mdulo de Elasticidade na primeira - letra e na letra subsequente.

2) A letra no classificada, X, prpria para indicar variveis que sero usadas uma vez, ou de uso limitado. Se usada, a letra poder ter qualquer nmero de significados como primeira - letra e qualquer nmero de significados como letra subsequente. Exceto para seu uso como smbolos especficos, seu significado dever ser definido fora do crculo de identificao no fluxograma. Por exemplo: XR3 pode ser um registrador de vibrao, XR-2 pode ser um registrador de tenso mecnica e XX4 pode ser um osciloscpio de tenso mecnica.

3) Qualquer primeira - letra, se usada em combinao com as letras modificadoras D (diferencial), F (razo) ou Q (totalizao ou integrao), ou qualquer combinao, ser tratada como uma entidade primeira - letra. Ento, instrumentos TDI e TI medem duas diferentes variveis, que so: temperatura diferencial e temperatura.

4) A primeira - letra A, para anlise, cobre todas as anlises no listadas na Tabela 1 e no cobertas pelas letras indefinidas. Cada tipo de anlise dever ser definido fora do seu crculo de indefinio no fluxograma. Smbolos tradicionalmente conhecidos como pH, O2, e CO, tm sido usados opcionalmente em lugar da primeira - letra A.
12

5) O uso da primeira - letra U para multivariveis em lugar de uma combinao de primeira letra opcional.

6) O uso dos termos modificadores alto, baixo, mdio ou intermedirio e varredura ou seleo preferido, porm opcional.

7) O termo segurana se aplicar somente para elementos primrios de proteo de emergncia e elementos finais de controle de proteo de emergncia. Ento, uma vlvula auto - operada que previne a operao de um sistema acima da presso desejada, aliviando a presso do sistema, ser uma PCV, mesmo que a vlvula no opere continuamente. Entretanto esta vlvula ser uma PSV se seu uso for para proteger o sistema contra condies de emergncia, isto , condies que colocam em risco o pessoal e o equipamento, ou ambos e que no se esperam acontecer normalmente. A designao PSV aplica-se para todas as vlvulas que so utilizadas para proteger contra condies de emergncia em termos de presso, no importando se a construo e o modo de operao da vlvula enquadram-se como vlvula de segurana, vlvula de alvio ou vlvula de segurana e alvio.

8) A funo passiva visor aplica-se a instrumentos que do uma viso direta e no calibrada do processo.

9) O termo indicador aplicvel somente quando houver medio de uma varivel. Um ajuste manual, mesmo que tenha uma escala associada, porm desprovido de medio de fato, no deve ser designado indicador.

10) Uma lmpada - piloto, que a parte de uma malha de instrumentos, deve ser designada por uma primeira - letra seguida pela letra subsequente. Entretanto, se desejado identificar uma lmpada - piloto que no parte de uma malha de instrumentos, a lmpada - piloto pode ser designada da mesma maneira ou alternadamente por uma simples letra L. Por exemplo: a lmpada que indica a operao de um motor eltrico pode ser designada com EL, assumindo que a
13

tenso a varivel medida ou XL assumindo a lmpada atuada por contatos eltricos auxiliares do sistema de partida do motor, ou ainda simplesmente L. A ao de uma lmpada - piloto pode ser acompanhada por um sinal audvel.

11) O uso da letra - subsequente U para multifuno em lugar de uma combinao de outras letras funcionais opcional.

12) Um dispositivo que conecta, desconecta ou transfere um ou mais circuitos pode ser, dependendo das aplicaes, uma chave, um rel, um controlador de duas posies, ou uma vlvula de controle. Se o dispositivo manipula uma corrente fluida de processo e no uma vlvula de bloqueio comum atuada manualmente, deve ser designada como uma vlvula de controle. Para todas as outras aplicaes o equipamento designado como:

a) uma chave, quando atuado manualmente; b) uma chave ou um controlador de duas posies, se automtico e se atuado pela varivel medida. O termo chave geralmente atribudo ao dispositivo que usado para atuar um circuito de alarme, lmpada piloto, seleo, intertravamento ou segurana. O termo controlador geralmente atribudo ao equipamento que usado para operao de controle normal; c) um rel, se automtico e no atuado pela varivel medida, isto , ele atuado por uma chave ou por um controlador de duas posies.

13) Sempre que necessrio as funes associadas como o uso da letra - subsequente Y devem ser definidas fora do crculo de identificao. No necessrio esse procedimento quando a funo por si s evidente, tal como no caso de uma vlvula solenide.

14) O uso dos termos modificadores alto, baixo, mdio ou intermedirio, deve corresponder a valores das variveis medidas e no dos sinais, a menos que de outra maneira seja especificado. Por exemplo: um alarme de nvel alto derivado de
14

um transmissor de nvel de ao reversa um LAH, embora o alarme seja atuado quando o sinal alcana um determinado valor baixo. Os termos podem ser usados em combinaes apropriadas.

15) Os termos alto e baixo, quando aplicados para designar a posio de vlvulas, so definidos como:

alto - denota que a vlvula est em ou aproxima-se da posio totalmente aberta; baixo - denota que a vlvula est em ou aproxima-se da posio totalmente fechada.

1.3.2.3 - Simbologia de Identificao de Instrumentos de Campo e Painel

15

1.3..2.4 - Instrumentao de Vazo

1.3.2.5 - Vlvula de Controle

1.3.2.6 - Alguns Arranjos Tpicos de Instrumentos

Vazo
16

Presso

17

18

Temperatura

19

Nvel

20

1.3.3 - Simbologia Conforme Norma ISA

1.3.3.1 - Aplicao para Classes e Funes de Instrumentos

As simbologias e o mtodo de identificao desta norma so aplicveis para toda classe de processo de medio e instrumentao de controle. Podem ser utilizados no somente para identificar instrumentos discretos e suas funes, mas tambm para identificar funes analgicas de sistemas que so denominados de vrias formas como Shared Display (display compartilhado), Shared Control (controle

compartilhado), Distribuided Control (controle distribudo) e Computer Control (controle por computador).

1.3.3.2 - Contedo da Identificao da Funo

A norma composta de uma chave de funes de instrumentos para sua identificao e simbologia. Detalhes adicionais dos instrumentos so melhores descritos em uma
21

especificao apropriada, folha de dados, ou outro documento utilizado que esses detalhes requerem.

1.3.3.3 - Contedo de Identificao da Malha

A norma abrange a identificao de um instrumento e todos outros instrumentos ou funes de controle associados a essa malha. O uso livre para aplicao de identificao adicional. tais como, nmero de serie, nmero da unidade, nmero da rea, ou outros significados.

Tabela 3 Significado dos cdigos de identificao de instrumentos (NORMA ISA)


22

As diferenas bsicas entre a tabela da ABNT (tabela 2) e a tabela da norma ISA (tabela 3) so :

A letra C na tabela ABNT indica condutividade eltrica (como primeira letra) para a norma ABNT e controlador para segunda letra; na norma ISA a primeira letra definida pelo usurio;

A letra D na tabela ABNT indica densidade ou massa especfica (como primeira letra) e a letra modificadora significa diferencial; j para a norma ISA, a primeira letra de escolha do usurio, mantendo-se a letra modificadora como diferencial;

A letra G significa medida dimensional para a norma ABNT e de escolha do usurio para a norma ISA; A letra M significa umidade para a norma ABNT e de escolha do usurio para a norma ISA e a letra modificadora significa momentneo; A letra V significa viscosidade para a norma ABNT na primeira letra e vibrao ou anlise mecnica para a norma ISA.

1.3.3.4 - Smbolos de Linha de Instrumentos

Todas as linhas so apropriadas em relao s linhas do processo de tubulao:

23

1.3.3.5 - Smbolos opcionais binrios (ON - OFF)

Nota: OU significa escolha do usurio. Recomenda-se coerncia.

So sugeridas as seguintes abreviaturas para denotar os tipos de alimentao. Essas designaes podem ser tambm aplicadas para suprimento de fluidos.

AS - suprimento de ar IA - ar do instrumento PA - ar da planta ES - alimentao eltrica GS - alimentao de gs HS - suprimento hidrulico NS - suprimento de nitrognio SS - suprimento de vapor WS - suprimento de gua

* O valor do suprimento pode ser adicionado linha de suprimento do instrumento; exemplo: AS-100, suprimento de ar 100-psi; ES-24DC; alimentao eltrica de 24VDC.

** O smbolo do sinal pneumtico se aplica para utilizao de sinal, usando qualquer gs. *** Fenmeno eletromagntico inclui calor, ondas de rdio, radiao nuclear e luz.

24

1.3.3.6 - Smbolos Gerais de Instrumentos ou de Funes

Tabela 3 Smbolos gerais para instrumentos ou funes, norma ISA.

25

* O tamanho do smbolo pode variar de acordo com a necessidade do usurio e do tipo do documento. Sugerimos acima um tamanho de quadrado e crculo para diagramas grandes. Recomenda-se coerncia.

** As abreviaturas da escolha do usurio, tal como IPI (painel do instrumento n. 1, IC2 (console do instrumento n. 2). CC3 (console do computador n. 3) etc... podem ser usados quando for necessrio especificar a localizao do instrumento ou da funo.

*** Normalmente, os dispositivos de funes inacessveis ou que se encontram na parte traseira do painel podem ser demonstrados atravs dos mesmos smbolos porm, com linhas horizontais usando-se os pontilhados.

**** No obrigado mostrar um alojamento comum. ***** O desenho (losango) apresenta metade do tamanho de um losango grande. ****** Veja ANSI/ISA padro S5.2 para smbolos lgicos especficos.

26

2.0 CARACTERSTICAS ESTTICAS DOS INSTRUMENTOS

2.1 - Exatido (Accuracy)

a aptido de um instrumento de medio para dar respostas prximas a um valor verdadeiro convencional. A exatido um conceito qualitativo e normalmente dada como um valor percentual do fundo de escala do instrumento.

Ex.: Um voltmetro com fundo de escala 10V e exatido 1%. O erro mximo esperado de 0,1 V. Isto quer dizer que se o instrumento mede 1V, o possvel erro de 10% deste valor (0,1V). Por esta razo uma regra importante escolher instrumentos com uma faixa apropriada para os valores a serem medidos.

Obs.: O Termo preciso no deve ser utilizado como sinnimo de exatido.

2.2 - Classe de Exatido

a classe de instrumentos de medio que satisfazem a certas exigncias metrolgicas destinadas a conservar os erro dentro de limites especificados.

Ex.: Seja o caso dos TPs e dos TCs . A escolha da classe de exatido depender da aplicao do equipamento, que devero possuir classe de exatido igual ou superior. As aplicaes mais comuns so as seguintes:

27

Tabela 4 Classe de Exatido de instrumentos de medidas.

2.3 Preciso

A preciso um termo que descreve o grau de liberdade a erros aleatrios, ou seja, ao nvel de espalhamento de vrias leituras em um mesmo ponto. A preciso freqentemente confundida com a exatido. Um aparelho preciso no implica que seja exato. Uma baixa exatido em instrumentos precisos decorre normalmente de um desvio ou tendncia (bias) nas medidas, o que poder ser corrigido por uma nova calibrao. As figuras a seguir ilustram as caractersticas de exatido e preciso de um instrumento ou equipamento.

28

Os graus de repetitividade e de reprodutibilidade so maneiras alternativas de se expressar a preciso. Embora estes termos signifiquem praticamente a mesma coisa, eles so aplicados a contextos diferentes.

A repetitividade (mesmas condies) descreve o grau de concordncia entre os resultados de medies sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condies de medio. Estas condies so denominadas condies de

repetitividade e incluem o mesmo procedimento de medio, mesmo observador, mesmo instrumento de medio utilizado nas mesmas condies, mesmo local e repetio em curto perodo de tempo.

A reprodutibilidade expressa o grau de concordncia entre os resultados das medies de um mesmo mensurando, efetuadas sob condies variadas de medio. Para que uma expresso de reprodutibilidade seja vlida, necessrio que sejam especificadas as condies alteradas, que podem incluir o princpio de medio,
29

mtodo de medio, observador, instrumento de medio, padro de referncia, local, condies de utilizao e condies climticas.

2.4 Incerteza

A incerteza um parmetro, associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a disperso dos valores que podem ser fundamentalmente atribudos a um mensurando. Este parmetro pode ser, por exemplo, um desvio padro (ou mltiplo dele), ou a metade de um intervalo correspondente a um nvel de confiana estabelecido. Em geral, compreende muitos componentes, incluindo aqueles

resultantes dos efeitos sistemticos, como os associados com correes, distribuies, desvios padres, assumidos com base na experincia ou em outras informaes, que contribuem para a disperso.

2.5 Tolerncia

A tolerncia um termo muito prximo exatido e define o erro mximo que esperado em um determinado valor. Embora no seja uma caracterstica esttica de instrumentos, aqui mencionado porque a exatido de alguns instrumentos especificada em termos de tolerncia. Quando aplicado corretamente, a tolerncia de um componente manufaturado descreve o mximo desvio de um valor especificado. Por exemplo, um resistor escolhido aleatoriamente com valor nominal 1000 tolerncia 5%, pode ter seu valor real entre 950 Ohms e 1050 Ohms. ohms, de

2.6 - Tendncia de um instrumento (bias)

A tendncia de um instrumento um erro sistemtico da indicao de um instrumento que ocorre em toda a sua faixa de indicao. A tendncia normalmente estimada pela mdia dos erros de indicao de um nmero apropriado de medies repetidas e podero ser removidas atravs de nova calibrao ou simplesmente um ajuste de zero.

30

2.7 Discrio

aptido de um instrumento em no alterar o valor do mensurando.

2.8 - Linearidade e a no - linearidade

A linearidade uma caracterstica normalmente desejvel onde a leitura de um instrumento linearmente proporcional grandeza sendo medida. O grfico a seguir mostra a relao entre uma grandeza e o resultado de medies. Nesta figura pode-se observar um certo grau de linearidade que pode ser notado mesmo visualmente. No entanto, utilizar-se- mtodos estatsticos, tais como um coeficiente de correlao, para saber o quo a curva mostrada se aproxima de uma reta.

A no linearidade , por sua vez, definida como o mximo desvio de qualquer uma das leituras com relao reta obtida, e normalmente expressa como uma percentagem do fundo de escala.

2.7 - Sensibilidade do instrumento

A sensibilidade definida como a resposta de um instrumento de medio dividida pela correspondente variao no estmulo. A sensibilidade pode depender do valor do

31

estmulo. Sendo assim, a sensibilidade pode ser contabilizada como a inclinao da reta que define a relao entre a leitura e a grandeza medida.

Ex.: A presso de 2 bar produz uma deflexo de 10 graus em um transdutor de presso, a sensibilidade do instrumento 5 graus/bar, desde que a deflexo seja zero quando aplica-se zero bar.

2.8 - Sensibilidade a Distrbios

Todas as calibraes e especificaes de um instrumento so vlidos somente sob condies controladas de temperatura, presso, etc. Estas condies ambientais padro so usualmente definidas na especificao do instrumento. Em funo da variao das condies ambientais, certas caractersticas estticas dos instrumentos podem se alterar lentamente. Sendo assim, a sensibilidade a distrbios uma medida da extenso destas alteraes. Tais variaes de condies ambientais podem afetar os instrumentos de duas maneiras, conhecidas como deriva (drift) de zero e deriva de sensibilidade.

A Deriva de Zero descreve o efeito de como a leitura de zero de um instrumento modificada pela alterao nas condies ambientais. Em um voltmetro, por exemplo, a deriva de zero relacionada variaes de temperatura dada em Volts/oC. Se o zero deste voltmetro modificado em funes de outras condies ambientais, outros coeficientes devero ser determinados.

A Deriva de Sensibilidade ou deriva do fator de escala define o quo a sensibilidade de um instrumento varia em funo das condies ambientais. As figuras a seguir exemplificam a existncia de deriva de zero, deriva de sensibilidade, e o caso onde ambas acontecem, respectivamente.

32

33

Exerccio Uma balana de mola calibrada em um ambiente temperatura de 20 0C com as seguintes caractersticas deflexo/carga:

Quando usado em um ambiente temperatura de 30 0C, obtm-se as seguintes

caractersticas deflexo/carga: Determine a deriva de zero e de sensibilidade por 0C.

Soluo A 20 0C - sensibilidade 20 mm/kg; A 30 0C - sensibilidade 22 mm/kg Tendncia (bias) = 5 mm (deflexo a carga zero); Sensibilidade = 2 mm/kg Deriva de zero / 0C = 5 / 10 = 0,5 mm/ 0C; Deriva de sensibilidade / 0C = 2 / 10 = 0,2 (mm/kg)/ 0C.

2.9 - Faixa de indicao e amplitude

A faixa de indicao ou alcance (range) o conjunto de valores limitados pelas indicaes extremas, ou seja, entre os valores mximos e mnimos possveis de serem medidos com determinado instrumento. Ex.: Um termmetro pode ter um range de 0 a 100 0C.
34

Por outro lado, a diferena entre o maior e o menor valor de uma escala de um instrumento denominado amplitude da faixa nominal (span) ou varredura.

Ex.: Um instrumento capaz de reagir entre 20 e 200 psi tem um span de 180 psi.

2.10 Resoluo

a menor diferena entre indicaes de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida. Para um dispositivo mostrador digital, a variao na indicao quando o dgito menos significativo varia de uma unidade. Este conceito tambm se aplica a um dispositivo registrador.

2.11 - Zona morta

o Intervalo mximo no qual um estmulo pode variar em ambos os sentidos, sem produzir variao na resposta de um instrumento de medio. A zona morta pode depender da taxa de variao e pode, muitas vezes, ser deliberadamente ampliada, de modo a prevenir variaes na resposta para pequenas variaes no estmulo.

3.0 CARACTERSTICAS DINMICAS DOS INSTRUMENTOS

As caractersticas estticas dos instrumentos se referem somente a medidas em regime permanente. As caractersticas dinmicas, no entanto, descrevem o seu

comportamento durante o intervalo de tempo em que a grandeza medida varia at o momento em que o seu valor medido apresentado. Como nas caractersticas estticas, as caractersticas dinmicas se aplicam somente quando os instrumentos so utilizados sob condies ambientais especificadas. Fora destas condies de calibrao pode-se esperar alteraes nestas caractersticas dinmicas. Qualquer sistema de medida linear e invariante no tempo respeita a seguinte relao entre entrada (qi) e sada (q0) em um tempo t maior que zero.
35

Se for considerado que a grandeza a ser medida permanece constante durante o tempo de leitura, ento esta equao fica simplificada, podendo ser chamada EQUAO DINMICA.

Simplificaes adicionais podem ser consideradas quando esta equao aplicada a classes tpicas de instrumentos.

3.1 - Instrumento de ordem zero

A menos de a0, todos os outros coeficientes da equao dinmica so iguais a zero.

Onde K uma constante conhecida como sensibilidade do instrumento, definida anteriormente. Qualquer instrumento que se comporte segundo esta equao dito ser de ordem zero. Como exemplo, pode-se citar um potencimetro usado para medir movimento; a tenso de sada muda instantaneamente to logo a haste do potencimetro se movimente ao longo de seu curso. Em geral os instrumentos de ordem zero so formados por elementos com caractersticas dissipativas, ou seja, so elementos passivos, eltricos ou mecnicos, que no possuem capacidade de armazenamento de energia.

36

3.2 - Instrumento de primeira ordem

A menos de a0 e a1, todos os outros coeficientes da equao dinmica so iguais a zero.

Se d/dt for substitudo pelo operador D, tem-se:

Definindo-se K = b0/a0 como sendo a sensibilidade esttica e t = a1/a0 como a constante de tempo do sistema, tem-se:

Resolvendo-se analiticamente esta equao, a sada q0 em resposta a um degrau na entrada qi varia de maneira aproximada figura a seguir. A constante de tempo t da resposta ao degrau o tempo tomado quando a sada atinge 63% do seu valor final.

37

O termopar um bom exemplo de instrumento de primeira ordem. Se um termopar temperatura ambiente for colocado em gua fervente, a tenso de sada no ir instantaneamente para o nvel de 100oC, mas ir gradativamente conforme mostrado na figura anterior at atingir o seu valor definitivo. Um grande nmero de instrumentos pertence classe de instrumentos de primeira ordem e, na maioria destes casos, as constantes de tempo possuem valores reduzidos. conveniente salientar que em se tratando de sistemas de controle, de fundamental importncia que esta constante de tempo seja levada em considerao. Os instrumentos de primeira ordem so formados por associaes de um elemento, eltrico ou mecnico, que possua caracterstica dissipativa e um elemento armazenativo. Ou seja, a energia armazenada em um elemento vai se dissipando em outro, resultando em uma caracterstica exponencial. Elementos eltricos passivos que armazenam energia so os indutores (campo magntico) e os capacitores (campo eltrico), os quais possuem os anlogos mecnicos: mola e amortecedor. A perda eltrica por efeito Joule sobre uma resistncia tem como anlogo mecnico a perdas por atrito.

3.3 - Instrumento de segunda ordem A resposta a um degrau de um instrumento de segunda ordem se d de maneira oscilatria amortecida sobre uma exponencial amortecida. Este fato se deve principalmente presena de pelo menos dois elementos passivos com caractersticas armazenativas, responsveis pela resposta oscilatria (senoidal), e por pelo menos um
38

elemento dissipativo, responsvel pela caracterstica exponencial amortecida. O sensor mais comum que se encaixa nesta classificao o acelermetro. Nele, a vibrao sensoreada atravs do deslocamento observado em um sistema composto por uma mola e um amortecedor. A caracterstica dissipativa obtida por atrito.

4.0 CALIBRAO DE INSTRUMENTOS

A Calibrao de Instrumentos um conjunto de operaes que estabelece, sob condies especficas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio ou sistema de medio ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referncia, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padres. Muitas vezes o termo Aferio tambm empregado com o sentido de calibrao; no entanto a tendncia o desuso deste, j que em nvel mundial no existe o seu sinnimo em ingls ou em francs como acontece com o termo calibrao (CALIBRATION_ou TALONNAGE). O resultado de uma calibrao permite tanto o estabelecimento dos valores do mensurando para as indicaes, como a determinao das correes a serem aplicadas. Alm disto, uma calibrao pode, tambm, determinar outras propriedades metrolgicas como o efeito das grandezas de influncia. O resultado de uma calibrao pode ser registrado em um documento, algumas vezes denominado Certificado de calibrao ou Relatrio de calibrao.

4.1 Padro

Medida materializada, instrumento de medio, material de referncia ou sistema de medio destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referncia. Sendo assim, tem-se os seguintes tipos de padres:

39

Padro de Referncia: Padro, geralmente tendo a mais alta qualidade metrolgica disponvel em um dado local ou em uma dada organizao, a partir do qual as medies l executadas so derivadas;

Padro Primrio: Padro que designado ou amplamente reconhecido como tendo as mais altas qualidades metrolgicas e cujo valor aceito sem referncia a outros padres de mesma grandeza. Este conceito igualmente vlido para grandezas de base e para grandezas derivadas;

Padro Secundrio: Padro cujo valor estabelecido por comparao a um padro primrio da mesma grandeza;

Padro Internacional: Padro reconhecido por um acordo internacional para servir, internacionalmente, como base para estabelecer valores a outros padres da grandeza a que se refere;

Padro Internacional: Padro reconhecido por uma deciso nacional para servir, em um pas, como base para estabelecer valores a outros padres da grandeza a que se refere;

Padro de Trabalho: Padro utilizado rotineiramente para calibrar ou controlar medidas materializadas, instrumentos de medio ou materiais de transferncia. Um padro de trabalho , geralmente, calibrado por comparao a um padro de referncia. O padro de trabalho utilizado rotineiramente para assegurar que as medies esto sendo executadas corretamente chamado Padro de Controle;

Padro de Transferncia: Padro utilizado como intermedirio para comparar padres. O termo dispositivo de transferncia deve ser utilizado quando o intermedirio no um padro;

40

Padro Itinerrio: Padro, algumas vezes de construo especial, para ser transportado entre locais diferentes, como, por exemplo, o padro de freqncia de csio, porttil, operado por bateria.

4.2 Rastreabilidade

Propriedade do resultado de uma medio, ou do valor de um padro, estar relacionado a referncias estabelecidas, geralmente padres internacionais ou nacionais, atravs de uma cadeia contnua de comparaes, Cadeia de Rastreabilidade, todas tendo incertezas estabelecidas. Sendo assim, este padro pode ser dito Rastrevel. A figura a seguir apresenta um esquema de uma cadeia de rastreabilidade.

41

5.0 - GRANDEZAS BASE E PADRES ASSOCIADOS

O sistema corrente de unidades - Sistema Internacional (SI) - adotado e recomendado pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas, se baseia nas sete unidades de base seguintes.

42

* Um esterradiano o ngulo slido no qual, tendo o seu vrtice no centro de uma esfera, corta uma rea da superfcie desta esfera igual rea de um quadrado cujos lados tm o comprimento igual ao raio da esfera.

Atravs destas unidades base pode-se obter as chamadas unidades derivadas.

6.0 MEDIDAS DE PRESSO

A presso , por definio, a relao entre a fora normal exercida em uma superfcie e a rea desta superfcie, por isso, muitas vezes, os mtodos de medida de presso e de fora se confundem. A presso pode ser apresentada de duas formas. A primeira na forma de presso absoluta, ou seja, referida presso zero absoluto. A outra, denominada presso manomtrica, referida presso atmosfrica no local da medio. A figura 6.1 a seguir apresenta as escalas de referncia para medidas de presso.

Figura 6.1 Escalas de referncia para medidas de presso

43

De uma maneira geral, pode-se dizer:

A presso provavelmente a grandeza fsica que possua o maior nmero de unidades empregadas para represent-la. As relaes entre as principais so mostradas a seguir.

1 [atm] = 1,03323 [kgf/cm2] = 101325 [Pa] = 10,33 [mmH2O] = 760 [mmHg] = 1,01325 [bar] = 14,70 [psi]

Como a definio de presso emprega o conceito de fora, muitos medidores e transdutores de presso partem da medio da fora sobre um elemento de determinada rea. A seguir sero apresentadas algumas tcnicas de medio de presso.

6.1 Manmetro de Coluna

O manmetro de coluna consiste de um tubo de vidro, normalmente no formato da letra U, contendo em seu interior um fludo especfico para cada aplicao (fludo manomtrico). Quando se deseja medir presso absoluta, a presso desconhecida aplicada em uma extremidade, fazendo-se vcuo entre a outra extremidade selada e o fludo. Quando este manmetro utilizado para medir presso manomtrica, ambas as extremidades do tubo sero abertas, estando a outra exposta presso atmosfrica. Este manmetro tambm pode ser usado para medir diferenas de presso - presso diferencial -, aplicando-se presses desconhecidas em ambas as extremidades. Tais alternativas so, respectivamente, mostradas na figura 6.2 a seguir:

44

Figura 6.2 Alternativas para medio de presso usando Manmetro de Coluna.

A diferena entre as presses aplicadas nas extremidades do manmetro est relacionada com a diferena da altura - h - entre os nveis do fludo atravs da seguinte expresso.

Onde

a massa especfica do fludo e g a acelerao local da gravidade (m/s2).

Aplicando-se esta frmula relao anterior , tem-se P2 igual a zero, presso atmosfrica (1 atm) e presso desconhecida, respectivamente. A faixa de aplicao deste tipo de manmetro bastante extensa, j que o fludo manomtrico tambm pode ser mudado. Normalmente usa-se gua, mercrio ou lcool. Para a medio de grandes presses costuma-se empregar mercrio, para presses muito baixas utiliza-se lcool. Uma alternativa para a medio de pequenas presses a utilizao do manmetro

em uma posio inclinada (vide figura 6.3), aumentando-se o espectro de medio e sensibilidade. A equao a ser utilizada dever ser corrigida com o seno do ngulo de inclinao:

45

Figura 6.3 Manmetro em posio inclinada para medies de pequenas presses.

A figura 6.4 a seguir apresenta alguns modelos de manmetros de coluna comerciais.

Figura 6.4 Exemplos de Manmetros de Coluna comerciais

Para automatizar a medida de presso em um manmetro de coluna com mercrio, pode-se usar uma ponte de Wheatstone com duas resistncias externas conectadas por um cabo de alta resistncia, como mostrado a seguir na figura 6.5.

46

Figura 6.5 Manmetro de coluna com ponte de wheatstone

Chamando r de RW / RREF, a presso desconhecida poder ser obtida pela medida da tenso de sada Vo:

6.2 Manmetro de Peso Morto

O manmetro de peso morto um instrumento de zero central, onde massas calibradas so colocadas na plataforma de um pisto at que duas marcas de referncia fiquem adjacentes. Neste ponto, a fora peso exercida pelas massas se iguala fora exercida pela presso sobre a superfcie interna do pisto. Infelizmente este instrumento no muito adequado para aplicao industrial mas, por permitir medidas com alto grau de exatido, muito usado como padro em laboratrios. A figura 6.6 ilustra o esquema de

47

um manmetro de peso morto, bem como exemplos de manmetros de peso morto comerciais.

Figura 6.6 Manmetro de peso morto utilizado em laboratrios para calibrao de instrumentos.

6.3 Manmetro de Bourdon

O manmetro de Bourdon um transdutor de presso empregando elemento elstico que muito comum no meio industrial. Consiste basicamente de um tubo curvo, flexvel e de seo transversal oval, tendo sua tomada de presso em uma de suas extremidades, fixada, sendo a outra selada e livre para se movimentar. Quando a presso aplicada em sua entrada, a seo oval vai se tornando circular, havendo ento uma deflexo da extremidade do tubo. Medindo-se esta deflexo pode-se inferir sobre o valor da presso. Isto feito empregando-se um transdutor de deslocamento, ou mais simplesmente, associando-se um ponteiro extremidade mvel do tubo. A figura 6.7 a seguir ilustra o exposto.
48

Muitas vezes o manmetro de Bourdon vem preenchido com um lquido viscoso com a finalidade de diminuir o efeito oriundo de vibraes da mquina ou linha onde est instalado, bem como para manter lubrificada as partes internas do mesmo. Pode-se tambm encontrar manmetros de Bourdon de preciso, usados como padro. Possuem, neste caso, escalas maiores, com um maior nmero de divises, resultando em alta resoluo, como mostram a figura 6.8.

Figura 6.7 Esquema de Manmetros de Bourdon e Manmetros de Bourdon comerciais.

49

Figura 6.8 Manmetros de Bourdon comerciais de preciso.

6.4 Transmissores de Presso

Os transmissores, em geral, so uma juno de um elemento transdutor e um circuito de transmisso de sinal, seja este sinal em tenso, corrente, freqncia ou outros. A seguir sero apresentadas vrias tecnologias empregadas na construo de transdutores de presso.

6.4.1 - Sensores (Transdutores) Capacitivos

Os sensores capacitivos so encontrados em configuraes tpicas, normalmente em um encapsulamento compacto contendo duas superfcies metlicas paralelas e eletricamente isoladas, uma das quais sendo um diafragma capaz de fletir a uma dada presso aplicada. O diafragma deve ser construdo com material de baixa histerese ou ligas de vidro e cermica. Estas duas superfcies, que se comportam como as placas do capacitor, so montadas de modo que a uma pequena flexo mecnica, causada pela aplicao de uma presso, altera o espao entre elas criando o efeito de um capacitor varivel. A alterao da capacitncia deve ser detectada por um circuito comparador bastante sensvel e amplificado para sinais proporcionais de alto nvel. A figura 6.9 abaixo mostra o esquema de um transdutor capacitivo.

50

Figura 6.9 Esquema de um Transdutor Capacitivo.

Sabe-se que a capacitncia de um capacitor de placas planas e paralelas pode ser expressa em funo da rea (A) da placa e da distncia (d) que as separa como:

Onde a constante dieltrica do meio existente entre as placas do capacitor. Se for considerado que pelo menos uma das placas esteja fixa e que a outra sofra deflexo em funo da presso submetida, resulta em uma variao da distncia entre as placas e, em ltima anlise, da capacitncia do elemento. Sendo assim, ao submeter este sensor a uma ponte de corrente alternada, pode-se detectar a variao da presso como uma funo da variao da capacitncia do sensor. A figura 6.10 mostra transdutores de presso capacitivos comerciais.

51

Figura 6.10 Transdutores Capacitivos de presso comerciais.

6.4.2 - Sensores (Transdutores) Piezoresistivos

Os sensores piezoresistivos (STRAIN-GAUGE) so fabricados usando tcnicas de processamento do silcio, comuns na indstria de semicondutores. Por esta razo, grande parte da tecnologia dos semicondutores empregada em sua fabricao. Os sensores piezoresistivos so tambm freqentemente denominados sensores

integrados, sensores de estado slido, sensores monolticos (formados de um nico cristal de silcio) ou, simplesmente, sensores de silcio. Este sensor parte do princpio da deformao de uma estrutura quando sujeita a uma fora. Como mostrado na figura 6.11 a seguir.

Figura 6.11 Atuao de foras de trao e compresso deformando blocos de materiais.


52

Nesta figura tem-se uma estrutura livre de foras externas, sofrendo trao e compresso, respectivamente. A presso descreve a intensidade da fora STRESS em uma estrutura por unidade de rea (P=F/A), enquanto a tenso STRAIN_ descreve a deformao como uma variao incremental no comprimento (DL/L). A resistncia de uma barra retangular de comprimento L e rea de seo A, com resistividade volumtrica r dada por R=Lr/A. Tomando as derivadas parciais, tem-se:

Rearranjando teremos:

Quando h uma deformao longitudinal haver tambm uma deformao na seo do strain gauge segundo a relao de Poisson. Para pequenas tenses a deformao da rea o dobro da deformao radial:

Onde

o coeficiente de Poisson. A taxa de variao da resistncia ser:

53

O coeficiente de Poisson varia de 0,25 a 0,35 para a maioria dos metais, de modo que a sensibilidade do strain gauge (G) ser da ordem de 1,5 a 2,5. Algumas ligas podem possuir sensibilidades variando de 0,5 a 6, podendo ser at 150 para semicondutores. Sendo assim, a presso qual uma estrutura est sujeita poder ser determinada pela variao da resistncia de um sensor. Na maioria dos sensores, quatro resistores so integrados formando uma ponte de Wheatstone, de modo que dois resistores aumentam sua resistncia e dois diminuem com o aumento ou decrscimo da presso aplicada. A figura 6.12 a seguir apresenta uma configurao de resistor integrado e o sensor.

Figura 6.12 Detalhes construtivos de um instrumento STRAIN GAUGE com resistor integrado.

Quando se deseja medir a intensidade de uma fora, bem como a sua direo, usa-se STRAIN-GAUGES estrategicamente posicionados em direes diferentes resultando em um sensor multidirecional.

54

A direo e intensidade da fora sero obtidas a partir da decomposio das deformaes nos eixos coordenados. A figura 6.13 a seguir apresenta o aspecto

construtivo de um transdutor de presso integrado. O deste tipo de dispositivo o estado da arte na medio de presso e suas derivaes nas medidas de nvel de vazo.

Figura 6.13 Dispositivo base de processamento de silcio para medio de Presso.

Os transmissores de presso encontram larga aplicao na indstria, com sadas em corrente, tenso, freqncia ou em barramento. Alguns incorporam recursos de apresentao numrica em Display do valor da medida. A figura 6.14, ilustra alguns exemplos de medidores de Presso Comerciais.

55

Figura 6.14 Medidores de Presso Comerciais.

6.4.3 - Medidas de presso diferencial

A medio de presso diferencial de suma importncia em processos industriais. As suas maiores aplicaes se encontram, principalmente, na medio de vazo onde se utilizam dispositivos do tipo placas de orifcio, bocais e venturis, uma vez que fornecem o valor da vazo como uma funo da presso diferencial medida. A estrutura interna de um sensor diferencial se assemelha muito dos sensores convencionais considerando-se apenas que, nestes ltimos, um nico diafragma submetido apenas presso desconhecida. Nos sensores diferenciais, por outro lado, pode-se ter um ou dois diafragmas sujeitos s presses que se deseja conhecer a diferena. A fim de proteger as membranas ou diafragmas dos transdutores, normalmente emprega-se um conjunto de registros (Manifolds) que, sendo convenientemente operados, limitam a sobre-presso impostas nestes elementos pelas operaes
56

rotineiras do processo industrial. A figura 6.15 mostra um esquema de medio diferencial de presso com a utilizao de Manifolds.

Figura 6.15 Esquema para medio de Presso Diferencial usando Manifolds.

Um tipo especial de sensor diferencial que dispensa o uso de Manifold o sensor capacitivo apresentado na figura 6.16 a seguir. Nesta concepo, a sobrepresso limitada por batentes, evitando o rompimento de diafragmas, provocando uma saturao do sinal de sada.

Figura 6.16 Sensor Capacitivo (diuspensa o uso de Manifolds).

57

O diafragma sensor colocado no centro da clula , na verdade, uma placa mvel de um capacitor. Esta deflete em funo das presses aplicadas direita e esquerda do sensor, sobre os diafragmas isoladores, transmitidas atravs do fludo de

preenchimento, que incompressvel. Considerando CH e CL como capacitncias de placas planas, de mesma rea paralelas, medidas entre a placa fixa e o diafragma sensor, tem-se:

Onde e a constante dieltrica do meio, d a distncia entre as placas fixas e d a deflexo sofrida pelo diafragma sensor devido aplicao da presso diferencial DP.

7.0 MEDIDAS DE VAZO

A medio de vazo uma das tarefas mais importantes em vrios processos industriais, principalmente nos setores qumico e petroqumico onde possuem um papel fundamental sobre a receita e a produtividade da empresa , papel e celulose, alimentcio, gua e esgoto, energia e outros. De uma maneira geral a vazo pode ser definida como vazo volumtrica e vazo mssica. A vazo volumtrica trata do fluxo de um determinado volume em um intervalo de tempo, enquanto a vazo mssica trabalha com o fluxo de uma massa em um determinado intervalo de tempo. Assim:

Vazo volumtrica:

58

Vazo mssica:

Enquanto a primeira dada em metros cbicos por segundo (m3/s), litros por segundo (l/s) e outros, a segunda dada em quilos por segundo (kg/s), toneladas por hora (t/h) e outras. No entanto, uma vazo pode ser relacionada outra, uma vez que a massa est relacionada ao volume, atravs da densidade. Dessa forma, tem-se:

A maioria dos medidores parte da medida da velocidade do fludo ou da variao da energia cintica para determinar o valor da vazo. A velocidade, por sua vez, depende da diferena de presso atuante sobre o fludo que o faz atravessar uma tubulao, um canal ou um conduto. Uma vez definida a rea da seo transversal, A, pode-se obter a vazo atravs da velocidade mdia do fludo, v.

ou, quando a velocidade varivel ao longo da rea da seo.

Onde v a velocidade da linha de fluxo.

59

A figura 7.1 a seguir mostra como o perfil do escoamento de um fludo varia ao longo da seo transversal de um turbo ou canal, em condies de escoamento laminar ou turbulento.

Figura 7.1 Tipos de escoamento de um fluido em uma tubulao.

O engenheiro e cientista ingls Osborne Reynolds descobriu que, ser um escoamento laminar ou turbulento, depende apenas da relao entre as foras inerciais e as foras de origem viscosa (arraste e frico). Considerando ainda velocidade mdia do escoamento (v) e uma dimenso caracterstica (D), resulta em um nmero adimensional denominado nmero de Reynolds:

Onde m a viscosidade e r a densidade. A dimenso caracterstica quatro vezes o raio hidrulico dado pela relao entre rea da seo e o permetro molhado que se encosta parede do tubo ou canal. Para tubulaes pressurizadas a dimenso caracterstica o seu prprio dimetro. Vale lembrar que m/ a chamada viscosidade cinemtica. Escoamentos laminares apresentam nmero de Reynolds menor que 2000, enquanto valores maiores que 2000 so usualmente turbulentos. Na verdade, a transio entre laminar e turbulento no ocorre em um valor especfico de nmero de Reynolds, mas em uma faixa que comea entre 1000 e 2000 e se estende at entre 3000 e 5000. Caractersticas fsicas tais como estado da matria, nmero de Reynolds,

60

viscosidade, densidade, temperatura, velocidade mdia, alm do tipo de medida desejada, restries mecnicas, processo, meio de medio e outros iro pesar decisivamente na seleo do melhor mtodo de medida de vazo.

7.1 Bocais, Venturis e Placas de Orifcio

Neste sistema a vazo obtida provocando-se o estrangulamento das tubulaes, conforme mostrado na figura 7.2 (ponto 2). Uma vez que a vazo permanece constante, a velocidade no ponto 2 ter que aumentar, reduzindo-se a presso. A vazo ser, ento, obtida a partir da diferena de presso verificada. O estrangulamento nas tubulaes deve ser feito em trechos retos dos condutos, onde o escoamento no sofre as influncias das singularidades colocadas a montante e a jusante do medidor. Considerando-se que a velocidade do fluido suficientemente subsnica e desprezando-se as perdas, pode-se aplicar a expresso de Bernoulli (princpios da conservao da massa) para fluidos incompressveis entre os pontos 1 e 2 e tendo por base a figura 7.2 a seguir, temos a relaes de vazo em funo da variao da presso nas duas sees do conduto:

Figura 7.2 Arranjo do estrangulamento de tubulaes para determinao da vazo em funo da variao de presso.

61

Com as tomadas de presso no centro da tubulao, tem-se que z1 igual a z2, cancelando-se as parcelas. Tomando-se os dimetros no ponto 1 e 2, iguais a D1 e D2, respectivamente, a diferena de presso ser:

Considerando os coeficientes constantes pertinentes a cada arranjo de tubulao em particular, temos:

As figuras 7.3, 7.4, 7.5 e 7.6 mostram alguns arranjos possveis para medio de vazo por diferencial de presso.

Figura 7.3 Venturi Longo.


62

Figura 7.3 Venturi Curto.

Figura 7.4 Bocal.

63

Figura 7.4 Diafragma em Placa de Orifcio.

Um outro sistema de medida de vazo baseado em presso diferencial o chamado VCONE; a caracterstica fundamental para este tipo de medio de vazo a imposio do condicionamento do fluxo anterior medida, desta forma o V-CONE pode ser aplicado para diferentes perfis de escoamento. A figura 7.5, 7.6 e 7.7 mostram as caractersticas de instalao e de tomada de presso para medio da vazo. A exatido de um V-CONE da ordem de 0,5%, com repetibilidade de 0,1% e faixa de medio de 10:1 ou maior. Pode ser disponibilizado em tamanhos de a 120. O VCONE utilizado na medio de leo, gs natural, nos controles de processos em geral e sistemas de saneamento. A grande vantagem deste sistema so os baixos custos de manuteno por no existirem partes mveis.

64

Figura 7.5 Instalao do V-CONE em tubulaes para qualquer tipo de escoamento.

Figura 7.6 Detalhe de uma tomada de presso em um V-CONE .

Figura 7.7 Detalhe de instalao em tubulao ( V-CONE) .

65

7.2 Medidas de vazo com Sondas

As sondas, de um modo geral, tm por objetivo determinar a velocidade nos centros de tubos de correntes do escoamento delimitados pelas dimenses da seo transversal das sondas. Com estas velocidades medidas em vrios pontos de uma mesma seo transversal, para o escoamento em regime permanente e estacionrio, torna-se possvel determinar a velocidade mdia nesta seo transversal e, portanto a vazo. De um modo geral, para determinao do nmero mnimo de medidas ou de sondas a serem instaladas, por raio ( D/2) em dois dimetros normais, recomendado:

Fluido no estado gasoso

Fluido no estado lquido

Para determinar o posicionamento das sondas adota-se o critrio da diviso de A em um nmero 2 Z S de reas iguais, para os raios dos anis: As sondas, so dispostas ao longo dos dois dimetros normais nos raios de j impares (1, 3, 5,...), conforme mostra a figura 7.8 a seguir.

66

Figura 7.8 Determinao dos pontos para instalao das sondas.

A vazo ser dada pela velocidade integralizada em toda a rea da seo do tubo. Existem um grande nmero de sondas mecnicas, inicas e trmicas, dentre outras, muitas normalizadas, sendo as mais conhecidas denominadas: tubo de Pitot, tubos tipo O de Prandtl, sondas duplas, sonda venturi. Na figura 7.9 a seguir esto representados estes dois tipos de tubos com suas principais caractersticas, bem como varias pontas para tubo de Pitot, mostrando o ngulo slido mximo possvel entre a direo da sonda e do escoamento onde ela pode atuar sem que o resultado da medida seja afetado. Para os de Prandtl a ponta pode ser uma semi-esfera, ou tronco-cnica.

67

Figura 7.9 Tubo de Pitot e Tubo O de Prandtl.

A determinao das vazes parte do clculo da velocidade do escoamento em cada ponto de estagnao, e dada por:

coeficiente ks deve ser determinando na aferio da sonda, podendo ser tomado igual a um (1) se as sondas observarem as caractersticas da figura 7.9 com

expectativa de erro menor que 1 (%).

68

7.3 Medidor Hlice (Turbina)

Os medidores hlice, ou turbina, operam pelo princpio da asa de sustentao. A rotao estabelecida quando a asa divide o fludo com um ngulo de ataque d em relao direo da velocidade do escoamento, v. Uma fora de sustentao FS aparece na asa, em direo perpendicular velocidade. Esta fora proporcional ao produto da rea da asa pela quadrado da velocidade. Esta proporcionalidade o coeficiente de sustentao CS. Se esta asa fixada em um eixo, conforme a figura 7.10 a seguir, a fora de sustentao ir dar origem a um conjugado e a uma velocidade tangencial, u, a qual ir provocar a rotao da asa.

Figura 7.10 Princpio de medio de vazo com Turnina.

Esta rotao relacionada com a velocidade do escoamento, e vazo, pela expresso.

Onde n a velocidade de rotao.

69

A velocidade de rotao medida atravs de um sensor eletromagntico que detecta a passagem das ps da hlice, como mostra a figura 7.11 a seguir.

Figura 7.10 Medidor Turbina com sensor magntico.

Nesta figura observam-se tambm outros componentes comumente encontrados em um medidor hlice, tais como o alinhador de fluxo e os cones defletores que resultam em um melhor desempenho do medidor. A figura 7.11 abaixo mostra alguns exemplos de medidores Turbina ou Hlice comerciais.

70

Figura 7.11 Medidores Turbina ou Hlice comerciais.

71

7.4 Rotmetros

Os medidores de vazes do tipo rotmetros, tambm conhecidos como medidores de rea varivel, baseiam-se nos princpios da impulso e da conservao da massa. Assim, a medio da vazo possvel a partir de um corpo slido em equilbrio no interior de um escoamento. Dinamicamente o equilbrio ocorre, para um corpo de revoluo, quando h igualdade entre a fora de arrasto - Fa - e a diferena entre a fora oriunda do peso do corpo - Fc - e a do empuxo de Arquimedes - Far. A figura 7.12 mostra esta relao de foras sobre um corpo em equilbrio.

Figura 7.12 Relao de foras sobre um corpo em equilbrio no interior de um escoamento. Onde kr (m2/s) o coeficiente do rotmetro.

A figura 7.13 a seguir ilustra alguns tipos de rotmetros comerciais.

72

Figura 7.13 Rotmetros comerciais.

Os rotmetros convencionais s permitem a sua instalao na posio vertical. Uma concepo recente permite a sua montagem em qualquer direo, conforme mostrado na figura 7.14.

73

Figura 7.14 Rotmetro para aplicao em qualquer posio.

Neste caso, o medidor se baseia no princpio da rea varivel. Um orifcio de alta preciso localizado em torno de um pisto associado a um m acoplado magneticamente a um cursor externo (indicador), que se move acompanhando o movimento do pisto. Uma mola calibrada se ope ao fluxo direto. A mola diminui a sensibilidade com a viscosidade e permite que o instrumento trabalhe em qualquer posio, inclusive invertida.

7.4 Medidores de Deslocamento Positivo

Todos os sensores de deslocamento positivo operam usando divises mecnicas para deslocar sucessivos e determinados volumes de fludo, a fim de contabiliz-los. Sendo assim, um fluido pode entrar na cmara de medio por um lado e sair por outro,

74

fazendo girar os elementos de engrenagem utilizados para a medio. A figura 7.15 ilustra este tipo de medidor de vazo.

Figura 7.15 Medidor de vazo por deslocamento positivo.

Existe uma grande variedade de arranjos mecnicos para explorar este princpio e, muito embora apresentem uma perda de carga constante, todos as alternativas devem oferecer baixo atrito de frico, baixa manuteno e durabilidade. A figura 7.16 a seguir apresenta trs modelos tpicos de medidores de vazo pelo princpio de deslocamento positivo.

Figura 7.16 Medidores de vazo por deslocamento positivo comerciais.


75

Pela sua construo robusta, tais medidores conseguem operar em grandes presses, temperaturas e viscosidades.

7.5 Medidor Coriolis

Os medidores de Coriolis se baseiam no efeito Coriolis (Gaspard Coriolis) que resulta em uma acelerao complementar ou acelerao de Coriolis (aC ) e calculada por;

Esta acelerao complementar origina uma fora ( F ) que proporcional a massa do corpo em deslocamento ( m ) :

Este principio pode teoricamente ser aplicado, considerando que OA, seja o eixo de um tubo no interior do qual escoa um fluido com velocidade observado na figura 7.17 abaixo. (v), conforme pode ser

76

Figura 7.17 Princpio de Medidores Coriolis.

Admitindo que este tubo oscila entorno de um eixo que lhe normal com uma velocidade angular (w), o fluido em escoamento impe ao tubo uma fora (F)

perpendicular a direo do escoamento, de tal modo que uma partcula do fluido distante de O de ( X1 ) fica submetida a uma certa velocidade normal a direo do escoamento no tubo. Se esta partcula estiver a uma distncia ( X2 > X1) de O, estar submetida a uma velocidade tambm maior o que dar origem a uma acelerao que tende reduzir a oscilao do tubo. Seja, ligado ao tubo um sistema tubular oscilante, em U, (O,A,B,O), que desvia o escoamento, originando as foras F1 e F2, as quais tendem a provocar uma toro no tubo principal, toro esta que pode ser medida, o que permitir determinar as foras que com a massa ( m ) contida no tubo U, permitir determinar a velocidade (v) j que a acelerao ( a ) calculada pela expresso. Na figura 7.18 a seguir esto representados os componentes de um medidor Coriolis.

77

Figura 7.18 Componentes de um medidor Coriolis.

A figura 7.19 abaixo melhor demonstra os efeitos das foras geradas em funo do fluxo do fluido no interior do tubo.

78

Figura 7.19 Efeito das foras oriundas do fluxo no interior de uma tubulao.

O sensoreamento da toro pode ser feito atravs de sensores de torque pela deformao (strain gauge) ou empregando um sistema eletromagntico. Neste caso, em cada lado do tubo h um sistema m-bobina que opera como um detetor de vibrao. O torque obtido pela diferena de tempo apresentada entre as duas medies obtidas. Os medidores de massa de Coriolis tm sido utilizados dentro dos seguintes limites: Preciso 0,2 a 0,4 (%) da grandeza medida. Relao entre Qmax / Qmin de 25:1. Dimetros 0,001 a 0,15 (m). Temperatura do fluido __240 a + 200 (oC). Presso mxima no fluido 400 (bar). Perda de carga entre 0,004 a 2 (bar). Vazes em massa entre 310-4 e 680 (t/h), com Re entre 25 e 107. Distncia mnima de obstculo
79

a montante e jusante 10D. Como a freqncia de ressonncia varia com a densidade do fludo, tem-se que com este medidor tambm se pode inferir sobre a densidade. Como desvantagens pode-se citar a perda de carga e a sua baixa eficincia quando aplicado a fludos bifsicos. A figura 7.20 a seguir ilustra um modelo comercial deste tipo de medidor de vazo.

Figura 7.20 Medidores Coriolis Comerciais.

7.6 Medidor Vortex

Os medidores vortex utilizam o efeito dinmico que consiste na gerao de uma esteira de vrtices a jusante de um obstculo mergulhado no escoamento, conhecido como

80

esteira de Von Karman, cujas caractersticas comearam a ser estabelecidas, em 1911, por Brnard Von Karman e que esto mostradas na figura 7.21 a seguir.

Figura 7.21 Esquema de um medidor Vortex.

A velocidade mdia no tubo dada por:

Onde d o dimetro da tubulao, f a freqncia dos vrtices e St o nmero de Strouhal que vale 0,185 para nmeros de Reynolds entre 300 e 200000. Os medidores vortex, em fase de serem normalizados, podem ser aplicados, em princpio, para qualquer vazo na faixa Qmax / Qmin < 10, com perda de carga 60 a 80 (%) a

correspondente da placa de orifcio, devendo ser instalados em trecho reto do conduto distante, a montante, mais de 15 D. A figura 7.22 a seguir mostra alguns exemplos de medidores Vortex comerciais.

81

Figura 7.22 - Medidores Vortex Comerciais.

82

SISTEMAS SUPERVISRIOS
4.1. INTRODUO A maior preocupao das empresas aumentar a produtividade, com excelente qualidade, para tornar-se mais eficaz, flexvel, competitiva e, sobretudo, mais lucrativa. Desse modo, investir em tecnologias de ponta e solues sofisticadas o primei ro passo para alcanar esse objetivo e, conseqentemente, conquistar o mercado. Com o passar dos tempos, o advento do microprocessador tornou o mundo mais fcil de se viver. A utilizao de microcomputadores e computadores no dia a dia nos possibilitou comodidade e rapidez. Na indstria tem-se a necessidade de centralizar as informaes de forma a termos o mximo possvel de informaes no menor tempo possvel. Embora a utilizao de painis centralizados venha a cobrir esta necessidade, muitas vezes a sala de controle possui grandes ex tenses com centenas ou milhares de instrumentos tornando o trabalho do operador uma verdadeira maratona. O sistema supervisrio veio para reduzir a dimenso dos painis e melhorar a interface homem/mquina. Baseados em computadores ou microcomputadores executando softwares especficos de superviso de processo industrial o sistema supervisrio tornou-se a grande vedete da dcada de 80. O supervisrio um software destinado a promover a interface homem/mquina, proporcionando a superviso de um processo atravs de telas devidamente configuradas. Possui telas que representam o processo que podem ser animadas em funo das informaes recebidas pelo CLP, controlador, etc. Por exemplo: no acionamento de uma bomba, a representao na tela mudar de cor informando que a mesma est ligada; se um determinado nvel varia no campo, a representao na tela mudar informando a alterao de nvel. O supervisrio l e escreve na memria do CLP ou controlador para a atualizao das telas.

Quando falamos de superviso temos a idia de diri gir, orientar ou inspecionar em um nvel hierrquico superior. Atravs do sistema supervisrio poss vel de ligar ou desligar bombas, abrir ou fechar vlvulas, ou seja, escrever na memria do CLP. Atualmente o mercado disponibiliza vrios pro gramas supervisrios, tais como INTOUCH, ELIPSE, AIMEX, FIX-32, VIEW, CIMPLIST e outros. A seguir apresentaremos o Intouch, um dos mais populares supervisrios na indstria.

Sistemas de Gesto em Sade, Meio Ambiente e Segurana


Apesar do advento de normas nacionais e internacionais para atender especificidades das organizaes nas questes de SMS, os desafios continuam sendo enormes para a empresa conceber, estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gesto em sinergismo com outros sistemas existentes, no sentido de no s melhorar o desempenho, mas tambm de atender aos interesses dos trabalhadores e demais partes interessadas. Aps os grandes acidentes catastrficos ocorridos como Flixborough (Inglaterra1974), Union Carbite (Bophal- 1984), entre outros, organizaes internacionais, como a OSHA Occupational, Safety and Health Administration, publicou o 29 CFR 1910.119, em setembro de 1992, tornando obrigatrio nos USA a implementao do PSM - Process Safey Management, que um sistema de gesto de segurana, baseado em 14 elementos, que visam reduzir os riscos dos acidentes nas industrias qumicas, que operam com substncias txicas ou inflamveis. O API American Petroleum Institute, publicou o API 9100, em outubro de 1998, o Model Environmental, Health & Safety (EHS) Management System, estabelecendo as prticas recomendadas de segurana, sade e meio ambiente, que deveriam ser aplicas nas empresas de produo e refinao de petrleo. A EPA Environmental Protection Agency, publicou a EPA 40 CFR 68.130, em junho de 1996, as prticas recomendadas de meio ambiente para o plano de gerenciamento de riscos nas industrias, que operam com substncias txicas e inflamveis. A OIT Organizao Internacional do Trabalho, estabeleceu diretrizes sobre sistemas de gesto de segurana e sade no trabalho para uso dos responsveis pela gesto de segurana e sade no trabalho. As diretrizes no tm carter obrigatrio, no tm por objetivo substituir legislaes e nem sua aplicao exige certificao. As diretrizes servem somente de instrumento para ajudar as organizaes a melhorarem continuamente a eficcia da segurana e sade no trabalho. 2.2.1 Normas de Gesto Ambiental - NBR ISO 14001 A gesto ambiental consiste de um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e adequadamente aplicados, que visam reduzir e controlar os impactos ambientais decorrentes de empreendimentos e produtos sobre o meio ambiente. Para que uma empresa tenha uma gesto ambiental em plena harmonia com o meio ambiente, faz-se necessrio uma poltica e um sistema de gesto ambiental. Isto

constitui o primeiro passo obrigatrio para a certificao desta empresa nas normas da srie NBR ISO 14000. 2.2.2 Normas de Gesto Segurana e Sade OHSAS 18.001 ou BS-8.800 e NRs As normas de sade e segurana no trabalho buscam auxiliar as empresas a administrarem os riscos e as responsabilidades associadas s questes de sade e segurana no trabalho. Os requisitos por elas estabelecidos so direcionados a procedimentos gerenciais e prticas empresariais. Na legislao brasileira existe uma estrutura abrangente sobre sade e segurana no trabalho (SST), requerendo que empresas gerenciem suas atividades de tal modo a anteciparem e prevenirem circunstncias que possam resultar em leses ou doenas ocupacionais, previstas nas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministrio de Trabalho. 2.3 MODELOS DO SISTEMA DE GESTO DE ORGANISMOS E EMPRESAS INTERNACIONAIS Organismos e entidades internacionais desenvolveram sistema de gesto de segurana, meio ambiente e sade - SMS, sendo que alguns se tornaram mandatrios, aps a ocorrncia de grandes acidentes. As empresas internacionais, com base nas recomendaes do API, OSHA e EPA desenvolveram seus prprios sistemas e foram pesquisados as seguintes empresas e organismos internacionais, alem dos citados acima: - Modelo do Sistema de Gesto da UNOCAL - Modelo do Sistema de Gesto da EXXONMOBIL - Modelo do Sistema de Gesto da British Petroleum (BP) - Modelo do Sistema de Gesto da Shell - Modelo do Sistema de Gesto da CONOCOPHILLIPS - Modelo do Sistema de Gesto da SCHLUMBERGER - Modelo do Sistema de Gesto da PETROBRAS - Modelo do Sistema de Gesto da DuPont - Modelo do Sistema de Gesto da ABS - Modelo do Sistema de Gesto da DNV - Sistema do Sistema de Gesto do OGP 3 PROPOSTA DO SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE SG-SMS O Sistema de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SG-SMS), que tem

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

como base os elementos do PSM Process Safety Manangement da OSHA, complementado pelo RMP Risk Manangement Program do EPA, o Environmental, Health & Safety Management System - EHS do API e as melhores prticas internacionais de gesto de SMS e da Petrobras, integrando as trs reas de SMS, totalizando 16 elementos, em consonncia com os quesitos das normas ISO-14.001 e OHSAS 18.001 ou BS-8.800, incorporando ao sistema de gesto o aspecto comportamental das pessoas, para que SMS passe a ser um VALOR para a organizao, ponto fundamental para a alcanar a excelncia em SMS.

DESEMPENHO DE SMS NO TEMPO


DISCIPLINA OPERACIONAL

DESEMPENHO DE SMS

ACIDENTES

Cumprimento dos procedimentos e conscincia de SMS como um VALOR

Atitudes
Procedimentos Mudana no comportamento A mudana no comportamento leva ao prximo nvel de melhoria

Equipamentos Motivao baseada na obrigao Motivao baseada na persuaso

TEMPO
9

UFF / CTC / TEP / MSG Mestrado em Sistemas de Gesto

Figura 1 Desempenho de SMS no tempo Fonte: SMS Corporativo da Petrobras

Para atingirmos a excelncia em SMS, conforme representado na figura 1, necessariamente dever haver uma mudana comportamental, ou seja, todos da organizao devem incorporar Segurana, Meio Ambiente e Sade como um VALOR, estes conceitos esto incorporados no Sistema de Gesto de SMS proposto e esto fundamentados nos seguintes princpios: COMPROMISSO VISVEL: Todos os nveis de liderana devem demonstrar que SMS um VALOR atravs de suas atitudes, decises e palavras. RESPONSABILIDADE DE LINHA: Todos os nveis de liderana so responsveis pelas questes de SMS em sua rea de atuao. ADMINISTRAO DE DESVIOS: Toda perda SEMPRE precedida de um ou

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

361

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

mais DESVIOS. A identificao da significncia dos desvios de uma forma preventiva permitir o bloqueio da perda. APRENDIZADO CONTNUO: O aprendizado contnuo das pessoas e da organizao vital para atingir a excelncia em SMS. FOCO NO COMPORTAMENTO HUMANO: A excelncia em SMS depende do comportamento e da atitude das pessoas em todos os nveis e reas de atuao. 3.1 ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTO DE SMS SG-SMS O Sistema de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade SG-SMS proposto formado por 16 elementos e 108 requisitos, com o objetivo estratgico de melhorar o desempenho em SMS das empresas qumica e petroqumica, com vista preveno de acidentes, meio ambiente e a sade dos trabalhadores, que so os seguintes: 1 Liderana e Responsabilidade 3 Sistema de Informao 5 Sade e Higiene Ocupacional 7 Treinamento 9 Avaliao e Gesto de Risco 11 Projetos e Gesto de Mudana 13 Comunicao 15 Planos de Emergncia 3.1.1 Liderana e Responsabilidade A empresa deve possuir uma Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade, disseminada em toda a organizao e considerar SMS um VALOR. Este elemento, composto de 8 requisito, o principal do sistema de gesto, pois o sucesso da implantao do SG-SMS na organizao esta no comprometimento da liderana e no entendimento claro da proposta. Todo o sistema de gesto de segurana, meio ambiente e sade do tipo top donw, devendo ser envolvido todos os empregados da fora de trabalho da empresa. 2 Participao do Empregado 4 Organizao, Planejamento e legislao 6 Controle de Contratados 8 Integridade Mecnica 10 Procedimentos de Operao e Manuteno 12 Investigao de Incidentes e Acidentes 14 Avaliao dos Impactos Ambientais 16 Auditoria e Anlise Crtica

3.1.2 Participao do Empregado A empresa deve garantir a participao do empregado no desenvolvimento e aplicao de todos os elementos do SG-SMS, desenvolvendo um plano de ao para elaborar e

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

362

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

implementar cada requisito do Sistema de Gesto. Este elemento, composto de 8 requisitos, representa a participao do empregado na implantao e implementao dos elementos do sistema de gesto de SMS na organizao, fundamental para o sucesso do projeto, pois a excelncia em Segurana, Meio Ambiente e Sade somente ser alcanada quando a organizao envolver toda a fora de trabalho, de forma participativa, no SG-SMS. 3.1.3 Sistema de Informao A empresa deve compilar, escrever e disponibilizar para a fora de trabalho todas as informaes de SMS. Este elemento, composto de 8 requisitos, visa consolidar o sistema de informao de SMS , pois normalmente as informaes nas organizaes esto dispersas ou por vazes no existem, e temos que possuir um sistema que democratize as informaes, tornando as disponvel para a fora de trabalho. 3.1.4 Organizao, Planejamento e Legislao A empresa dever possuir um manual de gesto de SMS, que contemple todo os aspectos do processo de gesto de SMS, bem como organizao, planejamento das questes de SMS e acompanhamento da legislao aplicvel. Este elemento, composto de 7 requisitos, esta relacionado com o planejamento e organizao e tm como objetivo sinalizar para a organizao o plano de ao de SMS, oramentao e requisitos legais, que devem ser conhecidos e acompanhados pelo Comit de SMS. 3.1.5 Sade e Higiene Ocupacional A empresa deve possuir um sistema de gesto sade que busque a melhoria da qualidade de vida da fora de trabalho. Este elemento, composto de 7 requisitos, evidencia a importncia da sade no sistema de gesto, trazendo para a organizao os aspectos da sade da fora de trabalho, envolvendo os empregados prprios e contratados, pois a sade objetivo mximo da gesto de SMS. 3.1.6 Controle de Contratadas Este elemento requer que a empresa possua um sistema de controle de contratadas, envolvendo treinamento, atendimento a legislao e gesto de SMS.

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

363

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

Este elemento, composto de 6 requisitos, est focado na gesto dos contratados, pois com a diversidade de contratos e o tourover de contratados h necessidade de uma ateno especial a estes empregados, pois temos que levar a todos a importncia de SMS como valor para a organizao. 3.1.7 Treinamento O treinamento em SMS consiste em capacitao, educao e conscientizao, de modo que SMS passe a ser VALOR, reforando o comprometimento da fora de trabalho com as questes de segurana, meio ambiente e sade, tanto dentro como fora do trabalho. Este elemento, composto de 9 requisitos, um dos pilares do sistema de gesto de SMS, pois atravs do treinamento que levaremos para toda a fora de trabalho o conhecimento de SMS, para que este passe a ser praticado e se transforme em valor para todos os empregados. 3.1.8 Integridade Mecnica A Integridade Mecnica tem como objetivo assegurar que os equipamentos tero seus riscos reduzidos devido s falhas, iniciando pela especificao de compra, fornecedor, inspeo de fabricao, teste, montagem e operao. Este elemento, composto de 5 requisitos, trata da integridade mecnica dos equipamentos, fundamental para que tenhamos um sistema seguro, para que no tenhamos acidentes com danos ao patrimnio e principalmente fora de trabalho.

3.1.9 Avaliao e Gesto de Risco A Gesto de Risco visa identificar, avaliar, eliminar, reduzir ou controlar os riscos na instalao industrial ou em novos empreendimentos. Este elemento, composto de 6 requisitos, um dos pilares do sistema de gesto de SMS, pois atravs da gesto de risco que avaliamos o nvel de segurana da organizao, trazendo subsdios para a elaborao dos planos de emergncia. A gesto de risco permeia todos os elementos do sistema de gesto e possibilita informar ao gestor os pontos de melhoria para a excelncia em SMS. 3.1.10 Procedimentos de Operao e Manuteno Os procedimentos devem ser claros e detalhados, contemplando todas as fases do processo, bem como da manuteno. Este elemento, composto de 6 requisitos, estabelece os pontos que devem ser

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

364

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

observados nos procedimento de operao e manuteno, trata da disciplina operacional, ou seja, as principais atividades de manuteno e operao devem estar procedimentadas e cumpridas, que da sua execuo. 3.1.11 Projetos e Gesto de Mudana O objetivo de Projetos e Gesto de Mudana assegurar que em toda a mudana, temporria ou permanente, seja avaliada os riscos decorrentes de sua implantao, visando a eliminao e/ou sua minimizao. Este elemento, composto de 7 requisitos, visa bloquear um dos principais fatores de acidentes que so as mudanas, mesmas aquelas sutis, pois no processo de mudana, pela falta de controle e acompanhamento, onde temos a causa bsica de muitos acidentes. 3.1.12 Investigao de Incidentes e Acidentes O objetivo da investigao dos acidentes e incidentes identificar as causas, documentar e desenvolver aes preventivas para evitar a sua repetio e/ou assegurar a minimizao de seus efeitos. Este elemento, composto de 5 requisitos, trata do aprendizado contnuo, devemos aprender com os acidentes e desenvolver metodologia para identificar os incidentes e os desvios da base da pirmide, pois conhecendo os principais desvios, poderemos implantar aes de bloqueio para evitar a sua ocorrncia. Este elemento desenvolvido trar sustentabilidade ao sistema de gesto de SMS, sendo fundamental para a excelncia em SMS. 3.1.13 Comunicao O objetivo da comunicao assegurar que tanto os empregados e demais partes interessadas sejam informadas das questes de Segurana, Meio Ambiente e Sade de forma clara, objetiva e gil. Este elemento, composto de 4 requisitos, visa levar a todas as partes interessadas as questes de Segurana, Meio Ambiente e Sade, a comunicao tem sido em todas as organizaes um dos problemas no desenvolvimento de projetos, deve ser dado uma ateno especial comunicao, pois esta quando bem feita traz bons resultados. 3.1.14 Avaliao dos Impactos Ambientais A empresa deve avaliar os impactos ambientais no solo, atmosfera e recursos hdricos da rea de influncia e informar aos empregados e demais partes interessadas os aspectos ligados ao meio ambiente.

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

365

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

Este elemento, composto de 7 requisitos, avalia os impactos ambientais da empresa, que devem ser conhecidos e gerenciados, demonstrando transparncia e responsabilidade social, pois as questes ambientais so fundamentais para a sustentabilidade da empresa. 3.1.15 Plano de Emergncia O objetivo do plano de emergncia garantir que situaes de emergncias sejam previstas, que os sistemas de proteo sejam adequados e a fora de trabalho treinada e capacitada para controlar a emergncia, com rapidez e eficcia visando mxima reduo dos seus efeitos. Este elemento, composto de 9 requisitos, trata do plano de emergncia que deve ser elaborado com base na Anlise de Risco, identificando os principais cenrios com as devidas aes de respostas para minimizao dos possveis danos. A equipe de emergncia e a fora de trabalho deves estarem treinadas para as situaes de emergncias. 3.1.16 Auditoria e Anlise Crtica O objetivo da auditoria e anlise crtica verificar e avaliar a efetividade da implementao dos elementos do Sistema de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SG-SMS) para acompanhamento do desempenho da gesto de SMS na empresa. Este elemento, composto de 5 requisitos, se refere melhoria continua, pois todo o processo deve ser avaliado atravs de auditoria e anlise crtica e apresentado ao Comit de SMS para implementao das aes de melhoria. 4 METODOLOGIA DE AVALIAO DE DESEMPENHO DE SMS Nos ltimos anos, temas relacionados com a questo ambiental, da sade e segurana nas diversas especialidades e dentro dos mais variados campos da pesquisa, tm elevado o interesse dos pesquisadores. Este fato est respaldado pela nova era da competitividade que ora as empresas enfrentam. Desta forma, avaliar o desempenho de atividades de produo nas empresas passou a ser motivo de estudo. E o julgamento dos atributos ganha, ao ser avaliado, o julgamento qualitativo. 4.1 AVALIAO QUALITATIVA A avaliao qualitativa de um atributo ou fenmeno em um estudo, traz em si um fascnio especial que o de representar o envolvimento do pesquisador. Atravs deste

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

366

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

envolvimento encontra-se o julgamento de valor e o conhecimento do tema em estudo pelo pesquisador (CONTANDRIOPOULOS, 1997). Dentro deste contexto, a avaliao qualitativa traz em si a questo da subjetividade, que poder transformar-se em objetividade quando para o atributo ou fenmeno avaliado forem apresentadas evidncias objetivas. Para (MINAYO, 1994), quanto mais complexo for o fenmeno sob investigao, maior ser o esforo para se chegar a uma quantificao adequada. Na avaliao qualitativa o pesquisador ou examinador busca o contedo das caractersticas do atributo ou fenmeno, procurando compreender o que est sendo mostrado. Para isto recorre a legislaes, dados e histria e outros meios para interpretar os fatos apresentados. No caso das questes ambientais, da sade e segurana, a avaliao qualitativa de um atributo ou fenmeno - como nas pesquisas da rea social, a interpretao de um dado tambm efetuada luz de um referencial que fundamenta a reflexo do julgamento. No entanto, dentro destas questes, a avaliao qualitativa apresenta-se como uma ferramenta importante para analisar o desempenho ou impacto de atividades de produo e consumo. Assim, ao se considerar o fato de que as questes ambientais, da sade e segurana comportam tanto fenmenos das cincias fsicas e naturais quanto fenmenos humanos e sociais, leva a crer que uma avaliao de um atributo ou fenmeno dentro das questes, por ser complexo e abrangente, deve ser realizado atravs de uma investigao qualitativa. Portanto, a pontuao ou o uso de escalas para pontuao representando a viso do pesquisador ou examinador, faz-se necessrio para que no julgamento se possa atribuir valor ou unidade de medida, buscando assim a interpretao e a mensurao do nvel ou grau de importncia de um atributo, assumindo que fatos e valores mensurveis esto intimamente relacionados. A elaborao de metodologia para avaliar da gesto vem de longa dada, iniciou com a qualidade, para no nos estendermos, podemos citar no Brasil o processo de avaliao do PNQ Programa Nacional da Qualidade, que desenvolveu uma metodologia, baseado em pontuao qualitativa, envolvendo todos os aspectos do desempenho da gesto. As normas da srie ISO 14000 e a OHSAS 18001, estabelecem as diretrizes e os requisitos da gesto da Segurana, Meio Ambiente e Sade, bem como deve ser auditado o sistema de gesto, tomando como base o atendimento e a conformidade com os padres e

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

367

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

normas definidas, no estabelecendo prioridades nas avaliaes ou auditorias, de forma clara para o gestor, de forma a agregar valor ao sistema de gesto. Os autores (TIBOR e FELDMAN, 1996; KINLAW, 1997; CAJAZEIRA, 1997) concordam que a carncia de estudos e mtodos de avaliao do desempenho da empresa, envolvendo uma viso mais holstica, avaliando de forma global e agindo localmente, ou seja, nos pontos fracos, conforme evidncias, constitui-se em um desafio. A partir permite que do suporte dos conhecimentos tericos, uma se venha minimizar a preocupao avaliao da empresa da sustentada no conhecimento dos diferentes aspectos ambientais, da sade e segurana, da empresa frente questo competitividade do novo cenrio em benefcio da prpria empresa e da sociedade. O mtodo deve permitir ou ter a flexibilidade necessria para que o processo de avaliao, atravs do julgamento de valor dos examinadores, mantenha a credibilidade e a seriedade do trabalho (KINLAW, 1997). 4.1.1 Escalas de Avaliao Uma escala um contnuo separado em unidades numricas e que pode ser aplicada a algum objeto para medir uma determinada propriedade. Assim, uma escala representa numericamente as funes de valor do decisor (examinador), ou seja, mostra quando uma ao prefervel em relao a outra (ENSSLIN, 1998). Para (RICHARDSON, 1985), escalas so instrumentos de medio, onde para um universo dado possvel derivar de uma distribuio de freqncia multivariada de atributos ou propriedades desse universo uma varivel quantitativa que o caracterize, de modo tal que cada atributo seja uma funo simples de varivel quantitativa, ou seja, a varivel quantitativa reproduza os atributos do universo. As escalas de avaliao numrica so habitualmente combinadas com algumas frases descritivas de um trao que podem ser julgadas de acordo com certo nmero de passos ou unidades. A maioria das escalas de avaliao tm um contnuo, que pode ser definido por frases s quais so atribudos (RUMMEL, 1974). O propsito dos diversos mtodos de construo de escalas resumir em uma posio num contnuo as respostas das pessoas a um questionrio composto de um nmero de itens cuidadosamente elaborados e padronizado. Ao construir uma escala, o pesquisador deve concentrar sua ateno em um conjunto de fatos observveis, especificar os indicadores que utilizar para caracterizar valores numricos ou de sentido exato

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

368

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

estes fatos e determinar as regras pelas quais poder distinguir um elemento do outro, segundo a posio que ocupa em um contnuo. O processo de construo de uma escala no uma funo to simples, pois ao mesmo tempo em que busca dar um carter cientfico e clareza ao juzo de valor do examinador, tem a dificuldade de encontrar uma escala numrica que represente os julgamentos de valor do examinador e que seja aprovada por este. Isto porque nenhuma funo matemtica consegue representar toda a complexidade do pensamento do homem, com suas dvidas e hesitaes ao expressar seus julgamentos de valor. 4.2 AVALIAO DE DESEMPENHO EM SMS DO MODELO PROPOSTO As bases metodolgicas para a proposta de avaliao de desempenho em segurana, meio ambiente e sade, tm como base a metodologia adotado pela OSHA no Program Evaluation Profile PEP , que elenca todos os elementos de gesto e estabelece uma pontuao de 1 a 5 pontos de acordo com o estgio de implantao e implementao dos elementos do Sistema de Gesto de SMS. A implantao de cada elemento significa que os requisitos de um elemento foram introduzidos na organizao, atravs de procedimentos ou aes, quanto implementao significa que os requisitos do elemento esto sendo executados, ou seja, esta sendo levada a prtica atravs de evidencias concretas. O requisito o aspecto da gesto da organizao requerido pelo modelo para construir e implementar dentro da organizao os elementos do sistema da gesto. O atendimento aos requisitos requer a existncia de uma soluo organizacional denominada de prtica da gesto. Cada elemento do Sistema de Gesto de SMS (SG-SMS) deve ser avaliado por especialistas multidisciplinares, que devero considerar o nvel de implementao do elemento na organizao, buscando identificar o quanto de cada um dos 108 requisitos esto implementados e se estes permeia e esto consolidados na empresa. A tabela 1 apresenta a correlao entre o nvel de 1 a 5 do grau de implementao dos 108 elementos do sistema de gesto de segurana, meio ambiente e sade na organizao. Para cada requisito dos elementos dever ser efetuados a avaliao e identificado o nvel de implementao, considerando as questes abordadas em cada nvel, que devero ser atendidas para o seu enquadramento. Tabela 1 - Critrios para Avaliao do Nvel de Implementao dos Elementos do Sistema de Gesto de SMS: SG - SMS

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

369

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

1 2 3

CONHECIMENTO - Possui conhecimento do conjunto de atividades, prticas e procedimentos necessrios para implementao do requisito do elemento de SMS. PLANEJAMENTO E APLICAO - Planeja a implementao, acompanha e comea a aplicar e monitorar. IMPLEMENTAO - Tecnologia e / ou ferramenta sendo implementada (pelo menos um ciclo completo de PDCA), trabalho em equipe.

PROCESSO IMPLEMENTADO E SISTEMATIZADO - Tecnologia e / ou ferramenta implementada e sistematizada com vrios ciclos de PDCA e pleno 4 entendimento dos envolvidos da organizao, os resultados de SMS demonstram visvel melhoria de desempenho. 5 EXCELNCIA - Tecnologia e / ou ferramenta funcionando perfeitamente com processo auto-sustentvel, desempenho ou referncia de classe mundial

Fonte: Prtica utilizada pela Petrobras na rea de Refino (2004), adaptado da OSHA - Program Evaluation Profile PEP

A avaliao do nvel de implementao de cada elemento dever ser consolidada, considerando todos os requisitos do elemento, que receber a seguinte pontuao, de acordo com o nvel de enquadramento do requisito:

NVEL DE IMPLANTAO E IMPLEMENTAO 1 CONHECIMENTO 2 - PLANEJAMENTO E APLICAO 3 IMPLEMENTAO 4 - PROCESSO IMPLEMENTADO E SISTEMATIZADO 5 EXCELNCIA
Tabela 2 - Fonte: Elaborado pelo autor

PONTUAO 0,00 a 0,20 0,21 a 0,40 0,41 a 0,60 0,61 a 0,80 0,81 a 1,00

Para a pontuao do requisito, temos uma faixa, cujo enquadramento ser definido pela experincia dos avaliadores considerando o detalhamento descrito em cada nvel, razo pela qual a equipe de avaliadores deve possuir muita experincia na rea de SMS e formao como avaliadores, para que o sistema de avaliao tenha repetibilidade. Para obter o indicador de um elemento do sistema de gesto de SMS ser considerado a MDIA da pontuao obtida entre os requisitos deste elemento, multiplicado por 100, onde obteremos o percentual de implementao do elemento, caso algum requisito no se aplique na empresa, deve ser desconsiderado da mdia.

ORGANIZAO & ESTRATGIA, v. 2, n. 3, p. 357-377, setembro a dezembro de 2006

370

Bobsin & Lima / Organizao gesto de segurana, meio ambiente e sade: proposta de estrutura de sistema ...

O indicador total do sistema de gesto ser a MDIA ARITMTICA dos indicadores obtida nos 16 elementos, onde teremos o indicador, em percentual, de implementao do sistema de gesto de segurana, meio ambiente e sade na organizao. Com estas informaes qualitativas a empresa poder identificar os pontos fortes e pontos para melhoria, considerando que 100 % ser o nvel de excelncia em gesto de SMS. Para o clculo do Indicador de Desempenho, em percentual, de cada elemento do SGSMS, dever ser utilizada a seguinte equao:
IDE = (SOM PR / NR ) x 100 ( % )

Para o clculo do Indicador de desempenho, em percentual, do PG-SMS, dever ser utilizada a seguinte equao:
IDSMS = SOM IDE / NE

Observao: para o clculo do Indicador de Desempenho do Elemento (IDE) ou do Indicador de Desempenho em SMS (IDSMS) devero ser desprezados os valores aps a vrgula, onde: IDE Indicador de Desempenho do Elemento SOM Somatrio PR Pontuao de cada Requisito NE Nmero de Elementos NR Nmero de Requisitos IDSMS Indicador de Desempenho em SMS

Gesto da Manuteno
A manuteno, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas pocas mais remotas. Comeou a ser conhecida com o nome de manuteno por volta do sculo XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relgio mecnico, quando surgiram os primeiros tcnicos em montagem e assistncia. Tomou corpo ao longo da Revoluo Industrial e firmou-se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princpio da reconstruo ps-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itlia e principalmente o Japo aliceraram seu desempenho industrial nas bases da engenharia de manuteno. Nos ltimos anos, com a intensa concorrncia, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivao para se prevenir contra as falhas de mquinas e equipamentos. Alm disso, outra motivao para o avano da manuteno foi a maior exigncia por qualidade. Essas motivaes deram origem a uma manuteno mais planejada. 1.2 Importncia da Manuteno Com a globalizao da economia, a busca da qualidade total em servios, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas. Veja o caso abaixo: Imagine um fabricante de rolamentos e que tenha concorrentes no mercado. Para que se venha a manter seus clientes e conquistar outros, ele precisar tirar o mximo rendimento das mquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preo competitivo. Dever tambm estabelecer um rigoroso cronograma de fabricao e de entrega de meus rolamentos. Imagine agora que no exista um programa de manuteno das mquinas... Isto d uma idia da importncia de se estabelecer um programa de manuteno, uma vez que mquinas e equipamentos com defeitos e/ou parados, os prejuzos sero inevitveis, provocando: Diminuio ou interrupo da produo; Atrasos nas entregas; Perdas financeiras; Aumento dos custos; Rolamentos com possibilidades de apresentar defeitos de fabricao; Insatisfao dos clientes; Perda de mercado. Todos esses aspectos mostram a importncia que se deve dar manuteno. At recentemente, a gerncia de nvel mdio e corporativo tinha ignorado o impacto da operao da manuteno sobre a qualidade do produto, custos de produo e, mais importante, no lucro bsico. A opinio geral a cerca de 20 anos atrs era de que manuteno um mal necessrio, ou nada pode ser feito para melhorar os custos de manuteno. Mas as novas tcnicas

7 de gerenciamento e sistemas de manuteno tem mudado isso, reduzindo os custos da manuteno em relao ao faturamento. Veja quadro abaixo:
7.00 % Custo Manuteno / Faturamento Bruto 6.00 5.00 4.00 3.00 2.00 1.00 0.00 1991 1993 1995 ANO 1997 1999 2001

Porcentagem de Custo com Manuteno em Relao ao Faturamento Bruto no Brasil

Felizmente hoje j se ouve falar no Brasil de uma cincia nova, chamada Engenharia de Manuteno, fortalecida pela criao e consolidao da ABRAMAN (Associao Brasileira de Manuteno). 1.3 Conceitos em Manuteno Dois conceitos de manuteno: Pode ser considerada como a engenharia do componente uma vez que estuda e controla o desempenho de cada parte que compem um determinado sistema; Pode ser considerada como o conjunto de cuidados tcnicos indispensveis ao funcionamento regular e permanente de mquinas, equipamentos, ferramentas e instalaes. Esses cuidados envolvem a conservao, a adequao, a restaurao, a substituio e a preveno. Por exemplo: o Lubrificao de engrenagens = conservao o Retificao de uma mesa de desempeno = restaurao. o Troca do plugue de um cabo eltrico = substituio. o Substituir o leo lubrificante no perodo recomendado pelo fabricante = preveno. Em suma, manuteno atuar no sistema (de uma forma geral) com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produo, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.

8 De uma maneira geral, a manuteno em uma empresa tem como objetivos: 1. Manter equipamentos e mquinas em condies de pleno funcionamento para garantir a produo normal e a qualidade dos produtos; 2. Prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas. Outros conceitos: a) Manuteno ideal - a que permite alta disponibilidade para a produo durante todo o tempo em que ela estiver em servio e a um custo adequado. b) Vida til de um componente - o espao de tempo que este componente desempenha suas funes com rendimento e disponibilidade mximas. A medida que a vida til se desenvolve, desenvolve-se tambm um desgaste natural (crescente), que aps um certo tempo inviabilizar seu desempenho, determinando assim o seu fim.. c) Ciclo de vida de um componente - veja grfico a seguir:

1) Fase de amaciamento - os defeitos internos do equipamento se manifestam pelo uso normal e pelo autoajuste do sistema. Normalmente estes defeitos esto cobertos pela garantia de fbrica. 2) Vida til do componente - esta a fase de pouqussimas quebras e/ou paradas e a fase de maior rendimento do equipamento; 3) Envelhecimento - os vrios componentes vo atingindo o fim da vida til e passam a apresentar quebras e/ou paradas mais freqentes. a hora de decidir pela reforma total ou sucateamento. Veja no grfico da bacia a seguir o custo da manuteno para cada fase:

1.4 Recursos necessrios para Manuteno Para que possa ocorrer manuteno, h necessidade que existam disposio desta os seguintes recursos: a) Recursos materiais - equipamentos de teste e de medio, ferramentas adequadas, espao fsico satisfatrio, ente outros. b) Recursos de mo-de-obra - dependendo do tamanho da empresa e da complexidade da manuteno aplicada, h a necessidade de uma equipe formada por profissionais qualificados em todos os nveis; c) Recursos financeiros - necessrios para uma maior autonomia dos trabalhos; d) Recursos de informao - responsvel pela capacidade de obter e armazenar dados que sero a base dos planos de manuteno. 1.5 Tipos de Manuteno Existem dois tipos bsicos de manuteno: a planejada e a no planejada. Manuteno no planejada: Ocorre quando no h uma programao de data e hora; pode ocorrer a qualquer momento. Por isso conhecida como corretiva, j que visa corrigir problemas. Divide-se em: o Inesperada: Tem o objetivo de localizar e reparar defeitos repentinos em equipamentos que operam em regime de trabalho contnuo. o Ocasional: Consiste em fazer consertos de falhas que no pram a mquina. Ocorrem quando h parada de mquina, por outro motivo que no defeito, como por exemplo, no caso de atraso na entrega de matria-prima. Manuteno planejada: Ocorre com um planejamento e programao prvios. Classifica-se em trs categorias: o Preventiva: Consiste no conjunto de procedimentos e aes antecipadas que visam manter a mquina em funcionamento. o Preditiva: um tipo de ao preventiva baseada no conhecimento das condies de cada um dos componentes das

10 mquinas e equipamentos. Esses dados so obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peas vitais de conjuntos de mquinas e de equipamentos. Testes peridicos so efetuados para determinar a poca adequada para substituies ou reparos de peas. Exemplos: anlise de vibraes e monitoramento de mancais. o Detectiva: a manuteno preditiva dos sistemas de proteo dos equipamentos, como painis de controle por exemplo. Busca falhas ocultas destes sistemas, evitando que os mesmos no operem quando necessrio, como um sistema de desligamento automtico em caso de super-aquecimento. o Engenharia de Manuteno: o nvel mais elevado de investimento em manuteno. Consiste em buscar as causas da manuteno j no projeto do equipamento, modificando situaes permanentes de mau desempenho, problemas crnicos, e desenvolvendo a manutenibilidade. importante citar aqui a Manuteno Produtiva Total (TPM), que no um tipo de manuteno, mas um sistema de gerenciamento completo, envolvendo todos os tipos de manuteno. Foi desenvolvido no Japo e tem uma viso holstica, isto , o operador de uma mquina responsvel mais do que por sua simples operao. Veja a evoluo dos tipos de manuteno:

11

2. Manuteno Corretiva
A manuteno corretiva corresponde ao estgio mais primitivo da manuteno mecnica. Entretanto, como praticamente impossvel acabar totalmente com as falhas, a manuteno corretiva ainda existe. definida como um conjunto de procedimentos que so aplicados a um equipamento fora de ao ou parcialmente danificado, com o objetivo de fazlo voltar ao trabalho, no menor espao de tempo e custo possvel. , portanto, uma manuteno no planejada, de reao, no qual a correo de falha ou de baixo desempenho se d de maneira aleatria, isto , sem que a ocorrncia fosse esperada. Implica em altos custos, porque causa perdas na produo e geralmente a extenso dos danos aos equipamentos maior. importante observar que pode englobar desde a troca de um simples parafuso de fixao quebrado como substituir todo um sistema eltrico em pane. Veja o quadro comparativo de custos da manuteno corretiva no planejada em relao preventiva e preditiva:
Tipo de manuteno Custo US$ / HP / Ano

Corretiva no planejada Preventiva Preditiva

17 a 19 11 a 13 7a9

Obs.: HP (horse power) a potncia instalada Fonte: NMW Chicago 1998.

2.1 Tipos de manuteno corretiva Pode-se dividir a manuteno corretiva em reparo e reforma. Reparo: a correo de uma falha inesperada, sem qualquer planejamento. Vamos novamente ver o grfico da vida til de um equipamento. Na regio 1 (fase de amaciamento) existe um crescimento do nmero de defeitos a partir do ponto zero, decorrente da acomodao dos componentes recm instalados, bem como da manifestao de possveis falhas internas dos materiais utilizados. Na regio 2 (vida til) pode-se notar que o nmero de defeitos permanece sem alterao. nesta fase que o equipamento tem seu melhor desempenho pois est sempre no melhor rendimento e com ausncia de defeitos (paradas). Na regio 3 (envelhecimento) o nmero de defeitos comea a crescer e o custo da manuteno torna-se caro.

12 A manuteno corretiva de reparo se aplica exatamente na regio 2 do grfico, quando o equipamento est em sua melhor performance, e ocorrem quebras/falhas inesperadas. Reforma: quando o equipamento atinge seu rendimento mnimo (nvel mnimo) ou a regio 3, ele no est mais apto a desempenhar suas funes satisfatoriamente, uma vez que produz pouco (muitas paradas), sem qualidade e com custo elevado. Deste ponto em diante, existem duas opes: substituir (vender ou sucatear) o equipamento ou fazer uma manuteno corretiva de reforma. Define-se reforma como a completa anlise, desmontagem, substituio e ou recuperao dos componentes, limpeza, montagem, testes, pintura, etc. Existem vrias classes de reforma, desde a mais simples at as mais complexas, que envolvem tambm a modernizao do equipamento. importante tambm lembrar que a reforma deve ser precedida por uma profunda anlise tcnica (mecnica e econmica) sobre o equipamento, a fim de concluir a melhor opo: substituio ou reforma.

2.2 Organizao da Manuteno Corretiva Oficina: fundamental que toda empresa possua uma oficina de manuteno suficientemente equipada que permita a resoluo dos problemas mais comuns que ocorrem com os equipamentos. Deve prever ferramentas, peas de reposio, instrumentos de medio e controle, fichrios (fichas de solicitao e controle de manuteno), etc. Os trabalhadores devero ser bem treinados e como caracterstica bsica devem ser participativos e trabalharem em equipe. Controle: O controle realizado pela ficha de manuteno e ficha de servio. Ficha de manuteno corretiva: Cada operador responsvel pelo seu equipamento, portanto, ele quem deve avisar ao setor de manuteno sobre os defeitos ocorridos. A comunicao feita atravs da ficha de manuteno (solicitao de manuteno), onde se informa sobre os sintomas e possveis causas do problema. Veja modelo a seguir:

IP Indstria de Peas S.A.


Equipamento: Defeito Provvel: Sintoma Apresentado: Causa Provvel: Solicitado por: Data: Horrio:

Ficha de Manuteno Corretiva


Localizao:

Recebido por:

/ 2007

Data: Horrio:

/ 2007

13 Ficha de servio: Tem por objetivo documentar os problemas executados no equipamento durante o tempo de manuteno, seja na oficina de manuteno ou seu local. Nesta ficha so anotadas as peas substitudas, modificaes feitas, outros problemas encontrados, bem como a provvel causa do defeito. Esta ficha de servio dever ser arquivada em uma pasta que mostre toda a histria de manuteno do referido equipamento. importante destacar o nmero total de horas trabalhadas, pois isto servir para o clculo do custo da manuteno corretiva realizada. Veja modelo a seguir:

IP Indstria de Peas S.A.

Ficha de Servio n _____ / 2007

Equipamento: ________________________________________________________ N ______________ Executor: ______________________________________________________ Data: _____ / ______/ 2007 Hora incio: _____________ Hora final: _____________ Total de horas trabalhadas: ______________ Defeito(s) Encontrado(s):

Causa Provvel:

Procedimento:

Peas Substitudas:

Assinatura Executor:

Assinatura Responsvel Setor:

Sinalizao: Para efetuar a manuteno corretiva, ou mesmo uma simples inspeo, em um equipamento ou sistema, em seu prprio local, fundamental tomar diversos cuidados no sentido de garantir a segurana das pessoas envolvidas, quer do operador de manuteno, quer das pessoas do processo produtivo nas proximidades. Esses cuidados so essenciais para a segurana. O isolamento pode ser feito por uma simples sinalizao ou at pelo isolamento do equipamento por barreiras. Em ambos os casos, torna-se necessrio a colocao de um aviso identificando que a mquina est em manuteno, sendo necessrio conter o nome da pessoa responsvel pelo trabalho e prazo estimado para trmino dos trabalhos. A partir deste instante o operador de manuteno o nico responsvel pela operao do equipamento. Nenhuma outra pessoa dever ligar ou desligar a mquina, estar prximo ou interferir no trabalho, a no ser que seja solicitado. Nos casos de manuteno eltrica, o cuidado com o isolamento eltrico primordial. Abaixo, tem-se um modelo de aviso de manuteno.

14

IP Indstria de Peas S.A.

Observao: Cor de fundo amarelo; Destaque Preto (Sugesto).

Operador de Manuteno:

Tempo Estimado: ____ : _____ h Incio: ____:____h Trmino: ____:____h Data: ____ / ____ / 200

A proteo dos locais de trabalho e das pessoas que neles trabalham atravs de cores e de sinais de preveno constitui uma tcnica especial de segurana que permite a obteno de resultados importantes. Em certos momentos, o trabalho deve continuar paralelo a certas circunstncias temporais: trabalhos de manuteno, situaes de emergncia, etc. Assim torna-se necessrio o uso de cores e sinais uniformes para prevenir certos riscos. Para garantir segurana no trabalho existem normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) associadas a cores e sinais, tais como: a) Norma NB-54: Cores fundamentais a serem aplicadas sobre canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases; b) Norma NB-76: Cor na segurana do trabalho. A sinalizao informativa se destina a transmitir uma mensagem genrica. Neste tipo de sinalizao importante observar os contrastes de cores quanto distncia e visibilidade, conforme tabela a seguir:
Ordem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Cor de Fundo Amarelo Laranja Azul-marinho Branco Branco Branco Branco Azul-marinho Preto Preto Destaque Preto Preto Amarelo-laranja Verde-garrafa Verde vivo Preto Azul-marinho Branco Amarelo-laranja Branco

15

3. Manuteno preventiva
Nas instalaes industriais, as paradas para a manuteno constituem uma preocupao constante para a programao da produo. Se as paradas no forem previstas, ocorrem vrios problemas, tais como: atrasos no cronograma de fabricao, indisponibilidade da mquina, elevao de custos, etc. Para evitar esses problemas, as empresas introduziram o planejamento e a programao da manuteno. A manuteno preventiva o estgio inicial da manuteno planejada, e obedece a um padro previamente esquematizado. Ela estabelece paradas peridicas com a finalidade de permitir os reparos programados, assegurando assim o funcionamento perfeito da mquina por um tempo predeterminado. Veja os principais conceitos: a) Planejamento da manuteno - significa conhecer os trabalhos, os recursos para execut-los e tomar decises. Responde s perguntas: O que? Quanto? Como? b) Programao da manuteno - significa determinar pessoal, dia e hora para execuo dos trabalhos. Responde s perguntas: Quem? Quando? Em quanto tempo? c) Controle da manuteno - a coleta e tabulao de dados, seguido de interpretao. d) Organizao da manuteno - significa a maneira como o servio de manuteno se compe, se ordena e se estrutura para alcanar os objetivos visados. e) Administrao da manuteno - significa normatizar as atividades, ordenar os fatores de produo, contribuir para a produo e a produtividade com eficincia, sem desperdcios e retrabalho.

3.1 Objetivos da Manuteno Preventiva Os principais objetivos das empresas so: reduo de custos, qualidade do produto, aumento de produo, preservao do meio ambiente, aumento da vida til dos equipamentos e reduo de acidentes do trabalho. Como a manuteno preventiva colabora para alcanar estes objetivos? a) Reduo de custos - Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes nos produtos que fabricam. A manuteno preventiva pode colaborar atuando na reduo das peas sobressalentes, diminuio nas paradas de emergncia, aplicando o mnimo necessrio, ou seja, sobressalente X compra direta; horas ociosas X horas trabalhadas; material novo X material recuperado. b) Qualidade do produto - A concorrncia no mercado nem sempre ganha com o menor preo. Muitas vezes ela ganha com um produto de melhor qualidade. Para atingir essa meta, a manuteno preventiva dever ser

16 aplicada com maior rigor, ou seja: mquinas deficientes X mquinas eficientes; abastecimento deficiente X abastecimento otimizado. c) Aumento de produo - preciso manter a fidelidade dos clientes j cadastrados e conquistar outros. A manuteno preventiva colabora para o alcance dessa meta atuando no binmio produo atrasada X produo em dia. d) Efeitos no meio ambiente - Em determinadas empresas, o ponto mais crtico a poluio causada pelo processo industrial. Se a meta da empresa for a diminuio ou eliminao da poluio, a manuteno preventiva, como primeiro passo, dever estar voltada para os equipamentos antipoluio, ou seja, equipamentos sem acompanhamento X equipamentos revisados; poluio X ambiente normal. e) Aumento da vida til dos equipamentos - O aumento da vida til dos equipamentos um fator que, na maioria das vezes, no pode ser considerado de forma isolada. Esse fator, geralmente, conseqncia de: Reduo de custos; Qualidade do produto; Aumento de produo; Efeitos do meio ambiente. f) Reduo de acidentes do trabalho - No so raros os casos de empresas cujo maior problema a grande quantidade de acidentes. Os acidentes no trabalho causam: Aumento de custos; Diminuio do fator qualidade; Efeitos prejudiciais ao meio ambiente; Diminuio de produo; Diminuio da vida til dos equipamentos. Como um equipamento sob manuteno preventiva tende a no parar em servio e se mantm regulado por longos perodos, pode-se listar as seguintes vantagens: Paradas programadas ao invs de paradas imprevistas; Maior vida til do equipamento; Maior preo em uma eventual troca do equipamento; Maior qualidade do produto final; Diminuio de horas extras. Por outro lado, existem as provveis desvantagens: Maior nmero de pessoas envolvidas na manuteno; Folha de pagamento mais elevada; Possibilidade de introduo de erros durante as intervenes. Entretanto, sabe-se que as vantagens so muito superiores que as desvantagens, principalmente no que se refere ao custo anual da manuteno.

17

3.2 Organizao do Plano de Manuteno Preventiva Considere uma indstria que ainda no tenha definida a manuteno preventiva, onde no haja controle de custos e nem registros ou dados histricos dos equipamentos. Se essa indstria desejar adotar a manuteno preventiva, dever percorrer as seguintes fases iniciais de desenvolvimento: a) Decidir qual o tipo de equipamento que dever marcar a instalao da manuteno preventiva, que deve ser realizado numa cooperao da superviso de manuteno e de operao; b) Efetuar o levantamento e posterior cadastramento de todos os equipamentos que sero escolhidos para iniciar a instalao da manuteno preventiva (plano piloto); c) Redigir o histrico dos equipamentos, relacionando os custos de manuteno (mo-de-obra, materiais e, se possvel, lucro cessante nas emergncias), tempo de parada para os diversos tipos de manuteno, tempo de disponibilidade dos equipamentos para produzirem, causas das falhas etc. d) Elaborar os manuais de procedimentos para manuteno preventiva, indicando as freqncias de inspeo com mquinas operando, com mquinas paradas e as intervenes. e) Enumerar os recursos humanos e materiais que sero necessrios implementao da manuteno preventiva. f) Apresentar o plano para aprovao da gerncia e da diretoria. g) Treinar e preparar a equipe de manuteno. Se uma empresa contar com um modelo organizacional timo, com material sobressalente adequado e racionalizado, com bons recursos humanos, com bom ferramental e instrumental e no tiver quem saiba manuse-los, essa empresa estar perdendo tempo no mercado. A escolha do ferramental e instrumental importante, porm, mais importante o treinamento da equipe que ir utiliz-los.

3.3 Documentao da Manuteno Preventiva Um plano de manuteno bem elaborado precisa ser controlado. As informaes geradas podem ser processadas de diversas maneiras: manual, semi-automatizado, e totalmente informatizado. Porm, qualquer que seja a forma adotada, a estratgia a ser tomada tem como base:

18 Codificao do equipamento: cada um dos equipamentos dentro da empresa ser identificado e codificado em relao sua posio dentro de determinada seo; Arquivo de mquinas: para cada equipamento dever ser aberta uma pasta de informaes onde constar quaisquer informaes; Codificao das peas: para facilitar a substituio de peas, cada equipamento ser dividido em sistemas, conjuntos e peas, sendo que cada um deles receber um cdigo de identificao; Criao de fichas de informao e controle: o Ficha do equipamento: tem por objetivo reunir as principais informaes a respeito de um tipo de equipamento. Veja modelo:

ITT Indstria de Terraplanagem Ficha de Mquina n _____/2007


Equipamento: Cdigo

TRATOR DE ESTEIRAS
Fabricante: Funo: Localizao: Data de compra: Fornecedor: Valor: Endereo:

9982-XYWZ

PRINCIPAIS PEAS DE REPOSIO


Cdigo Pea Fabricante

o Ficha de manuteno preventiva: o ponto de partida da manuteno preventiva o levantamento das partes da mquina mais sujeitas a falhas e dos pontos que exigem regulagens peridicas. Essas informaes so normalmente fornecidas pelo fabricante. Veja modelo:

19

ITT Indstria de Terraplanagem


Equipamento: Cdigo

TRATOR DE ESTEIRAS Tarefa 1. Limpeza


Lavar e limpar toda a unidade.

9982-XYWZ Situao

FICHA DE MANUTENO PREVENTIVA - INSPEO PERIDICA

2. Motor
Apertar os parafusos de montagem, se necessrio Regular o motor Verificar o jogo da ponta do virabrequim Verificar os drenos da caixa de ar Inspecionar os orifcios de admisso e anis dos pistes Medir a compresso e presses no crter, caixa de ar e na exausto Verificar a sincronizao dos motores (unidades com dois motores)

3. Purificador de ar
Verificar se o sistema de admisso de ar tem trincas ou vazamentos

4. Correias de acionamento
Verificar a tenso e o desgaste de todas as correias de acionamento

.... .... 17. Acessrios


Verificar o funcionamento de todos os acessrios

18. Inspeo Geral


Inspecionar toda a unidade, procurar vazamentos, porcas e parafusos soltos, trincas, soldas partidas e peas empenadas Operar a unidade e verificar o funcionamento de todos os controles

19. Lubrificao
Fazer lubrificao e verificaes recomendadas pela Tabela de Lubrificao para intervalos de 10, 50, 100, 200, 500 e 1000 horas de operao.

Identificao do Operador de Manuteno Data da Inspeo

o Ficha de controle: tem por objetivo controlar a vida til de cada um dos componentes e peas de um determinado equipamento. Veja modelo:

20

ITT Indstria de Terraplanagem Ficha de Controle n _____/2007


Equipamento: Cdigo:

TRATOR DE ESTEIRAS
Pea/Sistema: Cdigo:

9982-XYWZ BR-SC-WRFEDK
Horas Acumuladas Responsvel (ident.)

CORREIA DO VENTILADOR
Data da Troca (dd/mm/aa) Horas Trabalhadas

Vida til estimada:

600 horas

3.4 Formas de Controle da Manuteno Preventiva

o sistema no qual as manutenes preventivas so controladas e analisadas por meio de formulrios e mapas, preenchidos manualmente e guardados em pastas de arquivo. O controle pode ser automatizado, no qual toda a interveno da manuteno tem seus dados armazenados em computadores, para melhoria da logstica da informao alm da obteno facilitada de consultas, listagens, tabelas e grficos, aumentando grandemente a agilidade na tomada de decises.

21

4. Manuteno Preditiva
A manuteno preditiva uma fase bem avanada de um plano global de manuteno. Refere-se ao processo no qual a interveno sobre um equipamento ou sistema somente realizado quando este apresente uma mudana na sua condio de operao. Significa predizer as condies de funcionamento dos equipamentos permitindo sua operao contnua pelo maior tempo possvel. Todo o controle se d pela observao (monitoramento) destas condies, como por exemplo, pela observao do nvel de rudo de um determinado mancal de rolamento. aquela que indica as condies reais de funcionamento das mquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradao. Trata-se da manuteno que prediz o tempo de vida til dos componentes das mquinas e equipamentos e as condies para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Na Europa, a manuteno preditiva conhecida pelo nome de manuteno condicional e nos Estados Unidos recebe o nome de preditiva ou previsional Conceito: o conjunto de atividades de acompanhamento das variveis ou parmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemtico, visando definir a necessidade ou no de interveno. Quando a interveno, fruto do acompanhamento preditivo, realizada, estamos na verdade realizando uma manuteno corretiva planejada. Na prtica diria da manuteno, torna-se difcil separar onde termina a manuteno preventiva e onde se inicia a manuteno preditiva, pois embora muitos operadores de manuteno desconheam o mtodo, eles j o utilizam parcialmente na prtica. Por exemplo, quando determinam a parada de uma mquina fora da programao preventiva pelo fato da mesma estar superaquecida ou com vibrao fora do comum, mesmo que ainda opere. Para realizar a manuteno preditiva torna-se necessrio mudar toda a filosofia de atuao da equipe de trabalho. preciso, antes de tudo, capacitar uma equipe em manuteno preditiva e orientar todo o pessoal por meio de treinamentos especficos. 4. 1 Objetivos da Manuteno Preditiva Os objetivos da manuteno preditiva so inmeros, comparados ao mtodo da manuteno meramente corretiva ou da preventiva: Determinar, antecipadamente, a necessidade de servios manuteno numa pea especfica de um equipamento; Eliminar desmontagens desnecessrias para inspeo; Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Reduzir o trabalho de emergncia no planejado; Impedir o aumento dos danos; Aproveitar a vida til total dos componentes e de um equipamento; de

22 Aumentar o grau de confiana no desempenho de um equipamento ou linha de produo; Determinar previamente as interrupes de fabricao para cuidar dos equipamentos que precisam de manuteno. Por meio desses objetivos, pode-se deduzir que eles esto direcionados a uma finalidade maior e importante: reduo de custos de manuteno e aumento da produtividade. MANUTENO PREDITIVA

Reduo de Custos Aumento da Produtividade

4.2 Metodologia A manuteno preditiva se preocupa com as alteraes que ocorrem no comportamento normal do equipamento. Para chegar-se s informaes que traduzem a instabilidade de um equipamento, h necessidade de estabelecerse uma diagnose sobre o equipamento, que consiste na monitorao de seus componentes. Para o desenvolvimento da diagnose, o profissional de manuteno dever estudar o equipamento para compreender a cadeia de funcionamento e ento descobrir a origem das falhas, bem como as conseqncias destas nos outros componentes. O conhecimento do funcionamento permite, com segurana, obter os dados necessrios diagnose dentro de uma estreita margem de erros. Descobrir as causas de uma falha mais importante do que a simples troca de um componente danificado. Para a elaborao de um diagnstico, os envolvidos no problema precisam saber qual o mecanismo de deteriorao que leva gerao de falhas e como uma falha exerce ao nos componentes associados. A operao de um equipamento ou mesmo componente, em perfeitas condies, fornece alguns dados, que so denominados parmetros (vibraes, temperatura, presso, etc.), permitindo executar o diagnstico com boa margem de segurana.

MANUTENO PREDITIVA

Meta: monitorar os parmetros

23 No caso comum, basta verificar uma alterao nestes parmetros que o problema pode ser resolvido, efetuando a manuteno neste componente. Entretanto, quando se trata de um processo racional, a substituio no simplesmente executada, mas sim so estudados os efeitos da alterao dos componentes associados e, principalmente, so investigadas as causas do desgaste visando obter meios de atenuar tais causas, quando no so eliminadas. Para a implantao de uma sistemtica de manuteno preditiva em um equipamento ou sistema, necessrio: a) Verificao de quais componentes a operao do equipamento depende; b) Verificar, junto ao fornecedor, quais os valores numricos dos parmetros que interessam manuteno (valores padres - referentes a equipamentos novos); c) Determinao do procedimento de medio destes parmetros que interessam manuteno; d) Fixao dos limites normal, alerta e perigoso para os valores desses parmetros. Deve-se utilizar os valores estabelecidos nas especificaes internacionais, na ausncia de dados experimentais; e) Elaborao de um procedimento para registrar e tabelar todos os valores que forem medidos (referentes aos valores padres); f) Determinao experimental ou emprica dos intervalos de tempo entre as medies sucessivas*. * Obs.: Este item fundamental, uma vez que o responsvel pela manuteno deve assegurar que no haver paradas no programadas devido quebra de um componente qualquer durante o perodo entre observaes sucessivas. Caso contrrio, o programa de manuteno perde o sentido, uma vez que sua finalidade principal evitar paradas inesperadas.

4.3 Anlise de Falha A anlise da tendncia de falha consiste em prever com antecedncia a quebra, por meio de instrumentos e aparelhos que exercem vigilncia constante, predizento a necessidade de reparo. Esta tendncia pode ser percebida nos grficos abaixo:

24

1 Zona de medidas peridicas normais: intervalo definido previamente. 2 Zona de desenvolvimento do defeito: durao entre as medidas diminui (acompanhamento da evoluo do defeito); 3 Zona de diagnstico do defeito: a manuteno prevista; 4 Zona de realizao da manuteno: antes da ocorrncia da falha. Aps a interveno, h um retorno zona 1.

25

4.4 Formas de Monitoramento A avaliao do estado do equipamento se d atravs da medio, acompanhamento ou monitorao de parmetros. Esse acompanhamento pode ser feito de trs formas: Acompanhamento ou monitorao subjetiva: D-se pela percepo de que algum parmetro est fora do comum, por exemplo: colocar a mo na caixa de mancal e perceber que a temperatura est acima do normal; pegar um pouco de lubrificante da mquina nos dedos e comparar a viscosidade; escutar rudo acima do comum na caixa de marcha; etc. Portanto, o acompanhamento que se d atravs dos sentidos viso, audio, tato e olfato. Pode ser feito por qualquer um, inclusive o prprio

26 operador. E a monitorao ser to confivel quanto a experincia do operador. Este acompanhamento deve sempre ser incentivado, e j feito muitas vezes sem mesmo ser percebido. Entretanto, no deve ser usado como nico mtodo, porque h risco da percepo no ocorrer ou de ocorrer uma percepo errada. Acompanhamento ou monitorao objetiva: feito com base em medies utilizando equipamentos ou instrumentos especiais. Considera-se objetiva por fornecer um valor de medio do parmetro que est sendo acompanhado que no depende dos sentidos do operador do instrumento. importante que os monitores sejam treinados e os instrumentos estejam aferidos e calibrados. Monitorao contnua: tambm um acompanhamento objetivo. Foi adotado inicialmente em equipamentos de alta responsabilidade cujo desenvolvimento do defeito se dava em pouco tempo. Como seu custo era alto, somente seu uso era justificado nessa situao, mas com o desenvolvimento dos sistemas digitais e da informtica, isso tem se tornado possvel, ainda que restrito a equipamentos caros. Um exemplo a monitorao dos grupos geradores nas usinas hidreltricas da CEMIG (Cia. Energtica de Minas Gerais), cuja monitorao se d na sede da empresa, ou seja, os instrumentos instalados nas usinas monitoram parmetros (como vibrao, temperatura de mancais, etc.) que so transmitidos e monitorados em tempo real da sede. Isso no significa que exista um tcnico 24 horas por dia, pois possvel que existam programas que monitoram e exibem relatrios normais e de alerta de forma automtica.

4.5 Monitorando os Parmetros O espectro da manuteno preditiva bastante amplo, variando desde um simples exame visual a um sistema complexo de monitoramento das condies de operao das mquinas com o auxlio de sofisticados aparelhos de medio e anlise. invivel estabelecer ou classificar todos os mtodos e processos possveis para obter um programa de manuteno preditiva eficiente e econmico. Existe um nmero bem determinado de parmetros a monitorar. A tabela abaixo indica resumidamente as principais variveis e as mquinas e equipamentos que as utilizam.

27
Observao prtica Ensaios no destrutivos Exame visual Medio e anlise Vibraes Medio de temperatura e presso Medida do nvel sonoro Medida da espessura/corroso Anlise de lubrificantes Deteco de vazamentos de fluidos Anlise qumica Mquinas rotativas Dispositivos Estticos Dispositivos Instrumentos Eltricos Estruturas

Os principais parmetros monitorados atualmente so: a) Vibrao: o acompanhamento e anlise de vibraes so um dos mais importantes mtodos de predio em vrios tipos de indstria, sendo a nfase em equipamentos rotativos, mas tambm aplicvel a muitos outros (asa de avio, molas de vago de trem, estrutura sujeita ao do vento, etc.). b) Temperatura: a medio da temperatura um dos parmetros de mais fcil compreenso e acompanhamento. Alguns exemplos clssicos so: temperatura em mancais de mquinas rotativas (a elevao pode ser resultado de desgaste ou problemas relacionados lubrificao); temperatura da superfcie de equipamentos estacionrios (a elevao pode indicar danos no isolamento); temperatura em barramentos e equipamentos eltricos (a elevao pode indicar mal-contatos). c) Lubrificao: A anlise de lubrificante no s permite economia, por aumentar o intervalo de troca recomendado pelo fabricante, como tambm detecta outros problemas, como vedao deficiente entre outros. Existem duas tcnicas: a tradicional consiste em verificao das caractersticas do lubrificante para verificar a continuao adequada; j a tcnica ferrogrfica permite avaliar as condies de desgaste das mquinas, tomando por base a anlise de partculas presentes no leo lubrificante.

4.6 Aspectos motivacionais Da mesma forma que se faz um plano de manuteno preditiva, necessrio planejar e executar aes que visem a motivao do pessoal de manuteno, j que o homem a pea chave para o sucesso de qualquer atividade. Algumas aes que devem ser implementadas:

28

Criao de listas de e-mail contendo toda lotao da manuteno, visando divulgar elogios, perdas operacionais, acidentes ou incidentes, indicadores e outros pontos relevantes; Presena do Gerente de Manuteno nas oficinas de manuteno e rea industrial, visando troca de informaes com executantes, supervisores, tcnicos, engenheiros, etc.;

Manter e dar prioridade total realizao de reunies semanais dos gerentes e supervisores de manuteno, para troca de informaes e relatrios; Oportunizar e incentivar o fast feedback para todos os empregados de manuteno. Feedback significa retornar as informaes que surgiram com as atividades, e fast de forma rpida, exata e adequada. Visa a melhoria do sistema da forma mais rpida possvel; Induzir aos gerentes e supervisores comunicarem aos subordinados suas histrias profissionais e pessoais, incentivando e desafiando aos funcionrios com relao carreira e tambm humanizando as relaes; Realizar inspees sistemticas nos setores para conhecimento das rotinas alm de valorizao e integrao dos funcionrios; Manter programas de treinamentos, cursos e seminrios, que no s aperfeioam os funcionrios como representam incentivos ao crescimento profissional dos mesmos; Pontualidade, seriedade e respeito nas relaes interpessoais entre chefia e funcionrios, e entre os prprios funcionrios; Realizar eventos para celebrar sucessos obtidos.

29

5. Manuteno Produtiva Total


Durante muito tempo as indstrias funcionaram com o sistema de manuteno corretiva. Com isso, ocorriam desperdcios, retrabalhos, perda de tempo e de esforos humanos, alm de prejuzos financeiros. Com o surgimento das manutenes preventiva e preditiva, surgiram tambm sistemas de gerenciamento de manuteno que buscam a mxima eficincia. Um destes sistemas de gerenciamento, que se tornou conhecida pela sua eficincia a manuteno produtiva total, conhecida pela sigla TPM (total productive maintenance), que envolve manuteno preventiva e preditiva alm de muitos outros aspectos. Na busca de maior eficincia da manuteno, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participao dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japo. Os fatores que contribuiram foram os seguintes: Avano na automao industrial; Busca em termos da melhoria da qualidade; Aumento da concorrncia empresarial; Emprego do sistema just-in-time (sistema que produz a partir das encomendas ao invs de produzir e empurrar as vendas); Maior conscincia de preservao ambiental e conservao de energia; Dificuldades de recrutamento de mo-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos; Aumento da gesto participativa e surgimento do operrio polivalente. Todas essas ocorrncias contriburam para o aparecimento da TPM. A empresa usuria da mquina se preocupava em valorizar e manter o seu patrimnio, pensando em termos de custo do ciclo de vida da mquina ou equipamento. No mesmo perodo, surgiram outras teorias com os mesmos objetivos, mas a TPM mostrou ser extremamente eficaz. Comeou a ser implantado por empresas brasileiras a partir da dcada de 1990. Os cinco pilares da TPM so as bases sobre as quais construmos um programa de TPM, envolvendo toda a empresa e habilitandoa para encontrar metas, tais como defeito zero, falhas zero, aumento da disponibilidade de equipamento e lucratividade. No s envolvem termos materiais, mas humanos tambm. Os cinco pilares so: Eficincia (atividades que melhoram a produtividade do equipamento); Auto-reparo (sistema de manuteno autnomo, executado pelos operadores do equipamento); Planejamento (sistema organizado);

30 Treinamento (capacitao de pessoal e aumento de suas habilidades tcnicas para rendimento mximo); Ciclo de vida (gerenciamento completo do equipamento). A implementao da TPM segue quatro grandes passos: 1. Capacitao: Operadores: realizar manuteno autnoma, ou seja, ser o mantenedor do equipamento (atravs da monitorao subjetiva e outras aes); Executores: no serem especializados demais, mas polivalentes, ou seja, podem resolver mais que um tipo de problema; Engenheiros: projetarem equipamentos que exijam o mnimo de manuteno. 2. Aplicar o programa dos oito S: Seiri: organizao, eliminando o suprfluo; Seiton: arrumao, identificando e colocando tudo em ordem; Seiso: limpeza, implica em limpar sempre e no sujar; Seiketsu: padronizao, implica manter a arrumao, limpeza e ordem; Shitsuke: disciplina, fazer tudo espontaneamente; Shido: treinar, constante capacitao pessoal; Seison: eliminar as perdas; Shikari yaro: realizar com determinao e unio. 3. Eliminar as seis grandes perdas: Perdas por quebra; Perdas por demora na troca de ferramentas e regulagem; Perdas por operao em vazio (espera); Perdas por reduo da velocidade em relao ao padro normal; Perdas por defeitos de produo; Perdas por queda de rendimento. 4. Aplicar as cinco medidas para obteno da quebra zero: Estruturao das condies bsicas; Obedincia s condies de uso; Regenerao do envelhecimento dos equipamentos; Sanar falhas de projeto; Incrementar a capacitao tcnica do pessoal. A idia de quebra zero baseia-se no conceito de que a quebra a falha invisvel. A falha visvel causada por uma srie de falhas invisveis, assim como um iceberg tem apenas sua ponta visvel. Logo, se operadores estiverem conscientes de que devem evitar falhas invisveis, a quebra deixar de ocorrer.

31

Efeitos da TPM nos recursos humanos: na forma como proposta, oferece grandes benefcios no s empresa, mas tambm aos funcionrios: Aumento de autoconfiana; Aumento da ateno no trabalho; Aumento da satisfao; Melhoria do esprito de equipe; Desenvolvimento e aquisio de habilidades; Maior senso de responsabilidade pelos equipamentos; Maior satisfao pelo reconhecimento. A manuteno no deve ser apenas aquela que conserta, mas, sim, aquela que elimina a necessidade de consertar (annimo). Veja em anexo parte de uma monografia que trata sobre a implementao da TPM no setor de estamparia da fbrica da Volkswagem em Taubat SP entre 1998 a 2000, com resultados demonstrados entre 1999 e 2001.

Potrebbero piacerti anche