Sei sulla pagina 1di 12

UMA FBRICA DE RELQUIAS: OS EX-VOTOS ENTREA REPRESENTAO E A COLEO1

Por Lus Amrico Bonfim (PPGCS/UFBA)2

RESUMO
Esta apresentao consiste na anlise sobre um grupo especial de objetos de uso na liturgia catlica popular, que com o passar do tempo foi sendo valorizado por diversos setores da sociedade. Entendendo artes votivas como as prticas e produes simblicas do catolicismo que envolvem a consagrao, renovao e pagamento de promessas em geral culminadas pelos ex-votos tem-se que estes objetos so elementos emergentes do ciclo votivo que expressam a gratido do fiel que pede ou paga uma promessa dedicada ao seu santo de devoo. Com base em vasta pesquisa etnogrfica, analiso as dimenses que os objetos votivos assumem na sociedade contempornea, transitando de ofertas litrgicas para expresses colecionveis em diferentes apropriaes (etnogrfica, museolgica, artstica). Como concluso desta pesquisa, elaborei um inventrio que envolveu mais de oitenta stios devocionais na regio nordeste do Brasil, desenvolvendo sistemas taxonmicos em diferentes nveis etnolgicos, o que veio a resultar na minha tese de doutorado. Visando apresentar a temtica das artes votivas e fornecer os subsdios para um estgio ps-doutoral que envolver a criao de um acervo museogrfico dentro de um espao universitrio, a presente comunicao tambm pretende contribuir para dar visibilidade ao tema, avaliar as estratgias terico-metodolgicas e elaborar possveis medidas de preservao para as artes votivas do nordeste oriental do Brasil, inclusive dentro do contexto do patrimnio imaterial.

PALAVRAS-CHAVE
Ex-votos; relquias; nordeste brasileiro

A DDIVA VOTIVA CATLICA E SUAS FORMAS EXPRESSIVAS


A eficcia simblica das trocas votivas do catolicismo popular est para muito alm do que o que se pode tangenciar nas evidncias dos chamados ex-votos3. Trata-se de representaes do milagre em si; aqui entendido como a soluo de um impasse, uma vicissitude, ou a realizao de um desejo pessoal, obtida pela relao de f entre um sujeito e uma entidade

1 Trabalho apresentado na 26. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil.. 2 Doutor pelo Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBA), com a tese: O signo votivo catlico no nordeste oriental do Brasil: mapeamento e atualidade. 3 Comumente toma-se o termo como uma abreviao da expresso latina ex voto suscepto, que significa "por um voto alcanado", ou "em conseqncia de um voto". O dicionrio Houaiss (2001, p. 1.294) o indica como um termo relativamente recente na lngua portuguesa, cujo primeiro registro se deu em 1873. Segundo o folclorista brasileiro Lus da Cmara Cascudo (2000, p. 220), o termo ex-voto derivado do latim, votum, significando coisa prometida, e completa: o que se promete ao santo de devoo para se receber a graa, ou o que se oferece por t-la alcanado. Assim, corrente entre os crentes localizar estas manifestaes com o nome de promessas, quando apresentadas como um pedido (uma possvel expresso do voto), e como milagre, designando, de fato, um testemunho de milagre (ibid., p. 382), expressando assim um ex-voto.

idealgica (tornada uma divindade) capaz de lhe satisfazer. A estrutura dos tais milagres forja-se dentro de um aspecto cclico do dar-receber-retribuir j sistematizado por Marcel Mauss (2003), e cuja funcionalidade marcada pela figura do pedinte, indivduo que perece e se mostra desamparado frente a questes da sua existncia, o que o leva a formular pedidos de graas, que so remetidos a um outro que ganha funo de divindade, aquele em quem se acredita lhe poder atender e cuja realizao se sucede de um agradecimento, um gesto pblico, em geral, e do estabelecimento, no agraciado, de um vnculo de confiana. A figura 1 representa uma simplificao ideal do esquema dialtico dos fluxos votivos, sob a perspectiva do indivduo pedinte:

Figura 1: Fluxo das trocas votivas

Um elemento considervel neste esquema do dar-receber-retribuir a dinmica da coisa recebida. este fato de no ser inerte que atribui ao doador (crente) uma ascendncia sobre o donatrio (o outro). Quem faz um voto, d um voto. Espera-se que o outro evocado, impelido por esta oferta, conceda de volta uma graa, ficando assim investido de ascendncia sobre o beneficirio. Acaba-se criando um estado de direito pela retribuio da coisa dada, j que este dar imputa uma obrigao em receber, e a conseqente obrigao de retribuir. Tais processos

transacionais recebem, por todo nordeste do Brasil, formas expressivas das mais variadas, conservando, contudo, este mesmo modelo de representao.

importante ressaltar que este sistema idealmente apresentado interpretado pelos crentes, que podem representar seus votos sob a forma concreta, material, ou como performances e/ou cultos positivos (obrigaes) ou negativos (interdies). Podem tambm estabelecer seus vnculos votivos (naqueles que aqui chamo de divindades) nas figuras dos santos canonizados pela Santa S ou na instncia de entes consagrados popularmente, que cumprem a mesma funo moralizadora que a dos cultos regulares catlicos.

O fato que a infinidade destas peas de carter litrgico encontradas nos stios votivos pode ter diferentes significados e funes sintticas nos ciclos de oferta. Nem sempre se pode definir num primeiro exame o que funciona como uma oferta de solicitao ou um dom de abertura (MALINOWSKI, 1978) do que funciona como uma oferta de renovao, ou mesmo como uma oferta de desobriga que fecha o ciclo votivo no seu sentido gratulatrio.

Em qualquer um destes casos, ficou muito claro, a partir do trabalho de campo realizado entre 1999 e 2007, que na atualidade h, por toda regio nordeste do Brasil, uma predominncia do objeto adaptado ou ressignificado (quase sempre de produo industrial, seriada) sobre os objetos de feitio artesanal, produzidos especialmente com o intuito de representar o impasse (vicissitude ou desejo de realizao) que conduziu o devoto ao ciclo prestativo. Ou seja, para representar o objeto votivo os fiis valem-se de construes especficas a este fim e, quase na mesma medida, ressignificam artigos preexistentes.

Dessa forma, dentro do regime contratual (logo, da regra de direito) que se instala nas trocas votivas, o valor utilitrio destes oblatos se encerra no momento em que chegam aos locais de deposio, concretizando idealmente o sistema de prestaes simblicas. Uma vez expostos nestes stios, passam a figurar como testemunhos legtimos do imaginrio e das habilidades criativas e construtivas das diferentes comunidades nordestinas e isso j ocorre h muitos e muitos anos, chamando a ateno de outros setores, especializados ou no, da sociedade.

O EX-VOTO COMO SEMIFORO


O interesse mais amplo pelos temas da chamada cultura popular no Brasil datam da dcada de 1940, ressonando o fortalecimento da atitude nacionalista assimilada por toda a gerao antropofgica desdobrada aps a Semana de Arte Moderna de 1922. Sob este efeito, parte 3

dos artistas e dos intelectuais brasileiros encantava-se com a espontaneidade e vigor da chamada arte ingnua, primitiva, posteriormente categorizada, no sem controvrsias, como arte naf4. Assim, ainda que no houvesse um consenso na poca sobre a funo estruturante e integrativa do popular na conscincia daquela moderna nao brasileira, camadas mais sensveis da intelectualidade nacional passavam a valorizar os temas do povo.

Ao que tudo indica, este interesse pode ter sido fruto de uma tendncia internacional de valorizao das produes artsticas genunas nacionais, especialmente pela sua oposio aos vcios acadmicos, algo to valorizado pelas vanguardas da poca. Dessa forma, as expresses litrgicas depositadas em locais sagrados5 passavam, a partir de uma requalificao dos sistemas de valores, a ser percebidas por setores especializados com outros significados: de um lado pelos precursores do mtodo etnogrfico no Brasil, de outro por artistas plsticos e apreciadores de arte, despertando, em ambos os casos, o interesse pelo colecionamento daquelas peas.

No primeiro caso, o do crescente interesse pelo estudo acadmico do fenmeno religioso, emerge o valor scio-antropolgico das expresses votivas. Talvez a primeira iniciativa sistemtica nessa direo tenha sido a Misso de Pesquisas Folclricas, organizada em 1938 pelo escritor Mrio de Andrade, ento responsvel pelo Departamento de Cultura do Municpio de So Paulo. A Misso tinha como objetivo recolher documentos, textos, indumentrias, filmes e fotografias que pudessem esclarecer sobre o folclore musical, inicialmente nas regies Nordeste e Norte do Brasil (SEF, 2004: 06-07). A metodologia empregada pelo grupo6 foi fruto da promoo, pelo Departamento, de um curso indito em terras brasileiras: Instrues Prticas Para Pesquisa de Antropologia Fsica e Cultural, ministrado por Dina Lvi-Strauss, que veio ao Brasil com seu marido, Claude Lvi-Strauss, ento um jovem bacharel em Direito, assumindo a cadeira de Sociologia na recm-criada Universidade de So Paulo (USP). Juntos, organizaram a Sociedade de Etnografia e Folclore

4 H correntes na arte contempornea que consideram o naf no exatamente como a autntica produo desvinculada da tradio erudita convencional, frutuosa das camadas sem acesso academia, mas o resultado da apreenso deste estilo dito primitivo e ingnuo por artistas do meio acadmico, uma espcie de maneirismo. a categoria de artistas que Clarival do Prado Valladares (1967, p. 18) denomina de primitivistas. 5 A categoria do sagrado, no modo como me refiro nesse texto, considera que esta construda de formas diferentes pelos diferentes agentes dos diferentes estratos do sistema votivo. Do ponto de vista do crente, local sagrado todo local apropriado para a ocorrncia das prticas votivas, seja uma igreja, capela de beira de estrada, sepultura, gruta ou qualquer outro lugar associado ao ente divinizado. 6 A Misso foi formada por Lus Saia (na poca estudante de engenharia e arquitetura e chefe da misso), Martin Braunwieser (msico e maestro), Benedicto Pacheco (tcnico de gravao) e Antnio Ladeira (auxiliar geral).

(SEF), considerada a primeira organizao coletiva desse gnero criada no Brasil. Mrio de Andrade, um crtico e incentivador da autntica cultura brasileira, mostrava-se, poca, muito preocupado com a situao do patrimnio cultural brasileiro7. Sensibilizado pela urgente necessidade de mudana nas posturas, afirmou certa vez que

A Etnografia brasileira vai mal. Faz-se necessrio que ela tome imediatamente uma orientao prtica baseada em normas severamente cientficas. Ns no precisamos de tericos, os tericos viro a seu tempo. Ns precisamos de moos pesquisadores, que vo casa do povo recolher com seriedade e de maneira completa o que esse povo guarda e rapidamente esquece, desnorteado pelo progresso invasor (ANDRADE, 1936).

Uma das mais valiosas contribuies da Misso foi a produo do livro Escultura popular brasileira (1944), de autoria de Lus Saia, o chefe da comitiva e um dos alunos do citado curso de etnografia. A coleta de objetos etnogrficos pelo grupo foi numerosa e diversificada. O fato de aquela pesquisa estar focada, desde o incio, em outros temas (cantos e danas), fez com que a ateno aos ex-votos fosse secundria nas rotinas de trabalho8. E Saia confirma:

Pessoalmente me interessava estudar, nos momentos de folga, tudo quanto fosse coisa popular de valor artstico ou documentrio, especialmente arquitetura. Desde logo me larguei prtica aventurosa de espiar, anotar, fotar casas velhas, capelas, arquitetura popular. Conquanto esperasse encontrar muita pintura e escultura populares, devo confessar que nem eu nem os que me informaram antes e durante a viagem sabiam nada acerca da tradio viva do milagre de madeira. O encontro deste material devi-o de certo modo ao acaso, e sua pesquisa smente pode ser sistematizada depois de alguns indispensveis contactos iniciais (SAIA, 1944, p. 09).

Tudo isso aponta para uma relao indissocivel entre o apelo de testemunho antropolgico e o de manifestao esttica, que passou a chamar a ateno dos artistas para a verve emergente daqueles instigantes objetos. Se por um lado o artefato litrgico passava a ganhar um valor de vestgio, de prova etnogrfica, de um espcime cultural, por outro despontava como

revelador de uma inovadora forma de expresso esttica, que viria a inspirar outras realizaes artsticas.

De um jeito ou de outro, ocorreu um processo de ressignificao, caracterizando aquilo que Pomian (1984) chamou de semiforo: uma classe de objetos que se distinguem por no
7 certo que muitas de suas atitudes foram decisivas para a formao de uma conscincia de preservao no Brasil. O anteprojeto para a criao do Servio do Patrimnio Artstico Nacional (SPAN, que depois se tornou SPHAN Secretaria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional e hoje corresponde ao IPHAN Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) prova disso. 8 A coleta votiva s se iniciou na ento cidade de Meirim (ou Mirim, hoje Ibimirim) no serto do Moxot, em Pernambuco, quando j estavam avanados na rota.

terem, a rigor, utilidade prtica e por serem capazes de relacionar o visvel ao invisvel, sendo dotados de significados, com valor de troca, mas sem valor de uso. O que temos aqui a gerao de um outro cdigo de percepo (CLIFFORD, 1988), que faz com que a natureza instvel dos significados atribudos aos objetos tenha pouco a ver com seus atributos, adquirindo sentido em funo da maneira como so classificados pelo grupo (WALDECK, 1999, p. 84).

O valor etnogrfico vem da dimenso documental tomada por essas peas, que representam as condies materiais e expressivas dos sistemas simblicos e das formas de relaes socioculturais envolvidas. Passam a ocupar a categoria de objetos de arte de natureza folclrica. Por outro lado, ao se ressaltar seu valor artstico, o que se relaciona criatividade e capacidade de transformao de significados, estes objetos passam a ocupar a categoria de objetos folclricos de natureza artstica. Em ambos os casos torna-se campo de interesse da Museologia.

Os objetos votivos, especialmente os manufaturados com o fim especfico de ser um donativo (cada vez mais raros), no se tornam peas de valor artstico no sentido estrito do seu feitio (produo), mas peas de valor esttico (produto), catapultadas pelo vasto sentido antropolgico que representam. Para Roger Bastide (1979, p. 08), a arte uma categoria social encarregada de unificar os desejos dos homens, e vemos que as expresses votivas so exatamente representaes de desejos, o que, nesta acepo, mais ainda as aproxima das prticas artsticas. Bastide vai alm ao afirmar que para que um valor esttico exista no basta que seja criado, preciso ainda que seja generalizado (ibid., p. 84). Esta generalizao parece residir exatamente na constatao da dimenso etnogrfica (baseada no compartilhamento no popular) assumida pelo objeto votivo.

Em cada uma destas apropriaes as aes de colecionamento tomam diferentes rumos, aproximando-se mais ou menos os objetos votivos do conceito de semiforo formulado por Pomian. Seno vejamos: muito antes do cuidadoso trabalho de catalogao de Oneyda Alvarenga frente do Centro Cultural So Paulo depositrio das recolhas da Misso de Pesquisas Folclricas os ex-votos da Igreja do Senhor do Bonfim (em Salvador-BA) j eram citado em relatos memorveis. Em seu Dirio da viagem ao norte do Brasil, Dom Pedro II declara no dia 28 de outubro de 1859:

Pouco depois das 6 da manh samos para o Bonfim; o caminho j muito bonito, tendo belas casas e jardins, e antes de l chegar passa-se o Dendzeiro, bela alamda

de palmeiras dends. Da igreja, colocada sobre um teso, para o qual conduz uma bem lanada calada, goza-se de vista soberba (...) H uma casa curiosa tda cheia, de alto a baixo, de quadros de milagres e ex-votos (DOM PEDRO II, 1959, pp. 147148).

Naturalmente, no se referia o Imperador ao Museu dos Ex-votos que h mais de trinta anos ocupa a lateral direita do pavimento superior da famosa Igreja baiana9. A casa citada provavelmente era a pequena sala que recebia as ofertas votivas, pelo visto caprichosamente arrumada. No data de muito tempo o interesse museolgico sobre estes espaos de deposio votiva e seus curiosos oblatos. O Museu dos Ex-votos do Bonfim foi inaugurado em 11 de janeiro de 1975. Outro museu tambm famoso, o dos Ex-votos de Sergipe, dedicado ao Senhor dos Passos e localizado no claustro da igreja do Carmo Menor, em So Cristvo-SE, foi aberto em 01 de janeiro de 1990. O Museu Vivo do Padre Ccero (na Serra do Horto, em Juazeiro do Norte-CE), que abriga um vasto acervo de objetos votivos, especialmente em madeira, foi inaugurado em 21 de julho de 1999. O Memorial Frei Damio, localizado na cidade de Guarabira-PB e inaugurado em 19 de dezembro de 2004, apresenta tambm um museu com alguns objetos votivos. Com organizao museolgica ainda mais insipiente, destaco os memoriais de Pedro Batista (Santa Brgida-BA) e de Irm Dulce (Salvador-BA), de recente fundao. Em nenhum de todos estes casos, contudo, se pode verificar um trabalho museogrfico de referncia. Faltam sempre informaes das mais superficiais s mais precisas, como a procedncia, tcnicas construtivas, dimensionamento das peas (numa anlise externa) e a motivao, funo crnica e natureza sgnica (apenas como exemplos de itens internos a serem abordados). As peas ficam expostas, simplesmente. No situadas claramente entre o interesse etnogrfico e artstico, perdem uma oportunidade valiosa de interpretar o fenmeno religioso e transmitir aos visitantes uma viso mais ampla e integrada de sua ocorrncia.

Num outro extremo, motivado pelo atrativo artstico, os objetos votivos so apropriados por artistas plsticos e colecionadores particulares. Inicialmente as peas bi e tridimensionais (pinturas e esculturas, em particular) atraram uma gerao de artistas que se lanaram caa destes objetos, desbravando os sertes e os espaos populares urbanos, desdobrando-os em novas obras de arte, numa linguagem de inspirao primitivista10. Bastide afirmara que se

9 Atualmente o Museu encontra-se fechado, numa reforma que j dura quase trs anos. 10 Nos idos dos anos de 1940 a 1970, muitos artistas plsticos baianos (num fenmeno de ressonncia nacional) lanaram-se pelo interior do estado e da regio Nordeste, buscando os originais ex-votos esculpidos em madeira, cuja espontaneidade despertava nos artistas influenciados pela esttica primitivista uma ao inspiradora: vide o trabalho dos artistas plsticos Sante Scaldaferri, Caryb (Hector Pride Bernab), Mirabeau Sampaio, Jenner

quando a arte passa da sociedade ao indivduo uma regulamentao do entusiasmo, quando passa do indivduo sociedade , ao contrrio, uma exaltao das foras psquicas (1979, p. 190). No caso das manifestaes votivas, quando pensadas como objetos de arte, ocorre uma absoro desse entusiasmo estilstico que faz do riscador de milagres (o pintor) ou do cortador de milagres (o escultor) um agente que se solidarizou (como tradutor) a uma outra forma solidria (o drama descrito por outrem no pagamento da promessa), e que adere, inconscientemente ou no, s pulses psquicas de outros sujeitos sociais: h na f algo de contagiante. Todo ciclo que envolve estes diferentes rituais pode ser uma forma de renovao dos vnculos sociais destas comunidades, um apelo quase sempre visual de exaltao da f coletiva.

Nas duas ltimas dcadas do sculo XX, no entanto, o apreo foi mais alm. De subtrao inspiradora, os artefatos votivos (os manufaturados, especificamente) passaram a ser restaurados e vendidos como objetos de decorao: pinturas em tela ou em placas de metal ou madeira, esculturas em madeira e peas costuradas em tecido. Dos improvisados museus os objetos votivos chegaram s galerias de arte. E destas, aos antiqurios.

Dessa forma, o que vemos atualmente nesta variedade de semiforos uma subverso da prpria natureza paradigmtica da ddiva. Situada entre o paradigma holstico e o paradigma econmico, a ddiva desponta na teoria antropolgica contempornea como um terceiro paradigma: nem to comunicativo, nem to instrumental. Pela sua natureza, a ddiva votiva parece estar hoje no centro da disputa entre os museus e os antiqurios, hora agigantada pelo seu valor de expresso interativa e solidria, hora transacionada como bem que agrega valor econmico. Dificilmente destacada por este seu carter sinttico. O fato que se estabelecem novas funes para este semiforo chamado objeto votivo. No caso da apreciao museolgica e da referncia artstica o ttulo de semiforo persiste sem rasuras, pois j no h uma funo utilitria correspondente, mas no se perde tambm o valor de troca. No caso da apropriao comercial este valor de troca chega a ser exagerado a ponto de oferecer outra utilidade, outro valor de uso, ao que era apenas um vestgio.

E de vestgio, torna-se relquia. Segundo Ordep Serra (1991, p. 65) relquia algo deixado... por um ente cuja passagem testemunha. E completa: nenhuma relquia vale de per si: o valor de uma relquia advm de sua associao com a figura ou o fenmeno que, este sim,

Augusto, Farnese de Andrade, Antnio Maia, Aderson Medeiros, Mrio Cravo Jnior, Mrio Cravo Neto e do escultor Agnaldo dos Santos todos produzindo quando no na Bahia, na regio Nordeste do Brasil.

constitui o foco de uma construo simblica (ibid.). E exatamente o que temos, num caso ou noutro: algo, que no uma coisa qualquer, que est associado a um rico e imbricado fenmeno religioso. Uma relquia!

De modo mais amplo, seria precipitado pensar que a religiosidade uma fbrica de relquias? Esta uma questo que parece pertinente. Em uma oportunidade, anos atrs, um professor declarou que esta pesquisa sobre o mapeamento votivo no nordeste oriental do Brasil, era como fazer uma arqueologia contempornea para alguns, Etnoarqueologia, a cincia ocupada em estudar o que materialmente produzido na atualidade e um dia vir a ser um vestgio arqueolgico. Pelo visto a produo das relquias que apresentei aqui j no anda a pleno vapor. Ao contrrio do que se pode pensar, a Igreja Catlica no obstante suas variantes muitas vezes antagnicas se renova com especial vigor no nordeste brasileiro. Posso crer que, se por um lado as prticas se aprimoram ou se ajustam s novas demandas decorrentes da evoluo dos tempos, os produtos destas prticas tambm mudam. As salas dos milagres que no passado eram repletas de pinturas e esculturas em madeira, h mais de meio sculo expe, primordialmente, fotografias e peas moldadas e modeladas de fabricao em srie, com funes diversas religiosa. Seria natural acreditar que daqui a outro meio sculo estas relquias teriam seu valor (simblico e, conseqentemente, econmico)

exponencialmente elevado. Contudo, esta valorizao seria advinda no apenas da natural antigidade que a pea ganharia com o tempo, sua condio de raridade, mas do teor de autenticidade e originalidade que estaria excepcionalmente envolta. Ser um testemunho direto da ao criativa e do imaginrio do artista (de ofcio ou de ocasio) parece ser muito diferente de ter sido um bem fabricado em srie, na maioria das vezes como funo de oferta litrgica adaptada ou ressignificada a partir de um outro bem utilitrio11.

O bem manufaturado torna-se relquia porque testemunha um instante de solidariedade, no tempo e no espao, ao constituir um sistema de sinais, portanto uma linguagem (BASTIDE, 1979, p. 184). Esta solidariedade contempla tambm um proveito de apreciao esttica, seja no campo da distino etnogrfica (como testemunho do popular), seja no campo da arte (como cdigo simblico), sempre mantendo um carter intelectual e intuitivo, simultaneamente.

Como um ready made s avessas. Assim como no discurso dadasta, no qual a funo esttica vem em grande parte da subjetividade do autor e do observador, no discurso da ddiva a funo ritualstica tambm transforma o que era objeto utilitrio em objeto de contemplao. No lugar do artista, o crente apropria-se do que j est feito e expressa a sua mensagem.

11

DESLOCAMENTOS
Dessa forma, os ex-votos migram da condio de objeto de culto para a de artefato colecionvel, sem que, necessariamente, os devotos, responsveis pela emergncia social desta representao, participem mais ativamente deste deslocamento. Com efeito, um deslocamento: a tentativa de aproximar as peas votivas do grande pblico corre o srio risco de perder a sua vitalidade expressiva, uma vez que os contextos que explicam sua apario so quase sempre desconhecidos tanto pelos pesquisadores, quanto pelos colecionadores. Trata-se de objetos afetivos, identificados muito mais com as peculiaridades narrativas dos seus depositrios do que com as lgicas interpretativas dos que se apropriam deles posteriormente.

Da pe-se uma pergunta: como deslocar a representao do fenmeno sem a perda das suas propriedades de autenticidade? O que se ganha e o que se perde quando o objeto votivo deslocado de seu habitat natural e passa a existir dentro de um outro contexto? Este parece o mais intrigante dilema contemporneo a recair sobre a riqueza tica, tcnica e esttica dos ex-votos. No Museu da Cidade (Salvador-BA) e no Museu Tho Brando (Macei-AL), ambos com carter de exposio etnogrfica, a exibio das peas votivas se faz numa linguagem artstica contempornea: o filtro da chama instalao envolve os ex-votos numa certa aura de objeto (termo curiosamente coincidente com uma categoria de expresso artstica, cunhada dentro da terminologia especializada dos artistas e crticos de arte). No Museu dos Ex-votos da Igreja do Senhor do Bonfim (hoje interditado para reforma) o esmero na exposio igualmente visvel, mas falta uma presena comunicativa para alm da visual. Em todos estes casos, mostram-se simples objetos, desprovidos de sujeitos ou contextos sociais mais reveladores. Pode funcionar muito bem dentro do jogo da interpretao artstica moderna, ou da formalidade museolgica, mas do ponto de vista testemunhal, ressente-se a ausncia de outros elementos situadores de tais objetos: local, data, material construtivo, expresso comunicativa, posicionamento dentro do ciclo votivo. Parecem ser as informaes bsicas do trabalho da Museologia. Falta-lhes, contudo, um mtodo explicativo para nominar o que aparece na representao do milagre.

A proposta que apresentei ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA fundamenta-se exatamente em aproximar o carter classificatrio com as narrativas sociais do milagre. parte o autnomo poder esttico das peas apresentadas numa coleo, proponho a revelao de sentidos pouco aparentes tanto no campo fenomnico das trocas votivas (igrejas, capelas, 10

cemitrios, etc.) quanto nas paredes de museus e antiqurios. Tenho a impresso de que a transferncia das concrees votivas para agentes especializados no campo da arte e da museologia tornou muda uma ampla gama de significados que s se pode resgatar com uma leitura etnogrfica. Talvez neste ponto resida a possibilidade de se alinhar os diversos campos de poder que se fazem ocultos na presena de cada representao votiva, mas que constroem a sua essncia social.

REFERNCIAS
ANDRADE, Mrio de. A situao etnogrfica no Brasil. Jornal Sntese. Belo Horizonte, outubro de 1936. no 1, Ano I. BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. 3 ed. Traduo: Gilda de Mello e Souza. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979. 216p. il. CASCUDO, Lus da Cmara. Dicionrio do folclore brasileiro. 9 ed. revista, atualizada e ilustrada. So Paulo: Global, 2000. 768p. CLIFFORD, James. Histories of the tribal and the modern, in The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature and art. Cambridge, Massachusetts, and London, England: Harvard University Press, 1988. DOM PEDRO II. Dirio de uma viagem ao norte do Brasil. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1959. 320p. HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2.925p. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacfico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin melansia. 2 ed. Tradues: Anton P. Carr e Lgia Aparecida Cardieri Mendona. So Paulo: Abril Cultural, 1978. 424p: il. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a ddiva forma e razo da troca nas sociedades arcaicas, in Sociologia e Antropologia, pp. 183-314. Traduo: Paulo Neves. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. 536p. POMIAN, Krzysztof. Coleo, in ROMANO, Ruggiero (Dir.) Enciclopdia Einaudi. Porto: Imprensa Oficial/Casa da Moeda, 1984. V.1. Memria-Histria. SAIA, Lus. Escultura popular brasileira. So Paulo: Edies Gaveta, 1944. SEF: Sociedade de Etnografia e Folclore. So Paulo: CCSP, 2004. (Catlogo de acervo histrico). 84p. il. SERRA, Ordep. O simbolismo da cultura. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA, 1991. 159p. VALLADARES, Clarival do Prado. Riscadores de milagres um estudo sobre arte genuna. 11

Rio de Janeiro: Superintendncia de Difuso Cultural da Secretaria de Educao do Estado da Bahia, 1967. 173p. il. WALDECK, Guacira. Exibindo o povo: inveno ou documento?, in TRAVASSOS, Elizabeth. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, no 28 Arte e cultura popular, pp. 83-99. Braslia: MinC/IPHAN, 1999.

12

Potrebbero piacerti anche