Sei sulla pagina 1di 2

Brasileira, 25 Anos

Ana Rita Aguiar A autora tem a idade de VEJA. Sua vida se confunde com o Brasil pblico: nasceu em maternidade do Estado, estudou em escolas oficiais, sua sade e doenas passaram pelo INPS e hoje ela a professorinha de uma nova gerao de brasileiros

Sou de uma famlia modesta. Nasci em 11 de abril de 1968 numa maternidade pblica do Recife. Fui a primeira dos sete
filhos de Amadeu e Albanita Aguiar, ambos funcionrios pblicos. Meus pais so do interior de Pernambuco. Papai nasceu e viveu por muitos anos em Brejo da Madre de Deus, no agreste, e minha me em Limoeiro, na Zona da Mata. Conheci desde cedo o sofrimento do sertanejo e do cortador de cana-de-acar. Era no Brejo, na casa de meus padrinhos Clvis e Maria Jos, que passava minhas frias. Tambm l moravam meus avs Dudu e Glorinha Aguiar, que j morreram. Brejo da Madre de Deus uma cidade simptica, fica entre serras e por causa disso noite faz um friozinho gostoso. Ainda hoje vou sempre l para descansar, passear e rever parentes e amigos. Numa dessas frias, eu devia ter uns 14 anos, minha v me deu um livro, At Quarta, Isabela!, de Francisco Julio, lder das Ligas Camponesas em Pernambuco antes de 1964. Foi um marco em minha vida. Era uma carta de um pai preso, sofrendo perseguies polticas, para a filha que nascia naquele momento. Uma carta de amor, um amor to sublime que dele nunca me esqueci. Como o Brasil mudou desde aquela poca!

Conheci desde cedo o sofrimento do sertanejo e do cortador de cana

Eu e todos os meus irmos sempre estudamos em escolas pblicas. O nico homem Emmanuel. Tem 21 anos e cursa
Administrao de Empresas. J foi aspirante do Exrcito e hoje se dedica soa aos estudos. No consigo imaginar o que ser dele quando concluir o curso. Ser que vai conseguir um emprego que justifique tantos esforos? Ana Caroline, de 13 anos, cursa a 8. Srie numa escola pblica e pretende ser jornalista. inteligente, alegre e desinibida. Fico me perguntando como estar quando tiver meus 25 anos. Ou Anamaria, de 12, e as gmeas Camilla e Marianna, de 8 anos.

Em 1984, aos 16 anos, formei-me professora pela Escola Marcelino Champagnat, em Tejipi, bairro do Recife. Fiz vestibular para o curso de Letras e fui aprovada. Mas no fui at o fim do curso. Submeti-me a dois concursos pblicos para professora primria e hoje leciono em duas escolas, uma da prefeitura do Recife e outra do governo do Estado. No deu para conciliar tudo. Para trabalhar, tive de trancar a matrcula na faculdade. Foi a mais dura opo feita na vida. claro que ainda penso em voltar. No desisti. S no sei quando isso ser possvel. Como professora, procuro passar aos meus alunos a noo de que lutar e desenvolver suas habilidades para encontrar seu melhor Brasil. Ensino crianas de famlias de baixa renda que empobrecem a cada dia e no tem muita f. muito triste olhar. Tento mudar isso. Ser professor no nada fcil. Mas como posso compreender tudo isso se tambm tenho problemas bem parecidos aos dos meus alunos e no consigo resolv-los?

Fico me perguntando como estar Ana Caroline quando tiver meus 25 anos

Minha segunda irm, Ana Rosa, de 24 anos, foi embora do Brasil. Terminou o curso superior de Enfermagem h quase dois anos e, diante da falta de oportunidades no mercado de trabalho, aceitou convite para trabalhar em Portugal. Hoje est bem, muito melhor que todos ns. Embora lamente todo dia a distncia. Apesar desse exemplo dentro da famlia, no penso em deixar o pas. Quero ter e criar meus filhos aqui.

Do meu salrio, 8% descontado para o Instituo de Previdncia dos Servidores, IPSEP. Pois
bem: no ano passado precisei ir ao mdico e fui at o Hospital dos Servidores marcar consulta. Consegui uma vaga para vinte dias depois. Na data marcada, a mdica faltou. Remarquei para quinze dias depois e, dessa vez, a mdica solicitou diversos exames. No laboratrio do prprio hospital, a atendente informou que s tinha vaga para um ms

Trancar a matrcula na faculdade foi a mais dura opo feita na vida

depois. O Brasil que me oferecido, o pas real onde vive mais de 80% de nosso povo, o Brasil dos servios pblicos, esse pas faliu faz tempo. Veja o caso dos transportes coletivos. Entro todo dia em seis nibus, no mnimo. Todos sempre lotados. Bom era quando andvamos de carro. H sete anos meus pais juntaram suas economias e compraram de uma tia um Fusquinha 78. Eu tinha 18 anos, j trabalhava como professora e era a motorista oficial da famlia. Levava os irmos menores para o colgio, minha me para o trabalho, fazia supermercado, pagava as contas. Em 1998 vendemos o Fusca e conseguimos comprar um Gol 84. As coisas pareciam estar melhorando. Depois de Collor, o arrocho pesou. H dois anos o carro no sai da garagem. No temos dinheiro para gasolina e manuteno. Talvez at pudssemos colocar de lado uma quantia xis por ms, mnima que fosse, para gastar com o carro. Mas que estamos construindo um novo quarto na casa e a esse projeto destinamos todas as nossas economias. Investir em imvel muito mais prudente. Carro se acaba, pode ser roubado. Casa no, para sempre.

Tenho conscincia das diferentes realidades vividas no Brasil de hoje. H pessoas que
nasceram em outras situaes, que nunca precisaram trabalhar nem abandonar a universidade e s sabem da existncia de transportes coletivos porque de dentro de seus carros contemplam verdadeiros formigueiros humanos. quase impossvel sair daqui do meu Brasil com destino ao pas desses sortudos. Subir um degrau quase um milagre. Os meus pais, que tinham a minha idade no fim da dcada de 60, tiveram mais oportunidades. Com poucos anos de casados, compraram uma casa prpria. Fizeram concursos e foram admitidos no servio pblico e minha me conseguiu concluir a faculdade, mesmo com trs filhos. O pas era mais generoso. A situao piorou. Tem o monstro da inflao, o fantasma da recesso e, em pocas de dinossauros, o desemprego de outros tempos.

Os meus pais que tinham minha idade nos anos 60, tiveram mais oportunidades

Nesses 25 anos, acompanhei com entusiasmo cada fase da vida poltica nacional. Depositei f no pas em momentos como as Diretas J, em 1984. Vibrei com a eleio, mesmo indireta, de Tancredo Neves e chorei com sua morte. No Plano Cruzado, fui fiscal do Sarney e fiquei nas filas de leite e da carne. Fui enganada, mas no perdi totalmente a confiana no pas.

Meu maior momento de descrena e pessimismo foi o do confisco da poupana

Meu maior momento de descrena e pessimismo foi o do confisco da poupana, promovido pelo assaltante que se instalou no Planalto. No ano passado fui para as ruas pedir sua sada. Comemorei o impeachment e recebi nova injeo de esperana. Quem sabe, no foi o comeo de um novo tempo para ns, brasileiros. Precisamos recuperar o sentimento de coletividade, respeito, responsabilidade e dar crdito aos polticos srios. Ainda acredito em dias melhores. Pode ser difcil que homens dignos que gostem e respeitem o Brasil e os brasileiros assumam o comando dos destinos da nao. Mas preciso crer nisso.

Potrebbero piacerti anche