Sei sulla pagina 1di 24

A PROMOO DE SADE E A PSICOLOGIA

A PROMOO E A PREVENO DA SADE

MODELO DA HISTRIA NATURAL DE DOENAS (Leavel & Clark, 1965)


INTERAO SUSCETVEL ESTMULO REAO : Inter-relao entre AGENTE, SUSCETVEL E AMBIENTE que produzem ESTMULO DOENA MORTE
Defeito, invalidez

HORIZONTE CLINICO

Sinais e sintomas Alteraes nos tecidos

RECUPERAO

PERODO PR-PATOGNIGO

PERODO PATOGNIGO

PROMOO DE SADE

PROTEO ESPECFICA

DIAGN. PRECOCE E TRAT. IMEDIATO

LIMITAO DA INCAPACIDADE

REABILITAO

PREVENO PRIMRIA

PREVENO SECUNDRIA

PREVENO TERCIRIA

O modelo de inapropriado para o caso das doenas crnicas no-transmissveis


Buss, 2004

Exemplo: Diabetes, IRC, Lupus, etc.

MEDICINA PREVENTIVA
Evitar doenas: preveno primria (controle de incidncia) Curar doenas: preveno secundria (controle da durao + prevalncia) Mitigar doenas: preveno terciria (controle de complicaes adicionais)

Neste contexto, a sade tem sido entendida, centralmente, como ausncia de doenas Buss, 2003

PROMOO DE SADE: dimenses


conceitual princpios, premissas e conceitos que sustentam o discurso da promoo de sade metodolgica que se refere s prticas, planos de ao, estratgias, formas de interveno e instrumental metodolgico. Cerqueira (1997)

PROMOO DE SADE:
Num contexto no qual est em evidncia a busca de modelos de ateno sade que extrapolem a assistncia mdicocurativa, a promoo ganha destaque no campo da sade pblica. Ela resgata a concepo da sade como produo social e busca desenvolver polticas pblicas e aes de mbito coletivo que extrapolem inclusive o enfoque de risco (campo da preveno). Entre os muitos desafios colocados para aqueles que demonstram interesse ou tm experincia profissional no campo da promoo da sade est o aperfeioamento do conceito, mtodos e prticas desta rea, que tem sido avaliada de forma promissora por todos aqueles que, insatisfeitos com os modelos assistenciais vigentes, buscam alternativas mais eficazes para estender a vida com qualidade e assim contribuir com a plena realizao do potencial de sade de indivduos e comunidades em todo mundo

Promoo de sade: origens e concepes


1945: Henry Sigerist: mdico historiador definiu quatro tarefas essenciais Medicina: a promoo de sade, a preveno de doenas, o tratamento dos doentes e a reabilitao. 1974: Informe Lalonde, marco histrico no campo da Sade Pblica, destaca a limitao das aes centradas na assistncia mdica, insuficientes para atuar sobre os grupos de determinantes originais da sade identificados por ele: os biolgicos, os ambientais e os relacionados aos estilos de vida. Propusera, ento, ampliar o campo de atuao da Sade Pblica, priorizando medidas preventivas e programas educativos que trabalhassem com mudanas comportamentais e de estilos de vida. 1978: Declarao de Alma Ata I Conferncia Internacional sobre Ateno Primria de Sade (OMS). Meta Sade para todos no ano 2000.

Promoo de sade: origens e concepes


1986: I Conferncia Internacional sobre Promoo de sade: carta de Ottawa foi um marco importante: o estabelecimento de polticas pblicas favorveis sade, a criao de ambientes propcios, o fortalecimento da ao comunitria, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientao dos servios sanitrios. 1988: II Conferncia Internacional sobre Promoo de sade declarao de Adelaide: afirmado que o principal propsito das polticas pblicas saudveis a criao de ambientes fsicos e sociais favorveis sade.

Promoo de sade: origens e concepes


1991:

III Conferncia Internacional sobre Promoo de sade declarao de Sundsval: para promover um ambiente favorvel sade, preciso englobar quatro aspectos importantes: a dimenso social; a poltica; a econmica e a necessidade de reconhecer e utilizar a capacidade e o conhecimento das mulheres em todos os setores, inclusive o poltico e o econmico. 1997: IV Conferncia Internacional sobre Promoo de sade declarao de Jacarta destaca que a promoo sade deve ser realizada em conjunto com a populao, e que para melhorar a capacidade das comunidades e promover a sade, necessrio que as pessoas tenham direito de voz e mais acesso ao processo de tomada de deciso e s habilidades e conhecimentos essenciais para efetuar a mudana.

Promoo de sade: origens e concepes


2000: V Conferncia Internacional sobre Promoo de sade , carta do Mxico, procurou avanar no desenvolvimento das prioridades da promoo de sade para o sculo XXI: a) promover a responsabilidade social em matria de sade; b) ampliar a capacitao das comunidades e dos indivduos; c) aumentar a inverso no desenvolvimento da sade; d) assegurar a infra-estrutura necessria promoo de sade e fortalecer sua base cientfica; e) reorientar os sistemas e servios de sade. 2005: VI Conferencia Global de promoo da Sade, Carta de Bangkok, refora as mudanas no contexto da sade, incluindo o crescimento das doenas transmissveis e crnicas. Levanta a necessidade de nomear e controlar os efeitos da globalizao na sade como o aumento das iniqidades, a rpida urbanizao e a degradao do meio ambiente.

Carta de Bangkok: A promoo da sade:


Baseia-se neste direito humano fundamental e oferece um conceito positivo e inclusivo de sade como um determinante da qualidade de vida, incluindo o bem estar mental e espiritual. o processo que permite as pessoas aumentar o controle sobre sua sade e seus determinantes, mobilizando-se (individual e coletivamente) para melhorar a sua sade. uma funo central da sade pblica e contribui para o trabalho de enfrentar as doenas transmissveis e no transmissveis, alm de outras ameaas sade. Procura dar uma nova direo para a Promoo Sade, buscando alcanar sade para todos atravs de quatro compromissos: desenvolvimento da agenda global, responsabilidade de todos os governos, meta principal da comunidade e da sociedade civil, necessidade para boa administrao prtica.

Promoo de sade: princpios


CONCEPO HOLSTICA: pressupe a compreenso ampliada de sade assumida pela OMS (WHO, 1984, p.20) declara que a promoo de sade envolve a populao como um todo no contexto do seu dia-a-dia, ao invs de enfocar grupos de risco para doenas especficas. Subentendida a sade como fenmeno produzido socialmente, cabem aes de mbito coletivo no cotidiano da populao, extrapolando o campo especfico da assistncia mdico-curativa. INTERSETORIALIDADE: requer a cooperao entre os diferentes setores envolvidos e a articulao de suas aes. Neste sentido, cabe destacar a responsabilidade do governo, tanto em nvel local como nacional, de atuar de maneira a garantir que as condies totais, que esto alm dos indivduos ou grupos, sejam favorveis sade. EMPODERAMENTO E PARTICIPAO SOCIAL: A participao compreendida como o envolvimento dos atores diretamente interessados membros da comunidade e organizaes afins, formuladores de polticas, profissionais da sade e de outros setores e agncias nacionais e internacionais no processo de eleio de prioridades, tomada de decises, implementao e avaliao das iniciativas (WHO, 1998). J o caso do empoderamento, se trata da constituio de organizaes e comunidades responsveis, mediante um processo no qual os indivduos que as compem obtm controle sobre suas vidas e participam democraticamente no cotidiano de diferentes arranjos coletivos e compreendem criticamente seu ambiente.

Promoo de sade: princpios

EQIDADE: como afirmado na Carta de Ottawa, a promoo tem como objetivo garantir o acesso universal sade e est afinada com o princpio de justia social. Alcanar a eqidade consiste em eliminar as diferenas desnecessrias, evitveis e injustas que restringem as oportunidades para se atingir o direito de bem-estar (Brasil, 2001, p.40). AES MULTI-ESTRATGICAS: pressupem o envolvimento de diferentes disciplinas e dizem respeito combinao de mtodos e abordagens variadas, incluindo desenvolvimento de polticas, mudanas organizacionais, desenvolvimento comunitrio, questes legislativas, educacionais e do mbito da comunicao SUSTENTABILIDADE: remete a um duplo significado: criar iniciativas que estejam de acordo com o princpio do desenvolvimento sustentvel e garantir um processo duradouro e forte. Implica uma necessria interpelao entre justia social, qualidade de vida, equilbrio ambiental e a necessidade de desenvolvimento com capacidade de suporte. Mas tambm se associa a uma premissa da garantia de sustentao econmico financeira e institucional.

O caminho entre a sade e a doena pode se realizar distanciando-se da doena, mas mantendo como foco (estratgia preventiva) ou aproximando-se da sade como referncia (estratgia de promoo)
Fernandez & Regules, 1994

PROMOO x PREVENO
CATEGORIAS
Conceito de sade Modelo de interveno Alvo Incubncia Estratgias Abordagens Direcionamento das medidas Objetivos dos programas

PROMOO DE SADE PREVENO DE DOENAS


Positivo e multidimensional Participativo Toda a populao Rede de temas da sade Diversas e complementares Facilitao e capacitao Oferecidas populao Mudanas na situao dos indivduos e de seu ambiente Vrios Ausncia de doenas Mdico Grupos de alto risco da populao Patologia especfica Geralmente nica Direcionadas e persuasivas Impostas a grupos-alvo gruposFocam em indivduos e grupos de pessoas Profissionais de sade
Adaptado de Stachtchenko & Jenicek, 1990

Executores dos programas

PROMOO x PREVENO
Prevenir = preparar, chegar antes de, dispor de maneira que evite (dano ou mal), impedir que se realize. Promover = dar impulso a, fomentar, originar, gerar. As duas abordagens, promoo e preveno, so complementares e no excludentes no planejamento de programas de sade e a populao se beneficia das medidas propostas em ambos os casos. O conceito de promoo de sade sofreu, nas ltimas dcadas modificaes que enfatizam um enfoque poltico e tcnico. Deve-se reconhecer que as abordagens metodolgicas em promoo de sade esto menos desenvolvidas do que os mtodos epidemiolgicos de planejamento, implementao e avaliao dos programas de preveno de doenas.

O conceito atual de promoo de sade parte de uma concepo ampla do processo sadesadedoena e de seus determinantes, propondo a articulao de saberes tcnicos e populares e a mobilizao de recursos institucionais e comunitrios, pblicos e privados para seu enfrentamento e resoluo. Buss, Buss, 2004

Movimento = combinao de estratgias:


Aes do Estado (polticas pblicas saudveis) Aes da comunidade (reforo na ao comunitria) Aes individuais (desenv. de habilidades pessoais) Aes do Sistema de sade (reorientao) Aes intersetoriais Aes globalizadas (componentes internacionais)

Responsabilizao mltipla pelos problemas e solues

E A PSICOLOGIA ?

PSICOLOGIA DA SADE
A Psicologia, na Sade se ocupa da relao biopsicossocial da mente e do corpo em um dado meio sociocultural e do desenvolvimento de novas tecnologias do comportamento para a promoo e a manuteno da sade. Compreende tambm o estudo de fatores do comportamento que afetam o tratamento de emergncia e a recuperao da enfermidade fsica (HOLTZMAN et al., 1987). Estudo dos processos psicolgicos e comportamentais na sade, enfermidade e cuidados com a sade. Tem como foco os problemas fsicos de sade e traz, como resultado, novas perspectivas tericas, modelos de medidas e delineamento de intervenes (JOHNSTON E KENNEDY , 1998). Inicialmente, teorias e mtodos de outras reas bsicas da Psicologia foram utilizados para tratar o tema da sade fsica, e avaliaes e intervenes de outras reas foram aplicadas no contexto da sade No entanto, com o aumento expressivo no nmero de pesquisas e com o crescimento dos servios clnicos de sade, esse campo vem se desenvolvendo muito nos ltimos anos (SMITH & SULS, 2004).

1978: APA - DIVISO 38: PSICOLOGIA DA SADE


o agregado de contribuies educacionais, cientficas e profissionais especficas da Psicologia promoo e manuteno da sade, preveno e ao tratamento da doena, identificao de correlatos etiolgicos e diagnsticos da sade e da doena e respectivas disfunes (Matarazzo, 1978)

Objetivos:

Estudar as causas e origens de determinadas doenas; Promover e manter a sade; Prevenir e tratar doenas; Promover polticas de sade pblica e o aprimoramento do sistema de sade pblica Aumento da expectativa de vida; Repensar o modelo biomdico Minimizar os custos da sade

Desafios :

PERODO PR PATOGNICO PREVENO NAS CRISES Crises evolutivas ou acidentais

PREVENO PRIMRIA

Promoo sade: sade:

Nveis naturais e patolgicas supresso da ansiedade ou alvio do sintoma; sintoma; fortalecimento do ego e das defesas adaptativas

Objetivo do terapeuta: terapeuta:


integrao programas gerais em sade pblica esclarecendo a funo do psiclogo participao nos conselhos e nos movimentos de sade palestras e cursos comunidade envolvendo temas gerais e especficos da Psicologia

Perodos: Perodos: Proteo especfica: especfica: Desenvolvimento humano: gravidez, identificao dos fatores de risco humano: parto, lactncia, infncia, puberdade, atuao em momentos mais especficos adolescncia, maturidade, da vida quanto sexualidade, orientao senescncia. senescncia. profissional, vocacional, matrimonial: matrimonial: Acontecimentos significativos: significativos: casamento, divrcio, adoo, luto. luto. aconselhamento psicolgico Acontecimentos crticos: mudanas, atendimento ao desnutrido crticos: imigrao, desastres econmicos, acidentes

PSICOLOGIA: ATUAO EM SADE


Resta-nos desafios importantes: 1) Integrar, dentro do prprio campo da Psicologia, o vasto conjunto de enfoques e abordagens; 2) Equacionar a integrao do conhecimento psicolgico propriamente dito com os conhecimentos gerados pelas cincias afins...com a incluso de outras disciplinas sociais e biolgicas (Bastos e Achcar, 1994)

Potrebbero piacerti anche