Sei sulla pagina 1di 7

Licenciatura em Educao e Comunicao Multimdia

TICA E DEONTOLOGIA DA COMUNICAO


Prof. Doutor Ramiro Marques

TICA DE MAQUIAVEL

Paulo Alexandre Roxo Fernandes 110236010

janeiro de 2013

Os homens prudentes sabem tirar proveito de todas as suas aes, mesmo daquelas a que so obrigados pela necessidade. Maquiavel

Introduo
O presente trabalho pretende sintetizar a tica de Maquiavel, partindo de uma abordagem ao conceito de tica; enquadrando brevemente Maquiavel na poca histrica e local em que viveu, o renascimento italiano; descrevendo algumas das caractersticas da tica que preconizou para a poltica e a governao do Estado, nomeadamente na sua obra mais famosa O Prncipe e apresentando uma reflexo sobre as motivaes dessa tica, interpretadas num contexto atual.

tica
A palavra tica deriva do grego ethik e significa cincia relativa aos costumes1. uma disciplina que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de a alcanar, preconizando juzos de valor que permitem distinguir entre o bem e o mal2. Procura, com base na razo, uma fundamentao para os valores morais da sociedade. Deve tentar distinguir-se a tica da moral, que tem por base costumes adquiridos; e da lei, pois embora esta tenha, muitas vezes, por base princpios ticos, no possvel impor a um indivduo que os respeite, nem sancion-lo quando tal no ocorrer.

1 2

tica In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013 (acedido em 03-01-2013) idem

Maquiavel
Nicolau Maquiavel nasceu na cidade italiana de Florena, a 3 de Maio de 1469 e morreu na mesma cidade, a 21 de Junho de 1527. Como um homem do Renascimento tinha mltiplos interesses, tais como a histria, a msica, a poesia, a diplomacia e a poltica, sendo considerado o fundador do pensamento e da cincia poltica moderna3. Em 1513, escreveu a sua obra mais conhecida, o Prncipe, inspirado na figura de Csar Brgia, Duque Valentino, (1475-1507), que para Maquiavel tinha sido o perfeito representante do seu prncipe 4. Esta obra teve como origem a unio entre Giuliano de Mdici e o papa Leo X, na qual Maquiavel viu a possibilidade da unificao de Itlia por um prncipe. Foi dedicada a Loureno de Mdeci II, Duque de Urbino, em quem via a possibilidade de levar a cabo esta unificao. Nela instrui sobre como governar e manter o poder absoluto, independentemente dos meios que tenham de ser utilizados, concluindo a obra com uma exortao a que um novo prncipe conquiste e liberte a Itlia 5.

A tica de Maquiavel
Em O Prncipe Maquiavel tem a inteno de instruir os novos governantes relativamente a como bem governar, manter-se no poder e ter o controlo absoluto do seu Estado. Para tal estes teriam de tomar decises oportunas em que os meios justificariam os fins.
3 4

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel , (acedido em 02-01-2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel (acedida em 02-01-2013) 5 http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel (acedida em 02-01-2013)

Maquiavel produziu a primeira grande rotura no sistema tico tradicional, que englobava, em um todo harmnico, religio, moral e direito, dando origem a uma vigorosa linhagem de pensadores polticos, que se prolonga at hoje 6. De acordo com Maquiavel:
Tamanha diferena se encontra entre o modo como se vive e o modo como deveria viver que aqueles que se ocupam do que deveria ser feito, em vez do que na realidade se faz, aprendem antes a prpria derrota do que a sua preservao; e, quando um homem deseja professar a bondade, natural que v ruina, entre tantos maus. Assim, preciso que, para se conservar, um prncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou no disso de acordo com a necessidade7.

Ento, segundo Maquiavel, o estudo da poltica no se deve restringir ao que deve ser feito, mas sim ao que tem de ser feito para obter o resultado desejado. Se o resultado desejado preservar o poder do governo, mantendo a ordem, ento o prncipe tem de saber lidar com a populao e ter em conta que () os homens costumam ser ingratos, volveis, dissimulados, covardes e ambiciosos de dinheiro; enquanto lhes proporcionas, benefcios todos esto contigo8, isto , os homens so naturalmente maus. Assim, a tica de maquiavel distancia-se, quer da tica da razo dos gregos, quer da tica da f da igreja catlica. Segundo Corra (2010), a tica de Maquiavel fundamenta-se nos princpios e valores que constituem a vida pblica, que so demonstrados pela manuteno
6

COMPARATO, Fbio konder (2006). Maquiavel: a Razo de Estado, Supremo Critrio tico In: tica:

direito,moral e religio no mundo moderno, p. 155. 7 MAQUAVEL, Nicolau. O Prncipe, p.99 8 Idem, p, 106.

da ordem pblica e poder do Estado, e que impedem que a populao vivencie desordens constantes. J na tica crist, esses princpios e valores so utilizados com a finalidade de se julgar um mau ou bom comportamento com base na educao crist, ou seja, uma tica exclusiva da vida privada, que visa principalmente a salvao da alma. Assim, no se devem usar os princpios da tica privada para avaliar a tica poltica e pblica.

Reflexo
Maquiavel, ao escrever o Prncipe, poderia ter tido como objetivo recuperar a sua posio social e o seu emprego, de forma a tornar possvel o seu regresso do exlio na Toscana, para onde tinha sido enviado, acusado de ser um dos responsveis por uma poltica anti-Mdici. Mas, certamente, no foi apenas isto que o moveu. Ele pretendeu apresentar uma forma de unificar a Itlia, instruindo o governante na arte de bem governar. Uma vez que se vivia uma poca de constantes mudanas, pretendeu apresentar valores que criassem estabilidade e que fossem universalmente aceites. Considerava que, como ele, o povo pretendia que o seu pas estivesse unificado e fosse poderoso e, para tal, deveria ter um governante que no medisse esforos para defender os seus interesses e que tivesse valores estveis que orientassem a ao poltica. Esta teoria apresenta alguma controvrsia, uma vez que um governante com poderes ilimitados e que dita as regras do jogo pode levantar graves problemas morais e enfraquecer a ao poltica, conduzindo dominao de uns em benefcio de outros.
5

Quando o indivduo limita a moral apenas vida privada, ele tender a desagregar-se da sociedade. E, quando o Estado se coloca ao servio dos interesses de fao, a capacidade para produzir legislao que proteja a liberdade e o bem comum desvanece. Quanto mais tempo o Estado capturado por cidados sem virtude mais rpido o caminho para a tirania9. Apenas com governantes virtuosos 10, que surjam periodicamente, se pode impedir a decadncia moral, criar modelos de atuao e evitar a corrupo. A tica de Maquiavel deve ser interpretada no contexto histrico que lhe deu origem a necessidade de unificao de Itlia, entregue intriga diplomtica e dividida em estados governados pelos denominados condottieri11. Maquiavel hoje reconhecido como fundador da cincia poltica moderna, pois interpretou o estado e o governo como realmente so e o termo maquiavlico (atos desleais ou at mesmo violentos para obter vantagens), atribudo s suas ideias, padece de injustia, uma vez que Maquiavel defendeu a tica na poltica. Os seus ensinamentos eram, no apenas para o prncipe, mas tambm para o povo, no qual tentava resgatar o sentimento cvico de participao, no contexto ideal da reunificao italiana.

http://pt.scribd.com/doc/113226249/Etica-de-Maquiavel-apontamentos-1 idem 11 O condottieri era um mercenrio que controlava uma milcia e estabelecia contratos com os estados italianos ou com o papado..
10

Bibliografia COMPARATO, Fbio Konder (2006). Maquiavel: a Razo de Estado, Supremo Critrio tico In: tica: direito, moral e religio no mundo moderno. So Paulo: Companhia das Letras. CORRA, Rogrio da Silveira (2010). A poltica tica de Maquiavel em o Prncipe. Revista Pontes, n 15. pp.32-50. MAQUIAVEL, Nicolau (2004). O Prncipe. So Paulo: Nova Cultural. Webgrafia http://www.suapesquisa.com/biografias/maquiavel.htm (acedido em 02-01-2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel (acedido em 02-01-2013) http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/%C3%A9tica (acedido em 03-01-2013) http://pt.scribd.com/doc/113226249/Etica-de-Maquiavel-apontamentos-1 (acedido em 06-01-2013) MARQUES, Ramiro .Textos publicados na internet.

Potrebbero piacerti anche