Sei sulla pagina 1di 13

Grupo de Trabalho 04 Ttulo do Trabalho: VIOLNCIA TRANSFBICA E MOVIMENTOS DE AFIRMAO IDENTITRIA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Autor(a): Jaqueline Gomes

de Jesus (Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaes pela UnB. Professora do UNIPLAN. Integrante da ABRAPSO).

RESUMO: Vivncias identitrias de gnero divergentes das socialmente aceitas so patologizadas e submetidas a preconceitos que, no extremo, terminam com o assassinato de pessoas pelo fato de serem da populao transgnero (transexuais e travestis). Essa violncia letal, em que as mulheres transexuais e as travestis so alvos recorrentes, afigura-se como a expresso mais cruel da violncia estrutural que pessoas trans sofrem cotidianamente. Nessa conjuntura desumanizadora, desenvolve-se uma mobilizao pelo reconhecimento de direito de pessoas transexuais e travestis vivenciarem o gnero com o qual se identificam. O presente trabalho, com foco na violncia transfbica na Amrica Latina, especialmente no Brasil, analisa os desafios da populao transgnero e as estratgias do movimento social para a incluso das pessoas trans brasileiras. PALAVRAS-CHAVE: Identidade de gnero, populao transgnero, violncia, cidadania, movimentos sociais. ABSTRACT: Experiences of gender identity different from those socially accepted are pathologized and subjected to prejudices that, in the far, end with the murder of people because they are from the transgender population (transsexuals and transvestites). This lethal violence, where transsexual women and transvestites are recurring targets, appears as the cruelest expression of the structural violence trans people suffer daily. At this dehumanizing situation, it is developed a mobilization for recognition of the right of transsexual people and transvestites to live the gender they identify to. This article, focusing on transphobic violence in Latin America, specially Brazil, analyses the challenges of transgender population and the strategies of the social movement for inclusion of the brazilian trans people. KEYWORDS: Gender identity, transgender population, violence, citizenship, social movements.

INTRODUO A populao transgnero (composta por travestis e pessoas transexuais 1) historicamente estigmatizada, marginalizada e perseguida, devido crena na sua anormalidade, decorrente do esteretipo de que o natural que o gnero atribudo ao nascimento seja aquele com o qual as pessoas se identificam e, portanto, espera-se que elas se comportem de acordo com o que se julga ser o adequado para esse ou aquele gnero (HERDT, 1996). Entretanto, a variedade de experincias humanas sobre como se identificar a partir de seu corpo mostra que esse esteretipo falacioso, especialmente com relao s pessoas trans2. Harry Benjamim cunhou o termo transexual em 1966, e criou os procedimentos clnicos para identificao e atendimento a pessoas transexuais. No campo clnico, at ento, compreendia-se que o gnero identificado pela pessoa normal estaria submetido ao seu sexo biolgico (LEITE JR, 2011). Essa concepo reduz a transexualidade a uma patologia, e as pessoas transexuais a pessoas para os quais procedimentos cirrgicos trariam uma cura (BENTO, 2006). Na 10 verso da Classificao Internacional de Doenas CID 10 (ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, 2008), a transexualidade definida como um transtorno. A 4 edio do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais DSM IV (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 1994) adota a mesma posio, que tratando gneros como configuraes genticas, seno meramente genitais, confunde-os com o conceito de sexo biolgico. Tal perspectiva se contrape que trata o gnero como um conjunto de atos performativos, norma que se materializa discursivamente (BUTLER, 2003), mosaico de identidades construdo socialmente, viso esta que permite compreender as vivncias trans fora de modelos patolgicos. H uma mobilizao internacional contra a psiquiatrizao das identidades trans e pelo
1

Pessoa que no se identifica com o gnero que lhe foi atribudo ao nascimento. Reconhecendo a forma como as pessoas se identificam, entende-se que mulher transexual aquela que reivindica o reconhecimento social e legal como mulher; homem transexual aquele que reivindica o reconhecimento social e legal como homem (JESUS, 2012a). 2 O termo trans, ao longo do texto, ser utilizado como referncia a transgnero.

reconhecimento social e legal do gnero com o qual se identificam, em luta pelo direito autodeterminao. Esse um dos aspectos polticos centrais da ao coletiva relacionada s pessoas transgnero. O espao reservado a elas o da excluso extrema, sem acesso a direitos civis bsicos, sequer ao reconhecimento da identidade. Tm de lutar muito para terem garantidos os seus direitos fundamentais, tais como o direito a vida. A partir de uma anlise do panorama internacional da violncia letal contra pessoas transgnero, com foco na realidade latino-americana e especialmente na brasileira, o presente trabalho objetiva delinear o recente cenrio nacional de mobilizao social pelos direitos da populao trans.

EXCLUSO E VIOLNCIA Em seu cotidiano, as pessoas transgnero so alvos de preconceito, desatendimento de direitos fundamentais (diferentes organizaes no lhes permitem utilizar seus nomes sociais3 e elas no conseguem adequar seus registros civis4 na Justia), excluso estrutural (acesso dificultado ou impedido a educao, ao mercado de trabalho qualificado e at mesmo ao uso de banheiros) e de violncias variadas, de ameaas a agresses e homicdios, o que configura a extensa srie de percepes estereotipadas negativas e de atos discriminatrios contra homens e mulheres transexuais e travestis denominada transfobia. A situao atual de violncia e assassinato de pessoas trans ser apresentada com base nas informaes coletadas pelo projeto de pesquisa qualiquantitativa Transrespect versus Transphobia Worldwide (TvT), conduzido pela Organizao No-Governamental (ONG) TransGender Europe TGEU, que monitora a situao dos direitos humanos de pessoas trans em diferentes partes do mundo e coleta dados sobre assassinatos a partir de informaes encaminhadas por instituies internacionais de direitos humanos. Dados do TvT indicam um total de 816 assassinatos de pessoas transgnero em 55 pases, entre primeiro de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011
3 4

Aquele pelo qual a pessoa transexual ou travesti se identifica e identificada socialmente. Nome civil e sexo registrados na certido de nascimento. Os registros civis brasileiros no adotam o conceito de gnero, ainda se restringindo ao sexo biolgico.

(TRANSGENDER EUROPES TRANS MURDER MONITORING, 2012a). A maioria dos 816 crimes ocorreu na Amrica Latina (643 78,80% do total), com expressiva participao brasileira, que conta com 325 assassinatos no perodo de 3 anos pesquisado, seguida da sia, com 59. A figura 1 mapeia a distribuio global das violaes. Figura 1: Distribuio mundial dos assassinatos de pessoas transgnero.

A tabela 1 aponta os principais locais de ocorrncia dos crimes, causas das mortes e profisses das vtimas, compondo um perfil de circunstncias frequentes.

N Rua Locais dos crimes Residncia Veculo Alvejamento Causas das mortes Esfaqueamento Espancamento Apedrejamento Profisses vtimas das Profissional do sexo Cabelereiro(a) ou dono(a) de salo 134 73 14 310 159 80 42 227 25

% (N=816) 16,42 8,95 1,72 37,99 19,48 9,80 5,15 27,82 3,06

total

Tabela 1: Distribuio das principais caractersticas dos assassinatos. 4

A maioria dos crimes contra mulheres e homens transexuais e travestis ocorre no espao pblico (16,42%), tendo em vista que grande parte deles trabalhava como profissionais do sexo (27,82%). So geralmente executadas com tiros (37,99%), o que indica planejamento por parte dos autores. Notvel haver, ainda, apedrejamentos (5,15%), mtodo arcaico para punio de indivduos desviantes. O Brasil responsvel, isoladamente, por 39,8% dos assassinatos de pessoas transexuais registrados no mundo entre 2008 e 2011, e no mesmo perodo por 50,5% desses crimes na Amrica Latina, cujo pas com o segundo maior nmero de violncias desse tipo foi o Mxico, com 60 assassinatos, seguido de perto pela Colmbia, com 59. Somente em 2011, 248 pessoas foram assassinadas por serem transexuais ou travestis (TRANSGENDER EUROPES TRANS MURDER MONITORING, 2012b). O Brasil o pas onde mais foram reportados assassinatos de pessoas integrantes da populao transgnero nesse ano: 101, seguido do Mxico, com 33 assassinatos, e da Colmbia, com 18. A Amrica Latina , destacadamente, a regio com os piores ndices: 204, 82,26% do total global, seguida da sia, com 17, apenas 6,85% das mortes em todo o mundo. Pode-se considerar que a tradio machista e sexista da cultura latino-americana tenha alguma influncia nesses resultados extremamente negativos. A gravidade dos dados coletados no Brasil, entre 2008 e 2011, acentua-se quando comparados com os de outros pases, em diferentes continentes, com nvel semelhante de liberdade de imprensa e mobilizao social, fatores que aumentam a probabilidade de divulgao de crimes de dio, conforme a tabela 2.

Pas Nmero assassinatos % em relao ao Brasil de

Brasil

Mxico

Argentina

EUA

Portugal

frica do Sul 1 99,7% menor

ndia

325

60 81,5% menor

18 94,5% menor

52 84% menor

1 99,7% menor

10 96,9% menor

Tabela 2: Quadro comparativo de assassinatos em diferentes pases e no Brasil.

Demonstra a tabela 2 que, internacionalmente, o nmero de assassinatos menor se comparado ao Brasil, pas em que a extrema transfobia estrutural, processo sociocultural que nega a cidadania das pessoas transgnero, tornase mais visvel quando se remete a dados tangveis como os supracitados. Uma breve seleo das centenas de casos apresentada na tabela 3, com a descrio de algumas vtimas brasileiras, identificadas pelos seus nomes sociais5, quando informados, e as circunstncias dos crimes.

Nome

Idade

Local crime

do

Causa morte

da

Circunstncias Tinha se mudado da capital Aracaju para

Gabi

17

Lagarto (SE)

Alvejada

trabalhar como faxineira. Foi alvejada na rua. Trabalhava como profissional do sexo. Um

Adriana

No informada

Cariacica (ES)

Alvejada

carro com dois sujeitos estacionou prximo a ela. Um deles saiu do veculo e, sem falar nada, disparou vrias vezes. Ela j tinha sido alvo de duas tentativas de

Natasha

26

Curitiba (PR)

Apedrejada

homicdio, em uma delas um de seus parentes ficou gravemente ferido.

Carla

No informada No informada

Penedo (AL)

Alvejada

Vivia em Aracaju, visitava a me em Alagoas quando foi morta. Discutia com algum em frente ao Jockey Club quando ele a esfaqueou e fugiu numa picape. Ela era mobilizadora social da comunidade

No informado

So (capital)

Paulo

Esfaquead a

Suely Scalla

41

Campinas (SP)

Espancada

desde os anos 80. Foi morta de manh, na principal avenida da cidade. Levou um tiro no rosto. Meses antes uma

Bruninha

19

Apucara-na (PR)

Alvejada

mulher de 28 anos a esfaqueara no rosto e no peito, mas ela no registrou a ocorrncia.

Aquele pelo qual a pessoa transexual e travesti se identifica socialmente.

Vivia com moradores de rua. Na noite anterior, algum ateou fogo nos pertences No informada Belo horizonte (MG) deles e efetuou tiros, sem acertar ningum. Alvejada No dia seguinte, o suspeito, um morador ou comerciante que no queria travestis nas redondezas, matou-a com tiros nas costas e no p. No informada Pouso Alegre (MG) Saia de um bar quando Renan Tomas, que Apedrejada mantinha um relacionamento com ela,

Mona

Claret

matou-a com pedradas na cabea.

Tabela 3: Descrio de vtimas brasileiras e circunstncias.

Os assassinatos das travestis e mulheres transexuais repetem a lgica das violncias conjugais comuns em casais tradicionais pautados por relaes machistas, caracterizadas pela agresso da mulher, por parte do homem, quando em uma situao de conflito, como uma estratgia de controle sobre o corpo feminino (BANDEIRA, 2009); alm de desamparo aprendido e descrena das vtimas ante inoperncia das instituies sociais de suporte (SANTI, NAKANO & LETTIERE, 2010). As violaes transfbicas adotam o padro dos crimes de dio, motivados por preconceito contra alguma caracterstica da pessoa agredida que a identifique como parte de um grupo discriminado, socialmente desprotegido, e caracterizados pela forma hedionda como so executados, com vrias facadas, alvejamento sem aviso, apedrejamento (STOTZER, 2007), reiterando, a abjeo com que so tratadas as pessoas transexuais e as travestis no Brasil. O grupo composto pelas pessoas trans alvo significativo de crimes de dio (IDEM). O uso de imagens fixas (fotografia) ou em movimento (vdeo), como documentos sociolgicos de registro fatual, apresenta possibilidades para a anlise da realidade social (MARTINS, 2008). No que se refere violncia urbana, o material gravado por cmaras postadas em diferentes locais pblicos apresenta enorme potencial para fornecimento de dados. Uma cena gravada em 15 de abril de 2011 significativa do carter de dio que orienta a transfobia no Brasil: o assassinato brutal, em Campina Grande, 7

na Paraba, da travesti Idete, morta com mais de 30 facadas por 3 jovens 6. Esse foi mais um crime de dio, em sua forma mais covarde: o ataque fsico em grupo.

POLTICAS DE AFIRMAO IDENTITRIA No que se refere especificamente s travestis e s mulheres transexuais, no h informao oficial de como rgos pblicos brasileiros tm-se articulado para auxili-las, no que envolve a possibilidade de serem atendidas nas Delegacias Especializadas de Atendimento Mulher, sob a proteo da Lei Maria da Penha. H, porm, decises judiciais favorveis aplicabilidade da Lei Maria da Penha para violncias conjugais em casais formados por homens cisgneros 7 e mulheres transexuais. Uma delas, cujo nome social no foi divulgado, apelou Justia do estado de Gois ante s reiteradas agresses do ex-companheiro. Pontuando a condio marital do relacionamento e salientando a condio de mulher da vtima, sobretudo o fato dela ser reconhecida socialmente como tal, a juza Ana Claudia Magalhes, da 1 Vara Criminal de Anpolis, conferiu ofendida tratamento jurdico equivalente ao de outras mulheres, nas posturas que a Lei Maria da Penha combate, e manteve o acusado na priso, proibindoo, quando em liberdade, de estar a menos de mil metros da ofendida e de seus familiares, bem como de manter contato com ela e seus entes (MENDONA, 2011). Sendo o sexo determinado ao nascimento e o gnero construdo ao longo da vida humana, a Lei Maria da Penha no teria sentido se objetivasse proteger apenas ao sexo biolgico fmea, e no constituio de gnero mulher, que formatado por caractersticas sociais, culturais e polticas, independe das diferenas biolgicas.

http://www.youtube.com/watch?v=COZRktdcVOA&oref=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com% 2Fresults%3Fsearch_query%3Dassassinato%2Bbrutal%2Bde%2Btravesti%2Bem%2BAlagoas %26oq%3Dassassinato%2Bbrutal%2Bde%2Btravesti%2Bem%2BAlagoas%26aq%3Df%26aqi %3D%26aql%3D%26gs_l%3Dyoutube.12...0.0.0.387.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0. 7 Pessoas cuja identidade de gnero est de acordo com o que socialmente se estabeleceu como o padro para o seu sexo biolgico (JESUS, 2012a).

O pequeno espao conquistado por homens e mulheres transexuais fruto de sua mobilizao pelo respeito a suas especificidades, e tem sido potencializado pela insero dos coletivos trans e seus simpatizantes na lgica dos novos movimentos sociais caracterizados por polticas de identidades ou identitrias. Esses movimentos articulam as questes da esfera privada as

discriminaes que sofrem, os estigmas que lhes so atribudos, e a recepo interpessoal negativa (repulsa) a seus atributos fsicos ou de personalidade com as reivindicaes da esfera pblica, para construir espaos de sociabilidade, por meio de mobilizaes sociais das mais variadas espcies (JESUS, 2012b). O movimento transgnero cada vez mais visvel, a partir de manifestaes pblicas, principalmente pelo ativismo na rede virtual, instrumento pelo qual fabrica novas realidades sociais, reconfigura relaes de gnero e demonstra, na sua prxis, que a identidade de gnero no esgota a subjetividade das pessoas trans. A Rede Internacional pela Despatologizao Trans defende veementemente a despatologizao das pessoas transgnero, propondo mudanas nas definies do CID 10 e do DSM IV, por meio de manifestaes pessoais e coletivas na pgina http://www.stp2012.info/old/pt/manifesto. Ao nvel de estruturao interna do movimento, e da micro-poltica, podem ser citadas como referncias de apoio virtual para a populao transgnero brasileira, com divulgao de notcias e orientaes no trato de questes pessoais, as pginas http://www.ftmbrasil.org, da FTM Brasil, comunidade virtual de homens transexuais; http://astra-rio.blogspot.com.br, da Astra Rio Associao de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro; e http://anavtrans.blogspot.com, da Anav-Trans Associao do Ncleo de Apoio e Valorizao Vida de Travestis, Transexuais e Transgneros do Distrito Federal e Entorno. Redes sociais interativas como o Facebook tm possibilitado elevado nmero discusses e articulaes mais concretas com os problemas coletivos. Destacando-se as comunidades que se aprofundam em pautas complexas, como a Despatologizao Trans. CID/DSM, localizada que na pgina a 9

http://www.facebook.com/#!/groups/267024486729539,

debate

despatologizao

das

identidades

trans;

Transfeminismo,

em

http://www.facebook.com/#!/groups/334400389941600, na qual se tratam de temas relacionados insero das pessoas transexuais nos movimentos feministas, focando estratgias de valorizao da mulheridade das mulheres transexuais. J no que se refere s aes protetivas do Estado, o Governo Federal subscreve o Plano Nacional de Promoo da Cidadania e Direitos Humanos de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT8, resultante das discusses realizadas durante a 1 Conferncia Nacional LGBT9; e adotou o nome social de servidores pblicos federais travestis e transexuais10. O novo documento de identidade, o Registro de Identificao Civil RIC, desenvolvido pelo Ministrio da Justia11, apresenta-se como um retrocesso. Note o destaque em vermelho na figura 2. Figura 2: Destaque da imagem oficial do RIC divulgada pelo Ministrio da Justia (fonte: http://portal.mj.gov.br/portal/ric).

O RIC, ao contrrio da atual carteira de identidade, expe o sexo. Como se encontra, causar constrangimentos para as pessoas trans, que encontram dificuldades nos Tribunais para adequar seu registro civil ao gnero com o qual se identificam, ante inexistncia de legislao a respeito e lentido no andamento de projetos, como a Ao Direta de Inconstitucionalidade 4275, que est sendo analisada no Supremo Tribunal Federal pelo Ministro relator Marco
8 Disponvel eletronicamente em http://portal.mj.gov.br/sedh/homofobia/planolgbt.pdf. 9 Ocorrida em Braslia entre os dias 5 e 8 de junho de 2008. 10 Com a publicao da Portaria n 233 da Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto em 18 de maio de 2010, a qual foi reiterada, na esfera do Ministrio da Educao, pela Portaria n 1.611, de 17 de novembro de 2011. 11 Com base no Decreto presidencial n 7.166, de 5 de maio de 2010.

10

Aurlio de Mello, apresentada em 21 de julho de 2009 pela Procuradoria-Geral da Repblica, com a finalidade de reconhecer o direito das pessoas transexuais adequarem a documentao civil a sua realidade identitria, social e de gnero. CONSIDERAES FINAIS necessrio elucidar as consequncias da violncia estrutural contra as pessoas trans, para que se deixe de invisibilizar o que sofrem, como se fosse apenas uma srie de agresses isoladas, e revelar seu mecanismo de intolerncia generalizada, que encerra a ideia da impossibilidade de conviver com esse outro, porque sua vivncia de gnero diferente da nossa. No mundo contemporneo, mais que vivenciar uma identidade de gnero, ser transgnero corresponde a representar uma identidade poltica, pautada pela desconstruo da crena em papis de gnero considerados naturais, construdos biologicamente; e pela visibilizao de identidades particulares historicamente estigmatizadas, tornadas invisveis em determinados espaos sociais considerados normais, com base em determinaes estatsticas ou moralistas. Entre avanos e retrocessos, ainda estamos distantes, principalmente na realidade brasileira, de um estado de plena cidadania para as pessoas trans. A possibilidade de progredir nessa direo est, sob a tica da mobilizao social como forma de influncia dos grupos sociais marginalizados, em que as pessoas que vivenciam a dimenso das transgeneridades (ou

transgeneralidades), orientadas por polticas de cunho identitrio, tornem a sua realidade cada vez visvel, e continuem lutando, dentro dos sistemas legais e polticos, para propiciar um maior reconhecimento de sua humanidade e da justeza de suas vrias demandas. Dentre elas, o direito identidade, e antes desta, o direito vida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

11

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais [Online, 1994]. Acesso em: 29 jul. 2012. Disponvel em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm.php. BANDEIRA, Lourdes. Trs dcadas de resistncia feminista contra o sexismo e a violncia feminina no Brasil: 1976 a 2006. Sociedade e Estado, Braslia, v. 24, n. 2, 2009, pp. 401-438. BENTO, Berenice. A reinveno do corpo: sexualidade e gnero na experincia transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. BUTLER, Judith. Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. HERDT, Gilbert. Third sex, third gender: beyond sexual dimorphism in culture and history. New York: Zone Books, 1996. JESUS, Jaqueline G. Orientaes sobre identidade de gnero: conceitos e termos. Goinia: Ser-To/UFG, 2012a. Acesso em 12 ago. 2012. Disponvel em: http://www.sertao.ufg.br/uploads/16/original_ORIENTA%C3%87%C3%95ES_P OPULA%C3%87%C3%83O_TRANS.pdf?1334065989. JESUS, Jaqueline G. O movimento na rua: poltica e identidade nas dimenses de gnero, orientao sexual e raa/etnia. Anais do Simpsio Nacional sobre Democracia e Desigualdades. Braslia: Demod, 2012b. Acesso em 24 abr. 2012. Disponvel em

http://www.simposiodemode.unb.br/mesas/7_mesa/Jesus%20%20O%20movimento%20na%20rua.pdf. LEITE JR, Jorge. Nossos corpos tambm mudam: a inveno das categorias travestis e transexual no discurso cientfico. So Paulo: Annablume, 2011. MARTINS, Jos de S. Sociologia da fotografia e da imagem. So Paulo: Contexto, 2008. MENDONA, Camila R. Lei Maria da Penha aplicada a algoz de transexual. Revista Consultor Jurdico [Online], 12 de outubro de 2011. Acesso em 28 mai. 2012. Disponvel em http://www.conjur.com.br/2011-out-12/lei-maria-penhaaplicada-ex-companheiro-transexual.

12

ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE. Classificao estatstica internacional de doenas e problemas relacionados sade [Online, 2008]. Acesso em 25 de abr. 2012. Disponvel em http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/cid10.htm. SANTI, Liliane N.; NAKANO, Ana M. S. & LETTIERE, A. percepo de mulheres em situao de violncia sobre o suporte e apoio recebido em seu contexto social. Texto Contexto - Enfermagem, Florianpolis, v. 19, n. 3, 2010, pp. 417-424. STOTZER, Rebecca L. Comparison of hate crime rates across protected and unprotected groups. Los Angeles: University of California, School of Law, 2007. TRANSGENDER EUROPES TRANS MURDER MONITORING. Reported deaths of 816 murdered trans persons from january 2008 until december 2011 [Online, 2012a]. Acesso em 10 mai. 2012. Disponvel em

http://www.transrespect-transphobia.org/uploads/downloads/TMM/TvT-TMMTables2008-2011-en.pdf. TRANSGENDER EUROPES TRANS MURDER MONITORING. Reported deaths of 248 murdered trans persons in 2011 [Online, 2012b]. Acesso em 10 mai. 2012. Disponvel em http://www.transrespect-

transphobia.org/uploads/downloads/TMM/TvT-TMM-Tables2011-en.pdf.

13

Potrebbero piacerti anche