Sei sulla pagina 1di 5

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Curso de Mestrado em Cincias Jurdico-Forenses METODOLOGIA JURDICA

Ttulo: O papel da jurisprudncia na densificao do estatuto do arguido em processo de contra-ordenao

Sumrio da exposio

O processo de contra-ordenao, como processo sancionatrio pblico, constitui o exerccio pelo Estado, atravs de Autoridades Administrativas, de poderes de soberania traduzidos na faculdade de aplicao de sanes.

O estatuto de arguido, entendido como o feixe de direitos e deveres atribudo a uma pessoa por fora do facto de correr contra esta um processo de contra-ordenao, uma matria sensvel e que respeita ao reconhecimento (ou no) de direitos fundamentais (na sua vertente de liberdade e garantia do cidado perante o exerccio do ius imperii do Estado). Na Constituio da Repblica Portuguesa (CRP) so expressamente reconhecidos ao arguido em processo de contra-ordenao os direitos de audincia e defesa (cfr. artigo 32. n. 10 da CRP), normativo que tem consagrao na lei ordinria, nomeadamente no artigo 50. do Regime Geral das Contra-Ordenaes (Decreto-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro RGCO).

Sucede que o artigo 41. n. 1 do RGCO ordena a aplicao ao processo de contraordenao, subsidiariamente, dos preceitos reguladores do direito criminal.

A Jurisprudncia tem vindo a densificar o mbito da remisso operada pelo artigo 41. n. 1 do RGCO, nomeadamente no que concerne aplicao em processo de contraordenao dos direitos e garantias reconhecidos ao arguido em processo penal.

O Tribunal Constitucional (Acrdos n. 278/99 e 158/92) tem defendido que a aplicao ao processo de contra-ordenao dos preceitos reguladores do direito criminal no automtica nem plena, mas necessria, colocando a tnica do mbito da remisso, por um lado, na complexidade factual e tcnica e no valor das sanes aplicveis e, por outro lado, na menor ressonncia tica do ilcito.

No Acrdo do Tribunal Constitucional n. 469/97, foi admitida a aplicao ao processo de contra-ordenao do princpio do contraditrio, como forma de complementar a estrutura acusatria da actuao de poderes pblicos.

No Acrdo do Tribunal Constitucional n. 269/2003, o Tribunal defendeu que a aplicao subsidiria das regras do processo penal ao processo de contra-ordenao determina a aplicao do princpio da presuno de inocncia, por imposio do princpio da dignidade da pessoa humana e do direito de ser tido como um homem livre e com igual dignidade dos demais cidados perante a lei.

J os tribunais de primeira instncia (processo Carregosa e EDP) tiveram um papel preponderante na extenso do princpio da no auto-incriminao ao catlogo dos direitos do arguido em processo de contra-ordenao, tendo admitido a sua aplicao com fundamento na imposio absoluta do nus da prova da infraco ao acusador e como derivao do princpio da presuno de inocncia.

O contedo do princpio da no auto-incriminao em processo de contra-ordenao foi recentemente analisado no Acrdo do Tribunal Constitucional n. 461/2011, tendo o Tribunal considerado que, atenta a menor ressonncia tica do ilcito contraordenacional, o contedo do princpio da no auto-incriminao poderia sofrer compresso significativa em face do dever de colaborao com as Autoridades Administrativas com competncia de superviso, atenta a necessidade de assegurar o cumprimento eficaz das finalidades dessa mesma superviso.
2

Constata-se, assim, que a Jurisprudncia tem reconhecido ao Arguido em processo de contra-ordenao um catlogo de direitos que vo para alm da letra do artigo 32. n. 10 da CRP e do artigo 50. do RGCO, atravs do alargamento do escopo da remisso para as regras do processo penal, nomeadamente o direito ao contraditrio, o princpio da presuno de inocncia e o princpio da no auto-incriminao.

Aps analisar a jurisprudncia referenciada (que meramente exemplificativa), fica evidenciado que o contedo do estatuto de arguido em processo de contra-ordenao, nomeadamente no que concerne ao catlogo de direitos reconhecidos ao arguido, por remisso para as normas reguladores do direito criminal, foi sendo construdo com recurso ao labor dos Tribunais, sendo, contudo, a extenso de tais direitos malevel casuisticamente. E tal densificao foi feita considerando, atravs da ponderao e conjugao dos diversos princpios e valores em presena com aplicao na matria: a) por um lado, o princpio do Estado de Direito democrtico e o princpio da dignidade da pessoa humana, no seu ncleo essencial intangvel, e ainda a natureza do processo de contra-ordenao como processo sancionatrio pblico, constituindo o exerccio dos poderes de soberania do Estado, e assumindo caractersticas de processo acusatrio, determinaram a maior extenso s contraordenaes da remisso para as regras do processo penal, fazendo apelo ao regime mais garantstico deste processo para o Arguido; b) por outro lado, a menor ressonncia tica do ilcito contra-ordenacional e a necessidade de garantir o cumprimento dos objectivos prosseguidos com as competncias de fiscalizao e superviso que, em regra, esto conexas com a funo sancionatria das Autoridades Administrativas determinam a reduo do escopo da remisso para as regras do processo penal.

Jurisprudncia relevante

Acrdo

do

Tribunal

Constitucional

n.

158/92,

in

www.tribunalconstitucional.pt
3

Acrdo do Tribunal Constitucional n 469/97, de 2 de Julho de 1997, in www.tribunalconstitucional.pt Acrdo do Tribunal Constitucional n. 278/99, in

www.tribunalconstitucional.pt Acrdo n. 269/2003 do Tribunal Constitucional, disponvel em

www.tribunalconstitucional.pt Acrdo do Tribunal Constitucional n. 461/11, publicado na 2. srie do Dirio da Repblica n. 243, de 21 de Dezembro de 2011; Sentena da 2. Seco do 1. Juzo do Tribunal de Pequena Instncia Criminal de Lisboa, no processo n. 4907/06.3TFLSB (processo Carregosa), disponvel em www.cmvm.pt; Sentena da 2. Seco do 1. Juzo do Tribunal de Pequena Instncia Criminal de Lisboa, no processo n. 3501/06.3TFLSB (processo EDP), disponvel em www.cmvm.pt; Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa de 15 de Fevereiro de 2011, proferido no processo n. 3501/06.3TFLSB.L1-5, disponvel em www.dgsi.pt

Bibliografia BEA PEREIRA, Antnio in Regime Geral das Contra-Ordenaes e Coimas, Almedina, 8. edio, 2009; BOLINA, Helena in O Regime dos Processos de Contra-Ordenao dos Reguladores Independentes, publicado in Regulao e Superviso Bancria, in Regulao em Portugal: Novos Tempos, Novo Modelo, Coimbra, Edies Almedina, S.A., Fevereiro de 2009; FIGUEIREDO DIAS, COSTA ANDRADE e COSTA PINTO, Frederico, in Superviso, Direito ao Silncio e Legalidade da Prova, Almedina, 2009; GOMES CANOTILHO e VITAL MOREIRA in Constituio da Repblica Portuguesa Anotada, 4. Edio, 2007, Coimbra, Coimbra Editora; LAMEGO, Jos in Um filho do seu tempo, posfcio a Karl Larenz, Metodologia da Cincia do Direito, 4. edio, 2005, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, pgs. 701-713
4

LARENZ, Karl, in Metodologia da Cincia do Direito, 4. edio, 2005, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, MIRANDA, Jorge e MEDEIROS, Rui in Constituio Portuguesa Anotada, Tomo I, Coimbra, Coimbra Editora, Lda., 2. ed. Revista, actualizada e ampliada, 2010; OLIVEIRA MENDES, Antnio e SANTOS CABRAL, Jos, in Notas ao Regime Geral das Contra-Ordenaes e Coimas, Almedina, 3. edio, 2009; PALMA, Maria Fernanda, in Direito Constitucional Penal, Coimbra, Almedina, Fevereiro de 2006; PASSOS, Srgio, in Contra-Ordenaes, Anotaes ao Regime Geral, Almedina, 2. edio (revista e actualizada), 2006; PINHO, David Valente, in Das Contra-Ordenaes, Almedina, 2004; PIZARRO BELEZA, Teresa, in Direito Penal, 1. volume, reimpresso, AAFDL, Lisboa, 2003; SILVA DIAS, Augusto e COSTA RAMOS, Vnia, in O Direito no autoinculpao (nemo tenetur se ipsum accusare) no processo penal e contraordenacional portugus, Coimbra Editora, 2009; SIMAS SANTOS e LOPES DE SOUSA, in Contra-Ordenaes, Anotaes ao Regime Geral, 6. Edio, Lisboa, reas Editora, 2011.

Joana Bernardo Aluna n. 14731

Potrebbero piacerti anche