Sei sulla pagina 1di 80

RELIGIES AFRO-BRASILEIRAS LEI 10.

639/03

Os principais dois grandes grupos que definem as Religies Afro-brasileiras so o Candombl e a Umbanda. No entanto esses dois grandes grupos abrigam religiosidades bastante diferentes, tais como, por exemplo: a Pajelana (Umbanda), no Norte e Nordeste, com profunda influncia indgena e a Casa das Minas (Candombl), no Maranho, que mantm uma relao especfica com os Voduns (espritos ancestrais) da casa real do Daom.

O CANDOMBL uma religio baseada nas crenas que os africanos trouxeram de suas terras natais. Hoje em dia difundida no apenas no Brasil, mas tambm em vrios pases norte/latino americanos e europeus.

Por que estudar o candombl? Porque o Candombl reproduz as caractersticas do ethos africano, isto , seu modo de viver. Atravs do estudo do Candombl podemos ter uma noo entre outros dos seguintes aspectos da frica: organizao poltica, social e familiar dos reinos africanos; a viso ecolgica; medicina; organizao geogrfica das aldeias; culto dos ancestrais e reverencia aos mais velhos; Arte africana e afro-brasileira.

NAES
O culto do candombl divide-se em grupos que seguem tradies de culturas africanas diferentes, esses grupos de origem tnicos so chamados de naes.

Nao Angola/Congo: cultua os Inquices, divindades relacionadas s populaes banto (que falam a lngua banto) de Angola e Congo da frica Central.

TERREIRO BATE FOLHA DE SALVADOR (BA) MANSU BANDUQUENQU

TERREIRO BATE FOLHA DO RIO DE JANEIRO KUPAPA UNSABA

Nao Jeje (Casa das Minas): cultua os Voduns, divindades relacionadas s populaes do reino de Daom (populaes Ewe, Fon) onde hoje Benin, na frica Ocidental.

Segundo Pierre Verger, a Casa das Minas teria sido fundada pela rainha Nan Agontime, viva do Rei Agongl (1789-1797), vendida como escrava por Adondoz (1797-1818), que governou o Daom aps o falecimento do pai e foi destronado pelo meio irmo, Ghezo, filho da rainha (1818-1858). Ghezo chegou a organizar uma embaixada s Amricas para procurar a sua me, que no foi encontrada. () O termo mina, embora designe o grupo tnico do Gana e esteja associado ao forte de So Jorge da Mina ou Elmina, na Costa do Ouro, serviu para rotular os negros sudaneses introduzidos no Brasil poca do trfico: mina-fanti, mina-mahi, minapopo, mina-jeje, mina-nag, entre outros.
Da a expresso Tambor de Mina aplicada aos terreiros religiosos oriundos dessas etnias no Maranho, e, conseqentemente, Casa das Minas onde vivem as negras minas. A MITOLOGIA Os voduns (divindades) cultuados esto dispostos em famlias, que determinam a diviso fsica da Casa das Minas, sendo a principal a de Davice, cujo chefe Zomadonu, de uma linhagem real do Abomey. Essa famlia hospeda as outras: a de Quevio e a de Dambir, cujos membros vivem em quartos ao lado do gume, o quintal onde est plantada uma secular cajazeira, rvore sagrada. www.guesaerrante.com.br/2005/11/30/Pagina387.htm

CASAS DAS MINAS NO MARANHO

Tombada pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), pelo processo n 1464-T-00, de 2002.

Naes do Candombl:
Nao Keto: cultua os ORIXS, divindades relacionadas s populaes Yorubs (de lngua Yorub) da regio da Nigria, na frica Ocidental.

CASAS BRANCA DO ENGENHO VELHO (BA) IL AX IY NASS OKA

Tombado pelo IPHAN em 14 de Agosto de 1986 . Livro Arqueolgico, Etnogrfico e Paisagstico Inscrio:093 Livro Histrico, Inscrio:504, N Processo:1067-T-82

IL AX OP AFONJ

Tombado pelo IPHAN em 28 de julho de 2000. Livro Histrico: Insc.:559. Livro Arqueolgico, Etnogrfico e Paisagstico: Insc.:124 N Processo:1432-T-98

SOCIEDADE SO JORGE DO GANTOIS (BA) IL IY OMIN AX IY MASS

Tombado pelo IPHAN em 2002, Processo n 1471-T-00, 2002

NAO KETO ORIXS

OLORUN

EXU
Mensageiro-Dono da comunicao Guardio das entradas e sadas Cor: vermelho e preto Smbolo: og (basto)

OGUM
Ferreiro Guerreiro - Civilizador Desenvolvimento Cor: azul; branco; verde Smbolo: Espada; Bigorna

OXOSSI
Caador Caa, Floresta, Alimentao Cor: Verde ou Azul Smbolo: Of

OSSAIN
Curandeiro Senhor das ervas e plantas Cor: Verde Smbolo: Haste com pssaro

Senhor do solo, da plantao, da sade e das doenas. Cor: Palha; Marrom; Smbolo: Xaxar

OMOLU

XANG
Rei; Justia Senhor dos raios e troves Cor: Vermelho; Branco Smbolo: Ox (Machado)

Lamidi Olayiwola Adeyemi Alafin de Oy

OXUMAR

Rei das ligaes e inter-relaes Cor: Cores do arco-ris Smbolo: Serpente; arco ris;

YANS

Guerreira; senhora da morte Raios; ventos; tempestades; sensualidade Cor: Vermelho; rosa Smbolo: faca; alfange; urukere

OXUM

Beleza, Sensualidade e Vaidade guas Doce; Beleza; Amor; riqueza; fecundidade Cor: Amarelo; dourado Smbolo: espelho

SANTURIO DE OXUM EM OXOGBO

YEMANJ

Grande me Mar; Maternidade Cor: Branco; prata; azul Smbolo: Espelho prateado

NAN

Me senhora; Grande v Raiz; pntano; Lama (Terra e gua; Incio e Fim; vida e morte Cor: Roxo; Branco; Anil Smbolo: ibiri

OXAL

Sbio Ancio Sabedoria; Vida e Morte Cor: Branco Smbolo: opaxor

Os terreiros de candombl so casas onde so realizados os ritos do culto a divindades da frica trazidas com os africanos escravizados que preservaram na memria sua cultura, seus costumes e suas crenas. Assim como os Faras no Egito, essas divindades eram reis cultuados como deuses e toda a sorte da populao, seja na colheita, no comrcio, na guerra ou nos fenmenos das estaes do ano, era atribuda s suas influncias sobre a natureza. O rei geralmente era considerado um pai para a populao, pois a estrutura poltica reproduzia a estrutura familiar e, portanto, ele era um chefe de cls ligadas por laos de parentesco. Tudo isso se explica pelo fato de a maioria destes reinos terem se desenvolvidos a partir do crescimento de pequenas aldeias de famlias agrupadas. Diferente do que ocorre na frica, onde estes reis divinizados esto separados por regies e cidades, no Brasil, a continuidade de seus cultos pelos africanos s foi possvel quando eles se uniram em uma comunidade onde pudessem celebrar seus deuses no mesmo espao, o terreiro. Essa comunidade, a comunidadeterreiro, chama-se Egb.

REINOS YORUBS

REINOS YORUBS

Egbes

Na frica, principalmente entre os iorubs, as famlias extensas moravam em habitaes coletivas chamadas de egbes ou compounds. O compound era um conjunto de casas pequenas construdas lado a lado na forma de um quadrado ou retngulo. As portas e janelas das casas ficavam voltadas para o ptio interno do conjunto, lugar onde se dava o convvio social da famlia, e que se ligava por um lado externo ao corredor. A proteo espiritual do compound era assegurada pelo altar de Exu, localizada nas proximidades da entrada do conjunto, e pelas divindades dos ncleos familiares que os formavam. Os mortos eram sepultados e cultuados no interior do compound. (SILVA, 2005. P.64)

Esta a Casa Branca do Engenho Velho, o mais antigo terreiro de raiz yorub, cujo nome africano Il Ax Iy Nass Ok. Os povos Yorubs vieram das regies sudanesas que se estendem do Benim at a Nigria e denominam as suas divindades de Orixs. A eles so relacionadas foras da vida e da natureza que usam para ajudar seu povo, seus fiis e filhos. Orix significa "inteligncia da natureza." No Candombl, cada pessoa tem seu Orix e o reconhece como deus e pai ao mesmo tempo. O terreno fica situado numa encosta que se estende at uma cota de 30.00m com declividade de 30%, no lado direito da atual avenida da Gama, no sentido de progresso para o Rio Vermelho, entre as Ladeiras Manoel do Bonfim e do Bogun, na Unidade Espacial C-5 em Salvador - Bahia. Ocupa uma rea de 6.000m. Em redor do Barraco existem vrias casas de Orixs.

Casa Branca do Engenho Velho. Tombada em 1986 pelo IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional.

O Terreiro de Oxossi e o Templo principal de Xang. O Barraco que tem o nome de Casa Branca, uma edificao alongada com vrias divises internas que encerram residncias das principais pessoas do Terreiro, como tambm espaos reservados aos quartos de Orixs, quarto de Ax, Salo onde se realizam as festas pblicas, bem como a cozinha onde se preparam as comidas sagradas. Uma bandeira branca hasteada no Terreiro indica o carater sagrado deste espao. No telhado do Barraco, smbolos de Xang identificam o Patrono do Templo.

A planta da construo da Casa Branca do Engenho Velho foi adaptada seguindo a mesma lgica dos egbs, ou compounds, de acordo com a arquitetura colonial e as condies do geogrficas do ambiente, mas certamente a construo principal tem a mesma estrutura. Na planta abaixo, temos essa estrutura ampliada por todo o terreno. No terreiro de candombl os negros reproduziram no nvel mtico alguns desses padres de moradia e de culto. Exu continuou guardando a entrada dos terreiros. Os orixs, com seus quartos individuais, sintetizaram a diviso de culto por famlia. O culto aos mortos tambm permaneceu no quarto de bal ou de egun (esprito dos mortos). E o barraco do terreiro, funcionando como espao de culto religioso e da realizao das festas pblicas, reproduziu o ptio interno do compound (SILVA, 2005. P.64-65)

Il Ax Op Afonj. Fundado em Salvador no ano de 1910. Tombada em 2000 pelo IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional.

H uma casa para cada um. Estas construes foram assim estruturadas pelas mes de santo fundadoras, na inteno de criar uma miniatrua da frica

CASA DE SHANG DO ILE AXE OPO AFONJA

Significado dos nomes Yorubs das casas tradicionais de terreiros de Nao Keto:

YLE CASA AX FORA OPO SUSTENTAO (COLUNAS DE SUSTENTAO) Acompanhados por nomes de sacerdotes ou Orixs

Alm dos quartos, casas ou assentamentos dos orixs, o barraco um espao fundamental para o candombl. ptio do Egb. o lugar onde ocorre as festas religiosas. Nele, os orixs se encontram para trazer suas foras para o mundo dos homens. As festas remontam ao mesmo tempo a estrutura poltica de um palcio africano e as histrias mticas dos orixs. O Pai e a Me de Santo so o rei e a rainha do palcio e contemplam os orixs que danam ao rtmo dos atabaques tocados pelos msicos ogans. Os danantes a todo momento so pageados auxiliados pelas equedis que sinalizam com uma sineta o percurso da dana em torno do ix, a coluna sagrada ao centro do barraco.

BARRACO

Yalorix (Y = me; Ori = cabea; x = poder; fora; regncia)

Babalorix (Baba= pai; Ori = cabea; x = poder; fora; regncia)

Maria Stella de Azevedo Santos, Me Stella de Oxssi, Od Kayode Il Ax Op Afonj

OGS

Atabaques (L, Rum-pi e Rum)

EKEDY (EQUEDI)

Yao iniciado; filho de santo Ebmin iniciados com 14 anos de iniciao Abian frequentador ainda no iniciado

Antropologia do Espao/Lugar
Marc Aug, ao tratar do significado antropolgico do lugar, conceitua este como um local preenchido de sentidos e significados pelo grupo que o vivencia e elabora sua viso de mundo a partir de sua relao com este ambiente, no qual encontra uma posio, ou seja, um lugar, nele imprimindo, suas construes simblicas que ordenam a organizao espacial, construindo assim, um territrio.
Reservamos o termo 'lugar antropolgico' quela construo concreta e simblica do espao que no poderia dar conta, somente por ela, das vicissitudes e contradies da vida social, mas qual se referem todos aqueles a quem ela designa um lugar, por mais humilde e modesto que seja. (AUG: 2005, p.51)

Caractersticas do Lugar Antropolgico


1) Identitrio - enquanto preenchido de significados e sentidos, o lugar antropolgico corresponde e confere identidade a seus usurios;

2) relacional - a identidade de um lugar pertence a um conjunto de elementos, dentro do qual se define na sua relao e distino com estes demais elementos;
3) histrico - lugar antropolgico necessariamente um lugar vivido, um espao/tempo que somente reconhece seu significado e encontra seu sentido formando um sistema de cdigos que se sustenta na medida em que posto em prtica no cotidiano.

Territrio Muniz Sodr


A histria de uma cidade a maneira como os habitantes ordenaram as suas relaes com a terra, o cu, a gua e os outros homens. A Histria d-se num territrio, que o espao exclusivo ordenado das trocas que a comunidade realiza na direo de uma identidade grupal. (SODR: 1988, p. 22)
Territrio , assim, o lugar marcado de um jogo, que se entende em sentido amplo como protoforma de toda e qualquer cultura: sistema de regras de movimentao humana de um grupo, horizonte de relacionamento com o real. (SODR: 1988, p. 23)

Do lado dos ex-escravos, o terreiro (de candombl) afigura-se como forma social negro-brasileira por excelncia, por que alm da diversidade existencial e cultural que engendra, um lugar originrio de fora ou potencia social para uma etnia que experimenta a cidadania em condies desiguais. Atravs do terreiro e de sua originalidade diante do espao europeu, obtm-se traos fortes da subjetividade histrica das classes subalternas no Brasil. (SODR: 1988, p. 19)

No entanto, a essas concepes espao-temporais entronizadas () sempre se opuseram outros processos simblicos, oriundos das classes ditas subalterna, em geral caudatrios de simbolizaes tradicionais, pertencentes a 'espaos selvagens', onde se desenvolvem culturas de Arkh ('populares', costuma-se dizer). As comunidades litrgicas conhecidas no Brasil como terreiros de culto constituem exemplo notvel de suporte territorial para a continuidade do antigo escravo em face dos estratagemas simblicos do senhor, daquele que pretende controlar o espao da cidade. Tanto para os indgenas como para os negros vinculados s antigas cosmogonias africanas, a questo do espao crucial na sociedade brasileira () Mas essa no uma questo exclusiva de determinados segmentos tnicos. Para todo e qualquer indivduo da chamada 'periferia colonizada' do mundo, a redefinio da cidadania passa necessariamente pelo remanejamento do espao territorial em todo o alcance dessa expresso. (SODR: 1988, p. 17-18)

Assim, o Terreiro se encontra dentro do conceito definido por Henrique Cunha como territrio de maioria afrodescendente, o qual observa os espaos de moradia de uma populao com histria e cultura comuns reportadas s estratgias e conhecimentos engendrados pela populao negra. Estes espaos geogrficos de moradia so em sua origem histrica formadas por populaes negras e pobres com as quais se uniram as populaes de outras etnias, caracterizadas pela mesma condio social. Portanto trata-se de regies geogrficas da cidade de populaes de baixa renda com a maioria afro-descendente que determina a dinmica cultural e social desses territrios. (CUNHA JR: 2007, p.71)

Os terreiros se constituiram como espaos fortalecimento das caractersticas africanas de lidar com o espao imprimindo-lhe seu prprio significado, ordenando-o com smbolos sagrados que no apenas expressam mais orientam os sentidos e condutas dos adeptos do candombl. Os terreiros de Candombl se tornaram centros acolhedores de uma populao de vises de mundo e comportamentos avesso ao iderio burgus, que teve sua cidadania espoliada.

Recursos Metodolgicos
Observao participante; Registro fotogrfico; Registro em caderno de campo; Entrevista informal.

Na 'lgica' das religies afro-brasileiras, a palavra falada considerada uma importante fonte de ax (fora vital) e veculo de poder sagrado. Falar um ato mgico que impregna por contaminao simblica o sujeito da fala e do seu ouvinte. Na transmisso do conhecimento litrgico, o que dizer, quando, como e para quem so instncias determinadas pela hierarquia religiosa. A entrevista etnogrfica, por haver transmisso de conhecimento, tambm apreendida pelo grupo atravs desse contexto simblico. Para o pai-de-santo, dar entrevistas ou falar ao antroplogo adquirem significados que vo alm da simples transmisso de conhecimentos objetivos, significando muitas vezes, uma inverso de procedimentos religiosos. Porque, nessas religies, o processo de obteno do conhecimento raramente se faz atravs de uma dinmica de perguntas e respostas. Perguntar uma quebra da regra do silncio e do respeito, pois acredita-se que o conhecimento deva ser transmitido de acordo com os mritos de cada um e em funo do tempo de iniciao. Nesse ambiente aprende-se observando, sem questionar ou demonstrar uma excessiva curiosidade. (SILVA: 2006, p. 44)

UMBANDA
A MAIS BRASILEIRA DAS RELIGIES

A UMBANDA
A UMBANDA UMA RELIGIO PROFUNDAMENTE BRASILEIRA QUE SOMA, NA SUA CONCEPO TEOLGICA, INFLUNCIAS DO CANDOMBL, DO CATOLICISMO POPULAR E DO ESPIRITISMO KARDECISTA. AS ENTIDADES DA UMBANDA CONTAM A HISTRIA DO BRASIL: MAS DE UM BRASIL DIFERENTE E INVERSO, NO QUAL OS HERIS EXEMPLARES E AS AES TRANSFORMADORAS DA NACIONALIDADE SE REFEREM S FIGURAS MARGINALIZADAS: CABOCLOS, BOIADEIROS, NDIOS, PROSTITUTAS, MALANDROS, VELHOS ESCRAVOS E CRIANAS.

A Umbanda, apesar dos vrios sincretismos e vertentes que a caracterizam, considerada uma religio afro-brasileira que se desenvolveu a partir das Cabulas, cultos de origem Bantu que so registradas desde o sc. XVII, mas que se organizou, na sua forma atual, a partir da dcada de 30, para atender s demandas e aflies da populao negra e mestia das periferias cariocas e paulistas, sendo, posteriormente, adotada pela classe mdia branca urbana. Ora considerada como um branqueamento das religies negras, ora acentuado seu aspecto mais negro. A palavra Umbanda vem das lnguas Bantu, Umbundo e Quimbundo, significando arte de curandeiro ou medicina.

AS ENTIDADES NA UMBANDA
AS ENTIDADES QUE SE MANIFESTAM NA UMBANDA TM DIFERENTES FUNES: O ORIX: REPRESENTA O EU IDEAL E NORMATIVO; O CABOCLO: REPRESENTA A MATURIDADE, A FORA, A CAPACIDADE DE ESCOLHER CAMINHOS E ENFRENTAR OS PROBLEMAS; O PRETO-VELHO: REPRESENTA A MEMRIA, A CAPACIDADE DE COMPREENDER E SUPERAR OS PROBLEMAS; EXU E POMBA-GIRA: REPRESENTA A RUPTURA, O CONFLITO E A CAPACIDADE DE RESOLVER OS PROBLEMAS; AS CRIANAS: REPRESENTAM A VIDA, A ALEGRIA E O PODER DE EXISITIR PLENAMENTE, APESAR DOS PROBLEMAS

O lugar de culto da Umbanda chamado templo, terreiro ou Centro, onde os Umbandistas se encontram para realizao do culto, denominado Gira. Nas sesses de consulta, onde podemos encontrar Pretos-Velhos, Caboclos, Ciganos e outros Espritos, as pessoas conversam com essas Entidades a fim de obter ajuda para suas vidas, curas e soluo para problemas espirituais e pessoais diversos. As Entidades do conselhos, do passes (gestos mgicos que descarregam as influncias hostis) ou defumam (o uso da bebida e do tabaco como meio de cura de origem indgena). A Umbanda cr que o mdium tem o compromisso de servir como um instrumento de Guias ou Entidades espirituais superiores e, portanto, deve se preparar atravs do estudo, desenvolvendo a sua mediunidade, sempre prezando a elevao moral e espiritual, a aprendizagem conceitual e prtica da Umbanda, respeitar os Guias e Orixs; ter assiduidade e compromisso com sua Casa, ter caridade em seu corao, amor e f em sua mente e esprito.

AS FALANGES
As entidades da Umbanda se dividem em Falanges: grupos de espritos individualizados que tm personalidades similares e funes reconhecidas num mesmo padro. As principais Falanges ou Linhas so: A primeira linha chefiada por Oxal e tambm denominada linha de Santo, pois abrange os santos da Igreja Catlica em geral. A segunda linha a linha de Iemanj, que engloba as ondinas, caboclas do mar e outras entidades relacionadas gua. A terceira linha, a linha de Oxssi, a composta de caboclos e caboclas, ou seja, ndios, sendo comandada por So Sebastio. Na quarta linha, a de Xang-Agod, comandada por So Jernimo, trabalha Santa Brbara, caboclos e pretos-velhos. A quinta linha a linha de Ogum ou So Jorge, que lidera caboclos, pretosvelhos e soldados romanos. A sexta linha a linha Africana ou de So Cipriano, onde trabalha todo o povo da Costa do Congo, de Angola e todo povo da frica, comandada por Omolu. A stima linha a de Yori, ou de Cosme e Damio, que lideram as crianas.

OGUM

SO JORGE

OXOSSI

SO SEBASTIO

OXUM

NS. S. DA CONCEIO

YANS

S. BARBARA

A Umbanda uma religio autenticamente brasileira, pois conta a histria da formao do Brasil de um outro ponto de vista, atribuindo a negros e indgenas, seu valor e participao na sociedade. Outro aspecto importante da Umbanda o de colaborar com a sade, alm de aconselhamento psicolgico e social a comunidades, em sua maioria de baixa renda, que de outra forma no teriam acesso a tais benefcios.

O CABOCLO
A entidade Caboclo pode vir sob a forma do: Caboclo de Pena o ndio, geralmente numa verso romantizada do ndio brasileiro; Boiadeiro seja o vaqueiro nordestino, o boiadeiro do sudeste ou o peo do sul; Marujo ou Marinheiro seja o jangadeiro ou pescador ou o marujo embarcado na Marinha; O Cangaceiro , tambm considerado na linha dos Caboclos, ainda que seja cruzado com a linha dos Exus.

O CABOCLO DE PENA
O Caboclo ou Cabocla de Pena representa o ndio, como o bom selvagem: corajoso, sbio, caador, independente, orgulhoso, honrado e audaz, conhecedor dos caminhos da mata e dos remdios tradicionais. Geralmente sua manifestao sria e sisuda. A funo do Caboclo de Pena indicar o caminho da vida e restabelecer o equilbrio perdido.

Pena Verde

Cabocla Jurema

BOIADEIRO
O Boiadeiro representado como um homem do mundo rural, corajoso e sbio, mas alegre, amigo de churrasco, cerveja, cachaa e brincadeiras. As Festas de Boiadeiro so cheias de aluses e cantigas ao mundo do agreste, de alegorias ligadas ao trabalho com o gado, de histrias de f e de persistncia. Os conselhos do Boiadeiro geralmente so espertos e prticos, apontando para a tomada de responsabilidades.

Boiadeiro

Pretos(as)-Velhos(as)
Os Pretos e Pretas-Velhas representam a idade, a experincia e, portanto, a compaixo e a pacincia. So velhos escravos e escravas que contam suas vidas (s vezes, com impressionante correo antropolgica) e retiram dos seus sofrimentos, conselhos de superao das situaes e de sabedoria. No entanto, os(as) Pretos(as) Velhos(as) no so bonzinhos: representam a morte e a memria da escravido, por isso so sbios porque preciso no esquecer a crueldade do sofrimento para que ele no acontea nunca mais.

Pretos(as)-Velhos(as)

AS CRIANAS
As Crianas, tambm chamadas coletivamente, de Ibejada (Ibeji uma palavra nag que significa Criana) so espritos de crianas que vm para brincar e para resolver problemas das pessoas. Na verdade, na medida em que as crianas representam o esprito da vida, so as entidades mais poderosas, sendo capazes de resolver os problemas mais terrveis. A Festa de Cosme e Damio, em vrias cidades brasileiras, festeja essas crianas espirituais, com doces e brinquedos, acolhendo e agradando as crianas carnais.

As Crianas

EXU e POMBA GIRA


Os vrios Exus e Pombas Giras so considerados uma Linha a parte, pois trabalham para todas as Linhas, realizando os servios espirituais mais pesados. No entanto, no podem e no devem ser considerados como representaes demonacas so perigosos porque precisam ser capazes de enfrentar e resolver os problemas que os seres humanos no conseguem dar conta sendo, portanto, capazes de trabalhar para o bem ou para o mal, conforme forem requisitados.

Z Pelintra

Pomba-gira
Pomba-Gira pode vir na forma de Cigana, Rainha, Maria Mulambo, Sete Saias e outras mais

1 - Macumba

2 Exu no Lucifer e os orixs no so demnios

3- Sacrifcio
Sacrificar significa sagrar, isto , tornar algo sagrado. No candombl preciso tornar o alimento sagrado para que ele seja abenoado pelos deuses. O alimento comido e as benos de deus juntamente ingerida. Todas as religies fazem isso. Os catlicos sacrificam o Peru no Natal e peixe na semana santa, seguindo a mesma idia

Potrebbero piacerti anche