Sei sulla pagina 1di 10

AC FISCAL

MANUAL SPED PIS/COFINS

Esse manual tem por objetivo mostrar os campos que necessariamente devem estar preenchidos no AC Fiscal e os principais erros por conta da falta nas informaes. A seguir, sero demonstrados os principais campos a serem informados no menu de cadastros. 1 Empresa: No cadastro da empresa, na opo de estabelecimentos devem ser cadastrados tanto a matriz quanto as filiais pertencentes a empresa para que na gerao do SPED PIS/COFINS esses dados sejam gerados de forma unificada como mostra a imagem abaixo:

As informaes necessrias a gerao do arquivo SPED so: toda parte referente ao endereo, UF e municpio. Os demais campos dependero de cada estabelecimento como, por exemplo, a Inscrio Estadual (para contribuintes do ICMS) e a Inscrio Municipal (para contribuintes do ISS). No esquecer de informar o contabilista da empresa.

Pgina 2 de 10

Aps esse primeiro cadastro, informar a situao da empresa e do estabelecimento, como segue abaixo:

2 Histrico da Empresa: Ser preenchido com as informaes federais da empresa, onde ser cadastrado no inicio das movimentaes no AC Fiscal ou quando houver mudana na tributao federal da empresa.

Importante: . PIS/COFINS Cumulativos Deve ser marcado quando a empresa apurar os impostos de forma cumulativa para que seja aplicada a alquota devida de PIS 0,65% e COFINS 3%; . PIS/COFINS Alquotas Especficas Deve ser marcado quando a empresa no trabalhar com as alquotas pades de PIS e COFINS. EX: Distribuidora de medicamentos; . PIS/COFINS Cumulativo e No Cumulativo Deve ser marcado quando a empresa trabalhar com a apurao mista de PIS/COFINS. EX: Uma empresa de transporte a apurao do imposto feita da forma cumulativa, mas a propaganda que geralmente informada no vidro do nibus no cumulativo.

Pgina 3 de 10

3 Histrico dos Estabelecimentos: Ser preenchido com as informaes estaduais de cada estabelecimento da empresa.

importante que a opo informar itens nos documentos fiscais estaja marcada, pois a apurao do imposto feita com base no CST do item. Atentar para a opo de Contribuio Previdenciria que pode ser dividida em dois tipos: Exclusivamente com base na Receita Bruta atividades da tabela 5.1.1 com incio de escriturao 01/12/2011, exemplo, empresa exclusivamente de servios de Tecnologia da Informao (TI). Alguns chamam de empresas "puras". Com base na Receita Bruta e nas Remuneraes Pagas - seria para as empresas "mistas", que possuem receitas j enquadradas Lei 12546 e outras receitas, cujo incio de vigncia 01/04/2012, exemplo, empresa de TI que tem receita de Treinamento (que no faz parte das receitas de TI), por exemplo.

Pgina 4 de 10

4 Participantes dos Documentos Fiscais: No cadastro dos participantes, os campos obrigatrios para gerao do arquivo SPED so: UF e CNPJ (No caso do praticipante ser domiciliado no Brasil), e toda parte referente ao endereo. Quando o participante for do exterior, alm do endereo deve ser informado o pas.

5 Servios (ISS) No menu de cadastros Servios (ISS), sero informados os servios prestados e tomados, com a vinculao do Indicador de Contribuio Previdenciria quando a empresa fizer parte desse tipo de segmento como mostraremos a seguir:

O cadastro que for realizado nesse menu, influenciar nas empresas que trabalharem com notas de servios. Pgina 5 de 10

6 Produtos: No cadastro dos produtos, devemos informar a descrio do item, o cdigo utilizado pela empresa, unidade de medida e o grupo. Ao preencher o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), deve ser inserido um cdigo vlido de acordo com a tabela especfica para essas casos.

7 Analisador de Inconsistncias: Antes de fazer a gerao do arquivo SPED, iremos no menu de utilitarios para localizar a opo Analisador de inconsistncias. Esta ferramenta far a anlise dos possveis erros que podem ocorrer na importao do arquivo SPED.

Basta informar o(s) estabelecimento(s) desejado(s), o perodo, e no campo impacto selecionar a obrigao desejada como SPED FISCAL ou SPED PIS/COFINS, ou ainda selecionando a opo Todos sero analisadas as inconsistncias referente as duas obrigaes. Pgina 6 de 10

8 Gerando a obrigao: Para gerar a EFD, deve-se ir no menu de movimentos obrigaes federais Gerar Arquivo do SPED PIS/COFINS para ser apresentada a tela a seguir:

Perodo Informar o perodo da escriturao; Situao Especial Informar somente nos casos de abertura ou encerramento da emrpesa; Escriturao Retificadora Informar somente quando estiver retificando a declarao para que possa informar o nmero do recibo da declarao anterior; Arquivo Destino Informar onde deseja salvar o arquivo para posterior importao no validador do SPED. Feitos os procedimentos acima, selecionar o boto gerao do arquivo SPED. para realizar a

OBS: Para a gerao da EFD Contribuies, no devem ser gerados os documentos que no configurem receitas ou crditos. Vejamos o que diz o a legislao sobre o assunto: No precisam ser informados na EFD-Contribuies, documentos que no se refiram a operaes geradoras de receitas ou de crditos de PIS/Pasep e de Cofins. Fonte: Guia prtico da EFD Contribuies, Pgina 9.

Pgina 7 de 10

9 Importando o arquivo na EFD: Aps gerado o arquivo, iremos abrir o validador da EFD Contribuies como segue abaixo:

Com o validador aberto, selecionar a opo EFD Contribuies Nova Importar, procurar o arquivo gerado e realizar a importao.

Importante: Imediatamente aps a importao do arquivo no validador SPED, deve-se, dentro do programa SPED, selecionar a ferramenta apurao, como mostra imagem abaixo: gerar

Aps gerada apurao, validar a escriturao selecionando o boto

validar.

Pgina 8 de 10

10 Erros na validao do arquivo: Abaixo, seguem alguns erros recorrentes na validao do arquivo SPED PIS/COFINS: Campo obrigatrio. COD_ITEM Registro A170. Ocorre quando no lanamento da nota de servio o campo servio no foi informado

Campo de preenchimento obrigatrio. NAT_REC Registros M410 e M810. Ocorre quando no lanamento das notas os itens esto com CST especficos (04, 05 com alquota zero, 06, 07, 08 e 09), e no foi informado o campo referente natureza da receita.

No deve ser informado CST referente a Operaes com direito a Crdito (50 a 56) para operaes cujo participante pessoa fsica. CST_PIS Registro A170. Ocorre quando existe um lanamento de entrada para pessoa fsica e foi informado um CST que gera crdito de PIS e COFINS. Lei 10637/2002 e 10833/2003 art. 3

Pgina 9 de 10

Para operaes de entrada, o CST deve ser preenchido com os valores 50 a 98 ou 99. CST_PIS e CST_COFINS. Ocorre quando nos lanamentos de entrada foi informado um CST de sada (01 a 49).

Campo de preenchimento obrigatrio. COD_CLASS Registro D601. Ocorre quando no lanamento de uma nota de servios de telecomunicao no foi informada a classe.

Campo de preenchimento obrigatrio. VL_BC_PIS ou VL_BC_COFINS. Ocorre quando no lanamento do documento foi informado um CST tributvel, mas no foi informada a base de clculo do PIS ou da COFINS.

Pgina 10 de 10

Potrebbero piacerti anche