Sei sulla pagina 1di 11

NDICE

Apresentao.........................................................................04 Acessrios.............................................................................05 Introduo..............................................................................06 Princpio................................................................................ 07 Especificaes Tcnicas.......................................................10

Crioscpio Eletrnico Digital


Manual de Instrues

Instalao...............................................................................11 Descrio dos Controles........................................................12 Ligao e Uso .......................................................................15 Calibrao .............................................................................16 Anlise do Leite ....................................................................17 Tabela de Crioscopia ............................................................18 Manuteno ..........................................................................19

Mod. MK 540L

Termo de Garantia ................................................................21 Assistncia Tcnica ............................................................. 22

02

APRESENTAO

Prezado Cliente

A ITR tem a satisfao de entregar mais um Crioscpio de sua fabricao.

Para tanto elaborou este manual de instrues com o objetivo de indicar o melhor aproveitamento na utilizao deste instrumento.

Da leitura, observao e aplicao deste manual dependem o bom funcionamento e a conservao das qualidades do trabalho realizado.

Neste manual constam informaes, desenhos e instrues de ordem tcnica. Assim sendo, a reproduo e/ou emprstimo do mesmo no devem ser efetuados sem nossa autorizao por escrito.

ITR - Instrumentos Para Laboratrios TR Ltda.

03

04

ACESSRIOS

1 - INTRODUO

Ao receber o equipamento, verifique se o seu contedo est completo, conforme relao a seguir: - Solues: A = 0.000 (200 ml) validade 3 meses H B = -0.621 (200 ml) validade 3 meses H Anti-congelante - AC 0603 (500 ml) validade indeterminada - Vidros para Crioscopia (30 p) Com logomarca ITR - Suporte para Vidros (01 p) - Chave de Fenda (01 p) - Rgua de crioscopia (01 p) - Manual de Instrues - Embalagem de Papelo Madeira c/ Poliuretano Expandido - Certificado de Garantia.

O aparelho tem como objetivo a anlise do leite, em especial no que tange adulterao com gua, o que hoje um trabalho de rotina em todas as indstrias laticinistas.

A adio de gua ao leite no s reduz a qualidade do mesmo como tambm ocasiona seu estrago e/ou contaminao, o que pode representar um perigo sade.

O mtodo de anlise simples e efetua-se pela medio do ponto de congelamento, que praticamente o nico mtodo aceito no mundo inteiro.

O CRIOSCPIO ELETRNICO DIGITAL ITR - MK 540L um equipamento que determina o ponto de congelamento do leite num tempo de dois minutos, aproximadamente.

Observao: - Guarde a embalagem de madeira e o certificado de garantia para uma eventual remessa do Crioscpio para conserto.

05

06

2 - PRINCPIO

Equao para clculo da porcentagem de gua.


% = ( T - T) x 100 T T = ndice Padro

O ponto de congelamento do leite normal, que no recebeu adio de gua, est entre -0,530H e -0,545H. Varia em funo do meio ambiente, pastagens, tratamento, lactao e regio.

T= Crioscopia Encontrada Ex.: T = 540 T= 520 (540 - 520 ) x 100 = 3,7% 540

O ponto de congelamento do leite, que varia de regio para regio, conhecido ou pode ser estabelecido por amostras obtidas junto a fornecedores de leite. Porm, podemos considerar como ponto de congelamento mdio em torno de 0,540H.

SUPERFUSO
Certos lquidos, quando resfriados em imobilidade, podem atingir temperaturas inferiores a de seu ponto de solidificao. A este fenmeno d-se o nome de Superfuso. O leite solidifica-se a aproximadamente -0,540 P ode-se, com H. certos cuidados, resfri-lo a -20 sem que ele se solidifique. H Basta, porm, agit-lo, para que toda a massa se solidifique bruscamente. No Crioscpio MK 540L esta agitao feita quando a amostra est a uma temperatura de -3 H.

O leite adulterado por adio de gua ou resduos deixados nos tarros de coleta de leite junto aos produtores quando analisados, apresentar um ponto de congelamento mais alto; isto , tende a aproximar-se de 0H.

07

08

3 - ESPECIFICAES TCNICAS
CONSTRUO Este equipamento todo fabricado em chapa de ao, com pintura eletrosttica e ao inox polido. SISTEMA DE RESFRIAMENTO Transdutor eltrico, sem necessidade de manuteno. OBTENO DAS MEDIDAS E LINEARIZAO Os valores de medida so captados por um termistor, linearizados por circuito com amplificador operacional. INDICAO DA LEITURA: Digital. VELOCIDADE DE TESTE: Aproximadamente dois minutos. Capacidade 30 testes/hora. 1. A amostra rapidamente resfriada. Durante o processo a amostra lentamente agitada para melhor transferncia do frio, (homogeneizao). 2. A amostra est na temperatura de -3H e violentamente agitada. 3. A temperatura da amostra sobe rapidamente at o ponto de solidificao. 4. A temperatura permanece estvel (Plateau). PESO LQUIDO: 17 Kg 5. Se a amostra permanecer no banho frio, a temperatura comear a baixar. TEMPERATURA DO BANHO: -6C VALOR DO SENSOR (0 C/H): REPETIBILIDADE: + 0,002 H (Somente com vidros ITR) ALIMENTAO: 220V, 50/60Hz + 10% CONSUMO: 0,125 KW FUSVEL: 1 A DIMENSES: 380 x 330 x 280mm = C x L x A

09

10

5 - DESCRIO DOS CONTROLES 4 - INSTALAO


1. A parte traseira e as laterais do aparelho devem estar afastadas da parede ou outros obstculos, no mnimo 30 cm, a fim de dissipar o ar quente. 2. O aparelho deve estar apoiado livremente sobre a mesa ou suporte rgido nivelado. 3. No instalar perto de estufas, autoclaves ou outras fontes de calor. Liga e desliga o aparelho. (Instalado na parte posterior, junto ao fusvel e cabo de alimentao). CALIBRADORES: A: Ajusta o valor 0,000 B: Ajusta o valor -0,621. LMPADA READ: Indica que a leitura est memorizada no display. LMPADA READY: Indica que o aparelho est pronto para uso. CHAVE DE MODO: Seleciona o modo de operao do aparelho. ( localizada na parte inferior, dianteira direita, do aparelho). A chave de modo tem duas funes: 1) P/ direita-modo A: 50 55 segundos aps a agitao da amostra (-3H), o valor de crioscopia memorizado no digital, emite um sinal sonoro e acende a lmpada Read. Para retirar o valor da memria basta levantar o cabeote. 2) P/ esquerda-modo B: Logo aps ter memorizado no (Posio Momentnea) display (modo A) acionando momentaneamente a Chave de Modo para a esquerda, o aparelho passar automaticamente para o modo B e o operador poder observar o ponto de crioscopia pela leitura do digital(o ponto de crioscopia corresponde a temperatura mais alta observada durante este perodo e este valor dever ser anotado). Ao levantar o cabeote o aparelho passar automaticamente o modo A.
INTERRUPTOR GERAL:

4. ATENO
A) Para temperatura ambiente Inferior a 26C o aparelho opera normalmente. B) Para temperatura ambiente Superior a 26C conecte um dos niples localizados direita do aparelho uma torneira e o outro, ao esgoto. Abra a torneira para circulao da gua que deve ter, obrigatoriamente, uma temperatura entre 5C e 26C. A vazo do lquido deve ser controlada na torneira e situa-se entre 16 e 20 l/h. A temperatura ambiente no dever ultrapassar a 38C. 5. Colocao do lquido anti-congelante AC 0603. A) Quantidade aproximada: 80 ml. B) Colocar um recipiente (ex.: placa de Petri) embaixo do registro. C) Com auxlio de um funil, colocar lentamente o lquido refrigerante no orifcio de resfriamento, evitando que transborde, at comear a gotejar no recipiente em baixo do registro. 6. Recomenda-se uso de estabilizador eletrnico, onde houver variaes de rede eltrica superiores + 10% da voltagem nominal. Se necessrio consulte a assistncia tcnica.

11

12

Cabeote

Sensor

Memria

OK para uso Display Calibrador A Calibrador B Ajuste do STIR

Agitador Orifcio de
Resfriamento

Fio terra

Interruptor

Fusvel Filtro de ar

Boto STIR

do

Sada do registro Registro (por baixo) Ladro (por baixo)

Neutro Chave de Modo Modo A

Fase

Modo B

Terra Terra

13

14

6 - LIGAO E USO 7 - CALIBRAO


O aparelho sai calibrado de fbrica; porm, de tempos em tempos, deve ser aferido pelo usurio utilizando-se a soluo padro A para aferir o ponto de congelamento 0,000 e, a soluo B, para o valor -0,621.

1. Ligar o aparelho na tomada 220 V; (com um aterramento eficiente e teste regularmente sua coneco terra).

AJUSTE DE HOMOGENEIZAO ( STIR ADJUST)


2. Levantar o cabeote com a mo esquerda, at o engate e gir-lo para frente ( sentido horrio). Levante o cabeote e gire-o para frente; pressione o boto STIR e, com uma chave de fenda, ajuste o controle para uma amplitude de aproximadamente 3 mm do agitador.

3. Ligar o interruptor geral. O display deve acender.

AJUSTE A
1. Pipetar 2,5 ml de soluo padro 0,000 e colocar no vidro de provas. 2. Instalar o vidro de provas no orifcio de resfriamento. 3. Acionar para baixo o cabeote at encaixar no vidro com a soluo padro. Repetir o teste algumas vezes anotando os valores. Verifique a mdia dos valores obtidos. Se estiverem dentro de + 2 do valor padro no necessrio ajuste. Se uma calibragem for necessria, use uma chave de fenda e reajuste o calibrador A.

4. Aguardar em torno de 10 minutos at que acenda a lmpada READY (O.K. para uso).

Observao:
- No cubra o Crioscpio com capa ou similar a menos que o mesmo esteja desligado.

AJUSTE B
Seguir a mesma instruo da soluo A, porm, utilizando a soluo B. Para calibragem, utilizar o calibrador B.

15

16

8 - ANLISE DO LEITE
1. Pipetar 2,5 ml da amostra de leite no vidro de amostra. (O uso de amostra de leite gelado, poder ocasionar prcongelamento). 2. Instalar o vidro no orifcio de resfriamento. 3. Acionar para baixo o cabeote at encaixar no vidro contendo a amostra. 4. No momento da concluso do teste o aparelho emite um sinal sonoro intermitente e acende a lmpada READ. O resultado fica retido no display. 5. Levantar o cabeote e limpar o sensor com leno de papel. 6. Retirar o vidro de amostra, lavar com gua e detergente neutro e secar em estufa.

TABELA P/ NDICE DE CRIOSCOPIA (PADRO 0,540)


Crioscopia -0,540 -0,539 -0,538 -0,537 -0,536 -0,535 -0,534 -0,533 -0,532 -0,531 -0,530 -0,529 -0,528 -0,527 -0,526 -0,525 -0,524 -0,523 -0,522 -0,521 -0,520 -0,519 -0,518 -0,517 -0,516 -0,515 -0,514 -0,513 -0,512 -0,511 -0,510 -0,509 -0,508 (%) gua 0,0 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,2 3,4 3,6 3,8 4,0 4,2 4,4 4,6 4,8 5,0 5,2 5,4 5,6 5,8 6,0 6,2 6,4 Crioscopia -0,507 -0,506 -0,505 -0,504 -0,503 -0,502 -0,501 -0,500 -0,499 -0,498 -0,497 -0,496 -0,495 -0,494 -0,493 -0,492 -0,491 -0,490 -0,489 -0,488 -0,487 -0,486 -0,485 -0,484 -0,483 -0,482 -0,481 -0,480 -0,479 -0,478 -0,477 -0,476 -0,475 (%) gua 6,6 6,8 7,0 7,2 7,4 7,6 7,8 8,0 8,2 8,4 8,6 8,8 9,0 9,2 9,4 9,6 9,8 10,0 10,2 10,4 10,6 10,8 11,0 11,2 11,4 11,6 11,8 12,0 12,2 12,4 12,6 12,8 13,0

OBSERVAES:
Caso a amostra contida no vidro estiver congelada no sensor aguarde alguns segundos para que a mesma descongele.

- Quando ocorrer intervalos de tempo maiores entre um e outro teste, coloque um vidro vazio no orifcio de resfriamento a fim de evitar a entrada de sujeira ou formao de cristais de gelo. O uso de vidros de amostra, fora dos padres originais, poder afetar a repetibilidade do aparelho. Use vidros ITR originais.

Crioscopia acima do ndice, verificar o seguinte: a) Se a amostra est homognea b) Se a acidez est normal c) Se existe fraudes tais como: Substncias alcalinas, cloretos, sacarose, urina, etc.

17

18

9 - MANUTENO
9.1 - PREVENTIVA
- Repor o lquido anti-congelante diariamente. Em caso de pouco uso, repor semanalmente. Colocar um recipiente embaixo do registro e repor o lquido lentamente at comear a gotejar no recipiente. - Substituir o lquido anti-congelante a cada 30 dias, ou menos, dependendo das condies de poeira do ambiente. Ex.: dia 1 do ms. Colocar um recipiente embaixo do registro e aps abri-lo deixar escorrer todo lquido. Fechar o registro e repor o lquido conforme item anterior. - Limpar o filtro de ar a cada 15 dias, ou menos, dependendo das condies de poeira do ambiente. Retirar o filtro e limpar com ar comprimido para soltar o p. Caso necessrio lave-o. No ligar o aparelho com filtro removido ou mido.

9.3 - TROCA DO SENSOR


1. Substituir o sensor antigo. Caso necessrio solicite instrues Assistncia Tcnica. 2. Com uma chave de fenda, gire o cursor do potencimetro C 5 voltas no sentido horrio. 3. Coloque os calibradores A e B(no painel) no centro do cursor (5 voltas a partir do batente). 4. Faa um teste com a soluo padro A, e, antes que ocorra a memorizao, gire o cursor do potencimetro C no sentido anti-horrio at que a leitura do display seja aproximadamente zero (por ex.: -0,030). 5. Repita alguns testes usando somente o calibrador A. 6. Faa alguns testes com a soluo padro B e use somente o calibrador B. 9.4 - TEMPO DE AGITAO - O potencimetro T utilizado para ajustar o tempo de agitao em aproximadamente 1 segundo.

Observaes:
- expressamente proibido o uso de qualquer lquido que contenha lcool. - A ITR no se responsabiliza por danos causados a seus aparelhos, pelo uso de anti-congelante no original (AC 0603).

9.2 AFERIO DO BANHO FRIO


1. Colocar um termmetro no furo de resfriamento. 2. Ajustar o potencimetro F para -6 no termmetro . C 3. Lmpada vermelha ligada. Temperatura baixando. 9.5 - TEMPO DE MEMORIZAO - O tempo at a memorizao calibrado no potencimetro localizado na placa pequena e, deve ser de aproximadamente 50 segundos aps a agitao.

19

20

TERMO DE GARANTIA
A ITR d garantia aos produtos por ela fabricados, por um perodo de 12(doze) meses. A obrigao da presente garantia limita-se apenas a defeitos de fabricao e no por uso inadequado ou por falta de observao das instrues deste manual. No esto cobertos por esta garantia: 1. Danos causados pela falta de manuteno adequada; 2. Impercia do operador; 3. Danos oriundos de quedas ou acidentes de qualquer natureza; O fabricante se isenta de qualquer responsabilidade em caso de alteraes tcnicas introduzidas na mquina por terceiros ou mesmo pela assistncia tcnica prestada por outrem que no tcnicos da prpria fbrica devidamente credenciados. Eventuais despesas de frete correro por conta do comprador.

VENDAS
TEXTECH Comrcio de Peas e Equipamentos Ltda Rua Itacolomi, 77C Bairro Haide CEP. 36774-096 Cataguases MG CNPJ: 09.188.159/0001-56 - IE: 001051521.00-21
Fone: (32) 3422-2525 - Fax: (32) 3422-2525 ASSISTNCIA TCNICA E PEAS DE REPOSIO

TEXTECH Solues Eletrnicas Ltda. Rua Itacolomi, 42 Bairro Haide CEP. 36774-096 Cataguases MG CNPJ: 04.367.417/0001-48 IE. : 153.338.798.0076
Fone: (32) 3422-2525 - Fax: (32) 3422-2525 ITR Instrumentos Para Laboratrios TR Ltda. Av. Presidente Vargas, 3480 - 93260-006 - Esteio - RS Fone: (51) 3473-3711 - Fax: (51) 3473-4760 CNPJ: 90.457.045/0001-82 - Inscrio Estadual: 043/0031157 e-mail: itrltda@cpovo.net

OBS.: O sensor no est coberto pela garantia.

IMPORTANTE: A ITR empenha-se constantemente na melhoria de seus produtos. Para tanto, reserva-se o direito de fazer modificaes e melhoramentos sempre que supe trazer maior eficincia e qualidade ao produto sem que, com isso, seja obrigada a introduzir tais melhoramentos nos produtos j fornecidos, despachados ou que estejam em conserto.

21

22

Potrebbero piacerti anche