Sei sulla pagina 1di 8

Dinmica 02: Como transformar defeitos em virtudes?

Desenvolvimento: Animador: "Falando em cores do arco-ris...vamos pensar na harmonia que


existe entre elas, nas partculas de gua que refletem de formas diferentes, na gua que bebemos, no ciclo da vida... e vamos escolher uma bexiga que retrate uma das cores desse arcoris que estamos vendo." Os participantes, em posse de suas bexigas, fecham os olhos e ouvem novamente o animador: -Vocs tero que encher uma bexiga, ao mximo, sem estour-la e no podero abrir os olhos. Devero segurar o balo apenas pelo "caninho". O animador solicita aos participantes que encham cada vez mais os seus bales e, quando observar que vrias bexigas j estouraram, promove a reflexo.

Pontos relevantes para serem refletidos:


*Quando paro sem encher muito a bexiga, contento-me com o pequeno porque tenho medo! (Colocamos menos do que poderia ser colocado). *Mais e melhor, at estourar! Exagero tambm erro. (A regra era clara: no podia estourar). Ter controle da situao uma virtude, mas no posso querer controlar tudo! Qual o nosso ponto de equilbrio? preciso ir em frente, porm, respeitando as regras do grupo, o limite do outro. Nosso grande desafio NOS CONHECERMOS MELHOR!

"No so as virtudes que do grandeza ao homem, mas o homem que faz as suas virtudes!"
(Carlos Tadeu Viveiro) Mensagem: Ser feliz!

Dinmica 01: A vida uma novidade vibrante!!


Desenvolvimento: Sentados(as) em pequenos crculos (5 a 6 pessoas), cada participante pega um
giz de cera de cor diferente da que o(a) companheiro(a) escolher. Ao som da msica, cada um inicia um desenho, procurando expressar um problema ou uma idia. Ao comando do animador, cada participante passa o desenho para a pessoa da direita, recebe o desenho da pessoa da sua esquerda (sem mudar a cor do seu lpis) e prossegue a atividade, observando o que recebeu e completando o desenho com o que considerar oportuno para a soluo do problema ou

enriquecimento da idia. Quando a folha com a qual cada participante iniciou a atividade, retornar s suas mos, fazem-se os comentrios e reflexes.

**Consideraes que podem auxiliar:


*Permitir que o outro partilhe com voc e que o(a) ajude. *Se voc for forte, nunca tenha tanto orgulho de sua fora, a ponto de pensar que no precisa de apoio. *Refletir: A minha cor foi importante para o outro? A cor do outro foi importante para mim? *Mesmo com uma cor escura no momento, voc pode expressar bons sentimentos. A fora interior existe! O mesmo lpis que escreve o dio, escreve AMOR. *Cada um de ns tinha uma cor, mas o desenho que est conosco no tem apenas mais uma cor, tem outras cores.

Quando estamos abertos para receber o outro, a vida uma novidade vibrante!!!
Dinmica 03: Eu construo!
Desenvolvimento: O animador distribui uma pgina de jornal para cada participante. Diz que ir
propor algumas trocas e que a regra ser a de aceit-las. Escolhe aleatoriamente cinco participantes do grupo e faz as trocas por

uma folha bem amassada; um pedacinho de jornal rasgado; uma gravura bem bonita do jornal; uma folha cheia de buracos; uma tira de jornal. Solicita, em seguida, que construam algo com a folha que possuem em mos. Pede que alguns participantes expliquem o que construram e que todos os cinco tambm apresentem as suas "obras".

Reflexes: A criatividade um dos grandes lemas. A vontade o caminho.

Todos podemos construir algo de valor nessa vida!


Mensagem: Um Sorriso Diferente!

Dinmica 04: Conscincia com ao.


Desenvolvimento: Cada participante se apresenta: "Eu sou uma rua, uma avenida, um bosque, uma
praa assim...(com muitas rvores, local alegre e cheio de crianas...) e me chamo...(nome do participante)".

Aps a apresentao oral de todos, cada um escreve o que esse lugar (rua, praa ou bosque) quer dizer para o mundo. (Fundo Musical). Exemplo: A rua ...quer dizer ao mundo: "Chegam at mim pessoas verdadeiras, alegres, sbias e humanas. Que eu possa sempre acolher voc e faz-lo crescer, como tantos me fazem." Enquanto cada participante l o quer dizer ao mundo, o animador redige pontos marcantes dos textos lidos formando uma mensagem do grupo. Elege-se um ttulo. Exemplo: "Ns somos assim...quem quer nos acompanhar?"

Enriquecimentos para as reflexes no grupo:


*Maneira descomplicada de entender o outro. * preciso ter simplicidade ( O que eu transformei em necessidade? O que eu transformei em desejo?) * importante que eu reflita sobre a minha liberdade (O ano do carro fundamental? Estamos na era do consumo. Muitas pessoas programam ir ao shopping para dar um passeio e, se essa sada resulta em compras, reclamam porque gastaram; se no compram, reclamam porque queriam-"fulano tem"). *A responsabilidade essencial. (Caminha junto com a liberdade) *O respeito pela pessoa humana fundamental. *Um novo sculo, um novo mundo e... muita criatividade!(Toda negatividade a ser retirada precisa ter algo positivo no lugar! preciso ser criativo!) *Desafio dirio: Modificar e repensar o "meu comportamento", somente assim farei com que o outro reflita.

**Ningum viu um tomo, assim como ningum viu a alma e, no entanto, as grandes energias esto presentes; s vezes nas menores partculas. **Ser um profissional, qualquer um pode ser, porm, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa o grande DESAFIO!!!

Dinmica 05: Comunicao Efetiva!


Desenvolvimento: Todos os participantes balanam uma folha de papel e ouvem o barulho. (O
animador faz as devidas relaes. Exemplos: Esse o "barulhinho que acontece dentro de ns quando ficamos ansiosos, quando no conseguimos dialogar com o outro...) O animador ento sugere: "- Vamos amassar essa confuso interior, vamos jogar fora tudo que no bom. Os participantes amassam a folha de papel. O animador fala da importncia da comunicao e do amor; sugere ento que desamassem a folha com cuidado, que tentem deix-la bem lisinha. (Faz novas relaes. Exemplo: Vejam como a folha est marcada, nunca esquecemos dos gestos amveis e das palavras amigas). O animador sugere que novamente balancem as folhas. O barulho sumiu! Precisamos nos amassar e nos amar nos relacionamentos!

Reflexo: * Comunicao Efetiva Sem ela as decises tornam-se complicadas. Portanto, precisamos ser VERDADEIROS !

Dinmica 06: Intuio e sensibilidade na gesto de pessoas.


Desenvolvimento: O animador lana uma pergunta e solicita que apenas pensem na resposta.
"- Cada um de vocs ganhou uma herana que est no outro lado do oceano. Vocs realmente no podem ir busc-la, mas podem denominar algum para essa tarefa. Quem vocs enviaro? Por qu?" Os participantes registram em seguida duas qualidades dessa pessoa. O animador solicita que expressem oralmente essas qualidades e as registra no quadro de giz. Conclui dizendo que as anotaes pessoais so os valores que cada participante considera como mais importantes nessa vida e que os valores registrados no quadro so os valores daquele grupo. Exemplo da anotao de um determinado grupo: Cumplicidade Amor ++++ Sensibilidade Honestidade +++ Confiana +++ Responsabilidade + Respeito + Integridade Segurana Criatividade

Reflexes: *Quando fazemos com o grupo, o grupo se compromete com as aes. *As prprias pessoas tm as respostas que buscam.

Novas sugestes de Dinmicas:

Fonte: Livro "Exerccios Prticos de Dinmica de Grupo" (Silvino Jos Fritzen)

Dinmica 07: Eficincia de um trabalho em equipe

(A corrida de carros)

Objetivos: a)Demonstrar rapidez num trabalho de equipe. b)Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocnio. c)Desenvolver a imaginao e a criatividade. Tamanho do grupo: Diversos subgrupos de cinco a sete membros cada um. Tempo Exigido: Aproximadamente vinte minutos. Material Utilizado: Uma cpia da Corrida de Carros, conforme se encontra no final do exerccio; - Lpis ou caneta. Ambiente Fsico: Uma sala com carteiras para acomodar todos os membros participantes. Processo: I. A tarefa de cada subgrupo consiste em resolver, na maior brevidade possvel, o problema da Corrida de Carros, conforme explicao dada na folha, que ser entregue a cada pessoa do grupo; II. A seguir, l-se em voz alta, o contedo da folha, e formam-se os diversos subgrupos para incio do exerccio; III. Todos os subgrupos procuraro resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe; IV. Obedecendo s informaes constantes da cpia da Corrida de Carros, a soluo final dever apresentar a ordem em que os carros esto dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa; V. Ser vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a soluo do problema; VI. Terminado o exerccio, cada subgrupo far uma avaliao acerca da participao dos membros da equipe, na tarefa grupal;

VII. O animador poder formar o plenrio com a participao de todos os membros dos subgrupos, para comentrios e depoimentos. A CORRIDA DE CARROS Oito carros, de marcas e cores diferentes, esto alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabelea a ordem em que os carros esto dispostos, baseando-se nas seguintes informaes: O Ferrari est entre os carros vermelhos e cinza O carro cinza est a esquerda do Lotus. O McLaren o segundo carro esquerda do Ferrari e o primeiro direita do carro azul. O Tyrrell no tem carro sua direita e est logo depois do carro preto. O carro preto esta entre o Tyrrell e o carro amarelo. O Shadow no tem carro algum esquerda: est esquerda do carro verde. A direita do carro verde est o March. O Lotus o segundo carro direita do carro creme e o segundo esquerda do carro marrom. 9. O Lola o segundo carro esquerda do Isso. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Corrida de Carros A Soluo. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. O O O O O O O O

Shadow, cor azul. McLaren, cor verde. March, cor vermelha. Ferrari, cor creme. Lola, cor cinza. Lotus, cor amarela. Iso, cor preta. Tyrrel, cor marrom.

Dinmica 08: Esclarecimento de Valores


Objetivos: a) Demonstrar que o conceito de valores varia de acordo com as pessoas. b) Conscientizar os membros participantes sobre o problema de valores diferentes. Tamanho Do Grupo: Oito a dez pessoas, podendo fazer-se o exerccio, com vrios subgrupos, simultaneamente. Tempo Requerido: Vinte e cinco minutos, aproximadamente.

Material Exigido: Papel em branco, lpis ou caneta. Redao de trs frases. Ambiente Fsico: Uma sala suficientemente ampla, com cadeiras, para acomodar todos os membros participantes. Processo: I. O animador explica inicialmente o exerccio, e a seguir distribui uma folha com frases para cada membro, para que possa escolher uma dentre as trs que achar a mais importante. As trs frases podem ser, por exemplo: . Ser generoso com as demais pessoas. . Ser seu prprio chefe. . Ter amigos compreensivos. II. Feita a escolha, formam-se subgrupos, juntando-se os membros de acordo com a escolha feita. Aqueles que escolheram, por exemplo, a primeira frase, como sendo a mais importante, iro discutir as razes desta importncia. Assim, formam-se subgrupos semelhantes, para cada combinao de frase. III. Aps uns dez minutos de discusso, forma-se o plenrio, para expor a todos os participantes as razes da escolha de tal ou qual frase. I. No final, haver um momento para depoimentos sobe a experincia vivida no exerccio. Outros Tipos de Frases . Sair de mim mesmo para ajudar os demais. . Poder indicar aos outros o que fazer. . Livrar-se das normas e das leis. . Fazer o que for moralmente correto. . Preparar os demais para ajudar-me.

Que a cada dia ,possamos crescer mais como pessoas e fazer felizes os que nos cercam!!
Rosngela

Dinmica 09 - Canudinhos
A professora divide a turma em equipes e desenha no cho um crculo para cada equipe. No centro de cada crculo, coloca-se canudinhos de refrigerante de vrios tamanhos. As equipes se posicionam em volta e ao iniciar da msica andam. A nica regra do jogo no falar. Na primeira palma da professora, as crianas abaixam e comeam a construir o que vier cabea. Na segunda palma, as crianas levantam e trocam de crculo - vo para o crculo do lado e andam observando o contrudo nesse novo crculo. Na palma, abaixam e continuam construindo, na palma voltam ao cculo de origem e assim sucessivamente, at o trmino da msica. * O mais importante da dinmica a aboradagem posterior. Exemplo:

A idia inicial que vocs tiveram foi concluda? Vocs esto felizes com o que esto vendo? Joo, qual desses quadros voc levaria para casa? Por qu? Maria, as casas que voc conhece so todas assim? Como so? Teresa, as formas geomtricas esto presentes nesses quadros? Quais? Mateus, onde h mais a cor azul? Retire os canudos e conte-os para verificar. Lucas, escolha um quadro e comece uma histria. Roberta, continue...

E assim , a professora vai explorando, interligando as reas de conhecimento at chegar no ou nos objetivos pretendidos. Exemplo: Produo de texto / Escrita das palavras nomeando os objetos que surgiram nas construes / Trabalhar evoluo da moradia / Somar ou diminuir os canudos de um crculo e outro, etc. Obs.: Dinmica oportuna para explorar "sentimentos e valores".

Professora d a temtica para as construes : Figura Humana Tringulo Uma palavra com D Uma equipe conta para outra equipe resolver Um smbolo para a PAZ, etc.

1. 2. 3. 4. 5.

Potrebbero piacerti anche