Sei sulla pagina 1di 9

Celebrao noite, 15 Julho 2012

LIBERTE A F DA RELIGIOSIDADE Mateus 8.1 a 3.


Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus II Cr 15.3a

INTRODUO J est provado que ter f bom! A f pode ajudar na recuperao de um doente, tirar da depresso, nimo e melhor desempenho. Mas ser que todo tipo de f suficiente? Ela salvadora em si? E a f religiosa? - Voc tem f? Em quem? Onde ela se baseia? - Voc j parou para pensar que pode estar... SINCERAMENTE ERRADO?

A RELIGIO sobre mim: minhas boas obras, minha piedade, meu esforo, meus gostos, minhas preferncias, minhas aes.

O EVANGELHO sobre Deus: seu amor por mim, sua graa, sua entrega do nico filho, seu plano redentor, seu sacrifcio, seu resgate e seu perdo.

Olhe para mim: Ou voc deposita sua f em Jesus ou na religio! Porque so duas coisas distintas, Jesus sempre esteve na contramo dos religiosos, segundo o evangelho. - Duas caractersticas dos religiosos legalistas: - Normalmente so orgulhosos; vivem apontando o dedo para as pessoas e vivem na escassez. O orgulho um pecado. E foi exatamente por isto que satans foi expulso do cu. - Normalmente so amargurados; porque vivem a vida dos outros, por algum motivo vivem fugindo das suas prprias vidas e responsabilidades.

Existe mais gente confusa e insegura no mundo sobre esse assunto do que voc imagina, sabia? Se voc vive sentindo assim, no se preocupe, existe soluo. Infelizmente, muitas pessoas boas e sinceras depositam...
a.

F EM SI MESMO - Pv. 28.26

Quem confia em si mesmo insensato. Cultuam a si mesmos! Gonzaguinha escreveu e gravou uma cano NO PARE DE SONHAR, depois gravada tambm por Toquinho, que diz: ... F na vida, f no homem, f no que vir Ns podemos tudo, ns podemos mais Vamos l fazer o que ser... Gostosinha no mesmo? O que h de errada nela? Ela contrria ao ensinamento das Escrituras: Fp. 4: 13 Posso todas as coisas Naquele que me fortalece!
b.

F EM DOLOS - I Co 10.14

Por isso, meus amados irmos, fujam da idolatria.


O Senhor nos exorta: Naquele tempo vocs viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.I Pe 4.3

Tudo que no foca em Cristo idolatria. Voc no precisa de terceiros e intermedirios, Jesus o destino, o foco e o centro da sua f.
c.

F EM MAGIAS - Gl 5.20-21

... idolatria e feitiaria;... Aqueles que praticam essas coisas no herdaro o Reino de Deus. Est Escrito: Acabarei com a sua feitiaria, e vocs no faro mais adivinhaes. Mq 5.12. Deus condena estas prticas de ponta a ponta em sua Palavra. Filmes, sries, desenhos, livros, revistas para iniciar nossas crianas e adolescentes o que no faltam. Vide Harry Porter e Crepsculo.

Vivemos num pas mstico e religioso, pressionado a cada dia por uma sociedade global pantesta que est iludida pelo ilusrio caminho das ndias, ou pela falsa esperana da reencarnao escrita nas estrelas. Pessoas sinceras esto sendo oprimidas pela tradio da religio ou pelos modernos e mediticos mercadores da f. Ora pela macumba afro-brasileira, ora pela boacumba evanglica tupiniquim. Encontramos pessoas que se espremem no Norte para tocar numa corda, ou vo pegar uma fita na Bahia para se livrarem dos maus olhados, muitos que recebem passe no centro e depois para garantir uma hstia na igreja; uns que recebem uma baforada do preto velho no rosto e depois uma asperso de gua benta; alguns querem uma orao forte numa igreja ou mesmo uma olhadinha no show da f, mas ainda querem levar o saquinho de sal para colocar atrs da porta ou beber um gole de gua do rio Jordo; outros querem o incenso e os cristais e ainda recitam uma reza decorada que est atrs do calendrio de bolso. E para garantir um galhinho de arruda em baixo dos lenis etc. O que h de errado com estas pessoas? Nada! Elas esto exercendo sua f, neste mix e ecltico caldeiro religioso que elas acabaram caindo, o problema est em quem fomenta este sistema de religio que leva o povo para os amuletos da f e desvia o povo da pura e direta f em Jesus Cristo, o Senhor. Ele disse: Pois sem mim vocs no podem fazer coisa alguma. Jo 15.5 Qualquer forma de f religiosa onde Jesus no o comeo e o fim, no evangelho! Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras so verdadeiras e dignas de confiana". Disse-me ainda: "Est feito. Eu sou o Alfa e o mega, o Princpio e o Fim. Ap 21.5 e 6 Porque o fim da Lei Cristo, para a justificao de todo o que cr. Rm 10.4
d.

F EM RELIGIO (Sistemas e dogmas) - Tg 1.26 e27

Sua religio no tem valor algum! A religio que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada esta: cuidar dos rfos e das vivas em suas dificuldades e no se deixar corromper pelo mundo. A religio de Deus cuidar das pessoas e viver longe do pecado. No so sistemas, rituais, formalidades e coisas humanas. O Brasil ainda tem uma maioria de sua populao cheia de f na religio, est diminuindo, mais ainda uma realidade.
e.

F NO MUNDO - I JO 5.19 5.4 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo est sob o poder do Maligno. O que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. - Hedonismo = culto ao prazer, ao momento. (Doutrina que considera o prazer individual e imediato, como o nico bem possvel, princpio e fim da vida moral). Esta doutrina no cresce oficialmente, todavia sutilmente, e pior, est presente em todas as religies, porque no se apresenta como religio, mas como estilo/filosofia de vida, em especial entre a juventude das grandes cidades). o Simplesmente faa da Nike ou Mente sem Fronteiras da TIM, ou Mate sua sede da Coca Cola, ou ainda reveja seus conceitos da FIAT. Ou como foi em 2008, o famoso slogan da Boticrio: seja o que voc quiser E sempre bonito e sutil: Veja estes dois comerciais: - BOTICRIO - FIAT De fato, muitos enganadores tm sado pelo mundo. II Jo 1.7a Voc pode ser uma pessoa boa, honesta, trabalhadora e muito SINCERA, todavia se sua f no estiver baseada em Jesus Cristo, voc poder ser sutilmente seduzido e voc no poder ser salvo.

Est escrito: Rm 3. 21 e 22: Mas agora se manifestou uma justia que provm de Deus, justia de Deus mediante a f em Jesus Cristo para todos os que crem.

Isto no sobre voc, seus valores, sua religio e sim sobre Deus, f, graa. Presente de DEUS para voc, mesmo sem merecer! Se voc est... - Esto colocando o pecado em sua vida. - Outros colocam o pensamento positivo como motivao para a vida. - Outros colocam a conhecimento, o estudo, o status profissional como razo e fundamento para a vida. Todavia, voc est aqui no por acaso, hoje DEUS LHE TROUXE AQUI para voc superar a tradio e colocar Deus de verdade em sua vida! sobre isso que vamos meditar juntos neste momento. - Precisamos quebrar os mitos e sofismas da f ilusria e paliativa, que oprimi e ilude as pessoas! No podemos ter nem uma f HEDONISTA e nem uma f LEGALISTA. I. O QUE NO TER F FIEL EM DEUS: - No ter uma religio A religio como sistema organizado, como fim em si mesma, como um conjunto de dogmas e tradies, no significa ter Deus na vida. Ela por si, no pode transformar e salvar a vida de ningum. - No crer na existncia de Deus Isto muito bom, todavia no suficiente. Hoje vivemos em um tempo mstico, esotrico (new age), cheio de sincretismo e espiritualidade. Muitos dizem crer em muitas coisas, algum afirmar que acredita na existncia de Deus coisa comum.

- Na moeda brasileira est escrito: DEUS SEJA LOUVADO! Que Deus? - Na moeda norte-americana est escrito: NS CONFIAMOS EM DEUS? Qual Deus? Sabe por que ningum protesta? Porque cada um tem um Deus diferente que estes dizeres se encaixam. Certamente que haveria muitos protestos se estivesse escrito: Jesus Cristo seja Louvado! Voc precisa fazer mais do que apenas dizer que acredita em Deus. Voc cr que existe um s Deus? Muito bem! At mesmo os demnios crem - e tremem!- Tg 2.19 Crer na existncia de Deus no significa colocar Deus na vida. Quantas pessoas voc j ouviu dizer que matou, cometeu atrocidades terrveis em nome de Deus? - No apenas manter bons hbitos e realizar boas obras Bons hbitos ecolgicos, alimentcios e sociais so muito importantes, e todos ns devemos praticar e divulgar. Todavia, isto tambm no colocar Deus na vida. Praticar caridade e filantropia no significa colocar Deus na Vida. - No ter um grande conhecimento de assuntos religiosos Padres pedfilos, falsos profetas, pastores corruptos, judeus fariseus e fundamentalistas do islamismos tm conhecimento religioso, todavia no conhecem ainda Jesus dentro do seu corao! O prprio diabo um grande conhecedor de temas religiosos. - Ter Deus em sua vida e viver com Jesus muito mais que isto. Ento o que ? II. SIGNIFICA REALMENTE TER UMA F VERDADEIRA EM DEUS Leia comigo: Mt 8.1-3 Quando ele desceu do monte, grandes multides o seguiram. Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, se quiseres, podes
6

purificar-me!" Jesus estendeu a mo, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" Imediatamente ele foi purificado da lepra. O texto que lemos em Mateus, nos ajuda a entender como realmente colocar Deus em nossa vida. 1. PRECISO ADMITIR QUEM VOC REALMENTE - v. 2a Um leproso = um impuro que precisa de purificao. pecador. Rm 3.23 pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus. A Lepra nos lembra a doena do pecado: impureza, afastamento, relacionamentos quebrados (todos fomos contaminados por esta doena). Um dos nossos grandes problemas nos achamos mais do que realmente somos, existe muito orgulho e vaidade dentro do nosso corao. E se voc no vencer estes sentimentos malignos e carnais dentro de voc, voc no vai sentir necessidade de salvao! S podemos colocar Deus na vida quando reconhecemos nossa

pecaminosidade, nossa total incapacidade de nos salvar, nossa situao de carncia real de uma ao divina. Precisamos reconhecer nosso verdadeiro problema diante de Deus. E quem pode me purificar? A religio pela religio? A f na f? No! Apenas o Cordeiro de Deus, que no tem pecado algum. Ele tira o pecado do mundo. 2. PRECISO RECONHECER QUEM DEUS REALMENTE - v. 2b Adorou-o dizendo: Senhor, se quiseres podes purificar-me (Kirios) Deus soberano. E ele quem tem todo o poder e autoridade. (Ele tem que estar na posio certa na nossa vida) Ningum pode colocar, ter Deus em sua vida sem entender isso, no apenas mentalmente, mas tambm experimentalmente. No existe outro Senhor, outro soberano. No h mais ningum diante de quem todos teremos que prestar contas. No existe outra revelao absoluta alm de sua Palavra
7

No existe outra vontade perfeita alm da de Deus, pois ele o Senhor. Muitos morreram, confessando este senhorio e ns s podemos colocar Deus na vida se assim o fizermos. Quebrantar-nos aos ps do Senhor.

sendo justificados gratuitamente por sua graa, por meio da redeno que h em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifcio para propiciao mediante a f, pelo seu sangue, demonstrando a sua justia. Rm 3.24 e 25 3. PRECISO BUSCAR O PODER E A GRAA DE DEUS QUE PODE MUDAR A SUA VIDA - v.2 tendo se aproximado VOC PRECISA SE APROXIMA DE DEUS ATRAVS DE JESUS No dia seguinte Joo viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Jo 1.29 Voc precisa tomar uma atitude concreta, no ficar ai parado, esperando as coisas acontecerem, se voc quer colocar Deus em sua vida,precisa se aproximar de Deus, atravs de Jesus o nico caminho. Voc precisa ser tocado pelo toque poderoso de Jesus. Aproxime-se. Deus est sempre nos convidando a ele. Ele muda vidas, como mudou a vida do leproso, ele mudou a minha vida, ele pode muda a sua vida. hora de voc se aproximar de Jesus! Ter uma f sincera, mas VERDADEIRA acima de tudo! Veio para o que era seu, mas os seus no o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Jo 1.11-12 CONCLUSO Para ter a salvao, voc precisa mais que religio. Voc precisa de Jesus! E por isto Jesus orou assim: Esta a vida eterna: que te conheam, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo 17.3
8

Sem conhecimento, no tem vida eterna! Ter Deus na vida a coisa mais sublime que algum pode experimentar. Quando temos Deus na vida, somos de fato imbatveis, somos renovados, restaurados e tocados por uma esperana viva. VOC DESEJA HOJE TER UMA F SINCERA & VERDADEIRA EM DEUS ATRAVS DE JESUS CRISTO? Hoje algumas pessoas aqui precisam se arrepender dos seus pecados e outros da sua religio! Uma f liberta da religio entende que Deus me ama, Deus me conhece, Deus cuida de mim, Deus me salvou, Deus me aceitou, Deus me perdoou, Deus nunca me abandonar, Deus voltar para mim! Disse Jesus: "Se vocs permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente sero meus discpulos. E conhecero a verdade, e a verdade os libertar". Jo.8.31 e 32 Voc deseja ser um mstico-religioso ou um discpulo de verdade de Jesus? Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai, a no ser por mim. Jo 14.6 Viva mais com Jesus e com menos religio!

Potrebbero piacerti anche