Sei sulla pagina 1di 22

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p.

ISSN 1984-6754

OS FUNDAMENTOS HISTRICOS E FILOSFICOS DO MTODO HERMENUTICO DA ESCOLA DE TBINGEN1


Anselmo Carvalho de Oliveira2

Resumo: O mtodo de interpretao dos dilogos platnicos, na segunda metade do sculo XX, passou por uma profunda reviso levada a termo pela Escola de Tbingen, que culminou em um novo paradigma histrico-hermenutico para a leitura dos dilogos. Plato, a partir do sculo XIX, foi interpretado luz do mtodo romntico proposto por Schleiermacher. Nesse mtodo, considerava-se o texto como a expresso acabada de um pensamento. De Plato, excepcionalmente, possumos todos os seus dilogos. Por consequncia, podemos extrair de todos os seus dilogos, todo o seu pensamento. Para os autores de Tbingen, no entanto, esse mtodo negligncia os autotestemunhos presentes no Fedro e na Carta VII sobre o real valor da escrita na tica platnica e relega ao segundo plano as ideias ouvidas na Academia e transmitidas pelos seus discpulos (os ensinamentos no-escritos). Baseados nesses ensinamentos, os autores de Tbingen formularam um novo paradigma. O presente trabalho busca apresentar de forma sucinta as bases desse novo paradigma que vem causando acirrada polmica entre os estudiosos do assunto. Palavras-chave: Plato; Escola de Tbingen; Ensinamentos No-escritos. Abstract: The interpretation method of the Platonics Dialogues, on the second half of the 20th Century, has suffered only a deep review carried by a done by Tbingen School that culminated in a new paradigm historical hermeneutic for the reading of Platonics Dialogues. Plato, since the 19th Century, was interpretaded at the light of the romantic method proposed for Schleiermacher. In this method was considerated the text as an accomplished expression by one thought. From Plato, excepnally, we have one of his dialogues. Thus we can extract of his dialogues, all this thought. For Tbingens authors, however, this method neglected the self testimonies present in Phaedrus and in the Seventh Letter about the real value from writting, in the foist of view and banish to the second plane ideas heard in the Academy and transmitted to his students (unwritten teaching). Based on these teachings, the Tbigens authors prescribed a new paradigm. The article search to show in a brief way the bases of this new paradigm that came causing a controversial polemic among the scholars of the subject. Keywords: Plato; Tbingen School; Unwritten Teaching.

Artigo recebido em 27/02/2011 e aprovado para publicao pelo Conselho Editorial em 29/05/2011. Bolsista CAPES do Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ps-Graduao Lato Sensu em Biotica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Currculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439304597935443. Email: anselmocarvalhooliveira@yahoo.com.br.
2

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 2

ISSN 1984-6754

1 Introduo

Plato encontra-se no princpio da tradio metafsica ocidental. Os problemas filosficos, quase todos, sejam lgicos, ontolgicos, gnosiolgicos, ticos e estticos, possuem origem em seu pensamento. A importncia do platonismo na cultura ocidental um consenso entre os estudiosos (Cf. Santos, 1999, p. 12 e nota 14; p. 45 e nota 2; Reale, 2004, 112-113; Reale, 1994, p. 7-11, 323-332), mas o mtodo com o qual se deve interpret-lo causa profundas controvrsias. Na segunda metade do sculo XX, o mtodo de interpretao dos dilogos passou por uma profunda reviso promovida pelos estudiosos da Escola de Tbingen3 e culminou em um novo paradigma histrico-hermenutico para a leitura dos escritos de Plato e, por consequncia, de toda a sua filosofia. O paradigma tbingense4 sustentado sobre a leitura dos ensinamentos no-escritos5, i.., os ensinamentos orais de Plato no seio da Academia e transmitidos pelos seus discpulos, sobretudo Aristteles e os primeiros acadmicos. O conhecimento do novo paradigma fundamental para a nova viso da filosofia platnica na contemporaneidade, pois ele determinar os problemas a serem resolvidos pelos pesquisadores e suas solues modelares6.
A escola, a partir da metade dos anos noventa, passou a ser chamada de Escola de Tbingen-Milo devido aos importantes desenvolvimentos promovidos pelo estudioso italiano Giovanni Reale e seus colaboradores do paradigma proposto pelos tbingenses. 4 As principais obras referentes ao novo paradigma so: Krmer, Arete bei Platon und Aristoteles. Zum Wesen und Geschichte der platonischen Ontologie, Heidelberg, 1959. Gaiser, Platons ungeschriebene Lehre. Studien zur systematischen und geschichtlichen Begrndung der Wissenschaften in der Platonischen Schule. Neste livro encontra-se uma importante compilao dos ensinamentos no-escritos de Plato que foram transmitidos pela tradio indireta e chegaram at ns: Anhang: Testimonia Platonica. Quellentext zur Schule und mndlichen Lehre Platons, Stuttgart, 1963. Szlzak, Platon und die Schriftlichkeit der Philosophie. Interpretationen zu den frhen und mittleren Dialogen, Berlim, 1985. Reale, Per una nuova interpretazione di Platone. Rilettura della metafisica dei grandi dialoghi all luce delle Dottrine non scritte, Milo, 1986, 1994. Remeto a esse livro para toda a discusso acerca da Escola de Tbingen e para uma bibliografia sistemtica sobre o assunto. 5 Reale adota a expresso Doutrinas no-escritas para traduzir a expresso grega (grfoiw dgmasin). Opta-se, nesse texto, por traduzir a expresso por ensinamentos no-escritos, para evitar, como pretendem os tbingenses, a sistematizao do pensamento de Plato, pois a existncia de qualquer Doutrina supe o dogmatismo filosfico (Matos, p. 1464). A traduo adotada aqui cotejada com a verso francesa de Carteron da Fsica de Aristteles, na qual se encontra a expresso. 6 Na epistemologia de Kuhn, seguida amplamente por Reale, o paradigma determina o critrio segundo o qual os problemas cientficos so propostos e suas possveis solues: No intervalo, entretanto, durante o qual o paradigma foi bem-sucedido, os membros da profisso tero resolvido problemas que mal poderiam ter imaginado e cuja soluo nunca teriam empreendido sem o comprometimento com o paradigma (Kuhn, 1987, p. 45). Para interpretao de Reale da estrutura das revolues cientficas e sua aplicao ao paradigma da Escola de Tbingen confira 2004, p. 3-22.
3

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 3

ISSN 1984-6754

O presente trabalho apresenta a fundamentao histrica e terica do novo paradigma e suas consequncias no mbito de uma renovadora interpretao da filosofia platnica. No propsito deste texto tratar da interpretao dos fundamentos textuais e das consequncias epistemolgicas das lies doutrinais de Plato.

2 Os Trs Paradigmas Anteriores na Interpretao de Plato

A histria das interpretaes do pensamento de Plato inicia-se com os seus discpulos, no seio da Academia. Seus desenvolvimentos teorticos e histricos encontram-se, principalmente, na Metafsica de Aristteles. Os testemunhos de Espeusipo e Xencrates, o segundo e terceiro escolarcas da Academia, tambm, so fundamentais para a reconstruo do platonismo. Segundo Aristteles, Plato afirmava que as coisas sensveis esto em constante mudana e, portanto, a definio e o universal no se referem a nenhum objeto sensvel e deles no possvel se fazer cincia. Mas existem outras realidades nas quais aquelas existem por participao e s quais so atribudas as definies. Essas realidades, que fundamentavam e transcendiam o sensvel, Plato as chamava de Ideias ou Formas (edow) (Metafsica, A6, 987a30987b10). Em conexo com as Ideias, mas sem se identificarem totalmente com elas, existem os Nmeros Ideais. Os Nmeros Ideais, como os estudiosos notaram, possuem status metafsico e so a essncia dos nmeros matemticos comuns, dos quais diferem. Consequentemente, no podem ser submetidos s operaes aritmticas. Segundo Reale (1994, p. 94), os Nmeros Ideais so os primeiros a serem gerados, porque, paradigmaticamente, eles representam a estrutura sinttica de unidade-na-multiplicidade, que a caracterstica determinante dos planos do real. A determinao e delimitao do Uno sobre a Dade indeterminada so a sua essncia. Por sua vez, entre as Ideias e a realidade sensvel, em uma posio ontolgica intermediria, existe o plano dos Entes Matemticos. Possuem um status intermedirio, porque so imveis e eternos: a cincia da aritmtica e da geometria podem fazer afirmaes somente sobre o inteligvel; mas eles diferem das Ideias, porque existem muitos nmeros, figuras geomtricas e operaes matemticas iguais, enquanto cada Ideia uma e indivisa (Metafsica, A6, 87b10 ss).

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 4

ISSN 1984-6754

Plato, no entanto, no considerava as Ideias como as causas primeiras e definitivas dos seres. As Ideias e os Nmeros Ideais participam, por derivao, da Dade de grande-e-pequeno no Uno. Aos dois princpios estruturais da realidade, Plato atribua valor axiolgico: o Uno era a causa do bem; a Dade, causa do mal.

Do que dissemos, fica claro que ele [Plato] recorreu a apenas duas causas: a formal e a material. De fato, as Ideias so causas formais das outras coisas, e o Um causa formal das Ideias. E pergunta sobre qual a matria que tem a funo de substrato do qual se predicam as Ideias no mbito dos sensveis , e do qual se predica o Um no mbito da Ideias , ele responde que a dade isto , o grande e o pequeno. Plato, ademais, atribui a causa do bem ao primeiro de seus elementos e a causa do mal ao outro7 (Metafsica, A 6, 988a 9-15).

Aristteles identificava o Uno Forma e a Dade matria. As Ideias seriam geradas pelo Uno como causa formal e pela Dade como causa material, que, mediatamente, so as causas dos Entes Matemticos intermedirios e do sensvel. As Ideias so a causa formal imediata do sensvel ao delimitarem em um plano qualitativamente diferente da delimitao do Uno sobre a Dade , a Dade de grande-e-pequeno, que o princpio material. A hierarquia do real atribuda a Plato por Aristteles : primeiro, os Princpios do Uno e da Dade; abaixo, os Nmeros Ideais e as Ideias; em seguida, entre as realidades sensveis e as Idias existem os Entes Matemticos intermedirios. No entender de Reale (2004, p. 30), o que chama ateno no texto de Aristteles que seu fundamento no se encontra nas passagens dos dilogos, mas fora deles. Aristteles, na Fsica, sugere que os pensamentos sobre os quais apoia sua reconstruo histrica e crtica do platonismo so os ensinamentos no-escritos de Plato: Car le rceptacle et ltendue sont une suele et mme chose; certes sa terminologie nest pas la mme pour le participant dans cet ouvrage et dans ce quon appelle les enseignements non-crites (grfoiw dgmasin); reste quil a identifi le lieu et ltendue (Il faut citer Platon car, si pour tous le lieu est quelque chose, lui seul a essay de dire ce quil est) (209b10-15). Espeusipo traz, ao primeiro plano, os entes Matemticos e considera-os a estrutura unificadora do sensvel. Ele no admite as Ideias, eixos de sustentao dos dilogos, e os Nmeros
Outra passagem sobre a os primeiros princpios : Portanto, posto que as Formas so causas das outras coisas, Plato considerou os elementos constitutivos das Formas como o elemento de todos os seres. Como elemento
7

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 5

ISSN 1984-6754

Ideais como substncias verdadeiras. Reinterpreta os princpios do Uno e da Dade, considerando-os em dimenso matemtica do Uno e dos Muitos; mas o Uno no identificado com o bem e os Muitos com o mal, porque estes se manifestam no principiado. Sua hierarquia do real , tambm, diversa. Os nmeros matemticos, a psykh e os sensveis no derivam imediatamente do Uno e do Mltiplo, mas de princpios correspondentes a eles (Cf. Reale, 2004, p. 30; Espeusipo frs. 48-88. In: Isnardi Parente, 1980). Xencrates procura uma interpretao de maior fidelidade aos ensinamentos de Plato. Ele admite a teoria da Ideias e dos Nmeros Ideais como o eixo de sustentao do pensamento platnico, embora derivados dos princpios do Uno e da Dade. Distingue-se de seu mestre, em algumas consideraes sobre a Dade e sua acentuada conexo entre os Entes Matemticos e os Nmeros Ideais (Cf. Reale, 2004, p. 31. Xencrates frs. 92-122. In: Isnardi Parente, 1982). O paradigma hermenutico da primeira academia fundamenta-se na teoria dos Princpios e a considera a base sob a qual deduzida a teoria das Ideias. Esse paradigma antecipa algumas das teses da Escola de Tbingen, mas negligencia a dimenso histrica do platonismo e a tica dela derivada. A interpretao da primeira Academia interessava-se exclusivamente do ponto de vista terico pelas doutrinas de Plato, valorizando o ensinamento oral, mas subvalorizava os escritos.

Esse paradigma, em certo sentido, d ntida prioridade s Doutrinas no-escritas, com uma fortssima carga teortica, como veremos. A esse paradigma se remete hoje a Escola de Tbingen em larga medida, porque ele volta a oferecer a perspectiva que era cannica no sculo IV a.C. e, portanto, constitui o paradigma consagrado, com a mxima autoridade, pelo prprio Plato, pelos seus discpulos diretos e pelos contemporneos iniciados s doutrinas da Academia. Todavia, permanece uma diferena notvel, devida historicidade e cientificidade que do ao novo paradigma uma estatura diferente (justamente em dimenso histrica e cientfica), totalmente ausente no antigo paradigma (Reale, 2004, p. 25: grifos do autor).

O segundo paradigma foi esboado parcialmente no mdio-platonismo, sculo II d.C., e formulado em suas mais altas categorias metafsicas pelos neoplatnicos, nos sculos III e IV d.C. O paradigma mdio-platnico encontra-se desenvolvido no Didasclio de Albino. Existe um interesse teortico predominante. Privilegia-se a estrutura hierrquica da realidade
material das Formas ele punha o grande e pequeno, e como causa formal o Um: de fato, considera que as Formas < e > os nmeros derivassem por participao do grande e do pequeno no Um (Metafsica, A6, 987a15-20).

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 6

ISSN 1984-6754

diferenciando-a em trs nveis: Primeiro Intelecto, que desperta a Alma do Mundo e a volta para si, gerando o Intelecto da Alma do Mundo. Segundo Reale (2004, p. 34), existe a tendncia em sintetizar a concepo do mundo das Ideias com o Intelecto divino de Aristteles e a concepo platnica das Ideias transcendente defendida conjuntamente com as formas imanentes aristotlicas. Albino identifica o Primeiro Intelecto com a realidade primeira, o que explica a razo pela qual o Uno e a Dade foram deixados margem. Os mdio-platnicos, portanto, no falam dos Princpios da realidade, mas dos princpios Deus, Idias e Matria , que explicam o cosmo. Considera-se o fim do homem a sua assimilao a Deus. A interpretao dos mdio-platnicos comete uma srie de anacronismos ao ler nos dilogos doutrinas posteriores, principalmente, de Aristteles e dos esticos (Cf. Reale, 2004, p. 34). Sintetizam o mundo das Ideias com o pensamento aristotlico do Intelecto divino que pensa-a-si-mesmo. E as Ideias transcendentes eram consideradas os Inteligveis primeiros, ou seja, a causa, e as formas aristotlicas eram compreendidas como efeitos dos primeiros, isto , Inteligveis segundos. O paradigma esboado antes foi ampliado significativamente no mbito teortico com Plotino e atingiu sua mxima expresso em Proclo. Os neoplatnicos estavam convencidos de encontrarem nos escritos platnicos, sobretudo no Timeu, considerado o escrito por excelncia, e no Parmnides, no qual encontravam a estrutura da realidade, suas prprias doutrinas. Plotino desenvolveu a estrutura da realidade fundada sobre as hipstases do Uno, do Nus e da Alma, que procedem hierarquicamente uma da outra8. E nas Enadas V, 1, 8, Plotino afirma que essa doutrina encontra-se no prprio Plato. A doutrina plotiniana do Uno como o princpio supremo acima-do-ser-e-do-pensamento e
Podemos dizer que este o primeiro ato da gerao: nada possuindo e nada buscando em sua perfeio, o Uno transbordou e sua superabundncia, produziu algo diverso dele mesmo. O que foi produzido voltou-se de novo para a sua origem e, contemplando-a e sendo por ela preenchido, tornou-se a Inteligncia. O ato de ter-se detido e se voltado para o Uno deu origem ao Ser; o ato de ter contemplado o Uno deu origem Inteligncia. O ato de ter-se detido e se voltado para o Uno, a fim de contempl-lo simultaneamente Ser e Inteligncia. Desse modo, tornando-se semelhante ao Uno por contempl-lo, repetiu o ato do Uno e emitiu um grande poder. Esse segundo transbordamento, o da essncia da inteligncia, a Alma, que veio assim existncia, mas a inteligncia permaneceu inalterada. A Alma surgiu como uma idia e um ato da Inteligncia imvel que tambm proveio de uma origem [o Uno] que permaneceu imvel e inalterada , mas a operao da Alma no imvel, pois ela gera a sua prpria imagem [ou hipstase] pelo movimento: a contemplao do que lhe deu origem a preenche e, empreendendo um movimento no sentido contrrio [descendente], ela gera a sua imagem [ou hipstase]. Essa imagem da Alma so os sentidos e o princpio vegetativo. Plotino, Enadas, v. 2.
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index
8

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 7

ISSN 1984-6754

coincidente com o Bem um repensamento dos ensinamentos no-escritos de Plato. Para Reale (2004, p. 35), poder-se-ia at mesmo afirmar que sem as Doutrinas no-escritas o neoplatonismo no teria se desenvolvido. Os neoplatnicos revivem os ensinamentos no-escritos, em particular a doutrina do Uno como princpio supremo semelhante ao Bem, entendido como acima-do-ser-e-dopensamento e a consequente henologia. Retomam a Dade indefinida considerando-a como procedente do Uno. A teoria dos Nmeros Ideais retomada e amplamente desenvolvida, mas colocada em estreita relao com os dilogos. Esse paradigma valoriza principalmente os dilogos, interpretando-os em chave exclusivamente teortica. Os ensinamentos no-escritos so considerados em seus pontos e consequncias especulativas9. O paradigma neoplatnico predominou durante a Idade Mdia, mas passou por simplificaes teorticas profundas em muitas de suas teses centrais e foi largamente reduzido ao mdio-platnico. Nesse perodo, o conhecimento dos dilogos era limitadssimo, pois no foram traduzidos para o latim. No Renascimento, sculo XV d.C., promoveu-se uma renovao dos estudos platnicos provocados pela traduo de todos os dilogos e de suas leituras dentro da tica neoplatnica com todas as implicaes teorticas decorrentes. Esse paradigma prevaleceu at metade do sculo XVIII quando sucumbiu a pesadas crticas. O terceiro paradigma na histria das interpretaes de Plato e sobre o qual a crtica contempornea passa a dedicar a sua ateno foi formulado de maneira eficaz por Schleiermacher no princpio do sculo XIX. Na tica de Schleiermacher, os dilogos so obras de arte em que ocorre a conjuno perfeita da forma com o contedo e se tornam a comunicao filosfica por excelncia. A forma dialgica assume, afirma Vaz (1990), uma dignidade ontolgica que a torna, por excelncia, imagem e expresso do Absoluto. A compreenso de todos os dilogos, consequentemente, implica a compreenso de todo o pensamento de Plato: o seu mtodo e o seu
Segundo Reale (2004, p. 25. Grifo do autor), esse paradigma centra-se, a seu modo, como veremos, sobre os escritos platnicos, com interesses exclusivamente teorticos [...] As Doutrinas no-escritas foram levadas em considerao [...] mas apenas em alguns de seus pontos e em algumas de suas conseqncias de carter teortico, e nas explicaes de algumas de suas importantes implicaes especulativas.
9

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 8

ISSN 1984-6754

contedo. Segundo Reale (2004, p. 41-42), a identificao entre forma e contedo so pressupostos metafsicos da filosofia idealista da identidade e fundam esse paradigma. Os dilogos, dentro da tica dos romnticos, exprimem um sistema preciso elaborado a partir de um nvel bsico e construdo at alcanar um nvel construtivo e sistemtico. Dessa forma, ao reconstruir o plano de cada dilogo e o plano geral dos vrios dilogos em suas relaes intrnsecas e extrnsecas, reconstruir-se-ia o prprio sistema de Plato. Nesse paradigma, os dilogos possuem um valor autrquico absoluto: o pensamento de Plato encontra-se exclusivamente em seus escritos. Por consequncia, os ensinamentos noescritos transmitidos pelos primeiros acadmicos e pela longa tradio indireta subsequente e a secular interpretao neoplatnica so destitudas completamente de valor. Segundo Schleiermacher (2002, p. 45), e mesmo onde, aqui e ali, so citados [por Aristteles] outros ensinamentos que se perderam ou orais, essas citaes no contm nada que no se leia nos nossos escritos [os dilogos] ou que se afaste inteiramente deles. As teses expostas so as bases do paradigma schleiermachiriano, mas se distinguem do modo como Scheleiermacher reconstruiu o pensamento platnico. O paradigma abriu uma fase de pesquisa especializada em que foram postos em ao refinados mtodos filolgicos e hermenuticos. Os novos mtodos, contudo, no resolveram os intricados problemas de interpretao surgidos no interior da estrutura do paradigma. Os problemas podem ser enquadrados em trs diferentes grupos: a) So os problemas essncias: revelam o objeto da pesquisa. Correspondem anlise dos dilogos considerados como a expresso mxima da filosofia de Plato. Aprofundam-se as pesquisas sobre a autenticidade dos dilogos, sua sucesso cronolgica, sua forma e contedo; procura-se eliminar a dimenso da tradio indireta, pois ela contradiz o paradigma. b) A segunda classe de problemas so as tentativas de reconstruo, influenciadas e determinadas pelos vrios sistemas terico-filosficos dos prprios estudiosos, da suposta unidade" dos dilogos. Acontece a introduo de critrios tericos de diversos autores; introduzem-se elementos polticos, biogrficos e psicanalticos na busca de explicao para os dilogos; explicita-se a evoluo dos dilogos e do pensamento platnico. c) O terceiro grupo de problemas surgiu da necessidade de considerar os ensinamentos no-escritos dentro do paradigma. Tentou-se coincidir os ensinamentos no-escritos com a
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 9

ISSN 1984-6754

senilidade de Plato. Revalorizao dos ensinamentos orais, tentativa de relacion-los com os dilogos dialticos. E os primeiros esboos de um novo paradigma, com a consequente perda de nitidez do paradigma schleiermacheriano. No sculo XIX, alguns estudiosos10 j alertavam para a necessidade de levar a tradio indireta em sria considerao para se obter uma interpretao segura de Plato. As posies desses intrpretes elevaram ao primeiro plano fatos significativos que no eram explicados pelo paradigma schleiermacheriano (Reale, 2004, p. 45), consequentemente, surgiu a necessidade da articulao do paradigma para solucionar seus problemas internos. Eduard Zeller (1963) promoveu a primeira articulao e obteve enorme sucesso. Os ensinamentos no-escritos, para esse autor, no interferem na interpretao dos dilogos, porque Plato os formulou na velhice, provavelmente, na poca de composio das Leis. Eles apresentam, alm do mais, contradies internas, acrscimos e adaptaes promovidas pelos seus transmissores. A articulao promovida por Zeller desloca o problema, removendo seus aspectos capazes de pr em crise o paradigma. A crtica de Zeller e de seus seguidores ao valor dos testemunhos aristotlicos, classificando-os como equivocados e adaptaes, compromete, contudo, toda a histria da filosofia fundada na doxografia. Deve-se ou aceitar a pesquisa doxogrfica em relao a Plato, ou se deve negar sua validade cientfica para todos os filsofos antigos. A tradio sobre Plato apresenta uma grande confiabilidade, visto que os testemunhos, em sua maioria, encontram-se conservados pelos seus discpulos diretos, participantes ativos das discusses doutrinais na Academia. Contribuio notvel para o paradigma schleiermacheriano, no sculo XX, foi promovida pelo helenista alemo Wilamowitz-Moellendorff (1919) que reivindicou a autenticidade da Carta VII e abriu a via de interpretao de Plato em chave poltica. Os maiores frutos dessa via esto na obra Paidia, de Werner Jaeger (2003). Mas a necessidade de articulao do paradigma intensifica-se com as contribuies de Leon Robin, Julius Stenzel e P. Wilpert, que trouxeram ao primeiro plano os ensinamentos no-escritos.
10

Os principais so Boeckh, Brandis, Trendelenburg e Weisse.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 10

ISSN 1984-6754

Conquanto o paradigma romntico fosse rearticulado buscando uma interpretao que conjugasse os ensinamentos no-escritos, paralelamente, esboava-se um paradigma alternativo, que revigorava a tradio indireta e passou a ler os dilogos sua luz.

O sistema filosfico de Plato no expressamente desenvolvido nos dilogos, mas s se encontra, pelo menos a partir da Repblica, subjacente a eles. Esse sistema um sistema de deduo, e precisamente um sistema dualstico, pois ele conduz todas as coisas a dois fatores originrios essencialmente diferentes entre si (Gomperz, 1953 apud Reale, 2004, p. 48).

Os primeiros esboos so ainda tentativas incertas e cambaleantes, que, no entanto, abriram o caminho pelo qual a Escola de Tbingen desenvolveu o novo paradigma.

3 O Paradigma da Escola de Tbingen: sistematizao da filosofia de Plato fundada nas doutrinas no-escritas

O paradigma schleiermacheriano dominou os estudos platnicos por mais de um sculo. Mas ele no explicava de modo eficiente as relaes entre os dilogos e a doutrina de Plato comunicada exclusivamente pela oralidade dialtica e transmitida pela tradio indireta: os ensinamentos no-escritos. Mediante os problemas deixados sem soluo, que minavam as bases do paradigma, a Escola de Tbingen props um novo paradigma alternativo na tentativa de alcanar a exata dimenso da oralidade e da escrita em Plato. Reale expressa exemplarmente a problemtica dentro da qual trabalha o novo paradigma:

O problema geral da interpretao platnica, tal como hoje se apresenta, consiste em reconstruir de maneira adequada as relaes entre as doutrinas que lemos nos escritos de Plato e as Doutrinas no-escritas, que Plato quis comunicar exclusivamente mediante a dimenso da oralidade dialtica, mas conhecidas indiretamente por meio dos seus discpulos. [O paradigma da Escola de Tbingen explica] as exatas concepes platnicas a respeito do escrito e da oralidade, e a respeito das suas significativas diferenas e do seu diferente alcance de contedos doutrinais e de eficcia comunicativa, bem como sobre o modo de operar a sua mediao (Reale, 2004, p. 24, grifos do autor).

O paradigma tbingense critica amplamente e de maneira irreversvel as estruturas de fundao do paradigma tradicional, ou seja, a autarquia total ou de grande parte dos dilogos.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 11

ISSN 1984-6754

Estrutura-se uma nova relao que parte da oralidade e a transforma em eixo de sustentao sobre o qual os dilogos so lidos; portanto, inverte as relaes entre o paradigma anterior e os dilogos. Abre novas e promissoras perspectivas para a leitura dos dilogos e na interpretao do conjunto do pensamento platnico. O paradigma tbingense permite a reconstruo do platonismo, deduzindo-o de dois princpios supremos: o Uno e a Dade, o que soluciona o desafio de Leibniz: se algum reduzisse Plato a um sistema, prestaria um grande servio ao gnero humano. A principal contribuio trazida pelo paradigma da Escola de Tbingen, segundo seus defensores, a possibilidade de reconstruir a unidade do pensamento de Plato, sistematiz-lo, fundando-o sobre dois princpios, sem, para tanto, referirem-se a perspectivas tericas estranhas aos prprios dilogos ou tradio indireta, sem nenhum tipo de ideologia poltica, psicanaltica ou filosfica, mas a uma interpretao que remonta viva voz de Plato, ou seja, a dimenso da oralidade dialtica qual ele confiou os pontos-chave de sua doutrina como socorro aos dilogos11.

Eis em que sentido a releitura de Plato realizada pela Escola platnica de Tbingen deve ser considerada, nos seus fundamentos, como proposta de um paradigma alternativo ao moderno: os dilogos platnicos no so autrquicos: sozinhos no se explicam adequadamente, porque deixam abertos numerosos problemas centrais. Tais problemas so resolvidos luz das Doutrinas no-escritas, de onde emerge que o vrtice da metafsica platnica no a teoria das Ideias, mas a doutrina dos Princpios (Reale, 2004, p. 534: grifos do autor).

Fundados sobre as bases hermenuticas do novo paradigma, os estudiosos da Escola de Tbingen e seus colaboradores leem os dilogos sob nova tica e o problema do significado do escrito platnico redimensionado em solues mais precisas. O paradigma da Escola de Tbingen desloca a poca de composio dos ensinamentos orais da velhice, como propunha os defensores do paradigma schleiermachiriano, para, certamente, a poca dos dilogos centrais. Os ensinamentos orais passaram a ser considerados o pano de fundo de muitos dilogos, principalmente aqueles mais importantes para reconstruir o platonismo, como o Fdon e a Repblica. As partes centrais desses escritos, que no receberam
Com efeito, o maior esclarecimento trazido pelo novo paradigma refere-se prpria possibilidade de reconstruir um sistema, ou seja, ver a unidade do pensamento de Plato, no mais se referindo s perspectivas tericas estranhas ao platonismo, e menos ainda a ideologias polticas ou psicanlise, mas a uma interpretao que remonta viva voz de Plato, ou seja, dimenso da oralidade dialtica qual ele confiou a sua mensagem (Reale, 2004, p. 53).
11

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 12

ISSN 1984-6754

explicaes precisas no passado, clarificam-se com a chave interpretativa fornecida pela tradio indireta. Os dilogos, ao contrrio da alegao de alguns estudiosos contrrios ao novo paradigma, no tiveram seu valor diminudo, mas existe uma prioridade filosfica da tradio indireta, porque por meio dela que revelado o pensamento de Plato sobre os Princpios Primeiros, isto , as coisas de maior valor. A ironia, componente essencial da expresso de Plato, tambm reinterpretada. Em Plato, a ironia possui um valor metodolgico delimitado ao levar o leitor, por meio de jogos, fingimentos e invenes, a buscar a verdade mostrando o absurdo das posies opostas. Os muitos enigmas presentes nos escritos e o que Plato realmente disse a srio so esclarecidos. Os ensinamentos orais oferecem a chave histrica para fazer a mscara cair e revelar a seriedade filosfica e os fundamentos construtivos da ironia (Reale, 2004, p. 90). Esse autor expressa a dimenso em que os dilogos so considerados no novo paradigma:

No mbito do novo paradigma, a perda de autarquia dos dilogos, devida valorizao da tradio indireta, no significa perda de valor, mas, ao contrrio, um incremento do seu valor, porque se mostram iluminados nas suas zonas de sombras, mostram-se mais claros, mais ricos de instncias e de tenses, abertos a um horizonte mais amplo. Ademais, o plus revelado pela tradio indireta se reduz a um discurso muito breve. O discurso sobre os fundamentos ltimos , com efeito, um discurso sempre muito breve: como um trecho de uma escalada, que o mais breve e, ao mesmo tempo, o mais comprometedor. Os escritos platnicos permitem subir toda a montanha, mas no permitem conquistar o cimo; a tradio indireta, ao invs, nos pe justamente em condies de alcan-lo (p. 88).

Dentro dos limites do antigo paradigma, estudiosos sugeriram a concepo evolutiva do pensamento de Plato e a tentativa de sua reconstruo gentica foi buscada por intermdio da anlise estilstica, da estatstica lingustica e dos mtodos da filologia moderna. Os pressupostos sobre os quais o mtodo gentico apoia-se foram postos em grave crise pelo novo paradigma. Os defensores desse mtodo aplicam o princpio segundo o qual o pensamento de Plato est unicamente expresso nos dilogos. Mas esse pressuposto, no demonstrado, somente vlido no caso de todo o escrito expressar todo o seu pensamento, mas Plato tematiza e constri os dilogos em relao precisa com uma temtica proposta; alm do mais, os dilogos so adaptados aos limites de seus personagens e a contextos especficos. Muitas passagens remetem para alm do escrito. Segundo Szlezk (2005, p. 29-39), existem passagens em toda a obra escrita de Plato
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 13

ISSN 1984-6754

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que no o faria naquele lugar e momento. Essas passagens de reteno remetem ao ensino oral de Plato12. Existe uma distino dos nveis de reflexo filosfica entre os dilogos: alguns se propem a fins limitados em relao aos outros. O mtodo gentico, consequentemente, somente alcana resultados confiveis sobre o estilo e o desenvolvimento de Plato como escritor, mas ineficaz quanto sua reflexo filosfica: o desenvolvimento do pensamento de Plato no coincide com o desenvolvimento do seu estilo. Segundo o prprio Plato, existe uma mobilidade entre os limites da oralidade e do escrito, pois, no Fedro, ele afirma que a discusso oral precede o escrito. Os dilogos, em diversos pontos, remetem-se aos ensinamentos no-escritos. Giovanni Reale (2004, p. 93: grifos do autor) conclui: a) o pensamento de Plato vai alm do que ele fixava por escrito; b) a interpretao da tradio indireta permite ter acesso a esse pensamento; c) estabelecido que os ensinamentos no-escritos so muito anteriores ao que se propunham os defensores do antigo paradigma, a questo da evoluo do pensamento de Plato deve ser abordada com base nas relaes entre obra escrita e ensinamento oral, isto , com base nas relaes entre duas tradies que nos chegaram.

4 Fundamentao do Novo Paradigma: autotestemunhos do Fedro e da Carta VII

O paradigma proposto pela Escola de Tbingen, segundo seus defensores, fundamenta-se nos prprios escritos de Plato. Os autotestemunhos negam expressamente e por escrito a autarquia dos dilogos na comunicao das coisas de maior valor, i.., os princpios primeiros do Uno e da Dade. Para comunic-los, necessrio recorrer oralidade dialtica. Os estudiosos, no decorrer do sculo XIX, identificaram os autotestemunhos como o principal fato contrrio ao paradigma de Schleiermacher, comprometendo-o em suas estruturas. Para elimin-lo, os estudiosos interpretaram artificialmente e com habilidade os autotestemunhos, mas sempre dentro dos esquemas do antigo paradigma. A interpretao do
Passagens de reteno uma expresso cunhada por Szlezak e encontra-se nas obras Struttura e finalit dei dialoghi platonici. Che cosa significa venire in soccorso al discorso?. In: Revista di Filosofia neoscolastica, 81, 1989, p. 523-542. E em Ler Plato. Loyola, 2005. Cf. tambm Perine, 2004, p. 15-16.
12

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 14

ISSN 1984-6754

Fedro e da Carta VII essencial e irrenuncivel para compreender Plato na dimenso do paradigma da Escola de Tbingen. O discurso do Plato no Fedro uma crtica funcionalidade do escrito como transmissor da verdade. Para Plato, o escrito no aumenta a sabedoria e no ajuda a reminiscncia, mas aumenta a aparncia da sabedoria e ajuda a recordao das coisas que j se conhecem e foram impressas na alma (Fedro, 274c276b) por meio dos sentidos. Ele no capaz de defender-se contra as crticas que lhe so imputadas, mas necessita do socorro de seu autor para tanto (Fedro, 275d-e). Os discursos orais so impressos na alma, enquanto os discursos escritos so imagens dos discursos feitos na dimenso da oralidade (Fedro, 276a). O escrito um jogo com o propsito de trazer memria uma simples lembrana que conhecida pela alma pelo intermdio do corpo, mas que foi esquecida por motivos contingentes, como a velhice. Portanto, muito mais eficaz do que o escrito o discurso oral, porque ele traz luz o conhecimento impresso na alma de quem o comunica.

Scrates O que escrito com o conhecimento na alma de quem estuda, e que no somente capaz de defender-se, que de falar e silenciar quando preciso. Fedro Referis-te ao discurso de quem sabe, discurso vivo e animado, do qual, com toda a justia, pode ser considerado simples simulacro o discurso escrito (Fedro, 276a).

O escritor, para produzir discursos belos, deve conhecer a verdade e o mtodo dialtico para subdividi-la em suas respectivas partes, deve conhecer tambm a alma daqueles para quem escreve e a maneira adequada de escrever que condiga com as possibilidades dessas almas e, consequentemente, deve estruturar o escrito para alcanar uma adequada correspondncia entre seu contedo e a predisposio da alma do leitor. Ainda assim, o escrito no poder transmitir o conhecimento verdadeiro concernente ao bem e ao mal, pois esses conhecimentos so legados oralidade que escreve na alma as coisas justas, belas e boas (Fedro, 277b-c). A posio platnica sobre as relaes entre escrita e oralidade relatada no mito do rei Tamuz. O mito utilizado, porque permite uma aproximao com a verdade13. Plato comea com um jogo sobre o tema de sua narrao: Scrates afirma que ouviu dos antigos o mito sobre a escrita. O jogo e o mitologizar (Fedro 276b1; 276c3; 276e1-3; 277a5; 278a3) so dimenses do

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 15

ISSN 1984-6754

escrito. Plato os usa como imagens para transmitir nos dilogos os pontos-chave de seu pensamento. Os mitos so aproximaes capazes de transmitir aos homens as imagens do real. O demnio Teute inventou diversas artes: os nmeros, a geometria, a astronomia, os jogos de tabuleiro e de dados e a escrita. Teute apresentou as vrias artes ao rei do Egito, Tamuz, que as elogiava ou criticava. Teute apresenta a escrita como o remdio para o esquecimento e para a ignorncia. Mas Tamuz, contra toda a perspectiva dos leitores modernos, responde-lhe que a escrita no um bem para a memria, mas, ao contrrio, as pessoas deixariam de exercitar sua memria, pois os escritos tomaro seu lugar.

Dada a afeio que lhe dedicas, atribui-lhe ao exatamente oposta que lhe prpria, pois bastante idnea para levar o esquecimento alma de quem aprende, pelo fato de no obrig-lo ao exerccio da memria. Confiante na escrita, ser por meios externos, com a ajuda de caracteres estranhos, no no seu prprio ntimo e graas a ele mesmo, que passaro a despertar suas reminiscncias. No descobriste o remdio para a memria, mas apenas para a lembrana. O que ofereces aos que estudam uma simples aparncia de saber, no a prpria realidade. Depois de ouvirem um mundo de coisas, sem nada terem aprendido, considerar-se-o ultra-sbios, quando, na grande maioria, no passam de ignorantes, pseudo-sbios, simplesmente, no sbios da verdade (Fedro, 274c-275b).

Identifica-se, na passagem citada, uma distino chave entre recordao (pomnhsiw) e reminiscncia (mnmh). A escrita traz luz o conhecimento obtido por meio das sensaes, mas que por algum motivo foi esquecido. Mas ela no capaz de transmitir, de tornar patente o verdadeiro conhecimento reminiscente. O conhecimento verdadeiro alcanado por meio de um movimento interior da alma que traz luz as Ideias (edow), que foram uma vez contempladas14. O mito da inveno da escrita coaduna-se com a viso platnica, presente em vrios dilogos, sobre o pensamento e o conhecimento. Para Plato, existe um discurso interno, prprio da alma, anterior fala e escrita, superior e melhor do que este. O discurso da alma educa o homem. Segundo Cardoso (2006), a noo de conscincia surge embrionria nesta Paideia:
Segundo Cardoso (2006, p. 92), o mito uma linguagem imperfeita, mas tambm funcional, pois quando se trata dos seres humanos nunca se pode apreender a verdade na sua limpidez, porm a narrao mitolgica nos faz pelo menos penetrar no umbral da verdade que se busca. 14 A distino entre memria, recordao e conhecimento impresso na alma atestada no Filebo: Scrates Quando aquilo que a alma sentiu antigamente com o corpo e sente agora s em si mesma, sem o corpo, tanto quanto possvel, eis aquilo a que chamamos recorda-se, no verdadeiro? Protarco Perfeitamente. Scrates E quando, tendo perdido a recordao quer duma sensao quer dum conhecimento, a alma recorda de novo, s em si mesma, chamamos a tudo isto reminiscncia e recordaes. Protarco Muito bem. (Plato, 1999, p. 200)
13

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 16

ISSN 1984-6754

aparece aqui de modo embrionrio aquilo que a filosofia ocidental chamar de conscincia, que se forma no pela fixao da escrita, mas pela concreta e histrica experincia da vida de cada um (p. 75). A escrita, por outro lado, no totalmente desvirtuada e to pouco se considera a oralidade como o meio absoluto por meio do qual a verdade alcana os homens, como sustentam os tbingenses. A escrita condenada a que se distancia voluntariamente da verdade e, nesse sentido, a oralidade de discursos vazios tambm condenada. Scrates (Fedro, 235b) afirma que homens sbios j falaram e escreveram sobre assuntos do mais alto valor. A relao entre discurso oral e escrito a referncia verdade e no simplesmente [a] superioridade dialtica (Cardoso, 2006, p. 76). O conhecimento situa-se na alma e transmitido pelo dilogo com o outro: quer seja oral ou escrito, apesar da preponderncia dos discursos orais. A crtica platnica situa-se no contexto cultural da Grcia do sculo V. Nesse perodo, a vida social na plis era governada pelo discurso, pois todas as decises polticas eram debatidas na gora. Algumas pessoas especializaram-se em escrever e ensinar as tcnicas de confeco do discurso. Plato posiciona-se diametralmente contra esses sofistas ou retores. No Fedro, a personagem Lsias apresentada como o esteretipo dessa classe. Eles usavam seus discursos como o meio para convencerem as pessoas a adotarem suas posies, mas seus discursos apresentavam coisas falsas ou parcialmente verdadeiras como a verdade nica. Essa atitude implicava erros epistemolgicos, ticos e estticos e prejudicava a cidade. Os discursos sofsticos no dominavam a tcnica correta, pois no conheciam a alma de seus interlocutores. A filosofia, no entanto, possua as condies necessrias para vincular a verdade ao discurso. O escrito platnico situa-se historicamente em um contexto poltico, mas no se reduz a ele, porque implica uma dimenso epistemolgica explorada pela Escola de Tbingen. Plato retoma na Carta VII os problemas sobre a relao entre escritura, oralidade e verdade trabalhadas anteriormente no Fedro. Esses problemas so esclarecidos e desenvolvidos para explicar a relao entre Plato e Dionsio de Siracusa. O discurso da Carta VII situa-se na rbita de discusses polticas, mas, a exemplo do Fedro, no se limita a elas, pois possui um fundamento epistemolgico. Plato, buscando confirmar a verdade das afirmaes de alguns que diziam que Dionsio era filsofo, submete-o a uma prova: expe as dificuldades dos estudos filosficos, sua
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 17

ISSN 1984-6754

natureza, sua extenso e os esforos exigidos (Carta VII, 340b-c). As atitudes dos ouvintes frente a essas complicaes eram: se fossem filsofos, ficariam maravilhados e trilhariam imediatamente o caminho da filosofia; mas, se no possussem uma natureza de filsofos, contentar-se-iam com as simples opinies e alguns convencidos que conhecem suficientemente bem a matria acreditaram no precisarem se esforar mais para conhec-la (Carta VII, 340c-341a). A reao de Dionsio prova foi pssima. Depois de ouvir uma nica lio oral de Plato, ele julgou saber muitas coisas, principalmente as mais importantes, por t-las ouvido de outros e pensou ser capaz de escrev-las, assim como outros j haviam tentado fazer. Plato, no entanto, rejeita sumariamente a capacidade desses homens de escreverem sobre o que ouviram dele, pois no possvel exprimir, em textos, adequadamente as coisas de maior valor e, se fosse possvel, ele mesmo o teria feito.

O que estou em condies de afirmar de quantos escreveram e ainda viro a escrever com a pretenso de conhecer as questes com que me ocupo, quer as tenham ouvido de mim mesmo ou de outras pessoas, quer as descobrissem por esforo prprio, que, no meu modo de pensar, eles no entendem nada de nada de todas essas questes. De mim, pelo menos, nunca houve nem haver nenhum escrito sobre semelhante matria. No possvel encontrar a expresso adequada para problemas dessa natureza, como acontece com outros conhecimentos. Como consequncia de um comrcio prolongado e de uma existncia dedicada meditao de tais problemas que a verdade brota na alma como a luz nascida de uma fasca instantnea, para depois crescer sozinha (Carta VII, 341 b-d, grifo nosso).

Para conhecer as coisas de maior valor, deve-se fazer uma longa srie de discusses orais entre quem ensina e quem aprende, deve-se ter uma vida apropriada para que brote na alma o conhecimento dos princpios. Se fosse oportuno e necessrio colocar essas coisas por escrito, Plato sublinha que ele poderia faz-lo do melhor modo possvel, mas poucos homens se beneficiariam com a sua leitura e estes seriam justamente aqueles capazes de encontrar a verdade com poucas sugestes. A turba, ao contrrio, no o compreenderia, alm de ignor-lo e desprezlo. Segundo Plato, usa-se nos discursos (a) o nome, (b) a definio, (c) a imagem (d) para alcanar o conhecimento (e) que leva a captar o inteligvel. Os trs primeiros so obscuros e distanciam-se do inteligvel. Podem, no entanto, levar a captar o inteligvel caso sejam adequadamente discutidos, mas podem, por outro lado, tornarem-se um obstculo para alcanar o verdadeiro conhecimento, justamente por sua natureza (Carta VII, 342a-344d). A maioria dos
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 18

ISSN 1984-6754

homens, por possuir uma natureza ruim, perde-se nas quatro primeiras etapas e no consegue alcanar o conhecimento de natureza superior. Assim, os autores srios no colocariam as coisas srias em escritos: estariam impressas em suas almas e nunca seriam esquecidas e tambm para no exp-las inveja e incompreenso do pblico. Plato, em seguida, afirma que aqueles que escreviam sobre essas coisas no o faziam pelos motivos certos: os escritos no so teis, porque no fornecem subsdios hipomnemticos: quem compreendeu as coisas de maior valor e as imprimiu na alma no pode esquec-las, pois se constituem de breves proposies. Mas as escreveram por ambio e sem a adequada preparao. Dionsio, por exemplo, o fez depois de ouvir apenas uma nica lio (Carta VII, 344d-345c).

5 Consideraes Finais

A Escola de Tbingen, com a posterior contribuio dos pesquisadores da Universit Cattolica di Milano, desenvolveu um novo paradigma histrico-hermenutico com recursos para interpretar vigorosamente o pensamento platnico presente nos dilogos luz dos ensinamentos no-escritos. As vias interpretativas, a sua coerncia e consistncia permitem novas solues aos problemas deixados em aberto no seio do paradigma anterior. O novo paradigma, na tica de seus defensores, aproxima-se contundentemente da verdade da mensagem de Plato, isto , possui maior adquato ad rem, possibilita novas alternativas para solucionar as aporias dos dilogos, o que leva a compreender Plato em nova dimenso. Amplia, portanto, o alcance dos paradigmas anteriores pela revoluo do mtodo hermenutico. O paradigma da Escola de Tbingen, evidentemente, desencadeia concluses que excluem uma srie de desenvolvimentos alcanados no interior do paradigma schleiermacheriano (Guthrie, 1988, p. 440). No novo paradigma, por consequncia, no se poder mais falar de um Plato no-metafsico, ou no-sistemtico, influenciado pelo ceticismo, ou no-unitrio e de vrios modos fragmentrio, autocrtico e aportico (Reale, 2004, p. 535: grifos do autor). Os problemas de interpretao dos dilogos no sero resolvidos recorrendo-se a emprstimos de filosofias modernas e contemporneas ou a componentes polticos, biogrficos e psicanalticos extrnsecos filosofia platnica, mas dever-se- recorrer s solues do prprio Plato propostas no nvel da
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 19

ISSN 1984-6754

oralidade dialtica e transmitidas pela tradio indireta, e que possuem aluses e remisses nos dilogos15. Procura-se deduzir toda a filosofia de Plato da oposio metafsica entre os Princpios Primeiros: o Princpio Uno, plasmando e produzindo unidade; o Princpio Dade, gerando a multiplicidade. Sistematiza-se Plato em seus pontos centrais, interpretando o jogo, o mito e a ironia em suas referncias aos ensinamentos orais.

No h dvida de que Plato tinha em mente apresentar uma viso unitria, capaz de abarcar o real na sua totalidade e nas suas partes. E, por mais incompletos que se mostrem, esses testemunhos nos permitem reconstruir os traos essenciais de tal sistema e os seus nexos fundamentais (Reale, 2004, p. 94).

Desse modo, ao reconstrurem o plano interno de cada dilogo e o plano geral de todos os dilogos em suas relaes intrnsecas e em consonncia com os ensinamentos no-escritos que clarifica e fundamenta as passagens textuais obscuras , poder-se- reconstruir o verdadeiro sistema de Plato. necessrio, entretanto, diferenciar o paradigma hermenutico da Escola de Tbingen e as interpretaes, muito diferentes, desenvolvidas pelos seus adeptos dentro das novas possibilidades de interpretao. A reconstruo sistemtica do platonismo a partir dos Princpios do Uno e da Dade caracteriza uma radical separao dualstica do real e a sistematizao hierrquica da realidade, que autores de linhas de interpretao diversas no aceitam em Plato, porque, nos dilogos subsequentes ao Parmnides, o ateniense procurava superar essa dicotomia radical (Cf. Trabattoni apud Perine, 2004, p. 28-29). A prpria linguagem usada por Plato, que mesclava estruturas da escritura e da oralidade, uma experincia que busca um meio pelo qual seja possvel a transmisso de algum sistema16, mas sua tecnologia no era ainda suficiente para tanto. Segundo Havelock (1996),

muito da histria da chamada filosofia grega dos primrdios no uma histria de sistemas de pensamento e sim a de uma busca de uma linguagem fundamental em que algum sistema pudesse exprimir-se [...] o meio a mensagem, isto , o contedo do Segundo a interpretao de Szlezk (2005, p. 29 ss), todos os dilogos, inclusive os primeiros, possuem remisses que pressupe o socorro do lgos oral. 16 Plato, sua poca, tentava mediar o combate agnico de duas potncias que, a priori, pareciam antepor-se: a da oralidade h muito impregnada na estrutura social e cultura dos helenos e a da escrita, incipiente nas relaes humanas mas que j ocupava espao considervel na Paidia do homem grego (Xavier, 2005, p. 195).
http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index
15

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 20

ISSN 1984-6754

que se comunica regido pela tecnologia utilizada, mas tambm assevera que essa mesma tecnologia pode ter uma funo causal na determinao do modo como pensamos (p. 16-17)17.

Somente com os filsofos posteriores, o discurso conceitual desenvolveu sua capacidade para transmitir e sistematizar o pensamento filosfico. O novo paradigma encerra os dilogos em uma estrutura interpretativa pr-dialgica fundada nos ensinamentos no-escritos, o que contraria frontalmente o ensinamento socrtico de questionar o saber absoluto e contraria a prpria estrutura da dialtica platnica18. Por outro lado, possui o mrito de trazer luz a importncia dos ensinamentos no-escritos de Plato e a necessidade de t-los em considerao para uma adequada hermenutica da filosofia platnica, mas no se pode diluir ou relegar para segundo plano a importncia dos dilogos. O debate acerca da importncia e do alcance do novo paradigma e suas consequncias na interpretao de Plato est em foco nos principais centros acadmicos do mundo, mas, no Brasil, rigorosamente ainda no esto acontecendo, apesar de nos ltimos anos comearem a aparecer recesses especializadas. Esperamos que as discusses intensifiquem-se, afinal, o dilogo platnico deveras rico e possui muitos tesouros ainda por descobrir.

17 18

Hare (2004, p. 39-40) conjuga de posio semelhante. Cardoso (2006, p. 36-37). Para uma pormenorizada anlise da dialtica platnica, cf. Paviani (2001).

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 21

ISSN 1984-6754

Referncias

ARISTOTE. Phisique I-IV. Texte table et traduit par Henri Carteron. Neuvime tirage. Paris: Les Belles Lettres, 2000, 1926. Texto grego fronte. ARISTTELES. Metafsica. Ensaio introdutrio, texto grego com traduo e comentrio de Giovanni Reale. Traduo para o portugus de Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2002. Texto grego fronte. v. 2-3. CARDOSO, Delmar. A alma como centro do filosofar de Plato: uma leitura concntrica do Fedro luz da interpretao de Franco Trabattoni. So Paulo: Loyola, 2006. GUTHRIE, W. K. C.. Historia de la filosofa griega. Madrid: Gredos, 1988. v. 4. HARE, R. M. Plato. 2. ed. Traduo Adail U. Sobral e Maria S. Gonalves. So Paulo: Loyola, 2004. HAVELOC, E. A. A revoluo da escrita na Grcia e suas consequncias culturais. Traduo Ordep Jos Serra. So Paulo: EdUNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996a. ISNARDI PARENTE, M. Speusipo. Frammenti. Edizione, traduzione e commento. Npoles: Bibliopolis, 1980. ______. Senocrate-Ermodoro. Frammenti. Edizione, traduzione e commento. Npoles: Bibliopoles, 1982. JAEGER. Paidia: a formao do homem grego. 4. ed. Traduo Artur M. Parreira. So Paulo: Martins Fontes, 2003. KUHN, Thomas. A estrutura das revolues cientficas. Traduo Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. So Paulo: Perspectiva, 1975. MATTOS, Carlos Lopes. Doutrina. In: LOGOS: Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. [S. l.]: [s. d.]. v. 1, p. 1464. PAVIANI, J. Filosofia e mtodo em Plato. Porto Alegre: EdPUCRS, 2001. PLATO. Dilogos: Fedro, Cartas, O primeiro Alcebades. Traduo Carlos Alberto Nunes. Universidade Federal do Par, 1975. ______. Dilogos: sofista, poltico, Filebo. Timeu, Crtias. 2. ed. Traduo Maria G. de Bragana. Mira-Sintra: Europa-Amrica, 1999.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Synesis, v. 3, n. 1, 2011, p. 22

ISSN 1984-6754

PLATO. The dialogues of Plato. 22. ed. Translated by Benjamin Jowett and J.Harward. ChigagoLondon-Toronto-Geneva-Sydney-Tokyo-Manila: Encyclopaedia Britannica, 1978. PERINE, Marcelo. A tradio platnica indireta: de Aristteles aos nossos dias. Phrnesis, v. 6, n. 2, jul./dez. 2004, Campinas. p. 11-31. PLOTINUS. The six enneads. 22. ed. Translated by Stephen MacKenna and B. S. Page. Chigago-London-Toronto-Geneva-Sydney-Tokyo-Manila: Encyclopaedia Britannica, 1978. REALE, Giovanni. Histria da filosofia antiga: Plato e Aristteles. Traduo Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 1994. v. 2. ______. Para uma nova interpretao de Plato. Releitura da metafsica dos grandes dilogos luz das Doutrinas no-escritas. 2. ed. Traduo Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2004. SCHELEIERMACHER, F. D. E. Introduo aos dilogos de Plato. Traduo Georg Otte. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2002. VAZ, H. C. de Lima. Um novo Plato? Sntese nova fase, Belo Horizonte, v. 17, n. 50, p. 101113, jul./set. 1990. WILAMOWITZ-MOLLENDORFF. Platon. Sein Leben und seine Werke. Berlim, 1919. XAVIER, Dennys G. Para uma anlise do critrio schleiermacheriano de interpretao das obras de Plato. Educao e Filosofia, Uberlndia v. 19, n. 37, p. 179-199, jan./jun. 2005. ZELLER, E. Die philosophie der griechen in ihrer geschichtlichen entwicklung. [S.l.], 1963.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/index

Potrebbero piacerti anche