Sei sulla pagina 1di 15

Que corpos celestes existem no Sistema Solar?

No Sistema Solar existe:


Uma estrela no centro denominada de Sol, volta do qual orbitam (movimentamse) os restantes astros do sistema solar. O Sol constitudo por gases, essencialmente o gs hlio e hidrognio. Estes gases reagem o que provoca a libertao de energia, o que faz que a temperatura no Sol atinja vrios milhares de graus centgrados. O seu tamanho 100 vezes maior do que o da Terra.

Oito planetas principais, Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno. Os planetas no tm luz prpria, por isso chamam-se corpos iluminados, e movimentam-se volta do Sol (mov. de translao) e rodam em torno de si mesmo (mov. de rotao).

Asterides, que normalmente so rochosos (h quem lhes chame pequenos planetas). A maioria deles est entre Marte e Jpiter, numa zona chamada cintura de asterides.

Cometas, que so constitudos por poeiras e gases congelados. Quando se aproximam do Sol alguns dos gases congelados evaporam-se, dando origem a uma cauda de gases (ex: cometa Halley).

Meteorides, meteoros e meteoritos

Meteorides so pequenos pedaos rochosos Meteoros so meteorides que atravessam a atmosfera desintegrando-se e tornamse incandescentes, deixando um rasto luminoso (chamadas pelo povo de estrelas cadentes)

Meteoritos - so meteorides que no se desintegram completamente na atmosfera e atingem a superfcie da Terra, podendo deixar crateras.

Como se formou o Sistema Solar?


A teoria que mais aceite para a explicao da formao do Sistema Solar a chamada de Hiptese/Teoria Nebular que defende que o Sistema Solar formou-se a partir de uma nuvem de gs.

Quais as caractersticas dos planetas do Sistema Solar?


Os planetas do Sistema Solar dividem-se em dois grupos, dependendo das suas caractersticas: Os planetas rochosos (ou terrestres/telricos) que so os que tm uma superfcie slida, so mais pequenos do que os restantes, no tm anis e tm poucos satlites naturais, como o Mercrio, Vnus, Terra e Marte

Os planetas gigantes gasosos que so os constitudos por gases, tm grandes dimenses, possuem anis e muitos satlites naturais, como o Jpiter, Saturno, rano e Neptuno.

Que movimentos tm os planetas principais e secundrios (luas)?

Os planetas principais e as luas tm:


movimento de rotao volta de si prprios

movimento de translao volta do Sol (no caso dos planetas principais) e volta dos planetas principais (no caso das luas).

O que o perodo de rotao e o perodo de translao?


O perodo de rotao o tempo que um planeta demora a dar a volta sobre si prprio. Corresponde a um dia nesse planeta. O perodo de translao o tempo que um planeta demora a dar a volta ao Sol (ou o tempo que as luas demoram a dar a volta ao planeta principal). Corresponde a um ano nesse planeta.

Quais algumas das caratersticas dos planetas principais do Sistema Solar?

Mercrio o planeta mais pequeno do Sistema Solar. No possui atmosfera logo no h vento nem chuva. Atinge temperaturas muito altas durante o dia e muito baixas durante a noite. No tem nenhum satlite natural.

Vnus conhecido como estrela da manh ou de tarde porque v-se bem nestas alturas do dia. Tem atmosfera muito densa e uma temperatura muito elevada. No tem nenhum satlite natural.

Terra conhecido como o planeta azul devido presena de muita gua na sua superfcie. o nico planeta com vida do S.S. e tem uma atmosfera rica em oxignio e azoto. Tem um satlite natural (a Lua).

Marte conhecido como o planeta vermelho. Tem atmosfera e temperaturas variveis. Tem dois satlites naturais.

Jpiter o maior de todos os planetas do S.S. Tem muitos satlites naturais e tem um anel.

Saturno conhecido como o menino bonito ou jia do S.S. devido ao seu sistema de anis brilhantes. Tem vrios satlites naturais.

rano Tem um sistema de anis e vrios satlites naturais.

Neptuno Tem um sistema de anis e alguns satlites naturais.

Quais as caratersticas que permitem vida na Terra?


A Terra o nico planeta habitado do S.S. e rene trs condies que permitem a existncia de vida: Temperatura amena Existncia de gua Atmosfera rica em oxignio e azoto

A Terra movimenta-se?
Sim. No Universo tudo est em movimento (galxias, sistemas planetrios, etc). A nossa galxia est em movimento e gira volta dela prpria e desloca-se, tambm, atravs do Universo. Os movimentos da Terra que iremos analisar com pormenor so os movimentos de rotao e de translao.

O que o movimento de translao da Terra?


o movimento que a Terra faz em torno do Sol. O sentido deste movimento contrrio ao dos ponteiros do relgio. O perodo de translao da Terra, igual a 365dias e 6 horas (1 ano terrestre). Os anos bissextos surgem de 4 em 4 anos para acertar as 6h (acrescentando-se mais um dia ao ano).

10

O que o movimento de rotao?


o movimento que a Terra executa a rodar/girar sobre si mesma, em torno de um eixo de rotao imaginrio. A Terra roda de Oeste para Este. O perodo de rotao da Terra igual a 24horas (1 dia terrestre).

Porque acontece a sucesso dos dias e das noites?


Devido ao movimento de rotao da Terra. A parte da Terra que est virada para o Sol est iluminada e dia, enquanto que a outra parte est durante a noite.

Porque que existem diferentes estaes do ano?


devido ao movimento de translao e inclinao do eixo de rotao da Terra (23,5).

11

que Vero quando a Terra est mais prxima do Sol.

Vero no Hemisfrio Norte quando esta parte est mais virada/inclinada para o Sol e ento no Hemisfrio Sul est a decorrer o Inverno.

Vero no Hemisfrio Sul quando esta parte da Terra est mais virada/inclinada para o Sol e ento na outra parte da Terra (hemisfrio Norte) Inverno. A sucesso das estaes do ano no Hemisfrio Norte

12

Principais diferenas entre o vero e o inverno


Vero Inverno

O Sol passa mais horas acima da linha do horizonte Os raios solares atingem a Terra pouco inclinados (mais na perpendicular) O dia tem maior durao do que a noite

O Sol passa menos horas acima da linha do horizonte Os raios solares atingem a Terra bastante inclinados A noite dura mais tempo do que o dia.

Porque se diz que a Lua tem uma face oculta?


Porque uma das metades da Lua nunca est virada para o planeta Terra, logo no visvel a partir da Terra. Isto acontece porque o perodo de translao da Lua igual ao seu perodo de rotao (28dias)

Porque que a Lua tem diferentes fases?


Porque ao longo do seu movimento de translao volta da Terra a Lua vai variando a sua posio em relao ao Sol e Terra.

Quais so as fases da Lua?


A Lua tem 4 fases e cada uma delas dura cerca de 7 dias: Lua Nova quando no vemos nenhuma parte iluminada Quarto Crescente quando vemos a parte iluminada com a forma de um D

13

Lua Cheia quando vemos completamente a parte iluminada

Quarto Minguante quando vemos a parte iluminada com a forma de um C

Qual a posio da Lua em relao ao Sol e Terra nas suas diferentes fases?

14

O que so eclipses? quando se deixa de ver um astro celeste devido presena de outro

Que eclipses podem ser observados a partir da Terra? A partir da Terra poderemos observar dois tipos de eclipses: Eclipse Solar ocorre quando se deixa de ver o Sol (parte ou totalmente) porque a Lua se coloca alinhada entre a Terra e o Sol (ocorre na fase de Lua Nova)

Eclipse da Lua ocorre quando deixa de se ver a Lua (parte ou totalmente) devido Terra estar alinhada entre a Lua e o Sol (ocorre na fase de Lua Cheia)

15

Potrebbero piacerti anche