Sei sulla pagina 1di 1

Captulo II

REAS DE COMPETNCIAS-CHAVE
2. SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CINCIA

Unidade de Competncia 7: Identificar, compreender e agir criticamente em questes relacionadas com a viso cientfica do indivduo, da sociedade e do universo.

Ncleo Gerador: Saberes Fundamentais (SF)


Competncias
Mobilizar o saber formal para o reconhecimento do elemento como uma unidade estrutural e organizativa

Critrios de Evidncia
Actuar de modo eficaz em processos de integrao social dos elementos de uma dada sociedade, compreendendo o conceito de aco social (no sentido weberiano) como atribuio de sentido s prticas e caractersticas individuais. Actuar ao nvel da interveno da tecnologia na compreenso ou utilizao das estruturas elementares (por exemplo, o papel do proto na imagiologia por NMR, utilizaes correntes de anlises de DNA, etc.). Actuar no sentido de compreender a base cientfica de diferentes estruturas elementares (por exemplo, o ncleo atmico, o tomo, a molcula, o DNA, a clula, a unidade como prncipio formador dos nmeros, os processos geradores de sequncias, etc.). Actuar em diferentes contextos profissionais com base em atitudes racionalistas e cientficas, identificando e relacionando diferentes processos, mtodos e tcnicas de produo de conhecimento sobre a realidade em cincias sociais. Actuar no contexto da vida profissional procurando encontrar solues tcnicas que melhorem processos e procedimentos (experimentar e melhorar a eficincia). Actuar de forma a valorizar o papel das vrias componentes na prtica cientfica, em particular, experimentao e teoria, valorizando em simultneo o papel da representao matemtica como suporte para a explicao e previso dos factos.

Sugestes de Actividades Contextualizadas


Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 25

DR1

Recorrer a processos e mtodos cientficos para actuao em diferentes domnios da vida social

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 26

DR2

Intervir racional e criticamente em questes pblicas com base em conhecimentos cientficos e tecnolgicos

DR3

Actuar nas sociedades contemporneas num quadro de pluralidade de instituies, reconhecendo que as argumentaes cientficas e tcnicas interagem com interesses particulares e poderes especficos e diferenciados. Actuar de modo fundamentado e consistente nos debates pblicos sobre questes de carcter tecnolgico. Actuar tendo em conta o papel da cincia, reconhecendo as suas potencialidades e limitaes, nos debates pblicos e face aos diferentes jogos de poder, criando evidncia para essa actuao baseada em modelos matemticos. Actuar perante fenmenos sociais complexos, concebendo-os como resultado de evolues histricas e adoptando configuraes diversas consoante as sociedades e/ou os grupos sociais. Actuar de forma a compreender que as solues tcnicas tm validade limitada e que tm tendncia a mudar, tal como muda a cincia e a prpria sociedade. Actuar tendo em conta que se vive num mundo onde coexistem leis cientficas de invarincia (que valorizam a estabilidade) e leis cientficas de evoluo (que apontam para a mudana), reconhecendo, em particular e no caso da matemtica, esta dualidade nos invariantes geomtricos e nos aspectos dinmicos associados noo de derivada.

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 27

Mobilizar o saber formal na interpretao de leis e modelos cientficos num contexto de coexistncia de estabilidade e mudana

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 28

DR4

61

Potrebbero piacerti anche