Sei sulla pagina 1di 1

Captulo II

REAS DE COMPETNCIAS-CHAVE
2. SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CINCIA

Unidade de Competncia 5: Identificar, compreender e intervir em situaes onde as TIC sejam importantes no apoio gesto do quotidiano, a facilidade de transmisso e difuso de informao socialmente controlada, reconhecendo que a relevncia das TIC tem consequncias na globalizao das relaes.

Ncleo Gerador: Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC)


Competncias Critrios de Evidncia Sugestes de Actividades Contextualizadas
Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 17

Entender a utilizao das comunicaes rdio em diversos contextos familiares e sociais

DR1

Actuar no quadro das predisposies para os usos e explorao de novas funcionalidades em objectos tecnologicamente avanados que fazem recurso s comunicaes rdio, relacionando-os com os perfis sociais dos indivduos. Actuar em situaes da vida domstica na resoluo de problemas relacionados com as comunicaes a distncia (rdio, televiso, telemvel, telefone fixo, etc.). Actuar na utilizao das TIC na vida privada com conhecimento dos elementos bsicos cientficos nas comunicaes rdio: ondas electromagnticas, electrnica, etc.

Perspectivar a interaco entre a evoluo tecnolgica e as mudanas nos contextos e qualificaes profissionais

DR2

Actuar em novas formas de aquisio de competncias face s TIC, compreendendo os seus usos nas organizaes e relacionando-os com as literacias e qualificaes exigidas aos profissionais na sociedade da informao. Actuar na esfera da vida profissional promovendo o recurso s tecnologias de suporte s TIC (micro electrnica, ecrs, etc.). Actuar na vida profissional, com conhecimentos cientficos bsicos de funcionamento dos equipamentos de suporte s TIC (por exemplo, o computador, o monitor de cristais lquidos, a aritmtica binria, etc.).

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 18

Discutir o impacto dos media na construo da opinio pblica

DR3

Actuar recorrendo aos meios de comunicao de massas, compreendendo os diversos actores e interesses envolvidos na sua produo e o poder da informao nas sociedades modernas. Actuar em relao tecnologia de suporte aos meios de comunicao e disseminao de informao (por exemplo, as estaes de televiso, estaes de rdio, as agncias de informao, os satlites, etc.). Actuar tendo em conta a evoluo dos meios de informao e comunicao de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos cientficos utilizados na produo de informao.

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 19

Relacionar a evoluo das redes tecnolgicas com as redes sociais

DR4

Actuar na sociedade da informao, identificando novas oportunidades de participao, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulao entre redes tecnolgicas e redes sociais. Actuar tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmisso de informao ao longo da Histria, relacionando-o com a evoluo das estruturas sociais, a ocupao do territrio, etc. (por exemplo, a rede de televiso, a internet, etc.). Actuar em relao evoluo dos conhecimentos cientficos na construo das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemveis, o uso da base binria na internet).

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 20

59

Potrebbero piacerti anche