Sei sulla pagina 1di 6

MSPC

Informaes tcnicas

Web
Compare preos no Buscap:

Este site
Casa etc Ferramentas Eletrodomsticos Eletrnicos Informtica Papelaria Viagens

Automveis Games etc ...

| Mapa do site | ndice do grupo | Prxima | Voltar | Home |

Ferros & aos I - Alguns conceitos bsicos


Introduo | Produo | O equilbrio ferro-carbono | Ferros fundidos |

Introduo

Topo Fim

Ferro o metal mais utilizado pelo homem. A abundncia dos minerais, o custo relativamente baixo de produo e as mltiplas propriedades fsico-qumicas que podem ser obtidas com adio de outros elementos de liga so fatores que do ao metal uma extensa variedade de aplicaes. Alguns metais, como o cobre por exemplo, podem ser usados no estado quimicamente quase puro. Entretanto, isso no ocorre com o ferro. No uso prtico, est sempre ligado ao carbono e a outros elementos e, assim, no mbito da cincia dos materiais e tambm na linguagem do dia-a-dia, a palavra "ferro" deve ser entendida como uma liga dos elementos qumicos ferro, carbono e outros. Ao a denominao genrica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,11%, contendo outros elementos residuais do processo de produo e podendo conter outros elementos de liga propositalmente adicionados. Se o ao no contm estes ltimos, chamado especificamente de ao-carbono. Do contrrio, aoliga. Ferro fundido a designao genrica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,11%.

Produo

Topo Fim

metalurgia do ao, d-se o nome de siderurgia. Neste tpico esto algumas informaes resumidas sobre a produo siderrgica, sem maiores detalhes.

A produo do ao a partir do minrio se d pela reduo qumica do xido nele contido com o carbono. O equipamento usado um forno de formato cilndrico vertical e de grande altura, por isso chamado de alto forno. So basicamente trs os ingredientes que so dispostos no alto forno (fisicamente alimentados na parte superior do forno atravs de transportadores e outros equipamentos): 1) O minrio de ferro, isto , a substncia que contm o xido. 2) O calcrio (rocha base de carbonato de clcio) para remover impurezas.

Fig 01

3) O coque, que o agente combustvel e redutor. Coque normalmente produzido na prpria siderrgica, atravs da queima parcial do carvo mineral. Isto necessrio para remover o material voltil do carvo e, assim, aumentar sua resistncia mecnica de forma a suportar a carga de minrio e calcrio. Na Figura 01 deste tpico, um esquema simplificado da operao de um alto forno. O gs que sai da parte superior do forno destilado para obter produtos como benzol, naftalina e outros. Aps este processo, o gs ainda tem poder combustvel e pode ser usado na prpria siderrgica ou distribudo para outros consumidores. O processo consumidor intensivo de ar. Para cada tonelada de ferro produzida, so usadas cerca de 2 t de minrio, 0,5 t de calcrio, 1 t de coque e 4 t de ar. E, como subprodutos, cerca de 0,5 t de escria e 6 t de gs. O ferro que sai do alto forno, chamado ferro-gusa, contm elevados teores de carbono e de impurezas.

Fig 02

Para o refino do ferro-gusa de forma a transform-lo em ao comercialmente utilizvel, existem processos diversos, entre os quais, o Siemens-Martin, que consiste no aquecimento, por determinado perodo, do ferro-gusa misturado com sucata de ao, em temperaturas na faixa de 1650C. Esquema simplificado conforme Figura 02.

O equilbrio ferro-carbono

Topo Fim

Alguns elementos qumicos apresentam variedades alotrpicas, isto , estruturas cristalinas diferentes que passam de uma para outra em determinadas temperaturas, chamadas temperaturas de transio. O ferro apresenta 3 variedades, conforme a seguir descrito. Ao se solidificar (temperatura de aproximadamente 1540C), o ferro apresenta estrutura cbica de corpo centrado, chamada de ferro delta (Fe ). Permanece nesta condio at cerca de 1390C e, abaixo desta, transforma-se em

ferro gama (Fe ), com estrutura cbica de face centrada. Abaixo de 912C, readquire a estrutura cbica de corpo centrado, agora chamada de ferro alfa (Fe ). Continuando o resfriamento, a 770C ocorre o ponto de Curie, isto , ele passa a ter propriedades magnticas. Entretanto, isto no se deve a um rearranjo da disposio atmica mas sim mudana do direcionamento da rotao dos eltrons (spin). Em outras pocas, tal fato no era conhecido e se julgava corresponder a uma variedade alotrpica, chamada de ferro beta. Ligado com o carbono, o comportamento das variedades alotrpicas do ferro e a solubilidade do carbono nele variam de forma caracterstica, dependendo da temperatura e do teor de carbono. Isto pode ser visto em forma de grfico, chamado diagrama de equilbrio ferro-carbono. Abaixo, definies dos termos usados para o diagrama: Austenita: a soluo slida do carbono em ferro gama. Ferrita: a soluo slida do carbono em ferro alfa. Cementita: o carboneto de ferro (Fe3C). Grafita: a variedade alotrpica do carbono (estrutura cristalina hexagonal). Obs: prximas ao ponto marcado com (*), existem na realidade linhas de equilbrio com o ferro delta, mas no so exibidas por razes de clareza e de pouco interesse prtico.

A adio do carbono altera as temperaturas de transio das variedades alotrpicas em relao ao ferro puro, dependendo do seu teor. Exemplo: para um ao com cerca de 0,5% C, representado pela linha vertical I no diagrama, o ferro gama contido na austenita comea a se transformar em alfa na interseo com a linha A3 e est totalmente transformado no cruzamento com a linha A1, a 727C, inferior aos 912C do ferro puro. Importante lembrar que, abaixo de 727C, no pode haver ferro gama. Somente a variedade alfa est presente. O ponto F corresponde ao mximo teor de carbono que a austenita pode conter, isto , 2,11%. usado na distino do ao do ferro fundido, conforme informado na introduo desta pgina. Fig 01 A solubilidade do carbono na ferrita muito pequena (mximo 0,008%) e pode ser considerada nula em muitos casos prticos. O ponto E (eutetide) a menor temperatura de equilbrio entre a ferrita e a austenita, correspondendo a cerca de 0,77% C. E os aos podem ser eutetides, hipoeutetides ou hipereutetides. Obs: o termo euttico se refere ao equilbrio entre fases lquida e slida. Neste caso, usamos o sufixo ide (= semelhante a) para indicar que o equilbrio ocorre entre fases slidas.

O teor de carbono do ao afeta o seu aspecto granulomtrico. Um ao com muito pouco carbono (digamos, menos de 0,01%), se resfriado lentamente, dever apresentar uma aparncia razoavelmente uniforme, pois a maior parte ser representada pela ferrita.

Fig 02

Na Figura 02 (a), um possvel aspecto de uma microfotografia de um ao deste tipo. Agora supomos um ao hipoeutetide com 0,5% de carbono, representado pela linha vertical I no diagrama. Quando o resfriamento atinge a interseo com A3, comea a separao da austenita em austenita e ferrita. Logo acima da linha A1, haver ferrita mais austenita, esta ltima, com o mximo teor de carbono que pode conter (0,77%). Logo abaixo da linha A1, toda a austenita dever se transformar em ferrita mais cementita. Entretanto, desde que o processo rpido, fisicamente a separao se d em forma de lminas bastante finas, somente visveis ao microscpio com elevadas ampliaes. Tal estrutura, isto , a ferrita e a cementita em forma laminar, chamada de perlita. Na figura 02 (b), a estrutura laminar tpica da perlita, observada com elevada ampliao (as linhas escuras correspondem cementita). Na figura 03 (a), o aspecto tpico de um ao hipoeutetide visto com uma ampliao menor. As reas claras representam a ferrita e as escuras, a perlita. Entretanto, a estrutura laminar desta no pode ser observada devido reduzida ampliao.

Fig 03

Um ao hipereutetide (linha II no diagrama, com cerca de 1,5% C, por exemplo) tem, na interseo com A1, austenita com o mximo teor de carbono (0,77%) e cementita. A mudana brusca abaixo de A1 faz a austenita se transformar em perlita conforme j visto. E a cementita envolve os gros de perlita em forma de uma teia conforme Figura 03 (b), fazendo uma espcie de rede de cementita. Um ao eutetide, isto , com 0,77% de carbono, deve apresentar somente perlita na sua estrutura granular. O teor de carbono exerce significativa influncia nas propriedades mecnicas do ao. Quanto maior, maiores a dureza e a resistncia trao. Entretanto, aos com elevados teores de carbono so prejudicados pela maior fragilidade devido maior quantidade de cementita, uma substncia bastante dura mas quebradia. comum o uso da expresso ao doce para aos de baixa dureza, com teores de carbono menores que 0,25%.

Ferros fundidos

Topo Fim

Conforme mencionado no incio da pgina, ferro fundido uma liga de ao e carbono com teor deste ltimo acima de 2,11%. Entretanto, um teor considervel de silcio est quase sempre presente e, por isso, alguns autores consideram o ferro fundido uma liga de ferro, carbono e silcio. Outra caracterstica a existncia de carbono

livre, na forma de lamelas ou veios de grafita. De forma similar aos aos, ferros fundidos podem ser hipoeutticos, eutticos ou hipereutticos, com o valor euttico definido pelo ponto de equilbrio entre a austenita e a cementita (aproximadamente 4,3%, ponto G no diagrama da Figura 01). Quando o ferro fundido euttico solidificado, logo abaixo do ponto G, h formao de uma estrutura com fundo de cementita e glbulos de austenita, denominada ledeburita. Continuando o resfriamento, abaixo de 727C no poder mais existir a austenita e, portanto, a ledeburita ser composta por glbulos de perlita sobre fundo de cementita. Um ferro fundido hipoeuttico (linha I no diagrama) deve apresentar reas de perlita, ledeburita e cementita. Um ferro fundido hipereuttico (linha II) apresenta cristais de cementita em forma de agulhas sobre fundo de ledeburita.

Fig 01

Nos aspectos de componentes de liga e tratamentos trmicos, os ferros fundidos podem ser classificados em (mais informaes na pgina Ferros & aos V): Cinzento: a superfcie recm cortada tem aspecto escuro. O silcio est presente em proporo considervel e a estrutura contm carbono livre (grafita) em forma de veios ou lamelas. Branco: a superfcie recm cortada tem aspecto claro. Devido ao menor teor de silcio, a proporo de carbono livre bastante pequena. Misto: uma mistura, em proporo que depende da aplicao desejada, do ferro fundido cinzento e do branco. Malevel: o ferro fundido branco que sofre um tratamento trmico especfico, formando grafita na forma de ndulos. Nodular: No estado lquido, passa por um tratamento especial para produzir grafita em forma esfrica, o que confere uma boa ductilidade. Apesar de apresentarem em geral propriedades mecnicas inferiores s dos aos, elas podem ser consideravelmente modificadas pela adio de elementos de liga e tratamentos trmicos adequados. E os ferros fundidos podem substituir os aos em muitas aplicaes. Em algumas delas, ferros fundidos so mais adequados que aos. Exemplo: estruturas e elementos deslizantes de mquinas so construdos quase sempre em ferro fundido, devido maior capacidade de amortecer vibraes, melhor estabilidade dimensional e menor resistncia ao deslizamento, em razo do poder lubrificante do carbono livre em forma de grafita.

Melhor visto com 1024 x 768 px

Termos de uso na pgina inicial

Topo desta pgina

Potrebbero piacerti anche