Sei sulla pagina 1di 7

Mdulo: Riscos Biolgicos

16 TSSHT

Fevereiro de 2008

Introduo
A maioria dos edifcios industriais, comerciais, de escritrios e at de habitao, qualquer que seja o tamanho, tm sistemas mecnicos de ventilao e/ou climatizao de fornecimento de ar fresco que pode ser filtrado, aquecido ou arrefecido e em certos casos humedecido. Nestes equipamentos podem criar-se as condies necessrias (nutrientes, pH e temperatura) para o desenvolvimento, reproduo e propagao dos microrganismos ou agentes biolgicos. Os microorganismos so transportados pela gua destinada ao sistema de humidificao, pela a gua da rede geral da cidade (esta gua potvel, mas isso no implica que seja estril ou livre de bactrias), ou pela a gua de poos e furos. Eles tambm so transportados pelo ar exterior que contm plen, esporos, bactrias, ou pelo ar reciclado que contem os aerossis gerados pelas pessoas que ocupam os edifcios. A natureza do sistema de ventilao/climatizao tem um papel preponderante no risco de proliferao microbiolgica, porque envia os microrganismos para a atmosfera e permite a sua inalao das pessoas expostas.

Agentes biolgicos
So dois os principais tipos de microorganismos que causam doenas no homem:

os parasitas obrigatrios, que necessitam de clulas vivas para sobreviver; os fungos saprfitas, que podem desenvolver-se em matria orgnica em decomposio como sendo clulas vivas, designado por parasita oportunista.

Para causar uma doena, um agente biolgico deve estar num reservatrio, multiplicar-se e passar para o ar em estado infeccioso. O reservatrio, amplificador e distribuidor dos parasitas obrigatrios, o hospedeiro (as pessoas ou animais infectados, sistemas de ventilao/climatizao, etc.) e contm nutrientes necessrios para o seu desenvolvimento. O agente fica em hibernao num hospedeiro que pode ou no manifestar a doena, dependendo da sua imunidade. Se o hospedeiro for mais vulnervel pode desencadear a multiplicao do agente, originando a doena. A sua propagao posterior acontece com a passagem dos aerossis pela fala, tosse ou os espirros atmosfera onde encontraro um novo hospedeiro ou morrero. A propagao normalmente requer alguma aco que altera os reservatrios como por exemplo o fluxo de ar, a pulverizao da gua ou a limpeza do mesmo. O que faz aparecer uma doena depender de vrios factores, como por exemplo o grau de virulncia do agente biolgico e a imunidade da pessoa. O sistema imunitrio constitui um mecanismo de defesa no combate s doenas causadas pelos agentes biolgicos. Mas nas pessoas com doenas no sistema imunitrio ou submetidas a tratamentos imunossupressores, que so manifestadas doenas causadas por agentes biolgicos que no aparecem normalmente em pessoas saudveis.

Existem dois tipos distintos de patologia causados por agentes biolgicos relacionados com os sistemas de ventilao/climatizao: 1.Manifestaes de tipo alrgico como a asma, rinites, conjuntivites, pneumonias hipersensveis, febre dos humidificadores ou febre de segunda-feira. Estas infeces foram atribudas a diversos microrganismos entre os quais se salientam as bactrias filamentosas (vulgaris de Thermoactinomyces, faeni de Micropolyspora); os bacilos Gram negativos (Pseudomonas, Klebsiella, Enterobacter, coli de Escherichia); os fungos (Penicifflum, Aspergillus, Altemaria) e os protozorios (gruberi de Naegleria, Acanthoameba). 2.Doenas infecciosas, sendo o mais representativo a Doena do Legionrio e a Febre de Pontiac. O agente causal de ambas as doenas uma bactria (pneumophila de Legionella) e sua diferena que no primeiro uma pneumonia aguda (mortal em certos casos) enquanto no segundo, mais benigno, caracterizado por um sindroma pseudogripal.

Sistemas de ventilao/climatizao
Os sistemas de ventilao/climatizao tm duas funes, a 1 dar ar fresco em quantidade e qualidade suficiente para manter a qualidade do ar nos espaos interiores, e em 2 modificar as condies higromtricas do ar exterior que introduzido num edifcio para adquirir um clima confortvel no interior.

Ar sujo

Focos de contaminao Ar limpo 1. Entrada de ar exterior 2. Regulador do caudal de ar 3. Misturador de ar 4. Unidade de filtragem de ar 5. Sistema de aquecimento do ar 6. Sistema de arrefecimento do ar 7. Torres de refrigerao 8. Humidificador 9. Separador de gotas 10. Ventiladores 11. Condutas 12 Difusores 13. Recirculao 14. Expulso do ar Ar tratado

Fig. 1: Esquema geral de um sistema de ventilao/climatizao

Processo descritivo de funcionamento: 1. Entrada do ar exterior (ar de ventilao ou renovao): a quantidade de ar pode oscilar entre 100% e 0% em funo do grau de recirculao de ar que estabelecido. 2. O ar exterior mistura-se com a poro de ar reciclado e atravessa as unidades de filtragem. Habitualmente estes so formados por um pr filtro e um filtro. A misso do primeiro de reter as partculas mais grossas aumentando a eficcia e alongando a vida do filtro. 3. No ar condicionando o ar arrefece ou aquece de acordo com as necessidades climticas. A maioria dos sistemas utiliza electricidade, gua quente ou vapor como meios para aquecer o ar e gua fria ou lquidos refrigerantes para arrefecer. O ar ao entrar em contacto com os circuitos para que onde estes meios circulam, absorve calor no primeiro dos casos e d calor no segundo. 4. Alguns sistemas tm torres de refrigerao cuja misso de dissipar para a atmosfera o calor produzido pelas unidades de refrigerao. A gua que absorveu o calor do ar para arrefecer, expelida pelos bocais que esto na parte superior da torre e vai descendo por algumas placas que facilitam a troca trmica entre a gua e o ar que se move em sentido oposto ao fluxo de gua, e obtm-se como resultado o arrefecimento da mesma devido evaporao. Esta gua encaminhada para um depsito donde novamente enviada para os circuitos de refrigerao. Existe outro modelo de torre de refrigerao no qual a gua circula nas serpentinas que contm um liquido refrigerante e que neste ponto est na fase gasosa. A gua absorve deste fluido o calor necessrio para evaporar. No final do processo o liquido refrigerante devolvido unidade de refrigerao e a gua encaminhada para um depsito donde ser reciclada. 5. A necessidade para controlar os nveis de humidade do ar dentro dos limites estabelecidos como confortveis, conduz em certas ocasies, ao uso de sistemas de humidificao do ar. Existem diversos tipos de humidificadores cuja funo aumentar o grau de humidade do ar, que obtido por meio da evaporao de gua nos depsitos onde est contida, pela passagem do fluxo de ar por uma cortina de gua que provoca o arraste da mesma, ou por injeco directa de vapor de gua no fluxo de ar:

Humidificador gua projectada: Neste tipo de humidificador, a gua em presso, proveniente da rede ou de um depsito, projectada directamente corrente de ar, o excesso de gua apanhado no depsito para reiniciar o ciclo. Um separador de movimentos de gotas de gua retira do ar as de maior dimenso. Humidificador por evaporao: A gua contida no depsito evapora ao ser aquecida e o fluxo de ar que passa arrasta o vapor de gua produzido no processo. Humidificador de disco de rotativo: A gua contida no disco fragmenta-se em gotas e projectada corrente de ar por fora da aco centrfuga. Os separadores de gotas previnem que sejam arrastadas as gotas de maior dimenso. Humidificador de vapor, que faz circular o vapor de gua gerado por uma caldeira.

6. Finalmente o ar condicionado, que por uma rede de tubagens chega aos diversos locais do edifcio.

Das vrias divises, atravs das grelhas de retorno e por uma rede diferente de tubagens, o ar volta unidade principal donde, e em funo da taxa de recirculao estabelecido, parte do ar voltar ao circuito e parte ser expelida para o exterior.

Principais focos de contaminao biolgica


Os principais focos de contaminao biolgica relacionados com os sistemas de ventilao/climatizao so: 1. O ar exterior: Este transporta gros de plen, bactrias e fungos, tanto as formas vegetativas como as formas resistentes (esporos), a maioria incuo para o homem mas alguns deles podem ser patognicos. 2. Os sistemas de filtrao: Neles retido uma boa parte das partculas que leva o ar e juntamente podem ir microorganismos, este material um meio para a proliferao dos mesmos. 3. O sistema de refrigerao: Durante a estao quente o vapor de gua que contm o ar condensa nas serpentinas de refrigerao, esta gua pode ficar estagnada no cho do equipamento, juntamente com a sujidade que l acumulada, e so criadas as condies apropriadas para o desenvolvimento de agentes biolgicos. Outro foco de contaminao associado ao sistema de refrigerao so as torres de refrigerao, nelas as temperaturas que alcana a gua favorecem o desenvolvimento das bactrias que causam a legionella, entre 35 e 45C e outros microorganismos como algas, amebas e bactrias. As torres de refrigerao, devido ao seu desenho e funcionamento, enviam aerossis para a atmosfera que podem conter microrganismos que iro contaminar o ar exterior e podem reintroduzir-se no sistema de ventilao do mesmo edifcio ou dos edifcios vizinhos. 4. Os humidificadores: Especialmente naqueles em que a gua reciclada, podem tornar-se reservatrios e distribuidores dos microorganismos neles desenvolvidos. 5. Os materiais porosos: So por vezes usados nos sistemas de ventilao/climatizao, normalmente como isoladores acsticos ou como material de construo das condutas. Estes podem favorecer o crescimento de agentes biolgicos, por exemplo a sujidade acumulada serve de nutriente juntamente com a gua transportada pelo ar. 6. O ar interior das casas: O ar interior vai recolhendo a contaminao dos diferentes focos. Um dos mais importantes so as pessoas que ocupam o edifcio, estas pessoas podem ser portadoras passivas ou activas de agentes biolgicos. necessrio lembrar que muitos sistemas de ventilao trabalham reciclando o ar interior, e assim pode tornar-se o distribuidor da contaminao gerada numa rea para o resto do edifcio. Na figura 1 aparecem assinalados os principais focos de contaminao biolgica.

Medidas preventivas
A mera presena de microorganismos no um indicador de doenas eminentes, e dado que no esto fixados valores quantitativos de perigo para agentes biolgicos, o mais aconselhvel ser manter os seus nveis o mais baixo possvel, relativamente aos focos de contaminao e ao ar interior. O controlo de contaminao microbiolgica em atmosferas interiores pode ser conseguido com um bom desenho dos sistemas de ventilao e um bom programa de manuteno. O mtodo

mais eficaz para limitar o desenvolvimento de microorganismos restringir a disponibilidade de nutrientes e gua.

As medidas preventivas indicadas abaixo so um resumo das que aparecem na literatura especializada:

Tratar as entradas de ar exterior de forma a impedir a reentrada dos aerossis produzidos nas torres de refrigerao. conveniente manter o edifcio com presso de ar positiva para minimizar a infiltrao do ar por lugares no controlados (portas, janelas, etc.). Renovar o ar interior, tendo por base os padres ou recomendaes tcnicas relativas a este tema. Ter livres e bons acessos aos componentes dos sistemas para a inspeco, reparao e limpeza. Colocar filtros apropriados para o controlo da entrada de partculas. aconselhvel: usar pr filtros e filtros de reteno superior a 80%; mudar os filtros a intervalos regulares de tempo e quando necessrio instalar filtros depois da unidade de calor. Prevenir a acumulao de gua estagnada debaixo dos sistemas de refrigerao, implantando um sistema de drenagem contnua. Reparar imediatamente qualquer fuga de ventilao/climatizao e/ou no resto do edifcio. gua, dentro do sistema de

Optar por humidificadores que utilizam vapor de gua como fonte de humidade em detrimento dos que utilizam gua reciclada. Dentro dos humidificadores de vapor devese optar se possvel pelos de vapor seco. Manter a humidade relativa do ar debaixo de 70% nos espaos ocupados e com baixa velocidade de ar. Estabelecer programas de manuteno que contemplam a inspeco, a limpeza e a desinfeco dos diversos componentes do sistema, registando as operaes realizadas e a sua periodicidade, prestando ateno especial aos humidificadores e torres de refrigerao:

Drenar e limpar os humidificadores a intervalos de dois a quatro meses, com


desinfectante macio. aconselhvel usar descalcificantes de gua.

Manter, pelo menos, 10% de gua circulante nos depsitos, para eliminar o
excesso de impurezas e minimizar a acumulao de incrustaes.

Seleccionar produtos anti-bacterianos e anticorrosivos compatveis entre eles e


com os materiais de construo dos diferentes elementos. O tratamento contnuo da gua com estes produtos no aconselhvel porque podem passar para o fluxo de ar e afectar os ocupantes do edifcio.

Durante as operaes de manuteno e limpeza do sistema aconselhvel usar


EPI (equipamento de proteco individual) ao entrar em espaos limitados/confinados, por exemplo mscaras com filtros de partculas e roupas de trabalho.

Estabelecer programas de controlo peridico, por meio da realizao testes microbiolgicos, em pontos diferentes do sistema (torres de refrigerao, condensador para evaporao, unidades de condicionamento de ar, humidificadores, etc.).

BIBLIOGRAFIA E LINKS DE INTERESSE

http://www.mtas.es/insht/ntp/ntp_313.htm http://www.ventarco.pt/ http://www.ff.ul.pt/paginas/aduarte/acetaparasit/introducao.doc http://www.ipv.pt/millenium/ect7_etl.htm

http://www.aircontrol-piteira.com/sed.htm http://www.ideiasambientais.com.pt/newsletter/maio/newsletter_maio2006.html http://www.preciousmind.pt/aplicacoes.htm


http://www.quercus-construcaosustentavel.com/index_ar.php http://www.sppneumologia.pt/download.php? path=pdfs&filename=RPP_2004_3_227_Metodologia.pdf

Potrebbero piacerti anche