Sei sulla pagina 1di 2

05/03/2010

Legislao Previdenciria

Fontes do Direito Previdencirio


Nos sistemas de direito escrito, como o nosso, a principal fonte do direito a lei, entendida como ato emanado do Poder Legislativo. As outras fontes apenas subsidiam a fonte principal.

Fontes Hierarquia (ordem de graduao) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicao (conflitos entre normas) Vigncia Interpretao (existncia de norma) Integrao (ausncia de norma).

Principal

Constituio Federal, emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos, resolues do Senado e tratados internacionais. Decretos, regulamentos, portarias, ordens de servio, instrues normativas, orientaes normativas, circulares, resolues etc.

Secundrias
lei)

(normas complementares

Fontes Principais
Constituio Federal: arts. 194 a 204; Emendas constitucionais: 20, 41 e 47. Leis complementares: 108 e 109 (regulam a previdncia complementar). Leis ordinrias: 8.212/91 e 8.213/91. Leis delegadas: elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. Medidas provisrias: em caso de relevncia e urgncia. Fora de lei. Submetidas de imediato ao Congresso Nacional Resolues do Senado: as mais importantes so aquelas que suspendem a execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do STF. Decretos legislativos: os mais importantes so aqueles que aprovam os tratados internacionais.

Tratados internacionais
Ajustes bilaterais ou multilaterais celebrados entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e o Brasil. Em matria previdenciria: trabalhador deixa um territrio e passa a trabalhar em outro. Compete privativamente ao Presidente da Repblica celebrar tratados internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional (CF, art, 84, VIII). Procedimento para a incorporao do tratado ao direito interno: (a) aprovao, pelo Congresso Nacional, mediante decreto legislativo; (b) promulgao de tais acordos ou tratados, pelo Presidente da Repblica, mediante decreto, publicando texto do tratado.

Jurisprudncia e doutrina Jurisprudncia: conjunto de solues dadas pelo Poder Judicirio s questes de direito, quando no mesmo sentido, ou seja, uniforme. Doutrina: interpretao dada pelos estudiosos do direito. No se configuram como norma obrigatria.

Hierarquia (ordem de graduao)


A norma superior substrato de validade da norma inferior A norma superior prevalece sobre a inferior: 1) Constituio Federal e emendas constitucionais; 2) Lei Complementar, lei ordinria, medida provisria, lei delegada, decretos legislativos, resolues do Senado e tratados internacionais; 3) Decretos (editados pelo Presidente da Repblica); 4) Portarias (expedidas pelo Ministro da Previdncia ou da Fazenda); 5) Outras normas internas da administrao (instrues normativas, ordens de servio etc.). LC X LO: diferena material e formal.

05/03/2010

Hierarquia (ordem de graduao)


Os tratados internacionais, via de regra, possuem status de lei ordinria. J os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais (CF, art. 5, 3). De acordo com o art. 85-A da Lei n 8.212/91, os tratados, convenes e outros acordos internacionais de que Estado estrangeiro ou organismo internacional e o Brasil sejam partes, e que versem sobre matria previdenciria, sero interpretados como lei especial. (critrio da especialidade).

Autonomia
Do ponto de vista cientfico, no se deve falar em autonomia de nenhum ramo do Direito, que uno. Didaticamente, porm, conveniente dividir-se o Direito em ramos, com o objetivo de facilitar o estudo. Em relao autonomia do Direito Previdencirio, h duas teorias: (1) previdncia social encontra-se no mbito do Direito do Trabalho; (2) autonomia didtica deste ramo do Direito. Constituio de 1988: Seguridade Social: captulo II do ttulo VIII (ordem social); Direito do Trabalho: captulo II (direitos sociais) do ttulo II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais)

Aplicao (conflito entre normas) 1) Hierarquia: a norma superior prevalece sobre a inferior. 2) Especialidade: a norma especfica prevalece sobre a genrica. 3) Cronologia, a norma posterior prevalece sobre a anterior.

Potrebbero piacerti anche