Sei sulla pagina 1di 2

Estmatos

Estmato com clulas-guarda permitindo a abertura do ostolo

O primeiro tecido de revestimento das plantas a epiderme, formada por uma nica camada de clulas diretamente ligadas umas s outras. A folha de uma planta tem dois lados diferentes, o lado de cima - a epiderme - revestido por uma cutcula que a protege da perda de gua, por isso lisinha e brilhante como se estivesse encerada; a parte de baixo apresenta uma estrutura responsvel por realizar as trocas gasosas com o ambiente, conhecida como estmato. O estmato constitudo por duas clulas com formato parecido com o do feijo, meio curvadinho, essas clulas so chamadas de clulas-guarda; que so ricas em clorofila e esto inseridas na epiderme junto com inmeras outras clulas conhecidas como clulas acessrias, que no possuem clorofila.

O orifcio formado pelo curvamento das clulas-guarda dos estmatos conhecido como ostolo e por essa abertura que ocorrem as trocas gasosas entre os gases presentes na atmosfera e aqueles contidos no interior da planta. A abertura dos estmatos depende de diversos fatores, principalmente da luminosidade, concentrao de gs carbnico (CO2) e da disponibilidade de gua nas razes. A maioria das plantas abre seus estmatos pela manh e os fecha com a diminuio da luminosidade, permitindo a absoro do gs carbnico durante o dia para a realizao da fotossntese e reduzindo a perda de gua para o ambiente durante a noite.

A quantidade de gua disponvel nas razes um fator determinante para a manuteno do equilbrio hdrico das plantas, caso no haja gua em quantidade suficiente, os estmatos so fechados para impedir a transpirao, mesmo que haja luz para a realizao da fotossntese. Isso explica o fato de algumas plantas perderem suas folhas durante perodos de seca ou escassez de gua. Em relao ao gs carbnico, quando esse comea a se acumular dentro da folha um indicativo de que a taxa de fotossntese est diminuindo e que a abertura dos estmatos no mais necessria. Assim, durante o dia, com a luz e a ocorrncia da fotossntese, h pouco CO2 no mesfilo foliar, ento, estmato aberto; mas quando a situao se inverte, os estmatos se fecham. Mas por que o estmato se abre? O movimento das clulas-guarda se constitui no efeito causado pela entrada ou sada de sas de potssio nas clulas. Quando a concentrao de potssio aumenta, as clulas-guarda absorvem gua e ficam inchadas, modificando sua forma e permitindo a formao do ostolo e a troca de gases com o meio externo. Quando a quantidade de potssio reduz a clula, ela cede gua para as clulas acessrias e retornam sua forma, fechando assim o ostolo.

Potrebbero piacerti anche