Sei sulla pagina 1di 2

Prof.

Rodolfo REFORMAS RELIGIOSAS qual a sua crtica Igreja catlica? 1. (Unicamp 2009) A base da teologia de Martinho Lutero reside na ideia da completa indignidade do homem, cujas b) Qual o papel da imprensa na difuso desse movimento? vontades esto sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondvel e o homem 4. (Unicamp 1997) No dia 31 de outubro de 1517, Martinho jamais pode esperar salvar-se por seus prprios esforos. Para Lutero, professor de teologia da Universidade de Wittemberg, Lutero, alguns homens esto predestinados salvao e outros afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento condenao eterna. O essencial de sua doutrina que a em que eram expostas noventa e cinco teses. salvao se d pela f na justia, graa e misericrdia divinas. (Baseado em Elton, G.R., "Historia de Europa", Mxico, Siglo (Adaptado de Quentin Skinner, "As fundaes do Veintiuno, 1974, p.2.) pensamento poltico moderno". So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 288-290.) a) Que processo histrico o gesto de Lutero inaugurou? b) Cite duas prticas adotadas pela igreja catlica condenadas a) Segundo o texto, quais eram as ideias de Lutero sobre a por Lutero. salvao? c) Por que se considera que esse processo histrico acabou b) Quais foram as reaes da Igreja Catlica Reforma facilitando o desenvolvimento do capitalismo? Protestante? 5. (Unicamp 1996) "Embora a origem da Reforma de Lutero 2. (Unicamp 2004) Como muitos indivduos da Europa se deva a uma experincia pessoal, ela refletiu, na verdade, o seiscentista, tanto catlicos como protestantes, padre Antnio estado de esprito comum a muitos seguidores da Igreja Vieira acreditava firmemente que os livros profticos do Romana. De fato, a iniciativa da livre interpretao da Bblia Antigo Testamento podiam ser, em grande parte, deve ser compreendida como mais uma das muitas interpretados em termos do presente real e do futuro manifestaes tpicas do individualismo do homem imediato. Assim como vrios de seus contemporneos renascentista." puritanos ingleses, padre Antnio Vieira concentrou-se mais (Carmem Peris, Glria Vergs e Oriol Vrges, EL no Antigo Testamento do que no Novo Testamento. RENACIMIENTO. Barcelona: Parramn Ediciones, s/d, p.32) (Adaptado de C. R. Boxer, O Imprio Martimo Portugus. 1415-1825. Lisboa: Eds. 70, s/d, p. 355). a) A partir do texto, indique um uso da leitura do Antigo Testamento entre os sculos XV- XVII. b) Nomeie quatro processos histricos relacionados a conflitos religiosos ocorridos nos sculos XVI e XVII na Europa e na Amrica. 3. (Unicamp 2000) A caricatura adiante, entitulada "A besta papal de sete cabeas", de 1530, representa o papa e a hierarquia eclesistica sob uma cruz na qual est escrito, em alemo: "por dinheiro, uma bolsa de indulgncias". Caricaturas como esta e outras semelhantes foram impressas e circularam amplamente na Europa nessa poca. a) Quais foram as relaes culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?

REVISO UNICAMP SEGUNDA FASE - HG

b) Por que a livre interpretao da Bblia era criticada pelo alto clero medieval? 6. (Unicamp 1992) Segundo Calvino, o homem j nasce predestinado salvao ou condenao eternas, e um dos sinais da salvao a riqueza acumulada atravs do trabalho. Estabelea a relao entre a expanso da doutrina calvinista e o fortalecimento do capitalismo no sculo XVI. 7. (Unicamp 1991) Em um dicionrio histrico, encontramos a seguinte definio: "Contra-reforma - O termo abrange tanto a ofensiva ideolgica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganizao da Igreja Catlica, a partir de meados do sculo XVI." (DICIONRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988) D as principais caractersticas da Contra-reforma e analise duas delas.

a) Que movimento religioso essa caricatura representam e

http://historiaonline.com.br

REVISO UNICAMP SEGUNDA FASE - HG


Gabarito:

Prof. Rodolfo Reaparecimento do tribunal do santo ofcio (julgamento dos infiis).

Resposta da questo 1: a) Segundo o texto, para Lutero o homem, por seus prprios esforos no faria jus salvao eterna, ficando dependente de sua f na misericrdia divina. b) No que se convencionou chamar "Contrarreforma", a Igreja Catlica promoveu o combate ao protestantismo pela ao da Companhia de Jesus nos campos da catequese e da educao, atravs da Inquisio (Tribunal do Santo Ofcio) e pela censura imposta no ndice dos Livros Proibidos (Index). No Conclio de Trento a Igreja reviu e reafirmou os dogmas catlicos e procurou reorganizar e moralizar o clero.

Resposta da questo 2: a) Entre s sculos XV e XVII, passagens do Antigo Testamento eram usadas para justificar a escravido dos negros. b) Na Europa, a noite de So Bartolomeu na Frana em 1572 representado o conflito entre catlicos e huguenotes e a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648); na Amrica, a colonizao das Treze Colnias Inglesas com a expressiva participao de puritanos fugitivos de perseguies na Inglaterra e o estabelecimento um ncleo protestante no Rio de Janeiro durante a colonizao francesa.

Resposta da questo 3: a) A Reforma Luterana iniciada em 1517 que criticava a cobrana de indulgncia e a conduta do clero catlico. b) A inveno da mquina de imprensa por Gutenberg, facilitou a publicao e divulgao da Bblia traduzida por Lutero e de outras crticas Igreja, favorecendo o surgimento de novos movimentos reformistas.

Resposta da questo 4: a) Reforma Protestante. b) A prtica da venda da Indulgncias e a infalibilidade papal. c) Porque libertou a burguesia das proibies eclesisticas das prticas comerciais e bancrias.

Resposta da questo 5: a) Quebra da ostentao, hierarquia, a tipografia facilitando as impresses, simonia, etc. b) Rompimento da viso dogmtica dos valores pregados pelo clero.

Resposta da questo 6: Calvino defendia e valorizava a acumulao como forma de indentificar o predestinado (trabalho e acumulao).

Resposta da questo 7: Reao da Igreja Catlica ao Protestantismo de carter conservador. Index de livros (censuras s obras literrias).

http://historiaonline.com.br

Potrebbero piacerti anche