Sei sulla pagina 1di 5

Instalaes Eltricas para equipamentos de informtica:

Infra-Estrutura Sempre que possvel, a trajetria dos cabos dever seguir a estrutura lgica das edificaes assim todas as transposies por paredes devem estar protegidas por tubulao; Todas as manobras dos dutos devero ser feitas em ngulos de 90B; A taxa de ocupao dos tubos ou dutos deve estar na faixa de 30~40% em rea; Respeite os raios mnimos de curvatura dos cabos; No utilizar duto de dimetro menor que " de bitola comercial; Instale as tomadas a um mnimo de 30 cm de altura com relao ao contrapiso; Se possvel, aterre a infra-estrutura da rede eltrica no caso desta ser metlica; Para casos onde se tenha que desviar o caminho de um duto devido a existncia de colunas, por exemplo, no faz-lo por meio de curvas tipo "S" no duto mas sim utilizando caixas de passagem ou conduletes do mesmo material da infra-estrutura preferencialmente metlica. Evite ter mais de duas curvas entre duas caixas de passagem.

Onde: A................: neutro B ...............: fase C................: terra Considerando-se 127 V.

Cabeao eltrica Utilize um aterramento adequado (max.:5 ohms); No caso de haver variaes de tenso superior a 5% da nominal, utilize um estabilizador de fabricante idneo, que mantenha o esquema de Fase-Neutro-Terra da figura acima e que preferencialmente seja do tipo isolador para melhor proteo; No caso de necessidade do uso de no-break, certifique-se que alm das recomendaes do item 2 acima, o mesmo fornea uma forma de onda senoidal e preferencialmente seja do tipo on-line. Verifique se as baterias so do tipo seladas para evitar acmulo de gases no local e corroo de placas e componentes eletrnicos. Para locais sujeitos a mdia e alta incidncia de raios ou descargas eltricas, utilizar um filtro de linha apropriado (profissional) aumentar a confiabilidade da rede e proteger o estabilizador e no-break se for o caso; Para os circuitos dos equipamentos da rede, procure dividi-los de modo que a carga mxima de cada circuito independente seja de no mximo 2kva; Identifique e padronize as cores dos cabos de alimentao conforme o uso Neutro, Fase ou Terra. Procure no utilizar tomadas do tipo 2P+T universal, utilize somente 2P (chato)+T(redondo) para inibir o uso destas para outros aparelhos.

A tenso Neutro-Terra no deve ultrapassar 1% (um por cento) da tenso nominal da rede (no caso de 127 V, o mximo de 1,27 V e para 220 V, o mximo de 2,2 V); Nunca inverter as posies Neutro e Fase (seguir sempre o esquema acima); Nunca misturar tenses na rede. Padronize uma tenso, seja 127 v ou 220 v e use-a para todos os equipamentos que compe a rede como microcomputadores, servidores, hubs, monitores, impressoras, servidores de terminais, terminais, modens, etc. O terra deve ser nico para toda a rede (Se houver vrias hastes ou vrios blocos de aterramento, estes devem estar interligados de modo a fornecer um valor nico para todos os equipamentos da rede). Utilize circuitos de alimentao independentes para os equipamentos da rede e outros equipamentos tais como ventiladores, rdios, mquinas de escrever, de calcular, retro-projetores, etc.

Proteo: Os equipamentos devero estar protegidos por disjuntor com valor adequado de corrente. O disjuntor dever estar instalado em quadro eltrico ou caixa apropriada, que dever ser firmemente fixado parede ou divisria (existem caixas que possuem espao prprio para 1 disjuntor e 1 tomada tripolar). Tomadas: recomendado o uso de tomadas do tipo tripolar (2 Plos/chato + Terra/redondo). vedado qualquer tipo de adaptao para tomadas que no possuam pino terra. As tomadas devero, sempre, estar instaladas em caixas apropriadas que no permitam que os seus plos (da tomada) fiquem expostos. As caixas podero ser do tipo sobreposta ou de embutir, sendo que as caixas sobrepostas devero estar firmemente fixadas parede, piso ou divisria. Fiao: A fiao dever ser de, no mnimo, bitola 1,5mm2. Toda a fiao dever ser conduzida por canaletas ou eletrodutos firmemente fixados s paredes, divisrias ou piso. Aterramento: Todas as tomadas devero estar conectadas ao aterramento. O valor da resistncia de aterramento, obtido com o uso do "Terrmetro", dever ser menor ou igual a 5 ohms. totalmente inaceitvel a utilizao do fio neutro curto-circuitado ao fio terra.

Vale lembrar: o aterramento tem como funo prioritria a proteo do usurio contra choques no equipamento; proteger as instalaes contra incndios de origem eltrica; permitir a continuidade da alimentao; limitar as sobretenses; e limitar as perturbaes eletromagnticas. Alm disso, a inexistncia do aterramento incorre em perdas parciais da garantia do equipamento (ver termo de garantia).

Aterramento:

Importncia Um dos itens mais importantes de um sistema de energia eltrica, o aterramento; e que muitas vezes por falta de conhecimento, s se dada a devida importncia, depois que algum disturbio eltrico danificou aparelhos eletro/eletrnicos ou causou algum acidente fatal. O aterramento contribui para melhorar a operao e continuidade dos servios e aumentar a segurana das pessoas. Com relao segurana, devem ser aterradas todas as partes metlicas que possam ter contato com partes energizadas. Assim, se houver um contato da parte energizada com a carcaa de algum equipamento ou aparelho, e caso alguem encoste nessa carcaa, a corrente no ir circular por ele, e sim pelo aterramento. Neste caso, atua a proteo do aterramento, que dependendo do problema, pode at desligar o disjuntor. Sistema de aterramento o conjunto de condutores, hastes e conectores interligados, circundados por elementos que dissipem para a terra as correntes impostas nesse sistema. H diversos tipos de sistemas e a aplicao de um ou de outro vai depender da importancia do sistema de energia envolvido, da regio e do custo. Os pricipais tipos so: Apenas uma haste cravada no solo. Hastes dispostas triangularmente. Hastes em quadrado. Hastes alinhadas. Placas metlicas enterradas no solo Fios ou cabos enterrados no solo, formando vrias configuraes: em quadrado formando uma malha de terra; em cruz estendido em vala comum em estrela. Projetando o sistema de aterramento O projeto deve ser desenvolvido de acordo com as normas vigentes da ABNT. Algumas etapas devem ser seguidas no projeto de um sistema de aterramento para que seja executado adequadamente: 1- Localizar e definir o local do aterramento. 2- Fazer vrias medies no local. 3- Fazer a extratificao do solo. 4- Escolher o tipo de sistema de aterramento. 5- Dimensionar o sistema de aterramento, observando a sensibilidade dos equipamentos de proteo e os limites de segurana das pessoas. Cuidados muito importante ressaltar o cuidado com a manuteno nas instalaes de aterramento; pois esto sujeitos oxidao e corroso e com o passar dos anos, no desempenharo mais sua funo. Principalmente as instalaes de pra-raios podero no proteger pessoas e equipamentos. O projeto deve ser executado por profissionais competentes e especializados na rea, pois o que est em questo a segurana de pessoas e equipamentos Normatizao para aterramento: -o aterramento deve seguir a normatizao da nbr 5410/97 sistema TT. -para conjunto de equipamentos aconselhvel uma rede eltrica dedicada. . A norma NBR 5410/97 classifica os sistemas de aterramento das instalaes eltricas de baixa tenso (BT) usando a seguinte simbologia :

1) a 1 letra informa a situao da alimentao em relao terra ; T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento atravs de uma impedncia. 2) a 2 letra informa a situao das massas da instalao em relao terra: T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentao. N = massas ligadas diretamente ao ponto de alimentao aterrado ( em corrente alternada-CA geralmente o Neutro). 3) outras letras (eventuais) : nos informam sobre a disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S = neutro e proteo assegurados por condutores distintos. C = neutro e proteo em um nico condutor (PEN). Aterramento para equipamentos de informtica: Para que um microcomputador funcione a contento e com segurana para o operador, dever estar conectado a uma instalao eltrica conveniente, ou seja 127V ou 220V estvel, que possua ainda o condutor de aterramento com baixa impedncia ( 5 ohms no mximo ) e a tomada de alimentao dever ter a polaridade observada como abaixo:

A estabilidade da tenso de alimentao pode ser verificada atravs de um multmetro ligado por alguns minutos e vrias vezes ao dia (por exemplo das 9:00 s 9:10, depois das 10:15 s 10:30, etc), j a eficincia do aterramento pode ser medida com o multmetro e uma lmpada de carga segundo os circuitos abaixo:

1-medir a tenso entre fase e aterramento e anotar o valor.

2-repetir a medida utilizando a lmpada como carga e anotar o valor.

3-calcular a queda de tenso (queda = medida 1 medida 2) e anotar o valor. 4-medir a corrente que circula na lmpada e anotar o valor.

5-calcular a impedncia (Z = queda/corrente), basta dividir o valor obtido no item 3 pelo item 4. O valor calculado no item 5 deve ser no mximo 5 ohms.

Aterramentos dos Equipamentos Eltricos Sensveis

Os sistemas de aterramento devem executar vrias funes simultneas: como proporcionar segurana pessoal e para o equipamento. Podemos resumidamente listar as funes bsicas dos sistemas de aterramento em: a) Proporcionar segurana pessoal ao operador; b) Proporcionar um percurso de baixa impedncia de retorno para o terra, que proporcionar o desligamento automtico pelos dispositivos de proteo de maneira rpida e segura, quando devidamente projetado; c) Fornecer controle das tenses desenvolvidas no solo quando o curto fase-terra retorna pelo terra para uma fonte prxima ou mesmo distante; d) Transitrios o sistema de aterramento estabiliza a tenso durante transitrios no sistema eltrico provocados por faltas para a terra; e) O aterramento deve escoar cargas estticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaas dos equipamentos em geral; f) O aterramento deve fornecer um sistema para que os equipamentos eletrnicos possam operar satisfatoriamente tanto em alta como em baixas freqncias.

Potrebbero piacerti anche