Sei sulla pagina 1di 4

A Lei de Arbitragem e seus Efeitos Nos primrdios da sociedade romana, surgiu o instituto da arbitragem como forma de resolver conflitos

oriundos da convivncia em comunidade, como funo pacificadora entre os litigantes. Inicialmente, gerado um conflito, os litigantes procuravam um rbitro neutro para intervir e dar uma sentena. Era a arbitragem facultativa, na qual o rbitro no exercia funo pblica. Aps surge a arbitragem obrigatria, as pessoas em litgio compareciam perante o pretor, anuindo o que viesse a ser decidido. Escolhiam um rbitro e este recebia do pretor o encargo de decidir a causa. Nos meados do sculo III d.C., o pretor chamou para si funo do rbitro, surgindo a jurisdio e o processo como instrumentos de pacificao social. No Brasil, foi instituda em lei no ano de 1996, entrando em vigor atravs da Lei n. 9.307, com a finalidade de suprir a demanda do judicirio. Uma das principais caractersticas que dispe a Lei de Arbitragem de somente se aplicar a soluo de litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis, com anuncia das partes. Sendo que o rbitro escolhido poder ser qualquer pessoa capaz, independente e imparcial, desvinculado de qualquer das partes litigantes. Este ter a misso de proferir a sentena arbitral, resolvendo as pendncias judiciais ou extrajudiciais. O ato decisrio no fica sujeito a homologao ou recurso ao rgo jurisdicional, ocorrendo assim extino do litgio, sendo os litigantes obrigados a acatar tal deciso. Mas, tal deciso no tem carter coativo, de obrigar ao cumprimento da sentena, podendo ento a parte lesada buscar o cumprimento da sentena junto ao rgo jurisdicional. Ao dispensar a homologao, a lei conferiu fora executria sentena, equiparando-se sentena judicial transitada em julgado. O presente artigo tem por escopo apresentar o instituto da arbitragem como um mtodo alternativo eficaz para a soluo de litgios. Ser demonstrado que a arbitragem, como um meio paraestatal, despido do excesso de formalidades do processo Judicial, visa ampliar ao mximo a garantia de acesso Justia. Sero apresentadas as diversas formas alternativas de resoluo de conflitos e a gnese do instituto da arbitragem, promovendo e buscando despertar o interesse pelo instituto legal da Arbitragem, como uma forma de torn-lo conhecido pela sociedade, proporcionando assim que a comunidade venha utilizar-se desses meios alternativos de soluo de litgios, atravs do foro de justia privada promovido pelos Tribunais Arbitrais e, ao mesmo tempo, proporcionar o conhecimento sobre a Arbitragem, objeto da Lei n 9307 de 23.09.1996. Pretende-se, portanto, contribuir para a calorosa discusso acerca do direito universalmente consagrado de acesso soluo dos conflitos de interesses, mui especialmente no

momento sociopoltico atual, em que o Poder Judicirio fortemente atacado e tido como ineficaz e obsoleto, em face de gama variada de litgios efervescente no tecido social.

Conveno de Arbitragem A Lei n 9.307/96 proclama em seu artigo 3: As partes interessadas podem submeter a soluo de seus litgios ao juzo arbitral mediante conveno de arbitragem, assim entendida a clusula compromissria e o compromisso arbitral. At o advento desta lei, apenas o compromisso arbitral tinha o condo de instituir o juzo arbitral, salvo s hipteses reguladas na Conveno de Genebra. A clusula arbitral, tida como mero pacto de contraendo, somente obrigava a parte renitente a celebrar o compromisso arbitral, o que, para muito, no gerava qualquer efeito. A Conveno de Arbitragem, ento, passou a tratar tanto da clusula como do compromisso, colocando fim a este estado de coisas. Com isso, a partir de 1996, a clusula e o compromisso passaram a ser aptos a afastar a jurisdio estatal e a instituir a arbitragem. Salienta-se, contudo, que ao contrrio do que algumas pessoas apontam, o doutrinador Carlos Alberto Carmona pontifica que a arbitragem no tem como pressuposto necessrio o compromisso. O autor chega a esta concluso pela interpretao sistemtica do artigo 5 e 19 da Lei. Segundo ele, o artigo 7 trata de uma situao isolada e especfica, qual seja, a execuo especfica de clusula compromissria vazia (ou execuo de clusula compromissria que no contenha mecanismo de atuao imediata para nomeao de rbitro) (p. 78). Ainda, declara que a inteno da lei a promulgao do Pacto de Genebra no Brasil, visando sua integrao no ordenamento jurdico ptrio, sendo assim, a arbitragem pode prescindir completamente do compromisso arbitral. Efeitos da Conveno A lei brasileira adotou uma posio ambgua e conservadora ao tema, uma vez que ainda regulamenta a clusula como um pr-contrato de compromisso (como parece resultar, literalmente, do artigo 7), embora sobremaneira mitigado. Todavia, a clusula arbitral no mais pode ser qualificada como mero pr-contrato, tendo em vista que ela no consubstancia mais uma promessa de celebrar compromisso, e sim uma promessa de instituir juzo arbitral. Tambm tem essa caracterstica o compromisso, ou seja, apenas com a aceitao do rbitro que se tem por instaurada a instncia arbitral. Portanto, produzem o mesmo efeito de retirar a competncia para conhecer de um determinado litgio do juzo estatal, dando margem instaurao do juzo arbitral. Diga-se, desta feita, que a Conveno de Arbitragem tem duplo carter: como acordo de vontades, vincula as partes no que se refere a litgios atuais ou futuros, obrigando-as reciprocamente submisso ao juzo arbitral; como pacto processual, seus objetivos so os de derrogar a jurisdio estatal, submetendo as partes jurisdio de rbitros. Portanto, basta a conveno de arbitragem (clusula ou compromisso) para afastar a competncia do juiz togado, sendo irrelevante estar ou no instaurado o juzo arbitral (art. 19) (p. 79).

Direito intertemporal Os compromissos arbitrais firmados antes da edio da Lei de 1996 estavam sujeitos ao Condigo de Processo Civil, no havendo qualquer problema de adaptao entre a velha e a nova disciplina com relao ao compromisso. No entanto, isso no ocorreu no que se refere clusula compromissria inserida em contratos firmados antes do advento da Lei n 9.307/96. Para alguns, a clusula anterior no pode ter o condo de levar instituio do juzo arbitral, afastando a competncia do juiz togado, contudo, para outros, a Lei de 1996 tem eficcia imediata e, assim, a clusula arbitral pactuada com o antigo texto de lei tem o efeito de excluir a competncia do juzo estatal. Com isso, o doutrinador Carlos Alberto Carmona defende a segunda corrente, pois acredita que os efeitos da clusula arbitral so regulados integralmente pela Conveno de Arbitragem, que tem natureza processual, aplicando-se por isso mesmo desde logo. Segundo ele, no se pode impedir que a vontade anteriormente manifestada pelas partes de retirar a competncia do juiz togado, no pode ser diluda somente porque a avena foi celebrada antes do advento da lei. Em sntese, pacta sunt servanda: a parte que se obrigou, por contrato, a resolver controvrsias eventuais e futuras atravs da arbitragem, no pode, simplesmente, mudar de ideia, sendo clara a inteno do legislador no sentido de tornar realmente eficaz esta manifestao de vontade que, sob o imprio das leis processuais de 1939 e de 1973, andava negligenciada (p. 82). Extenso subjetiva da Conveno de Arbitragem Cumpre analisarmos aqui se a clusula arbitral ou o compromisso podem atingir quem no foi parte da avena. O tema, sem dvida, interessa as empresas que forma conglomerados ou grupos econmicos. A lei brasileira define o grupo de sociedades como um conjunto de companhias vinculadas umas s outras, em virtude de conveno aprovada pelas assembleias gerais de todas as integrantes, com a finalidade de combinar recursos ou esforos para a realizao de objetivos comuns. Embora o grupo possa ter uma administrao prpria, caber representao de cada sociedade aos seus respectivos rgos, de modo que as companhias mantero formal independncia, alm de deterem patrimnio prprio e distinto, no sendo de presumir responsabilidade solidria entre as empresas componentes do grupo. Tanto num caso (grupo econmico) como no outro (grupo formal de empresas), a personalidade jurdica de cada componente do grupo mantida (p. 82). Em sede de comrcio internacional, a Cmara de Comrcio Internacional (CCI) reconhece que se uma sociedade do grupo aceita a conveno de arbitragem, h possibilidade de que as outras companhias que tenham papel relevante na performance do contrato se envolvam. No Brasil, entretanto, tal soluo no satisfatria. A conveno arbitral deve demonstrar clara e inequivocamente a vontade dos contratantes de entregar a soluo do litgio soluo de rbitros. Sendo assim, o consentimento dos interessados essencial.

A jurisdio do rbitro limitada pela conveno arbitral (objetiva e subjetivamente), sendo inadmissvel (e ineficaz) a deciso do rbitro que envolver na arbitragem terceiro que no lhe outorgou jurisdio. Extenso objetiva da Conveno de Arbitragem Muitas vezes a Conveno de Arbitragem d abertura quanto ao tema que dever ser objeto de deciso pelos rbitros. Expresses como litgios relacionados a determinado contrato ou disputas decorrentes de certa relao jurdica geram dvidas interpretativas sobre a extenso objetiva da Conveno de Arbitragem. Conforme pontifica Carlos Alberto Carmona, quem convenciona a soluo arbitral para dirimir conflitos, em princpio, no submete parte das questes ao rbitro e parte ao Poder Judicirio. Portanto, a conveno arbitral atesta a vontade clara das partes em submeter os litgios de certa relao jurdica soluo de rbitros. Caso haja alguma excludente nesse sentido, a conveno de arbitragem deve expor essa excluso de forma clara, caso contrrio, a interpretao da conveno deve envolver toda relao jurdica. Por fim, destaca-se que a tendncia dos tribunais brasileiros no sentido de interpretar restritivamente as convenes arbitrais. Referncia bibliogrfica CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2009.

Potrebbero piacerti anche