Sei sulla pagina 1di 32

Rudlo: Tradio, Agilidade e Experincia

Imagem Area da Empresa

A Rudlo foi fundada em 1960, como indstria de materiais para a construo civil, com especializao em concreto protendido. Ao longo de mais de 50 anos, a empresa se desenvolveu em diversos campos de atuao, capacitando-se para fornecer solues de engenharia diferenciadas e servios especializados. Atualmente, entre os produtos e servios oferecidos pela Rudlo destacam-se principalmente: Protenso de estruturas; Emendas para barras de ao CA-50; Aparelhos de apoio metlicos; Pontes executadas por segmentos empurrados; Movimentao de cargas pesadas; Usinagem mecnica. Em cada rea onde atua, a Rudlo tem a preocupao constante de oferecer aos clientes uma soluo tcnica e economicamente interessante, atravs de solues personalizadas. A empresa trabalha obedecendo elevados padres de qualidade, normas tcnicas e exigncias do mercado globalizado. pioneira e a nica brasileira com Sistema de Gesto da Qualidade cer cada pela ISO 9001:2008 como fornecedora de componentes de concreto protendido, entre outros produtos. A preocupao da empresa em a ngir excelncia tecnolgica, de servios e produtos, respeitando o meio ambiente, o homem e a sociedade onde se insere lhe permite buscar uma atuao voltada para a sustentabilidade. Com o obje vo de se desenvolver neste sen do, a Rudlo associada do Ins tuto Ethos, armando seu compromisso em adotar pr cas sociais e responsveis, contribuindo para a construo de um cenrio mais promissor para todos.

P o Fabril Usinagem

Horta Comunitria

P o Fabril Engenharia

Cursos In Company ministrados pelo SENAI

Visite nosso site e saiba mais! www.rudlo.com.br

POR QUE USAR ESTE CATLOGO


Este catlogo recomendado aos prossionais envolvidos no projeto e/ou na execuo das estruturas em concreto protendido, para ns did cos e de divulgao desta tecnologia. Seu contedo envolve a apresentao de informaes bsicas sobre o sistema de protenso Rudlo, suas principais caracters cas e etapas, seus componentes, equipamentos e alguns cuidados a serem tomados para a aplicao da tecnologia de protenso. Aqui no sero tratados casos especiais, mas solues convencionais genricas, conforme a linha padro de produo da Rudlo. Informaes sobre casos especcos, que no podem ser solucionados por meio deste catlogo, devem ser solicitadas ao departamento tcnico da Rudlo.

POR QUE PROTENDER


Protender uma estrutura de concreto fazer uso de uma tecnologia inteligente, ecaz e duradoura. Inteligente, pois permite que se aproveite ao mximo a resistncia mecnica dos seus principais materiais cons tuintes, o concreto e o ao, reduzindo assim suas quan dades; ecaz, devido sua superioridade tcnica sobre solues convencionais, proporcionando estruturas seguras e confortveis; duradoura, porque possibilita longa vida l aos seus elementos. S estas caracters cas j jus cariam o uso da protenso em estruturas. Mas alm disso tudo, uma das principais vantagens das solues em concreto protendido o fato delas possibilitarem mas relaes custo-bene cio. A protenso pode resultar, em muitos casos, em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manuteno ao longo de sua vida l, alm de permi r outras caracters cas como: Grandes vos; Controle e reduo de deformaes e da ssurao; Possibilidade de uso em ambientes agressivos; Projetos arquitetnicos ousados; Aplicao em peas pr-fabricadas; Recuperao e reforo de estruturas; Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado: isso pode reduzir tanto a altura total de um edicio, como o seu peso e, consequentemente, o carregamento das fundaes. As vantagens da tecnologia so diversas e jus cam o seu emprego mundialmente, para a execuo de projetos arquitetnicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, mdio e grande porte.

Imagem 01: Protenso do Edi cio Igarassu, So Paulo - SP

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

POR QUE USAR O SISTEMA RUDLOFF


O sistema de protenso Rudlo foi criado em 1954, como o primeiro processo genuinamente brasileiro para protender estruturas. Permite s estruturas o aproveitamento de todas as vantagens tcnicas que a tecnologia do concreto protendido possibilita. Desde a sua criao, o sistema vem sendo constantemente aperfeioado, em busca de equipamentos mais seguros e modernos, visando solues mais geis e econmicas. Com exceo do ao de protenso, a Rudlo fabrica todos os componentes do seu sistema de protenso. pioneira ao faz-lo no Brasil a par r de um sistema de gesto cer cado pela Norma ISO 9001, o que confere s peas um alto padro de qualidade, uma vez que elas so produzidas a par r de fornecedores de matria-prima homologados e com inspees de controle peridicas, nos diferentes estgios de fabricao. Isso permite sua total rastreabilidade, desde a entrada da matria-prima nas mquinas produ vas, at a instalao do produto no local de aplicao. Alm de fornecer material e mo-de-obra para o servio de protenso, a Rudlo disponibiliza pessoal tecnicamente preparado para colaborar com proje stas no detalhamento de projetos e na denio de mtodos de execuo pr cos, seguros e econmicos. O equipamento de protenso Rudlo simples, robusto e convel para garan r a segurana em todas as operaes de instalao, protenso e injeo dos cabos. O sistema de protenso Rudlo apropriado para obras de pequeno a grande porte. Des na-se principalmente ao ps-tensionamento de estruturas de concreto, porm pode ser u lizado para a protenso de outros materiais, como ao e madeira, em casos de projetos especiais. Suas aplicaes mais comuns so em edi cios, reservatrios, pistas de aeroportos, pisos, pontes, viadutos e barragens. As principais caracters cas do sistema so: Simplicidade, rapidez e segurana na obteno da protenso; Possibilidade de aplicao para cordoalhas de dimetro 12,7mm ou 15,2mm; Versa lidade de uso, podendo ser aplicado tanto para protenso aderente, com a injeo de nata de cimento nas bainhas, como para protenso no aderente, com cordoalhas engraxadas; Possibilidade de protenses parciais; Gama variada de ancoragens a vas, passivas, de emenda e intermedirias; Tensionamento simultneo de todas as cordoalhas, com cravao individual de cada uma no bloco de ancoragem; Possibilidade de enao dos cabos nas bainhas antes ou aps a concretagem; Possibilidade de uso para unir peas pr-moldadas; Eccia na injeo das bainhas; Fabricao dos componentes mecnicos e equipamentos com padro de qualidade ISO 9001.
4 CONCRETO PROTENDIDO
Imagem 03: Interior da Fbrica Imagem 02: Cer cados de Qualidade NBR ISO 9001:2008 reconhecido pelo Inmetro e IQNet

ALGUMAS OBRAS DE PROTENSO RUDLOFF

Ponte Jurubatuba, So Paulo - SP Entre outras vantagens, a protenso em pontes pode permi r geometrias complexas, sobrecargas elevadas, grandes vos, echas reduzidas e longa vida l s estruturas.

Imagem 04

UHE Foz de Chapec, Chapec - SC Devido aos grandes esforos importante a protenso nos pilares e vigas dos vertedouros das UHE.

Imagem 05

Shopping Center em So Paulo - SP Entre outras vantagens, a protenso de lajes possibilita estruturas esbeltas e grandes vos entre os pilares, resultando em espaos amplos e estacionamentos confortveis para o usurio.

Imagem 06

Santurio Madre Paulina, Nova Trento - SC A tecnologia do concreto protendido possibilita a execuo de projetos arquitetnicos e estruturais arrojados e personalizados para os mais diversos ns.

Imagem 07

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

O QUE PROTENSO ADERENTE


Purgador Nicho para o bloco Fretagem Purgador Bainha Purgador

Ancoragem a va

Ancoragem passiva

Imagem 08: Representao esquem ca de um cabo Rudlo de cordoalhas aderentes em corte longitudinal

o sistema de protenso no qual a injeo de nata de cimento nas bainhas garante a aderncia mecnica da armadura de protenso ao concreto em todo o comprimento do cabo, alm de assegurar a protenso das cordoalhas contra a corroso. O cabo de protenso composto basicamente por uma ou mais cordoalhas de ao, ancoragens, bainha metlica e purgadores. As cordoalhas cam inicialmente soltas dentro da bainha, o que permite a sua movimentao na ocasio da protenso. Aps a concretagem da estrutura e a cura do concreto, os cabos so protendidos e injetada nata de cimento no interior das bainhas. As cordoalhas mais u lizadas neste sistema de protenso so compostas de sete os e tm dimetro de 12,7mm ou 15,5mm. So produzidas sempre na condio de relaxao baixa e fabricadas com seis os de mesmo dimetro nominal encordoados em torno de um o central de dimetro ligeiramente maior do que os demais.
CARACTERSTICAS DAS CORDOALHAS DE AO CP190 PARA PROTENSO ADERENTE ESPECIFICAO Dimetro nominal da cordoalha* rea nominal da seo de ao da cordoalha*
(valor recomendado para clculo estrutural)

12,7 mm ou 1/2 12,7 mm 100,9 mm 0,792 kg/m 18730 kgf = 187,30 kN 16860 kgf = 168,60 kN 3,5% 202 kN/mm, +/-3%

15,2 mm ou 5/8 15,2 mm 143,4 mm 1,126 kg/m 26580 kgf = 265,80 kN 23920 kgf = 239,20 kN 3,5% 202 kN/mm, +/- 3%

Massa nominal* Carga de ruptura mnima* Carga a 1% de deformao mnima* Relaxao mxima aps 1000h* Mdulo de elas cidade**
* Conforme NBR 7483:2004

**Conforme a NBR 7483:2004, este valor fornecido pelo fabricante. Adotamos valor sugerido em Catlogo Belgo / Setembro 2003.

Tabela 01: Caracters cas das cordoalhas para protenso aderente

BAINHAS
As principais funes das bainhas so possibilitar a movimentao das cordoalhas durante a operao de protenso e receber a nata de cimento, na operao de injeo. As bainhas metlicas Rudlo so normalmente fabricadas em barras de 6,0 m de comprimento, com espessura mnima de 0,3mm. So resistentes para suportar o peso dos respec vos cabos e garan r sua xao e posicionamento. Suas ondulaes helicoidais lhes permitem exibilidade longitudinal e rigidez transversal. Bainhas usadas em vigas tm seo transversal circular, enquanto em lajes, usa-se bainhas chatas. Sua escolha deve ser feita em funo da quan dade de cordoalhas do cabo, conforme as dimenses indicadas na Tabela 18. As emendas de bainha so asseguradas por meio de luvas externas, feitas com o mesmo material das bainhas e dimetro ligeiramente maior.
6 CONCRETO PROTENDIDO

POR QUE PROTENDER COM ADERNCIA


Quando a protenso aplicada nas cordoalhas, so criadas tenses internas na estrutura, para combater esforos resultantes dos carregamentos e melhorar o desempenho do conjunto. As cordoalhas cam constantemente es cadas, durante toda a vida l da estrutura. As tenses elevadas necessrias para es car as cordoalhas devem ser absorvidas pelo sistema de protenso, de forma a proteger as estruturas e seus usurios. A protenso aderente um dos recursos capazes de oferecer esta proteo, pois permite que a armadura de protenso e o concreto trabalhem em conjunto, de forma integrada. Isso signica que se, eventualmente, um cabo for cortado ou se romper, a estrutura absorver as tenses resultantes do rompimento. Nestes casos, a perda de fora ser localizada, pois a aderncia permite que o comprimento remanescente do cabo conserve a protenso. A protenso aderente possibilita, assim, estruturas mais seguras. A etapa de injeo das bainhas pode ser realizada simultaneamente ao cronograma da obra, sem interferir em outras etapas da mesma.
Imagem 09: Execuo de laje com protenso aderente. No detalhe, seo transversal de um corpo de prova de ensaio com aderncia.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
O ao de protenso pode ser considerado no clculo do estado limite l mo, pois est solidarizado com o concreto. Isso permite reduo expressiva na quan dade de armadura passiva necessria estrutura. A aderncia possibilita a execuo de eventuais furos e colocao de chumbadores nas peas concretadas, aps a devida aprovao do proje sta a este respeito. A injeo de nata de cimento oferece maior proteo ao cabo contra a corroso. As cordoalhas podem ser colocadas nas bainhas antes ou depois da concretagem. Isso permite, por exemplo, que elementos pr-fabricados sejam unidos por meio da protenso. As estruturas com protenso aderente apresenta maior capacidade de resistncia ao fogo em caso de incndio. O sistema apresenta variada gama de ancoragens passivas, a vas, intermedirias e de emenda, tanto para cordoalhas de 12,7mm, quanto de 15,2mm.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

O QUE PROTENSO NO ADERENTE


Nicho Fretagem Cordoalha engraxada Ancoragem a va pr-cravada

Ancoragem a va

Imagem 10: Representao esquem ca de um cabo Rudlo de monocordoalha engraxada em corte longitudinal

o sistema de protenso no qual no existe aderncia entre o ao de protenso e a estrutura de concreto. Os cabos so compostos basicamente por uma ancoragem em cada extremidade e uma cordoalha de ao envolta com graxa e capa de polie leno de alta densidade. A graxa possibilita a movimentao das cordoalhas nas bainhas, por ocasio da protenso. Aps a concretagem da estrutura e a cura do concreto, os cabos so protendidos e ancorados. Neste sistema, como no existe aderncia entre a armadura de protenso e o concreto, a manuteno da tenso ao longo da vida l da estrutura se concentra nas ancoragens. Devido a isso, fundamental que elas sejam fabricadas com elevado padro de qualidade. As cordoalhas usadas no sistema de protenso no aderente so as mesmas u lizadas no sistema aderente, compostas de sete os e com dimetro de 12,7mm ou 15,2mm.

O CABO ENGRAXADO
O cabo engraxado fabricado por meio de processo con nuo, atravs do qual a cordoalha coberta com graxa inibidora de corroso e ento reves da com uma capa de polie leno de alta densidade (PEAD), a qual cons tui a bainha do cabo. As bainhas de PEAD que revestem individualmente as cordoalhas devem ter espessura da parede mnima de 1mm e seo circular com dimetro interno que permita o livre movimento da cordoalha em seu interior. Devem ser impermeveis, durveis e resistentes aos danos provocados por manuseio no transporte, instalao, concretagem e tensionamento. A graxa de proteo an corrosiva e lubricante deve ter caracters cas que no ataquem o ao, tanto no estado de repouso, como no estado limite caracters co de tenso desse ao.
CARACTERSTICAS DAS CORDOALHAS DE AO CP190 PARA PROTENSO NO ADERENTE ESPECIFICAO Dimetro nominal da cordoalha* rea nominal da seo de ao da cordoalha*
(valor recomendado para clculo estrutural)

12,7 mm ou 1/2 12,7mm 100,9mm 0,890 kg/m 18730 kgf = 187,30 kN 16860 kgf = 168,60 kN 3,5% 202 kN/mm, +/-3%

15,2 mm ou 5/8 15,2mm 143,4mm 1,240 kg/m 26580 kgf = 265,80 kN 23920 kgf = 239,20 kN 3,5% 202 kN/mm, +/- 3%

Massa nominal* Carga de ruptura mnima* Carga a 1% de deformao mnima* Relaxao mxima aps 1000h* Mdulo de elas cidade**
* Conforme NBR 7483:2004

**Conforme a NBR 7483:2004, este valor fornecido pelo fabricante. Adotamos valor sugerido em Catlogo Belgo / Setembro 2003.

Tabela 02: Caracters cas das cordoalhas para protenso no aderente

CONCRETO PROTENDIDO

POR QUE PROTENDER SEM ADERNCIA


O uso de cordoalhas engraxadas apresenta caracters cas prprias, a serem observadas na escolha do po de protenso. A protenso no aderente pode ser executada a par r de equipamentos leves, facilmente aplicveis em obras de pequeno porte. Isso possibilita ao concreto protendido ser compe vo com o concreto armado em edi cios residenciais com vos pequenos (de 3 a 5 metros), o que no acontece com a protenso aderente. Alm disso, os cabos engraxados so leves, de fcil manuseio e exveis, o que permite a existncia de curvas em sua disposio em planta e possibilita o desvio de eventuais obstculos. Na protenso sem aderncia no existe a etapa de injeo de nata de cimento nas bainhas e, consequentemente, no h no interior das bainhas o espao des nado a esta nata. Isso possibilita que o centro de gravidade do cabo que prximo s bordas inferior ou superior do elemento de concreto, permi ndo melhor aproveitamento da altura l do concreto. A fabricao dos cabos simples, pois as cordoalhas so fornecidas engraxadas e plas cadas pelo fabricante, sem a necessidade da sua enao posterior em bainhas. Porm, cabos engraxaImagem 11: Execuo de laje com protenso no aderente. dos requerem maior cuidado de manuseio, para evitar rasgos na No detalhe, seo transversal de um cabo no aderente. bainha pls ca, a qual mais sensvel que a bainha metlica.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
O coeciente de atrito entre cabo e bainha menor que no sistema aderente, possibilitando perdas menores e maior tenso remanescente na cordoalha. As cordoalhas podem ser instaladas uma a uma ou em feixes. So protendidas e ancoradas individualmente. As cordoalhas recebem proteo an corrosiva de fbrica. Porm, as ancoragens convencionais no recebem proteo an corrosiva, o que reduz a segurana do sistema. Por isso, a protenso sem aderncia, a princpio, no recomendada para ambientes agressivos. Eventuais falhas nas ancoragens signicam desa vao instantnea do cabo e de sua colaborao na estrutura. A execuo de furos ou chumbamentos nas peas concretadas deve ser evitada, sob pena de machucar ou romper a cordoalha e provocar consequente perda total da protenso no cabo. A ausncia de nata de cimento ao redor das cordoalhas diminui sua proteo contra o fogo, em caso de incndio. Cabos engraxados possibilitam maiores excentricidades em sua disposio.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

COMO FEITA A CONFECO DOS CABOS


Os cabos de protenso podem ser fabricados fora da forma de concretagem. Isso compreende o corte das cordoalhas, sua enao nas bainhas (na protenso aderente) e o posicionamento das ancoragens passivas existentes em suas extremidades. Os cabos podem, assim, ser transportados prontos at o local de concretagem e posicionados diretamente sobre os estribos de suporte, na forma. De acordo com a NBR 14931:2003, o dimetro interno das bainhas deve ser pelo menos 10mm a mais do que o dimetro do respec vo cabo, para bainhas de seo circular, ou 6mm para bainhas chatas. Os dimetros das bainhas Imagem 12: Fabricao de cabos. Nos detalhes, equipamentos para o corte de cordoalhas. indicados na Tabela 18 respeitam este requisito.

CABOS ENFIADOS APS A CONCRETAGEM


A enao das cordoalhas nas bainhas pode ser feita aps a concretagem da estrutura. As bainhas, com dimetro interno maior que nos cabos pr-fabricados (ver Tabela 18), so colocadas vazias nos estribos de suporte. Deve-se ter muito cuidado com a vedao das unies das bainhas e eventuais danos, para evitar a penetrao de nata do concreto no seu interior, obstruindo a passagem das cordoalhas. A enao pode ser manual, para cabos curtos, ou mecnica, atravs de equipamento especial da Rudlo, no caso de cabos longos. O processo apresenta vantagens como economia de mo-de-obra e equipamentos de transporte e diminuio do perigo de corroso das cordoalhas. Oferece a possibilidade de se fazer parte da fabricao de cabos durante a cura do concreto, o que pode diminuir os prazos de execuo da estrutura.

RECOMENDAES PRTICAS
Para a fabricao dos cabos, convm atender as seguintes recomendaes: Inspecionar todo o ao de protenso antes do seu uso. O ao deve estar limpo, isento de leo e de resduos. Remover manualmente oxidaes superciais uniformes no ao e permi r o seu uso somente se, aps a remoo, a super cie do metal es ver intacta, sem poros, riscos ou sinais de ataque. Oxidaes localizadas podem ser perigosas e no admi das. Executar ensaios para a comprovao das propriedades mecnicas do ao, sempre que houver dvidas quanto sua integridade. Cortar o ao por meio de disco esmeril rota vo ou tesoura, de acordo com o comprimento indicado no projeto. Vericar se neste j est includo o comprimento necessrio para a xao do macaco de protenso. Fabricar cada cabo preferencialmente com ao de uma mesma bobina. Montar os cabos de protenso se possvel antes da colocao de condutores de eletricidade e outros disposi vos mecnicos. Impedir que cabos e cordoalhas sejam arrastados sobre o solo ou sobre super cies abrasivas. Providenciar a limpeza das extremidades dos cabos, re rando da super cie das cordoalhas, onde sero apoiados os macacos, todo o po de impureza existente, de forma a garan r o ajuste perfeito das cunhas do macaco de protenso. Proteger cabos e cordoalhas das intempries.

ATENO!
10

Conforme a NBR 14931:2004, item A.5.4: vedado efetuar no elemento tensor, o corte com maarico, bem como o endireitamento atravs de mquinas endireitadoras ou qualquer outro processo, pois esses procedimentos alteram radicalmente as propriedades sicas do ao.

CONCRETO PROTENDIDO

COMO SO AS ANCORAGENS RUDLOFF


As ancoragens so disposi vos capazes de manter o cabo em estado de tenso, transmi ndo a fora de protenso ao concreto ou ao elemento estrutural. So basicamente de quatro pos: Ancoragens a vas po E, B, EL e AF: so as ancoragens nas quais se promove o estado de tenso no cabo, atravs do macaco de protenso. Ancoragens passivas po U, H e PC: so disposi vos embu dos no concreto, des nados a xar a extremidade do cabo oposta quele da ancoragem a va. Somente recebem o esforo advindo da protenso executada na ancoragem a va. A transferncia da fora de protenso para o concreto se d por aderncia das cordoalhas e por tenses de compresso entre a ancoragem e o concreto. Ancoragens de emenda po K e UK: so combinaes de duas ancoragens, uma passiva e uma a va, que permitem a con nuao de cabos a par r de pontos intermedirios. Ancoragens intermedirias po Z: so ancoragens posicionadas no meio dos cabos, quando suas extremidades forem inacessveis para a protenso. As combinaes de ancoragens mais comuns so duas a vas ou uma a va e uma passiva, as quais podem ser adotadas para protenso com ou sem aderncia. A nomenclatura Rudlo para ancoragens segue o seguinte padro: Exemplo: E 5 12
Tipo U Tipo H Tipo EL Tipo AF

Tipo E

Tipo B

Equivale a:

Cdigo N1 N2
Tipo PC Tipo K N 2: N mximo de cordoalhas que a ancoragem comporta

Cdigo: Tipo de ancoragem (E, B, EL, AF, U, H, PC, Z, K ou UK).

N1: Dimetro nominal da cordoalha usada na ancoragem, em dcimos de polegadas. Pode ser 5, equivalendo a 0,5 polegadas (12,7mm) ou 6, equivalendo a 0,6 polegadas (15,2mm).

Tipo UK
Imagem 13: Padres de ancoragens Rudlo

Tipo Z

ATENO!

As cunhas (clavetes) NUNCA devem ser reu lizadas. Os blocos, eventualmente, podero ser reu lizados, desde que sejam recuperadas as condies para os quais foram projetados. Em caso de dvidas, consulte a Rudlo. A protenso faz com que a regio das ancoragens seja altamente solicitada. Por isso, o concreto deve ter resistncia adequada j desde o momento da aplicao da protenso. O valor da resistncia do concreto deve ser indicado pelo proje sta da estrutura.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

11

ANCORAGEM ATIVA TIPO E


composta por bloco de ancoragem com furos troncos cnicos, cunhas tripar das e placa funil, repar dora de esforos sobre o concreto. A placa funil o nico componente da ancoragem que posicionado na estrutura antes da concretagem.
Imagem 14: Ancoragem a va Rudlo po E (VISTA DO CONJUNTO)
Cordoalhas

Bloco Cunha

Placa

Alimentador (p/ injeo) Funil Bainha

Fretagem A

A C

Imagem 15: Ancoragem a va Rudlo po E (SEO LONGITUDINAL E VISTA FRONTAL)

~30

~20

A VISTA FRONTAL

SEO LONGITUDINAL

DENOMINAO E 5-8 / E 5-9 E 5-12 E 5-19 E 5-22 E 5-27 E 5-31 E 6-5 / E 6-6 E 6-7 E 6-8 / E 6-9 E 6-10 E 6-12 E 6-15 E 6-19 E 6-22

A (PLACA) 220 245 300 340 380 400 200 220 245 270 300 340 370 400

INTERNO D INTERNO B (BLOCO) C(FUNIL) (FUNIL) 63,5 63,5 76,2 88,9 101,6 101,6 63,5 63,5 63,5 76,2 76,2 88,9 101,6 101,6 110 110 135 150 170 170 85 85 110 120 135 150 150 170 75 75 95 100 110 120 65 65 75 85 95 100 100 120

E (FUNIL) 280 280 340 435 440 440 220 220 280 340 340 435 435 435

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5)

PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 16,0 kg 20,0 kg 35,0 kg 48,0 kg 76,0 kg 101,0 kg 14,0 kg 16,0 kg 20,0 kg 31,0 kg 35,0 kg 48,0 kg 70,0 kg 101,0 kg

CORDOALHA 15,2mm (ou 0,6)

Tabela 03: Caracters cas da ancoragem a va po E

ATENO!
12

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. Tamanhos dos nichos e espaamento das ancoragens devem obedecer ao estabelecido nas Tabelas 19 e 20 e no catlogo eletrnico da Rudlo (www.rudlo.com.br). A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 e 24.

CONCRETO PROTENDIDO

ANCORAGEM ATIVA TIPO B


composta por uma pea principal de ao de formato tronco piramidal e cunhas tripar das. O bloco de ancoragem colocado aps a concretagem e apoia-se diretamente na super cie da estrutura. Esta deve ser plana e perpendicular sada do cabo. Diferenas no ngulo de sada ou super cies irregulares devem ser evitadas.
Imagem 16: Ancoragem a va Rudlo po B (VISTA DO CONJUNTO)

Bloco Luva de transio Cunha

Bainha

Cordoalhas

Fretagem

~30

~20

B VISTA FRONTAL

Imagem 17: Ancoragem a va Rudlo po B (SEO LONGITUDINAL E VISTA FRONTAL)

D SEO LONGITUDINAL

DENOMINAO B 5-2 B 5-3 B 5-4 B 5-6 B 5-7 B 6-2 B 6-3 B 6-4

A (BLOCO) 44,5 44,5 44,5 44,5 50,8 44,5 50,8 50,8

B (BLOCO) 110 130 155 182 182 130 155 194

C (BLOCO) 100 110 115 145 170 110 115 135

D (LUVA) 300 300 300 300 300 300 300 300

E EXTERNO (LUVA) 70 70 70 85 90 70 70 90

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5)

PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 4,0 5,0 6,0 8,0 8,0 5,0 6,0 9,0

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6)

Tabela 04: Caracters cas da ancoragem a va po B

ATENO!

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. Tamanhos dos nichos e espaamento das ancoragens devem obedecer ao estabelecido nas Tabelas 19 e 20 e no catlogo eletrnico da Rudlo (www.rudlo.com.br). A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 e 24.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

13

ANCORAGEM ATIVA TIPO EL


Tem formato achatado e des na-se protenso de lajes, pisos, tabuleiros de pontes e outras estruturas delgadas. Os cabos, com at 4 cordoalhas de 12,7mm ou 15,2mm, so colocados em bainhas metlicas chatas (com exceo das bainhas para cabos monocordoalhas, que so redondas) e as cordoalhas so protendidas uma a uma.

Isopor Placa funil

Bainha

Bloco

Frma da laje VISTA DA ANCORAGEM EL 5-4 (antes da concretagem)

Cunha

VISTA DA ANCORAGEM EL 5-2 (depois da concretagem)

Imagem 18: Ancoragem a va Rudlo po EL, antes e depois da concretagem (VISTA DO CONJUNTO)

Fretagem ~30

~20

C A B VISTA SUPERIOR VISTA FRONTAL

Imagem 19: Ancoragem a va Rudlo po EL (VISTAS SUPERIOR E FRONTAL)

DENOMINAO CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) EL 5-1 EL 5-2 EL 5-3 EL 5-4 EL 6-1 EL 6-2 EL 6-3 EL 6-4

A (NICHO) 100 100 100 100 100 100 100 100

B (FUNIL) 125 128 290 300 128 150 300 420

C (PLACA) 100 140 200 210 110 155 200 245

D (PLACA) 80 80 110 110 100 110 120 125

PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 2,0 kg 3,0 kg 4,0 kg 6,0 kg 3,0 kg 5,0 kg 7,0 kg 8,0 kg

Tabela 05: Caracters cas da ancoragem a va po EL

ATENO!
14

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO

ANCORAGEM ATIVA TIPO AF


a ancoragem usada para cabos engraxados de monocordoalha. composta basicamente por um bloco de ferro fundido, uma luva, uma cunha bi-par da e a cordoalha engraxada e plas cada.

Bloco Cordoalha engraxada plas cada Luva

Imagem 20: Ancoragem a va Rudlo po AF (VISTA DO CONJUNTO)

Cunha A VISTA FRONTAL

B Fretagem

Nicho

SEO LONGITUDINAL C

Imagem 21: Ancoragem a va Rudlo po AF (VISTA FRONTAL E SEO LONGITUDINAL)

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) DENOMINAO AF 5-1 A 70 B 130 C 90 PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 1,30 kg

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) DENOMINAO AF 6-1 A 70 B 130 C 90 PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 1,30 kg

Tabela 06: Caracters cas da ancoragem a va po AF

ATENO!

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

15

ANCORAGEM PASSIVA TIPO U


uma ancoragem xa na qual a transferncia da fora de protenso para o concreto que envolve a ancoragem dse por aderncia ao longo das cordoalhas na parte descoberta (parte da cordoalha fora da bainha) e por tenses de compresso entre a placa de ao curvada (placa U) e o concreto.

Purgador Bainha Placa

Imagem 22: Ancoragem passiva Rudlo po U (VISTA DO CONJUNTO)

Fretagem

220 a 240

B VISTA SUPERIOR VISTA LATERAL

Imagem 23: Ancoragem passiva Rudlo po U (VISTA SUPERIOR E LATERAL)

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) DENOMINAO U 5-2 U 5-4 U 5-6 U 5-8 U 5-10 U 5-12 U 5-19 U 5-22 U 5-27 U 5-31 A 38 76 140 180 220 280 390 428 542 618 B 600 600 600 600 700 700 800 900 1300 1300 PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 0,4 kg 0,7 kg 1,3 kg 1,6 kg 2,1 kg 2,5 kg 3,5 kg 3,8 kg 4,8 kg 5,4 kg

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) DENOMINAO U 6-2 U 6-4 U 6-6 U 6-8 U 6-10 U 6-12 U 6-15 U 6-19 U 6-22 A 38 76 140 180 220 280 280 390 428 B 600 600 700 700 800 900 1300 1300 1400 PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 0,4 kg 0,7 kg 1,3 kg 1,6 kg 2,1 kg 2,5 kg 2,6 kg 2,6 kg 3,8 kg

Tabela 07: Caracters cas da ancoragem passiva po U

ATENO!
16

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO

ANCORAGEM PASSIVA TIPO H


uma ancoragem xa, na qual um equipamento especial faz o desencordoamento das pontas das cordoalhas. A transferncia da fora de protenso para o concreto que envolve a ancoragem d-se por aderncia ao longo das cordoalhas na parte descoberta e desencordoada.

Purgador Bainha

Cordoalhas desencordoadas

Imagem 24: Ancoragem passiva Rudlo po H (VISTA DO CONJUNTO)

Fretagem

C VISTA SUPERIOR VISTA LATERAL

Imagem 25: Ancoragem passiva Rudlo po H (VISTA SUPERIOR E LATERAL)

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) DENOMINAO H 5-1 H 5-2 H 5-3 H 5-4 H 5-6 H 5-7 H 5-8 H 5-9 H 5-12 H 5-19 H 5-22 H 5-27 H 5-31 A 80 160 240 320 240 320 320 240 320 400 400 400 400 B 160 160 160 240 240 320 400 480 480 C 800 800 800 800 800 800 800 800 900 900 1000 1100 1200

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) DENOMINAO H 6-1 H 6-2 H 6-3 H 6-4 H 6-5 H 6-6 H 6-7 H 6-9 H 6-10 H 6-12 H 6-15 H 6-19 H 6-22 A 90 180 270 360 270 270 360 270 360 360 360 450 450 B 180 180 180 270 270 270 360 360 450 C 800 800 800 800 800 800 800 900 900 1000 1100 1100 1200

Tabela 08: Caracters cas da ancoragem passiva po H

ATENO!

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

17

ANCORAGEM PASSIVA TIPO PC


semelhante a uma ancoragem a va, com iguais dimenses e fretagens, porm, por mo vos constru vos, as cordoalhas so pr-cravadas. Este po de ancoragem subs tui a ancoragem xa po U, quando se deseja uma transferncia bem denida da fora e protenso para o concreto.

Imagem 26: Ancoragem passiva Rudlo po PC (VISTAS DO CONJUNTO MONTADO)

2 1 6 7 8 9 10 5 4 3

Imagem 27: Ancoragem passiva Rudlo po PC (VISTA DOS ELEMENTOS DO CONJUNTO)

ITEM 1 2 3 4 5

ELEMENTO Placa e funil Bloco de ancoragem Cunhas Arruelas de metal Calos de borracha

ITEM 6 7 8 9 10

ELEMENTO Tampa de aperto das cunhas Parafusos de xao das tampas 6 e 8 Tampa de vedao das cordoalhas Abraadeira (xao na placa de ancoragem) Porca de xao da abraadeira
Tabela 09: Caracters cas da ancoragem passiva po PC

ATENO!
18

IMPORTANTE: Aps a montagem do conjunto, antes da concretagem, vedar bem os locais onde possa penetrar nata de cimento, com Durepox. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO

ANCORAGEM DE EMENDA TIPO K


Trata-se de uma combinao de ancoragem a va e passiva. Permite a con nuao de um cabo a par r de um ponto de protenso intermediria. O primeiro trecho do cabo ter, numa extremidade, uma ancoragem a va ou passiva e, na outra extremidade, a ancoragem po K, que funcionar, nesta primeira fase, como uma ancoragem a va do po E. O acoplamento do segundo trecho do cabo na ancoragem po K feito mediante buchas de compresso.

Purgador Placa funil Trombeta

Bucha de compresso

Imagem 28: Ancoragem de emenda Rudlo po K (VISTAS DO CONJUNTO ABERTO E FECHADO)

Fretagem C

B A

Imagem 29: Ancoragem de emenda Rudlo po K (SEO TRANSVERSAL)

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) DENOMINAO K 5-3 K 5-7 K 5-12 K 5-19 K 5-22 K 5-31 A 430 550 650 740 830 1140 B 140 140 140 140 140 140 C 130 170 200 240 260 350

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) DENOMINAO K 6-2 K 6-4 K 6-7 K 6-12 K 6-19 K 6-22 A 380 520 630 730 860 930 B 150 160 160 160 160 160 C 130 160 190 240 280 310

Tabela 10: Caracters cas da ancoragem de emenda po K

ATENO!

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

19

ANCORAGEM DE EMENDA TIPO UK


Tem a mesma nalidade de ancoragem po K, com a diferena que na con nuidade do cabo funciona como ancoragem passiva po U. normalmente u lizada em lajes.

Purgadores Trombeta

Placa

Bloco

Imagem 30: Ancoragem de emenda Rudlo po UK (VISTA DO CONJUNTO)

VISTA SUPERIOR

C B VISTA LATERAL

Imagem 31: Ancoragem de emenda Rudlo po UK (VISTAS SUPERIOR E LATERAL)

CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) DENOMINAO UK 5-2 UK 5-4 A 150 200 B 660 660 C 63 63 D 100 140

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) DENOMINAO UK 6-2 UK 6-4 A 155 220 B 660 660 C 75 75 D 100 150

Tabela 11: Caracters cas da ancoragem de emenda po UK

ATENO!
20

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 a 24.

CONCRETO PROTENDIDO

ANCORAGEM INTERMEDIRIA TIPO Z


usada quando as extremidades de um cabo so inacessveis para a protenso.

Purgador

Purgador

Cunha Cunha Bloco

Imagem 32: Ancoragem intermediria Rudlo po Z (VISTA DO CONJUNTO)

A G+E

F+E

VISTA LATERAL

Cabo 1

Cabo 2

C VISTA SUPERIOR

Imagem 33: Ancoragem intermediria Rudlo po Z (VISTAS LATERAL E SUPERIOR)

DENOMINAO
CORDOALHA CORDOALHA

A 60 70 90 140 70 80 100 160

B 80 90 130 140 90 100 140 160

C 130 160 200 280 140 170 210 300

E L2 L2 L2 L2 L2 L2 L2 L2

F 600 600 700 700 650 900 1000 1350

G 820 820 990 1210 820 1180 1400 1960

H 60 65 85 90 65 70 90 100

J 170 200 240 320 180 210 250 340

Z 5-2 Z 5-4 Z 5-6 Z 5-12 Z 6-2 Z 6-4 Z 6-6 Z 6-12

PESO APROXIMADO DO CONJUNTO 5,0 kg 8,0 kg 19,0 kg 43,0 kg 7,0 kg 11,0 kg 23,0 kg 60,0 kg

15,2 mm (ou 0,6)

12,7 mm (ou 0,5)

Tabela 12: Caracters cas da ancoragem intermediria po Z

ATENO!

As dimenses indicadas esto em mm e so vlidas para fck mnimo = 25 MPa. A armadura de fretagem est indicada nas Tabelas 21 e 24. L2 = alongamento do Cabo2. As dimenses so vlidas para super cies retas.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

21

COMO O PROCESSO DE PROTENSO


A operao de protenso aplicada atravs de macacos hidrulicos e bombas de alta presso. Normalmente, composta pelas etapas de preparao, colocao do equipamento, protenso das cordoalhas, cravao e acabamento.

ETAPAS DA OPERAO DE PROTENSO


Placa Bloco Cunha de cravao

PREPARAO
As formas dos nichos devem ser re radas, seguidas de limpeza, quando necessria, da rea de apoio do bloco de ancoragem. Em seguida, deve ser feita a colocao do bloco e das cunhas, conforme a gura 34. Aps o concreto a ngir a resistncia mnima indicada em projeto estrutural, deve ser providenciado o posicionamento do macaco hidrulico e dos seus acessrios, ilustrado na gura 35.

Imagem 34: Colocao de bloco e cunhas


P de cravao Macaco Cabeote de trao

PROTENSO
A operao de protenso realizada pelo acionamento do macaco, conforme a gura 36, atravs da bomba de alta presso. As cordoalhas so tracionadas obedecendo fora indicada no projeto estrutural. Deve-se registrar a presso indicada no manmetro e o correspondente alongamento dos cabos.

Cunha do cabeote

Imagem 35: Posicionamento do macaco de protenso

Imagem 36: Tracionamento das cordoalhas

ANCORAGEM/CRAVAO
Quando o macaco a ngir carga e/ou alongamento indicados no projeto estrutural, naliza-se a protenso. A presso no macaco aliviada e as cordoalhas se ancoram automa camente no bloco, conforme a gura 37. Em seguida, feita a remoo do equipamento de protenso.

Imagem 37: Cravao das cunhas

ACABAMENTO
Aps a liberao da protenso, feito o corte das pontas das cordoalhas, conforme a gura 38. Em seguida, deve-se providenciar o fechamento dos nichos e, no caso de protenso com aderncia, a injeo dos cabos com nata de cimento.

Imagem 38: Corte das pontas das cordoalhas e fechamento dos nichos

22

CONCRETO PROTENDIDO

COMO O EQUIPAMENTO RUDLOFF?


MACACOS RUDLOFF DE PROTENSO MAIOR DIMETRO (mm) COMP. MN. DE PEGA (mm) ESFORO MXIMO ( ) UNIDADE DE PROTENSO (NMERO DE CORDOALHAS) 8mm 1/2 5/8 MONO-I-A MONO-I-C MONO-VI MONO-VII MP 5-4A MP 5-4B MP-110 MP 5-7-A MP 5-7-B MP 5-7-C MP 5-12-A MP 5-12-B MP 5-12-C MP 5-12-D MP 5-22 MP 5-31 12 12 12 12 1 1 1 1 1-E 1-E 1-E 2a4 2e3 2a4 2e3 4a7 4a6 4a7 4a6 4a7 4a6 4a7 4a6 8 a 12 7 a 9 8 a 12 7 a 9 8 a 12 7 a 9 8 a 12 7 a 9 13 a 22 10 a 15 23 a 31 16 a 22 PRESSO MX. ADM. COM PERDA 2,5% (kgf/cm) 611 611 455 453 511 511 531 594 594 594 548 548 548 548 551 588 CURSO TIL (mm) REA DO PISTO DE TENSO (cm) COMP. FECHADO (COM P E CABEOTE) (mm) PESO COM ACESSRIOS (kg)

NOME

A (cm) B (cm)

41,92 41,92 40,52 56,55 126,40 126,40 221,80 198,56 198,56 198,56 355,30 355,30 355,30 355,30 651,39 837,13

27 25 19 30 69 75 110 133 103 96 237 210 224 163 410 540

250 200 230 190 250 250 190 250 150 150 280 190 240 100 190 190

530 470 350 450 590 550 540 600 470 430 640 530 560 440 580 600

120 120 191 252 200 200 250 240 240 240 330 330 330 330 430 490

630 570 360 460 690 650 640 700 570 530 740 630 660 540 800 800

25 25 18 25 63 63 115 115 115 115 190 190 190 190 350 480

9 9 11 14 12 12 15 15 15 15 18 18 18 18 27 27

90 90 90 90 110 110 120 120 120 120 120 120 120 120 150 150

ESPAO MNIMO PARA O EQUIPAMENTO DE PROTENSO

Imagem 39: Representao do macaco posicionado na estrutura VISTA LATERAL

Imagem 40: Representao do macaco posicionado na estrutura - VISTA FRONTAL Tabela 13: Caracters cas dos macacos Rudlo de protenso

BOMBAS RUDLOFF DE PROTENSO NOME BEP 01 DIMENSES (mm) Comprimento: 880 Altura: 800 Largura: 550 Comprimento: 560 Altura: 650 Largura: 530 PESO 190 kg MOTOR Trifsico - 5 CV 220 V / 380 V Trifsico - 5 CV 220 V / 380 V LEO Hidrulico 68/32 40 Litros Hidrulico 68/32 30 Litros PRESSO MXIMA (bar) 700

BEP 03

125 kg

700

Tabela 14: Caracters cas das bombas Rudlo de protenso

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

23

COMO O PROCESSO DE INJEO


A injeo de nata de cimento nas bainhas visa assegurar a aderncia mecnica entre as armaduras de protenso e o concreto em todo o comprimento do cabo e a proteo das cordoalhas contra a corroso. Para sua perfeita execuo, recomenda-se: Obedecer as normas tcnicas NBR 6118, 7681, 7682, 7683, 7684, 7685 e 14931. Estudar o melhor local para a instalao dos equipamentos de injeo antes de inici-la visando evitar deslocamento durante a operao ou mangueiras de comprimento excessivo. Injetar os cabos em at quinze dias aps a sua protenso. Seguir a composio de nata de cimento denida em ensaios prvios, com a proporo correta entre gua potvel, cimento e adi vos. Controlar as propriedades da nata durante a injeo. Evitar executar a injeo com chuva ou sol forte. O ideal faz-lo pela manh, aproveitando a queda de temperatura do concreto ocorrida durante a noite. A injeo de nata de cimento nas Se houver necessidade de execuo da injeo com temperaturas bainhas fundamental para o funambientes acima de 30 C ou abaixo de 5 C, aplicar tcnicas especiais, cionamento da protenso com adefornecidas pela Rudlo. rncia. Dada a sua importncia, a Lavar os cabos pouco tempo antes da injeo, com gua limpa, operao de injeo deve ser feita preferencialmente removendo a gua com ar comprimido. por pessoal qualicado, sob orientao de tcnico especializado, se Executar a injeo a par r da extremidade mais baixa do cabo. guindo as recomendaes estabe Lavar o equipamento com gua ao nal de cada operao ou a cada lecidas em normas tcnicas. 3 horas.

O EQUIPAMENTO PARA INJEO


O equipamento Rudlo para a injeo possibilita a execuo segura da operao, conforme as normas tcnicas brasileiras. Porm, a injeo um servio de alta responsabilidade no somente do equipamento, mas tambm de seus operadores e pessoal de apoio. O sucesso da operao de injeo depende da ecincia de quem a executa.
O EQUIPAMENTO RUDLOFF PARA INJEO COLETOR MISTURADOR BOMBA INJETORA RUDLOFF RUDLOFF RUDLOFF Peso: 266 kg Dimenses: 117x66x70cm Presso mxima de trabalho: 20 kg/cm Potncia do motor eltrico: 3 CV Voltagem do motor eltrico: 220V ou 380V Corrente eltrica do motor: 10,8 A (220V) ou 6,2 A (380V) Peso vazio: 124 kg Motor eltrico: 2 CV, 1150 rpm Capacidade de cimento: 2 sacos de 50 kg Capacidade de gua potvel: 42 litros Peso: 113 kg Dimetro: 80 cm + 52 cm Altura total: 70 cm
Tabela 15: O equipamento Rudlo para injeo

ATENO!

Misturador Coletor

Bomba Injetora

Imagem 41: O equipamento Rudlo para injeo

24

CONCRETO PROTENDIDO

COMO O PROCESSO DE INJEO


INJEO DE NATA DE CIMENTO
CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5) N DE CORDO- INTER- PESO VOLUALHAS NO DA DE CI- ME DE MENTO CALDA BAINHA (kg/m) (l/m) (mm) CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6) PESO VOLUINTERDE CI- ME DE NO DA MENTO CALDA BAINHA (kg/m) (l/m) (mm)

COMPOSIO DA NATA DE CIMENTO


As caracters cas da calda de injeo variam ligeiramente com as diversas marcas de cimento e pos de adi vos. Em mdia, para uma relao guacimento aproximadamente 0,42, pode-se dizer que: 100kg de cimento (2 sacos) e 42 litros de gua produzem aproximadamente 73 litros de calda; 1 litro de calda tem aproximadamente 0,57 litros de gua e 1,38 kg de cimento; Densidade da calda = aproximadamente 1,9 kg/litro. Os valores da tabela 16 so de u lidade para se planejar uma operao de injeo. No foram consideradas as perdas nos respiros das bainhas, nas lavagens dos cabos e na expulso da gua do interior do cabo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

22 33 40 45 45 50 55 60 60 60 65 65 65 70 70 75 75 80 85 85 85 90 90 90 90 95 95 95 100 105 105

0,42 0,99 0,63 1,45 2,06 1,80 1,91 1,65 2,06 2,53 3,07 2,91 2,76 3,35 3,20 3,05 3,70 3,54 4,26 4,10 4,87 5,70 5,55 5,40 6,29 6,13 5,98 5,83 6,78 6,62 6,47 7,48 8,55 8,40

0,31 0,72 0,46 1,05 1,50 1,31 1,38 1,19 1,49 1,84 2,22 2,11 2,00 2,43 2,32 2,21 2,68 2,57 3,08 2,97 3,53 4,13 4,02 3,91 4,56 4,45 4,33 4,22 4,91 4,80 4,69 5,42 6,20 6,08

28 37 24x40 45 27x57 50 30x70 50 60 60 65 70 75 75 80 85 85 85 90 90 95 95 100 105 110 110 110 110 115 115 120 120 130 130

0,72 1,20 0,87 1,76 1,48 2,11 2,35 1,89 2,99 2,77 3,30 3,88 4,53 4,31 5,02 5,78 5,57 5,35 6,17 5,96 6,84 6,62 7,57 8,57 9,64 9,42 9,20 8,98 10,11 9,89 11,07 10,86 13,62 13,40

0,52 0,87 0,63 1,28 1,07 1,53 1,71 1,37 2,16 2,01 2,39 2,81 3,28 3,12 3,64 4,19 4,03 3,88 4,47 4,32 4,96 4,80 5,48 6,21 6,98 6,83 6,67 6,51 7,32 7,17 8,02 7,87 9,87 9,71

2 (lajes) 19x35 3 (lajes) 22x69 4 (lajes) 22x69

RECOMENDAES
1. A Rudlo recomenda que se aumente em pelo menos 10% o peso terico de cimento indicado na Tabela 16. 2. A nata de injeo deve atender aos requisitos estabelecidos nas normas tcnicas quanto a: Fluidez Exsudao Expanso Resistncia mecnica Retrao Absoro capilar Tempo de pega Tempo de injetabilidade Dosagem de adi vos Ausncia de agentes agressivos

Tabela 16: Recomendaes para a injeo de nata de cimento

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

25

O QUE CONSIDERAR NO PROJETO


ESCOLHA DO CABO
A Tabela 18 possibilita a escolha do cabo a ser usado em projeto. Foi desenvolvida para armadura ps-tracionada e aos da classe de relaxao baixa e indica a fora mxima permi da no macaco pela norma, no momento da protenso, para cada cabo. Para os casos de armaduras pr-tracionadas, deve ser consultado o critrio estabelecido na NBR6118. A escolha do cabo deve ser feita respeitando-se o espaamento mnimo necessrio ao equipamento de protenso, conforme indicado na Tabela 13.

PERDA DE CRAVAO NAS ANCORAGENS E SUA COMPENSAO


A acomodao das cunhas nas ancoragens (cravao) provoca uma perda de aproximadamente 6 mm no alongamento inicial ao qual se chegou antes da cravao. Em cabos muito curtos, com menos de 10m de comprimento e uma ancoragem a va po E, pode-se compensar a perda de cravao atravs da colocao de calos de ao de aproximadamente 6 mm.

COEFICIENTE DE ATRITO
As perdas de protenso por atrito ao longo do cabo so calculadas em funo da curvatura do cabo e dos seguintes coecientes, que dependem das caracters cas dos materiais empregados: = coeciente de atrito aparente entre cabo e bainha; k = coeciente de perda por metro provocada por curvaturas no intencionais no cabo. Na falta de dados experimentais, podem ser adotados os valores da tabela abaixo.

COEFICIENTES* Entre barras com salincias e bainha metlica Entre os lisos ou cordoalhas e bainha metlica Entre os lisos ou cordoalhas e bainha metlica lubricada Entre cordoalha e bainha de polipropileno lubricada
*Conforme NBR6118:2003

(1/RADIANOS)

K
(1/m)

0,30 0,20 0,10 0,05

3,0x10-3/m 2,0x10-3/m 1,0x10-3/m 0,5x10-3/m

Tabela 17: Coecientes mdios de atrito

26

CONCRETO PROTENDIDO

O QUE CONSIDERAR NO PROJETO


NICHOS DE PROTENSO
Por razes constru vas ou est cas, normalmente interessante que as ancoragens a vas quem reentrantes super cie acabada do concreto. Para o acesso a elas, durante a aplicao da protenso, torna-se ento necessrio que se preveja, no projeto estrutural, a execuo de nichos nos elementos de concreto (ver Tabelas 19 e 20). Aps a protenso, os nichos so fechados, formando-se assim uma super cie plana que protege ancoragens e cordoalhas contra a corroso.

FENDILHAMENTO E FRETAGEM
O concreto quando protendido solicitado por tenses elevadas nas imediaes das ancoragens, que provocam altos esforos de fendilhamento concentrados nestas regies. fundamental a existncia de armao que combata estes esforos, assim como de armaduras de fretagem para distribu-los. Cabe ao calculista da estrutura especicar estas armaduras no projeto estrutural, obedecendo critrios seguros de clculo. Para a armadura de fretagem, a Rudlo recomenda que sejam seguidas as especicaes das Tabelas 21 a 24. Para a armadura de fendilhamento, pode-se adotar a seguinte sugesto genrica:

Estribos Barras horizontais

Imagem 42: Seo transversal de armadura de fendilhamento. No detalhe, seo longitudinal da mesma armadura.

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

27

O QUE CONSIDERAR NO PROJETO


CARACTERSTICAS DOS CABOS DE PROTENSO ADERENTES, PARA AO CP190RB PS-TRACIONADO CORDOALHA 12,7 mm (ou 0,5)
N DE CORDO- DENOMI- PESO ALHAS NAO (kgf/m) FORA DE PROTENSO (kN) BAINHA (mm)
CABOS FABRICADOS CABOS PS ENFIADOS

CORDOALHA 15,2 mm (ou 0,6)


N DE CORDO- DENOMI- PESO ALHAS NAO (kgf/m) FORA DE PROTENSO (kN) BAINHA (mm)
CABOS FABRICADOS CABOS PS ENFIADOS

1 2 2 (lajes) 3 3 (lajes) 4 4 (lajes) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

5-1 5-2 L 5-2 5-3 L 5-3 5-4 L 5-4 5-5 5-6 5-7 5-8 5-9 5-10 5-11 5-12 5-13 5-14 5-15 5-16 5-17 5-18 5-19 5-20 5-21 5-22 5-23 5-24 5-25 5-26 5-27 5-28 5-29 5-30 5-31

0,792 1,584 1,584 2,376 2,376 3,168 3,168 3,960 4,752 5,544 6,336 7,128 7,920 8,712 9,504 10,296 11,088 11,880 12,672 13,464 14,256 15,048 15,840 16,632 17,424 18,216 19,008 19,800 20,592 21,384 22,176 22,968 23,760 24,552

138,3 276,5 276,5 414,8 414,8 553,0 553,0 691,3 829,5 967,8 1106,0 1244,3 1382,5 1520,8 1659,0 1797,3 1935,5 2073,8 2212,0 2350,3 2488,5 2626,8 2765,0 2903,3 3041,5 3179,8 3318,0 3456,3 3594,6 3732,8 3871,1 4009,3 4147,6 4285,8

22 33 19X35 40 22X69 45 22X69 45 50 55 60 60 60 65 65 65 70 70 75 75 80 85 85 85 90 90 90 90 95 95 95 100 105 105

28 37 45 50 50 55 60 65 65 65 70 70 70 75 75 80 80 85 90 90 90 95 95 95 100 105 105 105 110 115 115

1 2 2 (lajes) 3 3 (lajes) 4 4 (lajes) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

6-1 6-2 L 6-2 6-3 L 6-3 6-4 L 6-4 6-5 6-6 6-7 6-8 6-9 6-10 6-11 6-12 6-13 6-14 6-15 6-16 6-17 6-18 6-19 6-20 6-21 6-22 6-23 6-24 6-25 6-26 6-27 6-28 6-29 6-30 6-31

1,126 2,252 2,252 3,378 3,378 4,504 4,504 5,63 6,756 7,882 9,008 10,134 11,26 12,386 13,512 14,638 15,764 16,89 18,016 19,142 20,268 21,394 22,52 23,646 24,772 25,898 27,024 28,15 29,276 30,402 31,528 32,654 33,78 34,906

196,1 392,3 392,3 588,4 588,4 784,6 784,6 980,7 1176,9 1373,0 1569,2 1765,3 1961,4 2157,6 2353,7 2549,9 2746,0 2942,2 3138,3 3334,4 3530,6 3726,7 3922,9 4119,0 4315,2 4511,3 4707,5 4903,6 5099,7 5295,9 5492,0 5688,2 5884,3 6080,5

28 37 24X40 45 27X57 50 30X70 50 60 60 65 70 75 75 80 85 85 85 90 90 95 95 100 105 110 110 110 110 115 115 120 120 130 130

33 45 50 55 55 65 65 70 75 80 80 85 90 90 90 95 95 105 105 110 115 120 120 120 120 130 130 135 135 145 145

Tabela 18: Caracters cas dos cabos de protenso aderentes, para ao CP190RB ps-tracionamento

OBSERVAO

Peso nominal, conforme NBR7483:2004. Para a determinao da fora de protenso, foram respeitados os limites de 0,74fptk e 0,82fpyk, estabelecidos pela NBR6118:2003 e os valores mnimos de fptk e fpyk indicados na Tabela 1, sendo: fptk = carga de ruptura mnima; fpyk = carga a 1% de deformao mnima.

28

CONCRETO PROTENDIDO

O QUE CONSIDERAR NO PROJETO


NICHOS DE PROTENSO VERTICAIS PARA = 10 NMERO DE CORDOALHAS DE 12,7 mm NMERO DE CORDOALHAS DE 15,2 mm 2e3 4a7 8 a 12 13 a 22 23 a 31

2e3

4a6

7a9

10 a 15

16 a 22

A (cm) B (cm) C (cm) D (cm) F (cm) G (cm) H (cm) (graus) U (cm) V (cm) W (cm) X (cm)

27,5 13,1 14,4 12,8 6,0 9,2 0,8 15 12 16 15 18

27,5 13,1 14,4 12,8 6,0 9,2 0,8 15 14 19 18 19

37,3 17,5 19,9 15,3 8,9 10,7 1,9 20 18 27 25 27

47,8 22,3 25,4 19,0 11,0 13,0 2,3 20 25 37,5 25 37,5

55,4 25,9 29,5 21,6 12,5 14,4 2,6 20 27 40 27 40

H G

Imagem 43: Nicho de protenso ver cal

Tabela 19: Nichos ver cais e distncias mnimas entre ancoragens

NICHOS DE PROTENSO HORIZONTAIS PARA = 20 NMERO DE CORDOALHAS DE 12,7 mm NMERO DE CORDOALHAS DE 15,2 mm 2e3 4a7 8 a 12 13 a 22 23 a 31
S T K L
P I

I (cm) J (cm) K (cm) L (cm) M (cm) N (cm) O (cm) P (cm) R (cm) S (cm) T (cm)

10,5 20,7 47,1 33,6 7,5 16,4 56,8 11,5 13,0 2,5 10,5

10,5 20,7 47,1 33,6 7,5 16,4 56,8 11,5 15,5 2,5 13,0

13,0 24,9 58,0 39,5 9,1 20,0 68,4 13,5 19,5 2,5 17,0

19,0 33,8 72,6 49,7 12,3 17,0 92,9 17,0 24,5 2,5 22,0

22,0 42,3 81,3 62,2 15,4 17,0 116,2 23,0 27,5 2,5 25,0

T S O N M R

2e3

4a6

7a9

10 a 15

16 a 22

Imagem 44: Nicho de protenso horizontal

Tabela 20: Nichos horizontais

ESPAAMENTO MNIMO ENTRE ANCORAGENS

2U

Imagem 45: Distncia mnima entre ancoragens

Os nichos indicados nas Tabelas 19 e 20 foram dimensionados para o equipamento Rudlo de protenso no caso de inclinaes do cabo iguais a 10 e 20, respec vamente. Para valores diferentes, deve-se consultar o catlogo eletrnico da Rudlo, disponvel em www.rudlo.com.br As distncias indicadas so mnimas e foram calculadas para fck=25 MPa.

ATENO!

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

29

O QUE CONSIDERAR NO PROJETO


FRETAGEM DE LAJES TIPO 1
cob. N1

5-1

6-1

cob.

N2

N2 35 cm

N1 (mm) N2 (mm) Tipo de Ao

8,0 10,0 CA-50

8,0 10,0 CA-50

cob.

FRETAGEM TIPO 1
H

N3 N4 N4 N4

FRETAGEM TIPO 1

5-2 5-3 5-4

6-2 6-3 6-4

N1

Imagem 46: Fretagem de lajes po 1, para cabos EL 5-1 e EL 6-1

OBS.: -N1: Uma barra entre cada cabo monocordoalha. -N2: Barras corridas ao longo da borda da laje.

45 cm

N3 (mm) N4 (mm) Tipo de Ao

6,3 10,0 CA-50

6,3 10,0 CA-50

cob.

Imagem 47: Fretagem de lajes po 1, para cabos EL 5-2 a 5-4 e EL 6-2 a 6-4

OBS.: -N3: Uma barra a cada 20 cm, ao longo de toda a borda da laje. -N4: Barras corridas ao longo da borda da laje. Tabela 21: Fretagem de lajes po 1.

FRETAGEM DE LAJES TIPO 2 5-1 5-2

5-3

5-4

6-1

6-2

6-3

6-4

Imagem 48: Fretagem de lajes po 2

A (cm) B (cm) C (cm) BARRA (mm) COMP. UNIT. (cm) QUANTIDADE TIPO DE AO

12 6 12 10,0 48 2

12 14 6 8 12 16 10,0 10,0 48 60 2 4 CA-50

14 8 16 10,0 60 4

12 6 12 10,0 48 2

12 14 6 8 12 16 10,0 10,0 48 60 2 4 CA-50

14 8 20 10,0 64 4

Tabela 22: Fretagem de lajes po 2 FRETAGEM TIPO M 5-4 5-6 5-7 6-3 6-4 6-6

Imagem 49: Fretagem po M

A (cm) B (cm) C (cm) D (cm) BARRA (mm) COMP. UNIT. (cm) QUANTIDADE TIPO DE AO

24 0 8 8 10,0 110 4

29 4,5 4,5 11 10,0 191 4 CA-50

29 4,5 4,5 11 10,0 191 4

42 8 7 12 12,5 276 4

42 8 7 12 12,5 276 4 CA-50

42 8 7 12 12,5 276 4

Tabela 23: Fretagem po M FRETAGEM TIPO ESPIRAL


B

Imagem 50: Fretagem po Espiral 5-4 5-6 5-7 5-8 5-9 5-12 5-19 5-22 5-27 5-31 6-3 6-4 6-6 6-7 6-8 6-9 6-12 6-15 6-19 6-22

A (cm) B (cm) C (cm) N DE VOLTAS BARRA (mm) COMP. UNIT. (cm) TIPO DE AO

5 25 14 5 10,0 220

5 30 19 6 10,0 360

5 30 19 6 10,0 360

5 35 22 7 12,5 484

5 5 35 35 22 25 7 7 12,5 12,5 484 550 CA-50

7 42 31 6 16,0 585

7 49 31 7 16,0 682

7 56 40 8 16,0 1006

7 56 42 8 16,0 1056

5 25 14 5 10,0 220

5 30 19 6 10,0 360

5 30 20 6 10,0 380

5 35 25 7 12,5 550

5 5 35 35 25 25 7 7 12,5 12,5 550 550 CA-50

7 49 31 7 16,0 682

7 49 31 7 16,0 682

7 49 40 7 16,0 1006

7 56 42 8 16,0 1056

Tabela 24: Fretagem po Espiral.

30

CONCRETO PROTENDIDO

O QUE MAIS A RUDLOFF FAZ

USINAGEM MECNICA PARA FINS DIVERSOS

EMENDAS PARA BARRAS DE AO

APARELHOS DE APOIO

CONCRETO PROTENDIDO
REV.5 - 05/2012

31

Potrebbero piacerti anche