Sei sulla pagina 1di 19

Resistor

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Grupo de resistores

Um resistor (frequentemente chamado de resistncia, que na verdade a sua medida) um dispositivo eltrico muito utilizado em eletrnica, ora com a finalidade de transformar energia eltrica em energia trmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente eltrica em um circuito.[1] Resistores so componentes que tm por finalidade oferecer uma oposio passagem de corrente eltrica, atravs de seu material. A essa oposio damos o nome de resistncia eltrica, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tenso em alguma parte de um circuito eltrico, porm jamais causam quedas de corrente eltrica. Isso significa que a corrente eltrica que entra em um terminal do resistor ser exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porm h uma queda de tenso. Utilizando-se disso, possvel usar os resistores para controlar a corrente eltrica sobre os componentes desejados. Um resistor ideal um componente com uma resistncia eltrica que permanece constante independentemente da tenso ou corrente eltrica que circular pelo dispositivo. Os resistores podem ser fixos ou variveis. Neste caso so chamados de potencimetros ou reostatos. O valor nominal alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca. O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cpsula que envolve o material resistivo, ou ento usando um ohmmetro. Alguns resistores so longos e finos, com o material resistivo colocado ao centro, e um terminal de metal ligado em cada extremidade. Este tipo de encapsulamento chamado de encapsulamento axial. A fotografia a direita mostra os resistores em uma tira geralmente usados para a prformatao dos terminais. Resistores usados em computadores e outros dispositivos so tipicamente muito menores, freqentemente so utilizadas tecnologia de montagem superficial (Surface-mount technology), ou SMT, esse tipo de resistor no tem "perna" de metal (terminal). Resistores de maiores potncias so produzidos mais robustos para dissipar calor de maneira mais eficiente, mas eles seguem basicamente a mesma estrutura.

ndice
[esconder]

1 Resistncia e resistividade 2 Resistor varivel 3 Cdigo de cores 4 Especificao tcnica de resistores 5 Valores padro de resistores

o o

5.1 Sries E6, E12, E24 (resistores de 4 faixas) 5.2 Sries E48, E96, E192 (resistores de 5 faixas)

6 Associaes entre resistores 7 Referncias 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

[editar]Resistncia

e resistividade

Os resistores so utilizados como parte de um circuito elctrico e incorporados dentro de dispositivos microelectrnicos ou semicondutores. A medio crtica de um resistor a resistncia, que serve como relao de Tenso para corrente medida em ohms, uma unidade SI. Um componente tem uma resistncia de 1 ohm se uma tenso de 1 volt no componente fizer com que percorra, pelo mesmo, uma corrente com a intensidade de 1 ampre, o que equivalente circulao de 1 coulomb de carga eltrica, aproximadamente 6.241506 x 1018 eltrons por segundo. Qualquer objeto fsico, de qualquer material um tipo de resistor. A maioria dos metais so materiais condutores, e ope baixa resistncia ao fluxo de corrente eltrica. O corpo humano, um pedao de plstico, ou mesmo o vcuo tm uma resistncia que pode ser mensurada. Materiais que possuem resistncia muito alta so chamados isolantes ou dieltricos. A relao entre tenso, corrente e resistncia, atravs de um objeto dada por uma simples equao, Lei de Ohm:

Onde V (ou U ) a diferena de potencial em volts, I a corrente que circula atravs de um objeto em ampres, e R a resistncia em ohms. Se V e I tiverem uma relao linearisto , R constanteao longo de uma gama de valores, o material do objeto chamado de hmico. Um resistor ideal tem uma resistncia fixa ao longo de todas as frequncias e amplitudes de tenso e corrente. Materiais supercondutores em temperaturas muito baixas tm resistncia zero. Isolantes (tais como ar, diamante, ou outros materiais no-condutores) podem ter resistncia extremamente

alta (mas no infinita), mas falham e admitem que ocorra um grande fluxo de corrente sob tenses suficientemente altas. A resistncia de um componente pode ser calculada pelas suas caractersticas fsicas. A resistncia proporcional ao comprimento do resistor e resistividade do material (uma propriedade do material), e inversamente proporcional rea da seco transversal. A equao para determinar a resistncia de uma seo do material :

Onde

a resistividade do material,

o comprimento, e

a rea da seco

transversal. Isso pode ser estendido a uma integral para reas mais complexas, mas essa frmula simples aplicvel a fios cilndricos e maioria dos condutores comuns. Esse valor est sujeito a mudanas em altas freqncias devido ao efeito skin, que diminui a superfcie disponvel da rea.[2] Resistores padres so vendidos com capacidades variando desde uns poucos miliohms at cerca de um gigaohm; apenas uma srie limitada de valores, chamados valores preferenciais, esto disponveis. Na prtica, o componente discreto vendido como "resistor" no um resistor perfeito como definido acima. Resistores so freqentemente marcados com sua tolerncia (a variao mxima esperada da resistncia marcada). Em resistores codificados com cores, uma faixa mais cinza direita demonstra uma tolerncia de 10%, uma faixa dourada significa 5% de tolerncia, uma faixa vermelha marca 2% e uma faixa marrom significa 1% de tolerncia. Resistores com tolerncia menores, tambm chamados de resistores de preciso, tambm esto disponveis. Um resistor tem uma d.d.p. e corrente mximas de trabalho, acima das quais a resistncia pode mudar (drasticamente, em alguns casos) ou o resistor pode se danificar fisicamente (queimar, por exemplo). Embora alguns resistores tenham as taxas de d.d.p. e corrente especificadas, a maioria deles so taxados em funo de sua potncia mxima, que determinada pelo tamanho fsico. As taxas mais comuns para resistores de composio de carvo e filme de metal so 1/8 watt, 1/4 watt e 1/2 watt. Resistores de filme de metal so mais estveis que os de carvo quanto a mudanas de temperatura e a idade. Resistores maiores so capazes de dissipar mais calor por causa de sua rea de superfcie maior. Resistores dos tipos wire-wound e sand-filled so usados quando se necessita de taxas grandes de potncia, como 20 Watts. Alm disso, todos os resistores reais tambm introduzem alguma indutncia e capacitncia, que mudam o comportamento dinmico do resistor da equao ideal.

[editar]Resistor

varivel

Alguns resistores variveis ficam dentro de blocos que devem ser abertos de modo a ajustar o valor do resistor. Esse resistor varivel de 5000 watts usado para o freio dinmico da turbina de vento de um gerador da Lakota (True North Power)

O resistor varivel um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecnico, por exemplo, rodando manualmente.[3] Os resistores variveis podem ser de volta simples ou de mltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns tm um display mecnico para contar as voltas. Reostato um resistor varivel com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente so utilizados com altas correntes. Potencimetro um tipo de resistor varivel comum, sendo comumente utilizado para controlar o volume em amplificadores de udio. Metal xido Varistor ou M.O.V. / Varistores um tipo especial de resistor que tem dois valores de resistncia muito diferentes, um valor muito alto em baixas voltagens (abaixo de uma voltagem especfica), e outro valor baixo de resistncia se submetido a altas voltagens (acima da voltagem especfica do varistor). Ele usado geralmente para proteo contra curtos-circuitos em extenses ou pra-raios usados nos postes de ruas, ou como "trava" em circuitos eletromotores. Termistores Do resistncias que variam o seu valor de acordo com a temperatura a que esto submetidas. A relao geralmente directa, porque os metais usados tm uma coeficiente de temperatura positivo, ou seja se a temperatura sobe, a resistncia tambm sobe. Os metais mais usado so a platina, da as desisgnao Pt100 e Pt1000(100 porque temperatura 0 C, tm uma resistncia de 100ohm, 1000 porque temperatura 0 C, tm uma resistncia de 1000ohm) e o Nquel (Ni100).

Os termistores PTC e NTC, so um caso particular, visto que em vez de metais usam semicondutores, por isso alguns autores no os consideram resistores.

PTC (Positive Temperature Coefficient)

um resistor dependente de temperatura com coeficiente de temperatura positivo. Quando a temperatura se eleva, a resistncia do PTC aumenta. PTCs so freqentemente encontrados emtelevisores, em srie com a bobina desmagnetizadora, onde so usados para prover uma curta rajada de corrente na bobina quando o aparelho ligado. Uma verso especializada de PTC o polyswitch que age como um fusvel autorearmvel.

NTC (Negative Temperature Coefficient)

Tambm um resistor dependente da temperatura, mas com coeficiente negativo. Quando a temperatura sobe, sua resistncia cai. NTC so freqentemente usados em detectores simples de temperaturas, e instrumentos de medidas. LDR (Light Dependent Resistor) uma resistncia que varia, de acordo com a intensidade luminosa incidida. A relao geralmente inversa, ou seja a resistncia diminui com o aumento da intensidade luminosa. Muito usado em sensores de luminosidade ou crespusculares.

[editar]Cdigo

de cores

Diferentes exemplos de resistores

Por seu tamanho muito reduzido, invivel imprimir nos resistores as suas respectivas resistncias. Optou-

se ento pelo cdigo de cores, que consiste em faixas coloridas indicadas como a, b, c e % de tolerncia, no corpo do resistor. As primeiras trs faixas servem para indicar o valor nominal de suas resistncia e a ltima faixa, a porcentagem na qual a resistncia pode variar seu valor nominal, conforme a seguinte equao:

% da tolerncia[4] Na potncia c, so permitidos valores somente at , o dourado passa a valer . eo

prateado

Valor nominal

Pr Ma Ver Lar Am Ve A Vio Ci Br C et rro melh anj arel rd zu let nz anc or o m o a o e l a a o

V al 0 or

Valor da tolerncia

Cor Marrom Dourado Prata Sem cor

Valor

1%

5%

10% 20%

[editar]Especificao

tcnica de

resistores
As especificaes tcnicas de um resistor so:[5]

Caractersticas fundamentais

Valor nominal da resistncia [Ohm] Potncia de dissipao nominal [W]

Caractersticas secundrias

Tolerncia [%] (indica a diferena mxima em percentagem de variao do valor da resistncia)

Coeficiente de temperatura Coeficiente de tenso Tenso mxima nominal [V] Tenso de rudo Diagrama de potncia-temperatura Caracterstica resistncia-frequncia

Potncia de dissipao nominal [W]* Tolerncia [%] (indica a diferena mxima (+/-) entre o valor nominal e o valor real da resistncia) Os trs primeiros so sempre indicados. A sucesso de valores nominais de resistncia alta se ajusta a uma progresso geomtrica:

onde

o valor nominal da resistncia na posio

um coeficiente relacionado

com a tolerncia:

Tolerncia [%] 20 10 5 2 1 0.5 0.25 0.1

k Nome da Srie 6 E6 12 E12 24 E24 48 E48 96 E96 192 E192 192 E192 192 E192

[editar]Valores

padro de

resistores
Nas tabelas a seguir so mostrados os valores normalizados entre 1 e 10. Os outros valores padronizados podem ser obtidos multiplicando esses valores por potncias de 10.

[editar]Sries

E6, E12, E24 (resistores de 4 faixas)


S1 1 2 3 4 6

. . . . . . 5 2 3 7 8 r0 i e E 6 S r 1 1 1 1 2 2 3 3 4 5 6 8 i . . . . . . . . . . . . e 0 2 5 8 2 7 3 9 7 6 8 2 E 1 2 S r 111111122223333445566789 i . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e 012356802470369371628521 E 2 4 [editar]Sries

E48, E96, E192 (resistores de 5 faixas)


1.00, 1.05, 1.10 ,1.15, 1.21, 1.27, 1.33, 1.40, 1.47, 1.54, 1.62, 1.69, 1.78, 1.87, 1.96, 2.05, 2.15, 2.26, 2.37, 2.49, 2.61, 2.74, 2.87, 3.01, 3.16, 3.32, 3.48, 3.65, 3.83, 4.02, 4.22, 4.42, 4.64, 4.87, 5.11, 5.36, 5.62, 5.90, 6.19, 6.49, 6.81, 7.15, 7.50, 7.87, 8.25, 8.66, 9.09, 9.53 1.00, 1.02, 1.05, 1.07, 1.10, 1.13, 1.15, 1.18, 1.21, 1.24, 1.27, 1.30, 1.33, 1.37, 1.40, 1.43, 1.47, 1.50, 1.54, 1.58, 1.62, 1.65, 1.69, 1.74, 1.78, 1.82, 1.87, 1.91, 1.96, 2.00, 2.05, 2.10, 2.15, 2.21, 2.26, 2.32, 2.37, 2.43, 2.49, 2.55, 2.61, 2.67, 2.74, 2.80, 2.87, 2.94, 3.01, 3.09, 3.16, 3.24, 3.32, 3.40, 3.48, 3.57, 3.65, 3.74, 3.83, 3.92, 4.02, 4.12, 4.22, 4.32, 4.42, 4.53, 4.64, 4.75, 4.87, 4.99, 5.11, 5.23, 5.36, 5.49, 5.62, 5.76, 5.90, 6.04, 6.19, 6.34, 6.49, 6.65, 6.81, 6.98, 7.15, 7.32, 7.50, 7.68, 7.87, 8.06, 8.25, 8.45, 8.66, 8.87, 9.09, 9.31, 9.53, 9.76 1.00, 1.01, 1.02, 1.04, 1.05, 1.06, 1.07, 1.09, 1.10, 1.11, 1.13, 1.14, 1.15, 1.17, 1.18, 1.20, 1.21, 1.23, 1.24, 1.26, 1.27, 1.29, 1.30, 1.32, 1.33, 1.35, 1.37, 1.38, 1.40, 1.42, 1.43, 1.45, 1.47, 1.49, 1.50, 1.52,

Srie E48

Srie E96

Srie E192

1.54, 1.56, 1.58, 1.60, 1.62, 1.64, 1.65, 1.67, 1.69, 1.72, 1.74, 1.76, 1.78, 1.80, 1.82, 1.84, 1.87, 1.89, 1.91, 1.93, 1.96, 1.98, 2.00, 2.03, 2.05, 2.08, 2.10, 2.13, 2.15, 2.18, 2.21, 2.23, 2.26, 2.29, 2.32, 2.34, 2.37, 2.40, 2.43, 2.46, 2.49, 2.52, 2.55, 2.58, 2.61, 2.64, 2.67, 2.71, 2.74, 2.77, 2.80, 2.84, 2.87, 2.91, 2.94, 2.98, 3.01, 3.05, 3.09, 3.12, 3.16, 3.20, 3.24, 3.28, 3.32, 3.36, 3.40, 3.44, 3.48, 3.52, 3.57, 3.61, 3.65, 3.70, 3.74, 3.79, 3.83, 3.88, 3.92, 3.97, 4.02, 4.07, 4.12, 4.17, 4.22, 4.27, 4.32, 4.37, 4.42, 4.48, 4.53, 4.59, 4.64, 4.70, 4.75, 4.81, 4.87, 4.93, 4.99, 5.05, 5.11, 5.17, 5.23, 5.30, 5.36, 5.42, 5.49, 5.56, 5.62, 5.69, 5.76, 5.83, 5.90, 5.97, 6.04, 6.12, 6.19, 6.26, 6.34, 6.42, 6.49, 6.57, 6.65, 6.73, 6.81, 6.90, 6.98, 7.06, 7.15, 7.23, 7.32, 7.41, 7.50, 7.59, 7.68, 7.77, 7.87, 7.96, 8.06, 8.16, 8.25, 8.35, 8.45, 8.56, 8.66, 8.76, 8.87, 8.98, 9.09, 9.19, 9.31, 9.42, 9.53, 9.65, 9.76, 9.88. [editar]Associaes

entre

resistores
Os resistores so combinados em quatro tipos de associao, sendo elas denominadas de srie, paralelo, estrela e tringulo. Estes so diferenciados pela forma da ligao entre eles. Qualquer que seja o tipo da associao, esta sempre resultar numa nica resistncia total, a qual normalmente designada por resistncia equivalente e sua forma abreviada de escrita Req.

Resistor utilizado em eletrnica

Os resistores so encontrados em diversos aparelhos eletrnicos como, por exemplo, televisores, rdios e amplificadores. Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrnico que tem duas funes bsicas: ora transforma energia eltrica em energia trmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente eltrica em um circuito, ou seja, oferece resistncia passagem de eltrons. Os resistores so fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistncia fixa ou varivel. Quando os resistores apresentam resistncia varivel passam a ser chamados de potencimetros ou reostatos. Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros eltricos, nos filamentos das lmpadas incandescentes, em aparelhos eletrnicos, etc. Basicamente os resistores so representados da seguinte maneira:

Representao de resistores

Podemos ento definir a resistncia eltrica da seguinte maneira:

Onde: R a resistncia eltrica medida U a tenso medida i a corrente eltrica medida em ampre (A) em ohm () em volt (V)

Resistores
Por Glauber Luciano Ktor
A resistncia eltrica uma propriedade que os materiais em geral tm, de dificultar o movimento dos eltrons. Sendo assim, a corrente eltrica tem sua intensidade reduzida naqueles materiais cuja resistividade maior.

Resistncia de chuveiro

Lmpada incandescente

Conhecida a resistividade de um material, pode-se criar um dispositivo, composto do respectivo material, que tenha um valorconhecido para a resistncia eltrica. Assim sendo, pode-se controlar as respectivas intensidades das correntes eltricas que atravessam um determinado circuito eletrnico. O efeito joule causa a liberao de calor. Exemplos de equipamentos que utilizam esse princpio so os chuveiros, aquecedores de cabelo, lmpadas incandescentes, etc.

Resistor de circuitos eletrnicos

Nos circuitos eletrnicos em geral, os resistores so encontradosassociados em srie ou em paralelo, e muitas vezes em associaes mistas, que so compostos por conjuntos de associaes em srie e em paralelo. No caso da associao em srie, a corrente eltrica i a mesma para todos os resistores do circuito. A somatria das quedas de tenso no circuito igual tenso aplicada nos extremos A e B do circuito, segundo a lei das malhas de Kirchoff. Na figura 01 temos a representao de um circuito em srie.

Deste modo, para a corrente eltrica teremos ento a seguinte relao: i1 = i2 = = in E para as tenses no circuito, teremos:

U = U1 + U 2 + + U n Sabemos que a tenso aplicada U proporcional corrente: U = i.R Deste modo, podemos escrever para uma associao de resistores, a tenso aplicada Ueq em funo da corrente e da resistncia equivalente Req: Ueq = i.Req Para vrios resistores, teremos: i.Req = i1.R1 + i2.R2 + + in.Rn Como i1 = i2 = = in Ento podemos escrever: i.Req = i.R1 + i.R2 + + i.Rn Desta forma, eliminamos i da expresso acima e obtemos: Req = R1 + R2 + + Rn Ou seja, a resistncia equivalente simplesmente a soma das resistncias oferecidas por cada resistor. Quando o circuito se divide em ramificaes, a corrente se divide entre estas ramificaes do circuito, segundo a lei dos ns de Kirchoff. Observe a figura 02:

A associao em paralelo tem as seguintes caractersticas: A corrente eltrica que passa pelo circuito todo igual soma das correntes eltricas que passa por cada um dos resistores da associao. Dessa forma, podemos escrever:

ieq = i1 + i2 + + in A diferena de potencial em um dos resistores igual diferena de potencial dos outros resistores: Ueq = U1 = U2 = = Un Como i = U/R Podemos escrever a corrente que percorre todo o circuito como sendo: ieq = U/Req Conseqentemente, teremos: U/Req = U/R1 + U/R2 + + U/Rn Podemos eliminar U das expresses acima e finalmente escrever: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + + 1/Rn Para uma associao de 2 resistores, teremos: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 Neste caso podemos simplificar, isolando Req e obter uma frmula prtica: Req = R1.R2/(R1 + R2) No caso da associao mista, temos um combinado dos dois tipos de associao de resistores, srie e paralelo. Para determinar a resistncia equivalente, devemos comear pelas malhas independentes, ou seja, aquelas cujo resultado no dependa das outras malhas do circuito. Veja como proceder num circuito como o da figura 03.

Aparentemente, um circuito complexo. Mas separamos os trechos independentes de malha, circulando-os em vermelho e renomeando-os, tambm em vermelho. o que mostra a Figura 04. Note que no meio do circuito, temos basicamente uma linha de corrente que obrigatoriamente passa pelo resistor r7.

Note que o circuito apresenta cinco trechos independentes, em srie. So eles req1, req2, req4, rreq6 e r7 (r7 vermelho, claro). Req3 o nico trecho independente em paralelo. Aps os clculos da resistncia equivalente em cada trecho, teremos um novo circuito, igual ao da Figura 05.

Delimitamos em azul, para fins de anlise, os resistores independentes, e os renomeamos tambm com azul conforme mostra a Figura 06.

Aps efetuar os clculos obtemos um circuito genrico, mostrado na figura 07.

Novamente separamos e renomeamos em verde cada resistor ou associao, conforme mostra a figura 08.

Novamente fazemos os clculos e obtemos o circuito genrico mostrado na figura 09.

Separamos e renomeamos os trechos independentes do circuito em dourado, conforme figura 10.

Fazemos novamente o clculo, de modo a obter um circuito equivalente mostrado na figura 11.

Temos apenas um trecho independente agora. S pra manter a sequncia, delimitarmeos agora com cinza e renomearemos, conforme figura 12.

O resistor equivalente, aps os clculos, igual ao da figura 13.

Referncias bibliogrficas:

Potrebbero piacerti anche