Sei sulla pagina 1di 9

A Medicina Tibetana

As cinco cincias
O Buddha, por sua oniscincia, possua a viso completa do que poderia ser til para os humanos e do que poderiam compreender. Nessa perspectiva, enunciou as "cinco grandes cincias tradicionais":

a gramtica, mais particularmente, a gramtica snscrita; as artes: pintura, escultura, etc; a lgica que, pelo raciocnio, permite estabelecer a validade de uma teoria, filosfica ou espiritual: no Tibet, o mosteiro de Ganden, perto de Lhassa, era o grande detentor desta cincia, sendo o debate um de seus exerccios fundamentais; a medicina; a cincia do "sentido interior", isto , o Dharma.

Uma medicina revelada


A medicina tradicional budista foi revelada pelo Buddha quando morava no sul da ndia, no monte Malaya, em uma regio reputada pela abundncia de suas plantas medicinais, sobretudo a arura. Ele tomou, ento, a forma de Sangye Menla (snsc. Bhaishajya Guru, o "Buddha da Medicina"), depois criou duas emanaes, sob a aparncia de dois rishis vestidos de branco: de seu corao saiu o rishi "Sabedoria da Cincia", que ficou pairando no espao, e de sua garganta, "Nascido da Mente", que se sentou no cho em frente ao precedente. "Nascido da Mente", em seguida, apoiou um dos joelhos no cho, juntou as mos, pediu a "Sabedoria da Cincia" que concedesse, para alvio de todos os seres que sofrem, a exposio da cincia mdica. Aceitando este pedido, o rishi que estava no cu enunciou, ento, os Quatro Tantras de Medicina, incluindo os oito ramos da teraputica.

As doenas e a mente
Podemos atribuir a tudo que produzido no mundo uma qualidade que chamaremos "divina" ou "demonaca". O que benfico, til e bom possui a qualidade divina: ao contrrio, a qualidade demonaca pertence ao que nefasto e destrutivo. A prpria qualidade divina apresenta dois aspectos: o "divino temporal" a o "divino extra-temporal". O primeiro agrupa o que benfico, no mbito das necessidades desta vida; o segundo aplica-se presena e influncia dos Buddhas, dos bodhisattvas, ou dos yidams. A medicina inscreve-se simultaneamente no quadro do divino temporal e do divino extra temporal. Nosso organismo submetido a uma grande variedade de doenas que provocam inmeros sofrimentos. Sua causa primeira a noo de ego, noo qual ns nos assimilamos. O Buddha dizia: "A assimilao a um eu nosso maior inimigo no universo", nosso maior inimigo por ser a causa de todos os nossos sofrimentos. Sobre a noo de "eu", implanta-se a noo de "outro" que causa, por sua vez, duas reaes: o apego, se o outro percebido como agradvel ou gratificante, e a averso, se ele percebido como ameaador ou desagradvel. Alm disso, pelo fato de no reconhecermos a natureza vazia da situao, de a tomarmos por real, permanecemos, tambm, na cegueira. Apego, averso e cegueira formam, assim, o tecido de nosso comportamento. Por intermdio do corpo, a medicina aplica-se mente. Suponham que vocs sofram de uma

doena na mo, muito dolorosa. A mo no sente dor; a mente que a sente e pensa: "Eu sofro". Assim, cuidar da mo aliviar a mente. Suponham, agora, que sua mo foi amputada. A prpria mo no sente mais nada, pois ela no tem mais nenhuma conexo com a mente. As doenas afetam o corpo e a mente; mas como o corpo apenas uma produo da mente, ela, sobretudo, que est implicada. A assimilao a um "eu" a fonte de todas as nossas dificuldades e de todos nossos sofrimentos. Sem ela, a noo de doena torna-se caduca.

Os trs humores
"Eu", apego, averso e cegueira nada mais so que a mente funcionando sob um modo chamado "conscincia individualizada", podendo ser tambm considerada como a fora vital ou a "grande energia sutil" (tib. lung, snsc. prana). Quando essa mente-prana se encontra no bardo e aproxima-se de um nascimento humano, ela v os futuros pais unirem-se e, sob a fora do desejo, entra na matriz. Quando o corpo se desenvolve, as trs emoes conflituosas que vimos apego, averso e cegueira servem de base formao de trs humores: pneuma, bile e fleuma. As trs emoes podem ser consideradas, portanto, como uma causa e os trs humores como um resultado. Conseqentemente, um organismo plenamente formado animado por esses trs humores, cada um localizando-se em uma regio do corpo:

o pneuma, na bacia e na cintura plvica; a bile, na parte mdia do tronco, mais particularmente no fgado e na vescula biliar; a fleuma, no crebro.

As doenas, no contexto da medicina tibetana, so consideradas como provocadas por uma disfuno desses trs humores, que pode ser de trs tipos: excesso, insuficincia ou perturbao, este ltimo termo indicando que um dos humores tende a governar uma regio do corpo que normalmente fica sob a influncia de um outro humor. O distrbio dos humores pode afetar apenas um deles, s vezes dois ou trs ao mesmo tempo.

Anatomia e micro-organismos
A anatomia tibetana fornece uma descrio quantificada do que deve ser um organismo perfeitamente constitudo: um peso equivalente a 300 mancheias de carne (a medida especfica pessoa concernida), 900 ligamentos, 16 tendes, 72 mil canais sutis, 360 articulaes principais, etc. Alm disso, avalia-se que o corpo povoado por 84 mil microorganismos. Uma parte deles participa da vida do organismo, consumindo certas matrias; outra parte encontra no corpo apenas seu hbitat, do mesmo modo que a casa onde moramos; outra parte ainda, por causa de seu karma, deve realizar todo tipo de funes. Qualquer que seja a categoria, estamos ligados a eles e sofremos com os distrbios que os afetam. A prtica do nyung-ne implica um jejum completo alimento slido e lquido de vinte e quatro horas, jejum que interrompido pela manh com uma sopa muito leve. Essa sopa , de fato, prescrita pelos textos para proporcionar um alvio apropriado aos micro-organismos que podem ter sofrido com o jejum.

Tipos de doenas

Enumeramos 404 tipos de doenas principais, repartidas em quatro grupos:


101 doenas benignas, que so curadas por si mesmas se lhes damos um pouco de ateno, ou que necessitam de um tratamento muito simples; 101 doenas devidas aos espritos malignos, tratadas ao mesmo tempo pela medicina e por rituais especficos; 101 doenas graves que, quando tratadas adequadamente pela medicina, podem ser curadas, mas que de outra forma leva morte; 101 doenas devidas a um karma que atinge a plena maturidade; so o resultado de karma de vidas passadas de modo que os remdios no tm nenhum efeito sobre elas.

Os oito ramos da medicina


Diante deste conjunto de 404 tipos de doenas, o Buddha revelou uma medicina tradicional dividida em oito ramos:

patologia geral; pediatria; ginecologia; demonologia; toxicologia; traumatologia; geriatria; rotsawa.

O primeiro ramo, a patologia geral, trata do diagnstico e do tratamento das doenas que afetam o organismo, no sendo classificadas em nenhuma das categorias dos outros sete ramos. O segundo, a pediatria, trata das doenas da primeira infncia. O terceiro, daquelas que so especficas da condio feminina. O quarto, daquelas que so causadas pelos diferentes espritos malignos. O quinto, das perturbaes causadas pelos venenos, naturais ou preparados pelo homem. O sexto, mais especialmente dos ferimentos infligidos pelas armas. O stimo, da patologia associada velhice. O oitavo, enfim, rotsawa, trata de certos estados de anemia. Considera-se que esses oito ramos englobam todos os casos possveis.

Embriologia
A medicina tibetana compreende tambm uma embriologia bastante desenvolvida. Antes do nascimento, a mente permanece no bardo e possui um corpo mental que proporciona s faculdades mais flexibilidade que a um corpo fsico. Graas a isso, ela v seus futuros pais unirem-se, o que desencadeia reaes emotivas. Se ela estiver destinada a renascer como homem, experimentar atrao por sua futura me e averso por seu futuro pai; se estiver destinada a renascer mulher, sentir, ao contrrio, atrao por seu futuro pai e averso por sua me. Pela fora do karma, e ao mesmo tempo sob a influncia dessas emoes, assim como um im atrai uma agulha ou o ouvido percebe um som, a mente entra, ento, instantaneamente na matriz. A concepo , portanto, a reunio de trs componentes: o esperma do pai, o vulo da me e a mente do bardo. Existe, entre esses componentes, uma certa estrutura comum, na medida em que tanto a mente como os dois suportes materiais incluem os cinco elementos na sua natureza. Em seguida, o embrio comea a desenvolver-se. Na primeira semana, sua consistncia comparada a do queijo fresco mole, depois ele endurece, a carne e os ossos so formados, a cabea distingue-se do corpo, assemelhando-se, inicialmente, a de uma formiga, depois os

braos, as pernas e os rgos genitais, como explica em detalhes o Sutra dos Cinco Relicrios. Os sofrimentos do embrio so considerados muito grandes: quando os membros aparecem, ele sente a mesma dor de algum que sofreu o suplcio do esquartejamento; quando os orifcios dos olhos e das orelhas so desenhados, como se perfurssemos seu corpo. No poder se mexer, no ver nada, sentir um calor ou um frio excessivos so outros incmodos suplementares. Quando a hora do nascimento se aproxima, sob o efeito dos ventos interiores, o feto experimenta um grande pavor e vira-se. Finalmente, o nascimento propriamente dito muito doloroso. No guardamos sua lembrana, mas, sem ter que nos remeter exposio dos sutras, sabemos bem que os bebs nascem gritando ou chorando. Pessoalmente, nunca vi nenhuma criana vir ao mundo rindo.

O diagnstico
O estabelecimento de um diagnstico pressupe que se leve em considerao, inicialmente, a parte do corpo afetada. Realiza-se, em primeiro lugar, uma diviso em sete partes: os quatro membros, a cabea, a parte inferior do tronco e sua parte superior. Diagnosticar uma doena que afeta uma dessas sete partes relativamente fcil. As coisas so mais complexas quando se trata dos rgos internos, repartidos em dois grupos: os seis rgos ocos e os cinco rgos cheios. Trs mtodos so, ento, empregados para estabelecer o diagnstico: a observao, a apalpao do pulso e o interrogatrio. A observao limita-se aqui ao exame visual da lngua e da urina. O interrogatrio consiste em perguntas sobre as circunstncias exteriores, o clima ou a alimentao que podem ter causado a doena.

Observao da lngua
Uma lngua vermelha, grossa e com falta de flexibilidade, indicar uma perturbao do pneuma. Uma doena que afete a bile dar uma cor alaranjada lngua. Uma lngua estriada, cinzenta, apresentando excesso de saliva, ser o sinal de um desequilbrio da fleuma. O exame da lngua oferece, assim, indicaes preciosas, que completado, de uma maneira muito til, pela observao da urina.

Observao da urina
S se deve analisar a urina do paciente se ele estiver em jejum, pois o consumo recente de bebida ou de alimento perturbaria o diagnstico. Trs elementos so levados em considerao na urina: a cor, os sedimentos e a espuma. A observao desta ltima serve, principalmente, no caso de doenas que supomos terem a influncia de um esprito maligno. Ela permite determinar, ento, de qual categoria de esprito se trata. Para isto, pedimos ao paciente para se virar para o leste e urinar em uma vasilha sobre a qual foram entrecruzados quatro bastes, delimitando nove espaos. Se as bolhas sobem rapidamente para a superfcie e estouram fazendo um pequeno barulho seco, isto confirma, em primeiro lugar, a atividade de um esprito maligno; em segundo lugar, o local onde sobem no tabuleiro formado pelos bastes indica qual categoria de esprito provoca a doena.

O exame do pulso
Quando procedemos apalpao do pulso, necessrio levar em conta um certo nmero de fatores que, negligenciados, levam a erros no diagnstico. preciso saber, em primeiro lugar, que cada indivduo possui naturalmente um pulso que pode ser de trs qualidades: masculino,

feminino ou de "mente do Despertar", isto sem relao direta com o sexo ou a elevao espiritual da pessoa. A estao do ano tambm veicula caractersticas significantes, relacionadas aos quatro elementos: terra, gua, fogo, ar. Cada estao compreende 90 dias, sendo que os 18 primeiros so influenciados pelo elemento terra e os outros 72 dias seguintes so sucessivamente marcados por cada um dos outros elementos. preciso que o mdico saiba, no momento da apalpao, qual elemento dominante exerce uma influncia sobre o pulso, a fim de evitar qualquer interpretao errnea.

Os trs pulsos de base


O pulso de tipo masculino caracterizado por batimentos potentes e bruscos. Se no for reconhecido como tal, o mdico poder pensar erroneamente que seu paciente est atingido por um problema no sangue. Um pulso feminino apresentar batimentos mais fracos e mais rpidos. Mal interpretado, levar a pensar em um distrbio da bile. Quanto ao pulso "mente do Despertar", lento e regular, poderia indicar uma doena da fleuma. A qualidade de base do pulso, excetuando-se toda considerao de natureza patolgica, oferece um certo nmero de indicaes de ordem geral. Diz-se, por exemplo, que um homem dotado de um pulso feminino ter, sem dvida, uma vida longa, uma mulher com pulso masculino poder ter muitos filhos, a maior parte homens. Quando um casal, homem e mulher, possuem mesmo tempo um pulso tipo "mente do Despertar", tero relaes harmoniosas com seus superiores, mas mais difceis com seus subordinados. provvel, alm disso, que no tenham filhos. Uma das primeiras indicaes dadas pelo pulso vem de sua relao com a respirao. Idealmente, uma respirao deve corresponder a cinco pulsaes. Um batimento superior a isso indicar uma doena chamada de "quente"; inferior, uma doena "fria".

Exame dos rgos pelo pulso


Todavia, a apalpao do pulso permite obter indicaes muito mais significativas. Para essa operao, o mdico utiliza trs dedos de cada mo: o indicador, o mdio e o anular. Cada dedo possui dois pontos de apalpao, a parte superior em relao aos rgos cheios e a parte inferior em relao aos rgos ocos. Portanto, chagamos a um total de doze pontos de apalpao sobre a artria radial correspondendo a doze rgos. Quando, inicialmente, o mdico toma com sua mo esquerda o pulso direito do paciente, ele obtm informaes sobre os seguintes rgos:

indicador o superior: pulmes o inferior: intestino grosso mdio


o o

superior: fgado inferior: vescula biliar superior: rim direito inferior: bexiga

anular
o o

Depois, com a mo direita, tomando o pulso esquerdo, ele examina o funcionamento dos rgos restantes:

indicador o superior: corao o inferior: intestino delgado mdio


o o

superior: bao inferior: estmago superior: rim esquerdo inferior: samtseu

anular
o o

A artria radial chamada "artria fsica", mas o mdico pode apalpar tambm a artria cubital, chamada "artria divina", para indicaes de ordem geral. Se puder, por exemplo, contar at cem batimentos sem notar nenhuma alterao do ritmo, ele deduzir que a pessoa ter provavelmente uma vida muito longa e uma sade muito boa. Ao contrrio, irregularidades sejam pausas ou grupos de batimentos mais rpidos indicaro, segundo o caso, doenas futuras, perturbaes causadas por espritos malignos ou acidentes. Em um nvel mais sutil ainda, o mdico pode tomar o que chamamos o "pulso secreto", graas ao qual, tateando o pulso de um filho ou de uma filha, capaz de conhecer o estado de sade do pai ou da me, ou, inversamente, qualquer que seja a distncia que os separe. Essas ltimas indicaes, derivadas unicamente da apalpao do pulso podem nos parecer inacreditveis. Entretanto, elas so possveis pelo fato de que os fenmenos no existem de maneira independente, mas esto interconectados. Quando se examina o pulso das crianas para determinar o estado de sade dos pais, o examinamos em um ponto que corresponde aos pulmes. Por outro lado, quando se quer saber sobre a sade dos filhos apalpando o pulso dos pais, examina-se um ponto que corresponde ao corao. Isto, porque os sentimentos dos pais so mais fortes em relao a seus filhos que o contrrio, o corao, mais sensvel, implicando uma relao mais estreita que o pulmo, um pouco como reagimos mais vivamente a uma picada no olho do que a uma picada na orelha.

Os tratamentos
Na medicina tibetana, para tratar as doenas recorre-se a diferentes tcnicas, mas emprega-se, principalmente, medicamentos. O Buddha disse que no h substncia sobre a terra, mineral, vegetal ou animal que, quando utilizada com habilidade, no possa servir como remdio. H dezessete maneiras de preparar as substncias medicinais: em plulas, em p, em ungentos, em infuses, em decoces, misturadas tsampa, etc. s vezes, so empregadas metforas para descrever o uso de um medicamento. Se ele utilizado sozinho para curar uma doena, ns o chamamos "heri", em analogia ao guerreiro que enfrenta sozinho um grupo de inimigos. No caso de uma febre simples, a cnfora desempenha, ento, a funo de heri. Por outro lado, algumas combinaes de remdios so chamadas "o rei e seus ministros". o caso, por exemplo, de um remdio chamado "agar 35", composto de uma substncia principal (o rei) acompanhada de trinta e quatro componentes secundrios (os ministros).

A substncia mais conhecida da medicina budista a arura, planta em que cada parte considerada dotada de virtudes curativas especficas:

as razes para os ossos; o tronco para os msculos; os ramos para as articulaes; a casca para a pele; as folhas para os rgos ocos; os frutos para os rgos cheios.

Cinco espcies de arura so utilizadas na medicina. Elas possuem dezessete qualidades: seis sabores, oito potncias, trs virtudes gerais. Dessa forma, elas servem como remdio em praticamente todas as doenas. O giwang, concreo extrada de alguns rgos do elefante, considerada como a rainha das substncias oriundas do mundo animal. Ela possui a faculdade de agir no somente sobre os trs humores, mas tambm sobre as trs emoes conflituosas, que so sua raiz. Alm da farmacopia, a medicina tibetana utiliza, em alguns casos, as sangrias, que podem ser praticadas em 72 pontos diferentes, ou aplicaes quentes sob formas variadas com madeira, ferro, cobre ou pedras quentes classificadas em 360 pontos. No Tibet, tambm existia um pouco de cirurgia, que permaneceu rudimentar por falta de meios tcnicos.

Unidade fundamental das medicinas


Embora a medicina tradicional budista seja considerada como uma revelao feita pelo Buddha, isto no significa que ela no considere o valor das outras medicinas. Muito pelo contrrio, ela as v como sendo tambm inspiradas pelo Buddha em inteno daqueles que tm uma outra f por exemplo, a medicina ayurvdica na cultura vdica da ndia , ou mesmo em inteno dos ateus. Nesse sentido, a medicina ocidental moderna permanece ligada atividade da compaixo do Buddha, da qual ela uma expresso.

Mdico e doente
A possibilidade de curar uma doena depende de muitos fatores, por exemplo, a disponibilidade dos remdios. Todavia, diz-se que um dos fatores essenciais a conexo krmica que liga o mdico e o paciente. Se for boa, desempenhar um papel muito importante no estabelecimento do diagnstico correto e na eficcia do tratamento. Se for ruim, ela no permitir que uma relao teraputica eficaz possa surgir. A medicina uma das cinco grandes cincias tradicionais enunciadas pelo Buddha. Ela pertence simultaneamente s cincias temporais e cincia espiritual que o Dharma. espiritual na medida em que aquele que a exerce, tendo reconhecido que todos os seres foram seus pais nas vidas passadas, tem como motivao liber-los dos sofrimentos. Guiado pela compaixo, ele segue assim o ensinamento fundamental do Budismo e une em sua pessoa a atividade temporal e a atividade espiritual. Aquele que, em contrapartida, s busca na medicina lucro ou celebridade, exerce apenas seu lado temporal, sem nenhuma implicao espiritual. O Buddha disse que a qualidade positiva ou negativa de uma ao depende de fato da motivao daquele que age.

Uma mo com dois gumes

Um mdico famoso, que cuida de muitos doentes, s vezes ganha muito dinheiro, o que segundo o Buddha totalmente legtimo, sobretudo se ele utilizar seus ganhos no aperfeioamento de sua arte e proporcionar, assim, um bem sempre maior a seus pacientes. Quanto ao paciente, diz-se que ele deve se mostrar generoso, tanto quanto possa, com relao a seu mdico; um dever de reconhecimento que tem com aquele que lhe evita muitos sofrimentos, inclusive que lhe salva seu bem mais precioso: a prpria vida. Isto no significa, entretanto, que um mdico deva recusar um paciente que no possa pag-lo. Muito pelo contrrio, ele tem o dever, no somente de cuidar gratuitamente dos indigentes, mas de lhes dar dinheiro para que possam comprar os medicamentos necessrios. Agindo por amor e compaixo, ele cumpre plenamente seu papel. O mdico tem uma responsabilidade na cura dos pacientes, mas ela depende dos limites humanos. Um provrbio tibetano diz:
Mostre-me uma mo que suprimiu vidas: A de um mdico. Mostre-me uma mo que salvou cem vidas: A de um mdico.

Dois fatores determinam e circunscrevem a responsabilidade de um mdico: sua motivao e sua competncia. Por um lado, ele deve ser movido por uma real solicitude, mediante a qual coloca em ao todos os meios ao seu alcance; mas preciso que possua tambm conhecimentos mdicos completos, adquiridos graas a slidos estudos seguidos at seu trmino. Possuindo essas duas qualidades, ele no comete ato negativo mesmo se o paciente morrer. Sua atitude mostrou-se inteiramente boa e seu ato s pode ser virtuoso. Aquele que, ao contrrio, no cuida corretamente de um doente, porque lhe falta compaixo, ou porque no possui a formao necessria, fazendo acreditar indevidamente em suas capacidades, comete um ato negativo grave. O mdico competente que age por amor segue plenamente o ensinamento do Dharma. Ele pratica ao mesmo tempo o dom do amor e o dom da segurana, de modo que seu exerccio da medicina no poderia ser mais eficaz.

O Buddha da Medicina
O aspecto espiritual da medicina ainda ressaltado pela prtica de Sangye Menla, o Buddha da Medicina. Incluindo a visualizao de seu corpo, a recitao de seu mantra e de seu nome, ela considerada como uma das ajudas mais eficazes no tratamento das doenas fsicas ou mentais. Alm disso, operando uma purificao de nosso karma, assim como uma diminuio de nossas emoes conflituosas, ela impede a manifestao de doenas em nossas vidas futuras. Considera-se que Sangye Menla formulou aspiraes muito poderosas para o bem dos seres, de modo que o simples fato de ouvir seu nome basta para evitar o renascimento nos mundos inferiores. Aquele que ora a Sangye Menla ver o apego, a averso e a cegueira diminurem. Como esses trs venenos so a causa fundamental das doenas, sua supresso dar automaticamente resultado, a eliminao da prpria doena. Os efeitos que resultam da prtica de Sangye Menla dependem da maneira como a abordamos. Se orarmos a Sangye Menla e se efetuarmos sua meditao para que ns mesmos e todos os seres possam ser definitivamente liberados de todos os sofrimentos, os efeitos sero, no final, to grandes quanto nossa motivao. Mas nada impede, quando uma doena atinge um ponto particular de nosso organismo, que visualizemos Sangye Menla recitando seu mantra sobre a parte dolorida, e que imaginemos que seu corpo emite um raio luminoso que dissolve a doena

como o sol que se levanta dissipa a geada da noite. Isto tambm, numa tica mais restrita, ser muito benfico. Os sutras que tratam de Sangye Menla do uma idia do poder de seu mantra e de sua meditao, explicando que aquele que tiver cometido atos negativos graves, como a violao de uma ordenao monstica ou a transgresso dos engajamentos do vajrayana, e que realizar a prtica de Sangye Menla, cair, em um primeiro momento, nos mundos inferiores, mas, em um segundo momento, pela graa de Sangye Menla, logo sair dessa condio para um estado de existncia superior.

Os quatro tantras da medicina


A medicina tradicional budista um tema extremamente vasto, aqui s oferecemos um breve apanhado. Aqueles que desejarem aprofund-lo deveriam estudar os textos que so seu fundamento, isto , os Quatro Tantras de Medicina:

o o o o

Tantra Tantra Tantra Tantra

Raiz; Explicativo; das Instrues Particulares; de Concluso.

O Tantra Raiz comparado a uma semente contendo potencialmente todos os elementos da medicina, da mesma maneira que uma semente vegetal contm virtualmente a totalidade da planta. O Tantra Explicativo, tratando da anatomia e do diagnstico, semelhante ao sol e lua que iluminam o mundo, na medida em que esclarece todos os elementos necessrios. O Tantra das Instrues Particulares expe o tratamento das doenas; ele comparado "jia que realiza os desejos", pois responde a todas as necessidades do mdico em matria de remdios. O Tantra de Concluso, por sua vez, assemelha-se ao diamante, oferecendo um domnio completo da medicina.

Potrebbero piacerti anche