Sei sulla pagina 1di 22

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.

: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO


1. HISTRICO

Em 1764, Beccaria comeou a defender a humanizao das penas, mas nessa poca ainda no se falava das penas alternativas, as quais somente comearam a ser dispostas em lei no Direito Sovitico (1926; prestao de servios comunidade) e no Direito Ingls (1948; priso de fim de semana). No ano de 1948, tambm surgiu a Declarao Universal de Direitos Humanos, num momento ps-guerra. Nessa Declarao, passou a se defender a existncia de penas que respeitassem a dignidade do homem, no se admitindo penas cruis e degradantes. A partir da DUDH, passou-se a discutir sobre penas alternativas pena de priso, as quais tiveram suas regras mnimas estabelecidas na Resoluo 45/11C (1990), chamas Regras de Tquio. Embora tais regras no possussem fora de lei, foram fundamentais para a interpretao a ser realizada pelos operadores do direito (acabaram se tornando normas consuetudinrias).
2. NOMENCLATURA

A nomenclatura aqui utilizada ser a de Luis Flvio Gomes, ressaltando que existem diversas classificaes de outros autores. Inicialmente, vale dizer que h diferena substancial entre penas alternativas e medidas alternativas, seno vejamos: Penas alternativas sanes de natureza criminal distintas da priso. Exemplos: Medidas alternativas sanes, a exemplo da suspenso condicional do processo, que visam impedir que ao autor de uma infrao penal venha a ser aplicada uma pena privativa de liberdade. Essas duas figuras podem ser consideradas espcies do gnero alternativas penais. Ainda, temos que as penas podem ser: a) b) Consensuais, a exemplo da transao penal; No consensuais: 1

restrio de direitos; multa; reparao do dano extintiva da punibilidade.

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

depois substitui-la.

Diretas; Substitutivas: o juiz, primeiramente, aplica a pena de priso para s No bojo das penas no consensuais substitutivas que vo se enquadrar as penas

restritivas de direito. Quanto nomenclatura utilizada pelo Cdigo Penal Brasileiro, o legislador no foi muito feliz, uma vez que, dentre as penas elencadas, aquela que constitui, essencialmente, uma pena restritiva de direito a interdio temporria de direitos.
3. CARACTERSTICAS 3.1. AUTONOMIA (CP, art. 441)

As penas restritivas de direito no so acessrias, de modo que inadmissvel, ao menos em princpio, a sua cumulao com pena privativa de liberdade. Fala-se em ao menos em princpio, porque, por vezes, o legislador comete algumas incongruncias, a exemplo do art. 78, da Lei 8.072/90:
Art. 78. Alm das penas privativas de liberdade e de multa, podem ser impostas, cumulativa ou alternadamente, observado odisposto nos arts. 44 a 47, do Cdigo Penal: I - a interdio temporria de direitos; (...)

Ressalte-se que, apesar de autnomas, as penas restritivas de direito no esto previstas no preceito secundrio de nenhum tipo penal.
3.2. SUBSTITUTIVIDADE

So aplicveis como alternativas pena privativa de liberdade. Ou seja, o juiz, primeiramente, fixa a pena privativa de liberdade e, atendidos os requisitos legais, a substitui por pena restritiva de direito.
3.3. REVERSIBILIDADE

Est ligada ao estudo da converso. Os autores geralmente no tratam como caracterstica. As penas restritivas de direito so reversveis, porque, mesmo aps aplicada, possvel a reaplicao da pena privativa de liberdade com o fim de garantir a eficcia da pena restritiva de direito.
1

Art. 44. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando: (...)

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

Durao da pena restritiva de direito: em regra, a mesma durao da pena

privativa de liberdade aplicada. Exceo: art. 46, 4, CP:


4o Se a pena substituda for superior a um ano, facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo (art. 55), nunca inferior metade da pena privativa de liberdade fixada. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Crimes hediondos (Lei 8.072/90): no h vedao aplicao de penas restritivas de

direitos. Lei Maria da Penha: no obstante vede a aplicao dos dispositivos da Lei 9.099/95,

no h qualquer vedao acerca da aplicao das penas restritivas de direito.


4. REQUISITOS (que devem estar presentes simultaneamente) 4.1. OBJETIVOS

a) Quantidade de pena aplicada2 O legislador exige que a pena aplicada no seja superior a 4 anos. Entretanto, no caso dos crimes culposos, possvel que a pena ultrapasse esse limite. O teto de 4 anos, portanto, se aplica somente aos crimes dolosos. De acordo com o art. 44, 2, CP3, quando a pena aplicada for igual ou inferior a 1 ano, a substituio pode ser feita por 1 pena restritiva de direito, apenas, OU por multa. Quando a pena for superior a 1 ano, a substituio vai ser feita por 1 pena restritiva de direito + multa OU por 2 penas restritivas de direito.

2 3

E no a quantidade de pena cominada em abstrato. 2o Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva

de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

limite. Pena restritiva de direito quanto quantidade de pena aplicada

Crime doloso pena inferior a 4 anos; Crime culposo pode ultrapassar o

Pena igual ou inferior a 1 ano 1 pena Pena superior a 1 ano 1 pena

restritiva de direito OU multa; restritiva de direito + multa OU 2 penas restritivas de direito.

OBSERVAES:

- A convenincia da modalidade de pena a ser aplicada segue o disposto no art. 44, III, CP4; - A pena restritiva de direito que diz respeito prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas s aplicado, apenas, a condenaes superiores a 6 meses. - possvel a cumulao de 1 pena restritiva de direito + multa no caso de condenao at 1 ano. Ex.: usurpao (CP, art. 1615). Cezar Bittencourt diz que, na verdade, o que o legislador probe a substituio cumulativa, e no a aplicao cumulativa.

b) Modalidade de execuo O crime no pode ser praticado mediante violncia ou grave ameaa pessoa. O desvalor invocado a o desvalor da ao. Vale dizer que existem alguns delitos, como a leso corporal leve, o constrangimento ilegal e a ameaa, que se consumam com a violncia ou grave ameaa, mas tambm constituem crimes de menor potencial ofensivo. A doutrina majoritria (Bittencourt, Prado, Greco) se posiciona no sentido de que alguns crimes cometidos com violncia ou grave ameaa
4

CP, Art. 44. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando:

III a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente.
5

CP, Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para

apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa.

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

pessoa (a exemplo dos mencionados acima) continuam fora da proibio, menos por causa da sua natureza, e mais por causa da disciplina legal a que estavam submetidos antes da entrada em vigor da Lei 9.714/98, diploma que alterou o regramento das penas restritivas de direito. H quem discorde do posicionamento acima, como Guilherme Nucci, alegando que no caberia ao magistrado fazer a interpretao quando o legislador o faz de maneira diversa. Todavia, esta a corrente minoritria.
4.2. SUBJETIVOS

a) No reincidncia em crime doloso Somente a reincidncia em crime doloso pode, em regra, impedir a substituio por pena restritiva de direitos. suficiente, portanto, que o crime seja culposo para que o ru atenda a esse requisito. Essa regra, todavia, no absoluta. Nem mesmo a reincidncia em crime doloso ser sempre considerada como fator absoluto de impedimento. Somente a reincidncia especfica (= prtica do mesmo crime) constitui impedimento absoluto da substituio, nos termos do art. 44, 3, CP:
CP, art. 44, 3o Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime.

b) Prognose de suficincia da substituio Consiste num juzo de probabilidade, ou seja, o juiz vai verificar se o condenado possui condies pessoais indicativas da convenincia da substituio. Dos elementos do art. 59, os nicos que no sero avaliados aqui so o comportamento da vtima e as consequncias do crime.

Observao importante! 5

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva O art. 44 da Lei 11.3436 (Lei de Drogas) veda a substituio da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos aos crimes do art. 33, caput e 1, 34 a 37 do mesmo diploma legal. Sucede que, em julgamento realizado no dia 1/09/2010, o STF declarou, incidentalmente, a INCONSTITUCIONALIDADE deste dispositivo. Este julgado no possui efeitos erga omnes, todavia j serve como indicativo de jurisprudncia e parmetro para outros julgamentos sobre este mesmo tema.

5. ESPCIES

As espcies que sero tratadas abaixo so aquelas previstas no Cdigo Penal, todavia existem outras penas restritivas de direito estabelecidas na legislao extravagante, a exemplo do art. 8, Lei 9.605/987 (Lei dos Crimes Ambientais). As penas restritivas de direito no esto condicionadas ao consentimento do condenado. Vale dizer, tambm, que as espcies do Cdigo Penal so taxativas, em regra. A exceo encontra-se no art. 45, 28. Assim, ao juiz vedada a imposio de qualquer pena sem a expresso previso legal.

5.1. PRESTAO PECUNIRIA (CP, art. 45, 1)

CP, art. 45, 1o A prestao pecuniria consiste no pagamento em dinheiro vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social, de
6

Lei 11.343, Art. 44. Os crimes previstos nos arts. 33, caput e 1 o, e 34 a 37 desta Lei so inafianveis e

insuscetveis de sursis, graa, indulto, anistia e liberdade provisria, vedada a converso de suas penas em restritivas de direitos.
7

Art. 8 As penas restritivas de direito so:

I - prestao de servios comunidade; II - interdio temporria de direitos; III - suspenso parcial ou total de atividades; IV - prestao pecuniria; V - recolhimento domiciliar.
8

2o No caso do pargrafo anterior, se houver aceitao do beneficirio, a prestao pecuniria pode consistir em

prestao de outra natureza. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva importncia fixada pelo juiz, no inferior a 1 (um) salrio mnimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual condenao em ao de reparao civil, se coincidentes os beneficirios. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Tambm chamada de multa reparatria, consiste no pagamento em dinheiro vtima ou aos seus dependentes, entidade pblica ou privada, de um valor, como forma de reparao ao dano causado pelo crime. O dano deve ser comprovado, sob pena de enriquecimento sem causa. O valor pago ser deduzido do montante de eventual indenizao por reparao de danos imposta no mbito cvel, desde que coincidentes os beneficirios. Ressalte-se que a preferncia das vtimas e dos seus dependentes, e depois vm as entidades pblicas e privadas.
5.2. PRESTAES DE OUTRA NATUREZA (CP, art. 45, 2)
CP, art. 45, 2o No caso do pargrafo anterior, se houver aceitao do beneficirio, a prestao pecuniria pode consistir em prestao de outra natureza. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

A exposio de motivos da Lei 9.714/98 traz dois exemplos: Oferta de mo-de-obra; Pagamento de cestas bsicas. Parte da doutrina entende que essa previso legislativa inconstitucional, porque se trata, na verdade, de pena inominada, e, por isso, pode ser considerada como uma pena indeterminada, ferindo o princpio da reserva legal.
5.3. PERDA DE BENS E VALORES (CP, art. 45, 3)
CP, art. 45, 3o A perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-, ressalvada a legislao especial, em favor do Fundo Penitencirio Nacional, e seu valor ter como teto o que for maior o montante do prejuzo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqncia da prtica do crime. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

A perda de bens e valores pertencentes ao condenado, ressalvado o disposto na legislao especial (ex.: Lei 11.343/06 FUNAD), vai se dar em favor do Fundo Penitencirio Nacional (FUNPEN). Os bens (tudo o que tem valor econmico) podem ser mveis ou imveis. J os valores compreendem todo ttulo ou papel representativo de uma obrigao em dinheiro ou mercadoria (ex.: cheque, aplice, nota promissria etc.). O limite dessa pena vai ser o montante do prejuzo ou do provento obtido com a prtica da infrao penal. Cumpre salientar que a perda de bens e valores no se confunde com os eventuais efeitos da condenao (CP, art. 91). Quanto natureza dessa pena, ainda, temos que Czar Bittencourt sustenta que se trata, em verdade, de uma pena de confisco, a qual no mais adotada pelo nosso D. Penal moderno. Luis Flvio Gomes, em contrapartida, favorvel existncia da pena de perda de bens e valores. Estende-se a pena de perda de bens e valores aos herdeiros? Para Prado, no possvel a extenso dessa modalidade de pena aos sucessores do condenado. Para Lus Flvio Gomes e Greco, por outro lado, possvel, sim, tal extenso, porque estaria sendo realizada uma extenso da reparao dos danos.
5.4. PRESTAO DE SERVIOS A ENTIDADE PBLICA OU PRIVADA (CP, art. 46)

CP, art. 46. A prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas aplicvel s condenaes superiores a seis meses de privao da liberdade. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) 1o A prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) 2o A prestao de servio comunidade dar-se- em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) 3o As tarefas a que se refere o 1o sero atribudas conforme as aptides do condenado, devendo ser cumpridas razo de uma hora de tarefa por dia de condenao, fixadas de modo a no prejudicar a jornada normal de trabalho. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva 4o Se a pena substituda for superior a um ano, facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo (art. 55), nunca inferior metade da pena privativa de liberdade fixada. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado, em conformidade com as suas condies pessoais. Ressalte-se que o rol do art. 46, 2 meramente exemplificativo. As tarefas sero cumpridas razo de 1 hora por dia de condenao. Devero respeitar o princpio da humanidade das penas (no pode ser vexatria, por exemplo). Ainda, a sua realizao se d de forma gratuita, no constituindo relao de trabalho. Levanta-se a discusso sobre a necessidade de consentimento do condenado. Alguns doutrinadores sustentam que, em face da no exigncia do consentimento, essa pena seria uma reminiscncia da ideia de trabalho forado. Luiz Flvio Gomes, por outro lado, defende a constitucionalidade dessa pena de prestao de servios.
5.5. INTERDIO TEMPORRIA DE DIREITOS (CP, art. 47)

A interdio temporria de direitos a nica que, de fato, vai representar uma limitao capacidade jurdica do condenado, caracterizando, propriamente, uma pena restritiva de direito. Essa pena tambm no se confunde com os efeitos da condenao (CP, art. 92), os quais so, somente, conseqncias reflexas. Essa espcie, consubstanciada numa obrigao de no-fazer, subdivida em 4 subespcies: I - Proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo: A interdio no definitiva, mas temporria. Passado o perodo do seu cumprimento, o funcionrio voltar, normalmente, s suas atividades, a no ser que exista alguma limitao no mbito do Direito Administrativo. O crime praticado precisa ter relao inerente ao cargo, emprego ou funo que ele exera, o que no quer dizer que essa pena s ser imposta em caso de crime contra a Administrao Pblica. Quanto proibio do exerccio de mandato eletivo, a doutrina observa que esse dispositivo inconstitucional, porque os parlamentares s podem ser impedidos de exercerem o mandato na forma estabelecida na Constituio Federal. 9

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

II - Proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico: Exemplo: crimes de violao de segredo; advogado que pratica patrocnio infiel; professor que comete maus tratos ao aluno. Essa seria uma pena restritiva de direitos especfica. Essa pena no vai poder ser imposta a toda e qualquer profisso que o indivduo exera, mas to somente quela que suscitar a aplicao de uma pena. III - Suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo: Segundo Luis Flvio Gomes, Rgis Prado e Flvio Augusto Monteiro de Barros, este inciso, no ponto em que ele se refere a suspenso da habilitao, foi derrogado pela Lei 9.503/97 (CTB). A parte da autorizao permanece, pois, intacta. H outros autores que defender que esse inciso s ser aplicado, ou seja, somente subsistir como pena, quando a pena privativa de liberdade for aplicada por crime excludo do CTB. Ex.: acidente ferrovirio. IV - Proibio de freqentar determinados lugares: Esta restrio tem a finalidade de evitar que o indivduo volte a frequentar lugares que poderiam ensejar a reincidncia. passvel de muitas crticas. Ressalte-se que o local deve ter relao com o crime que foi praticado.
5.6. LIMITAO DE FIM DE SEMANA (CP, art. 48)

CP, Art. 48 - A limitao de fim de semana consiste na obrigao de permanecer, aos sbados e domingos, por 5 (cinco) horas dirias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Pargrafo nico - Durante a permanncia podero ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribudas atividades educativas.

No so todos os estados que possuem Casa do Albergado, como tem a Bahia, por exemplo. Assim, o juiz, vendo que no h tal instituio na comarca, provavelmente aplicar outra pena.

10

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

possvel que esse inciso se aplique tambm aos feriados, desde que anteceda ou suceda o fim de semana (ex.: feriado). No h previso legislativa quanto a isso, todavia exista o questionamento.
6. CLASSIFICAO

As penas restritivas de direitos podem ser classificadas em: a) PRD genricas: aplicadas a qualquer infrao penal; b) PRD especficas: aplicadas em determinados casos previstos pelo legislador. Ex.: CP, art. 44, II.
7. CONVERSO

As penas restritivas de direitos podem ter carter liberativo ou detentivo, seno vejamos:
7.1. LIBERATIVO (LEP, art. 180)

LEP, Art. 180. A pena privativa de liberdade, no superior a 2 (dois) anos, poder ser convertida em restritiva de direitos, desde que: I - o condenado a esteja cumprindo em regime aberto; II - tenha sido cumprido pelo menos 1/4 (um quarto) da pena; III - os antecedentes e a personalidade do condenado indiquem ser a converso recomendvel.

Nessa situao, o sujeito est cumprindo a pena privativa de liberdade e, NO


MBITO DA EXECUO, converte-se para pena restritiva de direito. A converso j se

opera durante o cumprimento da pena e vai constituir um incidente de execuo. No superior a 2 anos = a essa expresso deve dado interpretao extensiva, ou seja, mesmo que a pena aplicada seja superior a 2 anos, ela pode ser convertida para restritiva de direitos, desde que o restante da pena a cumprir seja inferior a 2 anos. Ex.: sujeito foi condenado a 5 anos, mas s falta 1 ano e 8 meses (cumpridos os demais requisitos, possvel a converso de carter liberativo).
7.2. DETENTIVO (CP, art. 44, 4 e 5)

11

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva CP, art. 44, 4o A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. No clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) 5o Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execuo penal decidir sobre a converso, podendo deixar de aplic-la se for possvel ao condenado cumprir a pena substitutiva anterior. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Na situao do 4, a converso OBRIGATRIA, e ocorrer em caso de descumprimento injustificado da restrio imposta pelo juiz. A converso ser facultativa em caso de nova condenao, de acordo com o 5 do mesmo dispositivo. O objetivo desse instituto (carter detentivo da converso) garantir a eficcia da pena restritiva de direito. Uma vez ocorrida a converso, computa-se, na durao total da pena privativa a ser executada, o quantum de cumprimento efetivo da pena restritiva de direito. O instituto a ser utilizado, nesse caso, o da detrao penal (CP, 42), j estudado anteriormente. Vale dizer, por fim, que nem todas as penas restritivas de direitos so suscetveis de converso. A pena de prestao pecuniria e a perda de bens e valores so exemplos de penas que no so passveis de converso. Isso porque, se elas fossem convertidas, estar-se-ia violando o princpio constitucional que veda a priso por dvida. Luiz Flvio Gomes leciona que, nas penas temporariamente imensurveis (prestao pecuniria ou de outra natureza), deve ser feito algum dbito no tempo que ser cumprida a pena. No havendo outro critrio mais especfico, deve-se utilizar o princpio da equidade; ou seja, nem ele mesmo deixa muito claro como isso ser feito. O Cdigo Penal, em seu art. 44, 4, dispe que essa converso deve respeitar o saldo mnimo de 30 dias. Ainda que se esteja cumprindo pena restritiva de direitos, se o sujeito infringir alguma regra relativa converso, esta dever respeitar o SALDO MNIMO de 30 dias. Parte da doutrina acredita ser um dispositivo injusto, e at mesmo inconstitucional.

12

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

PENA DE MULTA
1. INTRODUO

A pena de multa consiste no pagamento ao fundo penitencirio de uma quantia fixada na sentena e calculada em DIAS-MULTA. Essa pena ser no mnimo de 10 e no mximo de 360 dias-multa. O valor de cada dia-multa pode variar entre 1/30 do salrio mnimo e o valor correspondente a 5 vezes o salrio mnimo.
2. SISTEMA DO DIA-MULTA

Na doutrina, h pelo menos 4 sistemas a respeito da multa. Nosso Cdigo adota o sistema do dia-multa, uma criao brasileira do Cdigo Criminal de 1830. O sistema de dias-multa composto de duas fases: 1 fase: O magistrado vai fixar o NMERO de dias-multa, segundo a culpabilidade do ru. 2 fase: O juiz vai fixar o VALOR de cada dia-multa, que vai estar diretamente ligada condio econmica do ru. O Cdigo Penal fala, ainda, que esse valor da multa pode ser elevado at o triplo se o juiz verificar que, em virtude da situao econmica do ru, a pena ineficaz, embora aplicada no mximo (CP, art. 60, 1).
CP, Art. 60 - Na fixao da pena de multa o juiz deve atender, principalmente, situao econmica do ru. 1 - A multa pode ser aumentada at o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situao econmica do ru, ineficaz, embora aplicada no mximo.

A Lei de Crimes contra a Ordem Financeira (Lei n. 8.137, art. 10) fala em sua elevao at o dcuplo. O pagamento da multa, vale dizer, pode ser parcelado, a depender de requerimento do condenado.

13

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

3. EXECUO DA PENA DE MULTA

Extrao do livro de Clber Masson: Discute-se a forma adequada para a execuo da pena de multa. Existem trs posies sobre o assunto:

1 posio: a pena deve ser executada pelo Ministrio Pblico, junto Vara de Execues Penais, pelo rito da LEP;

2 posio: a pena deve ser executada pelo Ministrio Pblico, junto Vara de Execues Penais, pelo rito da Lei 6.830/80 (LEF);

3 posio: a pena de multa deve ser executada pela FAZENDA PBLICA, perante a Vara de Execues Penais, vez que a multa considerada como dvida de valor, devendo ser cobrada, assim, por sua credora, qual seja, a Fazenda Pblica. o entendimento do STJ9.

4. MULTA SUBSTITUTIVA (CP, art. 60, 2)


CP, art. 60, 2 - A pena privativa de liberdade aplicada, no superior a 6 (seis) meses, pode ser substituda pela de multa, observados os critrios dos incisos II e III do art. 44 deste Cdigo

tambm chamada de multa vicariante. De acordo com o tirocinista Lucas, esse dispositivo foi revogado tacitamente. Extrao do livro de Clber Masson: A pena privativa de liberdade aplicada, no superior a 6 meses, pode ser substituda pela pena de multa, observados os critrios dos incisos II e III do art. 44, CP (art. 60, 2, CP). Como no h meno ao inciso I do art. 44, CP, no se aplica o limite temporal de quatro

AGRAVO REGIMENTAL. PENAL. PENA DE MULTA. DVIDA DE VALOR. ILEGITIMIDADE DO MINISTRIO PBLICO PARA EXECUO. INTELIGNCIA DO ART. 51 DO ESTATUTO REPRESSIVO. 1. Resta pacificado o entendimento, neste Sodalcio, de que o Parquet no possui legitimidade para executar pena de multa, haja vista a nova redao dada ao art. 51 do CP pela Lei 9.268/96, cabendo Fazenda Pblica ajuizar eventual ao executiva. 2. Agravo regimental a que se nega provimento. (AGRESP 200902348262 - STJ - Ministro(a) JORGE MUSSI - DJE - DATA:29/11/2010 - Deciso: 26/10/2010)

14

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

anos no tocante aos crimes dolosos. Dessa forma, a multa substitutiva da pena privativa de liberdade tem natureza jurdica distinta da pena de multa cominada pelo tipo penal. Permanece, pois, o teto de 6 meses, e independe do emprego de violncia ou grave ameaa pessoa. Basta que o ru no seja reincidente em crime doloso e, ademais, a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indiquem a suficincia da substituio. Obs. Smula 171 do STJ: Cominadas cumulativamente, em lei especial, penas privativas de liberdade e pecuniria, defeso a substituio da priso por multa. Essa smula foi idealizada para ser aplicada ao crime de porte de substncia entorpecente para uso prprio, poca definido pelo art. 16 da Lei 6.368/76, diploma j revogado do nosso ordenamento. Apesar de tal revogao, a smula permanece vlida e cabvel aos casos que se amoldem sua definio.
5. VANTAGENS DA PENA DE MULTA

A no retirada do condenado do seio familiar; Para o Estado, a captao de recursos (o FUPEN possui arrecadao dessas multas e das casas lotricas)
6. DESVANTAGENS

Por ser uma pena de carter pecunirio, poder-se-ia comprometer a sua finalidade quando um terceiro arcasse com o custo dessa pena de multa. Destaque para a Smula 171 do STJ, mencionada acima.
7. PRESCRIO DA PENA DE MULTA

O art. 114, CP, trata da prescrio da pena de multa. Veja a transcrio do mencionado dispositivo:
CP, Art. 114 - A prescrio da pena de multa ocorrer: I - em 2 (dois) anos, quando a multa for a nica cominada ou aplicada; II - no mesmo prazo estabelecido para prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.

15

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

8. EXTENSO DA PENA DE MULTA AOS HERDEIROS DO CONDENADO

Se o sujeito no tem condies de pagar, o que fazer? A Lei 8.137/90 (crimes contra a ordem econmica) autoriza a reduo para at um dcuplo Sebstian defende a analogia in bonam partem para aplicar este dispositivo pena de multa relativa a qualquer outro crime. bom ressaltar que a pena de multa no passa aos herdeiros, uma vez que constitui pena, decorrente de sentena penal condenatria, no podendo passar da pessoa do condenado (CF, art. 5, XLV10).

10

XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do

perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido.

16

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

SUSPENSO CONDICIONAL DA PENA


SURSIS
1. CONCEITO

Trata-se de instituto destinado suspenso condicional da execuo da pena privativa de liberdade, sendo regulada pelos arts. 77 a 82, CP.
CP, Art. 77 - A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a 2 (dois) anos, poder ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - o condenado no seja reincidente em crime doloso; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio;(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - No seja indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - A condenao anterior a pena de multa no impede a concesso do benefcio. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 2o A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a quatro anos, poder ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razes de sade justifiquem a suspenso. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) CP, Art. 78 - Durante o prazo da suspenso, o condenado ficar sujeito observao e ao cumprimento das condies estabelecidas pelo juiz. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - No primeiro ano do prazo, dever o condenado prestar servios comunidade (art. 46) ou submeter-se limitao de fim de semana (art. 48). (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 2 Se o condenado houver reparado o dano, salvo impossibilidade de faz-lo, e se as circunstncias do art. 59 deste Cdigo lhe forem inteiramente favorveis, o juiz poder substituir a exigncia do pargrafo anterior pelas seguintes condies, aplicadas cumulativamente: (Redao dada pela Lei n 9.268, de 1.4.1996) a) proibio de freqentar determinados lugares; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) b) proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do juiz; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

17

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva c) comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) CP, Art. 79 - A sentena poder especificar outras condies a que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do condenado. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) CP, Art. 80 - A suspenso no se estende s penas restritivas de direitos nem multa. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) CP, Art. 81 - A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - frustra, embora solvente, a execuo de pena de multa ou no efetua, sem motivo justificado, a reparao do dano; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - descumpre a condio do 1 do art. 78 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - A suspenso poder ser revogada se o condenado descumpre qualquer outra condio imposta ou irrecorrivelmente condenado, por crime culposo ou por contraveno, a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 2 - Se o beneficirio est sendo processado por outro crime ou contraveno, considera-se prorrogado o prazo da suspenso at o julgamento definitivo. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 3 - Quando facultativa a revogao, o juiz pode, ao invs de decret-la, prorrogar o perodo de prova at o mximo, se este no foi o fixado. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) CP, Art. 82 - Expirado o prazo sem que tenha havido revogao, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

O sujeito condenado a uma pena privativa de liberdade, e o juiz, presentes alguns requisitos, suspende a sua execuo, mediante o cumprimento de determinadas condies. A ideia do sursis evitar o cumprimento da pena privativa de liberdade de curta durao. Vale dizer que at pouco tempo atrs, mais especificamente at a edio da Lei Maria da Penha, o sursis era pouco utilizado.

18

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

SURSIS x SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO A suspenso condicional da pena no se confunde com a suspenso condicional do processo, esta prevista na Lei 9.099/95 (art. 8911), tambm chamada de sursis processual. Este instituto aplicado antes da sentena, no incio do processo. medida processual concedida logo aps o oferecimento da denncia. Cumpridas todas as condies, ao final, extinta a punibilidade do agente, no havendo que se falar em condenao, nem gerando reincidncia. No sursis, por outro lado, so gerados todos os efeitos da condenao, bem como a reincidncia, pois o que ocorre, apenas, a suspenso da execuo da pena, e no a sua extino.

2. COMPETNCIA

Quem concede o sursis o JUIZ PROCESSANTE, e no o juiz da execuo. O magistrado condena e, aps, verifica se cabe a substituio por pena restritiva de direito, e, por fim, no cabendo a substituio, analise o cabimento do sursis.
3. REQUISITOS 3.1. CONDENAO A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE AT 2 ANOS

Primeiramente, cumpre destacar que o sursis no alcana as penas restritivas de direitos e nem as penas de multa (CP, art. 8012). Exemplo: sujeito condenado, por roubo tentado, a 1 ano e 4 meses de recluso + multa o sursis no alcana a multa. No crime de trnsito, o sursis no alcana, por exemplo, a proibio de dirigir veculo. Ressalte-se que h excees regra de que a pena no deve ser superior a 2 anos: o Sursis etrio (condenado maior de 70 anos) e Sursis humanitrio (problemas de sade) - CP, art. 77, 213 - a condenao pode ser at 4 anos;

11

Lei 9.099/95, Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou

no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal).
12

CP, Art. 80 - A suspenso no se estende s penas restritivas de direitos nem multa.

19

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

Lei 9.605/98, art. 1614 (Crimes Ambientais) condenao at 3 anos.


3.2. NO REINCIDNCIA EM CRIME DOLOSO

Exceo: condenao anterior pena de multa (CP, art. 77, 1). Se algum foi condenado, pelo crime X, a uma pena de multa, e, depois de transitar em julgada a condenao, for novamente condenado pela prtica do crime Y, no haver impedimento aplicao do sursis. Este posicionamento, inclusive, sumulado pelo STF:
STF, Smula 499. No obsta a concesso do "sursis" condenao anterior pena de multa.

3.3. CIRCUNSTNCIAS JUDICIAIS FAVORVEIS

possvel constatar que, se a pena-base for fixada no mnimo legal, porque todas as circunstncias judiciais so favorveis.
3.4. NO SER INDICADA OU CABVEL A SUBSTITUIO POR PENA RESTRITIVA DE DIREITO

O sursis de concesso subsidiria, somente podendo ser aplicada se no for cabvel a substituio por pena restritiva de direito. Basicamente, o sursis acaba sendo aplicado nos casos em que o crime cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, ou quando a reincidncia for especfica e aplicada a pena de multa.

4. PERODO DE PROVA o tempo em que o condenado estar submetido s condies estabelecidas pelo juiz na sentena. O sursis concedido mediante algumas condies, as quais devem ser
13

2o A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a quatro anos, poder ser suspensa, por quatro a seis

anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razes de sade justifiquem a suspenso. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998)
14

Art. 16. Nos crimes previstos nesta Lei, a suspenso condicional da pena pode ser aplicada nos casos de

condenao a pena privativa de liberdade no superior a trs anos.

20

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

observadas pelo condenado num perodo de prova, a ser fixado pelo magistrado, entre 2 e 4 anos. No sursis etrio e humanitrio, o perodo de prova maior, podendo durar de 4 a 6 anos. 5. CONDIES As condies vo depender da espcie de sursis aplicada. 5.1. SURSIS SIMPLES (CP, art. 78) H condies legais (decorrentes da lei) e judiciais (arbitradas pelo juiz de acordo com o caso concreto). Condies legais: durante 1 ano. o o Prestao de servios comunidade; Limitao de fim de semana.

Condies judiciais: na prtica, refere-se proibio de frequentar determinado lugares, beber em lugar pblico etc. 5.2. SURSIS ESPECIAL (CP, art. 2) Nessa situao, h mais dois requisitos especiais, quais sejam: Reparao do dano; Circunstncias judiciais do art. 59, CP inteiramente favorveis no pode Existem tambm trs condies legais cumulativas (alneas do 2, art. 78, CP): Proibio de frequentar determinados lugares; Proibio de ausentar-se da comarca (= abrange regio metropolitana) Comparecimento pessoal e obrigatrio, mensalmente, para informar e

existir nada que desabone a conduta do ru (pena fixada no mnimo legal).

onde reside, sem autorizao do juiz; justificar suas atividades. Obs. A 6 Turma do STJ j decidiu que o juiz no pode estabelecer como condies judiciais no sursis simples as condies legais do sursis especial, sob pena de bis in idem. 6. REVOGAO DO SURSIS (CP, art. 81)

21

UFBA 2011.1 D. Penal V Prof.: Sebastian Mello Aluna: Izabela Saraiva

Cumpridas todas as condies, a pena privativa de liberdade extinta. Caso no haja a revogao do sursis, o seu tempo ser computado para efeito de prescrio da reincidncia. No curso do prazo = durante o perodo de prova. Assim, o benefcio ser revogado se, durante o perodo de prova, o condenado: I For condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso: pouco importa se o crime doloso cometido antes ou depois do perodo de prova. Exceo: condenao anterior pena de multa. II No pagar a multa, sem motivo justificado, ou no efetuar a reparao do dano. III Descumprir condio legal do sursis simples. Vale dizer, ainda, que o art. 81, 1 trata da revogao facultativa, e o 3 dispe sobre a prorrogao facultativa, quanto tambm o a revogao. Quanto ao 2, diz-se que, se durante o perodo de prova, o sujeito est sendo processado por outro crime, o prazo prorrogado at o julgamento definitivo.

22

Potrebbero piacerti anche