Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUMICA LABORATRIO BSICO II PROF.

JOS LUIZ MAGALHES LOPES

PROCESSO DE DESCARREGAMENTO DE UM CAPACITOR

CARLOS ADRIANO MOREIRA DA SILVA KEIZE LORENNA MARTINS DOS PASSOS MARCO ROGRIO SCIENZA MARCUS VINICIUS COSTA SILVA MEYRE LANE PEREIRA DA SILVA RMULO ARTHUR MATHEWS DA SILVA TAYSSA CRISTINA DE LIMA VILHENA

BELM-PA 2010

Introduo O capacitor, tambm chamado de condensador, um dispositivo de circuito eltrico que tem como funo armazenar cargas eltricas e consequentemente energia eletrosttica, ou eltrica. Ele constitudo de duas peas condutoras que so chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que chamado de dieltrico. Dieltrico uma substncia isolante que possui alta capacidade de resistncia ao fluxo de corrente eltrica. A utilizao dos dieltricos tem vrias vantagens. A mais simples de todas elas que com o dieltrico podemos colocar as placas do condutor muito prximas, sem o risco de que eles entrem em contato. Qualquer substncia que for submetida a uma intensidade muito alta de campo eltrico pode ser tornar condutor. Por esse motivo que o dieltrico mais utilizado do que o ar como substncia isolante, pois se o ar for submetido a um campo eltrico muito alto ele acaba por se tornar condutor. Os capacitores so utilizados nos mais variados tipos de circuitos eltricos, nas mquinas fotogrficas armazenando cargas para o flash, por exemplo. Eles podem ter o formato cilndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele est sendo empregado. A capacitncia uma propriedade que os capacitores tm de armazenar cargas eltricas na forma de campo eletrosttico, e ela medida atravs do quociente entre a quantidade de carga (q) e a diferena de potencial (V) existente entre as placas do capacitor, matematicamente fica da seguinte forma:

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de capacitncia o farad (F), no entanto essa uma medida muito grande e que para fins prticos so utilizados valores expressos em microfarads (F), nanofarads (nF) e picofarads (pF). A capacitncia de um capacitor de placas paralelas, ao ser

colocado um material dieltrico entre suas placas, pode ser determinado da seguinte forma:

Onde, o a permissividade do espao, A a rea das placas e d a distncia entre as placas do capacitor. CIRCUITOS RC: Um circuito resistor-capacitor (RC), um dos mais simples filtros eletrnicos. Ele consiste de um resistor e de um capacitor, podendo estar ligados tanto em srie quanto em paralelo, sendo alimentados por uma fonte de tenso. Os circuitos RC so usados como temporizadores de sinais. Eles podem controlar quando um determinado dispositivo ser acionado ou no. Isso se deve a sua capacidade de variar o tempo de sua carga dependendo da capacitncia e da resistncia empregadas nos seus componentes RC. Vamos analisar a figura abaixo:

Figura 1 - Circuito RC

O capacitor de capacitncia C est inicialmente descarregado. Para carreg-lo colocamos a chave S na posio a. Isso completa um circuito RC em srie formado por um capacitor, uma fonte ideal de fora eletromotriz e uma resistncia R. Como sabemos, no momento em que o circuito completado cargas comeam a se mover (surgem correntes) no circuito. Essas correntes acumulam uma carga q cada vez maior nas placas do capacitor e estabelecem

uma diferena de potencial Vc (= q/C) entre as placas do capacitor. Quando essa diferena de potencial igual diferena de potencial entre os terminais da fonte (que igual fora eletromotriz ) a corrente deixa de circular. Como q = CV, a carga de equilbrio (carga final) do capacitor igual a C. Estamos interessados em saber como variam com o tempo a carga q, a diferena de potencial Vc e a corrente i enquanto o capacitor est sendo carregado. Comeamos por aplicar a regra das malhas ao circuito, percorrendo-o no sentido horrio a partir do terminal negativo da fonte. Assim temos:

O ltimo termo do lado esquerdo representa a diferena de potencial entre as placas do capacitor. O termo negativo porque a placa de cima do capacitor, que est ligada ao terminal positivo da fonte, tem um potencial mais alto que a placa de baixo; assim, h uma queda de potencial quando passamos da placa de cima para de baixo do capacitor. Sabe-se que: Ento:

Esta equao diferencial descreve a variao com o tempo da carga q no capacitor. Para resolv-la ser preciso encontrar a funo q(t) que satisfaz essa equao e tambm a condio de que o capacitor est inicialmente descarregado, ou seja, de que q = 0 no instante t = 0. A soluo para essa equao diferencial dada por:

A derivada de q (t) a corrente de carregamento do capacitor:


( )

As figuras abaixo mostram os grficos de q(t) em funo de t e i(t) em funo de t durante o processo de carregamento do capacitor:

Figura 2 - Grfico carga versus tempo.

Figura 3 - Grfico corrente versus tempo.

Como q = CV, e obtemos a diferena de potencial Vc(t) entre as placas do capacitor durante o processo de carregamento: De acordo com essa equao, Vc = 0 no instante t = 0, em que o capacitor est totalmente descarregado, e Vc ser numericamente igual a quando o tempo tender ao infinito e a carga do capacitor tender para o valor final. O produto RC que aparece nas equaes acima tem dimenso de tempo (tanto porque o argumento de uma exponencial deve ser adimensional como pelo fato de que 1,0 X 1,0 F = 1,0 s). O produto RC chamado de constante de tempo capacitiva do circuito e representado pela letra grega : = RC De acordo com a equao: , no instante t = ( = RC)

a carga do capacitor inicialmente descarregado aumentou de zero para:


Em palavras, durante a primeira constante de tempo a carga aumentou de zero para 63% do valor final C. Nas figuras que mostram os grficos, os tringulos no eixo dos tempos assinalam intervalos sucessivos de uma

constante de tempo durante o carregamento do capacitor. Os tempos de carregamento dos circuitos RC so frequentemente expressos em termos de ; quanto maior o valor de , maior o tempo necessrio para carregar um capacitor. Suponha agora que o capacitor da primeira figura em questo esteja totalmente carregado, ou seja, com um potencial V0 igual fora eletromotriz da fonte. Em um novo instante t = 0, a chave S deslocada da posio a para a posio b, fazendo com que o capacitor comece a se descarregar atravs da resistncia R. Nesse caso, como a fonte no est mais no circuito ( = 0), a equao diferencial que descreve a variao de q com o tempo dada por:

A soluo desta equao diferencial :

Em que q0 (= CV0) a carga inicial do capacitor. Derivando essa ltima equao, obtemos a corrente i(t):
( )

De

acordo

com

essa

equao,

corrente

tambm

diminui

exponencialmente com o tempo a uma taxa dada por . A corrente inicial i0 igual a q/RC. Observe que possvel encontrar o valor de i0 simplesmente aplicando a regra das malhas ao circuito no instante t = 0; nesse instante o potencial inicial do capacitor, V0 , est aplicado resistncia R e, portanto, a corrente dada por i0 = V0/R = (q0/C)/R = q0/RC. O sinal negativo da equao pode ser ignorado; significa simplesmente que a carga q do capacitor est diminuindo.

Desenvolvimento Experimental No desenrolar do procedimento experimental foi utilizado um capacitor do tipo eletroltico (polarizado). Para se determinar a corrente eltrica e a voltagem do capacitor durante o seu processo de descarregamento, foram acoplados ao circuito

(esquematizado na figura 1) dois multmetros, um na funo de ampermetro (medidor de corrente eltrica) associado em srie e outro em paralelo, na funo de voltmetro, responsvel pela medio da voltagem a qual o capacitor est submetido.

Figura 4- Circuito Eltrico

Primeiramente, com a chave posicionada no ponto A (figura 2), houve o processo de carregamento do capacitor.

Figura 5 - Carregamento do Capacitor

A fonte de alimentao foi ajustada para um valor prximo a 12 V, atentando para o valor da voltagem acusado no voltmetro associado em

paralelo

ao

capacitor.

Atingido

os

12

V,

inicia-se

processo

de

descarregamento, alterando a posio da chave para o ponto B (figura 3).

Figura 6 - Processo de descarregamento do Capacitor

O cronmetro foi acionado no mesmo instante em que a chave foi alterada de posio (do ponto A para o B). Em seguida foram colecionados em uma tabela 12 pontos obtidos no intervalo de 12 a 1 V (valores observados com o auxlio do voltmetro) com suas respectivas correntes eltricas acusadas pelo ampermetro e seus instantes relacionados.

Resultados Experimentais Atravs dos multmetros associados (voltmetro e o ampermetro) ao circuito utilizado durante do procedimento experimental, pde-se medir a corrente eltrica que flui atravs do circuito, passando pelo resistor R, assim como a diferena de potencial o qual o mesmo est submetido e os respectivos instantes. Os dados obtidos para o capacitor sendo descarregado so mostrados na tabela 1: t(s) 0 11,01 19,98 30,08 41,29 54,23 68,86 86,48 108,17 136,14 175,76 243,86 i(A) 370 333 302 272 241 212 181 151 121 91 61 31 Vc(V) 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

Tabela 1 O tempo, a corrente e o potencial registrados durante o processo de descarregamento do capacitor

E com o auxlio de um software, foram plotados dois grficos, voltagem do capacitor, Vc, versus tempo, t, e corrente eltrica versus tempo. E posteriormente fizeram-se as devidas anlises.

12 10

e0

Dados Experimentais Ajuste Terico

Voltagem(V)

8 6 4 2 0 0 30 60 90 120 150 180 210 240

y = 12,196e-0,01x R = 0,9999

Tempo(s)

Grfico 2 - Voltagem sobre o capacitor em funo do tempo

400 350

i0
Dados Experimentais Ajuste Terico y = 368,51e-0,01x R = 0,9999

Corrente i (10^-6 A)

300 250 200 150 100 50 0 0 30 60 90 120 150 180 210 240

Tempo(s)

Grfico 3 - Corrente que atravessa o circuito em funo do tempo

Conforme mostram os grficos observa-se experimentalmente que a partir do momento em que o capacitor comea a descarregar ocorre uma diminuio exponencial tanto da voltagem (que est relacionada com a carga)

que atravessa o capacitor, quanto da corrente que atravessa o circuito, mostrando que os dados experimentais se ajustaram os dados tericos, pois a reduo do potencial entre as placas do capacitor acompanha a reduo da carga eltrica, com a diminuio da corrente eltrica. Os produtos de RC experimental e terico foram determinados:

Com relao ao clculo das constantes capacitivas, como pode ser observado o resultado experimental no foi como o esperado, possivelmente devido aos erros ocasionados durante o experimento. Os dados mostram ainda que tanto a carga como a corrente diminuem exponencialmente com o tempo a uma taxa dada por RC.

Concluso De acordo com os resultados experimentais obtidos nas prticas e seus valores plotados nos grficos levantou-se a curva do comportamento de descarga do capacitor e observou- se que a tenso do capacitor e a corrente caem exponencialmente com o tempo. Observou-se tambm que quando a tenso aplicada pela fonte de alimentao interrompida, a carga acumulada mantm-se devido ao campo eltrico que se forma entre as placas. O resultado experimental (RC= 109,59 s) entrou em desacordo com o da literatura (RC= 82,5 s), possivelmente devido aos erros operacionais ocasionados durante a prtica, seja na anlise dos valores acusados no ampermetro e/ou voltmetro ou na prpria cronometragem.

Referncias Bibliogrficas HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica, volume 3, 8 edio. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Site 01: http://www.brasilescola.com/fisica/capacitores.html. Acessado em 27 de novembro, 2010 (15:00 h)

Potrebbero piacerti anche