Sei sulla pagina 1di 7

APRENDA A FAZER N DE GRAVATAS - DICAS SIMPLES

crena popular que homens no entendem de vesturio. Claro, h os que entendem, mas em grande parte a afirmao anterior correta. S que, mesmo que o sujeito no seja um especialista em moda ou antenado com ela, usar o bom senso na hora de escolher o que vestir ajuda bastante.

A entramos num assunto que pode ser um problema para alguns:gravata.

Ela d um toque importante ao visual. Pode dar mais destaque ao terno e passa a ideia de uma pessoa cuidadosa (caso a use corretamente, seno uma simples pea derruba todo o resto).

H os que usam o adereo todos os dias, ou pelo menos nos teis. J outros, precisam us-lo pelo menos uma vez na vida. Que tal fazer isso certo, ento?

Voltando aos entendidos na arte do vestir, muitos deles afirmam que roupa comunicao. Sim, passa uma mensagem sobre a personalidade ou a inteno de seu usurio. Com isso em mente, voltemos gravata. O que essa coisa a ao lado parece dizer? H vrias mensagens.

Vamos a algumas: 1 - Mantenha distncia. 2 - Gosto no se discute (se lamenta). 3 - Meu dono trabalha num lugar bem alegre (talvez aquele coberto por uma lona). 4 Tenho a leve impresso de que Fulano(a) no vai muito com a minha cara (no caso de a gravata ter sido um presente dessa pessoa). 5 - No, meu almoo no me fez mal. Isso um acessrio de vesturio. 6 - Faltava melancia no mercado, ento usei isso mesmo. 7 - Procura-se um consultor de moda (se bem que um oftalmologista tambm ajuda).

Ainda perdido?

Dvidas so normais. Passamos aqui algumas dicas simples, que podem ser seguidas por qualquer um na hora de comprar ou presentear com uma gravata e no incorrer nas mensagens acima.

- Gravatas em tons mais vivos caem bem para lugares ou estaes mais quentes. Azul claro, amarelo e rosa, por exemplo, so ideais para dias mais ensolarados.

- Lugares e estaes mais frias pedem cores mais calmas e sbrias do acessrio, como marrom, vinho e verde escuro.

- As gravatas vermelhas caem bem para qualquer estao, o ano todo.

- Gravatas mais finas (de 5 a 7,5 centmetros de largura) no esto sempre na moda. necessrio estar antenado com ela para us-las. Passam a ideia de modernidade. J com os modelos mais largos, tradicionais, mais difcil errar, pois no saem de moda.

- Quem trabalha no mundo corporativo deve dar preferncia aos modelos mais sbrios, discretos (tente pedir um aumento, uma promoo ou apresentar um projeto ou relatrio usando aquela das flores ali de cima para ver s... Entendeu?).

- O material e a feitura tambm merecem ateno. Gravatas grossas demais so complicadas para dar o n e podem no ser confortveis, pesadonas. As mais finas so mais leves, mais fceis para o n e bem mais interessantes no que tange ao conforto e ao visual. As de seda, por exemplo, so mais durveis e aguentam mais o ata e desata dirio. So um pouco mais caras, mas o custo-benefcio fala alto. As de microfibra de boa qualidade tambm so boas. Evite materiais inferiores, que se desfiam. De nada adianta um terno limpo e alinhado com uma gravata mal cuidada. E voc merece algo que no tenha custado R$ 1,99, convenhamos.

- No uma regra inquebrvel, mas camisas listradas ou com outro tipo de estampa (discretas, claro, pois estamos falando de camisa, e no de toalha de mesa de cantina italiana) ficam melhores com gravatas lisas.

- O clssico terno preto com camisa branca fica bem com gravatas com grande contraste de cor. Podem ter pequenas estampas (a preferncia, sempre) ou listras diagonais.

- Camisa bege pede gravatas (lisas ou estampadas) em cores como marrom, azul marinho e verde escuro.

- J as camisas escuras (cinza, por exemplo) pedem gravatas mais escuras que a camisa. Podem ser lisas, com estampas pequenas ou at com textura.

- No qualquer um que fica bem com gravatas claras sobre camisa preta.

- Muito importante: na hora de usar, a ponta da gravata deve ficar posicionada no meio da fivela do cinto. Quando passam dele ou nem chegam a tocar a cala, transmitem inexperincia, alm de gerar piadinhas desagradveis.

- Na hora de guardar, prefira desfazer o n e pendur-la esticada ou enrolada, se for guardada numa gaveta, por exemplo. Ningum merece abrir um armrio e dar de cara com aquele cabide cheio de gravatas com os ns j feitos (tudo bem, v... na hora da correria pode at ajudar).

- Gravata no foi feita para ser jogada na lavadora de roupas. Mesmo que no se destrua, pode ficar toda torta. Caso precise pass-la (quando amassada sem querer numa mala, por exemplo), coloque um tecido de algodo por cima dela (pode ser um lenol, de preferncia branco) e passe o ferro em temperatura mdia, ou com o vapor. Se for de estimao, como as que so presenteadas por entes queridos e no as de desafetos, como aquilo cheio de girassis l do comeo do texto , h lavanderias que fazem a limpeza, ou mesmo a restaurao (reparos de costuras ou remoo de manchas).

Tpico importante: os ns

N de gravata mesmo um assunto enrolado, com e sem trocadilho. H quem passe a vida toda sem saber dlos. Tambm h quem faa at de olhos fechados.

Usar aquelas gravatas com n falso, presas por velcro na nuca ou com um gancho na camisa, pode causar certo constrangimento, pois esto sujeitas a cair ao mais leve puxo. J as de zper so bem prticas (puxando-se a ponta menor de trs, ela se ajusta ao pescoo, num lao corredio), mas, como ela tem o comprimento fixo, preciso ver se a ponta fica no meio da fivela do cinto, como dito acima.

Em todo caso, dar o n questo de costume. Caso a altura no fique certa, tente novamente. Com o tempo, vira um hbito e voc acertar de primeira. Vamos aos dois mais conhecidos:

Este acima o chamado n corredio ou escorregadio, conhecido internacionalmente como four in hand. o mais simples e rpido. Fica mais estreito, e cai bem para homens mais altos ou corpulentos. D um ar mais moderno, mais jovem. Veja abaixo como faz-lo:

O n Windsor, ou n ingls (o da de baixo, na foto) recebeu este nome por, reza a lenda, ser de autoria de Eduardo VIII, o Duque de Windsor.

um n clssico, mais elegante e sbrio, que fica com aquele formato mais triangular. um pouco mais difcil que o corredio, mas vale a pena, e tambm questo de virar um hbito. Siga os seis passos do esquema abaixo:

Pronto. Mesmo que o internauta no seja um especialista em vesturio ou nunca tenha usado uma gravata, com essas dicas j fica um pouco mais fcil no errar. E um lembrete: s gravata, e no uma forca ento, no abra mo do conforto.

Potrebbero piacerti anche