Sei sulla pagina 1di 7

Cncer de Boca O cncer de boca uma denominao que inclui os cnceres de lbio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas,

, palato duro, lngua oral e assoalho da boca). O cncer de lbio mais freqente em pessoas brancas, e registra maior ocorrncia no lbio inferior em relao ao superior. O cncer em outras regies da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista tambm alcolatra. Confira a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para 2008. Fatores de Risco Os fatores que podem levar ao cncer de boca so idade superior a 40 anos, vcio de fumar cachimbos e cigarros, consumo de lcool, m higiene bucal e uso de prteses dentrias mal-ajustadas. Sintomas O principal sintoma deste tipo de cncer o aparecimento de feridas na boca que no cicatrizam em uma semana. Outros sintomas so ulceraes superficiais, com menos de 2 cm de dimetro, indolores (podendo sangrar ou no) e manchas esbranquiadas ou avermelhadas nos lbios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, alm de emagrecimento acentuado, dor e presena de linfadenomegalia cervical (caroo no pescoo) so sinais de cncer de boca em estgio avanado. Preveno e Diagnstico Precoce Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de prteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o lcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontolgica de controle a cada ano. Outra recomendao a manuteno de uma dieta saudvel, rica em vegetais e frutas. Para prevenir o cncer de lbio, deve-se evitar a exposio ao sol sem proteo (filtro solar e chapu de aba longa). O combate ao tabagismo igualmente importante na preveno deste tipo de cncer. Exame Clnico da Boca O exame rotineiro da boca feito por um profissional de sade pode diagnosticar leses no incio, antes de se transformarem em cncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de sade (dentista ou mdico) pelo menos uma vez ao ano.

Tratamento A cirurgia e/ou a radioterapia so, isolada ou associadamente, os mtodos teraputicos aplicveis ao cncer de boca. Para leses iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicao vai depender da localizao do tumor e das alteraes funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

As leses iniciais so aquelas restritas ao seu local de origem e que no apresentam disseminao para gnglios linfticos do pescoo ou para rgos distncia. Mesmo leses iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na lngua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminao subclnica para os gnglios linfticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirrgico ou radioterpico eletivo do pescoo. Nas demais leses, se operveis, a cirurgia est indicada, independentemente da radioterapia. Quando existe linfonodomegalia metasttica (aumento dos 'gnglios'), indicado o esvaziamento cervical do lado comprometido. Nestes casos, o prognstico afetado negativamente. A cirurgia radical do cncer de boca evoluiu com a incorporao de tcnicas de reconstruo imediata, que permitiu largas resseces e uma melhor recuperao do paciente. As deformidades, porm, ainda so grandes e o prognstico dos casos, intermedirio. A quimioterapia associada radioterapia empregada nos casos mais avanados, quando a cirurgia no possvel. O prognstico, nestes casos, extremamente grave, tendo em vista a impossibilidade de se controlar totalmente as leses extensas, a despeito dos tratamentos aplicados.

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=324

O que o cncer da boca?


O que o cncer bucal? um tipo de cncer que geralmente ocorre nos lbios (mais freqentemente no lbio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amgdalas ou nas glndulas salivares. mais freqente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcolica, um dos principais fatores de risco. Se no for detectado de maneira precoce, o cncer bucal pode exigir tratamentos que vo da cirurgia (para a sua remoo) radioterapia ou quimioterapia. Este cncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivncia de cinco anos de 50%*. Uma das razes pelas quais este prognstico to negativo o fato de que os primeiros sintomas no serem reconhecidos logo. O diagnstico precoce fundamental para o sucesso do tratamento. Quais os sintomas deste tipo de cncer? Nem sempre possvel visualizar os primeiros sinais que indicam a existncia do cncer bucal, o que aumenta a importncia das consultas regulares com o dentista ou o mdico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do cncer bucal. Contudo, alm das consultas regulares, preciso que voc fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:

Ferida nos lbios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e no parece melhorar; Um caroo ou inchao na bochecha que voc sente ao passar a lngua; Perda de sensibilidade ou sensao de dormncia em qualquer parte da boca; Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, lngua ou qualquer outra parte da boca; Dificuldade para mastigar ou para engolir; Dor sem razo aparente ou sensao de ter algo preso na garganta; Inchao que impede a adaptao correta da dentadura. Mudana na voz. Como evitar o cncer bucal? Se voc no fuma nem masca tabaco, no comece a faz-lo. O uso do tabaco responsvel por 80 a 90% das causas de cncer bucal.**

Fumo A ligao entre o fumo, o cncer pulmonar e as doenas cardacas j foi estabelecida (1). O fumo tambm afeta sua sade geral, tornando mais difcil o combate a infeces e a reparao de ferimentos ou de cirurgias. Em adultos jovens, este hbito pode retardar o crescimento e dificultar o desenvolvimento. Muitos fumantes afirmam no sentir mais o odor ou sabor to bem como antes. O fumo tambm pode causar mau hlito e manchar os dentes. Sua sade bucal est em perigo cada vez que voc acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. Com esta atitude, suas chances de desenvolver cncer na laringe, na boca, na garganta e no esfago aumentam. Como muitas pessoas no notam ou simplesmente ignoram os sintomas iniciais, o cncer bucal muitas vezes se espalha antes de ser detectado. Mascar tabaco: O hbito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o cncer bucal. O melhor a se fazer no fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa pra de usar esses produtos, mesmo depois de vrios anos de consumo, o risco de contrair cncer bucal se reduz significativamente. O consumo excessivo de bebidas alcolicas tambm aumenta o risco de cncer bucal. A combinao fumo/lcool torna esse risco ainda muito maior. Como se trata o cncer bucal? Depois do diagnstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgio dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia indispensvel, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia. essencial entrar em contato com um profissional que esteja familiarizado com as mudanas produzidas na boca por essas terapias. Que efeitos colaterais a radioterapia produz na boca? Quando a radioterapia usada na rea de cabea e pescoo, muitas pessoas experimentam irritao ou ressecamento da boca, dificuldade de deglutir e perda do paladar. A radiao tambm aumenta o risco de cries e, por isso, muito mais importante cuidar bem da boca e da garganta neste perodo. Converse com seu dentista e seu mdico oncologista sobre os problemas bucais que voc possa ter durante ou depois do tratamento. Antes de comear a radioterapia, no se esquea de discutir com seu dentista os possveis efeitos colaterais e a forma de evit-los. Como manter a sade bucal durante a terapia? Use uma escova macia depois das refeies e fio dental diariamente. Evite condimentos e alimentos speros como vegetais crus, nozes e biscoitos secos. Evite o fumo e o lcool. Para no ficar com a boca seca os doces e chicletes no devem conter acar. Antes de comear a radioterapia, consulte seu dentista e faa uma reviso completa dos seus dentes e pea ao dentista para conversar com seu oncologista. * The Complete Guide to Better Dental Care, Jeffrey F. Taintor, D.D.S., M.S., and Mary Jane Taintor, 1997. ** The National Cancer Institute, "What You Need to Know about Oral Cancer." Last revised, Sept. 28, 1998. 1 Compendium of Continuing Education in Dentistry, Vol. 19, #1 (supp), Fall, 2000.

http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-HealthBasics/Medical-Conditions/Cancer-Oral-Health/article/Oral-Cancer-Signs-andSymptoms.cvsp Cncer Bucal


O cncer bucal um tumor maligno que se desenvolve a partir de uma clula que sofre uma srie de alteraes genticas. Essas alteraes influenciam a diferenciao, o crescimento e a morte celular. A clula "defeituosa", diferentemente das outras, passa a se multiplicar desordenadamente, transformando-se num corpo estranho ao organismo.

O cncer bucal comum? Sim, a incidncia mundial de cncer bucal varia de pas para pas (2% a 8%). Canad, Austrlia e Frana tm taxas elevadas. A ndia o pas de mais alta incidncia (48% a 70%) devido a prticas culturais exticas, como o hbito de colocar o cigarro com a ponta acessa voltada para o interior da boca e o uso do betel. No Brasil, as taxas so elevadas (INCA -Instituto Nacional do Cncer, Ministrio da Sade, Brasil). Quais so os fatores de risco para o cncer bucal? Os principais fatores de risco so: uso do tabaco, consumo freqente de bebidas alcolicas e exposio excessiva radiao solar. Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do cncer bucal, como: m higiene bucal; dentes quebrados; prteses removveis parciais ou totais mal adaptadas, com conseqentes irritantes locais; dieta pobre em vitaminas A, C, E e o vrus HPV (papilomavrus humano). Outros fatores ainda esto sendo estudados para se verificar sua relao com o cncer bucal, como: o uso de chimarro, o consumo de carne grelhada (churrasco) e a fumaa do fogo de lenha. Se diagnosticado precocemente, quais as chances de cura do cncer bucal? Quanto mais cedo for descoberto e adequadamente tratado, maior ser a chance de cura e sobrevida do pa- ciente. A expectativa de cura varia de 85% a 100% quando o cncer diagnosticado e tratado na fase inicial. Como proceder ao auto-exame da boca? Diante de um espelho, aps retirar prteses ou outros aparelhos removveis: 1) veja se em seu rosto h algum sinal que voc no notou antes; 2) observe no lbio se h manchas ou feridas; 3) puxe o lbio de baixo e examine-o por dentro; faa o mesmo com o lbio de cima; 4) abra a boca e estique a bochecha; faa isso dos dois lados; 5) ponha a lngua para fora e observe sua parte de cima; 6) puxe a ponta da lngua para o lado direito e depois para o lado esquerdo e observe as laterais da lngua; 7) coloque a ponta da lngua no cu da boca e examine a parte de baixo da lngua e o assoalho da boca; 8) incline a cabea para trs e examine o cu da boca; 9) ponha a lngua pra fora, diga "A, A, A,..." e observe a garganta. Quais os sinais indicativos de alguma "anormalidade" na boca? Feridas que no cicatrizam em 2 semanas; manchas brancas, vermelhas ou negras; carnes crescidas; caroos; bolinhas duras e inchao na boca; dificuldade para movimentar a lngua; sensao de dormncia na lngua; dificuldade para engolir. A presena de qualquer um desses sinais merece um exame mais detalhado, com encaminhamento do paciente ao cirurgio-dentista estomatologista. Qual a freqncia recomendada para a realizao do auto-exame da boca? Para pessoas no-fumantes, recomenda-se fazer o auto-exame bucal a cada 6 meses e, para os fumantes, a cada 3 meses. O ideal fazer 1 vez por ms para que qualquer alterao da normalidade da boca seja prontamente detectada. Qual profissional deve ser procurado caso o paciente encontre alguma leso na boca? O cirurgio-dentista estomatologista quem diagnostica e trata todas as leses e doenas bucais. No caso de cncer bucal, aps diagnstico, o paciente encaminhado para tratamento em centros especializados em Oncologia ou para o mdico oncologista.

http://odontologika.uol.com.br/cancerbucal.htm INTRODUO O cncer de boca define-se, assim como as demais neoplasias malignas, como uma doena crnica multifatorial, resultante da interao dos fatores etiolgicos que afetam os processos de controle da proliferao e crescimento celular. Esse processo est aliado s alteraes nas interaes entre as clulas e seu meio ambiente. Os principais fatores etiolgicos so fumo, lcool, radiao solar, dieta, microrganismos e deficincia imunolgica. 1-5 Caso a doena no seja diagnosticada precocemente, ela resultar na invaso de estruturas vizinhas e na formao de metstases, a qual levar morte do paciente. 6,7 O consumo de tabaco e bebidas alcolicas apontado como os fatores de risco mais significativos para o desenvolvimento do cncer bucal. 5 A exposio prolongada radiao solar e a produtos qumicos carcinognicos, alm de alguns microrganismos, tambm, so considerados fatores relevantes. 8 A carcinognese bucal envolve uma rede complexa de fatores dependentes das variaes individuais em resposta a um potencial conhecido ou desconhecido, pois os pacientes que bebem e/ou fumam nem sempre tm cncer. 9-12 Em 80% dos casos, o cncer bucal est relacionado com causas ambientais, portanto, quase sempre poderia ser evitado. Dessa forma, estima-se que 30% das mortes estejam relacionadas ao tabagismo, 35% aos hbitos alimentares e os 35% restantes a outros fatores, tais como: vrus oncognicos, agentes qumicos cancergenos ocupacionais, exposio s radiaes ionizantes, carncias nutricionais e uso de hormnios. 13 O cncer bucal, geralmente, assintomtico nos seus Revista Brasileira de Cancerologia 2005; 51(4):283-288 estgios iniciais, podendo mimetizar condies benignas comuns da boca. A preveno primria dessa condio

est embasada nos fatores etiolgicos e nas alteraes de estilo de vida para prevenir o desenvolvimento da doena, em primeiro lugar. Isso particularmente importante, pois a boca facilmente acessvel ao exame clnico, a biopsia e ao tratamento, o que tornaria a preveno possvel em muitos casos. 9 No entanto, o cncer bucal considerado como um dos maiores problemas de sade pblica, em muitas partes do mundo e, inclusive, no Brasil. 14 Em geral, na maioria dos casos, a deteco do cncer de boca acontece tardiamente. Na ocasio do diagnstico, a doena j se encontra em estgio considerado avanado. No caso de diagnstico precoce, as complicaes no tratamento poderiam ser minimizadas, assim como os resultados estticos e funcionais levariam a resultados menos mutiladores, e o ndice de sobrevida do paciente seria maior. 15 Um dos fatores que contribuem para este fato a falta de conhecimento dos fatores de risco para a doena por parte dos pacientes. 16 De acordo com Adlar e Hume, 17 os portadores da doena geralmente so incapazes de identificar os seus sinais e sintomas. Vrios trabalhos vm tentando esboar o grau de conhecimento de vrias populaes a respeito do cncer e os resultados demonstram que o nvel de conhecimento muito baixo. 17-31 Em 1990, o Centro Nacional para Estatsticas em Sade do Center for Disease Control and Prevention dos EUA entrevistou 41 .104 adultos, para definir o nvel de conhecimento da populao americana sobre os fatores de risco e os sinais do cncer bucal. Os resultados demonstraram que o tabagismo foi o nico285 Conhecimento de universitrios sobre cncer Revista Brasileira de Cancerologia 2005; 51(4):283-288 fator de risco reconhecido pela populao americana, que de um modo geral, sabe muito pouco sobre o assunto

e no recebe, regularmente, exame preventivo contra o cncer bucal ou mesmo conhecem a existncia da doena. 32 Diante desse resultado, o Center for Disease Control and Prevention decidiu desenvolver estratgias visando reduo do consumo de cigarros e de bebidas alcolicas, principalmente em jovens. No Brasil, a situao no parece ser diferente, pois os poucos estudos realizados, at o momento, revelaram um resultado semelhante. 23,28,29 Alm disso, o contato inicial com o lcool e o fumo, geralmente, comea na fase da adolescncia e, provavelmente, grande parte dessa populao desconhea a participao potencial desses fatores no desenvolvimento do cncer, principalmente o que afeta a boca. 5 De acordo com Scivoletto 33 65% dos estudantes de primeiro e segundo graus de escolas pblicas e privadas referem j terem consumido lcool em algum momento, sendo que 18,6% fazem uso regular. J o consumo de tabaco bem menor nesses estudantes e representa um percentual de 30,7%. Ao se levar em considerao que o processo educativo contribui para diminuir as estatsticas de morbimortalidade, esse trabalho teve por objetivo identificar o nvel de conhecimento de estudantes universitrios em relao ao cncer bucal, seus fatores de risco, as leses cancerizveis e o tratamento dessa doena http://www.inca.gov.br/rbc/n_51/v04/pdf/artigo1.pdf http://www.scielo.br/pdf/rboto/v70n6/a10v70n6.pdf

Potrebbero piacerti anche