Sei sulla pagina 1di 10

Modo verbal

Modo verbal uma classificao dada um verbo, que apresenta diferenas e diversas formas de um mesmo verbo. Verbos possuem um modo , tempo, pessoa e nmero.

Definio para os conceitos

Modo
Modo a forma como o verbo apresentado.

Indicativo - Indica certezas (ele conjuga). Subjuntivo - Indica possibilidades (eu posso conjugar). Imperativo - Indica ordens e pedidos (voc conjugue).

Tempo
O tempo usado para indicar quando o verbo ocorreu.

Presente - Indica o fato no momento em que se fala (ele conjuga). Pretrito imperfeito - Indica um passado inacabado (eu conjugava). Pretrito perfeito - Indica um passado que usado de todas as formas (eu conjuguei) Pretrito mais-que-perfeito - Indica um passado que ocorreu antes do passado (ele conjugara) Futuro do presente - Indica um fato que ir acontecer no futuro (eu conjugarei)

Futuro do pretrito - Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)

Pessoa
Pessoa a quem se refere o verbo. Eu e ns pertecem a primeira, Tu e Vs a segunda e Ele/Ela, Eles/Elas a terceira.

Eu - (eu consigo) Tu - (tu consegues) Ele/Ela - (ele consegue) Ns - (ns conseguimos) Vs - (vs conseguis) Eles/Elas - (eles conseguem)

Nmero
Indica a quantidade de pessoas. Se so uma ou mais de uma.

Singular- Indica uma pessoa (eu estou). Plural- Indica mais de uma pessoa (eles esto)

Modos verbais
As flexes de Modo determinam as diversas atitudes da pessoa que fala com relao ao fato enunciado. Assim:

uma atitude que expressa certeza com relao ao fato que aconteceu, que acontece ou que acontecer, caracterstica do Modo Indicativo. Exemplos: o Ele trabalhou ontem.

o o

Ela est em casa. Ns iremos amanh.

uma atitude que revela uma incerteza, uma dvida ou uma hiptese caracterstica do Modo Subjuntivo (ou Conjuntivo). Exemplos: o Se eu trabalhasse, ... o Quando eu partir, ... uma atitude que expressa uma ordem, um pedido, um conselho, uma vontade ou um desejo caracterstica do Modo Imperativo. Exemplo: o Faa isto, agora!

Com relao ao Tempo, podemos expressar um facto basicamente de trs maneiras diferentes: 1. No presente: significa que o fato est acontecendo relativamente ao momento em que se fala; 2. No pretrito: significa que o fato j aconteceu relativamente ao momento em que se fala; 3. No futuro: significa que o fato ainda ir acontecer relativamente ao momento em que se fala. Entretanto, as possibilidades de se localizar um processo no tempo podem ser ampliadas de acordo com as necessidades da pessoa que fala ou que relata um evento. Neste contexto, a Lngua Portuguesa oferece-nos as seguintes possibilidades para combinarmos Modos e Tempos:

Modo Indicativo
Expressa certeza absolutamente apresentando o fato de uma maneira real, certa, positiva.

Presente do Indicativo
Expressa o fato no momento em que se fala.

O aluno l um poema.

Posso afirmar que meus valores mudaram. Um aluno dorme.

Pretrito Imperfeito
Expressa o passado inacabado, um processo anterior ao momento em que se fala, mas que durou um tempo no passado, ou ainda, um fato habitual,dirio. Por isto, chama-se este tempo verbal de pretrito imperfeito, pois no se refere a um conceito situado perfeitamente num contexto de passado. Emprega-se o pretrito imperfeito do Indicativo para assinalar:

um fato passado contnuo, permanente ou habitual, ou casual. o Eles vendiam sempre fiado. o "Uma noite, eu me lembro... ela dormia" Numa rede encostada molemente (Castro Alves, Adormecida). o Ela vendia flores o o Pedro belmiro. o "Glria usava no peito um broche com um medalho de duas faces." (Raquel de Queirs, As Trs Marias). um fato passado, mas de incerta localizao no tempo: o Era uma vez, ... um fato presente em relao a outro passado, indicando a simultaneidade de ambos os fatos: o Eu lia quando ela chegou. o "Nessa mesma noite, leu-lhe o artigo em que advertia o partido da convenincia de no ceder s perfdias do poder." (poema de Quincas Borba).

Pretrito Perfeito
Indica um fato j ocorrido, concludo. Da o nome: Pretrito Perfeito; referindo-se a um fato que se situa perfeitamente no passado. Emprega-se o Pretrito Perfeito do Indicativo para assinalar:

um fato j ocorrido ou concludo:

"Trocaram beijos ao luar tranqilo." (Augusto Gil, Luar de Janeiro) o "Andei longe terras, Lidei cruas guerras, Vaguei pelas serras, Dos vis Aimors." (Gonalves Dias, I-Juca-Pirama). o Posso afirmar que meus valores mudaram. o "Apanhou o rifle, saiu ao meio da trilha e detonou."(Coelho Neto, Banzo). Na forma composta, usado para indicar uma ao que se prolonga at ao momento presente; atravs da locuo verbal, na qual se usa o particpio. o Tenho estudado todas as noites. o "Eu, que tenho sofrido a angstia das pequenas coisas ridculas, Eu verifico que no tenho par nisto tudo neste mundo." (Fernando Pessoa, Poema em Linha Reta - caio)
o

Pretrito Mais-Que-Perfeito
Emprega-se o pretrito mais-que-perfeito para assinalar um fato passado em relao a outro tambm no passado (o passado do passado, algo que aconteceu antes de outro fato tambm passado). O pretrito mais-que-perfeito aparece nas formas simples e composta, sendo que a primeira costuma aparecer em discursos mais formais e a segunda, na fala coloquial.

Exemplos de usos do pretrito mais-que-perfeito simples: o Ele comprou o apartamento com o dinheiro do carro que vendera. o "Levava comigo um retrato de Maria Cora; alcanara-o dela mesma ... com uma pequena dedicatria cerimoniosa." (Machado de Assis, Relquias de Casa) o Morava .. no arraial de So Gonalo da Ponte, cuja ponte o rio levara, deixando dela somente os pilares de alvenaria." (Gustavo Barroso, O Serto e o Mundo) Exemplos de usos do pretrito mais que perfeito composto:

o o

Quando eu cheguei, ela j tinha sado. Tinha chovido muito naquela noite.

Te dou meu corao, quisera dar o mundo

Futuro do presente composto


Este tempo s existe na forma composta. Assinala um fato posterior ao tempo atual, mas anterior a outro fato futuro. Exemplo: "At meus bisnetos nascerem, eu ter me ei aposentado".

Futuro do Presente
Emprega-se o futuro do presente para assinalar uma ao que ocorrer no futuro relativamente ao momento em que se fala.

Se eleito, lutarei pelos menores carentes. "... era Vadinho, heri indiscutvel, jamais outro vir to ntimo das estrelas, dos dados e das prostitutas, ... " (Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos) "A qual escolherei, se, neste estado, Eu no sei distinguir esta daquela?" (Alvarenga Peixoto, Jninha e Nice).

Exemplos de futuro composto:

Ele vai fazer (far) compras e vai voltar (voltar) em breve.

Futuro do Pretrito / Condicional


Emprega-se o futuro do pretrito para assinalar:

Um fato futuro em relao a outro no passado o "Se eu morresse amanh, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irm;

Minha me de saudades morreria. (lvares Azevedo, Se Eu Morresse Amanh). o "Ia levar homens para o quarto. Como era boa de cama, pagarlhe-iam muito bem." (Clarice Lispector, A Via-Crcis do Corpo) Uma ironia ou um pedido de cortesia: o Daria para fazer silncio! o Poderia fazer o favor de sair!?

Modo Subjuntivo (ou Conjuntivo)


Revela um fato duvidoso, incerto.

Presente
Emprega-se o presente do subjuntivo para assinalar:

um fato presente, mas duvidoso ou incerto. o Talvez eles faam tudo aquilo que ns pedimos. o Talvez ele saiba sobre o que est falando. um facto futuro, mas duvidoso ou incerto o Talvez eles venham amanh. um desejo ou uma vontade o Espero que eles faam o servio correctamente. o Se choro... bebe o meu pranto a areia ardente; talvez... p'ra que meu pranto, Deus clemente! No descubras no cho... (Castro Alves, Vozes d'frica) o Espero que tragam-me o dinheiro

Pretrito Imperfeito
Emprega-se o pretrito imperfeito do subjuntivo para assinalar:

uma hiptese ou uma condio numa ao passada, mas posterior e dependente de outra ao passada. o "Talvez a lgrima subisse do corao pupila ..." (Coelho Neto, Serto)

"Como fizesse bom tempo, as senhoras combinaram em tomar o caf na chcara." (Alusio Azevedo, Casa de Penso) o "Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade. Estou hoje vencido, como se estivesse para morrer." (Fernando Pessoa, Tabacaria - lvaro de Campos) uma condio contrafactual, ou seja, que no se verifica na realidade, que teria uma certa consequncia; pode se referir ao passado, ao presente ou ao futuro. o Se ele estivesse aqui ontem, poderia ter ajudado. o Se ele estivesse aqui agora, poderia ajudar. o Se ele viesse amanh, poderia ajudar.
o

Futuro
Emprega-se o futuro do subjuntivo para assinalar uma possibilidade a ser concluda em relao a um fato no futuro, uma ao vindoura, mas condicional a outra ao tambm futura.

Quando eu voltar, saberei o que fazer. Quando os sinos badalarem nove horas, voltarei para casa.

Tambm pode indicar uma condio incerta, presente ou futura.

Se ele estiver l amanh, certamente ela tambm estar.

Futuro Composto
Emprega-se para exprimir uma possibilidade incerta, num tempo passado, ou num tempo passado em relao a um tempo futuro.

Se ela tiver chegado a tempo ontem, ter sido timo Ao final das provas, se ele tiver sido aprovado, pararo de falar mal dele.

Pretrito Perfeito

Emprega o passado com relao a um futuro certo.

Caso eu tenha sido escolhido, ficarei muito feliz.

Pretrito Mais-que-Perfeito Composto


Formado pelo imperfeito do subjuntivo do verbo auxiliar (ter, haver) mais o particpio do verbo principal Tem valor semelhante ao Imperfeito do subjuntivo Ex: Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se no tivesse trabalhado tanto. Eu teria viajado se no tivesse chovido Obs: Perceba que todas as frases remetem a ao para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido.

Imperativo
Exprime uma atitude de solicitao, mando. formado por afirmativo e negativo. Este modo verbal no possui a primeira pessoa do singular (eu), pois no podemos mandar em ns mesmos. Uma atitude que expressa uma ordem, um pedido, um conselho, uma vontade ou um desejo caracterstica do Modo Imperativo. Exemplo: Faa isto, agora! Com relao ao Tempo, podemos expressar um fato basicamente de trs maneiras diferentes:

No presente: significa que o fato est acontecendo relativamente ao momento em que se fala; No pretrito: significa que o fato j aconteceu relativamente ao momento em que se fala; No futuro: significa que o facto ainda ir acontecer relativamente ao momento em que se fala.

Entretanto, as possibilidades de se localizar um processo no tempo podem ser ampliadas de acordo com as necessidades da pessoa que fala ou que relata um

evento. Neste contexto, a lngua portuguesa oferece-nos as seguintes possibilidades para combinarmos modos e tempo Exemplo

o o o o o

Parcele sua compra! Faa sua tarefa! Lave a loua! Escove os dentes! Compre aqui e ganhe um brinde!

Gerndio
Uma ao que est acontecendo. No portugus, terminado por "ando", "endo" e "indo" (no caso do verbo pr e seus derivados, terminado em "ondo"). Exemplos: "Eu estou falando contigo"; "Ns estamos correndo em crculos!"; "Eles esto indo para a escola."; "Estou pondo novas informaes neste artigo".

Potrebbero piacerti anche