Sei sulla pagina 1di 10

FORMAO ESPECIALIZADA PARA CANDIDATOS A TCNICO AUXILIAR DE FARMCIA

240 HORAS (AULAS TERICAS E TERICO PRTICAS) 160 OU 320 HORAS (ESTGIO)

INTRODUO A Infortec e a Empower assumem a formao como uma ferramenta estratgica. Acreditamos que a formao fundamental para a valorizao dos recursos humanos. Acreditamos que, mais do que dar conhecimentos tericos, importante dar competncias prticas. Queremos que os nossos formandos estejam aptos a exercer funes, de forma competente e eficiente, assim que so colocados em contexto de trabalho. JUSTIFICAO DO CURSO Proporcionar o desenvolvimento de competncias, atitudes e capacidades adequadas e necessrias prtica da actividade de Tcnico Auxiliar de Farmcia. O curso perspectiva uma valorizao profissional, mas tambm uma valorizao pessoal, socioeconmica e cultural, pela aquisio ou actualizao de conhecimentos.

MODELO PEDAGGICO O Modelo Pedaggico do curso integra exposies tericas e apresentaes de exemplos prticos, por forma a facilitar a integrao e adequao dos conhecimentos prtica profissional.

ESTRUTURA DO CURSO O curso tem a durao de 240 horas (12 meses). As sesses de formao so realizadas em regime presencial e em sala, alternando aulas prticas com tericas. O contedo programtico do curso composto por mdulos temticos, sendo realizada avaliao qualitativa e quantitativa.

OBJECTIVOS ESPECFICOS DO CURSO Aps o termins do curso os formandos devero estar aptos a: Dispensar medicamentos e outros produtos de sade de acordo com os procedimentos legais; informao sobre a sua indicao teraputica, correcta utilizao e conservao; promoo da adeso teraputica; Dispensar medicamentos no sujeitos a receita mdica de acordo com os protocolos em vigor na farmcia; Prestar aconselhamento sobre estilos de vida saudveis; Realizar determinaes de parmetros bioqumicos e fisiolgicos de acordo com os protocolos em vigor na farmcia; Preparar medicamentos manipulados cumprindo todos os requisitos tcnicos e legais; Realizar tarefas relativas facturao de receiturio, controlo de stocks existentes (medicamentos, produtos de sade, consumveis e outros materiais), manuteno e controlo de equipamentos; Contribuir para uma imagem tica e profissional da farmcia; Dominar o sistema informtico da farmcia e as novas tecnologias; Relacionar-se de forma adequada com os demais profissionais da farmcia e da sade. MODO DE AVALIAO So considerados os seguintes parmetros: assiduidade, avaliao escrita e a nota final de estgio. A escala de avaliao varia de 0 a 20 valores. DESTINATRIOS DO CURSO Candidatos que pretendam desenvolver carreira profissional como Tcnico Auxiliar de Farmcia em: Farmcias; Farmcias Hospitalares; Postos de Venda de Medicamentos No Sujeitos a Receita Mdica.

CONTEDO PROGRAMTICO

MERCADO FARMACUTICO Sector farmacutico; Legislao farmacutica; Os diferentes agentes do mercado farmacutico; Medicamentos ticos; Medicamentos Genricos; Medicamentos OTCs; Farmacovigilncia.

NOES BSICAS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA

Sistema Nervoso Central; Aparelho Gastrointestinal; Aparelho Cardiovascular; Aparelho Respiratrio; Aparelho Gnito-Urinrio; Sistema Imunitrio.

PRINCIPAIS DIAGNSTICOS E AS CLASSES TERAPUTICAS Principais Diagnsticos; Principais Classes Teraputicas; Principais Grupos Teraputicos.

CONTEDO PROGRAMTICO

FARMACOLOGIA Farmacologia Geral; Ciclo geral dos medicamentos; Bases de farmacocintica; Bases de farmacodinmica; Principais mecanismos de aco dos frmacos.

FARMACOTERAPIA Constipaes, Gripes, Rinites e Sinusites; Faringite e Tosse; Epigastralgias e Perturbaes Digestivas; Nutrio; Tcnicas de Medio da Presso Arterial e Glicemia; ..

HIGIENE E SEGURANA Enquadramento Legal da Higiene e Segurana no Trabalho (legislao nacional e comunitria); Anlise de riscos e tcnicas de preveno; Sinaltica; Equipamentos de proteco individual; Incndios e exploses: preveno e proteco; A Interaco de sistemas de Qualidade / Ambiente / Segurana.

CONTEDO PROGRAMTICO

MEDICAMENTOS MANIPULADOS Definies e Conceitos. Normas: Pessoal; Instalaes e Equipamentos; Documentao; Matrias-Primas; Materiais de Embalagem; Manipulao; Controlo de Qualidade; Rotulagem. A REALIDADE DA FARMCIA PORTUGUESA Contexto social; Contexto Sade Pblica; Enquadramento Legal; Perspectivas Futuras do Sector.

SISTEMA INFORMTICO NA FARMCIA Sifarma 2000.

CONTEDO PROGRAMTICO

GESTO DE STOCKS Encomendas; Fornecedores; Prazo de Validade; Listagem e Controlo de Stocks; Aprovisionamento; Famlia de Produtos.

DERMOCOSMTICA A Pele como rgo; Tipos de Pele; Funes da Pele; Ciclo Celular da Pele: Envelhecimento. Patologias da Pele: Acne; Dermatite; Psoriase; Eczemas; Etc. Teraputica Farmacolgica e No Farmacolgica; Exerccios Prticos.;

PUERICULTURA Principais Patologias. Nutrio Infantil: Leites; Papas e Boies. Clicas; Prebiticos; Biberes e Chupetas; Cosmtica Infantil e Pr-Mam.

CONTEDO PROGRAMTICO

NOES DE ORTOPEDIA Veias e a Circulao Sangunea; Pernas Cansadas; Veias Varicosas; Primeiros Sinais de Doena Venosa; Tipos de Doena Venosa; Terapia de Compresso; Sistema Linftico; Pernas Inchadas; Linfedema; Lipoedema; Lipolinfedema; Causas, Diagnsticos e Terapia; Fleboedema; Meias de Compresso; Suportes Lombares; Ortteses para: Coluna; Cotovelo; Anca; Joelho; Talas de Mo. Suporte de Articulao do Ombro; Suporte para Tornozelo; Aparelhos Ortopdicos em Geral.

NUTRIO E DIETTICA Conceitos de Alimentao, Nutrio e Diettica; Alimentos e Nutrientes; Produtos Dietticos e Suplementos Alimentares; Estado Nutricional e Alimentao.

CONTEDO PROGRAMTICO

MERCHANDISING APLICADO FARMCIA Enquadramento do Merchandising; O Consumidor Complexidade dos estilos de vida; Sofisticao do consumidor; Ambiente do ponto de venda e comportamento de compra; Implantao dos produtos no ponto de venda; Comunicao no ponto de venda; Promoo de vendas; Controlo das aces de Comunicao; Gesto de Categorias; Atribuio de linear de exposio em funo da venda.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL Como construir um Curriculum Vitae; Como escrever uma carta de apresentao; Comportamentos adequados e inadequados na entrevista de seleco; Simulao de situaes de entrevista.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Comunicao interpessoal; Comunicao verbal e no verbal; Barreiras comunicao; As atitudes facilitadoras da comunicao; Gesto de conflitos; Assertividade no trabalho.

CONTEDO PROGRAMTICO

A QUALIDADE NO ATENDIMENTO Princpios do Atendimento a Clientes; A Importncia do Cliente para a Empresa; Qualidade de servio ao cliente; Gesto de Expectativas; As consequncias de um mau atendimento; Tcnicas de Identificao e de Satisfao de Clientes.

TCNICAS DE VENDA Competncias do Vendedor Pirmide de competncias de um vendedor; Saber conduzir a venda atravs das suas etapas. Como Motivar a Compra Converter caractersticas em benefcios especficos; Responder s reaces de cada tipo de cliente; Saber utilizar o cross selling. Assegurar a Satisfao do Cliente Gerir e argumentar as objeces; Utilizar tcnicas de fecho de venda; Dar seguimento venda numa estratgia win-win. WORKSHOPS TRABALHO DE CURSO ESTGIO 160 OU 320 HORAS

Potrebbero piacerti anche