Sei sulla pagina 1di 3

A importncia da iniciao cientfica para o aluno da graduao

Paulo Srgio Lacerda Beiro *

acelerado crescimento do conhecimento nos ltimos anos tornou impraticvel o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmisso oral de informao. Em muitas disciplinas j no possvel, dentro das cargas horrias, transmitir todo o contedo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento no acabado, e muito do que o estudante precisar saber em sua vida profissional ainda est por ser descoberto. O desafio da universidade hoje formar indivduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utiliz-los. Ao contrrio de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele no tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando no disponvel, saber encontrar, ele prprio, as respostas por meio de pesquisa. No ser fazendo de nossos alunos meros depositrios de informaes que estaremos formando os cidados e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou no, voltadas para a soluo de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formao dos nossos estudantes. dentro desta perspectiva que a insero precoce do aluno de graduao em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nvel superior, bem como para estimular e iniciar a formao daqueles mais vocacionados para a pesquisa. Para desenvolver um projeto de pesquisa necessrio buscar o conhecimento existente na rea, formular o problema e o modo de enfrent-lo, coletar e analisar dados, e tirar concluses. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos. Os mecanismos institucionais para esta insero so os estgios curriculares e a iniciao cientfica. Precisamos ampliar a iniciao cientfica como uma atividade curricular, valendo crdito e devidamente avaliada, para possibilitar uma melhor formao dos nossos estudantes. A Semana de Iniciao Cientfica faz parte do esforo de valorizao desta atividade, porque d ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais membros da comunidade universitria. A participao de todos, com crticas e sugestes aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuio formao de nossos alunos.
* Pr-Reitor de Pesquisa

O aluno deve comear a construir uma carreira de pesquisa j na Graduao?

" Acho que sim. O aprendizado na iniciao cientfica muito importante. Mesmo para mim, que no pretendo seguir carreira acadmica, uma oportunidade de aprender com o que a UFMG tem de melhor, a pesquisa. Acho que a pesquisa deve ser feita, de preferncia, no incio do curso, j que nos ltimos perodos mais interessante o estgio, visando ao mercado.
Luciana Rodrigues, 4 perodo de Comunicao Social e bolsista de iniciao cientfica"

" Sim. Atravs da pesquisa, o aluno adquire um pouco mais de experincia dentro de sua rea de atuao. As pesquisas ajudam no contato com a profisso e com a Academia.
Camila Dias, 2 perodo de Biblioteconomia "

" Depende. S se ele preferir ficar na Universidade. Nesse caso, quanto mais cedo comear melhor. Eu j trabalho com pesquisa porque quero fazer psgraduao. Mas quem deseja colocar o p no mercado rapidamente, no precisa se preocupar muito com isso.
Carolina Martins Pinheiro, 5 perodo de Geologia "

A cada pesquisa cientfica procura-se encontram respostas ainda no dadas a problemas existentes. A pesquisa cientfica tem por caracterstica a objetividade e a critica, pois sempre procura meios de provar e questionar teses. Por isso a importncia de tal.

Fonte(s):
Minhas aulas de "Pesquisa e Desenvolvimento" na faculdade.

A pesquisa cientfica favorece o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, alm de solucionar os problemas que afetam a sociedade, melhorando assim a qualidade de vida. Bjos
o o

5 anos atrs Denuncie

Pesquisa cientfica a investigao feita com o objetivo expresso de obter conhecimento especfico e estruturado sobre um assunto preciso. Em uma pesquisa cientfica a elaborao de um projeto uma etapa imprescindvel. Fazer um projeto lanar idias para a frente, prever as etapas do trabalho, definir aonde se quer chegar com ele. Sabe-se, portanto, que uma pesquisa cientfica tem o objetivo de descobrir algo novo ou mesmo explicar e esclarecer um fato que ainda no est muito claro pelas pessoas. Ela pode ser realizada em qualquer rea do conhecimento, geralmente nascendo a partir de uma idia, de um tema ou de mesmo de um contedo especfico. Pesquisar faz com que o ser humano tenha interesse em descobrir, explorar,interpretar coisas do nosso meio social. A pesquisa faz com que o aluno tenha vontade de seguir em frente com os seus objetivos criando uma atmosfera de conhecimentos que faz do seu dia-a dia um processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve em planejamentos, atividades, e construo de uma didtica mais elaborada e objetiva.

4 anos atrs Denuncie

Avaliao do autor da pergunta: Comentrio do autor da pergunta:

Potrebbero piacerti anche