Sei sulla pagina 1di 5

Hugo Francisco Vieira Gonalves 2 Atividade Semipresencial de tica Profissional

1. Marque a opo incorreta: So atividades privativas da advocacia: a) Consultoria, assessoria e direo jurdica; b) Redao e assinatura de razes recursais dirigidas aos tribunais; c) Sustentao oral de razes de recurso em tribunal; d) Impetrao de habeas corpus, em qualquer instncia ou tribunal.

2. Sobre o exerccio das atividades privativas da advocacia, incorreto afirmar que: a) O patrocnio de interesses de terceiros junto ao INPI, constituindo advocacia, somente permitido aos inscritos nos quadros da OAB. b) Se a procurao outorga poderes ao estagirio regularmente inscrito na OAB, vlida a intimao pela imprensa feita apenas em seu nome. c) O estagirio de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar, em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste, atos privativos de advocacia. d) No se conhece de recurso subscrito apenas por estagirio de Direito, nem pode este subscrever, sozinho, emenda petio inicial.

3. Pedro, caminhoneiro, foi dispensado pela Transportadora Carga Pesada Ltda., porm o empregador no cumpriu com as obrigaes trabalhistas decorrentes da dispensa. Diante dessa situao, Pedro, pessoalmente, ajuizou reclamao trabalhista pleiteando as verbas rescisrias. Diante da situao apresentada, assinale a alternativa correta: a) Para ajuizar reclamao trabalhista imprescindvel a constituio de patrono, face ao princpio da indispensabilidade do advogado. b) Apenas nas reclamaes trabalhistas em que o valor da causa no excede 20 salrios mnimos facultativo o patrocnio por advogado. c) O ius postulandi na Justia do Trabalho s possvel se o autor tem formao superior. d) O ius postulandi nas reclamaes trabalhistas uma exceo ao princpio da indispensabilidade do advogado

4. Prescinde-se de constituio de advogado regularmente inscrito na OAB para o ajuizamento de ao na 1. instncia da justia do trabalho, ao, no valor de at vinte salrios mnimos, no juizado especial cvel, a) habeas corpus e mandado de segurana. b) mandado de segurana. c) habeas corpus. d) habeas corpus e ao popular.

5. (OAB/SP/135) Assinale a opo correta no que se refere advocacia pblica, prevista no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. a) Um consultor jurdico de estado da Federao regularmente inscrito na respectiva Seccional da OAB sujeita-se ao regime do Cdigo de tica e Disciplina da OAB e no pode integrar cargos de diretoria da Seccional. b) Os defensores pblicos federais no esto obrigados inscrio na OAB por no exercerem a advocacia. c) Um procurador de Estado exerce a advocacia pblica e est obrigado inscrio na OAB, contudo no pode compor qualquer rgo de Conselho Seccional em que esteja inscrito, por incompatibilidade. d) Os advogados da Unio so obrigados inscrio na OAB para o exerccio de suas atividades.

6. Assinale a afirmativa correta. a) Os integrantes da advocacia pblica no so elegveis e no podem integrar qualquer rgo da OAB. b) Pelo fato de a advocacia pblica possuir regulamentao prpria, os seus integrantes no se sujeitam ao regime do Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Cdigo de tica e Disciplina. c) Os membros da advocacia pblica no podem candidatar-se s vagas do quinto constitucional por j trabalharem no servio pblico. d) Os Procuradores Gerais e demais dirigentes de rgos jurdicos da administrao pblica esto temporariamente incompatibilizados com o exerccio da advocacia, podendo, entretanto, faz-lo, desde que no mbito de suas atribuies institucionais, durante o perodo de investidura.

7. O advogado que renunciar ao mandato continuar a representar o mandante: a) enquanto no substabelecer seus poderes a outro advogado, para substitulo, e prestar suas contas ao ex-cliente. b) durante os dez dias seguintes notificao da renncia, salvo se for substitudo antes do trmino desse prazo. c) durante os dez dias seguintes notificao da renncia, mesmo se for substitudo antes do trmino desse prazo. d) durante quinze dias seguintes notificao da renncia, mesmo se for substitudo antes do trmino desse prazo.

8. No que concerne capacidade postulatria do advogado, assinale a opo correta. a) O advogado que renunciar procurao que lhe foi outorgada fica obrigado a representar o outorgante pelo prazo de dez dias, a contar da notificao da renncia, ainda que outro advogado o substitua. b) A procurao para o foro confere, em geral, poderes especiais ao advogado. c) Em caso de urgncia, pode o advogado postular em juzo sem procurao, devendo apresent-la no prazo de quinze dias. d) Caso o advogado no junte procurao, o juiz mandar intim-lo para que a apresente imediatamente, sob pena de indeferimento da petio inicial.

9. Acerca das disposies relativas a mandato judicial previstas no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, julgue os itens subseqentes. I - A revogao do mandato judicial por vontade do cliente desobriga-o do pagamento das verbas honorrias contratadas, sendo, em razo disso, retirado do advogado o direito de receber eventuais honorrios de sucumbncia. II - Tanto o mandato judicial quanto o extrajudicial devem ser outorgados coletivamente aos advogados que integrem a sociedade de que faam parte e exercidos no interesse do cliente, respeitada a liberdade de defesa. III - Os mandatos judicial e extrajudicial no se extinguem pelo decurso de tempo, desde que permanea a confiana recproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa. Assinale a opo correta.

a) Apenas o item I est certo. b) Apenas o item III est certo. c) Apenas os itens I e III esto certos. d) Apenas os itens II e III esto certos.

10. Jlio e Lauro constituram o mesmo advogado para, juntos, ajuizarem ao de interesse comum. No curso do processo, sobrevieram conflitos de interesse entre os constituintes, tendo Jlio deixado de concordar com Lauro com relao aos pedidos. Nessa situao hipottica, deve o advogado a) designar, com prudncia e cautela, por substabelecimento com reservas, um advogado de sua confiana. b) optar, com prudncia e discernimento, por um dos mandatos, e renunciar ao outro, resguardando o sigilo profissional. c) manter com os constituintes contrato de prestao de servios jurdicos no interesse da causa, resguardando o sigilo profissional. d) assumir, com a cautela que lhe peculiar, o patrocnio de ambos, em aes individuais.

11. Em obedincia ao que dispe o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado que, por motivos pessoais, no mais deseje continuar patrocinando determinada causa deve a) comunicar ao cliente a desistncia do mandato e indicar outro advogado para a causa, o qual deve ser, obrigatoriamente, contratado pelo cliente. b) renunciar ao mandato e continuar representando seu cliente por trinta dias, salvo se este constituir novo advogado antes do trmino do prazo. c) fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar o fato ao cliente. d) comunicar ao cliente a renncia ao mandato e funcionar no processo nos dez dias subseqentes, caso outro advogado no se habilite antes.

12. Assinale a opo correta acerca da atividade da advocacia prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB.

a) Um estagirio de advocacia regularmente inscrito na OAB/SP est apto a assinar sozinho as contestaes e reconvenes dos processos do escritrio em que atua. b) Alegao final apresentada em audincia por advogado suspenso do exerccio profissional considerada ato nulo. c) A procurao, instrumento indispensvel para o exerccio profissional da advocacia, habilita o advogado para a prtica de todos os atos judiciais em prol do seu cliente, sendo sua imediata apresentao exigida at nos casos de urgncia. d) Ao renunciar ao mandato de cliente, j no dia seguinte, o advogado estar sem a representao do referido cliente, eximindo-se de qualquer

responsabilidade sobre a causa.

Potrebbero piacerti anche