Sei sulla pagina 1di 3

MANDAMENTOS DA SEGURANA Ao conduzir uma empilhadeira, o operador deve observar os pontos abaixo.

1 - No carregue sua empilhadeira mais do que o permitido. A carga e os centros de carga permitidos esto na placa de identificao de sua empilhadeira. Consulte-as antes de operar. 2 - Olhe sempre para frente. O importante voc alcanar seu objetivo com segurana e rapidez. Mantenha 3 veculos de distncia dos demais veculos. Esteja alerta e trafegue pelo lado direito em ruas e corredores. 3 - Ateno! Tenha cuidado quando trafega de reas claras para reas mais escuras e vice-versa. Cuidado com manchas de leo ou graxa. D preferncia de passagem aos pedestres. 4 - No faa as curvas to rpido. Empilhadeira no carro de corrida! Faa as curvas com cuidado, e no se esquea de buzinar antes. 5 - Freie devagar e com cuidado! Para evitar "vos" involuntrios... que nada adiantam! 6 - Ande em marcha a r ao descer rampas com a empilhadeira carregada! Caso a carga esteja impedindo a sua visibilidade, ande em marcha a r tambm no plano. Com o veculo descarregado, dirija com os garfos frente, nas descidas, e atrs, nas subidas. Proceda de modo inverso com a empilhadeira carregada. 7 - Transporte sempre com a coluna da empilhadeira inclinada para trs! Assim evitar o escorregamento da carga. Amarre cargas soltas para garantir estabilidade. 8 - Mantenha os garfos o mais baixo possvel e no trafegue com a carga no alto! Crie um centro de gravidade baixo e seguro. Recolha o mastro das empilhadeiras de mastro retrtil antes de moviment-la. Eleve ou abaixe a carga apenas com o veculo parado. 9 - Transporte somente sobre pisos suficientemente resistentes! Se o peso for demais, o piso pode afundar. A propsito, voc sabe quanto pesa a sua empilhadeira carregada? 10 - Dirija sua empilhadeira de preferncia sobre pisos duros e lisos! Se o piso tiver buracos ou ondulaes, dirija "devagar" ! Evite que a sua empilhadeira e a carga joguem. 11 - Olho vivo nos sinais de trnsito. Eles existem para a sua segurana! 12 - Ateno!

Empilhadeira se guia com cabea, pernas e braos! No esquea nenhum deles "fora" de sua mquina. 13 - Ateno altura das portas! E tambm altura do teto. Buzine e passe devagar pelas portas at poder enxergar do outro lado. D sinal! 14 - Marcaes no mastro Faa marcaes no mastro (com fita adesiva, por exemplo) para indicar a altura correta dos paletes em cada nvel de estocagem. 15 - Ulilizao dos garfos No empurre cargas com os garfos. Empurrar com os garfos ou com os cantos da empilhadeira pode danificar o objeto e a mquina. Ao pegar a carga, posicione todo o garfo na carga. Centralize a carga para que a mesma no se desloque para frente ou lado. 16 - Paletes quebrados No tente movimentar cargas com paletes quebrados. 17 - Sempre verifique o estado de seu veculo antes de cada turno. Acostume-se a fazer este check antes de iniciar seu trabalho. 18 - Inspees dirias Freios, direo e pneus; buzina e alarmes; luzes indicadoras; controles e instrumentos; equipamentos de segurana; mangueiras, correias e cabos; mastro e garfos; vazamentos. 19 - Inspees peridicas Correia de ventilao; parafusos, porcas, pinos e soldas; inclinao quando a carga elevada; correntes de ventilao; nvel dos garfos; capas. 20 - No exceda a velocidade permitida e evite manobras bruscas. No exceda a velocidade indicada pelo fabricante para no forar a mquina e pelas normas internas de sua empresa, evitando possveis acidentes no percurso. 21 - Ao retirar e colocar carga na estrutura de estocagem, utilize o freio de mo puxado. Evitar possveis acidentes. 22 - No seu turno voc o responsvel pela sua empilhadeira! Estacione em locais permitidos e prprios, no deixe a chave no contato, quando estiver fora dela, para que ningum a use e no d carona. 23 - Use a buzina com seriedade! No buzine para fazer graa e sim para alertar de sua presena, quando em passagens perigosas (que tenha a circulao de outros veculos ou empilhadeiras), ou em lugares onde no houver visibilidade absoluta. 24 - No caso de acidentes. Avise sempre ao seu superior para as devidas verificaes dos possveis estragos (na

empilhadeira, na estrutura, etc.) e preencha o relatrio.


Tipos de Empilhadeiras (Colaborao do IMAM) Tipos Empilhadeiras Frontais a Contrapeso Empilhadeiras Selecionadoras de Pedidos Definio So as que mais se adaptam a pisos irregulares, cargas pesadas, percursos longos e servio externo. Podem ser movidas a bateria eltrica, gasolina, gs ou diesel. Posicionam o operador numa plataforma elevatria junto aos garfos. O prprio operador estoca / seleciona os itens.

Operam em corredores estreitos. Algumas so equipadas com Empilhadeiras Pantogrficas mecanismo pantogrfico duplo, que alcana a segunda profundidade da estrutura porta-paletes. Empilhadeiras Trilaterais Empilhadeiras Trilaterais e Selecionadoras de Pedidos Empilhadeiras Laterais Empilhadeiras de Deslocamento Manual Empilhadeiras para Contineres So projetadas para estocar cargas unitizadas em corredores muito estreitos. O mastro ou os garfos so rotatrios, para permitir empilhar sem manobras. So capazes de erguer o operador ao mesmo nvel da carga. Estes veculos so capazes de estocar cargas unitizadas em corredores muito estreitos, de ambos os lados. Movimentam cargas compridas em distncias curtas e mdias. Podem ser movidas a energia eltrica ou combusto interna e so empregadas em ambientes fechados ou abertos. A elevao pode ser operada manualmente ou por bateria eltrica. O deslocamento horizontal sempre manual. So usadas para empilhamento, carga e descarga de contineres de veculos de transporte em terminais de contineres.

Potrebbero piacerti anche