Sei sulla pagina 1di 9

GRUPO DE PESQUISA

Indstria da Conscincia
artigo escrito em 1962 por

Hans Magnus Enzensberger

www.midiatel.org

Qualquer pessoa, mesmo a mais despersonalizada, julga-se soberana, no que se refere sua prpria conscincia. Desde que s se fala em alma quando se chama o confessor ou o psicanalista, a conscincia passa por ser o ltimo refgio que o sujeito procura e encontra em si mesmo, para abrigar-se de um mundo catastrfico, como se ela fosse uma cidadela que pudesse resistir ao cerco do cotidiano. Tambm sob as condies extremas de um poder totalitrio, ningum deseja admitir que ela talvez h muito tenha tombado. 1 No h iluso que se defenda mais encarniadamente, to profundo o efeito da filosofia, mesmo nos que a desprezam. Pois a superstio de ser senhor da prpria conscincia, j que de nada mais o somos, pertence a uma filosofia decadente desde Descartes at Husserl, uma filosofia burguesa, idealismo de chinelas, reduzida medida do privado. Em contrapartida, lemos num livro antigo: "A conscincia de antemo um produto social e continuar sendo enquanto existirem pessoas". 2 No de antemo e a qualquer momento, pode-se dizer o que h de verdade nessa expresso. Ela se data a si mesma. Desde o comeo da diviso do trabalho, determinou-se que poucos pensassem, julgassem e decidissem pela maioria; mas enquanto sua mediao era evidente para todos, enquanto o professor aparecia nitidamente diante do aluno, o falante diante do ouvinte, o mestre diante do aprendiz, o padre diante da comunidade, a conscincia transmitida permanecia como algo bvio, invisvel. Visvel apenas o opaco; s quando assume medida industrial a induo e transmisso social da conscincia torna-se um problema. A indstria da conscincia filha dos ltimos cem anos. Desenvolveu-se to depressa, to variadamente, que sua existncia como um todo ainda hoje no foi concebida e parece inconcebvel. O presente est fascinado plos seus fenmenos e inquieto tambm; mas a discusso corrente parece no estar altura do seu objeto, porque dificilmente o percebe na sua totalidade. Cada um de seus ramos exige novas discusses, nova crtica, como se com o filme falado ou com a televiso aparecesse no cenrio alguma coisa absolutamente nova. A natureza dos chamados mass media no pode ser deduzida a partir de suas premissas e condies tecnolgicas.
1A "emigrao interna" durante o domnio de Hitler na Alemanha, d exemplos desse auto-engano. Uma descrio muito perspicaz de fenmenos semelhantes no comunismo dada por Czeslaw Milosz, Verfhrtes Denken, Colnia, 1953. 2MARX,Karl.Aideologiaalem,ParteI(184546).

www.midiatel.org

Da mesma forma, o nome "indstria da cultura", com o qual at agora nos conformamos, no recobre inteiramente o assunto. Ele deve ser atribudo a uma iluso de tica de seus crticos, aos quais lhes agradou receber da sociedade a imputao da dita "vida cultural", por isso adotando o nome fatal de "crticos culturais"; no raro ainda se divertindo e se orgulhando do fato, porque tal nome atesta-lhes sua inofensividade, transformando seu trabalho em uma simples seo de jornal. Mas, embora indistintamente, esse nome indica a origem daquele "produto social", a conscincia. Ela situa-se alm de qualquer indstria. A impotente palavra "cultura" h de recordar isso: que a conscincia, ainda que falsa, pode ser industrialmente reproduzida ou induzida, mas no produzida. De que maneira, ento? No dilogo de cada um com os demais. Cada indivduo age, portanto, socialmente, mas no pode ser substitudo pelo trabalho de equipe ou coletividade e, muito menos, por procedimentos industriais. Esse lugarcomum faz parte do ser paradoxal da indstria da conscincia, e nele consiste uma boa parte da sua incompreensibilidade. A indstria da conscincia monstruosa porque nunca depende da produo, mas sempre, apenas, da sua mediao, das derivaes secundrias e tercirias, das infiltraes e do lado fungvel daquilo que ela multiplica e vende. Assim, a cano com ela se transforma em hit e o pensamento de um Karl Marx em slogan resplandecente. Com isso, aponta-se, contudo, o seu lugar vulnervel: a sua excessiva teimosia. Mas a indstria da conscincia prefere ignorar tal fato. Filosofia e msica, arte e literatura, tudo do que vive, embora apenas em ltima instncia, ela coloca de lado, demarca e indica-lhes reservados onde devero ficar abrigados. Essa rejeio daquilo do que ela vive auxiliada pelo nome indstria cultural. Ela torna esse fenmeno inofensivo e obscurece as conseqncias polticas e sociais resultantes da intermediao e transformao industrial da conscincia. Inversamente, a crtica das ideologias e a da propaganda poltica desconhecem o alcance da indstria da conscincia, julgando seus efeitos limitados teoria e prtica polticas no sentido estrito; como se industrialmente s nos transmitissem solues e como se a conscincia privada pudesse ser separada da conscincia pblica, em condies de formular por si mesma seus juzos. Enquanto se discutem os novos instrumentos tcnicos como rdio, filme, televiso e indstria de discos, a fora da propaganda, do reclame, das public relations, a www.midiatel.org

indstria da conscincia como um todo, permanece fora de considerao. O jornalismo, por exemplo, seu mais antigo ramo, hoje em dia em muitos aspectos ainda o mais instrutivo, praticamente nem mencionado nesse contexto, presumivelmente, porque j no valeria como novidade cultural, como sensao tcnica. Moda e Gestaltung, instruo religiosa e turismo, mal se reconhecem e pesquisam como sees da indstria da conscincia; tambm a maneira de se induzir industrialmente a conscincia "cientfica" algo que deveria ser estudado segundo o exemplo da mais recente Fsica, Psicanlise, Sociologia e outras disciplinas. Mas, principalmente, no temos clareza perfeita do fato de que a indstria da conscincia todavia no atingiu seu desenvolvimento mximo, pois ainda no pode dominar a sua fatia central, a educao. A industrializao do ensino apenas comeou em nossos dias; enquanto nos detemos na discusso em torno de planos de ensino, sistemas escolares, falta de professores e ensino estratificado, j se constrem os meios tcnicos que tornam anacrnica qualquer discusso sobre reforma escolar. A indstria da conscincia, muito em breve, nos obrigar a tomar conhecimento de um poder radicalmente novo, que cresce vertiginosamente e que, devido s suas dimenses grandiosas, ser difcil de ser avaliado. ele a verdadeira indstria-chave do sculo XX. Onde quer que hoje se ocupe ou se liberte um pas altamente desenvolvido, onde quer que haja um golpe de Estado, uma revoluo, uma derrubada de poder, o novo regime j no se apossa primeiramente das ruas e dos centros da indstria pesada, mas das emissoras, das impressoras e das centrais de comunicao a distncia. Enquanto os administradores e peritos das indstrias pesadas e de consumo, como dos servios pblicos, podem ser mantidos nos seus postos, os funcionrios da indstria da conscincia so trocados imediatamente. Nesses casos extremos, a sua posio-chave torna-se visvel. Ao primeiro olhar podemos descobrir e citar resumidamente quatro condies de sua existncia: 1. O esclarecimento, no sentido mais amplo, o pressuposto filosfico de toda a indstria da conscincia. Ela depende, portanto, de pessoas emancipadas, mesmo quando se trata de as sujeitar. Seu monoplio s pode ser construdo quando estiver desfeito o da teocracia e com ela a crena na revelao e na iluminao, no Esprito Santo intermediado www.midiatel.org

plos padres. Essa premissa filosfica est dada para todo o mundo, desde o apagar da teocracia tibetana. 2. O pressuposto poltico da indstria da conscincia a proclamao (no a realizao) dos direitos humanos, especialmente o da liberdade e da igualdade. O modelo histrico para toda a Europa a Revoluo Francesa, para os pases comunistas a Revoluo de Outubro e para os pases americanos, asiticos e africanos a libertao do colonialismo. S a fico de que cada homem tem direito de dispor dos destinos da comunidade e do seu prprio torna a conscincia que o indivduo e a sociedade tm de si mesmos um fato poltico, e sua induo industrial a condio de qualquer imprio futuro. 3. O seu desenvolvimento pressupe, economicamente, a acumulao primria. Nos primrdios do capitalismo (ou em condies anlogas), isto , enquanto trabalhadores e camponeses apenas conseguem sobreviver com os frutos do seu trabalho, a indstria da conscincia no possvel, nem necessria. Nesse estgio a franca opresso econmica desmascara totalmente a fico de que o proletariado possa decidir sobre si prprio e para sustentar as minorias dominantes bastam-lhes os processos pr-industriais de intermediao da conscincia. S quando a indstria de produtos essenciais se instala e assegura a produo em massa de bens de consumo, pode-se desenvolver a indstria da conscincia, O refinamento de mtodos de produo fora um grau crescente de educao, no apenas na camada dirigente mas na maioria de seus cidados. Seu padro de vida ascendente, combinado com a reduo da jornada de trabalho, permite-lhes agora ter uma conscincia menos embotada do que anteriormente. Assim, liberam-se energias que no so inofensivas aos poderosos. Observa-se hoje esse fenmeno em muitos pases em desenvolvimento, onde por muito tempo ele foi artificialmente retardado; do dia para a noite cumprem-se neles as premissas polticas, mas no as econmicas, para a indstria da conscincia. 4. O processo econmico de industrializao traz consigo as ltimas premissas, as tecnolgicas, sem as quais no se pode induzir industrialmente a conscincia. A tecnologia do rdio, do cinema e da televiso foi estabelecida s em fins do sculo XIX, .isto , um momento em que a eletrotcnica h muito fora introduzida na produo industrial de bens. Dnamo e motor eltrico precederam amplificadores e cmera cinematogrfica. Esse atraso histrico corresponde evoluo econmica. Contudo as premissas tcnicas da indstria da conscincia no precisam ser ainda conquistadas, elas j esto dadas, e definitivamente.

www.midiatel.org

De outro lado, suas condies polticas e econmicas at hoje s se deram plenamente nos pases mais poderosos do mundo. Mas sua concretizao iminente em toda parte. Trata-se de um processo irreversvel. Conseqentemente, qualquer crtica indstria da conscincia que pretenda a sua eliminao, impotente e obscura. Ela se baseia na sugesto suicida de retroceder na industrializao, liquidando-a. O fato de que tal autoliquidao seja possvel nossa civilizao por meios tcnicos torna as propostas de seus crticos reacionrios uma ironia macabra. No foi assim que imaginaram essa reivindicao; deveriam desaparecer apenas os tempos modernos, o homem-massa e a televiso. Mas os seus crticos pretendiam ficar a salvo. De qualquer forma, os efeitos da indstria da conscincia foram descritos repetidamente, em detalhe, e por vezes com grande argcia. Em relao aos pases capitalistas, a crtica ocupou-se especialmente dos mass media e da publicidade. Com excessiva facilidade, conservadores e marxistas concordaram em censurar o carter comercial dessas atividades. Essas acusaes no atingem o cerne da questo. Sem falar que dificilmente seria mais imoral lucrar com a multiplicao de notcias ou de sinfonias do que com pneus, ou seja, uma crtica desse tipo ignora exatamente o que distingue a indstria da conscincia de todas as demais. Nos seus ramos mais evoludos, ela nem trabalha mais com mercadorias; livros e jornais, quadros e fitas gravadas so apenas seus substratos materiais, que se volatizam sempre mais com a crescente maturidade tcnica, desempenhando papel econmico destacado somente em seus ramos mais antiquados, como as editoras. O rdio, por exemplo, no pode mais ser comparado a uma fbrica de fsforos. Seu produto totalmente imaterial. No se produzem nem se divulgam entre as pessoas bens, mas opinies, juzos e preconceitos, contedos de conscincia os mais variados. Quanto mais recuam os seus suportes materiais, quanto mais so fornecidos de forma abstrata e pura, tanto menos a indstria viver da sua venda. Se o comprador de um jornal ilustrado paga apenas um fragmento do preo de sua produo, os receptores de rdio e televiso recebem-nos quase ou totalmente de graa; na verdade, esses produtos lhe so impingidos e at impostos sem falar da publicidade e da propaganda poltica. Eles no tm mais preo, nem podem mais ser compreendidos a partir de um ponto de vista comercial. Qualquer crtica indstria da conscincia, que se detenha unicamente em sua variante capitalista, focaliza-a com mira demasiado curta e perde de vista o que lhe radicalmente novo e peculiar, e que constitui a sua verdadeira realizao. Quem www.midiatel.org

decide sobre ela no , em primeira instncia, o sistema social que dela se serve, nem tampouco o fato dela ser administrada pelo poder estatal, pblico ou privado, mas a sua funo social. Ela hoje mais ou menos a mesma por toda parte: perpetuar as relaes de poder existentes, no importa de que tipo sejam. Ela induz a conscincia apenas para explorla. Entendamo-nos, primeiro, quanto ao conceito da explorao imaterial. Durante o perodo da acumulao primria, a explorao material do proletariado est no primeiro plano em todos os pases; o mesmo tambm vale para as sociedades comunistas, como os exemplos da Rssia stalinista e da China Vermelha nos mostram. Mas mal esse perodo se aproxima do seu fim, torna-se evidente que a explorao no apenas um fato econmico, mas tambm um fenmeno da conscincia. A questo de quem o senhor e de quem o escravo no se resolve apenas a partir de quem dispe de capital, fbricas e armas, mas tambm, e cada vez mais, a partir de quem dispe das conscincias alheias. Assim que a produo de bens materiais se expandiu suficientemente, as antigas proclamaes provaram sua validade, mesmo depois de dcadas de obscurecimento, devidas opresso econmica, crises e terror. Nada pode contest-las. Desde que elas existem, qualquer poder sente-se por princpio inseguro, dependendo da adeso dos seus sujeitos; ele precisa conquistar essa adeso, precisa justificar-se incessantemente, at ali onde se apie unicamente no poder das armas.3 A explorao material precisa abrigar-se atrs do imaterial e conseguir por novos meios a adeso dos dominados. A acumulao de poder poltico segue-se de riquezas. J no se penhora apenas fora de trabalho, mas a capacidade de julgar e de decidir-se. No se elimina a explorao, mas a conscincia da explorao. Comea-se com a eliminao de alternativas a nvel industrial, de um lado atravs de proibies, censura e monoplio estatal sobre todos os meios de produo da indstria da conscincia, de outro lado atravs de "autocontrole" e da presso econmica. Em lugar do depauperamento material aparece um imaterial, que se manifesta mais claramente na reduo das possibilidades polticas do indivduo: uma massa de joes-ningum polticos, revelia dos quais se decide at mesmo o suicdio coletivo, defronta-se com uma quantidade cada vez menor de polticos todo-poderosos. Que esse estado seja aceito e voluntariamente suportado pela maioria, hoje a mais importante faanha da indstria da conscincia.
3Emnenhumaparteselevamaisasrioa"formaodaconscincia",a"conscinciadasmassas"e asuamanipulaodoquenospasescomunistas.

www.midiatel.org

Com seus efeitos atuais porm no se descreveu ainda a sua natureza. Assim como de uma indstria txtil ou siderrgica no se pode deduzir trabalho infantil e deportao, pouco se pode deduzir da existncia de uma indstria da conscincia sobre a explorao imaterial, com a qual hoje temos que contar por toda parte. Conscincia, julgamento, capacidade decisria no so seus pressupostos apenas como direito abstrato no indivduo; a indstria da conscincia os produz constantemente como sua prpria contradio. S podem ser exploradas foras que existem; para domestic-las a servio do poder preciso primeiro despert-las. Muitas vezes apontou-se o fato, sempre usado como prova da natureza ameaadora da indstria da conscincia, de que no possvel esquivar-se ao seu ataque; mas o fato de que ela obtm a participao de cada indivduo no todo pode muito bem voltar-se contra aqueles a cujo servio isso ocorre. Ela no pode sustar seu prprio movimento; e a acontecem momentos necessrios que contrariam a sua atual tarefa, a estabilizao das relaes de poder existentes. Depreende-se desse movimento, que a indstria da conscincia no totalmente controlvel. S ao preo de sua prpria morte, ela pode se transformar em sistema fechado, isto , tornando-a inconsciente fora e entregandose a seus efeitos mais profundos. Mas nenhum poder pode mais esquivar-se desses efeitos hoje em dia. A ambigidade que existe nessa situao, de que a indstria da conscincia precisa sempre oferecer aos seus consumidores aquilo que depois lhes quer roubar, repete-se e agua-se quando se pensa em seus produtores: os intelectuais. Estes no dispem do aparato industrial, mas o aparato industrial que dispe deles; mas tambm essa relao no unvoca. Muitas vezes acusou-se a indstria da conscincia de promover a liquidao de "valores culturais". O fenmeno demonstra em que medida ela depende das verdadeiras minorias produtivas; na medida que ela rejeita seu trabalho atual por consider-lo incompatvel com sua misso poltica, ela se v dependendo dos servios de intelectuais oportunistas e da adaptao do antigo, que est apodrecendo sob as suas mos.4 Os mandantes da indstria da conscincia, no importa quem sejam, no podem lhe comunicar suas energias primrias; devem-nas quelas minorias a cuja eliminao ela se destina: seus autores, a quem desprezam como figuras secundrias ou petrificam como estrelas, e cuja explorao possibilitar a explorao dos consumidores. O que vale para os clientes da indstria vale mais ainda para seus produtores; so eles a um tempo seus parceiros e seus adversrios. Ocupada com a
4CompareseporexemplonaDDRochamado"Cultivodaheranaculturalnacional".

www.midiatel.org

multiplicao da conscincia, ela multiplica suas prprias contradies e alimenta a diferena entre o que lhe foi encomendado e aquilo que realmente consegue executar.

Toda crtica indstria da conscincia intil ou perigosa se no reconhecer essa ambigidade. Quanta insensatez se faz neste sentido, j se deduz do fato de que a maioria dos que a analisam nem refletem sobre sua prpria posio; como se a crtica cultural no fosse ela mesma parte daquilo que est criticando, como se houvesse possibilidade de se manifestar sem servir-se da indstria da conscincia, ou melhor, sem que a indstria da conscincia dela se servisse.5 Todo o pensamento no-dialtico perdeu aqui seu direito e no h retorno possvel. Perdido tambm estaria quem, por m vontade contra os aparatos industriais, se recolhesse a uma suposta exclusividade, pois os padres industriais h muito invadiram as reunies dos conventculos. Alis, preciso distinguir entre ser incorruptvel e ser derrotista. No se trata de rejeitar cegamente a indstria da conscincia, mas de entrar no seu perigoso jogo. Para isso so precisos novos conhecimentos, uma vigilncia preparada para qualquer forma de presso.

A rpida evoluo da indstria da conscincia, sua ascenso instncia-chave da sociedade moderna, modifica o papel social do intelectual. Ele se v exposto a novos perigos e novas possibilidades. Deve contar com novas e mais sutis tentativas de suborno e chantagem. Voluntria ou involuntariamente, consciente ou inconscientemente, ele se torna cmplice de uma indstria cuja sorte depende dele como a dele depende dela, e cuja misso atual a consolidao do poder estabelecido incompatvel com a sua. Independente de como se conduza, ele no est apostando, nesse jogo, apenas aquilo que lhe pertence.

5Exemplosespecialmentechamativosdessetipodecrticaculturaldesinteressadaencontramseem FriedrichGeorgJnger,RomanoGuardinieMaxPicard.

www.midiatel.org

Potrebbero piacerti anche