Sei sulla pagina 1di 2

Resenha do texto Histria e Educao Matemtica

Luzia Aparecida de Souza Antonio Vicente Marafioti Garnica

Apresentao
Essa resenha tem como objetivo fazer uma breve anlise crtica sobre a histria de educao matemtica e histria da matemtica, captulo extrado do livro INSTRUMENTAO PARA A PESQUISA E PRTICA DE ENSINO DE MATEMTICA IV.

Estrutura da resenha
1- A histria da matemtica em sala de aula 2- Comentrio sobre educao matemtica 3- Concluso . Anlise Crtica 1- A histria da matemtica em sala de aula Sou um contador de histrias, e isso muito til s vezes, dependendo para qual pblico, em que momento, em qual contexto as histrias so contadas. J me utilizei de meus conhecimentos de histrias (filosficas e educativas) muitas vezes, em vrias ocasies, para muitos ou somente uma pessoa, pois achava que aquele era o momento certo, e que lograria xito. Muitas vezes no fui to bem sucedido, devido circunstncias alheias a minha vontade. No kung fu tambm temos a teoria histrica, a criao do kung fu pelos cls, seu desenvolvimento tradicional nas famlias, o ensinamento marcial para quem no era da famlia, a criao do kung fu moderno, enfim temos um vasto arsenal para ser contado fins de conhecimento por parte dos alunos. Mas, vou dividir aqui um segredo que nunca contei para ningum: a maior parte dessas histrias no passam de lenda e impressionismo. claro, que os chineses guerreavam utilizando-se desses conhecimentos, mas so um povo muito dado ao poetismo, ao herosmo, e floreiam muito quanto a suas histrias. Imagine um aluno da minha Associao que se forma e descobre que muito daquilo que ele acreditava no passa de lenda, ainda mais atualmente, com tantas escolas marciais clandestinas que existem no Brasil e que oferecem cursos relmpagos, formando animais ao invs de seres humanos.

Creio, que contar a histria da matemtica em sala de aula, pode ser til tambm, desde que quem conte, saiba dominar o que est falando e acredite principalmente no que est dizendo. Contar histrias transmitir algo valioso, um trabalho de Pitgoras, a descoberta de Gauss, a exaltao de Arquimedes, quando descobriu que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de gua movida quando o corpo submergido na gua, conhecido como o princpio de Arquimedes. Esta descoberta foi feita quando se encontrava na banheira e saiu nu para as ruas de Siracusa gritando EUREKA!!! A histria da matemtica, como revelam os autores, so para certas pocas, para certos interesses, e so importantes atualmente para que possamos perceber, que o estudo matemtico de hoje, fruto de muita pesquisa e trabalho, e ainda ser por um bom e longo tempo. 2- Comentrio sobre educao matemtica

Eduardo Silva Francisco Acadmico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Potrebbero piacerti anche