Sei sulla pagina 1di 3

A Bblia e a educao dos filhos

Sex, 02 de Fevereiro de 2007 07:22 - ltima atualizao Ter, 27 de Fevereiro de 2007 04:04

Dt 6:1-9 comum hoje vermos muitos pais desorientados quanto educao de seus filhos. A maioria se v perdida diante de uma filosofia que prope uma educao mais aberta. O que fazer? Como educar os filhos, de maneira que no sejam reprimidos sem, no entanto, deix-los sem correo?

Apesar de no existir uma frmula mgica para criar filhos, a Bblia Sagrada, em situaes como essa, tem um padro equilibrado de instrues quanto criao de filhos. Vejamos.

I - EDUCANDO ATRAVS DO EXEMPLO, I Tm. 4: 12

Quando a Bblia nos convida a sermos bons cristos, ela estampa diante de ns o grande exemplo de vida de Jesus. Seus ensinos foram eficazes na formao do carter de seus seguidores porque ele vivia aquilo que ensinava. Devido manifestao dessas qualidades na vida dos discpulos, em Antioquia eles foram chamados, pela primeira vez, de cristos, At. 11: 26.

Muitos casais frustram-se na educao de seus filhos por causa de suas prprias incoerncias. O conflito entre o que ensinado e o que , de fato, praticado leva os filhos a rejeitar, ainda que inconscientemente, suas tcnicas educacionais. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes, provoca neles a ira, Ef. 6: 4.

Somente as atitudes de pais fis, norteadas pelo Esprito Santo, podem ser base slida, que permitam educao exemplar, influenciando a conduta de seus filhos.

II - EDUCANDO COM DISCIPLINA

Numa sociedade to liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina no soa to bem. Afinal de contas, segundo o que se prega hoje fora da igreja, todos so livres para fazer o que

1/3

A Bblia e a educao dos filhos

Sex, 02 de Fevereiro de 2007 07:22 - ltima atualizao Ter, 27 de Fevereiro de 2007 04:04

desejam, e ningum pode impor limites liberdade alheia, ainda que isso signifique libertinagem. Tal conceito tem atingido em cheio os lares. Por um lado, pais que tm medo de insistir com seus flhos; por outro, filhos que desconhecem limites.

Essa maneira de educar, no entanto, tem feito psiclogos e orientadores refletirem, baseados nos resultados obtidos. E alguns deles reconhecem que a disciplina necessria. Para viver em um clima de segurana, a criana precisa tambm de regras (Revista Veja - Famlia, pais e filhos com hora marcada, edio de julho/97).

1. O que a Bblia nos ensina sobre a disciplina de filhos?

a) Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas, Pv. 22: 15. Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horrios que devem ser cumpridos;

b) Disciplina significa correo. O texto de Ap. 3: 19 mostra o relacionamento de Jesus com uma igreja rebelde. Mas, apesar de ser rebelde, Ele a amava e, por isso, a corrigia;

c) Disciplina significa imposio de limites, Pv. 25: 28. Qualquer liberdade sem limite prejudicial. preciso que se estabeleam limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.

d) Disciplina tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trar sabedoria aos filhos, descanso aos pas, Pv. 29: 15-17, e livrar do inferno, Pv. 23: 13-14

2. O mau uso da disciplina.

No se pode usar a disciplina incorretamente porque os prejuzos sero terrveis. Quando os pais do ordens aos filhos e no esclarecem suas razes, quando so incoerentes,

2/3

A Bblia e a educao dos filhos

Sex, 02 de Fevereiro de 2007 07:22 - ltima atualizao Ter, 27 de Fevereiro de 2007 04:04

exagerados; quando agridem, espancam os filhos, esto sempre em discrdia e disciplinam os filhos sem motivo, esse mau uso da disciplina poder vir a formar filhos desrespeitosos e revoltados.

III - EDUCANDO FILHOS PARA DEUS

A boa educao e instruo do lar resultar no aperfeioamento do carter dos filhos, no relacionamento sadio da famlia, num grande benefcio para a sociedade como um todo. Mas o grande objetivo levar a famlia a Deus, Js. 24: 15. Por isso, os alvos dos pais devem ser coerentes com os alvos de Deus. Os pais que sentem essa responsabilidade agem da seguinte maneira:

a) Levam seus filhos casa de Deus e os apresentam ao Senhor. Ana, preocupada com a crise ministerial de seus dias, e pelo fato de no ter condies de gerar filhos, orou insistentemente ao Senhor, I Sm. 1: 11. Quando seu filho, Samuel, nasceu, foi rapidamente apresentado a Deus em cumprimento do voto feito por sua me, e tornou-se um dos maiores vultos da Bblia Sagrada, I Sm. 1: 26-28. Assim tambm, Jos e Maria fizeram com Jesus, Lc. 2: 21-24, conforme a prescrio da Lei, Lv. 12: 6-8 e x. 13: 2.

b) Ensinam aos filhos a Palavra de Deus, Dt. 6: 6-7 e 32: 46. Para que o ensino seja eficaz necessrio que esta Palavra esteja, primeiro, no corao dos pais, v. 6. Esse ensino deve ser contnuo, v. 7. A Palavra deve ser ensinada dentro de casa, nas caminhadas, nas viagens, na hora de deitar-se e de levantar-se.

c) Testemunham dos feitos de Deus, Sl. 78: 4. Falar daquilo que Deus tem feito uma maneira de estimular os filhos a crer no grande poder de Deus.

3/3

Potrebbero piacerti anche