Sei sulla pagina 1di 8

Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER Curso: Comunicao social Jornalismo Aluno: Ezequiel Schukes Quister J. L.

L. Meurer; Adair Bonini; Dsire Motta-Roth Gneros: teorias, mtodos, debates. So Paulo: Parbola Editorial, 2005

Como so bobas as pessoas que dizem que dissecar um texto e dedicar-se a uma leitura meticulosa equivale a matar sua magia (ECO, 1994, p. 18).

O trabalho de Meurer, ao contrrio das vertentes habituais, que se orientam pela tecnicidade da anlise, sugere uma abordagem mais social com o uso da Analise Crtica Discursiva (ACD). Baseado nos estudos do pesquisador ingls Fairclough, Meurer tenta abordar de maneira diferenciada alguns conceitos: A noo de gnero e um panorama dos princpios gerais da ACD Nesta parte Meurer discorre sobre as noes de gnero e ratifica a posio do pesquisador ingls sobre a instabilidade dos conceitos que definem o que entendemos por gnero. A importncia neste caso fica por conta das interaes que so provocadas pelo texto em relao ao produtor, leitor e suas relaes com as estruturas sociais. Para Fairclough, a linguagem est ancorada nas prticas sociais; suas influncias tm reflexos em crenas, relaes e identidades sociais; ela permite perscrutar e evidenciar certos comportamentos ou prticas at ento obscuras ou no visveis; textos seguem, inevitavelmente, esteira do poder (conceito abrangido, em parte, nas trs excludentes do discurso referidas por Foucault); a linguagem est ligada aos processos ideolgicos e por ela se constroem; textos respondem a outros textos, ou podem suscit-los. Por fim, o apontamento derradeiro deste processo vem em forma de um alerta sobre a necessidade de conscientizar o indivduo sobre o poder constitutivo e ideolgico criados pelo discurso. J em relao anlise, propriamente dita, os conceitos apontados anteriormente so reduzidos de acordo com as seguintes sintaxes: A ACD explicativa e interpretativa, sempre com fulcro na prtica social. A ACD usa como meios a anlise lxica, gramatical e estrutural, no como objetivo, mas

como meio de se atingir um fim. imprescindvel a anlise ilocucionria1, visando analisar sua fora e coerncia do texto. Por fim, h necessidade de se aplicar todos os conceitos anteriores ao tecido social. a partir do seu estudo neste ambiente que podemos avaliar suas relaes de contigidade. As influncias da ACD nos estudos de gnero Conforme aponta Meurer, a ACD tem se expandido desde os anos 90. Neste pargrafo o autor cita diversos trabalhos realizados desde a dcada em questo at os dias atuais. O conceito que merece evidncia neste pargrafo diz respeito ao objeto da anlise da ACD, que no prioriza os gneros, mas a linguagem em suas relao sociais de poder. Breve histrico e elaborao do aparato terico Meurer apresenta uma cronologia dos estudos da ACD, ou melhor, dos estudos lingsticos que no necessariamente foram nominado desta forma. O autor expe os diversos ramos da lingustica tradicional, como a sociolingustica; a pragmtica; a anlise de conversao; o discurso em sala de aula; o discurso teraputico; lingstica crtica; os estudos de Pcheux, sobre aspectos ideolgicos do discurso e a proposta psicossocial de Potter & Wetherell. Cita que nenhuma dessas correntes, segundo Fairclough, tem em seu bojo a problemtica do discurso nas relaes de poder. E, a partir delas, serve-se de suas proposies mais positivas para, juntamente com conceitos apanhados em disciplinas correlatas, como filosofia e sociologia, montar seu apareto terico. Considerar ainda os estudos de Foucault e Baktin, dos quais o autor tambm se serve. Discurso e texto Para que possamos entender o funcionamento da ACD, Meurer considerar importante diferenciar o que texto e discurso. Ele diz:
1

Ilocuo: Enunciado lingustico que realiza ou pretende realizar uma ao (ex.: "prometo fazer isto" um ato de ilocuo). Fonte: Dicionrio Priberam (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx)
.. ..

Discurso o conjunto de afirmaes que, articuladas na linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituies. J o texto, uma entidade fsica, a produo lingstica de um ou mais indivduos. O texto o suporte para o discurso. O discurso organiza o texto e at mesmo estabelece como o texto poder ser. Na seqncia, Meurer argumenta sobre a significao ideolgica que assumida pelo discurso, para ento apresentar a abordagem da ACD segundo Fairclough: - O discurso uma forma de prtica social dialtica com estruturas sociais. - O discurso tem o poder de criar formar de crenas, relaes sociais e identidades. - Os textos podem contar traos de algo oculto palimpsesto. - Os textos so perpassados por relaes de poder. - A ACD privilegia as relaes entre poder e ideologia. - Os textos se inter-relacionam. - A ACD cultiva uma perspectiva emancipatria. A vertente terica O discurso est ligado a prticas sociais, logo, exerce influncias nestas e por elas influenciado. Segundo Meurer, os textos significam aquilo que o discurso permite. Por utilizar recursos scio-cognitivos, exerce certa influncia sobre eles. Logo, as produes sociais no podem ser encaradas como verdades absolutas, mas apenas criaes que so influenciadas por diversas ideologias. O pode constitutivo do discurso Para Fairclough, as realidades sociais no surgem necessariamente dos usos da linguagem, contrariando a teoria de Foucault sobre os efeitos constitutivos da linguagem (constantes no livro A Ordem do Discurso). Forma de conhecimento e crenas, relaes sociais e identidades. So os trs pilares da teoria da ACD.

O exemplo apresentado por Meurer, nesta parte do estudo, demonstra que o discurso pode colocar em evidncia, ou fomentar a espetacularizao de algo, pelo simples fato de que, quem o emite, goza de certa relevncia social. Tambm acrescente a esse exemplo, a repetio constante de uma palavra, neste caso um nome, mantendo no interlocutor (ou espectador) uma recorrente memorizao do fato. no sentido de elucidar as estruturas que suportam essa condio que a ACD utilizada. demonstrar que certos comportamentos recorrentes, naturalizados, so objetos da ideologia com interesses especficos. Textos como traos e pistas de rotinas sociais. Opacidade e naturalizao Os textos como objetos semnticos, tratados por Fairclough, so tambm objetos de interao. Refletem, por sua natureza, conceitos sociais. Assim, o pesquisar aponta a necessidade de avaliar os contextos de produo e consumo de textos, com objetivo de verificar discursos e rotinas sociais. Meurer argumenta que os trabalhos de Fairclough resumem-se em, atravs da ACD, esclarecer as relaes sociais implcitas em diferentes contextos. avaliar as realidades que se formam a partir dos discursos. buscar o entendimento sobre a naturalizao de procedimentos sociais ideologias. Discurso e relaes de poder Nesta etapa Meurer apresenta uma das finalidades mais importantes da ACD, que consiste na investigao dos mecanismos que esto perpassados pelas relaes de poder. Estuda a chamada hegemonia daqueles que esto no poder, cujo discurso pretende a manuteno deste poder sobre os demais. Sabe-se que determinados textos so construdos a partir das diversas formas das relaes de poder, sejam elas polticas, educacionais ou profissionais. Tambm se avaliam as condies discursivas por trs dos textos bsicos, aparentemente no impregnados pelas ideologias. Por fim, as foras motrizes que movem as relaes sociais, sejam elas coibidoras ou coercitivas, tambm so avaliadas pela ACD.

Discurso, poder e ideologia. Dos mais diversos blocos sociais podem surgir manifestaes ideolgicas, cujo discurso pode ou no, refletir uma forma de poder. Nem todo enunciado ou significao obrigatoriamente carrega uma ideologia. Avaliar as relaes sociais e suas ideologias compreende uma forma de poder, talvez, pois, o ato de educar-se, instruir-se, poder. A conscientizao pregada pela ACD uma forma, em si, ideolgica ligada ao conceito de que o indivduo consciente, dificilmente manipulado. Correntes de textos Os textos carregam em suas estruturas as ideologias de quem os escreve. O papel da ACD, neste caso, consiste em avaliar de que maneira os textos se interligam neste contexto. Se para a escrita deste texto, eu, como autor, dependo de um material textual especfico, possvel dizer que o meu texto em si vai gerar vrios outros textos em uma cadeia que parece infinita. A ACD se preocupa com o entendimento sobre quem escreve o qu, para quem e por qu? Ou seja, o objetivo estudar a intertextualidade. Em mdias digitais, vale a pena ressaltar o papel do hipertexto (ou hiperlink), que consiste em textos cujo enredo pode ser amparado por outras escritas, em outras localidades dentro da WEB. um conceito de espao ligado ao texto, porm, essa forma de navegao ou estruturao tambm apresenta as condies avaliadas pela ACD. Conforme explica Pierre Lvy, somente o ato de ler est verdadeiramente situado, pois depende de aparato tcnico para sua exibio. Apesar de existir mesmo antes da informtica, o hipertexto est presente nos livros, revistas e todo tipo de leitura analgica, por assim dizer, que requeira o papel como suporte. Uma seqncia de texto pode ser identifica por hipertextos e hieprlinks num jornal, por exemplo, mas, limitada a condies do suporte: contedo esttico e no atualizvel.

Aparato metodolgico e aplicao Toda prtica social uma prtica discursiva. Essa afirmao de Fairclough a base para o estabelecimento da ACD. Considerando a produo e o consumo textual, ele apresenta trs condues que devem nortear a anlise: descrio, interpretao e explicao. Um texto pode apresentar questes que so analisadas de maneira descritiva, limitando-se apresentao de conceitos lexicais, gramaticais e estruturais. No nvel da interpretao pode-se verificar ainda aspectos anteriormente citados, porm, em nveis mais profundo se encontra as intertextualidade e interdiscursividade. Na parte explicativa podem ser avaliados os conceitos ligados s ideologias e hegemonia. O evento comunicativo com o texto Tratar das multifunes da linguagem tambm o objeto da ACD. Conforme explica Fairclough, utilizando conceitos de Halliday, a anlise deve enfatizar as questes ideolgicas contidas no texto. Partindo de trs conceitos chaves Fairclough, citando Halliday, argumenta que os significados ideacionais, interpessoais e textuais servem para construir e dar forma s metafunes. Um texto, por si s, no permite que todo o significado contido nele seja expresso de maneira simultnea, ou seja, no possvel que as trs funes mencionadas anteriormente sejam expostas de forma imediata. Para Fairclough, os processos, os participantes e as circunstncias geram possibilidades lxicas, como oraes, a partir das quais as pessoas inferem seus conceitos de realidade. Constroem o ideacional. a partir de certas oraes, palavras, que os processos mentais so criados. Essas associaes, juntamente com as anlises lxicas permitem ao analista saber quem faz//pensa/diz o que em que circunstncias. Nas questes envolvendo os aspectos interpessoais, Fairclough sugere as perspectivas de anlise baseadas na identidade e relaes sociais. Para ele, os textos podem criar identidades, como elemento de relao social. s vezes, essas relaes sociais se fazem por proposies afirmativas, por construes lxicas que exponham as ideologias de quem as emite. Ainda

devem ser consideradas as relaes hierrquicas estabelecidas em situaes envolvendo, por exemplo, mdico e paciente; policial e cidado; professor e aluno. Quanto s significaes textuais, Fairclough parte do conceito de tema. a partir dele que temos o primeiro contato com o discurso. A alocao diferenciada de palavras, omisses, conjunes e outros elementos sintticos permitem ao produtor ou leitor do texto uma significao diferenciada. ACD, porm, no visa analisar estruturas textuais, limitando-se a analisar alguns elementos de retrica que permanecem ainda no nvel textual da semntica ou sinttica. O texto como prtica discursiva e social Para Meuer, esta parte da anlise consiste na mais significativa, pois mais interpretativa. Ao contrrio do que foi visto at aqui, as questes relativas coerncia, fora ilocucionria, itertextualidade e interdiscursividade so as foras motrizes que nortearo o analista. Entender as foras e tenses entre os possveis discursos encontrados em um texto um dos principais objetivos da teoria de Fairclough. Elementos sciocognitivos do leitor e do produtor do texto so trazidos tona pela temtica proposta. Como ento, no se deixar influenciar pelos conceitos idiossincrticos? Por isso essa parte da anlise tende a ser a mais complexa, pois trabalha com elementos psicolgicos, sociais e estruturais. J na conceitualizao que envolve o texto como prtica social, Fairclough se debrua sobre os enlaces que tais prticas exercem nos textos e estes na sociedade. Para este terico os textos no esto dissociados das prticas sociais, pelo contrrio, analisando suas ideologias e as questes de hegemonia que ele nos questiona sobre como podem os textos contribuir para a manuteno destas prticas. As fundaes sobre as quais nossas prticas se do ancoram nossas ideologias, segundo Fairclough. Portanto, trabalhando os conceitos ideolgicos que se podem efetuar mudanas de comportamento sem o uso da coero. Conforme dito anteriormente, a anlise que se estabelece neste nvel mais complexa, pois envolve contextos fora do texto, com aspectos mais lingsticos-culturais. Meurer alerta para tal complexidade,

porm, deixa claro que a mesma complexidade que torno o processo trabalhoso, tambm o torna mais interessantes, pois sua abrangncia no fica limitada aos conceitos bases como lxico, conectivos e outros elementos de nvel textual. Concluso A trade texto, prtica discursiva e prtica social, proposta por Fairclough, assistemtica, segundo Meurer, porm, muito eficiente pela abordagem social que fomenta. A partir do momento que ela, a ACD, permite entender o texto como forma de representao e como forma de ao, ela sobrepuja as teorias mecnicas que visam extrair do texto apenas os aspectos lexicais, estruturais e organizacionais. Mais do que o entendimento de suas estruturas, Fairclough submete o texto s prticas sociais, que o ambiente onde eles realmente funcionam e a partir do qual so criados e posteriormente consumidos. Essa diferena de abordagem permite ao analista entender de que maneira os texto e suas ideologias afetam as massas. Em contrapartida tambm permite avaliar como os textos sofrem as ideologia correntes nas prticas scias. Em suma, as relaes sociais ao mesmo tempo em que fomentam a produo textual, por ela so influenciadas. A ttulo de remate, Meuer expe as falhas existentes no mtodo proposto por Fairclough, que, segundo ele, pairam principalmente sobre a falta de um estudo de gneros textuais que seja englobado pela ACD; questes textuais a partir de conceitos de etnogrficos e dos conhecimentos prvios sobre os textos que so objetos de anlise.

Potrebbero piacerti anche