Sei sulla pagina 1di 4

Processo TC n 02.

884/12
Objeto: Prestao de Contas Anual da Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada Relator: Umberto Silveira Porto Responsvel: Agenor Sabino Jnior (Presidente)

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

EMENTA: PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL PRESTAO DE CONTAS ANUAL EXERCCIO FINANCEIRO DE 2011 ORDENADOR DE DESPESAS CONTAS DE GESTO APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE JULGAMENTO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 1, INCISO I, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N 18/93 JULGAMENTO REGULAR. RECOMENDAES AO GESTOR.

ACRDO APL TC - 939/12


Vistos, relatados e discutidos os autos do processo TC n 02.884/12, que trata da prestao de contas anual da Mesa da Cmara de Vereadores do Municpio de Pedra Lavrada, sob a responsabilidade do Sr. Agenor Sabino Jnior, relativa ao exerccio financeiro de 2011, decidem os membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso plenria realizada nesta data, por unanimidade, em conformidade com o relatrio e o Voto do Relator, constantes dos autos, em: 1. julgar regulares as contas da Mesa da Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada, sob a presidncia do Sr. Agenor Sabino Jnior, relativas ao exerccio financeiro de 2011, com a ressalva do art. 140, pargrafo nico, inciso IX, do Regimento Interno do Tribunal; 2. recomendar atual gesto da Cmara Municipal de Pedra Lavrada, no sentido de guardar estrita observncia s normas constitucionais e infraconstitucionais. Presente ao julgamento a Exma. Procuradora Geral junto ao TCE/PB. Publique-se e cumpra-se. TC Plenrio Min. Joo Agripino, em 12 de dezembro de 2012.

Cons. Fernando Rodrigues Cato Presidente Fui presente:

Cons. Umberto Silveira Porto Relator

Representante do Ministrio Pblico Especial

Processo TC n 02.884/12
Objeto: Prestao de Contas Anual da Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada Relator: Umberto Silveira Porto Responsvel: Agenor Sabino Jnior (Presidente)

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

RELATRIO
Trata o presente processo da prestao de contas anual da Mesa da Cmara de Vereadores do Municpio de Pedra Lavrada, sob a responsabilidade do Sr. Agenor Sabino Jnior, relativa ao exerccio financeiro de 2011. Aps analisar a documentao inserta nos autos, sob os aspectos oramentrio, financeiro, patrimonial, fiscal e outros, a equipe tcnica deste Tribunal emitiu relatrio eletrnico de fls. 6772, no qual destacou que o oramento para o exerccio foi aprovado pela Lei n 58/2010, fixando a despesa e prevendo a receita no montante de R$ 408.000,00. Informou, ainda, que os gastos com pessoal da Cmara corresponderam a 2,70% da Receita Corrente Lquida, cumprindo com o que dispe o artigo 20 da LRF. No tocante gesto fiscal, a Auditoria concluiu pelo atendimento integral aos preceitos da LRF. Ao final, discriminou apenas como irregularidade inerente gesto geral do Presidente da Cmara Municipal de Pedra Lavrada, Sr. Agenor Sabino Jnior, o registro de despesa, classificao 3.1.90.11, de forma inapropriada indicando como credor o DETRAN, quando deveria ser Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada. Sendo assim, sugeriu a notificao do atual gestor para que o mesmo tomasse medidas corretivas junto aos servios de contabilidade, evitando a repetio da referida falha, ressalvando que este procedimento vem se repetindo desde o exerccio de 2009. Devidamente intimado, o Presidente da Cmara Municipal de Pedra Lavrada apresentou esclarecimentos, na qual a Auditoria s fls. 85 concluiu como elidida a falha inicialmente indicada. Instado a se manifestar, o Ministrio Pblico Especial, atravs do Parecer n 01.366/12, fls. 41/3, em sntese, opinou pelo (a): a) julgamento regular das contas do Presidente da Cmara Municipal de Pedra Lavrada, Sr. Agenor Sabino Jnior, referente ao exerccio financeiro de 2011; b) atendimento integral aos preceitos da LRF; c) recomendao atual gesto da Cmara Municipal de Pedra Lavrada, no sentido de estrita observncia s normas constitucionais e infraconstitucionais. o relatrio. TC Plenrio Min. Joo Agripino, em 12 de dezembro de 2012. Cons. Umberto Silveira Porto Relator

Processo TC n 02.884/12
Objeto: Prestao de Contas Anual da Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada Relator: Umberto Silveira Porto Responsvel: Agenor Sabino Jnior (Presidente)

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

VOTO
Diante do exposto, VOTO no sentido de que este egrgio Tribunal de Contas: 1) julgue regulares as contas da Mesa da Cmara de Vereadores de Pedra Lavrada, sob a presidncia do Sr. Agenor Sabino Jnior, relativas ao exerccio financeiro de 2011, com a ressalva do art. 140, pargrafo nico, inciso IX, do Regimento Interno do Tribunal; 2) recomende atual gesto da Cmara Municipal de Pedra Lavrada, no sentido de estrita observncia s normas constitucionais e infraconstitucionais, com o intuito de evitarem em ocasies futuras as mculas constatadas no exerccio em anlise. o Voto. TC Plenrio Min. Joo Agripino, em 12 de dezembro de 2012.

Cons. Umberto Silveira Porto Relator

Em 12 de Dezembro de 2012

Cons. Fernando Rodrigues Cato PRESIDENTE

Cons. Umberto Silveira Porto RELATOR

Isabella Barbosa Marinho Falco PROCURADOR(A) GERAL

Potrebbero piacerti anche